quarta-feira, 14 de maio de 2025

MERCEDES-BENZ ACTROS “ESTRELA DELAS” ENTRA EM OPERAÇÃO NA EVER EXPRESS

Disponível para toda a família de extrapesados Actros Evolution, cavalo mecânico recebe itens exclusivos de design e configuração captados pelo movimento “A Voz Delas”

O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros “Estrela Delas” já opera no transporte rodoviário de carga da Ever Express. Esta empresa de logística e transporte internacional, com matriz em Campinas, no interior paulista, foi a primeira a adquirir este novo integrante da família Actros Evolution logo em seu lançamento na Fenatran 2024, em novembro do ano passado.

Esse cavalo mecânico recebe itens exclusivos de design e configuração captados em pesquisa com motoristas e cristais pelo movimento “A Voz Delas”, criado pela Mercedes-Benz a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte.

“Quando soubemos que o projeto Actros Estrela Delas estava em prática na Mercedes-Benz foi uma grata surpresa. Ele tinha um grande propósito, no qual a gente acredita, que é a inclusão social. Sua característica inovadora traz para nós uma visão clara de que as coisas estão mudando e nossa empresa funciona justamente assim”, afirma Ivan Henrique Palhari, diretor comercial da Ever Express. “Quando soubemos que essa infraestrutura para mulheres, dentro da cabina, já havia sido pensada pela Mercedes-Benz fizemos questão de ter o primeiro Actros Estrela Delas aqui na nossa empresa. Este é o ponto de partida, com certeza virão outros pela frente”.

Ivan Henrique Palhari

“Com muito orgulho, realizamos a aquisição do primeiro caminhão desta linha, nos tornando a primeira transportadora brasileira a dar esse passo, reafirmando o nosso compromisso e garantindo respeito e oportunidade para todos. Estamos construindo um futuro mais igualitário e sustentável e o Actros Estrela Delas é o reflexo da nossa visão e determinação para fazer a diferença”, ressalta Ivan Henrique Palhari.

Customização é feita pela própria Mercedes-Benz

“Cumprimentamos a Ever Express pela aquisição desse Actros tão especial e pelo engajamento em iniciativas voltadas à valorização das motoristas e promoção da equidade de gênero no transporte, como o Movimento A Voz Delas. Esse era um dos momentos mais aguardados pelo nosso time desde que apresentamos o Actros Estrela Delas em 2022. Depois da participação em eventos e demonstrações, com entusiasmo iniciamos as vendas na Fenatran”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos, mais uma vez, reforçando o compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Aliás, ouvimos a todos e a todas!”.

Jefferson Ferrarez

De acordo com o executivo, o Actros Estrela Delas é fruto do trabalho do Centro de Customização de Caminhões da própria Mercedes-Benz, que configura o veículo da maneira que a cliente ou o cliente quiserem. “É o movimento A Voz Delas ganhando cada vez mais força, consolidando o posicionamento da nossa Empresa como a que mais investe na inclusão e valorização das caminhoneiras e também dos caminhoneiros”, diz Jefferson Ferrarez.

“É uma satisfação e um orgulho imenso realizar a primeira venda do Actros Estrela Delas para a Ever Express, reforçando o nosso relacionamento excelente”, diz Jaqueline Neves, gerente Regional de Vendas Caminhões São Paulo da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa aquisição reafirma o nosso compromisso conjunto em prol das mulheres motoristas, representado agora pela entrega de um caminhão customizado especialmente para elas, com itens que asseguram um alto padrão de conforto e bem-estar a bordo”.

Jaqueline Neves

25 anos de relacionamento da Ever Express com a Mercedes-Benz

A EVER Express está há mais de 25 anos no mercado, oferecendo soluções integradas em logística para importação e exportação, com expertise em desembaraço aduaneiro, transporte rodoviário, armazenagem e agenciamento internacional de cargas. Sua estrutura conta com a Matriz em Campinas, um novo centro logístico na região do Aeroporto de Viracopos e unidades estratégicas em Cubatão, Santos e Hortolândia, todas localizadas no Estado de São Paulo.

“Desde o começo temos uma sólida parceria com a Mercedes-Benz e o que nos chama a atenção é a participação do concessionário Sambaíba. O relacionamento, portanto, é um ponto forte dessa parceria que nos faz crescer ano a ano e que a gente acredita muito, porque isso faz a diferença para os nossos clientes”, conclui Ivan Henrique Palhari.

“Não é só um caminhão novo é o caminhão”

“Este é um projeto lindo da Mercedes-Benz que trouxe para nós, mulheres da estrada, um conforto sem igual, com geladeira, cama super confortável, TV e toalete dentro do caminhão, o que é muito importante pra gente. Muitas vezes estamos na estrada e não temos esse suporte. Sem contar a força do motor e os detalhes técnicos dos caminhões da marca, que a gente já conhece e que são extraordinários”, destaca Marcia Cristiane Ferreira, motorista profissional há 15 anos, com dois anos de Ever Express e a primeira da equipe a dirigir o novo veículo: “Meu sentimento com relação ao Actros Estrela Delas é de valorização da profissional motorista que está na estrada batalhando. A Mercedes-Benz captou as nossas necessidades e isso faz muita diferença. Não é só um caminhão novo é o caminhão!”.

Marcia Cristiane Ferreira

Itens exclusivos para o Actros “Estrela Delas”

Vários itens foram adicionados aos caminhões Actros Evolution, sendo exclusivos do modelo Estrela Delas. Entre as novidades disponíveis ao mercado incluem-se vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirrespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho, TV da Alliance Truck Parts e saias laterais no chassi no caminhão. Além disso, todos os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, um item essencial no mercado para os motoristas.

Um marco do Movimento A Voz Delas

A primeira entrega do Actros Estrela Delas é um marco do Movimento A Voz Delas, iniciativa criada pela Mercedes-Benz a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte. Assim, atende a sugestões captadas em pesquisas com caminhoneiras e cristais, realizadas pela Empresa para verificar qual o caminhão ideal paras as mulheres nas estradas.

Iniciado em 2019, o Movimento A Voz Delas vem ganhando cada vez mais espaço junto a transportadores, instituições e parceiros, contribuindo com a melhoria das condições de trabalho para mulheres no transporte, além de reforçar o empoderamento e equidade de gênero nessa atividade.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

VOLVO CE APRESENTA SOLUÇÕES EM ELETROMOBILIDADE PARA MINERAÇÃO EM CONFERÊNCIA NO CHILE

Companhia participa do The Electric Mine, entre 13 e 15 de maio, demonstrando cases de sucesso em operações no Brasil e no Peru. Compromisso global com a eficiência energética prevê zerar emissões de CO2 em seus produtos até 2040.

Escavadeira Volvo ECR25 Electric

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) reforça o protagonismo na mudança para a eletromobilidade no mercado de máquinas pesadas na América Latina e participa da conferência The Electric Mine 2025. O evento ocorre em Santiago, no Chile, entre os dias 13 e 15 de maio, e reúne empresas e organizações atuantes na transição para a eletrificação no setor da mineração.

A oferta de máquinas elétricas faz parte do compromisso global da Volvo com a eficiência energética e a meta é zerar as emissões de CO2 em seus produtos até 2040. Este objetivo faz parte da visão estratégica da marca, que trabalha por um futuro 100% mais seguro, produtivo e livre de combustíveis de origem fóssil. Durante a conferência, a Volvo CE vai destacar dois cases de aplicações de produtos elétricos em operações de mineração no Brasil e no Peru.

“A Volvo é a marca global que está liderando esta mudança pois a energia sustentável é o futuro. Somos referência quando o tema é segurança, qualidade, produtividade e temos a maior gama de elétricos do setor. Estamos cada vez mais presentes no dia a dia do segmento de mineração ofertando produtos adequados para todas as atividades, do suporte na construção de estradas e pequenos túneis até a extração e o transporte de minérios”, ressalta Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob e equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina, executivo que representa a empresa no evento.

Rafael Nieweglowski

Aplicações com sucesso

No Brasil, um dos cases recentes de aplicação com sucesso das soluções da Volvo CE está localizado nas operações da empresa Construtúnel, referência em engenharia de precisão, que atua na Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela mineradora multinacional brasileira Vale.

Carregadeira Volvo L25 Electric

Equipamentos como a carregadeira Volvo L25 Electric e a escavadeira Volvo ECR25 Electric são utilizados na execução de túneis de drenagem pluvial. Entre os inúmeros benefícios da aplicação das soluções Volvo CE, vale destacar a redução de 100% nas emissões de gases do efeito estufa, 75% no tempo de escavação e 90% no tempo de carregamento. “As máquinas elétricas já são sucesso nos mercados europeus e norte-americanos. São equipamentos ágeis, que combinam versatilidade, silêncio e eficiência energética de maneira excepcional”, complementa Nieweglowski.

Carregadeira Volvo L120 Electric

Outro case de destaque é a o início do uso de carregadeiras elétricas de médio porte no Peru, na mina Hochschild, onde são extraídos prata e ouro. A operação com uso da carregadeira L120 Electric registra, entre os resultados apurados, redução de 100% na emissão de CO2, queda de 30% nos custos de manutenção e de 80% nos custos operacionais, aliando descarbonização com produtividade.

Compromisso com a descarbonização

“Estamos impulsionando o investimento na produção ambientalmente limpa e ampliando a jornada global na oferta de equipamentos elétricos. Mantemos firme nosso compromisso de longo prazo com a descarbonização, implementando mudanças em toda a nossa cadeia de valor para conquistar estes objetivos em conjunto com nossos clientes, fornecedores e parceiros”, finaliza Nieweglowski.

Outras soluções inovadoras e competitivas, como a Volvo Energy e o BESS, sistema completo de Armazenamento de Energia em Baterias que garante o fornecimento confiável de energia renovável e a gestão do ciclo de vida do produto, também serão apresentadas pela marca na conferência The Electric Mine. A companhia também vai abordar projetos futuros, como o desenvolvimento de caminhões articulados e máquinas movidas a hidrogênio.

Grupo Volvo América Latina
ANK Reputation

terça-feira, 13 de maio de 2025

IVECO CONQUISTA DUAS PREMIAÇÕES NO “LÍDERES AUTOMOTIVOS DO BRASIL 2025”

Marcio Querichelli é eleito ‘Executivo Automotivo do Brasil’ e o S-Way 540 vence na categoria ‘Caminhão Extrapesado Destaque’

Marcio Querichelli

A IVECO foi duplamente reconhecida no Prêmio Líderes Automotivos do Brasil 2025, promovido pelo jornal paraense Automóveis & Caminhões. A montadora conquistou as principais categorias da premiação: Executivo Automotivo do Brasil em 2024, com Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, e Caminhão Extrapesado Destaque do Brasil em 2024, com o IVECO S-Way 540.

A premiação destaca anualmente os principais nomes e produtos do setor automotivo nacional. A conquista da IVECO reforça sua relevância estratégica no mercado brasileiro de veículos comerciais, evidenciando o reconhecimento do setor ao trabalho da marca e à qualidade de seus produtos.

“Esses reconhecimentos são fruto de um trabalho coletivo, que envolve inovação, compromisso com nossos clientes e a dedicação de toda a equipe IVECO na América Latina”, afirma Marcio Querichelli.

O IVECO S-Way 540, que está entre os oito caminhões pesados mais vendidos do Brasil em 2025, é o modelo mais potente da marca no país. Com foco em robustez, economia de combustível e conforto para o motorista, o caminhão vem conquistando a preferência de transportadoras e caminhoneiros autônomos.

Querichelli reforça que a montadora segue consolidando sua presença no segmento de caminhões pesados e ampliando seus investimentos na região, com foco em inovação e sustentabilidade. “O S-Way 540 é a materialização do que pensamos em termos de eficiência para o transporte rodoviário de cargas”, destaca o executivo.

Entre janeiro e abril deste ano, o IVECO S-Way registrou um crescimento de 46% nos emplacamentos no segmento de pesados, conquistando três pontos percentuais de participação de mercado, em um setor que, no mesmo período, apresentou retração de 20%.

A IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos adequados para qualquer tipo de carroceria. A montadora está constantemente inovando e ampliando seu portfólio de produtos para fornecer a cada cliente o veículo que atenda exatamente à sua missão. A oferta completa da IVECO é projetada em torno das necessidades do motorista para garantir uma excelente experiência com foco em segurança e conforto. Uma ampla gama de serviços digitais avançados e habilitados para conectividade, desenvolvidos para ajudar os proprietários de frotas a operar suas frotas de forma eficiente, aprimoram a solução de transporte completa da IVECO. A IVECO segue sua estratégia de descarbonização por meio de uma abordagem multi-energética que inclui o desenvolvimento adicional das tecnologias de HVO, bio-metanol, elétricos a bateria e hidrogênio. A empresa estabeleceu uma presença global com uma base de fabricação que inclui 7 unidades de produção e 8 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Com 3.500 pontos de vendas e assistência em mais de 160 países, a IVECO garante suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. A IVECO conduz o caminho da mudança ao impulsionar a transformação da indústria de transportes, movida pela ambição de ser o parceiro mais confiável e o fornecedor de soluções completas para seus clientes. Para mais informações, clique aqui e visite o site da IVECO

IVECO

TOYOTA DO BRASIL APRESENTA BIOCOMBUSTÍVEIS COMO ALTERNATIVA REALISTA PARA DESCARBONIZAÇÃO DA MOBILIDADE DURANTE EVENTO NA COLÔMBIA

Corolla Cross híbrido flex exposto durante a V Conferência Internacional de Biocombustíveis

A Toyota do Brasil marcou presença na V Conferência Internacional de Biocombustíveis, que ocorreu nos últimos dias 8 e 9 de maio, em Santa Marta, na Colômbia. Na oportunidade, a empresa reforçou seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade ao destacar a bem-sucedida experiência brasileira com biocombustíveis aliados a motores a combustão e eletrificação para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante o evento, foi apresentado o Corolla Cross - veículo híbrido flex- que une a tecnologia do motor híbrido elétrico com a possibilidade de utilizar 100% de etanol. Essa solução permite reduzir em até 70% as emissões de CO₂ em comparação com um veículo a gasolina tradicional e tem impacto social e econômico positivo na produção de cana-de-açúcar e etanol, representando um avanço significativo de sustentabilidade.

No evento, Roberto Braun, diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da empresa, conduziu uma palestra sobre o papel dos biocombustíveis na transição energética, uma solução realista para a descarbonização do setor automotivo.

“O aumento no uso do etanol como combustível automotivo abre caminho para ampliar a descarbonização na Colômbia com a introdução de veículos com tecnologia flex e tecnologia híbrida flex, adaptadas às condições locais e aos recursos renováveis do país. Com esta inovação, reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais limpa, eficiente e responsável com o planeta”, pontuou Roberto Braun durante sua palestra.

A participação da Toyota no evento também reforça sua oferta de apoio aos atores locais para ações conjuntas de cooperação em biocombustíveis e tecnologia flex fuel.

Híbrido Flex – Pioneirismo no mercado nacional

A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 30 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera.

No Brasil, o primeiro eletrificado da fabricante foi lançado treze anos atrás: o revolucionário Toyota Prius, primeiro híbrido produzido em série no mundo, colaborou para a popularização de uma tecnologia até então desconhecida no país.

Desde então, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil.

Em 2020, a Lexus se tornou a primeira marca do Brasil a ter um line-up 100% eletrificado. E, desde abril de 2024, a Toyota ampliou seu leque de opções com o RAV4 Hybrid Plug- in, o primeiro híbrido plug-in da marca no país.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

RENAULT AMPLIA O DESIGN CENTER LATAM

O Renault Design Center Latam, no Brasil, é um dos cinco centros de design da marca juntamente com a França, Romênia, Coréia do Sul e Índia.

Como parte de sua estratégia internacional, em outubro de 2023 a Renault inaugurou o Renault Design Center Latam (RDCL) no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Agora, o Centro de Design passou por uma transformação, com a ampliação da estrutura chegando a 2.440 m², o dobro do tamanho anterior.

A inauguração das novas instalações contou com a presença de Laurens van den Acker, Chief Design Officer do Renault Group e Luiz Fernando Pedrucci, SVP, CEO Renault América Latina.

"O Renault Design Center Latam é parte da nossa família de estúdios de design do Renault Group, tendo um papel fundamental para o International Game Plan 2027, o plano estratégico da marca Renault para os mercados internacionais. Com a nova estrutura, o RDCL também ampliará sua capacidade criativa e de desenvolvimento de modelos e conceitos personalizados, contribuindo também para os projetos globais do Renault Group ", afirma Laurens van den Acker, Chief Design Officer do Renault Group.

O novo espaço tem instalações de última geração para o desenvolvimento de modelos para o mercado latino-americano, além de projetos globais:

  • Ampliação do showroom com novo painel de LED de alta resolução, integrado ao showroom, este enorme display de LED de 15 m x 3 m, três vezes maior que o anterior, representa o estado da arte em suporte para o trabalho visual, possuindo a mesma dimensão da utilizada no showroom principal do Design Center Renault na França permitindo assim uma perfeita sincronização de imagens, vídeos e apresentações simultâneas entre a América Latina e Europa. Esta grande tela também permite visualizar uma gama de veículos em escala real 1:1, otimizando tempo e performance para o desenvolvimento criativo do design, além da fase de detalhamento e modelagem 3D.
  • Ampliação do atelier para modelagem manual em Clay e execução de protótipos, permite trabalhar com até quatro novos projetos simultâneos, utilizando-se de todo suporte de ferramentas, equipamentos tridimensionais e dispositivos para a modelagem criativa e industrial, ampliando a atuação da fase criativa e industrial no desenvolvimento do início ao fim do design de um novo veículo.
  • Novo atelier de cores, materiais,  acabamentos e validação industrial possuindo um grande espaço para a conceituação e criação do design de cores, acabamentos e materiais aplicados no veículo, inaugurando a implantação de uma nova cabine de luz para análise de materiais, amostras de cores, texturas e novos padrões, é possível simular a visualização das diversas condições de luz e ambiente externo e interno do veículo. É também uma estrutura completa para o desenvolvimento da fase industrial do design junto às áreas de fabricação e engenharia, além da homologação dos elementos de design junto aos fornecedores de autopeças.
  • Novos escritórios, que permitem o trabalho ágil, colaborativo e integrado de todas as funções do RDCL, composta por 23 profissionais. Desde o design criativo, design de cores e materiais, realidade virtual, design gráfico, modelagem 3D e a gestão dos projetos de design.  O conceito “interactive open space” estimula a inovação e facilita a rápida interação dos membros da equipe através de um espaço aberto integrado a um lounge circular para reuniões e apresentações rápidas entre as equipes. Essa estrutura permite um ambiente acolhedor e focado no bem-estar das pessoas.

Além das áreas que foram criadas e ampliadas, o RDCL mantém a sala imersiva digital e o showroom externo:

  • Sala imersiva digital, recebeu novos óculos de realidade virtual, mais modernos e com maior desempenho para cálculos e visualizações tridimensionais em diversos tipos de ambientes internos e externos, permitindo que equipes simulem e refinem seus conceitos em tempo real. As equipes de design de todo o mundo podem trabalhar colaborativamente em tempo real utilizando esta tecnologia.
  • Showroom externo, com 500 m2 de área externa com isolamento confidencial, onde é possível analisar modelos e protótipos à luz natural em diversas condições, visualizando com maior distância um protótipo ou veículo, para melhor entendimento dos seus volumes e proporções em situações reais do ponto de vista do cliente. Este espaço também é fundamental para avaliação de protótipos e peças na fase industrial do design, sendo um dos poucos estúdios de design na América Latina que possuem este tipo de showroom elaborado por um pátio à céu aberto.

“Seguimos investindo na América Latina e a ampliação da estrutura do RDCL nos permite ter mais capacidade para o desenvolvimento de novos produtos em um centro altamente tecnológico e alinhado aos mais altos padrões da marca Renault”, destaca Luiz Fernando Pedrucci, SVP, CEO Renault América Latina.

No RDCL, é possível acompanhar todas as etapas do desenvolvimento de um novo produto. As equipes trabalham desde a gênese do produto, a fase criativa e conceitual do modelo, passando por sketches do design interno e externo, design de cores, materiais e acabamentos, modelagem 3D, CGI (imagens geradas por computador), bem como protótipos físicos, até a fase de design industrial, que contempla os padrões para produção em série e a qualidade da execução do design.

Como diferencial o RDCL também possui a capacidade de apoiar os projetos visuais e campanhas de marketing e comunicação. E utilizando de sua proximidade da região da Borda do Campo (PR), criou a linha de acessórios “Kardian Collection” desenvolvida em parceria com o projeto social Borda Viva, apoiado pelo Instituto Renault, com a aplicação da economia circular a partir da reutilização de revestimentos automotivos.

A equipe do RDCL é composta por 23 profissionais e foi a responsável pelo desenvolvimento do Kardian, modelo lançado no Brasil em 2024 e que inaugurou a nova identidade visual da marca nos veículos produzidos no país. O time também concebeu o concept car Niagara, modelo que traz a futura identidade visual da marca, com um design extremamente moderno e disruptivo, tendo linhas robustas e ao mesmo tempo refinadas, baseada na nova plataforma modular do Renault Group (RGMP).

A equipe de designers brasileiros desenvolveu o design do Boreal, o novo SUV de alta tecnologia, projetado para o Brasil e demais países da América Latina, que alcançará progressivamente mais de 70 países.

“Com a ampliação na estrutura, aliado ao uso de equipamentos de alta tecnologia e aos mais avançados sistemas adotados pela Renault no mundo, nossos designers contribuirão ainda mais com o desenvolvimento criativo dos veículos Renault do futuro para a América Latina e para o mundo”, explica Daniel Nozaki, diretor de Design Renault América Latina.

Renault do Brasil

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS RODA E-VOLKSBUS EM CLIENTES DE SÃO PAULO

Primeiros modelos elétricos da VWCO para o transporte de passageiros, os novos e-Volksbus 22L começam a rodar pelas ruas de São Paulo, numa fase final de avaliações em parceria com clientes. Quatro unidades do modelo vão circular em operações reais da capital paulista ao longo dos próximos meses.

“Não oferecemos apenas um veículo e sim uma solução completa de transporte, que vai desde a consultoria da infraestrutura de recarga ao pós-vendas, cuja excelência é nossa marca registrada. Nosso e-Volksbus chega para estabelecer uma nova referência de atendimento no mercado”, sinaliza Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Como produto, o e-Volksbus 22L teve seu desenvolvimento bastante facilitado graças ao aprendizado acumulado com o e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido na América Latina e com o qual a VWCO fechou 2024 como líder de vendas no segmento. O foco dessa etapa com o ônibus elétrico da montadora vai além de demonstrar seu desempenho em operações reais, com o acompanhamento no dia a dia. A VWCO também aproveita para se certificar da estratégia desenhada para o atendimento de pós-vendas e preparar o mercado para operação do novo modelo de forma segura e eficiente.

A primeira unidade do e-Volksbus está em operação na Transpass e em breve as demais chegarão a outras empresas. Nesta fase, profissionais da montadora acompanharão permanentemente os clientes para orientar sobre o máximo desempenho e tarefas de manutenção que possam ser efetuadas na garagem dos clientes, com todo o treinamento necessário. A rede de concessionárias também vem sendo preparada para atuar nesses veículos e vai garantir estoque de peças para proporcionar a máxima disponibilidade em operação.

“Somos reconhecidos pelos clientes por nosso alto padrão de atendimento de pós-vendas e vamos proporcionar a mesma excelência no que se referir a nossos e-Volksbus, assim como fizemos com o e-Delivery. Seja a diesel ou elétrico, nossos veículos vão sempre oferecer a melhor solução de transporte, sempre apoiados numa extensa e qualificada rede de concessionárias espalhada por todo o país”, assegura Alouche.

Por dentro do e-Volksbus

O e-Volksbus 22L utiliza solução exclusiva da VWCO de arquitetura modular para construção de veículos elétricos. A configuração foi concebida pela engenharia da marca no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. É nesse diferencial que a marca se apoia para desenvolver veículos em prazos recordes e sempre alinhados às expectativas do mercado. Confira o veículo em ação no canal do Youtube do VWCO News.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 12 de maio de 2025

KIA LANÇA BONGO K2500 4X4 2025/2026 COM AMPLIAÇÃO DE GARANTIA E DE MANUTENÇÃO

A Kia Brasil anuncia a ampliação da garantia de 3 anos para 4 anos ou 100 km do Bongo K2500 4x4 e também do programa de manutenção de cada 10 mil km para 15 mil km, a partir das unidades ano/modelo 2025/2026.

Em ambas as situações, de acordo com Gabriel Loureiro, diretor técnico da Kia Brasil, os benefícios passaram a ser factíveis por conta das melhorias técnicas implementadas no powertrain do Bongo, cujos componentes e sistemas ganharam, respectivamente, mais durabilidade e nova calibração, o que asseguram 50% mais na quilometragem do programa de manutenção.

“A extensão dos programas de garantia e de manutenção é mais um benefício relevante aos profissionais autônomos e aos frotistas porque quanto mais garantia de fábrica e menor intervalos de paradas de manutenção tiverem os veículos classificados de trabalho, melhores serão os índices de TCO – Total Cost of Ownership (custo total de propriedade)”, argumenta Daniel Brenn, diretor de Vendas da Kia Brasil.

Sucesso como VUC (Veículo Urbano de Carga), o Bongo K2500 4x4 foi colocado no mercado brasileiro em maio de 2023, oferecendo tração integral e capacidade para três ocupantes – e agora também em versão de dois lugares –, para aplicação na logística da produção agrícola, em especial da agricultura familiar, e também na distribuição de encomendas.

Seja para a cidade ou para o campo, o Bongo 4x4 foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades no transporte de cargas e mercadorias em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi.

Ágil, versátil e econômico, o comercial leve da Kia oferece tração integral 4x4, com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC), alerta de frenagem de emergência (ESS), cintos de segurança de três pontos para o motorista e dois passageiros para empresas que precisam de veículos com essas características para o transporte de cargas e mercadorias, com a vantagem de ter capacidade de carga 50% maior às picapes chassi e de cabine simples com tração integral, muito utilizadas na agricultura familiar.

O principal atributo do Bongo 4x4 é o seu motor de 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, com injeção eletrônica Common Rail (Bosch), que entrega potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.

Nos grandes centros urbanos, os principais atrativos do Bongo K2500 continuam sendo a sua classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), o que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habitação categoria B (a mesma dos veículos de passeio). Já no campo, o Bongo com tração 4x4 é capaz de enfrentar condições mais rigorosas de rodagem, onde prevalecem estradas de terra, em regiões de produção agrícola.

Com grande aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho, o Kia Bongo 4x4 conta ainda com computador de bordo com indicação do nível de ureia e controle no volante, bancos revestidos em vinil, luzes de condução diurna (DRL) e chave com controle de abertura remota das portas, além de faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê.

Em quatro versões, o Kia Bongo 4x4 tem preço público sugerido de R$ 174.990,00 (2 lugares e sem ar-condicionado), de R$ 177.990,00 (3 lugares e sem ar-condicionado), de R$ 181.990,00 (2 lugares e com ar-condicionado) e R$ 184.990,00 (3 lugares e com ar-condicionado).

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

CAMPO DE PROVAS DA GM É ESCOLHIDO PELO INMETRO PARA TESTES OFICIAIS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Com 50 anos de atuação, o CPCA é um dos principais centros de desenvolvimento automotivo do Hemisfério Sul, com infraestrutura moderna e expertise que asseguram a padronização das medições do selo de eficiência energética nacional

O Campo de Provas de Cruz Alta, da General Motors, em Indaiatuba (SP), foi selecionado pelo Inmetro para a realização dos testes de eficiência energética que compõem o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), responsável pelo Selo de Eficiência Energética presente em todos os veículos vendidos no Brasil.

“No ano em que celebramos os 100 anos da GM no Brasil, é uma honra para nós ter o nosso Campo de Provas como sede dos testes de eficiência energética do Inmetro. Trata-se de uma iniciativa fundamental, que beneficia toda a indústria nacional e orienta as empresas na adoção de práticas mais sustentáveis e transparentes", destaca Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.

O CPCA conduzirá duas etapas do programa, oferecendo a todas as empresas participantes do PBEV uma estrutura para garantir padronização, agilidade e precisão nos resultados que orientam os consumidores sobre o consumo dos modelos avaliados.

A primeira fase inclui a pesagem dos veículos, seguida pelo teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento. Essa etapa será realizada em uma pista projetada especificamente para esse tipo de medição, com duas retas paralelas de 2,2 quilômetros interligadas por curvas. O traçado é rodeado por vegetação, o que ajuda a reduzir a ação do vento e garante condições mais estáveis para os testes.

"O Campo de Provas foi selecionado com base em critérios técnicos, como infraestrutura disponível, capacidade operacional e conformidade com os requisitos dos ensaios de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. A escolha buscou assegurar bases técnicas sólidas para decisões que impactam o consumo e a sustentabilidade", pontuou Hércules Souza, chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro.

Cada empresa conduz os testes com seu próprio veículo e profissional responsável, sob acompanhamento dos auditores do Inmetro em todas as fases.

O primeiro teste no CPCA contará com 27 modelos, um de cada fabricante. Pela Chevrolet, o Equinox EV, utilitário esportivo elétrico recém-lançado no país, foi o modelo selecionado para a medição.

CPCA

O Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), localizado em Indaiatuba (SP), é o principal centro de desenvolvimento e validação de veículos da General Motors do Hemisfério Sul e o segundo mais completo da empresa no mundo. Com uma área equivalente a 75% da cidade de São Caetano do Sul-SP, abriga sete laboratórios e 18 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil testes e onde são percorridos aproximadamente 6 milhões de quilômetros em avaliações. Suas pistas reproduzem diferentes tipos de terreno, como paralelepípedos, terra, poeira e asfalto em diversos estados, enquanto os laboratórios analisam aspectos como emissões, segurança, ruído e vibração. O CPCA também adota práticas sustentáveis, como o cultivo de macadâmia e milho.

PBVE

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, em parceria com o Ministério de Minas e Energia e o Ibama, tem como objetivo informar o consumidor sobre a eficiência energética dos veículos vendidos no Brasil. Desde 2008, o programa classifica automóveis de passeio, picapes e utilitários com base no consumo de combustível, emissões de CO₂ e, no caso de elétricos e híbridos, também a autonomia.

General Motors América do Sul

COM MAIS MÁQUINAS AMARELAS NO AGRO, TRACBEL LEVA TAMBÉM SEUS CAMINHÕES PARA A AGROBALSAS.

Caminhões Volvo VM em atividade no campo

A Tracbel comprova mais uma vez na Agrobalsas 2025 o aumento da participação de máquinas amarelas no agronegócio brasileiro. A empresa está levando seus equipamentos e caminhões pesados e semipesados voltados para o campo. 

"O Agro é supercompetitivo internacionalmente e precisa constantemente de produtos mais avançados e de maior performance para muitas aplicações rurais. Temos atualmente o maior portfólio já oferecido para o setor em toda nossa história", declara Carlos Melnec, CEO da divisão de veículos comerciais do Grupo Tracbel. A 21ª edição da feira se realiza de 12 a 16 de maio, na Fazenda Sol Nascente, situada em Balsas (MA).

Estão sendo apresentadas inúmeras novidades. Os interessados que fecharem negócio no período do evento receberão condições especiais de aquisição, por meio de taxas ou de prazos diferentes. Os técnicos do Banco Volvo estarão à disposição dos clientes para falar sobre financiamentos, assim como os consultores apresentarão as novidades técnicas aos agricultores. A Tracbel é conhecida nacionalmente por sua agilidade na reposição de peças e na assistência técnica de qualidade.

Toda a região

Uma nova atração neste evento é a apresentação de um alongador para as carregadeiras, o que garante um aumento de quase um metro de altura de despejo da caçamba. Presente com várias unidades em diferentes cidades no Norte e Nordeste, a empresa apresentará ainda as novas carregadeiras SDLG da série F, que estão ganhando espaço em propriedades agrícolas. Com maior capacidade de carga, melhor produtividade e uma acabamento mais aprimorado, os modelos SDLG L918H, L936H e L938H estão sendo utilizados em um número maior de trabalhos rurais.

"Nossos os equipamentos estão aumentando seu alcance de tarefas no agronegócio. Preparação do solo e movimentação de insumos e demais materiais são apenas algumas possibilidades. Sua maior capacidade de carga, robustez e eficiência possibilita realizar operações que seriam mais difíceis com máquinas convencionais", afirma Silvio Almeida, gerente comercial de máquinas Volvo e SDLG da Tracbel nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí.

Silvio Almeida

As escavadeiras compactas da SDLG são outra opção crescente nesta área, principalmente quando é necessário trabalhar em espaços confinados, que demandam equipamentos com raio de giro curto para total produtividade. Os modelos ER626H, ER636F e E680F, respectivamente de 2,8 toneladas, 3,8 toneladas e 7,8 toneladas, proporcionam muita agilidade em ambientes limitados. O gerente lembra que os agricultores e pecuaristas também estão adotando a motoniveladora SDLG G9190H, em especial para abertura e manutenção de estradas.

Escavadeira SDLG E680F

A Tracbel ainda possui as escavadeiras e carregadeiras da Volvo. A EC220D e a L60H , por exemplo, são versáteis, com excelente eficiência de combustível e grande produtividade, com menores custos operacionais da categoria. Como a produção de grãos depende de ganhos em escala, os produtores têm preferido adquirir máquinas de alta produtividade, como a EC220D e a L60H, consagradas por sua alta tecnologia e grande performance.

Carregadeira Volvo L60H

A empresa mostra ainda a retroescavadeira Bull, distribuída exclusivamente pela empresa no Brasil. "A Bull HD100 é reconhecida mundialmente por sua robustez, produtividade e baixo custo de manutenção, além de ser multifuncional, podendo atuar em várias frentes. Ela tem uma excelente relação custo-benefício", explica Almeida.

Na estrada e na fazenda

A linha de caminhões Volvo é largamente utilizada para aumentar a competitividade do agribusiness. "Caminhão mais vendido do Brasil há muitos anos, o FH é também um campeão no Agro", lembra Reinaldo Mota, Gerente de veículos comerciais da Tracbel no Maranhão, Ceará e Piauí. A Tracbel mostra ainda o VMX MAX 6x4 com motorização 360cv, que sempre chama a atenção dos agricultores.

Os caminhões Volvo estão presentes no transporte de grãos em toda a região. Parte dos veículos sai das fazendas no interior do Maranhão e segue rumo a Porto Franco, no Sudoeste do Estado, que abriga um grande entroncamento rodoferroviário, muito importante para a economia regional, de onde as cargas seguem até São Luis, a capital maranhense. Outro fluxo parte de Balsas e região, onde a Tracbel tem uma filial, seguindo pelas BRs 230 e 135 até o Porto do Itaqui, de onde os grãos são exportados para vários mercados.

Caminhao Volvo FH aplicado no transporte de grãos

O VM é uma outra grande atração no meio rural por sua versatilidade. Ele tem sido adquirido para operar desde o plantio até o transporte de grãos e de cargas vivas, em curtas e médias distâncias. Os modelos rígidos, por exemplo, podem ser usados na logística de distribuição e são uma ótima opção para o transportador que precisa de um veículo ágil e com maior capacidade de carga. O modelo se adapta muito bem ao transporte de produtos e insumos agrícolas, além de serviços de apoio.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

sábado, 10 de maio de 2025

MOTOCICLETAS HISTÓRICAS GANHAM ESPAÇO EXCLUSIVO NO EBAA 2025

Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindoia, o maior do gênero na América Latina, acontece de 19 a 22 de junho com visitação gratuita

Sport 13 produzida em 1926

O Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindoia completa 10 anos em 2025 e, para marcar a edição comemorativa, contará com um espaço exclusivo para exposição de motocicletas históricas, durante o evento, na Praça Adhemar de Barros, de 19 a 22 de junho. 

Maior evento do gênero na América Latina, o EBAA 2025 espera mais de 500 mil visitantes de todas as regiões do Brasil. A visitação é gratuita e aberta ao público durante todos os dias da programação.

Uma das motos em destaque é a Sport 13, da Moto Guzzi, produzida em 1926 e pertencente ao expositor Tiago Songa, que ganhou a premiação ano passado. “Conheci o modelo no ano 2000 e levei 24 anos para conseguir comprá-lo. Era um sonho que consegui realizar”, conta.

Fundada em 1921, a Moto Guzzi é a mais antiga fabricante europeia de motocicletas em produção contínua e consolidou sua fama mundial pela forte presença em competições.

“O mundo das motos clássicas tem uma comunidade apaixonada e crescente no Brasil. O espaço exclusivo proporciona ao público uma experiência ainda mais imersiva na história do motociclismo. Dessa forma , o EBBA atrai não só os entusiastas de carros, mas também os motociclistas, colecionadores e restauradores, ampliando seu público e sua relevância”, destaca Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

A visitação ao EBAA 2025 é gratuita e aberta ao público. Já os colecionadores e interessados em expor ou vender veículos avulsos já podem se inscrever por meio do site oficial do evento.

Serviço 
Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia
De 19 a 22 de junho.
Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindóia (SP).

EBAA 2025
Betini Comunicação

BMW MANUFACTURING COMEMORA SETE MILHÕES DE VEÍCULOS BMW PRODUZIDO NOS ESTADOS UNIDOS

BMW ALPINA XB7 

A BMW Manufacturing está comemorando um marco histórico neste mês, com a produção do BMW de número sete milhões na linha de montagem em Spartanburg, SC. Para celebrar esse feito especial, os colaboradores montaram um veículo verdadeiramente excepcional – um BMW ALPINA XB7 pintado na cor ALPINA Green Metallic e equipado com um motor BMW ALPINA Bi-Turbo V8 de 4,4 litros e 32 válvulas, que entrega impressionantes 631 cavalos de potência. Devido à sua importância, este veículo permanecerá na fábrica e passará a fazer parte da coleção histórica da BMW.

“Esse belíssimo BMW ALPINA XB7 é um testemunho da excelência dos nossos produtos, da qualidade da nossa rede de fornecedores e do compromisso inabalável e dedicação dos nossos valiosos colaboradores”, afirmou Dr. Robert Engelhorn, presidente e CEO da BMW Manufacturing. “Há mais de 30 anos, a BMW investe com orgulho na Carolina do Sul e no seu povo, construindo um legado extraordinário. Estamos entusiasmados com o futuro à medida que nos preparamos para montar veículos totalmente elétricos nesta planta.”

Os colaboradores finalizaram a montagem do BMW de número sete milhões no final de março. No entanto, modificações especiais feitas com extremo cuidado foram realizadas pela equipe ALPINA da planta de Spartanburg ao longo da semana seguinte. Entre os ajustes estão um spoiler dianteiro exclusivo ALPINA, difusor traseiro, spoiler traseiro, tapetes com o emblema ALPINA e a instalação de uma plaqueta comemorativa ALPINA.

Outros destaques do BMW ALPINA XB7 incluem rodas ALPINA CLASSIC CS16 de 23 polegadas, estofamento em couro integral Tartufo Full Merino, acabamento interno em ALPINA Walnut Nature Black, teto panorâmico Sky Lounge LED e bancos individuais na segunda fileira. O volante de couro traz costura azul e verde e o emblema ALPINA no centro.

A fábrica da Carolina do Sul montou cerca de 400 mil BMWs em 2024, sendo que quase 225 mil foram exportados para 120 países ao redor do mundo. Abaixo, os marcos de produção dos veículos “milionésimos” da BMW Manufacturing:

  • 1º milhão: 28 de fevereiro de 2006 – BMW Z4 M Roadster
  • 2º milhão: 12 de janeiro de 2012 – BMW X3 xDrive35i
  • 3º milhão: 24 de março de 2015 – BMW X5 M
  • 4º milhão: 8 de setembro de 2017 – BMW X3 xDrive M40i
  • 5º milhão: 4 de junho de 2020 – BMW X5 M Competition
  • 6º milhão: 2 de setembro de 2022 – BMW X6 M
  • 7º milhão: 30 de abril de 2025 – BMW ALPINA XB7

O BMW Group está investindo mais de US$ 1,7 bilhão em suas operações nos EUA, incluindo US$ 1 bilhão para preparar a planta de Spartanburg para a montagem de veículos elétricos e US$ 700 milhões para a construção da Plant Woodruff, nova fábrica de montagem de baterias de alta voltagem, localizada em Woodruff, SC. Até 2030, a planta de Spartanburg montará ao menos seis veículos totalmente elétricos, além de modelos com motores a combustão e híbridos plug-in, todos no mesmo local.

Desde 1992, o BMW Group já investiu mais de US$ 14,8 bilhões em suas operações na Carolina do Sul. A BMW Manufacturing é a maior fábrica do BMW Group no mundo, montando mais de 1.500 veículos por dia. A planta é parte essencial da rede de produção global da BMW e exerce papel estratégico para atender à forte demanda por SUVs e cupês da marca BMW nos EUA e em todo o mundo. Cerca de 57% dos veículos são exportados para 120 mercados globais, tornando a BMW o maior exportador de veículos dos EUA em valor há mais de uma década. Em 2024, quase 50% dos veículos BMW vendidos nos EUA foram produzidos em Spartanburg. O portfólio de modelos inclui seis SUVs BMW X, quatro versões Motorsport X e dois modelos híbridos plug-in. A fábrica tem capacidade anual de até 450 mil veículos e emprega mais de 11 mil pessoas.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup

VOLKSWAGEN DO BRASIL RETOMA EXPORTAÇÕES À ÁFRICA COM O NOVO T-CROSS

Produzido na unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR), o Novo T-Cross é exportado à África a partir do Porto de Paranaguá (PR), onde o Grupo Volkswagen opera um terminal próprio.

A Volkswagen do Brasil retoma suas exportações para a África. Os embarques ao continente tiveram início com um lote de 200 unidades do Novo T-Cross para os mercados de Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal. Por aqui, o Novo T-Cross já é sucesso absoluto, sendo o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 26 mil unidades emplacadas só neste ano no País. A expansão de mercados consolida a vocação da Volkswagen do Brasil como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas em seu histórico. Só para a África foram cerca de 62 mil veículos exportados entre os anos de 1980 e 2023.

“A retomada das exportações da Volkswagen do Brasil para a África é estratégica para impulsionar os negócios da empresa em novos mercados promissores. Vemos o aumento das exportações, aliado à diversificação de destinos, como uma excelente oportunidade e o continente africano é um parceiro fundamental. Além de ter um potencial enorme para os nossos negócios, a África conta com um mercado automotivo que compartilha similaridades com o da América Latina, principalmente no que diz respeito aos desafios estruturais, econômicos, oportunidades de crescimento e perfil dos consumidores. Além disso, o portfólio da Volkswagen do Brasil é muito bem recebido pelos clientes africanos. Escolhemos o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, para iniciar os embarques”, afirma Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen do Brasil e Região SAM (South America - América do Sul).

O Novo T-Cross é produzido na unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) e exportado a partir do Porto de Paranaguá (PR), onde o Grupo Volkswagen opera um terminal próprio. Em 2024, a Volkswagen movimentou 46.126 veículos, somando exportação e importação, no porto paranaense; esse volume representou 43,79% das operações de veículos do porto no ano. Além de Paranaguá, a Volkswagen do Brasil também atua nos Portos de Santos, SP (exportação), Suape, PE (importação) e Vitória, ES (importação).

Exportações da Volkswagen já cresceram 78% em 2025

A Volkswagen do Brasil já aumentou em 78% as suas exportações em 2025 (jan-abr), com 35.707 unidades embarcadas (x 20.082 unidades em 2024/jan-abr). No mesmo período, o mercado de veículos leves brasileiro aumentou suas exportações em 46,4%, sendo 151.842 unidades embarcadas em 2025 (jan-abr) x 103.750 unidades embarcadas em 2024 (jan-abr), segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Além da África (Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal), a Volkswagen do Brasil exporta atualmente para 18 mercados da América Latina, sendo os principais em 2025 (jan-abr), a Argentina (19.762 unidades), México (9.176) e Chile (1.783). Os demais são Aruba, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai. Em 2025 (jan-abr), os modelos mais exportados foram o Polo (15.450 unidades), Saveiro (8.308), Novo T-Cross (5.824) e Novo Nivus (5.055).

Em 2024, a Volkswagen do Brasil também foi protagonista das exportações no País. Com 90.142 unidades exportadas no ano passado, a Volkswagen do Brasil se destacou perante o mercado. Em 2024, a marca aumentou em 43% suas exportações (x 2023: 62.834 unidades). No período, o mercado de veículos leves brasileiro registrou queda de 1,6% nos embarques (375.772 unidades em 2024 x 381.999 unidades em 2023, segundo dados da Anfavea).

“O aumento robusto das exportações da Volkswagen do Brasil conta com diversos fatores positivos. O principal deles é o aquecimento da demanda da Argentina, nosso principal mercado externo, que já representa 55% dos embarques da Volkswagen do Brasil em 2025 (jan-abr). Outro motivo é o sucesso absoluto do Volkswagen Polo, que além de ser o carro de passeio mais vendido no Brasil, é o mais exportado do nosso portfólio e em 2024 foi o veículo mais vendido da Região América do Sul, considerando todos os segmentos. Aliado a isso, temos o sucesso da nova ofensiva de produtos Volkswagen também no exterior, com os modelos Novo T-Cross e Novo Nivus figurando no ranking dos mais exportados pela marca, além da estratégia integrada entre produção, vendas e logística, com um programa de produção alinhado ao cronograma dos navios, o que permite agilidade e eficiência nos embarques e entregas”, completa Max Frik.

Volkswagen do Brasil
Comunicação & Sustentabilidade

INOVAÇÃO SOB DEMANDA: VWCO AMPLIA O USO DE AUTOMAÇÕES E REDUZ TEMPO DE DESENVOLVIMENTO

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a UiPath, investiu na capacitação de seu time de negócios para criar suas próprias automações. Por meio de projetos estratégicos voltados para tecnologia, a montadora impulsiona uma nova frente em seu conceito de fábrica digital e redefine padrões ao otimizar processos, reduzindo em cerca de 70% o tempo de desenvolvimento da ferramenta.

Com mais de 40 anos de história, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais da América Latina, tem a tecnologia em seu DNA e a digitalização como um recurso poderoso em sua cadeia produtiva, estando presente desde as fases de prototipagem aos testes de durabilidade. No cenário administrativo, a automação robótica de processos está na companhia há seis anos e é responsável por assumir tarefas repetitivas e manuais, liberando os colaboradores para atividades estratégicas e impulsionando a produtividade criativa dos times.

Diante da busca acelerada por inovação, a VWCO identificou que 10% das ideias de automação propostas por seus colaboradores não eram atendidas e demandavam uma tecnologia que redirecionasse as demandas para soluções assistidas. Além disso, era importante estabelecer um processo eficiente para a solicitação de acesso aos sistemas, garantindo que as propostas fossem devidamente consideradas e implementadas. Junto à UiPath, a marca investiu na capacitação de suas equipes e na democratização do uso da automação na empresa.

“Desde a sua implementação, o RPA se fez presente em diferentes setores e nos ofereceu muitas possibilidades na rotina de trabalho, porém percebemos que era necessário ir além. Com o apoio da UiPath, pudemos ampliar o uso da ferramenta na companhia e transformar novos colaboradores em desenvolvedores, ou seja, eles agora também são capazes de criar seus próprios robôs. Essa mudança otimizou processos internos e melhorou a experiência do time, que pode focar em tarefas de maior valor estratégico”, explica Jarbas Carvalho, consultor de soluções da Volkswagen Caminhões e Ônibus responsável pela aplicação do projeto.

Os principais ganhos identificados pela equipe são relacionados à redução do volume de retrabalho e consequente otimização no uso de recursos, sejam eles de natureza financeira ou material. Ao automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras, como entrada de dados, emissão de relatórios e processamento de documentos, a ferramenta garante uma execução consistente e libera as equipes de atividades operacionais exaustivas, impulsionando a eficiência e a competitividade da organização.

“Nosso time desenvolveu um programa de treinamento personalizado, capacitando a equipe de negócios da VWCO a utilizar ferramentas adequadas para acelerar a automação”, relata Mauricio Grohs, vice-presidente da UiPath para o Brasil. “Este projeto mostra como é possível fomentar uma cultura de inovação dentro das empresas. No caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, os profissionais tinham as ideias, mas precisavam de ferramentas adequadas para que se concretizassem. Nada melhor do que contar com os próprios colaboradores para identificar processos que podem ser automatizados, pois eles sabem onde precisam ganhar eficiência”, complementa.

VW Caminhões e ÔnibusMembro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

A UiPath (NYSE: PATH) desenvolve tecnologia de IA que espelha a inteligência humana com sofisticação cada vez maior, transformando a forma como as empresas operam, inovam e competem entre si. A UiPath Platform™ acelera a mudança para uma nova era de automação agêntica - uma era em que agentes, robôs, pessoas e modelos se integram perfeitamente para gerar autonomia e tomada de decisões mais inteligentes. Com foco em segurança, precisão e resiliência, a UiPath tem o compromisso de moldar um mundo em que a IA aprimora o potencial humano e revoluciona diferentes setores de mercado. Para obter mais informações, clique aqui.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

CODESA, NO URUGUAI, ADQUIRE NOVOS ÔNIBUS APACHE VIP CAIO

A Caio, encarroçadora líder de ônibus urbanos no Brasil com atuação global, participa da ampliação da frota da empresa uruguaia Codesa. Os cinco novos ônibus, do modelo Apache Vip, incorporam a operação da empresa na cidade de San Carlos, no distrito de Maldonado.

A Codesa, ou Compañía Omnibusera del Este S.A. (Companhia de Ônibus do Leste S.A., em tradução livre), atende à comunidade de Maldonado há mais de oito décadas, acompanhando o crescimento urbano e a transformação regional.

O gerente Ivo Belucci e o representante de vendas Fabien Accariès, da equipe de exportação da Caio, destacam que, desde 2023, nas últimas três renovações, a frota da empresa uruguaia foi 100% renovada com ônibus Caio, todos movidos a diesel.

Os cinco Apache Vip adquiridos possuem 11,6 metros de comprimento e são projetados para acomodar até 75 pessoas, incluindo 1 motorista, 44 passageiros sentados e 30 em pé. Encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz, modelo OF-1724, contam com suspensão pneumática e motor Euro V.

O interior das carrocerias apresenta poltronas estofadas em vinil, que oferecem conforto e durabilidade. As janelas laterais são coladas e possuem vidros móveis, enquanto a poltrona do motorista é equipada com amortecimento pneumático, garantindo maior conforto durante a condução.

Com um design que prioriza a funcionalidade, os ônibus incluem tomadas USB nas laterais, teclado multiplex, rádio, alto-falantes e ar-condicionado, garantindo uma experiência agradável para os passageiros. Além disso, possuem um itinerário frontal e são projetados com proteção estrutural contra oxidação e sistema de calefação, assegurando durabilidade e segurança.

CaioHá mais de 79 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Grupo Caio

sexta-feira, 9 de maio de 2025

IVECO BUS MOSTROU SEU PORTFÓLIO PARA PREFEITURAS NO 40º CONGRESSO MINEIRO DE MUNICÍPIOS

Referência em transporte para gestores públicos, marca exibiu o BUS 10-190 ORE 2 e o Daily Minibus com o concessionário DEVA, reforçando soluções para o setor.

Com um portfólio de produtos robusto e confiável, a IVECO BUS é uma forte aliada dos municípios na missão de transportar pessoas. Líder na atual edição do Programa Caminho da Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a marca reforçou sua proximidade com o setor municipalista no 40º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte. Junto com a DEVA, concessionária em Minas Gerais, o público viu de perto o portfólio de produtos, com a exibição do BUS 10-190 ORE 2 e do Daily Minibus, e pôde conhecer soluções voltadas às necessidades dos municípios.

Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para a América Latina, destaca a importância deste segmento para a marca, que superou recentemente 10.000 unidades entregues no histórico do Caminho da Escola. “Somos referência em transporte para gestores públicos por meio de um atendimento dedicado e um produto consagrado. Estar presente em um evento tão importante, como o Congresso Mineiro de Municípios, é fundamental, pois queremos crescer junto com os municípios, ouvindo e respeitando as realidades de cada cidade”, afirma Fetzner, ressaltando que a marca apoia os municípios como uma verdadeira parceira, fornecendo uma solução completa, focada em eficiência e inovação.

Tradição e presença no transporte escolar

Diariamente, a IVECO BUS garante o acesso seguro e a frequência de alunos em escolas públicas em todo o país. Em 16 anos de participação no Caminho da Escola, milhões de estudantes foram beneficiados com os ônibus escolares da marca, em municípios de todo o Brasil. Na atual edição do programa, mais de 200 unidades já foram entregues para Minas Gerais, com expectativa de mais 200 ônibus escolares para 2025.

Produzidos no complexo de Sete Lagoas, os ORE (Ônibus Rural Escolar) vêm equipados com ar-condicionado e Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para pessoas com mobilidade reduzida, além de configuração especialmente preparada para transporte escolar, com chassi reforçado, bloqueio de diferencial automático e suspensão reforçada, para trafegar em terrenos difíceis.

O BUS 10-190 ORE 2 é equipado com motor FPT N45 de 190 cavalos de potência, tanque de combustível para 140 litros e capacidade para 44 passageiros + motorista. Pela primeira vez no Caminho da Escola, a IVECO BUS oferece o BUS 15-210 ORE 3, com motor FPT N45 de 210 cv, tanque de combustível de 220 litros e capacidade 59 + 1.

Já o Daily Minibus combina o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus, ideal para aplicações que vão do transporte escolar a viagens intermunicipais. Com seu DNA único, construção sob chassi e tração traseira, o icônico modelo da IVECO BUS, também produzido no Brasil, está disponível nas versões 45-160, com motor FPT F1C de 160 cv, para 15 passageiros + motorista, e 50-180, de 180 cv de potência e capacidade 20 + 1.

"Além da robustez e confiabilidade já reconhecidos pelo mercado, nossos produtos são confortáveis, espaçosos e entregam excelente desempenho. No Caminho da Escola, o ORE 2 também tem custo mais acessível que o ORE 1, o que a torna uma excelente opção entre os micro-ônibus do programa”, ressalta Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.

Atendimento dedicado a prefeituras e órgãos públicos

A linha IVECO BUS para o Caminho da Escola oferece dois anos de garantia, plano de manutenção incluso com pelo menos duas revisões gratuitas, além de uma rede de pontos de atendimento especializados em todo o Brasil. No site IVECO BUS, gestores, prefeituras e secretarias de educação de todo o país podem acessar informações detalhadas sobre os produtos. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

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