terça-feira, 10 de dezembro de 2024

AUTO VIAÇÃO REDENTOR RENOVA FROTA COM DIFERENTES VERSÕES DO MILLENNIUM CAIO

A Auto Viação Redentor, com mais de 65 anos de experiência no transporte urbano paranaense, adquiriu 39 unidades de ônibus Caio, sendo 15 unidades do Millennium (ligeirinhos); duas do Millennium Articulado (expressos), 17 Millennium Articulado (intercambiáveis) e cinco Millennium Articulado (interbairros), renovando assim a frota da empresa em Curitiba.

A capital paranaense é reconhecida por seu planejamento territorial, infraestrutura urbana e um sistema de transporte que já serviu de modelo para várias regiões do mundo. Além disso, em setembro deste ano, o BRT completou 50 anos de atuação no Brasil e a cidade de Curitiba foi a pioneira na implementação desse sistema nas vias brasileiras.

Jocemario Dartora, representante de vendas da Caio na região de Curitiba, enfatiza: “É uma grande satisfação reiterar o atendimento a essa importante empresa do Grupo Gulin. Fortalecer laços e estabelecer uma parceria por meio da venda dos sofisticados Millennium V da Caio é benéfico para ambas as partes e para a população curitibana”.

Já foram entregues unidades dos Millennium (ligeirinhos) e dos articulados (expressos).

Millennium  - ligeirinho

Os ônibus Millennium da quinta geração possuem câmbio automático, 13 metros de comprimento e capacidade para até 82 passageiros, sendo 29 sentados, 52 em pé e um motorista. Eles foram encarroçados sobre chassi Volvo B320R 4X2, com piso alto, motorização traseira e tecnologia Euro VI, que visa reduzir a emissão de poluentes.

Para facilitar o embarque e desembarque, os veículos contam com quatro portas fole: duas do lado direito (dianteira e central) e duas centrais do lado esquerdo, todas com acionamento eletropneumático, anunciador de voz e válvulas de emergência, conforme regulamento da URBS.

As poltronas são estofadas, ergonômicas, com encosto de cabeça e apoio para os braços, garantindo conforto e acessibilidade. Os veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, poltronas projetadas para obesos, três assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de rampas móveis eletropneumáticas e um elevador semiautomático hidráulico na porta central do lado direito.

Entre as tecnologias embarcadas, destacam-se a iluminação em LED no salão interno, alarme de ré com atenuador noturno, teclado multiplex, tomadas USB e USB-C nas poltronas e balaústres e preparação para sistema de monitoramento com microcâmeras e seis alto-falantes. Os ônibus também possuem cinco itinerários eletrônicos: frontal, lateral direita, lateral esquerda e dois internos fixados no teto do salão.

Millennium Articulado - expresso

Os Millennium Articulados têm 20.645 mm de comprimento e capacidade para até 174 passageiros, sendo 38 sentados, 135 em pé e um motorista. Esses veículos foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz O-500 MDA, também com piso alto, motorização traseira e tecnologia Euro VI.

Com embarque dianteiro, os ônibus possuem seis portas fole: quatro do lado direito (dianteira, central e traseira) e duas portas pantográficas do lado esquerdo (central e traseira). Todas as portas contam com acionamento eletropneumático, anunciador de voz e válvulas de emergência, conforme regulamento da URBS.

As poltronas seguem a mesma configuração dos Millennium não articulados, com seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além das rampas móveis eletropneumáticas. As tecnologias também seguem o padrão do outro modelo e incluem um sensor semafórico.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Caio Induscar

STELLANTIS E CATL ANUNCIAM INVESTIMENTO DE ATÉ €4,1 BILHÕES EM JOINT VENTURE PARA FÁBRICA DE BATERIAS LFP DE GRANDE ESCALA NA ESPANHA

A Stellantis e a CATL anunciaram nesta terça-feira (10) um acordo para investir até €4,1 bilhões na criação de uma joint venture voltada à construção de uma planta de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) em grande escala na Europa, localizada em Zaragoza, na Espanha. Projetada para alcançar neutralidade total em carbono, a fábrica será desenvolvida em várias etapas, seguindo diferentes planos de investimento.

Com previsão de início de produção até o final de 2026, na unidade da Stellantis em Zaragoza, Espanha, a fábrica poderá atingir até 50 GWh, dependendo da evolução do mercado de energia elétrica na Europa e do apoio contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia. A joint venture 50-50 entre a CATL e a Stellantis fortalecerá a posição de destaque da Stellantis no mercado europeu de baterias LFP, permitindo à montadora oferecer veículos elétricos mais acessíveis, duráveis e de alta qualidade. Entre os modelos previstos estão carros de passeio, crossovers e SUVs dos segmentos B e C, com autonomia intermediária.

Em novembro de 2023, a Stellantis e a CATL firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) não vinculativo para viabilizar o fornecimento local de células e módulos de baterias LFP para a produção de veículos elétricos na Europa. Além disso, as empresas estabeleceram uma colaboração de longo prazo com foco em dois pilares estratégicos: desenvolver um ambicioso plano tecnológico para impulsionar os veículos elétricos a bateria (BEVs) avançados da Stellantis e identificar novas oportunidades para otimizar a cadeia de valor das baterias, fortalecendo sua eficiência e sustentabilidade.

“A Stellantis está comprometida com a construção de um futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para oferecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes”, declarou John Elkann, Chairman da Stellantis. “Essa parceria estratégica com nosso parceiro CATL trará uma produção de baterias inovadora para uma fábrica que já é referência em energia limpa e renovável, fortalecendo nossa abordagem sustentável e integrada. Agradeço a todos os envolvidos por tornarem possível este importante anúncio, especialmente às autoridades espanholas pelo apoio contínuo.” 

“A joint venture levou nossa parceria com a Stellantis a um novo patamar, e estou confiante de que a nossa tecnologia de baterias avançada, juntamente com nosso amplo conhecimento operacional e a experiência de décadas da Stellantis na gestão de negócios em Zaragoza, resultarão em uma grande história de sucesso para a indústria”, disse Robin Zeng, Chairman and CEO da CATL. “O objetivo da CATL é tornar a tecnologia de zero carbono acessível em todo o mundo, e estamos ansiosos para continuar nossa colaboração com parceiros globais por meio de modelos inovadores de cooperação.” 

A CATL está trazendo para a Europa tecnologia de ponta na fabricação de baterias através de suas duas fábricas na Alemanha e na Hungria, que já estão em operação. A nova unidade na Espanha ampliará ainda mais suas capacidades, ajudando a atender às metas climáticas de seus clientes e reforçando o compromisso da empresa com o avanço da mobilidade elétrica e da transição energética, na Europa e em mercados globais. 

A Stellantis adota uma estratégia de dupla química – níquel- manganês-cobalto (NMC) e lítio-ferro-fosfato (LFP) – para atender a todos os perfis de clientes, além de explorar tecnologias inovadoras para células e pacotes de baterias. A empresa está comprometida em se tornar zero carbono até 2038, com a compensação das emissões restantes abaixo de dois dígitos percentuais.

A transação deverá ser concluída ao longo de 2025, sujeita às condições regulatórias habituais.

Stellantis

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

BAE SYSTEMS CONQUISTA CONTRATOS DE US$ 2,5 BILHÕES COM A DINAMARCA E A SUÉCIA PARA OS NOVOS VEÍCULOS DE COMBATE CV90

Os contratos fazem parte de um novo acordo com a Organização de Aquisição e Logística do Ministério da Defesa da Dinamarca (DALO) e a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) para expandir a aquisição de novos veículos de combate CV9035MkIIIC para ambos os países. Isso se baseia em um contrato inicial assinado entre a BAE Systems e a FMV da Suécia em maio de 2024.

Sob os novos pedidos, a Dinamarca está adquirindo 115 novos CV9035MkIIICs, enquanto a Suécia concordou em adquirir um total de 50 novos veículos. O acordo também inclui outros veículos para a Ucrânia, financiados pelos dois governos. Juntos, isso eleva o valor total dos CV9035MkIIICs contratados sob o acordo inicial para aproximadamente US$ 2,5 bilhões, incluindo peças de reposição, suporte, logística e treinamento.

“O veículo de combate de infantaria é um componente essencial da brigada pesada que estamos construindo atualmente. Os 115 novos veículos aumentarão significativamente a contribuição da Dinamarca para a segurança coletiva e as operações internacionais. Somados aos 44 veículos existentes, teremos um total de 159 veículos, o que nos dará uma força substancial - também em uma perspectiva internacional”, disse o Major General Peter Boysen, Chefe do Exército Real Dinamarquês.

“Esses novos CV9035MkIIICs ampliarão as capacidades das forças armadas da Suécia e da Dinamarca. Eles também proporcionarão às suas tripulações uma melhor consciência situacional e maior mobilidade, proteção e letalidade”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds, que projeta e produz o CV90.

A nova versão do CV9035MkIIIC foi construída com o mesmo padrão do mais recente programa de atualização de meia-vida do CV90 para a Holanda. Os veículos serão equipados com a nova torre do CV90, que oferece um salto em termos de design e funcionalidade. O veículo foi desenvolvido com base em anos de experiência comprovada em combate, melhorias contínuas e coleta de dados do Clube de Usuários do modelo, que inclui as frotas do CV90 de 10 países. A uniformidade da plataforma do CV90 oferece aos usuários interoperabilidade dentro das nações e também entre elas.

Os veículos de combate de infantaria CV90 da BAE Systems oferecem capacidade de combate líder mundial na classe de 20 a 38 toneladas. Ele pode integrar uma ampla gama de sistemas de armas, fornecendo às forças terrestres capacidade para todos os alvos em todo o mundo. Com um total de 1.900 veículos encomendados em 17 variantes diferentes, o CV90 já percorreu mais de oito milhões de quilômetros. Ele foi selecionado por 10 nações europeias, oito delas membros da OTAN, e participou de combates no Afeganistão e na Ucrânia, bem como de operações na Libéria.

BAE Systems Brasil
AND, ALL Comunicação Corporativa

STELLANTIS ENTREGA A PRIMEIRA E MAIOR FROTA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA OS CORREIOS

Os Correios estão recebendo da Stellantis, em 2024, 50 veículos elétricos PEUGEOT e-EXPERT para serem utilizados no transporte de remessas na última milha em diferentes cidades no Brasil. A parceria inédita entre as duas empresas, em um projeto estratégico de eletromobilidade, resultou na maior frota elétrica própria dos Correios.

O evento que marcou a entrega foi realizado nesta segunda-feira (9), em uma das unidades operacionais da estatal em São Paulo/SP, com a presença do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e do diretor de Planejamento de Produtos da Linha eMobility e Cross Car da Stellantis, Wagner Tavares, entre outras autoridades.

"Ao adotar veículos elétricos em nossas operações de entrega, reduzimos as emissões de carbono – contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente – e estimulamos a economia verde ao impulsionar o uso de tecnologias limpas. Além disso, essa iniciativa reflete o nosso compromisso com a inovação e a eficiência logística, promovendo um transporte mais sustentável e ajudando a reduzir custos operacionais a longo prazo, o que beneficia tanto a empresa quanto a sociedade", destaca o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

“Somos líderes no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, e agora, reforçamos nosso protagonismo ao anunciar esta importante parceria com os Correios. Para a Stellantis, é fundamental participar de ações que estimulem uma mobilidade limpa, segura e acessível. Nosso time especializado em veículos transformados e os diferentes parceiros foram cruciais neste processo, que resultou em um projeto que conta com sistemas inteligentes de recarga e adaptações no veículo, desenvolvidas para entregar o produto o mais personalizado possível para as atividades dos Correios”, ressalta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Os veículos entregues pela Stellantis serão usados pela estatal nas entregas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará e no Distrito Federal.

“Correios do Futuro”

Os Correios planejam adquirir, em 2025, mais 5 mil veículos elétricos, com parte do projeto estratégico “Correios do Futuro”, que tem foco em inovação, sustentabilidade financeira, modernização operacional, impacto social e na entrada em novos mercados: seguros, conectividade, banco digital, logística para saúde e criação de marketplace inclusivo, entre outras iniciativas. Para isso, em 2023 e 2024, a empresa investiu R$ 2 bilhões em unidades operacionais, veículos e tecnologia.

Ao mesmo tempo em que atua para a transformação da empresa, a atual gestão dos Correios mantém o investimento no papel social relevante da estatal, com iniciativas no campo da inclusão e cidadania, como os programa “CEP para Todos” e “Correios Comunidade”, que incluem comunidades vulneráveis no mapa do serviço postal e já beneficiaram, em 2023 e 2024, mais de 1 milhão de pessoas.

Novo revestimento interno em ABS

Além de atenderem às exigências estabelecidas pela equipe técnica dos Correios, os veículos receberam um novo interior em ABS, que é 100% reciclável e apresenta maior vida útil que o compensado naval. O material também é antichama, antimicrobiano e completamente moldável ao interior do veículo, possibilitando maior aproveitamento volumétrico da área interna.

Já a cabine principal PEUGEOT e-EXPERT conta com um moderno painel de instrumentos, o e-cluster, com tela digital colorida de 3.5”, que apresenta informações do velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia. O utilitário também traz no console central o e-Toggle com seletor de marchas, e o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.

Sistema de carregamento inteligente

Para reduzir ainda mais as emissões de CO2, a nova frota elétrica de PEUGEOT e-EXPERT dos Correios utiliza estações de recarga inteligente desenvolvidas pela WEG, e personalizadas para o projeto em parceria com a Flash Engenharia para todos os tipos de usuários. Através de um software personalizado para a gestão de frotas, a plataforma possibilita uso interno ou externo, compatível com redes elétricas monofásicas ou bifásicas, sendo possível realizar o controle de carregamento para que seja feito fora do horário de pico, reduzindo os custos e as emissões.

A gestão de carga pode ser realizada pelo motorista, que terá acesso a um mapa de estações, sendo possível fazer a reserva de conectores e monitorar a recarga em tempo real. Também é disponibilizado o histórico de uso, com uma experiência personalizada e um cartão específico de recarga por motorista.

Para o gestor, será possível realizar o monitoramento das estações e o gerenciamento de usuários, com controle de permissões, estatística de uso com histórico, definição da recarga fora dos horários de pico e tarifa elevada, e a programação do tempo e nível de recarga.

PEUGEOT e-EXPERT: autonomia e versatilidade

Com motor elétrico que gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm), o PEUGEOT e-EXPERT é equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, capaz de garantir até 330km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.

Conta também com sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e um cabo Modo 2, para carga de emergência.

Do ponto de vista de segurança e itens de conforto, oferece piloto automático, assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas (DRL) e limitador de velocidade. O modelo conta ainda com Central Multimídia 7" e Visiopark 180º.

Protagonismo da Stellantis em veículos transformados

A Stellantis possui uma área especializada na adaptação e transformação de veículos, a Plataforma de Veículos Especiais América do Sul, responsável por desenvolver projetos personalizados sob demandas pontuais para os mais variados tipos de uso – garantindo qualidade, conforto e rentabilidade aos clientes.

A parceria com os Correios rendeu outros projetos ao longo dos últimos anos, como, por exemplo, a base móvel criada com a Fiat Ducato para garantir serviços em localizações com difícil acesso, se destacando como a primeira agência itinerante dos Correios no Brasil.

Neste projeto, para entregar o melhor veículo do ponto de vista de performance, ergonomia, saúde e conforto, a Stellantis realizou modificações nos veículos baseadas no trabalho desenvolvido entre os Correios, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Núcleo de Gestão e Design & Laboratório de Design e Usabilidade, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, que avaliaram a ergonomia dos veículos com instrumentação tecnológica com foco no sistema de transporte para encomendas.

O objetivo foi diagnosticar a atividade real no dia a dia da operação, evidenciando as fragilidades e oportunidades de melhoria com avaliação ergonômica, mecânica e operacional. Com três focos principais para melhorias no acesso ao veículo, manuseio interno das cargas e iluminação. Para isso, foram desenvolvidos componentes exclusivos: degrau de acesso para o motorista e passageiro, na lateral do veículo; bandejas, redes e suportes ajustáveis para diferentes tipos de encomendas.

Além disso, a Stellantis atende aos Correios com outras opções de veículos transformados, como o inovador Fiat Mobi Cargo, desenvolvido durante a pandemia para atender uma crescente demanda de entregas na última milha, em um veículo personalizado e adequado à distribuição de pequenas cargas e encomendas. Líder absoluto em seu segmento, o Fiat Fiorino também foi adaptado às necessidades dos Correios em um projeto para entregas de encomendas por todo o Brasil, com agilidade e eficiência na hora de transportar cargas.

Stellantis

RENAULT É EMPRESA DO ANO NO PRÊMIO LÍDERES REGIONAIS PARANÁ 2024

A Renault do Brasil foi eleita “Empresa do Ano” no prêmio Líderes Regionais Paraná 2024, promovido pelo LIDE Paraná, ao obter mais de 15 mil votos acumulados nas categorias indústria, inovação, práticas de governança, práticas de responsabilidade social e práticas de responsabilidade ambiental. A premiação, que está em sua 4ª edição, reconhece e destaca empresas e empresários que contribuem para o desenvolvimento do Paraná.

São avaliados critérios como crescimento, inovação, responsabilidade social e ações empreendedoras. A fase final é composta pelo voto popular, validado pelo Comitê de Gestão do LIDE Paraná, com auditoria realizada pela Grant Thornton.

“É uma grande honra para a Renault do Brasil receber este renomado prêmio. Agradecemos à Heloisa Garrett e a todo o time do LIDE Paraná pelo trabalho realizado em nosso estado para fortalecer o ecossistema de negócios. A Renault é parceira do LIDE desde a sua criação no Paraná, em 2012”, destaca Sérgio Lazcano, diretor Financeiro na Renault do Brasil.

O evento de premiação aconteceu no Memorial Paranista em 4 de dezembro, mesma data em que a Renault celebrou 26 anos de produção no país. Desde a inauguração do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), foram produzidos mais de quatro milhões de veículos, dos quais mais de um milhão foram destinados à exportação.

Renault do Brasil

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358 pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Renault do Brasil

FRASLE MOBILITY ALCANÇA MAIS DE 80% DE PARTICIPAÇÃO NO FORNECIMENTO DE MATERIAIS DE FRICÇÃO PARA MONTADORAS NO BRASIL

Companhia mantém parcerias com todas as fabricantes de caminhões e ônibus no país, sustentada em uma relação de confiança de longo prazo

Foto: Julio Soares | Divulgação Fras-le Mobility

A Frasle Mobility, multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade, avança, a cada ano, como líder no fornecimento de materiais de fricção para todas as montadoras de caminhões e ônibus, além das principais fabricantes de semirreboques do país. Atualmente, essa participação ultrapassa a marca de 80%, sustentada em uma relação de confiança de sete décadas construída pela companhia.

Esse atendimento tem papel estratégico nos negócios da empresa, que colhe os frutos do aumento de consumo de lonas em virtude do reaquecimento do mercado de caminhões, de forma mais direta de modelos pesados. A Frasle Mobility tem em sua trajetória uma consolidada relação de proximidade com os clientes e é a principal parceira em materiais de fricção, avançando mais recentemente também em outras linhas de produtos, em especial de materiais compósitos estruturais. A parceria com as montadoras é sustentada pelos diferenciais da empresa, conhecimento de mercado, capacidade fabril e a sólida estrutura de pesquisa, inovação e tecnologia disponíveis por meio do Centro de Engenharia Avançada Movetech.

Além do know-how próprio, o Movetech tem atuação conjunta com o Centro Tecnológico Randon (CTR) e com o Instituto Hercílio Randon (IHR), como destaca o diretor de Frenagem da Frasle Mobility, Guilherme Adami. “Estamos próximos dos nossos clientes, buscando sempre desenvolver projetos personalizados, com tecnologia de ponta e rigorosos processos de testagem e segurança, que têm sido fundamentais para relação de longa data que mantemos com esses parceiros”, reforça.

O Movetech conta com mais de 160 profissionais altamente especializados, que atuam no Brasil e no mundo na concepção de novos produtos, fazendo uso de ferramentas avançadas para a criação de componentes, elaboração de testes e simulações, em uma estrutura integrada por três laboratórios. A partir da operação localizada em Caxias do Sul, junto à sede da Frasle Mobility, o centro dá suporte para todas as operações globais da empresa.

Frasle Mobility
ANK Reputation

GAC ANUNCIA DANILO RODIL COMO DIRETOR DE VENDAS NO BRASIL

Danilo Rodil, executivo com notória atuação no setor automotivo, será o responsável pela estratégia e planejamento comercial da companhia para o mercado brasileiro.

Com uma trajetória de mais de 20 anos de atuação em empresas multinacionais da indústria automotiva, Danilo Rodil chega à GAC para ser responsável por toda a estratégia e planejamento mercadológico da companhia, gestão do orçamento e implementação da área Comercial. O executivo responderá diretamente ao CEO da GAC Brasil, Alex Zhou.

“Estou bastante animado com esse desafio, o de estruturar uma área fundamental para toda a operação brasileira da montadora, que é referência global em inovação, tecnologias inteligentes, energias novas e design na indústria automotiva. É um momento especial da minha carreira, ser um dos líderes de área de um projeto ambicioso da GAC, que pretende ser a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completos no país, produzindo carros elétricos, híbridos e à combustão", afirma Rodil.

Antes da GAC, Danilo Rodil teve passagens por outras montadoras como BMW, Toyota, Jaguar Land Rover e Subaru.

Greenz Aceleradora de Negócios
Eduardo Pincigher
eduardo.pincigher@greenz.com.br

VOLARE ENTREGA ATTACK 9 EXECUTIVO PARA ASSOCIAÇÃO INDÍGENA PRAKI-Ô

A Volare, líder nacional da fabricação de micro-ônibus, por meio da concessionária Alagoas Ônibus, realizou a entrega de um Volare Attack 9 Executivo para a Associação Indígena Praki-ô. O modelo robusto e versátil, com 9.150 mm de comprimento, foi especialmente adquirido para atender às necessidades de transporte dos integrantes da tribo para eventos religiosos, jogos indígenas e reuniões em outras aldeias, dentro do Estado de Alagoas e também em outras regiões.

“Realmente é motivo de orgulho fazer parte do fortalecimento da cultura e da união da Associação, facilitando a participação em eventos importantes e promovendo a integração com outras comunidades indígenas”, comenta Sidnei Vargas, Gerente Comercial da Volare.

O Volare Attack 9 Executivo possui capacidade para 31 passageiros sentados em poltronas executivas reclináveis de 940 mm, garantindo conforto durante as viagens. Equipado com ar-condicionado e dispositivo de acessibilidade, o veículo assegura um ambiente agradável e acessível para todos os membros da tribo. Além disso, conta com carregadores USB nas poltronas, parede de separação total, cortinas, itinerário, bagageiro, preparação para DVD e monitor, porta-copos e porta-pacotes completo.

Esta é a primeira vez que a Associação Indígena Praki-ô utiliza um modelo Volare. O veículo foi doado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e sua aquisição, realizada através de um processo licitatório, faz parte das obrigações firmadas pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2023, como uma das compensações pelo impacto causado nas comunidades indígenas pela duplicação de trechos da BR-101 no estado de Alagoas.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

TRACBEL ABRE NOVA E MODERNA SEDE EM INSTALAÇÕES COM MUITO MAIS TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

A Tracbel está inaugurando sua nova sede com total modernização do prédio e uma expansão da área voltada para os clientes, em ambientes repletos de novidades. Localizadas em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), as novas instalações consumiram R$ 50 milhões em investimentos e são o que há de melhor e mais moderno no setor de distribuição de máquinas e veículos comerciais. "Decidimos investir em um arrojado projeto que priorizou a utilização de avançadas soluções para melhorar a experiência dos clientes com os produtos e serviços que oferecemos no mercado", declara Luiz Gustavo Rocha, presidente da holding do Grupo Tracbel.

Luiz Gustavo Rocha

Instalado num terreno de 26 mil m², o novo complexo tem cerca de 4 mil² de área construída e espaços destinados para conhecer máquinas e equipamentos por meio de simuladores virtuais, além de realidade aumentada e painel de e-commerce. "Queremos que os clientes e operadores possam imergir nos produtos e serviços em uma experiência mais realista. Eles também podem usar o configurador de máquinas, uma plataforma online intuitiva que permite a personalização dos equipamentos", afirma Gustavo Takamatsu, diretor de Inovação e Tecnologia da Tracbel.

"A ideia é melhorar a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, simplificar o processo de aquisição, para garantir melhor eficiência e produtividade nos negócios. São soluções inovadoras e pioneiras desenvolvidas para o mercado pela Tracbel. Colocamos o poder de escolha diretamente nas mãos do cliente", explica Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel.

Sustentável

A renovada matriz do Grupo é totalmente autossustentável em energia solar. Dimensionada para abastecer praticamente todos os ambientes, a usina implantada gera 95% de toda a energia consumida. A iluminação também  foi substituída por equipamentos mais modernos e energeticamente mais eficientes. "Queremos expandir nossas operações, mas sempre com o menor impacto ambiental possível", declara Luiz Gustavo.

Todo o pavimento térreo é destinado aos clientes, com diversos espaços para atendimento, salas de reunião e muitas outras áreas de convivência e apresentação de produtos e serviços. No prédio inteiro trabalham cerca de 130 pessoas, entre funcionários e profissionais terceirizados. A localização é a mesma: Via Expressa Francisco Cleuton Lopes, 3600, bairro Água Branca, em Contagem (MG).

Com mobiliário completamente trocado por móveis, acessórios e acabamentos mais confortáveis e ergonomicamente mais adequados, todo o interior recebeu uma decoração e uma iluminação que proporcionam mais conforto e tranquilidade para trabalhar. Totalmente acessível com elevadores e rampas de acesso, os espaços foram projetados para facilitar o ingresso e o trânsito pelo local.

Uptime Center

A nova matriz ganhou também mais um Uptime Center. É uma estrutura criada para acompanhar e monitorar os equipamentos dos clientes onde quer que eles estejam. A central recolhe dados rotineiros de telemetria, mas também reúne e trata informações de componentes vitais dos equipamentos, como motor, transmissão e eixos. “Com um nível de tecnologia embarcada cada vez maior, a máquinas recebem atendimento remoto de uma equipe superespecializada, engajada para a melhoria contínua”, destaca Santos.

Os especialistas monitoram e fazem a avaliação destes dados, sabendo, por exemplo, se alguma carregadeira está acusando falta de tensão na bateria ou se a temperatura do óleo do motor de um caminhão articulado está acima do recomendado, entre muitas outras situações. “São instalações modernas e repletas de tecnologias. Cada vez mais usamos a inteligência e a conectividade para aumentar a performance e, principalmente, a disponibilidade dos equipamentos dos nossos cliente”, finaliza Luiz Gustavo.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

sábado, 7 de dezembro de 2024

MARCOPOLO DESTACA RESULTADOS RECORDES E CRESCIMENTO PARA OS INVESTIDORES

A Marcopolo realizou nesta semana o Marcopolo Day, tradicional evento que reuniu cerca de 50 analistas de investimento e acionistas da companhia do Brasil e do exterior em sua sede, em Caxias do Sul. O destaque do encontro, apresentado pela diretoria da empresa, foram os resultados recordes que vêm sendo registrados ano após ano, com crescimento das atividades.

A companhia apresentou as perspectivas de negócios, atualizou os investidores sobre os cenários esperados para os mercados brasileiro e internacional do transporte rodoviário de passageiros, assim como as ações desenvolvidas para colaborar com a descarbonização e a mobilidade sustentável, como o início de produção do ônibus 100% elétrico Attivi Integral na planta de São Mateus, no Espírito Santo e a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido/elétrico do mercado, com recarga das baterias feita por um motor a etanol.

No evento, os participantes puderam ainda conhecer a linha de produtos da Marcopolo, como os modelos da Geração 8 de rodoviários, e as modernas instalações das duas fábricas localizadas em Caxias do Sul.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

STELLANTIS E ZETA ENERGY ANUNCIAM ACORDO PARA DESENVOLVER BATERIAS DE LÍTIO-ENXOFRE PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

A Stellantis NV e a Zeta Energy Corp. anunciaram nesta semana um acordo de desenvolvimento conjunto com o objetivo de promover a tecnologia de células de bateria para aplicações em veículos elétricos. A parceria busca desenvolver baterias de lítio-enxofre para EVs, oferecendo uma densidade de energia gravimétrica revolucionária, enquanto mantém uma densidade de energia volumétrica comparável à tecnologia atual de íons de lítio.

Para os clientes, isso significa uma bateria significativamente mais leve, mantendo a mesma energia utilizável das baterias de íons de lítio atuais, o que possibilita maior alcance, melhor manuseio e desempenho aprimorado. Além disso, a tecnologia tem o potencial de melhorar a velocidade de carregamento rápido em até 50%, tornando a experiência de possuir um veículo elétrico (EV) ainda mais conveniente. Espera-se que as baterias de lítio-enxofre tenham um custo inferior à metade do valor por kWh das atuais baterias de íons de lítio.

"Nossa parceria com a Zeta Energy representa um avanço significativo em nossa eletrificação, à medida que trabalhamos para fornecer veículos limpos, seguros e acessíveis", disse Ned Curic, Stellantis Chief Engineering and Technology Officer. "Tecnologias inovadoras de baterias, como lítio-enxofre, são fundamentais para apoiar o compromisso da Stellantis com a neutralidade de carbono até 2038, garantindo que nossos clientes desfrutem de alcance, desempenho e acessibilidade ideais."

"Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Stellantis neste projeto", disse Tom Pilette, CEO da Zeta Energy. "A combinação da tecnologia de baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy com a experiência incomparável da Stellantis em inovação, fabricação e distribuição global tem o potencial de transformar drasticamente o desempenho e o perfil de custo dos veículos elétricos, aumentando a resiliência da cadeia de suprimentos para baterias e EVs."

As baterias serão produzidas utilizando resíduos e metano, com emissões de CO2 significativamente menores do que qualquer tecnologia de bateria existente. A tecnologia de bateria Zeta Energy foi desenvolvida para ser fabricada dentro da infraestrutura da gigafábrica existente e aproveitará uma cadeia de suprimentos curta e totalmente doméstica na Europa ou na América do Norte.

A colaboração inclui o desenvolvimento de pré-produção e o planejamento para produção futura. Após a conclusão do projeto, as baterias devem alimentar os veículos elétricos da Stellantis até 2030.

A tecnologia da bateria de lítio-enxofre oferece maior desempenho a um custo reduzido em comparação com as baterias tradicionais de íons de lítio. O enxofre, por ser amplamente disponível e econômico, diminui os custos de produção e reduz os riscos na cadeia de suprimentos. As baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy utilizam resíduos, metano e enxofre não refinado, um subproduto de várias indústrias, e não necessitam de cobalto, grafite, manganês ou níquel.

O desenvolvimento de EVs de alto desempenho e acessíveis é um pilar fundamental do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, que inclui oferecer mais de 75 modelos de veículos elétricos a bateria e atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) de carros de passageiros na Europa e 50% do mix de vendas de BEV de carros de passeio e caminhões leves nos EUA até 2030. A Stellantis está empregando uma abordagem de química dupla para atender a todos os clientes e explorando tecnologias inovadoras de células e pacotes de bateria.

Stellantis

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS CAPACITA CERCA DE 250 PROFISSIONAIS DO SUL FLUMINENSE

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense ofereceram, em conjunto, mais de 30 mil horas de treinamento como montador para a comunidade. O objetivo é ampliar as oportunidades profissionais dos cerca de 250 alunos para aumentar sua competitividade em futuras contratações e assim também contribuir para melhorar ainda mais o Índice de Desenvolvimento Humano da região. Como resultado imediato, 10% dos beneficiados já foram contratados pelas empresas do Consórcio Modular da VWCO logo após concluírem a formação.

O curso atraiu em sua maioria mulheres, que representaram aproximadamente 70% da comunidade beneficiada. Houve turmas em Resende e em Volta Redonda, numa formação híbrida. A maior parte do treinamento foi presencial, voltado à imersão no mundo automotivo, com aulas tanto no sindicato quanto na fábrica da VWCO, totalizando 80 horas. Já o conteúdo mais teórico com disciplinas relacionadas à atuação profissional de forma mais ampla abrangeu 40 horas de aprendizado em ambiente virtual em plataformas de renome nacional.

“A iniciativa fortalece nosso papel como agente de transformação e reflete nosso compromisso em retribuir à comunidade por sua parceria ao longo desses quase 30 anos desde que nos instalamos em Resende, trazendo ainda mais desenvolvimento e renda para a região. Os participantes saem na frente em futuras oportunidades do mercado de trabalho, por já terem esses conhecimentos básicos, ao mesmo tempo em que também facilitamos o processo de contratação como um todo”, observa Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VW Caminhões e Ônibus.

Além da predominância do gênero feminino, o processo seletivo considerou ainda a variedade de experiências, raças, gerações e todas as demais facetas e perspectivas da diversidade. Entre os participantes, envolveu até mesmo um venezuelano recém-chegado à região e pessoas sem qualquer vivência na área, independentemente de qualquer característica.

“Aprendi muito sobre o mundo da indústria, que eu desconhecia. Essa é uma bagagem que vou carregar para o resto da minha vida. Terminei o curso me sentindo preparada para trabalhar em qualquer grande empresa, mesmo aos 46 anos, tanto que já fui contratada em uma das empresas que participam da montagem dos caminhões e ônibus da Volkswagen. Hoje eu pude voltar a sonhar e a fazer planos como tentar fazer uma faculdade graças à essa oportunidade”, conta Amanda Pereira, que hoje é montadora na Kroschu, uma das empresas do Consórcio Modular que atua na fábrica da VWCO.

Para sua realização, além das empresas do Consórcio Modular, a iniciativa contou com a parceria das prefeituras de Resende e de Volta Redonda e do Cluster Automotivo do Sul Fluminense. A oferta do curso está em linha com a proposta da VWTB Academy, ecossistema de educação e aprendizado da Volkswagen Caminhões e Ônibus que implementa programas de desenvolvimento contínuo para seus colaboradores e também abrangendo a comunidade, como o programa Dual Study, o Formare e a Co.De School.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

MASTER FREIOS OBTÉM CERTIFICAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA A UNIDADE DE FLORES DA CUNHA (RS)

Unidade da Master em Flores da Cunha. Foto: Marcio Campos

A Master Freios, joint-venture da Randoncorp com o grupo Cummins, obteve a certificação internacional IATF 16949 para sua unidade localizada na cidade de Flores da Cunha (RS). A conquista garante a melhoria contínua dos processos de gerenciamento de qualidade, impulsionando o reconhecimento da marca junto aos clientes e parceiros.

A IATF 16946 é uma norma específica do setor automotivo, que avalia requisitos do cliente que tratam da melhoria contínua, prevenção de defeitos e redução da variação e desperdício na cadeia de abastecimento. Com a obtenção para a unidade de Flores da Cunha, a Master avança nos ciclos de qualificação das suas instalações produtivas, com padronizações e controles dos níveis de qualidade que ampliam as possibilidades de fornecimento de componentes para o mercado automotivo.

A Master unidade Flores da Cunha é uma fábrica de referência em injeção de alumínio, preparada para fornecimento de peças de alta qualidade para o mercado. Com instalações recentemente modernizadas, e ampla estrutura de processos robóticos e de automação, alinhados com os conceitos de manufatura inteligente, atua direcionada para os segmentos agrícola e automotivo de veículos comerciais, produzindo peças com qualidade e tecnologia de ponta, de forma competitiva e com práticas sustentáveis.

“Com essa conquista, reafirmamos o nosso compromisso de garantir excelência, segurança e qualidade dos nossos processos e dos componentes que desenvolvemos para os nossos parceiros”, reforça o diretor de negócios da Master Freios, Bernardo Soares. 

A Master é a maior fabricante de freios para caminhões, ônibus e semirreboques da América Latina. Com mais de 38 anos de atuação, a empresa é fruto de uma joint-venture entre a Randoncorp e o grupo Cummins. Com unidades localizadas em Caxias do Sul e Flores da Cunha, ambas no Rio Grande do Sul, a Master é destaque no desenvolvimento de freios para veículos comerciais com padrões de reconhecimento mundial, entregando aos seus clientes produtos com alta tecnologia, qualidade e performance, garantindo ainda mais segurança nas estradas. Além de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões disco e tambor, a empresa também possui em seu portfólio sistemas de atuação e controle, como válvulas, câmaras de freio, sistemas de ABS, ajustadores de freio e peças em alumínio injetado. Master Freios: toda rota mais segura!

Master
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sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

IVECO COMPLETA 55 ANOS DE LIDERANÇA E EVOLUÇÃO NO TRANSPORTE NA ARGENTINA

Em 1969, montadora instalou a primeira fábrica de caminhões pesados no país, com foco em inovação e compromisso com o transporte.

Em 2024, a IVECO, marca pertencente ao Iveco Group, comemora 55 anos de presença industrial ininterrupta na Argentina. Essa jornada começou em 1969 com a Fiat Caminhões e se consolida hoje com uma visão voltada para o futuro. A Argentina, pioneira na produção de caminhões da marca, tornou-se um dos primeiros países a acompanhar a transformação da IVECO, que no próximo ano celebrará 50 anos como marca global. Assim, a montadora construiu um caminho sólido, tornando-se referência no setor e reafirmando seu papel como motor de desenvolvimento para o país e a região, marcando mais de meio século de liderança no transporte.

“Esses 55 anos são uma prova de que a capacidade de adaptação e inovação fazem parte do DNA da marca desde seus primórdios. Mais do que uma celebração, este aniversário nos impulsiona a olhar para o futuro com responsabilidade e ambição e, principalmente, a continuar trabalhando com foco em nossos clientes. A Argentina é fundamental em nossa estratégia regional, e estamos decididos a seguir desenvolvendo soluções de transporte superiores. Queremos liderar a transição para uma mobilidade cada vez mais limpa e eficiente”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Desde os primeiros passos até a atualidade

Planta de Córdoba

Os primeiros passos do que hoje conhecemos como IVECO na Argentina começaram com a produção de caminhões na planta do bairro Ferreyra, em Córdoba, sob a Fiat Concord. Modelos icônicos como o 619N e o 619T estabeleceram as bases de uma tradição que combina qualidade, tecnologia e durabilidade. Em 1986, foram introduzidos os primeiros caminhões com motor turbo: os modelos 150N Turbo e 150T Turbo.

A IVECO liderou a chegada da “Era Euro” na Argentina com a apresentação do semipesado EuroCargo, em 1995. A entrada no novo milênio trouxe avanços significativos, como o início da “Era Stralis”, em 2004, com o lançamento do Stralis HD. Quatro anos depois, a marca alcançou um recorde histórico de produção com 16.870 unidades, após um processo de modernização da planta. Esse espírito de inovação continuou com o lançamento do IVECO Tector, em 2010, um modelo que rapidamente se posicionou como uma ferramenta essencial para o setor agroindustrial e o transporte urbano.

Cinco anos depois, dois acontecimentos de grande importância marcaram a área de pós-venda: o lançamento dos contratos de manutenção e reparação e do serviço exclusivo de atendimento ao cliente chamado IVECO RESPONDE.

Reafirmando o compromisso com a inovação, em 2016 foi incorporada a tecnologia EURO V, consolidando padrões mais elevados de eficiência e sustentabilidade. Em 2018, a IVECO alcançou um feito significativo ao produzir 110.000 caminhões no país e adicionar o extrapesado Hi-Way à sua linha de produção local. No ano seguinte, foi implementado o Control Room, o único sistema no mercado argentino que conta com técnicos especializados para monitorar os veículos em tempo real, oferecendo aos pequenos e grandes transportadores uma ferramenta no pós-venda focada na conectividade e na gestão de seus veículos.

Em 2020, a marca reafirmou sua liderança ao se tornar a primeira a homologar um caminhão a GNV para produção nacional, abrindo caminho para um futuro mais sustentável. Três anos depois, em 2023, foi celebrada a produção do primeiro chassi de ônibus a GNV fabricado na Argentina. Finalmente, em 2024, a IVECO continua inovando com a apresentação da Série Limitada do Hi-Way e a incorporação da avançada caixa Traxon para a gama pesada, refletindo sua constante evolução e compromisso com o transporte eficiente e sustentável.

Inovação e sustentabilidade: um compromisso com o futuro

Este aniversário representa uma oportunidade para celebrar 55 anos de uma história marcada pela inovação e para honrar um legado que não apenas impulsiona a IVECO para o futuro, mas também reafirma seu compromisso com seus clientes.

Como símbolo dessa evolução, a IVECO Argentina apresentou o Hi-Way Edição 55° Aniversário. Uma série limitada de 55 unidades de um modelo icônico, que se destaca no mercado de pesados. Com design exclusivo na cor vermelho Módena e tecnologia de ponta, este caminhão conecta o passado e o futuro da empresa, destacando seu compromisso com a sustentabilidade.

Atualmente, alinhada com as necessidades da matriz energética do país, a gama Alternative Power da IVECO na Argentina inclui modelos como o Tector GNV e o ônibus a GNV, ambos fabricados em Córdoba. Este ano, a empresa também fez história ao inaugurar o primeiro concessionário multienergético do país, na cidade de Buenos Aires. Um espaço inovador que oferece serviços integrados para todos os segmentos, reafirmando sua proximidade com os clientes e sua visão sustentável.

“A confiança que construímos em mais de meio século é a nossa maior força. Cada caminhão que sai da nossa fábrica carrega consigo o esforço e a paixão de todos que fazem parte desta grande família. Comemoramos esses 55 anos com orgulho e responsabilidade, reafirmando nosso propósito de continuar impulsionando o desenvolvimento da indústria nacional, fomentando o talento local e projetando um futuro sustentável para as próximas gerações", diz Francisco Spasaro, diretor Comercial da IVECO Argentina.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação. Clique aqui e visite o site IVECO

IVECO

PICAPE JAC HUNTER É LANÇADA COM O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO DA CATEGORIA E TEM GARANTIA DE 8 ANOS.

A picape JAC HUNTER HD AT 4x4 representa uma nova fase da fabricante no país. Referência quando o assunto é carro elétrico, a JAC agora entra no mundo das picapes médias. E a estreia não poderia ser melhor. A HUNTER chega com o melhor custo/benefício da categoria, além de ser a maior picape da classe e ter a maior garantia do mercado, com 8 anos de cobertura total. As primeiras mil unidades serão oferecidas por R$ 239.900, exatos R$ 20 mil a menos do que o preço de lista, R$ 259.900.

Maior garantia do mercado brasileiro: 8 anos sem limite de quilometragem

O público de picapes espera por um modelo robusto e que passe confiança para o uso pesado no dia a dia. Longos testes de rodagem garantiram a tropicalização da JAC HUNTER, adaptando-a às condições desafiadoras do Brasil.

Foram rodados mais de 1 milhão de quilômetros por todas as regiões do país em 18 meses. Com isso, a montadora tem a confiança de oferecer uma garantia de 8 anos sem limite de quilometragem para uso particular ou 250.000 km para uso comercial, indo bem além das competidoras.

“Ao longo do período de testes fizemos várias modificações na HUNTER para adaptação ao mercado brasileiro e aprovamos a garantia de 8 anos”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.

Maior capacidade de carga

Quem busca uma picape média não dispensa capacidade de carga. Nesse quesito, não há nada no segmento como a HUNTER. São 1.400 kg de carga total. O nome Heavy Duty é mais do que justificado. A caçamba tem capacidade de volume de 1.135 litros, além de ser equipada com proteção de série.

A maior picape da categoria

No capítulo dimensões, a HUNTER tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de distância entre-eixos. Por ser 10 centímetros mais alta e 10 cm mais larga do que a líder do segmento, o conforto é superior à média.

O mesmo vale para os passageiros de trás, que contam com duas entradas USB e também com saídas de ar. O piso plano ajuda a acomodar ocupantes maiores, que viajam mais confortavelmente graças à maior inclinação do encosto do banco traseiro. Ainda há bolsos para revistas e celulares nas costas das poltronas dianteiras.

Design agressivo com personalidade

Como não poderia deixar de ser, o desenho agressivo é o cartão de visita da HUNTER. Os faróis divididos são do tipo full-LED, sem lâmpadas halógenas, o que aumenta o alcance em situações de baixa luminosidade. A assinatura visual de LED oferece luzes de rodagem diurnas de alta intensidade, destacando a picape nas estradas. Uma grande moldura cinza emoldura o conjunto, valorizando a ampla grade tipo colmeia. Para combinar, o logotipo da JAC é escurecido.

As laterais exibem vincos demarcados, que se sobressaem ainda mais devido aos para-lamas ressaltados, cujas molduras se integram visualmente com a dianteira. O santantônio estilizado e o rack do teto também vêm de série. Retrovisores e maçanetas recebem acabamento cromado, o que aumenta a sensação de requinte. Para finalizar o design marcante, a traseira tem lanternas com filetes verticais de LED.

Motor turbodiesel e câmbio automático ZF de 8 marchas

Equipada com motor 2.0 turbodiesel, a HUNTER dispõe de 191 cv de potência a 3.600 rpm e 46 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. O câmbio automático sequencial é o ZF de 8 marchas, transmissão reconhecida pela rapidez, suavidade e capacidade de adaptação a diferentes relevos, sendo capaz de detectar ágilmente a necessidade de freio motor. Não por acaso, é usado por marcas como Audi e BMW. O conjunto leva a picape de zero a 100 km/h em 11,9 segundos e à velocidade máxima de 185 km/h.

São nada menos que quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Lama. Cada um deles altera notavelmente o comportamento da HUNTER. No econômico, as marchas altas são priorizadas, reforçando a economia de combustível. O normal traz equilíbrio para o uso cotidiano. O esportivo muda o mapeamento da central eletrônica, privilegiando o torque e desempenho. Para evitar o destracionamento e moderar a força elevada do propulsor, a opção lama parte em segunda marcha. Se o motorista quiser, há a possibilidade de ajustar o nível da assistência de direção, que pode ser normal ou esportiva.

Um comando giratório permite selecionar os diferentes modos de tração. Na condução normal, a tração é repassada para as rodas traseiras. Se for necessário, a tração 4x4 High pode ser acionada rapidamente, possibilitando maior aderência em pisos difíceis. É o suficiente no momento de encarar trilhas e lama. Já o modo 4x4 reduzido é voltado a desafios ainda mais pesados.

Na hora do off-road, a HUNTER tem bons ângulos de entrada (27 graus) e de saída (23 graus). A altura em relação ao solo é de 24 centímetros, já a capacidade de rampa é de 30%. Vital nas manobras no asfalto e fora dele, o diâmetro de giro é de apenas 12,4 metros.

O nível de consumo é moderado: são 9 km/l de diesel na cidade e 10,2 km/l na estrada. Graças ao tanque de 80 litros, a autonomia rodoviária chega a 816 km.

Acabamento premium e muita tecnologia

O acesso à cabine é facilitado pelo estribo lateral de série e pelas alças na coluna A. E a recepção não poderia ser melhor. Logo ao entrar, o acabamento premium já sobressai. Os revestimentos de couro artificial marrom estão até no console central e nos quatro painéis das portas. Os bancos são trabalhados em matelassê, e chamam a atenção também por terem ajustes elétricos para o motorista (seis posições) e carona (quatro posições), além de aquecimento em ambos. Amplas abas laterais ajudam a segurar os movimentos do corpo nas curvas.

Assim como o acabamento, o alto nível de tecnologia fica claro em vários pontos. O painel digital, com visor de 7 polegadas, possui gráficos coloridos de alta definição e pode ser personalizado. A enorme central multimídia tem 13 polegadas e tela vertical. O formato de tablet facilita a visualização de diversas informações ao mesmo tempo, sem a necessidade de trocar de tela. É possível conectar o Android Auto ou Apple CarPlay rapidamente, sem falar no sistema de recarga wireless de smartphones. Para maior agilidade, o ar-condicionado pode ser controlado também por botões físicos.

Entre muitos recursos, a tela exibe as imagens das câmeras da HUNTER. Não há apenas câmera de ré; a dianteira também possui uma, proporcionando saídas seguras de garagens. Somam-se a elas as câmeras laterais, e o conjunto possibilita visualizar o entorno da picape em 360 graus. Juntamente com os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a tecnologia ajuda muito em balizas.

O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters, garantindo, assim, uma boa qualidade de reprodução. Amplas regulagens de equalizador e balanço podem ser acessadas rapidamente.

Elevado em relação ao motorista, o console central exibe a manopla do câmbio eletrônico, além de concentrar as demais funções de ajuste do carro. O freio de mão eletrônico tem auto hold, tecnologia que aciona os freios automaticamente em paradas, poupando a perna do motorista. Também ficam ali os comandos do sistema de tração e dos diferentes Drive Modes. Outros três botões podem acionar ou desabilitar o controle de estabilidade e os desembaçadores do para-brisa e do vidro traseiro.

O espaço destinado a objetos é amplo, e inclui porta-copos central de dois tamanhos diferentes, perfeito para acomodar copos e garrafas sem o risco de derramar. O porta-objetos do apoio de braço dianteiro é refrigerado, destacando-se pela regulagem do fluxo de ar. Além da tomada de 12V no console, há duas portas USB na dianteira e uma na traseira. Os passageiros de trás, que já desfrutam de amplo espaço, contam ainda com saídas de ar e apoio de braço com outros dois porta-copos.

Segurança aprovada

Assim como o pacote de tecnologia, o nível de segurança da JAC HUNTER é elevado. Com cinco estrelas no teste do Australasian New Car Assessment Program (Ancap), programa de avaliação de carros novos vendidos na Austrália e em mercados asiáticos, a HUNTER possui um bom pacote de segurança ativa e passiva.

Os itens de segurança ativa incluem freios a disco nas quatro rodas, hill-holder e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. A segurança passiva, por sua vez, é reforçada pelos seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina). 

Pacote de itens de série completo

Entre os outros muitos itens de série estão teto solar elétrico, retrovisores com rebatimento automático e vidros com função um-toque para todos, que podem ser fechados a distância com o botão de trancar da chave keyless. Além disso, os vidros podem fechar automaticamente quando começar a chover.

Somam-se ao pacote os seguintes equipamentos: rodas de liga leve aro 18 diamantadas; pneus fora de estrada 265/60 R18; apoio de braço traseiro com porta-copos; luzes de leitura individuais de LED; projeção do logotipo JAC ao abrir as portas; volante multifuncional; controle de velocidade de cruzeiro; fechamento automático das portas programável; faróis ajustáveis em altura; controle de pressão dos pneus; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; para-sóis com espelhos e iluminação; e luzes de LED customizáveis na cabine.

A JAC leva a HUNTER até você

Para conhecer a sua HUNTER pessoalmente, a JAC oferece a “HUNTER EXPERIENCE”, um novo sistema de vendas em que a montadora leva a picape até o endereço do cliente, evitando a necessidade do seu deslocamento até uma concessionária.

A inovação funciona como um test drive delivery, possibilitando que o interessado teste o veículo em sua garagem e trechos do seu dia a dia. Agende a sua experiência! Em breve, ela estará disponível em mais de 110 cidades, uma abrangência que cobre todas as regiões do Brasil. Até o início de 2025, o total chegará a 120.

Um ponto de destaque é que essas 110 cidades já são atendidas por oficinas autorizadas e treinadas para assistência, manutenção, garantia e planos de revisão!

Clique aqui e saiba mais sobre a picape, sobre as cidades que oferecem a HUNTER EXPERIENCE e agende a sua.

JAC Motors