sexta-feira, 9 de maio de 2025

SOLUÇÕES MERCEDES-BENZ PARA O CAMPO GANHAM EVIDÊNCIA NA AGROBALSAS 2025

Evento na cidade maranhense de Balsas é um dos principais do agronegócio na região Nordeste

A Mercedes-Benz leva para a Agrobalsas, maior evento do agronegócio no Maranhão e um dos principais do Nordeste, as soluções que oferece às diversas atividades do setor. A edição 2025 será realizada, de 12 a 16 de maio, na Fazenda Sol Nascente da FAPCEN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte) na cidade de Balsas. No estande da marca, o atendimento aos clientes e aos demais visitantes será realizado em parceria com a Rodobens Imperatriz, concessionário que atua naquela região.

No portfólio da Mercedes-Benz, a linha Actros é destaque no transporte de grãos por seus caminhões extrapesados mix-road, que operam tanto em estradas, quanto em vias não pavimentadas dentro das áreas agrícolas. Já os extrapesados Arocs off-road entregam força, robustez e tecnologia no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina, assim como no transporte de madeira.

Os caminhões Accelo e Atego, com vários modelos dos segmentos de leves, médios e semipesados, são indicados para diversas atividades de apoio nas áreas rurais, como no transporte de combustível, lubrificantes, bombeiro, água, sementes, insumos e muito mais.

Completando as soluções oferecidas pela marca, o portfólio de peças e serviços Mercedes-Benz oferece várias soluções para pequenos, médios e grandes produtores rurais

Mercedes-Benz tem forte ligação com o agro

“Nossa Empresa tem forte ligação com o agronegócio”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. E atuam com versatilidade nos serviços de apoio no campo. Ou seja, para cada trecho, nós temos uma solução ideal, desde o Accelo, que realiza o transporte de insumos e leva os alimentos até o consumidor final, passando pelo Atego, que atua nos serviços de apoio ao campo e transporte de média distância, indo até os extrapesados Actros e Arocs, que trabalham no transporte da safra em longas distâncias ou no próprio processo da colheita. Certamente, em toda etapa do agro há um Mercedes-Benz atuando”.

Actros Evolution com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca

Na evolução do Actros, destaca-se o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Desde o lançamento da versão Proconve P8 (Euro 6), este é o motor mais potente da marca no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível.

Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, sendo o melhor do mercado. Esse motor apresenta menores índices de ruído e de vibração, além do menor consumo de combustível, até 8% menor que um OM 460 da legislação Euro 5.

Entre os principais destaques do Actros Evolution vale mencionar a suspensão metálica para os modelos 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Com isso, mais uma vez, a marca atende a pedidos de clientes. “A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas, como as do agronegócio. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele”, ressalta Jefferson Ferrarez.

O Actros 2653 6x4 com Pacote Robustez ganha uma customização de fábrica para operações no campo, com itens como para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que assegura mais resistência nas vias não pavimentadas das áreas de plantio ou que demandem muita robustez. Dessa forma, está totalmente preparado para os desafios das estradas brasileiras e também fora de estrada, tudo na mesma operação do transporte de grãos, por exemplo.

Por sua vez, o extrapesado Actros 2553 6x2 atende à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.

Arocs 3353 S 6x4 canavieiro está apto para 91 toneladas de PBTC

“O Arocs ocupa cada vez mais espaço nas severas operações fora de estrada no País. É assim na mineração e também no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina e no transporte de madeira”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso extrapesado off-road traz força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando conforto para os motoristas e também produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que os clientes alcancem a rentabilidade desejada”.

O Arocs 3353 S 6x4 é equipado com motor o OM 471 LA de 530 cv. Este cavalo mecânico atende à Lei que autoriza a circulação de composições de 11 eixos e 91 toneladas de CMT para o segmento canavieiro, como os rodotrens. Assim, atende a todas as demandas dos clientes do setor. Além disso, a Mercedes-Benz ampliou a gama de opcionais e o modelo pode ser oferecido com cabina leito.

Serviços focados em pequenos, médios e grandes produtores

As soluções que a Mercedes-Benz oferece ao agronegócio são amplas, não se limitando apenas a produto, mas também a serviços. Destaque para telemetria e conectividade, reafirmando o compromisso da empresa em oferecer ao cliente tudo o que ele precisa dentro da própria marca.

O portfólio Mercedes-Benz é disponibilizado ao mercado pela sua Rede de Concessionários de veículos comerciais. São mais de 170 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional, incluindo concessionários e operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes.

“Por falar em Serviços Dedicados, eles são ideais para quem trabalha no campo e demanda atendimento in loco nas áreas de produção agrícola e nas fazendas”, diz Jefferson Ferrarez. “Além disso, o sistema de telemetria Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, nosso serviço de manutenção preditiva, são oferecidos aos clientes especialmente em épocas de safra e safrinha. Já os períodos de entressafra são mais indicados, por exemplo, para aquisição de planos do Consórcio de Peças e Serviços e de Garantia Estendida”.

Para os clientes do agro, a Mercedes-Benz oferece ainda os Planos de Manutenção, quatro linhas de peças – Genuínas, Remanufaturadas Renov, Alliance e AGL – e o Óleo Genuíno Mercedes-Benz, com soluções para todos os clientes do agro, do pequeno ao grande produtor, com rápido atendimento via concessionários em todo o País.

Em termos de serviços financeiros, os Concessionários disponibilizam aos clientes o portfólio de financiamentos e seguros do Banco Mercedes-Benz e sua unidade de negócios Mercedes-Benz Locações de Caminhões. Oferecem ainda atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e negócios com seminovos da SelecTrucks.

Agrobalsas

Com o tema “Construindo Pontes”, a Agrobalsas 2025 reunirá produtores, especialistas, acadêmicos e empreendedores de todo o País. Com demonstrações de maquinários de última geração, soluções em biotecnologia e inteligência artificial aplicada à produção, o evento se transforma em um verdadeiro laboratório a céu aberto. 

A programação do evento é bastante diversificada, oferecendo uma série de atividades, como palestras, workshops e cursos que abordarão temas como sustentabilidade, inovação e as novas tendências do agronegócio.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CARRO PREMIUM ELÉTRICO MAIS VENDIDO DO BRASIL, VOLVO EX30 PASSA A TER PRODUÇÃO NA BÉLGICA

Modelo lançado há um ano no mercado nacional conta com 1.274 unidades emplacadas até o fim de abril deste ano

O terceiro carro elétrico mais vendido do Brasil nos primeiros meses de 2025 e o elétrico líder de vendas entre as marcas premium, com 1.274 emplacamentos, o Volvo EX30 passa a ser produzido, também, na fábrica de Ghent (Bélgica), que iniciará a produção do EX30 Cross Country ainda este ano. 

Com o fechamento de abril, a Volvo Car Brasil, que é a vice-líder de vendas entre as montadoras mais desejadas, assumiu também o segundo lugar no ranking de comercialização de veículos 100% elétricos tanto no acumulado do ano, quanto no período de 30 dias.

A Volvo Cars continua a diversificar sua presença global de fabricação para um de seus modelos mais populares e expande sua capacidade de produção para melhor atender à demanda dos clientes.

A inclusão do EX30 na linha de produção de Ghent resultará em cerca de 350 novos empregos na fábrica, elevando o total de funcionários para quase 6.600 pessoas.

“O EX30 é crucial para nós, à medida que continuamos a fortalecer nossa posição no mercado de veículos elétricos premium na Europa. Investir na produção europeia do EX30 em Ghent se alinha perfeitamente com nossa estratégia de longa data de fabricar nossos carros onde eles vendem melhor. Nossa presença global flexível contribui para nossa resiliência, permitindo-nos ajustar nossos planos de fabricação com agilidade”, disse Francesca Gamboni, diretora de fabricação e cadeia de suprimentos da Volvo Cars.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, comenta sobre a novidade. “Na Volvo, temos esta estratégia de diversificar a produção nas diferentes fábricas que temos pelo mundo. Vale ressaltar que o EX30 é o terceiro carro elétrico mais vendido do Brasil, até o momento em 2025. Como falamos, desde o lançamento, é a porta de entrada para os clientes que desejam conhecer o universo eletrificado e ter um produto premium. Sobre a fabricação na Bélgica, não influencia a nossa operação, aqui no Brasil, mas reforça nosso objetivo principal de otimizar as estruturas e, consequentemente, melhorar o que oferecemos para os nossos clientes”, explica Godoy.

Para viabilizar a produção do EX30 em Ghent, a empresa realizou investimentos de cerca de 200 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,3 bilhão) em sua fábrica belga nos últimos anos. As mudanças na fábrica incluem a adição de uma nova plataforma automotiva completamente, a instalação de quase 600 robôs novos ou reformados, uma ampliação da área de baterias, uma nova linha de produção de portas e uma nova linha de montagem de baterias.

A produção do EX30 na Europa vai de encontro com a estratégia de sustentabilidade e competitividade da União Europeia, representando um investimento em um futuro que cria empregos e abraça a inovação e a eletrificação. Entre as fábricas de Ghent, na Bélgica, e Torslanda, na Suécia, a Volvo Cars agora produz dez modelos diferentes de carros elétricos e híbridos na Europa.

“Após a decisão tomada no outono de 2023 de levar a produção do EX30 para Ghent, conseguimos industrializar o novo modelo em tempo recorde. Graças ao engajamento e à colaboração de toda a equipe de Ghent, reduzimos o tempo de industrialização pela metade. Hoje, temos o enorme orgulho de receber o EX30 e demonstrar que novas tecnologias e inovações nos permitem reagir com mais flexibilidade às demandas do mercado”, afirmou Stefan Fesser, gerente da fábrica da Volvo Cars em Ghent.

Localizada nos arredores da terceira maior cidade da Bélgica e no coração da região portuária do Mar do Norte, a fábrica da Volvo Cars em Ghent foi inaugurada em 1965 e é a única fábrica de automóveis totalmente desenvolvida no país. Juntamente com a de Torslanda, é uma das duas fábricas de automóveis operadas pela Volvo Cars na Europa, que conta com uma terceira em construção na Eslováquia.

Além do EX30, a fábrica de Ghent também produz outros modelos eletrificados – os modelos totalmente elétricos EX40 e EC40, bem como os modelos híbridos XC40 e V60 (não disponíveis no mercado brasileiro). Em 2024, a fábrica produziu pouco mais de 186 mil carros.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

quinta-feira, 8 de maio de 2025

IVECO REFORÇA COMPROMISSO COM A SEGURANÇA NO TRÂNSITO DURANTE O MAIO AMARELO

Iniciativa visa destacar a importância da conscientização dos motoristas, tanto em cidades quanto em rodovias

Com foco no compromisso com a segurança viária e o bem-estar nas estradas, a IVECO participa do movimento Maio Amarelo por meio de uma ação especial voltada a motoristas que se destacam pela boa conduta no trânsito. A iniciativa é liderada pela equipe de Customer Service da montadora e está alinhada ao ‘Programa Bom Condutor’, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), vinculada ao Ministério dos Transportes. O programa tem como objetivo reconhecer e valorizar motoristas responsáveis, incentivando a cultura da prevenção e da direção defensiva.

"A segurança no trânsito deve ser uma prioridade constante. Ao aderirmos ao Maio Amarelo com uma iniciativa voltada aos motoristas responsáveis, buscamos reconhecer aqueles que já desempenham seu papel e, ao mesmo tempo, inspirar outros condutores a adotarem práticas mais seguras e conscientes nas estradas", afirma Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Service da IVECO para a América Latina.

Com essa iniciativa, a IVECO reforça seu papel como agente ativo na promoção da segurança viária, indo além da produção de veículos de alta qualidade. A montadora também investe em ações que impactam positivamente a vida das pessoas que vivem e trabalham nas estradas. Durante todo o mês de maio, os condutores que levarem seus caminhões para atendimento na Rede de Concessionárias IVECO e que possuírem o selo de Bom Condutor, concedido àqueles que mantêm 12 meses consecutivos sem infrações, receberão brindes que simbolizam o compromisso com a segurança na condução, com o objetivo de promover a conscientização.

“Acreditamos que a transformação do trânsito em um ambiente mais humano, seguro e sustentável depende da união entre empresas, sociedade e governo. Estamos fazendo a nossa parte e colaborando para que esse processo seja eficaz e gere benefícios para todos”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa sensibilizar a sociedade para o alto índice de acidentes, feridos e mortes no trânsito em todo o mundo. A campanha propõe mobilizar governos, empresas e cidadãos em torno de ações concretas de conscientização e educação no trânsito.

A IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos adequados para qualquer tipo de carroceria. A montadora está constantemente inovando e ampliando seu portfólio de produtos para fornecer a cada cliente o veículo que atenda exatamente à sua missão. A oferta completa da IVECO é projetada em torno das necessidades do motorista para garantir uma excelente experiência com foco em segurança e conforto. Uma ampla gama de serviços digitais avançados e habilitados para conectividade, desenvolvidos para ajudar os proprietários de frotas a operar suas frotas de forma eficiente, aprimoram a solução de transporte completa da IVECO. A IVECO segue sua estratégia de descarbonização por meio de uma abordagem multi-energética que inclui o desenvolvimento adicional das tecnologias de HVO, bio-metanol, elétricos a bateria e hidrogênio. A empresa estabeleceu uma presença global com uma base de fabricação que inclui 7 unidades de produção e 8 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Com 3.500 pontos de vendas e assistência em mais de 160 países, a IVECO garante suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. A IVECO conduz o caminho da mudança ao impulsionar a transformação da indústria de transportes, movida pela ambição de ser o parceiro mais confiável e o fornecedor de soluções completas para seus clientes. Clique aqui e visite o site IVECO

IVECO

VENDA DE VEÍCULOS HÍBRIDOS PLUG-IN DISPARAM NO BRASIL E LIDERAM ELETRIFICAÇÃO

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) atingiram 14.759 unidades em abril de 2025, elevando o total acumulado no primeiro quadrimestre do ano para 54.683 veículos. As estatísticas estão sendo puxadas pelos veículos híbridos plug-in PHEV, que dispararam nos últimos meses.

O resultado representa um crescimento de 2,6% em relação a março, quando foram comercializadas 14.380 unidades. Na comparação com abril de 2024 (15.206), houve uma pequena queda de 2,9%. Essa retração é atribuída a fatores sazonais (mais emendas de feriados em abril deste ano do que em abril de 2024) e à nova metodologia da ABVE, adotada a partir de janeiro de 2025, que deixou de contabilizar os veículos micro-híbridos MHEV nas estatísticas de eletrificados.

Ainda assim, o acumulado do primeiro quadrimestre de 2025 (54.683) superou em 6,6% o volume registrado no mesmo período de 2024 (51.296). Em relação a 2023 (19.579 unidades), o crescimento é exponencial e alcança os 180%.

O mercado brasileiro de veículos eletrificados tem apresentado uma expansão acelerada nos últimos dois anos, impulsionada pelo aumento da oferta de modelos e pela entrada de novos fabricantes no setor.

Destaque

Desde 2023, os veículos híbridos plug-in (PHEV) lideram as vendas anuais de eletrificados no Brasil, consolidando-se como a principal tecnologia desse mercado. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% (27.442) do total de veículos eletrificados vendidos. O desempenho é expressivo quando comparado ao mesmo período de 2024, quando esses modelos respondiam por 28% das vendas (14.367), resultando num crescimento de 91%.

O avanço dos PHEV reflete a preferência dos consumidores brasileiros por uma tecnologia que combina a eficiência do veículo elétrico com a flexibilidade do motor a combustão, garantindo autonomia diante da infraestrutura de recarga ainda limitada no país. A atratividade desse segmento deve aumentar ainda mais com a chegada dos modelos PHEV Flex, que, além da versão híbrida movida apenas a gasolina, agora incluem a opção de uso do etanol. Entre as montadoras que já oferecem essa configuração está a Caoa Chery, enquanto a GWM se prepara para lançar seus próprios modelos PHEV Flex em breve. 

Tendência

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, comemorou mais um passo rumo ao amadurecimento do mercado. “Chegamos a um ponto da evolução da eletromobilidade no Brasil em que o consumidor já pode escolher qual a tecnologia mais adequada ao seu perfil de usuário, em vez de se adaptar às poucas tecnologias existentes antes”. “Hoje, por causa da diversidade de opções, esse consumidor já não toma mais sua decisão de compra em termos, por exemplo, de km/litro, como no passado”, disse. “O racional é diferente: a tecnologia oferece aquilo que as pessoas precisam, conforme seu estilo de vida”.

Segundo o executivo, essa flexibilidade explica o crescimento dos PHEV nos últimos meses. O usuário desses veículos tende a rodar a grande maioria de seus trajetos, inclusive viagens curtas, no modo elétrico, desfrutando de todas as vantagens de um BEV 100% a bateria. E só adotará o modo híbrido eventualmente, em viagens mais longas. Assim, o consumo real de combustível fóssil desse usuário será muito baixo.

“Essa tendência, que está ficando cada vez mais clara, comprova que o PHEV é um veículo mais eficiente do que um híbrido não plug-in (HEV) ou um modelo flex convencional, diferentemente do que dizem algumas análises”, completou o presidente da ABVE.

Participação

Em abril de 2025, os veículos eletrificados alcançaram uma participação de mercado (market share) de 7,5%. O índice corresponde ao total de emplacamentos leves eletrificados (14.759) sobre o volume total de vendas de automóveis e comerciais leves de todas as motorizações no período, que totalizou 197.076 unidades, segundo a Fenabrave.

Em abril, a maior participação de mercado continua sendo dos elétricos plug-in (BEV e PHEV), com 85,5% do total de eletrificados (12.615) - um crescimento de 7,4%, na comparação com março (11.745). Os PHEV contribuíram com 53,5% (7.913) e os 100% elétricos (BEV), com 32% (4.702).

A maior participação dos elétricos plug-in no total de eletrificados foi puxada pelos PHEV. Em abril foram 7.913 unidades desse modelo, com aumento de 14% em relação a março (6.944). Sobre abril de 2024 (3.735), o crescimento dos PHEV foi bem expressivo: +112%.

BEV E HEV

As vendas dos modelos 100% elétricos (BEV) totalizaram 4.702 unidades em abril. Na comparação com março, houve uma leve queda de 2% (4.801). Na comparação com abril de 2024 (6.705), a queda foi de 30%.

Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 14,5% das vendas de eletrificados, com 2.144 veículos emplacados no mês. Os HEV Flex foram responsáveis por 8,9% (1.314) das vendas de eletrificados, com queda de 20,6% sobre março (1.656). Os HEV representaram 5,6% do mercado em abril (830). As vendas indicam uma queda de 15% sobre março (979).

Participação de mercado dos eletrificados, por tecnologia, em abril/25

  • PHEV: 7.913 (53,5%)
  • BEV: 4.702 (32%)
  • HEV FLEX: 1.314 (8,9%)
  • HEV: 830 (5,6%)
  • TOTAL: 14.759

Geografia da eletromobilidade

A maioria dos 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, teve aumento de vendas em abril (15, ou 56% do total), enquanto o restante teve queda (12, ou 44%).  As flutuações de vendas nos estados podem ser percebidas nas variações de percentuais de participação das regiões brasileiras.

Participação de mercado das regiões brasileiras – março/25

Participação de mercado das regiões brasileiras – abril/25

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em abril de 2025

  • 1º - São Paulo: 1.913
  • 2º - Brasília: 1.467
  • 3º - Campinas: 612
  • 4º - Rio de Janeiro: 589
  • 5º - Belo Horizonte: 500

Micro-híbridos

Em abril de 2025, as vendas de micro-híbridos totalizaram 5.064 veículos, sendo 78% de modelos MHEV 12V (3.933) e 22% MHEV 48V (1.131). Na comparação com março (3.529), houve um ganho de mercado de 43,5%. Os MHEV estão inseridos em um movimento de progressiva substituição dos veículos convencionais a combustão por modelos com algum grau de hibridização.

 A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar a venda por estados e por municípios. Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado.

As informações se encontram disponíveis e são atualizadas mensalmente, no site ABVE

ABVE Data
ABVE Comunicação
Grupo Printer Comunicação

AUTOVEÍCULOS: IMPORTAÇÕES AVANÇAM E DESEQUILIBRAM MERCADO INTERNO.

Desbordo de veículos BYD no Portocel, em Aracruz (ES), para abastecer a demanda do mercado brasileiro antes do início das operações na fábrica em Camaçari (BA). Foto: Divulgação BYD

O mês de abril fechou com patamares elevados de exportação e produção, mas com os emplacamentos dando sinais de estabilização. A produção de janeiro a abril foi a maior desde 2019, com alta de 6,7% sobre o mesmo período de 2024. O volume de abril também foi o melhor em seis anos, com 228,2 mil unidades produzidas, elevação de 20,1% sobre março. Já na comparação com abril de 2024, a elevação foi de 2,8%, segundo o balanço divulgado pela Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

As vendas internas no último mês atingiram a marca de 208,7 mil autoveículos, alta de 6,7% sobre o mês anterior, mas com baixa de 7,1% sobre abril do ano passado, o que pode ser explicado pelos dois dias úteis a menos. O acumulado do ano é de 760,4 mil unidades, volume 3,4% superior ao dos quatro primeiros meses de 2024.

Porém, dentro de todo esse volume, as vendas de importados subiram 18,7%, bem acima dos 0,2% de crescimento dos modelos nacionais. Modelos chineses representaram 6% dos emplacamentos no quadrimestre. Há sinais de alerta vindos também do segmento de caminhões, cujos emplacamentos acumulados estão abaixo de 2024 pela primeira vez neste ano.

O indicador mais animador para o setor foi o das exportações. As 46,3 mil unidades embarcadas representaram crescimento de 18,9% em relação a março. No acumulado do ano, o volume de 161,9 mil unidades é 47,8% superior ao do primeiro quadrimestre de 2024. A Argentina, em forte recuperação, puxou esse bom resultado, com 59% dos todos os veículos exportados pelo Brasil neste ano, bem acima dos 34,8% do mesmo período de 2024.

“Há bons motivos para celebrar neste momento do ano, como a consistente recuperação das exportações ajudando a ampliar nossa produção, além da alta do nível de emprego e de novos investimentos anunciados pelas nossas associadas”, afirmou o presidente Igor Calvet.

“Por outro lado, estamos recebendo um fluxo de importações muito acima de um nível saudável, o que se reflete na queda de vendas de produtos nacionais, sobretudo no varejo. Marcas estrangeiras com altos estoques continuam destinando navios abarrotados para nossos portos, adiando seus planos de produção local e ainda solicitando inaceitáveis reduções de tarifas para importação de veículos desmontados, o que afronta nosso governo, nossa indústria e nossos trabalhadores”, concluiu Calvet.

O presidente da Anfavea aproveitou a coletiva de imprensa para comemorar a sanção do programa Mover feita pelo governo federal em abril, e para anunciar que a Anfavea passa a integrar o Boletim Focus, principal referência de projeções econômicas do mercado brasileiro. Calvet também anunciou que a entidade terá forte presença na COP30, em novembro, em Belém (PA), reforçando o compromisso da Anfavea e suas associadas com a sustentabilidade e a descarbonização.

Anfavea
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

VOLVO INICIA A PRODUÇÃO DE ÔNIBUS BIARTICULADOS E ARTICULADOS ELÉTRICOS NO BRASIL

A operação brasileira da Volvo está comemorando um momento histórico. A fábrica de Curitiba (PR) celebrou nesta quinta-feira (08) a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da marca em todo o mundo. Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, é fabricado exclusivamente na unidade brasileira da Volvo, que agora está apta a exportá-lo para sistemas BRT de todo o mundo.

Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões. 

Funcionários Volvo e autoridades celebram início da produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil. Foto: Rodolfo Buhrer

“O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. O novo produto foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período 2023-2025.

André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina

100% elétrico

O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.

Chassis Volvo BZRT biarticulado

Os motores ficam na parte central, abaixo do piso, garantindo melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também estão na parte de baixo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. “Reunimos os atributos dos nossos articulados e biarticulados convencionais, consagrados mundialmente, com as vantagens da mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. “Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade”, complementa.

Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina

Visão Zero Acidentes

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, o BZRT é equipado com avançados dispositivos de segurança ativa. Entre eles estão câmeras para detectar situações de perigo que o motorista pode não antever, bem como sensores frontais e laterais nos pontos cegos para proteção de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias. O modelo tem ainda sensores de placas de trânsito, com avisos no painel de instrumentos para identificar os sinais e detectar o limite de velocidade das vias. 

Volvo BZRT biarticulado. Foto: Rodolfo Buhrer | Divulgação Volvo

Outro destaque é o Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema que controla a direção com altíssima precisão, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade dos ônibus, além de reduzir a tensão para ombros e braços dos motoristas.

Com avançada conectividade, o BZRT vem pronto para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente através de monitoramento por GPS. A tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou regiões perto de terminais, escolas e hospitais, trazendo proteção adicional aos usuários das vias. “Algumas cidades tiveram até 50% de redução de colisões com esse sistema”, explica Selski.

Fábrica de inovações

O primeiro ônibus Volvo foi construído na Suécia, em 1928. Em quase 100 anos, os chassis da marca ganharam o mundo e têm sido vanguarda, inclusive no Brasil. Aqui a Volvo começou a fabricar ônibus em 1979, sempre com espírito inovador. Antes mesmo da eclosão da eletromobilidade, a marca surpreendeu ao introduzir os primeiros ônibus híbridos no País, que operam em Curitiba há mais de dez anos. Também nasceram no Brasil outros importantes projetos da Volvo, como os primeiros ônibus biarticulados, que tornaram a marca uma referência mundial em BRT.

Grupo Volvo América Latina

ASSOCIADAS À ABEIFA FECHAM 1º QUADRIMESTRE COM CRESCIMENTO DE 27,8%

Abeifa inicia série de estudos e prepara ativações de esclarecimento sobre veículos eletrificados

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 10.660 unidades, anotaram em abril último alta em suas vendas de 4,8% ante março, quando foram comercializadas 10.174 unidades. Comparado a abril de 2024, o aumento é de 16,4%: 10.660 unidades contra 9.162 veículos.

No acumulado de 2025, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 38.380 unidades, 27,8% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 30.042 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a abril: os 35.363 veículos eletrificados representam 50,2% do mercado total de 70.467 unidades emplacadas.

Em abril último, com 10.660 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,4% do mercado total de autos e comerciais leves (197.073 unidades). As 38.380 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre do ano representaram marketshare de 5,4% do total de 714.806 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

Informações precisas

Nas últimas duas coletivas de imprensa trimestrais – em janeiro e em abril -, a Abeifa apresentou aos jornalistas a pesquisa “A jornada de compra de veículos eletrificados”, coordenada pela empresa mineradora DadosX, por meio da qual mostrou-se o comportamento dos consumidores brasileiros nas redes sociais, cuja essência ficou caracterizada a falta de informações mais precisas sobre o tema.

As dúvidas dos prováveis consumidores de carros eletrificados vão desde a durabilidade real das baterias até aos índices de desvalorização do produto, passando por treinamento de consultores de vendas e de pós-vendas.

Diante dessa constatação, a Abeifa decidiu estruturar um programa educativo de compra de veículos eletrificados. “Entendemos que a descarbonização e, sobretudo, a desfossilização de automóveis passam necessariamente por veículos híbridos e depois por 100% elétricos. Será um caminho sem volta. O Brasil poderá ter um outro ritmo, se comparado a outros países, porque tem os biocombustíveis a seu favor. Mas os elétricos terão sua fatia de mercado”, argumenta Marcelo Godoy, presidente da entidade, para quem “de qualquer forma, esse processo precisa ser mais acelerado. E para isso, o mercado brasileiro precisa ser educado para receber os elétricos. Há muita desinformação. A Abeifa vai avança com esse programa educativo”.

Marcelo Godoy ressalta ainda que o programa educativo da Abeifa vai contar com cursos, participações em mostras de tecnologia, em eventos setoriais, difusão por meio de videocasts, além de disseminação de treinamentos específicos nas redes de concessionárias das associadas que já operam com produtos eletrificados.


Abeifa
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MERCEDES-BENZ CELEBRA 5 MILHÕES DE SPRINTER FABRICADAS NO MUNDO EM 30 ANOS DE HISTÓRIA

Fábrica da Mercedes-Benz Vans em Charleston produziu o veículo histórico

A Mercedes-Benz Vans celebra um marco importante com a produção de cinco milhões de vans Sprinter em todo o mundo. Produzido na unidade da empresa em Charleston, na Carolina do Sul, o veículo de número cinco milhões é uma eSprinter totalmente elétrica e foi entregue à FedEx, cliente de longa data da marca. O acontecimento destaca não apenas o sucesso duradouro do produto, como também o papel essencial de Charleston na rede global de produção da Mercedes-Benz. Há quase 20 anos, a planta desempenha um papel vital para a Sprinter na América do Norte.

O veículo entregue à FedEx passa a integrar a crescente frota global de vans da Mercedes-Benz, com modelos tanto convencionais quanto elétricos. Essa conquista reforça a popularidade contínua da Sprinter no mundo todo e reflete o compromisso permanente da Mercedes-Benz Vans com inovação, qualidade e excelência no setor de veículos comerciais leves.

Expansão da fábrica da Mercedes-Benz Vans em Charleston

Fundada em 2006, a Mercedes-Benz Vans LLC (MBV Charleston) é a única fábrica de vans da empresa na América do Norte. Em 2018, a unidade passou por uma ampla expansão para receber a terceira geração da Sprinter, permitindo a montagem peça por peça para o mercado norte-americano. A modernização incluiu a construção de uma nova área de carroceria, uma oficina de pintura e a ampliação da linha de montagem existente, permitindo à fábrica atender à crescente demanda.

Atualmente, a MBV Charleston é referência em sustentabilidade e montagem moderna, contando com sistemas avançados como transporte automatizado e ferramentas digitais de treinamento para sua equipe de mais de 1.600 funcionários. Além disso, um investimento de US$ 50 milhões em 2024 viabilizou o lançamento da nova eSprinter na planta, marcando mais um passo importante em inovação e crescimento.

Três décadas de Mercedes-Benz Sprinter no mundo

Ao longo de 30 anos, a Mercedes-Benz Sprinter revolucionou o segmento de vans comerciais com sua versatilidade, confiabilidade e baixo custo de manutenção. De serviços de entrega e escritórios móveis a transporte de passageiros e conversões para motorhome, a Sprinter atende uma ampla gama de setores em todo o mundo.

A linha Sprinter chegou ao Brasil em 1997, onde já foram comercializadas mais de 200 mil unidades do veículo. Com o maior portfólio de vans elétricas e a combustão do país, a Sprinter oferece diversas possibilidades para atender às demandas dos clientes, desde transporte de carga e passageiros até serviços de emergência.

Em dezembro do ano passado, a marca lançou a eSprinter no mercado brasileiro, versão totalmente elétrica da Sprinter que apresenta a maior autonomia do segmento, disponível no país nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas. A combinação de eficiência, autonomia e capacidade de carga torna a atual Mercedes-Benz eSprinter sinônimo de versatilidade e inovação.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

quarta-feira, 7 de maio de 2025

APLICATIVO DA CHEVROLET GANHA RECURSOS INÉDITOS E REFORÇA O MAIS AVANÇADO PACOTE DE CONECTIVIDADE AUTOMOTIVA

Nova versão do aplicativo myChevrolet app estreia interface renovada, comandos mais rápidos e funcionalidades exclusivas, como ajuste remoto da temperatura da cabine de EVs

A Chevrolet apresenta a nova geração do myChevrolet app, que chega ao mercado brasileiro com a missão de transformar a relação entre o motorista e o veículo por meio de uma experiência mais fluida, intuitiva e personalizada. A atualização reforça o papel da marca como referência em mobilidade conectada e antecipa as tendências globais de digitalização no setor automotivo.

Com novo layout, ícones maiores e redistribuição inteligente das funcionalidades, o app está agora até duas vezes mais rápido e ocupa 60% menos espaço de memória nos smartphones. A evolução se estende também à conectividade entre veículo e motorista, com novos recursos criados especialmente para os modelos elétricos da marca - o Blazer EV e o Equinox EV.

Esses modelos passam a contar com ajuste remoto da temperatura da cabine pelo celular, além de exibição da autonomia em tempo real, status da recarga da bateria e planejamento de rotas com base em pontos públicos de carregamento.

Para todos os modelos equipados com OnStar ativo, o aplicativo também passa a oferecer acesso à loja virtual de peças e serviços, consulta facilitada ao manual do veículo, e cadastro de novos veículos por imagem do chassi (VIN), sem a necessidade de digitação.

O aplicativo receberá em breve outras funcionalidades. Entre elas está o sistema de notificações inteligentes, inspirado em apps bancários, que alerta o usuário em tempo real sobre comandos executados, falhas identificadas ou qualquer evento relevante relacionado ao veículo — com possibilidade de personalização dos tipos de aviso. Outra novidade será o botão para atendimento via WhatsApp com a central Chevrolet.

“Veículos conectados e sistemas inteligentes estão entre os principais vetores de transformação digital da indústria automotiva. Com a nova geração do myChevrolet app, entregamos uma experiência alinhada ao que há de mais avançado globalmente. Ele não apenas acompanha o motorista — ele antecipa suas necessidades e se integra à sua rotina”, diz Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Com mais de 10 milhões de comandos remotos realizados só em 2024, o myChevrolet app já se consolidou como o aplicativo do gênero mais utilizado do país, reforçando o papel estratégico do smartphone como ponto de conexão entre a marca, o cliente e o carro.

As principais funcionalidades do app incluem

Comandos remotos via smartphone

  • Ligar o motor à distância (com pré-climatização da cabine)
  • Travar e destravar portas
  • Acionar faróis e buzina para localização
  • Verificar nível de combustível ou carga da bateria
  • Monitorar a pressão dos pneus e vida útil do óleo
  • Agendar serviços, consultar o manual e localizar concessionárias
  • Localização em tempo real para acompanhar o deslocamento
  • Diagnóstico dos principais sistemas do carro

Recursos da plataforma OnStar

  • Atualizações de software via internet (OTA)
  • Atendimento automático em acidente
  • Apoio à recuperação veicular em caso de furto
  • Alerta de manutenção
  • Notificação de recarga da bateria
  • Wi-Fi nativo com antena externa amplificada, para até 7 dispositivos

Compatível com veículos equipados com o sistema OnStar, o novo myChevrolet app já está disponível para download nas principais lojas de aplicativos para sistemas Android e iOS. O acesso às funcionalidades varia conforme o plano contratado e a tecnologia do veículo, sendo que os carros novos contam com período gratuito de experimentação.

Chevrolet
General Motors América do Sul

CUMMINS EQUIPA NOVO ROLO COMPACTADOR DA DYNAPAC CP28 E ELEVA PADRÃO DE EFICIÊNCIA NO ASFALTO

Parceria estratégica impulsiona lançamento do equipamento com desempenho superior, baixa manutenção e foco em produtividade

Dynapac CP28 equipado com motor Cummins QSF 4.5

A Cummins Brasil anuncia sua participação no mais novo projeto da Dynapac, fornecendo o motor QSF4.5 de 130 hp ao rolo compactador pneumático CP28, lançado no último dia 29 de abril na fábrica da empresa em Sorocaba (SP). O modelo marca uma evolução no portfólio da Dynapac no Brasil, reunindo inovação, eficiência energética e robustez para aplicações de pavimentação - agora com a motorização de maior densidade de potência entre os motores de 4 cilindros disponíveis no país.

A nova solução substitui os modelos CP2700 e CP2100, que também utilizavam motores da Cummins. O CP28, no entanto, representa um avanço tecnológico ao incorporar o motor QSF4.5 MAR-I, desenvolvido localmente com engenharia dedicada e sistema de combustível da DENSO, como parte da estratégia conjunta de nacionalização. O pacote de cooling, os furos de bloco, os suportes de içamento e demais interfaces também foram customizados para atender aos requisitos específicos do novo equipamento.

A escolha do sistema de combustível DENSO reflete uma decisão estratégica da Cummins para o projeto, trazendo uma solução alinhada à proposta da Dynapac de oferecer um equipamento robusto, confiável e eficiente. “O CP28 é resultado de uma engenharia colaborativa que garantiu desempenho, eficiência e robustez desde o início do projeto. Mantivemos o mesmo range de potência e torque que o cliente exigia, com um motor de fabricação nacional, pronto para atender aos desafios do setor com confiabilidade e alta performance”, reforça Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil.

Alexandre Sylos, gerente geral da Dynapac, destaca que a escolha pelo motor Cummins QSF4.5 foi estratégica para garantir alto desempenho. “O QSF4.5 trouxe ganhos concretos em diversos aspectos da operação: mais potência, mais torque, menor consumo de combustível e manutenção descomplicada — atributos valorizados por nossos clientes. Isso se traduz em maior autonomia, menos paradas e mais produtividade no dia a dia da obra. Além do desempenho, o motor também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, atendendo às exigências de emissões.”

O rolo compactador Dynapac CP28 se destaca por oferecer uma operação precisa, silenciosa e com foco na produtividade. Seu design foi totalmente redesenhado para melhorar a experiência do operador, com nova cabine mais espaçosa e confortável, que pode ser removida para facilitar o transporte em containers. O chassi também foi otimizado, contribuindo para a visibilidade e agilidade nas manobras. O equipamento conta ainda com um display colorido de 7” com tela sensível ao toque, que amplia a interface de controle e monitoramento da máquina. A suspensão dianteira e traseira garante o contato constante dos pneus com o solo, resultando em maior qualidade de compactação e acabamento superficial.

O modelo também se diferencia pela maior sobreposição dos pneus no mercado, de 45 mm, e pelo sistema de lastro com flexibilidade ampliada, patenteado pela Dynapac, que proporciona mais versatilidade operacional e um excelente acabamento final. O sistema “Air on the Run” infla todos os pneus de 0 a 120 psi em até 12 minutos, otimizando o tempo de operação no canteiro de obras.

Além da robustez e da eficiência operacional, o CP28 reforça o compromisso com a sustentabilidade. O modelo incorpora tecnologias, como o EcoMode, que ajusta a rotação do motor para operar na menor faixa possível sem comprometer o desempenho, e o EcoSave, que desliga automaticamente a máquina após um período de inatividade. Essas soluções contribuem de forma significativa para a redução no consumo de combustível e nas emissões de gases poluentes.

Segundo Sylos,  a expectativa com o lançamento é alta. “Nosso objetivo é fornecer aos clientes uma máquina que maximize a eficiência em projetos de pavimentação, garantindo alta produtividade, segurança e um menor impacto ambiental, contribuindo para o sucesso de seus negócios de forma sustentável e eficiente”, reforça a empresa.

O CP28 é indicado para atividades de compactação e acabamento do asfalto, contribuindo para aumentar a resistência à infiltração de água, o que melhora a durabilidade do pavimento e a segurança do tráfego. A disposição alternada dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro proporciona uma compactação uniforme, sem deixar marcas sobre o pavimento, resultando em acabamento seguro e de alta qualidade.

A Cummins segue como parceira tecnológica da Dynapac em diferentes aplicações no Brasil, fornecendo motorização para uma variedade de equipamentos — entre eles, Compactadores Pneumáticos, Rolos Tandem de Asfalto, Rolo Combinado, Compactadores de Solo e Compactador de Trincheira —, reforçando sua presença estratégica no setor de construção pesada e infraestrutura.

Cummins Brasil
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TIME DE PROMOÇÃO DE VENDAS DA CORTECO VISITA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM SALTO, INTERIOR DE SÃO PAULO

Com a iniciativa, os profissionais conheceram todo o sistema e processo logístico do CD da empresa, desde a entrada dos produtos até a operação de entrega ao mercado

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, acaba de reunir o time de promoção de vendas, com representantes dos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco, em seu Centro de Distribuição, situado em Salto, no interior de São Paulo.

A equipe fez uma imersão pelo CD, acompanhando de perto a operação logística das peças, totalmente digitalizada, desde o recebimento, a armazenagem até a saída para o mercado. Ao chegarem ao Centro de Distribuição, todos os produtos são conferidos por um sistema de código de barras. Na sequência, seguem para montagem dos kits, nos quais, os profissionais contam com layouts padrão, que orientam a montagem de cada um deles. Depois disso, são embalados e passam novamente pelo processo de código de barras para serem estocados em prateleiras previamente indicadas pelo sistema.

Na expedição, novamente, passam por uma conferência, em um local, semelhante a uma caixa de supermercado, com código de barras para averiguação de todos os produtos. Ao serem liberados para o transporte, a nota fiscal também é conferida pelo código de barras do sistema.

“Esse tour com o nosso time de promoção de vendas foi uma ótima oportunidade para entenderem detalhadamente todo o funcionamento do nosso CD. Acreditamos que foi uma iniciativa estratégica para que todos os profissionais estejam alinhados quanto ao processo, além de contribuir com o aprimoramento em todo o trabalho do time no cotidiano”, avalia Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações da Corteco.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos, basta acessar o site, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

terça-feira, 6 de maio de 2025

NOVA SOLUÇÃO UNIFICA OPERAÇÃO DE RECARGA ELÉTRICA E REDUZ COMPLEXIDADE PARA POSTOS E FROTAS NO BRASIL

Com a expansão da mobilidade elétrica no Brasil, cresce também a demanda por soluções de recarga que sejam práticas, escaláveis e integradas à rotina de operação de empresas. É nesse cenário que chega a América Latina, o Konect, ecossistema de recarga da Gilbarco Veeder-Root que reúne infraestrutura física e sistema de gestão digital em uma única plataforma, pensada tanto para ambientes comerciais como postos de combustíveis e lojas de conveniências, quanto para segmentos industriais como setores logísticos e mineração.

A proposta é simplificar a instalação e o gerenciamento dos pontos de recarga, permitindo que estabelecimentos interessados em oferecer o serviço não precisem lidar com múltiplos fornecedores, tecnologias isoladas ou processos complexos de integração. A solução abrange desde o planejamento até a operação contínua, auxiliando empresas do setor a converter-se em um operador de ponto de recarga elétrica da maneira mais simples e ágil possível.

Integração com estruturas já existentes

Um dos principais diferenciais do Konect é a compatibilidade com os sistemas que já fazem parte do ecossistema atual de abastecimento de combustíveis fosseis. A plataforma cria sinergia com diversas partes já existentes neste ecossistema, como terminais de pagamento, controle de abastecimento, programas de fidelidade e gestão de frota. Dessa forma, o serviço de recarga pode ser incorporado à rotina do negócio com impacto mínimo na operação.

A plataforma também oferece suporte técnico e consultoria para adequação elétrica, escolha dos pontos de recarga, instalação e manutenção. A arquitetura é modular, permitindo que a estrutura cresça conforme a demanda.

Gestão de energia e controle operacional

Além do hardware, o Konect conta com um sistema digital que centraliza o controle da operação. É possível monitorar o uso, acompanhar o consumo de energia em tempo real, definir prioridades de carregamento e programar manutenções. A solução também é compatível com fontes alternativas de energia e baterias de armazenamento, contribuindo para a redução de custos e o aumento da eficiência energética.

Infraestrutura acompanha transformação do setor

Criando soluções globais para o setor de abastecimento, mas levando em conta as características específicas de cada país, a Gilbarco Veeder-Root aplicou sua experiência no desenvolvimento de uma solução de recarga pensada para o perfil operacional do mercado latino. O lançamento do Konect considera as particularidades regionais da infraestrutura, como variações no fornecimento de energia e a necessidade de integração com sistemas já utilizados pelos estabelecimentos.

A iniciativa acompanha a evolução da mobilidade elétrica no Brasil, onde, segundo projeções do setor, a frota de veículos elétricos e híbridos pode ultrapassar 335 mil unidades, ampliando a demanda por soluções de recarga confiáveis, escaláveis e adaptadas à realidade local.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

BMW Z3 COMPLETA 30 ANOS

Roadster teve mais de 290 mil unidades produzidas e foi um sucesso nas ruas e nas telas de cinema

Completam-se 30 anos desde o início da produção do Z3 na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos. Esse roadster compacto foi o primeiro BMW a ser produzido fora da Alemanha. Sua história é repleta de sucessos, com 297.087 unidades fabricadas.

Seu primeiro "piloto" foi James Bond, no filme da saga do agente 007 “GoldenEye”. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e o BMW Z3 foi o fiel companheiro de Pierce Brosnan nas cenas mais dinâmicas. Curiosamente, o carro que aparece no filme está exposto no Museu da BMW em Munique.

Ainda em 1995, foi lançada no mercado americano uma edição limitada chamada Z3 James Bond Edition, com apenas 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15.000 unidades) já estava vendida.

Um design que segue a fórmula dos roadsters da BMW

A carroceria do BMW Z3 foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do BMW Série 5 E39 e do Série 3 E90. O Z3 seguiu a clássica fórmula dos roadsters da BMW: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro.

Sem dúvida, o Z3 foi um digno sucessor, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950. Seu design combinava perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as aberturas laterais (brânquias). Atualmente, o design do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo conta com clubes de fãs ao redor do mundo.

Uma gama de motores completa

Quando foi lançado, o BMW Z3 vinha com motores de quatro cilindros, de 115 cv (M43B18) e 143 cv (M44B19). Em abril de 1997, chegou o inesquecível motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros com 193 cv (M52B28). Além disso, a divisão BMW M apresentou o Z3 Roadster M com motor S50B32 de 3,2 litros e 321 cv. Com esse propulsor, o mesmo do BMW M3 E36, o Z3 tornou-se um verdadeiro esportivo de alto desempenho.

Em 1999, já haviam sido vendidas quase 170.000 unidades do Z3, e o modelo recebeu um leve facelift, com uma traseira mais musculosa, novas lanternas traseiras e uma dianteira com faróis de bordas cromadas que lhe davam um visual mais sedutor. Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1,9 litro (M43B19) de 117 cv, os seis cilindros 2,0 litros (M52B20) de 150 cv e o 2,2 litros (M52B22) de 170 cv. No topo da gama estavam os seis cilindros de 3,0 litros (M52B30) de 231 cv e a versão M com 325 cv (S54B32).

BMW Z3 Coupé: uma carroceria especial

Dentro da história do Z3, merece destaque a versão Coupé, lançada no verão de 1998. Sua traseira tão peculiar remete ao lendário BMW 328 Sportcoupé, com o qual Huschke von Hanstein e Walter Bäumer venceram a Mille Miglia de 1940. Atualmente, o BMW Z3 Coupé é um carro cultuado, com cerca de 18.000 unidades fabricadas.

Os Z3 Coupé foram vendidos apenas com motores de seis cilindros: o Z3 Coupé 2.8i de 193 cv, o 3.0i de 231 cv e as versões M com 321 e 325 cv. Curiosamente, o Z3 M Coupé foi o carro de segurança utilizado na MotoGP durante a temporada do ano 2000. Outro fato curioso é a versão “Millennium Edition”, sorteada entre leitores de uma revista automotiva alemã.

Na carroceria roadster, existe uma unidade única e muito especial: o Z3 M V12. Este exemplar, com motor V12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3.

A BMW também produziu algumas versões especiais Individual, com combinações exclusivas de cores e equipamentos. Algumas dessas edições são “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”. Mais comuns foram as versões Sport Edition, disponíveis nos Z3 1.9i, 2.2i e 3.0i. Essa edição especial trazia rodas de 17 polegadas (modelos Style 42 ou Style 78), suspensão rebaixada (1,5 cm a menos que um Z3 normal), diferencial auto blocante traseiro e interior com bancos esportivos e detalhes M.

O BMW Z3 já é um clássico

A última unidade fabricada na planta de Spartanburg saiu da linha em 28 de junho de 2002 e está exposta no museu da fábrica. Sem dúvida, uma homenagem a um roadster que proporcionou aos seus motoristas todo o prazer de dirigir característico da BMW. Os entusiastas dos carros esportivos já há alguns anos consideram o BMW Z3 um clássico, e 2025 foi uma data muito especial, marcando seus 30 anos.

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