segunda-feira, 5 de maio de 2025

EBAA: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES DE CARROS ANTIGOS

O maior evento da América Latina de autos antigos é gratuito para visitação 

Expositores e vendedores de carros antigos podem inscrever seus modelos no 10º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), maior encontro de automóveis clássicos da América Latina. O evento é gratuito para o público em geral e acontece de 19 a 22 de junho em Águas de Lindoia, interior de São Paulo.

A expectativa da organização é reunir mais de 500 mil visitantes e 2 mil expositores e comerciantes durante o encontro. As inscrições para exposição e venda serão feitas exclusivamente no site do Encontro, que pode ser acessado no link https://www.encontroaguasdelindoia.com.br/inscricoescomveiculo2025. Só poderão ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais. Vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1995 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta, ou atestado de originalidade ou originalidade comprovada pela organização.

Na edição de 2024, o encontro atraiu mais de 500 mil visitantes nos quatro dias do evento e participaram 1,7 mil colecionadores de carros antigos (1 mil expositores e 700 vendedores). Realizado desde 2014 por Mingo Abonante e Junior Abonante, proprietários da Relicário Autos Antigos, em parceria com a BJ Eventos, o EBAA completa em 2025 um total de 10 anos de evento anual e se tornou uma atração tradicional da cidade. Além da exposição e venda de autos antigos, as atrações do Encontro incluem feira de peças, shows musicais e feira gastronômica.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento. Já estamos preparando tudo para que a edição de 2025 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, disse Mingo Abonante, presidente do EBAA.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a décima edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilão, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Serviço
Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia
De 19 a 22 de junho
Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindoia (SP).
Inscrições pelo site oficial, para colecionadores e interessados na venda de veículos avulsos.
Visitação gratuita e aberta ao público.

EBAA de Águas de Lindóia
Betini Comunicação

sábado, 3 de maio de 2025

98 ANOS DE LEGADO: VOLVO CARS RELEMBRA MARCOS E INOVAÇÕES QUE REVOLUCIONARAM (NÃO SÓ) A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA.

Em abril, a marca completou mais um ano de uma trajetória dedicada a tornar a vida das pessoas mais segura e sustentável

Volvo EX 90

A linha do tempo da Volvo Cars se funde com a história da indústria automobilística. Desde a sua criação, em 14 de abril de 1927, quase um século se passou com inovações que revolucionaram o universo automotivo. Especialmente quando se fala em segurança, que junto ao cuidado com as pessoas, a qualidade, tecnologia, design e sofisticação, é a principal característica que define os carros da marca, como afirmou Gustaf Larson, co-fundador da Volvo: “Os carros são dirigidos por pessoas. O princípio orientador por trás de tudo o que fazemos é, e deve continuar sendo, a segurança”.

Para destacar o legado de 98 anos até chegar ao recém-lançado em solo brasileiro Volvo EX90, considerado o carro mais seguro já produzido pela marca sueca, mergulhamos nessa história para relembrar algumas das muitas inovações implementadas e mostrar como, ao longo do tempo, a marca ajudou a transformar a vida das pessoas - dentro e fora dos carros - para melhor, tornando mais segura e sustentável.

1959 - Cinto de segurança de três pontos

Quando o assunto é segurança, a Volvo é, sem dúvidas, uma referência no setor. Parte desse reconhecimento deve-se ao indispensável cinto de segurança de três pontos. O item, hoje obrigatório em todos os veículos, foi desenvolvido pelo engenheiro sueco Nils Bohlin, em 1959, quando trabalhava na montadora escandinava. Seguindo seu compromisso de priorizar a vida e a segurança das pessoas, a Volvo abriu mão da patente para que todos pudessem se beneficiar, independentemente do carro que dirigissem. Desde então, estima-se que mais de um milhão de vidas tenham sido salvas.

1976 - Sonda Lambda

O DNA inovador e o compromisso da Volvo com a segurança vão além da preocupação com as pessoas e se estendem também ao futuro e à segurança do planeta. A Volvo foi a primeira a introduzir um conversor catalítico de três vias com o sensor Lambda em seus veículos, começando com o modelo Volvo 240, permitindo uma redução de até 90% das emissões nocivas de gases. Uma invenção importante que, até hoje, continua sendo parte integrante de todos os carros com motores a combustão.

1976 - Elbil: primeiro carro elétrico da Volvo

A eletrificação está cada vez mais em pauta nos dias atuais e muitas montadoras começaram a olhar para o tema nos últimos anos. Na Volvo, esse assunto não é de hoje. A marca lançou seu primeiro carro elétrico há quase 50 anos. O Volvo Elbil, que significa “carro elétrico” em sueco, chegou na década de 70 e, já naquela época, o texto divulgado enfatizava a importância de carregar os automóveis com eletricidade neutra para o clima.

1998 - WHIPS (Whiplash Protection System)

Outra grande inovação de segurança da Volvo foi o Sistema de proteção contra lesões cervicais, que está presente em todos os carros da marca e ajuda a reduzir o risco de lesões causadas pelo "efeito chicote", caso ocorra uma batida na traseira do carro. Graças ao design inteligente do assento e do apoio de cabeça, que se move junto com o passageiro, o WHIPS proporciona um suporte uniforme e absorção de energia em caso de impactos.

2019 - Iniciativa E.V.A. (Equal Vehicles for All) - Veículos Iguais para Todos

A Volvo desenvolve carros para que sejam igualmente seguros para todos, independentemente de sexo, idade, altura, forma ou peso. Com o objetivo de que toda a indústria siga esse mesmo princípio, desde 2019, com a iniciativa E.V.A., a Volvo passou a compartilhar mais de 50 anos de pesquisa e conhecimento em segurança, tornando esses dados acessíveis em uma biblioteca digital e disponíveis para qualquer pessoa baixar.

2024 - Time’s Best Inventions of 2024: sistema de compreensão do motorista

Presente no recém-lançado Volvo EX90, o sistema de compreensão do motorista foi reconhecido pela Revista Time como uma das melhores invenções de 2024. O recurso de segurança pioneiro usa tecnologia de detecção em tempo real para entender se o motorista está cansado ou distraído e, assim, intervir e dar o suporte necessário. Em último caso, o EX90 pode parar o carro com segurança e sinalizar os demais motoristas com luzes de emergência.

Para Mirella Cambrea, diretora de Marketing da Volvo Car Brasil, que trabalha na montadora desde que saiu da faculdade, é motivo de orgulho fazer parte de uma marca com tamanho impacto na indústria e na vida das pessoas.

“Essas são apenas algumas dentre tantas inovações e iniciativas importantes que mostram a solidez da Volvo desde que o primeiro ÖV4 foi para a rua em Gotemburgo, na Suécia, até os dias atuais, em que nos tornamos referência em segurança e uma das empresas que vêm liderando a transição energética dentro do setor automotivo. É muito significativo contar e fazer parte dessa história”, explica.

Volvo Cars em 2024 

Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.

Grupo Volvo Car

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.

“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.

Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).

Volvo Car Brasil

A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

BMW ADOTA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO IMPULSIONADORA DA QUALIDADE NA PLANTA DE REGENSBURG

A inteligência artificial (IA) pode tornar o controle de qualidade na produção de veículos mais eficiente, rápido e confiável? Uma solução de software desenvolvida na planta do BMW Group em Regensburg como parte do projeto piloto “GenAI4Q” está tornando isso possível. No centro dessa solução está uma IA que oferece recomendações de inspeção personalizadas para os aproximadamente 1.400 veículos produzidos diariamente.

“O uso da inteligência artificial impulsiona a transformação digital da produção do BMW Group rumo a uma planta conectada de forma inteligente; por exemplo, estamos utilizando IA no controle de qualidade da montagem de veículos. Dessa forma, estamos otimizando nossos processos produtivos e gerando valor agregado para nossos produtos e, em última instância, para nossos clientes”, afirma Armin Ebner, Head da planta do BMW Group em Regensburg.

Os veículos da BMW atendem aos mais altos padrões de qualidade. Para garantir isso, a planta de Regensburg realiza inúmeros testes de qualidade ao longo do processo de produção. Pouco antes de deixarem a planta, os veículos passam por uma inspeção final: especialistas treinados examinam cada veículo concluído mais uma vez para garantir que estejam de acordo com os padrões de qualidade premium.

Um novo veículo sai da linha de montagem de Regensburg a cada 57 segundos. Cada unidade é construída de acordo com as especificações individuais do cliente para o mercado global. Diferentes tipos de motorização são fabricados de forma flexível na mesma linha de produção — desde veículos com motores a combustão até híbridos plug-in e modelos totalmente elétricos, além de inúmeras variantes de modelos e equipamentos. Praticamente, não há dois veículos iguais. “Nossa ferramenta de IA gera um catálogo de inspeção individual para cada veículo específico de cliente”, explica Rüdiger Römich, responsável pelo teste de pista e acabamento na montagem de veículos em Regensburg.

A IA analisa grandes volumes de dados para criar essas especificações personalizadas. Isso inclui não apenas dados do veículo, como modelo e variantes de equipamento, mas também dados de produção em tempo real para cada unidade. Ao reconhecer padrões e correlações, o sistema de IA determina de forma rápida e automática o escopo da inspeção e o organiza de maneira inteligente, na ordem correta, dentro de um aplicativo de smartphone. Römich: “A usabilidade intuitiva facilita o registro de ocorrências. Os colaboradores também podem acessar funções adicionais quando necessário; por exemplo, um ícone de microfone no aplicativo ativa a gravação de voz.” A IA também gerencia o reconhecimento de voz e a transcrição utilizando codificação padronizada.

A inspeção de qualidade baseada em IA foi desenvolvida na planta do BMW Group em Regensburg em colaboração com a startup de Munique Datagon AI.

BMW Group Brasil
Jeffrey Group

sexta-feira, 2 de maio de 2025

SUCESSO DE VENDAS DO TANK 300 FAZ GWM BRASIL ESTENDER VALIDADE DO PREÇO PROMOCIONAL

Primeiro SUV híbrido plug-in com proposta de luxo off-road da GWM, o Tank 300 foi lançado há menos de um mês e já se tornou um sucesso no mercado brasileiro. A procura do público foi tão grande que a GWM Brasil decidiu estender o período de validade do preço especial de lançamento, que deveria ter se encerrado no dia 1º de maio.

 Apresentado oficialmente em 4 de abril, o GWM Tank 300 2025/2026 bateu todas as previsões de venda da autotech. Na primeira semana, o modelo já havia somado 518 unidades vendidas, superando os 500 veículos previstos para o primeiro mês. Agora, em apenas 25 dias o SUV atingiu mais de 1.000 unidades comercializadas.

Com essa demanda tão alta, o primeiro lote do Tank 300 esgotou-se rapidamente e algumas concessionárias estão enfrentando fila de espera. Em respeito aos clientes que buscam finalizar a compra com o preço especial de R$ 333.000, a GWM Brasil anuncia que vai estender o período de validade desse preço o suficiente para regularizar o abastecimento de todas as 101 concessionárias da GWM espalhadas pelo Brasil.

“A GWM sempre acreditou no potencial do Tank 300, porque não existe no segmento outro SUV híbrido de luxo com esse nível de eletrificação, performance e capacidade off-road. Mas confesso que não esperávamos tamanha procura. E é justamente pelo respeito ao consumidor que confiou na qualidade dos produtos da GWM que resolvemos estender o prazo da condição especial de pagamento. Precisamos premiar o cliente que acredita na marca e quer embarcar nesse lançamento que mal chegou e já mostrou ser sucesso de vendas”, explica Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil.

Uma nova referência no mercado

Com a proposta de um verdadeiro “luxury adventure”, o GWM Tank 300 chega para redefinir os padrões do segmento, unindo força bruta, sofisticação e alta tecnologia. Projetado para encarar os mais diversos terrenos, o SUV entrega uma experiência única ao motorista, seja no asfalto ou fora dele.

O modelo se destaca por seu design robusto e imponente, além de um interior que surpreende pela elegância, acabamento premium e recursos tecnológicos de ponta. Ele traz bancos revestidos de genuíno couro Nappa com massagem, ventilação e aquecimento, além de painéis das portas com costura padrão diamante, acabamento premium em soft touch, console central climatizado, aquecimento do volante de couro, que traz paddle shift integrado, e o som de alta fidelidade, com 9 alto-falantes e 640 W RMS de potência.

Força híbrida e desempenho surpreendente

O Tank 300 é equipado com um conjunto híbrido plug-in de última geração, composto por um motor 2.0 turbo a gasolina de injeção direta e um motor elétrico, conectados a um câmbio automático de 9 marchas. Juntos, entregam 394 cv de potência e impressionantes 750 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

A bateria de 37,1 kWh garante até 75 km de autonomia no modo 100% elétrico segundo o padrão Inmetro, e até 106 km pelo ciclo WLTP. Além disso, o modelo é o único SUV híbrido abaixo dos R$ 600 mil no mercado nacional com capacidade de recarga rápida DC de até 50 kW, permitindo carga de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Em corrente alternada (AC), a recarga é feita com até 6,6 kW.

O sistema de tração 4x4 conta com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, diferencial traseiro e central, montados na plataforma Hi4-T de carroceria sobre chassi de picape. Todo esse aparato off-road é comandado pelo Sistema Todo-Terreno (ATS), recurso eletrônico que oferece 9 modos de condução.

Um SUV completo para todos os estilos

Mais do que um veículo off-road, o Tank 300 foi pensado para ser versátil: atende ao aventureiro de fim de semana, ao motorista urbano que valoriza luxo e tecnologia, e à família que busca segurança e conforto em viagens longas. Essa combinação de atributos o torna um SUV único no mercado brasileiro, reunindo o melhor de vários mundos: robustez, inovação, desempenho e sofisticação.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

SETOR PRIVADO INVESTE R$ 1,3 MILHÃO EM TECNOLOGIA PARA REFORÇAR FISCALIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS PELA ANP

Com um investimento na ordem de R$ 1,3 milhão, o setor privado vai auxiliar no reforço da fiscalização de combustíveis no país.

O Instituto Combustível Legal (ICL), o Sindicom, a Ubrabio, a Aprobio e a Abiove se uniram para financiar a compra de cinco espectrofotômetros, aparelhos de última geração que analisam em campo o percentual de mistura de biodiesel no diesel, além de detectar a presença de metanol na gasolina.

Os equipamentos, que serão entregues à ANP nas próximas semanas, prometem dar mais agilidade e precisão às inspeções em bombas e tanques por todo o Brasil. Além da aquisição dos aparelhos, a parceria também prevê compartilhamento de informações de inteligência do setor com o time da agência reguladora.

A expectativa é reforçar o combate às fraudes no mercado de combustíveis e garantir mais segurança e qualidade para o consumidor.

Atualmente, o mercado de combustíveis sofre um prejuízo de R$ 15 bilhões anuais por conta de fraudes operacionais.

FSB Comunicação

HYUNDAI MOBIS DESENVOLVE SISTEMA DE BATERIA COM RECURSO INTEGRADO DE COMBATE A INCÊNDIO

Sistema foi desenvolvido com materiais resistentes ao calor

Os incêndios em veículos elétricos são mais perigosos, em comparação com os veículos a combustão, porque a bateria de íons de lítio pode liberar calor, gases e líquidos inflamáveis. Além de serem difíceis de controlar e liberarem substâncias tóxicas, esses incêndios apresentam alto risco de recomeçar, especialmente em temperatura elevada ou se houver vazamento de materiais inflamáveis.

Em razão disso, a Hyundai Mobis  desenvolveu uma nova tecnologia capaz de combater um possível incêndio por meio da emissão de um agente extintor de incêndio, quando uma célula da bateria pega fogo. Essa é a primeira tecnologia que pode evitar o descontrole térmico, impedindo que o calor seja espalhado.

Os principais países da Europa, e também China e Índia, determinaram que o descontrole térmico seja interrompido por pelo menos cinco minutos após a faísca inicial da célula da bateria, enquanto alguns países estão reforçando suas regulamentações para evitar que a transferência térmica ocorra em primeiro lugar. Dessa forma, a expectativa é de que o conjunto do sistema de baterias (BSA) da Hyundai Mobis com recurso de combate a incêndio em nível de célula esteja em destaque como tecnologia de segurança de última geração no mercado global.

O BSA desenvolvido pela Hyundai Mobis consiste em um sistema de gerenciamento de bateria (BMS), um hardware composto por um dispositivo de combate a incêndio e uma caixa de bateria, além da lógica de software que os controla.

Com base nos dados coletados em tempo real pelos sensores, ele analisa a temperatura e a tensão da bateria, bem como a pressão dentro do sistema da bateria, para determinar qualquer anormalidade. Em seguida, ele define o local onde o agente extintor será aplicado e comanda a operação do dispositivo de combate ao incêndio.

O sistema de bateria é equipado com um agente extintor de incêndio com capacidade cinco vezes maior que a de um extintor doméstico de 3,3 kg. A substância é composta por propriedades de resfriamento, isolamento e permeabilidade, além de ser inofensivo ao meio ambiente e ao corpo humano.

A Hyundai Mobis também solicitou três patentes nacionais e internacionais, incluindo uma caixa de bateria e um dispositivo de combate a incêndio. Elas também incluem tubulação para agentes extintores de incêndio e design que permite a aplicação de alta pressão.

“À medida em que surgem veículos elétricos de grande porte com maior autonomia de condução, os padrões de segurança para sistemas de bateria estão se tornando mais rigorosos”, disse Park Yong Jun, vice-presidente do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Bateria da Hyundai Mobis. “Integraremos hardware e software para desenvolver sistemas de bateria avançados que atendam e superem os padrões globais, e os apresentaremos ao mercado global.”

Recentemente, a Hyundai Mobis também desenvolveu um novo material que evita o superaquecimento da bateria, a tecnologia “Pulsating Heat Pipe” (PHP), que reduz a temperatura interna da bateria que aumenta durante o carregamento rápido.

Até o momento, não há previsão para chegada dessas novas tecnologias nos veículos produzidos em território brasileiro.

Hyundai Mobis Brasil

Fundada em 1 de julho de 1977, a Hyundai Mobis é uma empresa do Grupo Hyundai, que fabrica peças automotivas com sede em Seul, Coreia do Sul. Ao oferecer produtos, tecnologias e serviços de alta qualidade, a Hyundai Mobis fortaleceu sua posição no setor de peças automotivas para se tornar o sexto maior fornecedor global de peças automotivas em 2023. Atualmente, a Hyundai Mobis conta com mais de 30.000 colaboradores, sendo que mais de dois terços desse total se encontra fora da Coreia, nas filiais ao redor do mundo. No Brasil, a Hyundai Mobis teve sua planta estabelecida no ano de 2012 no Parque Automotivo de Piracicaba (SP), iniciando suas atividades em setembro do mesmo ano. Com mais de 600 funcionários, a Hyundai Mobis possui três unidades operacionais e uma administrativa no País. Visite o site institucional.

Hyundai Mobis Brasil
Ozonio Propaganda

CIDADES BRASILEIRAS DEBATEM FUTURO DA MOBILIDADE COM FOCO EM FROTAS DE ÔNIBUS ELÉTRICOS

Parte dos 100 novos ônibus elétricos entregues recentemente para a cidade de São Paulo. Foto: Divulgação.

As emissões do setor de transportes seguem em alta e representam um risco crescente à saúde pública e ao clima global. Estima-se que os impactos à saúde causados por essas emissões superem 1 trilhão de dólares por ano. Na América Latina, onde os ônibus urbanos são o principal modo de transporte para milhões de pessoas, a maioria da frota ainda é movida a diesel — uma tecnologia altamente poluente.

Nesse contexto, a eletrificação do transporte coletivo surge como um caminho fundamental para tornar as cidades mais limpas, saudáveis e resilientes, além de apoiar as metas climáticas nacionais.

Com foco nessa transformação, a Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), co-liderada pelas organizações C40 Cities e Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), lidera duas iniciativas, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de maio: o lançamento do estudo de caso "Implantação de Ônibus Elétricos na Cidade de São Paulo" e o 2º Encontro do Ciclo de Capacitações em Eletromobilidade, em parceria com o Ministério das Cidades (MCID) e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

As ações acontecem durante a edição 2025 do LATAM Mobility Brasil. E este 2º Encontro ocorrerá nos dois dias do evento, com uma programação que trará sessões técnicas, apresentações e momentos de troca entre as cidades brasileiras, explorando os principais desafios e oportunidades da eletromobilidade no transporte coletivo.

Já no dia 7 de maio, às 11h, está prevista a realização de um painel sobre a experiência da cidade de São Paulo na implementação técnica e de engenharia de frotas elétricas. Após esse painel, será lançada oficialmente a publicação “Implantação de ônibus elétricos na cidade de São Paulo”, que estará disponível virtualmente.

O estudo inédito detalha a experiência da capital paulista — que possui a maior frota de ônibus urbanos do país, com mais de 13 mil veículos, dos quais 789 já são elétricos — e oferece um panorama técnico sobre os desafios, aprendizados e avanços da eletrificação. O estudo é voltado a gestores públicos e operadores de transporte de toda a América Latina, com o intuito de fornecer um passo a passo de como chegar na eletrificação da frota.

A atividade contará com representantes de diversas cidades e Estados de todas as regiões do Brasil, oferecendo suporte técnico a municípios contemplados pelo programa de Renovação de Frota do PAC, além de cidades com projetos estruturados para a transição energética do transporte público.

“Estamos passando por um novo momento na mobilidade urbana, com a chegada dos ônibus elétricos em cidades de todas as regiões do país. O papel do governo é justamente entender as necessidades dessas cidades e como proporcionar oportunidades para a obtenção dos recursos necessários para a ampliação da frota elétrica”, destaca Marcos Daniel, Diretor da SEMOB/MCID.

Acompanhe a eletrificação do transporte na América Latina pelo site e-BusRadar.

O LATAM Mobility é um dos eventos mais relevantes da América Latina voltado à mobilidade urbana sustentável, reunindo autoridades governamentais, empresas, especialistas e organizações da sociedade civil para debater e impulsionar a transformação dos sistemas de transporte público na América Latina. A programação busca fortalecer parcerias entre diversos setores e acelerar a descarbonização da mobilidade, com foco na construção de cidades mais eficientes, acessíveis e resilientes. Clique aqui para mais informações sobre o evento.

A Parceria ZEBRA é coliderada pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil) e pela C40 Cities. A iniciativa atua para acelerar a adoção de ônibus zero emissão na América Latina por meio de suporte técnico, articulação institucional e disseminação de boas práticas.

ICCT Brasil O Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil) é uma organização independente fundada para fornecer aos governos e reguladores ambientais pesquisas e análises técnicas imparciais de alta qualidade. Nossa missão é melhorar o desempenho ambiental e a eficiência energética do setor de transportes rodoviário, marítimo e aéreo, a fim de beneficiar a saúde pública e mitigar as mudanças climáticas.

A C40 Cities conecta quase 100 das principais cidades do mundo comprometidas em promover ações climáticas ousadas para criar um futuro mais saudável e sustentável para todos. Os prefeitos das cidades do C40 estão engajados em cumprir as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris em nível local, bem como em limpar o ar que respiramos.

LVBA Comunicação

quinta-feira, 1 de maio de 2025

NOVO NIVUS GTS INAUGURA O RESGATE DA ESPORTIVIDADE NA VOLKSWAGEN

O Novo Nivus GTS é o primeiro lançamento do trio de esportivos que a Volkswagen prepara para o Brasil em 2025. Com a missão de resgatar a esportividade da marca, o cupê 100% brasileiro traz a icônica sigla para um SUVW pela primeira vez na história, o que faz o modelo já iniciar sua trajetória como mais um carro icônico da marca.

Conhecido por seu visual esportivo e dinâmica afiada, o Novo Nivus sempre teve em seu DNA um toque diferenciado. Agora, com a chegada da versão GTS, o SUVW se destaca ainda mais. Para atender ao pedido do público, o consagrado motor 250 TSI, 1.4l turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm estreia no Nivus, permitindo um desempenho ainda maior para o modelo. O câmbio automático de seis marchas completa o conjunto mecânico, sendo que as trocas podem ser feitas de maneira manual na alavanca ou no paddle shift atrás do volante.

Elogiado e conhecido pelo público brasileiro, o motor 250 TSI está acompanhado por uma nova calibração dinâmica. Para fazer jus ao nome GTS, a versão esportiva do Novo Nivus passou por um trabalho extenso no departamento de engenharia da Volkswagen do Brasil para aprimorar ainda mais o seu desempenho - que já é uma referência na categoria nas demais versões -, principalmente no conjunto de suspensão, além de uma nova calibração no sistema de ESC.

Dessa forma, o comportamento do Novo Nivus GTS ficou ainda mais acertado, principalmente por conta da potência extra. A segurança, fundamental para a Volkswagen, também não foi deixada de lado, já que a versão traz freio a disco nas quatro rodas, assim como acontece nas demais configurações do Novo Nivus. O sistema de direção também marca presença, mas devidamente calibrado para o desempenho esportivo do modelo.

De série, o modelo conta com o pacote ADAS, que inclui o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), a frenagem autônoma de emergência (AEB), o assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e o assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist). Há ainda seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), além do bloqueio eletrônico (EDS).

Detalhes exclusivos do GTS


Para destacar a esportividade do Novo Nivus GTS, diversos detalhes exclusivos foram pensados para o modelo. Visualmente, a versão esportiva se destaca pelos detalhes em vermelho, que podem ser vistos na parte inferior do para-choque e nos detalhes internos. A icônica sigla GTS também marca presença, sendo inserida na grade frontal, tampa traseira, alinhada com o logotipo da VW, e nas laterais. Os retrovisores externos são pintados em Preto Ninja.

A iluminação em Full LED deixa o visual moderno e fornece uma assinatura exclusiva na dianteira e traseira, ainda contribuindo com alcance de 130 metros para o motorista em qualquer situação. Para as rodas, a opção de 18 polegadas (com pneus 215/45) são inéditas e exclusivas para o GTS, desenhadas pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, comandado por José Carlos Pavone.

O interior do Novo Nivus GTS foi repaginado para a versão esportiva. Os bancos contam com um revestimento premium, mas os dianteiros ganham um formato exclusivo, pensado para transmitir esportividade no toque, ao mesmo tempo que abraçam melhor o corpo dos ocupantes. O revestimento dos bancos é exclusivo para a versão, com o logotipo GTS estampado nos bancos dianteiros. No painel, um aplique em acabamento premium leva o icônico logotipo GTS no lado do carona, enquanto todo o revestimento do teto foi escurecido. Detalhes em vermelho completam o toque esportivo.

A conectividade também está presente no SUVW esportivo, com a central multimídia VW Play Connect, que tem internet embarcada e permite o uso de aplicativos diretamente em sua tela, sem a necessidade do uso de smartphones. Entretanto, a central é compatível com espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e há ainda carregador por indução para os celulares no painel do Novo Nivus GTS, e com saída de ar para manter o aparelho resfriado.

O painel de instrumentos 100% digital, oferece uma tela de 10,25 polegadas para completar o pacote tecnológico do modelo. Especialmente para a versão GTS, a tela recebeu detalhes exclusivos em vermelho, além de um novo grafismo.

E como não poderia ser diferente em uma versão esportiva, o Novo Nivus GTS tem diferentes modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Neste último, é possível configurar diversos parâmetros para combinar características dos três modos de condução. As configurações podem ser feitas de maneira rápida diretamente na tela da VW Play Connect.

Cores


O Novo Nivus GTS está disponível em cinco cores, com quatro delas trazendo a combinação bicolor. São elas: Branco Cristal, Cinza Moonstone, Vermelho Sunset e Azul Titan, que contam com o teto pintado em Preto Ninja. Para quem deseja um visual totalmente escurecido, há a opção Preto Ninja, que deixa toda a carroceria nesta tonalidade.

Legado histórico dos esportivos GTS

Toda a família de esportivos da Volkswagen marcou época na memória do público brasileiro. O Novo Nivus GTS chega para preencher mais um capítulo dessa sigla icônica, que marca presença no Brasil desde o VW Passat GTS, que estreou em 1983, e passou a ser chamado de Passat Pointer GTS no ano seguinte.

Alguns anos depois, ainda na década de 1980, o VW Gol ganha sua versão GTS, que ficou em linha entre 1987 e 1994, conquistando o coração dos brasileiros que já eram apaixonados pelo carro mais vendido da história do Brasil.

Resgate da esportividade

O Novo Nivus GTS é o primeiro lançamento esportivo de 2025, inaugurando o resgate da esportividade. Ele, ao lado do Novo Jetta GLI e do Novo Golf GTI, inaugura a família de esportivos da marca: a VW Legends.

Além dele, a Volkswagen ainda prepara o lançamento do Novo Jetta GLI, além do retorno de um dos carros mais amados pelos brasileiros, o Novo Golf GTI, que chegará em sua geração mais recente e mais potente do que nunca.

Volkswagen do Brasil
Comunicação e Sustentabilidade

MODERNO COMPLEXO INDUSTRIAL DA NISSAN EM RESENDE (RJ) PASSA POR TRANSFORMAÇÃO PARA PRODUZIR O NOVO KICKS

O Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, é um dos mais jovens e modernos da marca japonesa no mundo, mesmo assim, para produzir o novo Nissan Kicks, a unidade passou por uma forte transformação. Para produzir um SUV tão diferenciado e tecnológico, foram mais de dois anos de preparação, indo além das linhas de produção. Uma evolução que foi resultado dos investimentos de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo em novos projetos no Brasil.

Todas as áreas do centro de produção brasileiro passaram por adaptações. Naturalmente, as fábricas de veículos e de motores foram as mais impactadas, porém, nenhuma área ficou imune. Por exemplo, a área de plásticos, onde são injetadas e pintadas peças específicas, recebeu uma nova injetora e novos equipamentos, como corte a laser e soldagem plástica por ultrassom. Já a logística interna foi reformulada com a readequação ou criação de novos espaços de armazenamento, para agilizar ainda mais a cadência de produção.

A fábrica de motores ganhou novos robôs, equipamentos e postos de trabalho, com o objetivo de aumentar ainda mais a qualidade dos processos e reduzir o esforço dos funcionários nas operações. Assim, a linha recebeu novos robôs para controlar o torque dos parafusos, um equipamento específico para fixação do turbo e sistemas de testes e avaliações do novo motor.

Na unidade de produção de veículos, vários espaços novos foram criados e muitos dos existentes foram modificados, principalmente na área de Carroceria, onde as diferentes peças da estrutura de base são fixadas e começam a dar forma ao carro. Nela, o nível de automação passou de 52% para 85%.

No total, foram instalados 98 novos robôs e criados 297 novos postos de trabalho no Complexo Industrial de Resende. A unidade também ganhou 29 novos AGVs (Automatic Guided Vehicles) totalizando agora 202 unidades desses pequenos robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas, fazendo com que a operação seja mais flexível, segura e silenciosa.

Além disso, 1.228 novos equipamentos e dispositivos foram adotados nas mais diferentes áreas do centro de produção.

Essa evolução em uma linha já moderna se deve ao avanço tecnológico dos projetos que serão produzidos no complexo brasileiro. Tanto que, além de todos os equipamentos e robôs instalados, vários processos foram revistos e mais de 100 funcionários foram enviados para treinamentos no Japão, e outros foram treinados em países como México, Inglaterra e Estados Unidos. Na rota inversa, mais de 40 estrangeiros vieram para o Brasil para dar suporte nas obras e treinar as equipes locais para a produção do novo Nissan Kicks.

A evolução para a produção do novo Nissan Kicks também envolveu muitas outras empresas e suas equipes. Nesses anos de preparação, a marca japonesa contou com o suporte de mais de 70 fornecedores, somando o apoio de 2.500 pessoas.

“Foi uma transformação que exigiu muito trabalho e dedicação de todas as equipes para deixar a fábrica pronta para produzir o novo Nissan Kicks, um carro que chega para revolucionar o mercado. Tudo foi pensado para garantir o nosso DNA japonês de qualidade e tecnologia com o foco em oferecer a melhor experiência aos brasileiros”, explica Marco Biancolini, diretor sênior de Engenharia e Processos de Manufatura da Nissan do Brasil, responsável pelos novos projetos do Complexo Industrial de Resende.

Uma unidade que, agora, está ainda mais moderna e terá seu time reforçado com mais 400 funcionários, conforme anunciado pela Nissan durante a cerimônia que marcou o início de produção do novo Kicks. Eles vão se somar ao time de manufatura para garantir o aumento da cadência de produção local.

Assim, durante o mês de abril, as equipes do complexo seguem os preparativos finais para a evolução gradativa da cadência de produção em série do novo Nissan Kicks, sem comprometer o ritmo de manufatura do Kicks Play, que também é feito em Resende. Afinal, a nova geração do modelo chegará ao mercado nacional nos próximos meses para conviver com o já consagrado Kicks Play, ampliando assim as opções que a marca disponibiliza para o consumidor brasileiro.

Complexo Industrial de Resende: 11 anos de atividades

Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Atualmente, a unidade conta com cerca de 2.200 funcionários da Nissan, ainda sem as novas contratações anunciadas recentemente. Esse número, porém, ultrapassa 3.000 pessoas incluindo funcionários de fornecedores que atendem a produção ou prestam serviços internos. Essa equipe garante que a manufatura atue, atualmente, em dois turnos.

Nissan Brasil

MARCOPOLO CRESCE NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, COM AVANÇO DE 68% NA RECEITA LÍQUIDA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Companhia também se destacou nas exportações a partir do Brasil, com avanço de 86,3% no período

Ônibus Marcopolo Attivi Integral

A produção total da Marcopolo no primeiro trimestre de 2025 foi de 3.294 unidades, crescimento de 1% na comparação com o mesmo período de 2024. Do total, 2.748 unidades foram feitas no Brasil e 546 unidades fabricadas no exterior. O desempenho no período resultou em uma receita líquida de R$ 1,7 bilhão, incremento de 1,3% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

No primeiro trimestre, o mix de vendas da companhia se concentrou em modelos rodoviários dedicados ao fretamento, veículos urbanos leves, micro-ônibus e Volares. Como destaque, a Marcopolo realizou a entrega de 32 carrocerias Attivi – modelo elétrico – para a cidade de São Paulo, parte de um lote maior que deve seguir com volumes adicionais ao longo de 2025.

A companhia se destacou na atuação internacional, com o crescimento de mercados relevantes, como a Argentina (Metalsur), com oportunidades de negócios no segmento de veículos rodoviários. Enquanto Austrália (Volgren), México (Polomex) e África do Sul (MASA) seguiram com boas oportunidades de negócios no primeiro trimestre de 2025.

“Enxergamos boas oportunidades para o ano de 2025, com o crescimento de entregas de produtos com maior valor agregado, já a partir do 2T25. Aliado a isso, seguiremos em busca de negócios focados na descarbonização dos transportes, além de investimentos internos em automação industrial e melhorias em produtos já existentes”, pontua Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

Nos três primeiros meses de 2025, a companhia registrou lucro bruto consolidado de R$ 384,3 milhões, com margem de 22,9%, contra R$ 385,3 milhões e margem de 23,3% no 1T24. O EBITDA foi de R$ 262 milhões, com margem de 15,6%, versus um EBITDA de R$ 315,4 milhões e margem de 19% no 1T24.

Caminho da Escola

O programa federal Caminho da Escola também afetou positivamente a performance dos segmentos de micro-ônibus e Volare. No 1T25, foram entregues 692 veículos, sendo 523 micro-ônibus e 169 modelos Volare, que contemplam a licitação realizada em 2023. “Nossa expectativa é de que as entregas se mantenham constantes ao longo de 2025. Esse ritmo de entregas contribuiu com o desempenho da companhia no primeiro trimestre deste ano”, destaca Motta.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

PRIMEIRA PERUA COMPACTA DA FIAT NO BRASIL, PANORAMA COMPLETA 45 ANOS.

Fiat Panorama CL

Em 1980, depois de quatro anos de sua chegada ao mercado brasileiro, a Fiat dava um passo importante na sua história, ao se aventurava no mercado de peruas, um segmento em ebulição na época. A marca que já comercializava o icônico 147, assim como suas variações voltadas para o trabalho, a Pickup e a Furgão, apresentava ao mercado sua primeira perua compacta no Brasil, o Fiat Panorama, modelo que completa 45 anos de existência.

O Panorama chegava junto com a primeira grande reestilização do 147, a chamada linha Europa, que trazia um visual moderno, espaço interno inteligente e um desempenho urbano eficiente. Era a solução ideal para famílias e pequenos empresários que precisavam de espaço, mas não queriam abrir mão da economia e praticidade de um carro compacto.

Desenvolvido com base no Fiat 147, o Panorama era espaçoso e contava com uma grande área envidraçada, o que justificava seu nome. O modelo tinha a carroceria 18 centímetros mais longa que seu modelo de origem, além do teto elevado na seção posterior, depois dos bancos dianteiros, conferindo ao carro um espaço traseiro mais amplo e confortável.

Fiat Panorama CL

Favorecido por manter o estepe junto ao motor, na dianteira, o modelo tinha como outro grande atributo o porta-malas, que tinha capacidade para 730 litros de volume de carga até o teto, sendo que este volume saltava para 1.440 litros, quando o banco traseiro era rebatido.

O Panorama também chegou com melhorias mecânicas como a suspensão traseira mais macia e um novo sistema de lubrificação do câmbio, que tornava o funcionamento da caixa mais suave.  Com acréscimo de peso, na ordem de 25 kg, o motor escolhido para equipar o modelo foi o 1.300, que oferecia 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque no motor a gasolina e 62 cv de potência e 11,5 kgfm de torque com o motor a etanol.

Durante sua curta trajetória, em 1983, o Panorama passou por uma evolução. A partir daquele ano, o modelo ganhou as novidades de design que vieram com a chegada da linha Spazio, como para-choques envolventes em plástico, largas molduras laterais e painel foram totalmente reformulados. O modelo também ganhou câmbio de cinco marchas e passou a ser ofertado com duas versões de acabamento, a C e CL.

Fiat Panorama CL

Em 1986, com a chegada da Elba, o Fiat Panorama parou de ser produzido, dando espaço para a perua derivada da linha Uno, e deixando o legado de ter aberto o caminho para a Fiat neste segmento, onde a marca teve diversos carros icônicos como a Palio Adventure, Tempra SW e Marea Weekend.

Fiat
Stellantis

SCANIA LANÇA NOVO CAMINHÃO A GÁS RH 460 6X4 NA AGRISHOW 2025

Scania RH 460 6x4 X-gas. Foto: Tabata Barbosa | Divulgação Scania

A Scania escolheu a 30ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - para apresentar seu mais novo produto, o caminhão a gás RH 460 6x4 X-gás. Além disso, a marca oferece condições especiais em negócios realizados com preços diferenciados para os caminhões rodoviários e fora de estrada, nos pacotes de Serviços do Scania PRO e nas alternativas financeiras da Locação, do Scania Banco e do Consórcio. Os atendimentos aos visitantes são feitos pelas equipes das Casas Scania Escandinavia, WLM Quinta Roda e P. B. Lopes. O evento será realizado até esta sexta-feira (2 de maio), em Ribeirão Preto (SP).

No estande de 600 metros quadrados da Scania estão expostos quatro caminhões e um motor. Além do novo rodoviário RH 460 6x4 a gás/biometano, o rodoviário Super 500 RH 6x4 (transporte de grãos), o fora de estrada G 560 6x4 XT (canavieiro) e o P 280 6x4 XT – Light Construction, lançado na Fenatran 2024. Além de um propulsor de 13 litros OC 13 (movido a gás e potência de 400 kVA) para geração de energia nas aplicações industriais, lavoura, pecuária, petroquímica e aterros sanitários. Há também o Scania Shop, área para os fãs comprarem os produtos licenciados da marca.

Uma grande iniciativa da Scania sobre o estande foi a parceria com a Eccaplan para receber o Selo Evento Neutro, que reconhece a garantia de práticas mais conscientes. Ou seja, todas as emissões de CO2 relacionadas ao estande da Scania – desde a montagem e desmontagem até o deslocamento da equipe e materiais de cenografia – serão quantificadas e compensadas. Há ainda a certificação Sou Resíduo Zero também em parceria com a Eccaplan. Essa certificação garante que os resíduos descartados durante o evento serão devidamente geridos, promovendo práticas de reaproveitamento e reciclagem.

“O nosso espaço tem sido muito procurado pelo público para conhecer o lançamento da feira, o Scania RH 460 6x4 a gás, que traz a potência de 460 cavalos, o conceito ‘mochilão’ com maior autonomia (até 450km) na tração 6x4, 311 metros cúbicos de volume de gás nos cilindros, e expande ainda mais as possibilidades aos clientes do Agro com veículos movidos a gás e/ou biometano”, diz Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “Teremos duas opções de capacidade máxima de tração (CMT), de 90 toneladas, sem redução nos cubos, e de 150t com redução nos cubos.”

Marcelo Gallao

“Ano passado aqui mesmo na Agrishow mostramos o “irmão” GH 460, prova que temos certeza do sucesso que será no Agro a linha X-gas. Desde dezembro de 2024, a Resolução CONTRAN nº 1.015/2024 autoriza o aumento de uma tonelada no peso permitido por eixo dianteiro de caminhões que utilizam tecnologias de propulsão alternativas ao diesel. Com isso, temos agora a opção pela cabine R, a nossa mais vendida do mercado, de teto alto. Outra vantagem da tração 6x4 é tracionar composições de até 74 toneladas”, conta Gallao. É possível financiar os produtos a gás via CDC Verde, pelo Scania Banco.

“A Agrishow é uma feira muito tradicional. Convidamos os clientes e interessados em conhecer as soluções da Scania com oportunidades atrativas de preços imperdíveis e de pronta entrega de caminhões para diversas aplicações. Além de condições especiais nos serviços, especialmente para os planos de manutenção do Scania PRO, e descontos de até 40% nos valores das peças originais e em kits de reparo”, afirma Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania oferece a melhor solução do mercado com o menor custo total de operação. Por outro lado, com mais um modelo a gás no portfólio realçamos nossa liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável. Desde 2019, a Scania já vendeu 1.500 caminhões da linha a gás no Brasil”, salienta Piccirillo.

Luciano Piccirillo

“Estamos reforçando com os clientes todas as vantagens comerciais dos nossos chassis rígidos e cavalos mecânicos na tração 6x4, por ser a configuração mais utilizada no agronegócio. Não poderíamos deixar de trazer o nosso campeão de vendas, o líder de mercado, o canavieiro Super 560 G XT”, explica Piccirillo. “O sucesso de vendas da nossa linha XT é absoluto. Trouxemos pela primeira vez na Agrishow o novíssimo P 280 para a construção leve, que nas aplicações off-road também pode ser utilizado como veículo de suporte, caminhão pipa ou comboio. É um verdadeiro coringa”.

“Outra boa novidade é o nosso cavalo mecânico rodoviário 6x4 na motorização Super, com a nova potência de 500 cavalos. Escolhemos ofertar a partir deste ano na gama 6x4. Ele forma uma dupla de respeito com o outro Super de 560cv para as composições 6x4. Reforçando que o cardan é reto na linha Super”, explica Marcelo Gallao.

O fora de estrada G 560 6x4 XT (canavieiro) tem 560cv de potência, desenvolve torque de 2.800Nm, e oferece uma capacidade máxima de tração (CMT) de 150 toneladas. Já o rodoviário Super 500 RH 6x4 (transporte de grãos) dispõe de 500cv, 2.650Nm de torque e CMT de 90t. Por fim, o P 280 6x4 XT (Light Construction), é equipado com 280 cavalos, desenvolve torque de 1.200Nm e tem CMT de 150 toneladas.

Serviços Scania: máxima disponibilidade para o Agro

A Agrishow 2025 está sendo palco de uma nova forma de mostrar a eficiência dos Serviços Scania. Há no estande uma estação de serviços, um contêiner especialmente dedicado para as equipes demonstrarem as vantagens Scania de todos os pacotes de soluções do Scania PRO, da Control Tower, Driver Services, Serviços Dedicados, Scania Fit, Sistema de Troca, Scania Assistance (24h) e da conectividade, com simulações online para aumentar a experiência dos clientes.

Linha Scania a gás: seguros e viáveis

As pioneiras soluções a gás e biometano da Scania são plenamente viáveis para o mercado brasileiro e cadeias sucroenergética e do agronegócio. O biometano pode ser gerado de restos de culturas agrícolas, fezes de animais, resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano.

O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Abastecido de biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a até 90%. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população em razão da diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado, que são muito inferiores na comparação ao diesel.

Os pioneiros caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) são movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.

Scania e Megatec

Outros caminhões Scania estão expostos em estandes de empresas parceiras, dentre elas, a Megatec, de implementos agrícolas, com o modelo MGTraktor XT, oriundo do Scania G 560 6X4, que teve a quinta roda adaptada para acoplar, de uma maneira rápida e fácil, uma distribuidora de vinhaça e um transbordo. Com isso, ele alcança o dobro da capacidade de transporte de cana. A caixa de transmissão é a G33, sucesso absoluto no mercado.

Serviço
30ª edição da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.
De 28 de abril a 2 de maio das 8h às 18h
Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Scania Brasil

quarta-feira, 30 de abril de 2025

SDLG EXPANDE PORTFÓLIO DE EQUIPAMENTOS E APRESENTA NOVA CARREGADEIRA ELÉTRICA E NOVO ROLO COMPACTADOR NA AGRISHOW 2025

Expansão da linha de equipamentos reforça compromisso da marca em oferecer soluções para aplicações agrícolas

Carregadeira elétrica L956HEV

A SDLG, referência em confiabilidade na indústria de equipamentos para construção, marca presença com novidades na Agrishow 2025, uma das maiores feiras agrícolas no mundo e a maior feira agropecuária do Brasil. Na jornada de expansão de portfólio de produtos no Brasil, a empresa apresenta dois importantes lançamentos: a carregadeira elétrica L956HEV e o rolo compactador RS7120H.

A escolha dos produtos em destaque na Agrishow reforça a importância do agronegócio para a marca. “Com esses lançamentos, a SDLG reforça seu compromisso com o mercado brasileiro, expandindo sua carteira de produtos e iniciando a oferta de equipamentos elétricos, sempre pensando na facilidade de operação e na tecnologia na medida certa”, destaca o diretor comercial Gilson Capato. Além desses dois lançamentos, a marca completa sua oferta de produtos com motoniveladora, escavadeiras compactas e a consagrada linha de carregadeiras da série H.

Lançamentos adequados ao agronegócio

Novidade na América Latina, a carregadeira elétrica L956HEV (imagem de abertura) está sendo apresentada ao público da Agrishow. Por ser 100% elétrico, este equipamento possui um menor custo operacional em comparação a carregadeiras diesel do mesmo porte. Além disso, o conjunto de baterias que equipa este modelo permite alcançar uma autonomia de até seis horas. Utilizando um carregador rápido também oferecido pela SDLG, pode ser recarregada em menos de uma hora, garantindo assim um dia completo de trabalho, mantendo elevada disponibilidade e maior produtividade.

Rolo compactador RS7120H

Já o rolo compactador RS7120H apresenta um novo design de cabine, trazendo conforto e excelente visibilidade durante a operação. Fácil de operar, esta máquina usa um motor Weichai Tier 3 com sistema triplo de filtragem de combustível, motores hidráulicos de alto torque e fornece duas amplitudes de trabalho e duas frequências de vibração, ajustáveis de dentro da cabine.

Portfólio completo para diferentes aplicações

Outras linhas de produtos da SDLG também estão em exposição na Agrishow 2025. Um dos exemplos é a motoniveladora G9138H, equipada com recursos que facilitam as operações no dia a dia. O sistema hidráulico com bombas de pistões de fluxo variável sensível à carga garante fácil controle e agilidade dos comandos. Já o sistema elétrico possui três níveis de alarme e display digital. Ela possui um sistema de giro movido por dois cilindros hidráulicos, que garantem alto torque na lâmina. Na cabine, o operador tem mais conforto e segurança com um sistema de climatização HVAC com dupla filtragem do ar, além de certificação ROPS e FOPS.

A escavadeira compacta E680F é ideal para quem busca o melhor custo-benefício, facilidade na manutenção e operação, além de motor confiável e reconhecido no mercado. A máquina conta com lâmina frontal que aumenta a versatilidade do equipamento e ajuda na estabilidade, permitindo tanto trabalhos de escavação quanto operações de fechamento de valas e nivelamento de terreno. Essa linha possui um sistema hidráulico sensível à carga, oferecendo desempenho, controle preciso e eficiência em espaços restritos.

Versátil, a carregadeira L936H é a solução perfeita para ser adaptada em implementos para as mais diferentes aplicações. Pode ser configurada tanto para agricultura, com ventilador reversível, filtro de ar mais robusto e braço mais longo, quanto para indústria madeireira, com fácil instalação de uma garra, por exemplo. A versão mais recente conta com uma atualização da cabine, deixando o ambiente do operador mais ergonômico, com melhor visibilidade e conforto. Essa linha de produtos conta com o diferencial de serviço de telemetria. O sistema de monitoramento remoto coleta dados em tempo real, aumentando a eficiência e segurança da operação a partir de informações atualizadas sobre o status do equipamento, localização, consumo de combustível, indicadores de funcionamento e muito mais na palma da sua mão.

Serviços ao alcance do cliente

Além das diferentes linhas de produtos em destaque, a SDLG oferece aos clientes um amplo portfólio de peças para reposição e manutenção, por meio do serviço de E-commerce sdlgpecas.com – primeiro de fábrica do seu segmento, e o primeiro da marca SDLG fora da China. A plataforma, que atende todas as regiões do Brasil, pode ser acessada por meio de computador, tablet ou smartphone. Os clientes também podem escolher receber o produto em local indicado ou retirar diretamente na loja autorizada da marca na região.

O atendimento de pós-venda da SDLG também é um diferencial no segmento, buscando garantir o funcionamento dos equipamentos da marca de forma produtiva por mais tempo, de maneira ágil e eficiente. Entre outros benefícios está o armazém de peças, a garantia de 12 meses sem limites de horas, um plano de manutenção preventiva, entre outras funções.

A SDLG está presente no mercado latino-americano desde 2009 e é reconhecida pelo ótimo atendimento pós-venda e pela facilidade de operação de seus equipamentos. Oferece uma ampla gama de produtos, incluindo escavadeiras compactas, carregadeiras, motoniveladoras, rolo compactador e outros equipamentos de construção.

SDLG
ANK Reputation

GWM BRASIL APRESENTA LINHA 2026 DO ORA 03 COM NOVA IDENTIDADE VISUAL E MAIS TECNOLOGIA

Já está disponível para o consumidor brasileiro a linha 2026 do GWM ORA 03, que chega às concessionárias com uma nova identidade visual, mudanças de nomenclatura e equipamentos atualizados, reforçando o compromisso da marca com a inovação e a experiência do usuário.

A partir de agora, os modelos passam a se chamar ORA 03 Skin BEV48 e ORA 03 GT BEV63, reforçando a identidade elétrica e a diferenciação entre as versões – BEV significa Battery Electric Vehicle e os números representem a capacidade das baterias, de 48 kWh e 63 kWh, respectivamente. A nova nomenclatura segue o mesmo padrão adotado na linha GWM Haval, que identifica as versões por meio do tamanho da bateria.

Os dois veículos recebem também o novo logotipo GWM centralizado em destaque na tampa do porta-malas, seguindo o padrão visual da linha Haval H6 2025/2025. O emblema ORA 03 permanece, porém com tamanho reduzido, conferindo um visual mais limpo e moderno.

Entre os destaques de equipamentos, o GWM ORA 03 Skin BEV48 passa a contar agora com teto solar de série, oferecendo mais conforto e sofisticação. Já o GWM ORA 03 GT BEV63 ganha a exclusiva cor Cinza Zenith fosca, a mesma apresentada na série especial GT Approve, ampliando as possibilidades de personalização.

A linha 2026 mantém a atualização que foi feita no início deste ano: a oferta de estepe, que oferecendo mais praticidade e segurança ao motorista. Além disso, o modelo também havia ganhado em fevereiro a conectividade com o aplicativo My GWM, que permite o monitoramento e o controle remoto de diversas funções do veículo, trazendo mais comodidade e tecnologia aos proprietários.

“O ORA 03 é um carro que conversa com o futuro, mas também ouve o presente. Por isso, as mudanças da linha 2026 refletem nosso foco em ouvir o consumidor e entregar mais conectividade, estilo e conveniência”, afirma Andre Leite, Diretor de Marketing e Produto da GWM Brasil.

Na linha 2026, o ORA 03 Skin BEV48 passa a custar R$ 169.000 e o GT BEV63, R$ 199.000.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação