A inteligência artificial (IA) pode tornar o controle de qualidade na produção de veículos mais eficiente, rápido e confiável? Uma solução de software desenvolvida na planta do BMW Group em Regensburg como parte do projeto piloto “GenAI4Q” está tornando isso possível. No centro dessa solução está uma IA que oferece recomendações de inspeção personalizadas para os aproximadamente 1.400 veículos produzidos diariamente.
“O uso da inteligência artificial impulsiona a transformação digital da produção do BMW Group rumo a uma planta conectada de forma inteligente; por exemplo, estamos utilizando IA no controle de qualidade da montagem de veículos. Dessa forma, estamos otimizando nossos processos produtivos e gerando valor agregado para nossos produtos e, em última instância, para nossos clientes”, afirma Armin Ebner, Head da planta do BMW Group em Regensburg.
Os veículos da BMW atendem aos mais altos padrões de qualidade. Para garantir isso, a planta de Regensburg realiza inúmeros testes de qualidade ao longo do processo de produção. Pouco antes de deixarem a planta, os veículos passam por uma inspeção final: especialistas treinados examinam cada veículo concluído mais uma vez para garantir que estejam de acordo com os padrões de qualidade premium.
Um novo veículo sai da linha de montagem de Regensburg a cada 57 segundos. Cada unidade é construída de acordo com as especificações individuais do cliente para o mercado global. Diferentes tipos de motorização são fabricados de forma flexível na mesma linha de produção — desde veículos com motores a combustão até híbridos plug-in e modelos totalmente elétricos, além de inúmeras variantes de modelos e equipamentos. Praticamente, não há dois veículos iguais. “Nossa ferramenta de IA gera um catálogo de inspeção individual para cada veículo específico de cliente”, explica Rüdiger Römich, responsável pelo teste de pista e acabamento na montagem de veículos em Regensburg.
A IA analisa grandes volumes de dados para criar essas especificações personalizadas. Isso inclui não apenas dados do veículo, como modelo e variantes de equipamento, mas também dados de produção em tempo real para cada unidade. Ao reconhecer padrões e correlações, o sistema de IA determina de forma rápida e automática o escopo da inspeção e o organiza de maneira inteligente, na ordem correta, dentro de um aplicativo de smartphone. Römich: “A usabilidade intuitiva facilita o registro de ocorrências. Os colaboradores também podem acessar funções adicionais quando necessário; por exemplo, um ícone de microfone no aplicativo ativa a gravação de voz.” A IA também gerencia o reconhecimento de voz e a transcrição utilizando codificação padronizada.
A inspeção de qualidade baseada em IA foi desenvolvida na planta do BMW Group em Regensburg em colaboração com a startup de Munique Datagon AI.
Jeffrey Group
Nenhum comentário:
Postar um comentário