sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

CLAUDIO CASTRO É ELEITO PRESIDENTE DA SAE BRASIL

Claudio Castro, diretor executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Schaeffler para a América Latina, assume em 1º de janeiro a presidência do Conselho Executivo e Superior da SAE BRASIL para o biênio 2025/2026. Ele sucede o engenheiro André Gasparotti, gerente de Programas e Estratégia de Pesquisa & Desenvolvimento da Embraer, que presidiu a associação nos últimos dois anos.

Engenheiro Elétrico de formação com especialização em Eletrônica, e extensão em Qualidade Industrial, Claudio Castro acumula longa vivência em cargos de liderança e experiências internacionais em projetos na área automotiva e de equipamentos industriais estacionários.

Dedicou parte de sua carreira à área de Testes e Simulações, onde desenvolveu o entusiasmo pela inovação e aprimorou habilidades que lhe permitiram ocupar cargos em áreas estratégicas em Pesquisa & Desenvolvimento para novos produtos.

O engenheiro acredita na vocação do Brasil para a mobilidade híbrida e matriz energética renovável, e no diálogo aberto para o desenvolvimento local de projetos de adensamento produtivo, tema que está entre os pilares de sua gestão à frente da SAE BRASIL.

“O Brasil pode ter um papel importante na conjuntura da mobilidade mundial e se posicionar como gerador de tecnologia, o momento é favorável e o conhecimento da SAE BRASIL pode ajudar muito o país a encontrar uma direção, diz”.

Nova direção da entidade

Conselho Executivo - Presidente: Claudio Castro (Schaeffler); vice-presidente Automotivo: Daniel Spinelli (MBB); vice-presidente Aeroespacial: André Gasparotti (Embraer); Aeroespacial: Horacio Forjaz; Associações: Renato Kazuo (Kion Group); Atividades Regionais: Daniel Zacher (Tekter); Comunicação e Marketing: Patricia Acioli (Scania); Educação: Gaston Diaz Perez (Bosch); Programas Estudantis: Fernando Herrera; Receitas Financeiras: Max Forte (Brose); Relações Governamentais: Ricardo Martins (Hyundai); Tecnologia e Transição Energética: Camilo Adas (BE8 Energy); Representante da SAE4Mobility: Erwin Franieck (SAE4Mobility).

Conselho Superior - Alexandre Machado; Anderson Correia; Cesar Augusto Ferreira, Emerson Fischler, Everton Lopes, Fábio Kazuki Uema, Felipe Nogueira, Gábor János Deák, João Irineu Medeiros, José Carlos de Souza Jr., Lourenço Oricchio, Luciano Resner, Margarete Gandini, Mauro Correia, Patricia Acioli, Rafael Ceconello, Regiane Relva, Renato Faria, Renato Mastrobuono,Richard Schwarzwald, Roberto Silva, Sergio Kramer e Vicente Abate.

Conselho Fiscal - Titulares: José Antonio Salazar, Mário Guitti e Reinaldo Muratori; Suplentes: Jomar Napoleão da Silva, Amaury Rossi e Ricardo Fanucchi.

A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.

SAE Brasil
Link Comunicação Empresarial & Editora

ELGIN AMPLIA SOLUÇÕES DE CARREGADORES PARA ATENDER EXPANSÃO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL

Com o aumento nas vendas de veículos elétricos no Brasil, com mais de 138 mil automóveis comercializados entre janeiro e outubro deste ano (107% a mais em relação ao mesmo período anterior), segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Elgin, fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, bens de consumo e automação comercial, acaba de ampliar as soluções de carregadores para atender o crescimento da eletrificação da frota no mercado brasileiro de mobilidade.

Com o lançamento de modelos flexíveis, disponíveis nas versões de 7,4 kW (monofásico) e 22 kW (trifásico), as novas estações de recarga da Elgin chegam ao mercado para atender sobretudo os novos proprietários de veículos elétricos e estabelecimentos comerciais com a chamada “vaga verde”, dedicadas exclusivamente aos automóveis com baterias.

Os modelos de 7,4 kW são destinados para residências com rede monofásica, sendo suficiente para uso doméstico e mais econômico de instalar, mas traz um carregamento mais lento. Já os de 22 kW, que exigem uma rede trifásica, possuem carregamento mais rápido e comporta um uso intensivo ou com múltiplos veículos elétricos. Neste caso, o foco é atender os segmentos comerciais.

Os novos carregadores da Elgin possuem sistemas de proteção contra sobrecarga, falhas de aterramento e corrente residual, garantindo segurança durante o uso, com botão de parada de emergência para total controle em qualquer situação. Também possuem indicadores em LED que mostram o status de carregamento, além de conexão via aplicativo, que torna a operação intuitiva e simples.

As estações de recarga, tanto para uso residencial quanto comercial, são projetadas para ter longa vida útil, com revisões fáceis e componentes de alta qualidade, incluindo garantia de cinco anos. Os produtos são compatíveis com as normas vigentes e atendem rigorosamente a todas as exigências técnicas mais atualizadas. A tecnologia conta ainda com sistemas de eficiência energética, que reduzem desperdícios e custos de eletricidade, sendo econômico a longo prazo.

Para Glauco Santos, diretor da Elgin, os novos lançamentos integram a proposta de companhia de oferecer soluções sustentáveis no mercado brasileiro, sobretudo no setor de mobilidade e transporte, que ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis. “Ao combinar uma estação de recarga com sistema de energia solar no telhado ou em solo, o consumidor ganha total eficiência no abastecimento de seu veículo elétrico, com uma energia limpa e barata”, comenta. Clique aqui para mais informações dos carregadores Elgin.

Grupo ElginCom mais de 70 anos de história, a Elgin tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes, sempre com o objetivo de oferecer os melhores produtos aos seus consumidores. Começando pelo segmento de máquinas de costura, diversificou sua atuação no mercado brasileiro, e hoje conta com uma enorme variedade de produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de climatização, refrigeração, iluminação, automação comercial, informática, telefonia e energia solar. Sempre com o foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos, atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia. Esse respeito ao cliente não se faz presente apenas através da qualidade dos produtos oferecidos pela Elgin, mas também pelos serviços de pós-venda, disponibilizados pelo SAC e por diversas assistências técnicas autorizadas espalhadas pelo Brasil, que garantem a satisfação de seus usuários e reforçam a confiança adquirida ao longo dos anos.

Grupo Elgin
TOTUM Comunicação

GAC MOTOR INVESTE EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Quinta maior montadora do país asiático assinou acordos de cooperação técnica com a UFSC, a UFSM e a Unicamp. Objetivo da GAC é ser a primeira fabricante chinesa a ter, no Brasil, uma linha de produção completa de carros à combustão, híbridos e elétricos e um centro de P&D.

Executivos da GAC Motor e os representantes das universidades brasileiras

A montadora chinesa GAC dá início às suas operações no Brasil apostando em tecnologia de ponta e parceria estratégica com instituições de ensino superior no país. Com investimentos de R$ 120 milhões apenas em pesquisa e desenvolvimento, a empresa sediada em Guangzhou, no centro econômico do sul da China, anunciou nesta quinta-feira (5) acordos de cooperação técnica com as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM) e Estadual de Campinas (Unicamp).

O presidente da GAC Internacional, Wei Haigang, esteve presente e apontou os rumos da empresa chinesa no país. A GAC Brasil quer o desenvolvimento de motores híbridos e pesquisa de ponta em tecnologias inteligentes que prometem uma revolução na indústria automotiva brasileira. “O Brasil é prioridade para a GAC”, diz o CEO da GAC Brasil, Alex Zhou. A empresa anunciou que investirá no país, nos próximos cinco anos, R$5,8 bilhões.

Os memorandos de entendimento com as três universidades brasileiras, que são referências em engenharia elétrica, mecânica e automotiva no país, são o primeiro sinal dos planos da GAC, que é a quinta maior fabricante de automóveis da China, e, apenas em 2023, produziu 2,52 milhões de carros no gigante asiático. A ideia não é apenas produzir automóveis no Brasil, mas ajudar a definir os rumos da indústria nacional daqui para a frente.

O objetivo da montadora é ser a primeira fabricante chinesa a ter, no Brasil, uma linha de produção completa e um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, produzindo carros à combustão, híbridos e elétricos, assim como é na China.

As universidades vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC. As parcerias também incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta.

A UFSC, UFSM e Unicamp vão atuar nas áreas de veículos, motores, autopeças, componentes e materiais. O principal objetivo é a produção local de motores flex e híbridos-flex para os carros que a GAC passará a vender e futuramente produzir no Brasil a partir de 2025, a fim de atender aos padrões de eficiência energética e sustentabilidade ambiental exigidos pelo mercado brasileiro.

O intuito da companhia é também investir em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar o acesso da comunidade acadêmica a dados e conhecimentos proprietários relevantes para o mercado, além de promover uma nova frente para estágios a estudantes e profissionais chineses e brasileiros. A GAC também aplicará os resultados das pesquisas em produtos e processos industriais.

A duração dos acordos de cooperação será de cinco anos, com possibilidade de renovação. O investimento da empresa no Brasil mostra sua disposição em se diferenciar no mercado nacional e latino-americano.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da GAC na China é o instituto de pesquisa automotiva mais abrangente do país, com mais de 30 bilhões de yuans investidos — o equivalente a R$25 bilhões — e mais de 5.000 especialistas de 15 países e regiões. A empresa tem parceiros estratégicos no mercado asiático, produzindo veículos de suas três linhas de automóveis, além de fabricar carros das marcas Toyota e Honda.

Em 30 de novembro, a GAC e a Huawei anunciaram na China que vão criar uma nova marca de veículos de energia inteligente de alta qualidade. A GAC cunhou a cooperação como “Huawei Intelligence + GAC Smart Manufacturing”, cobrindo P&D, marketing e serviços, que é semelhante ao modo de cooperação usado pela Huawei e outras quatro montadoras sob a Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA).

“Nossas parcerias com as instituições brasileiras fortalecerão nossa rede internacional de P&D, que inclui mais de 32 países no Ocidente”, destaca o presidente da GAC Internacional. “Somos líderes globais em novos sistemas de energia e tecnologias inteligentes, e estamos entre as três maiores marcas de eletricidade inteligente”, ressaltou Wei Haigang. “Nosso objetivo é alcançar a marca de 1 milhão de veículos de nova energia vendidos no mundo”.

Mobilidade Verde

Os acordos com as universidades estão baseados no compromisso de desenvolvimento de tecnologias que promovam a redução das emissões de gases poluentes, alinhadas aos objetivos nacionais e internacionais de combate às mudanças climáticas.

“Nossa entrada no mercado brasileiro ocorre em um momento particularmente significativo, coincidindo com o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China”, aponta Wei. “Temos orgulho de fazer parte deste novo capítulo na história de nossas nações e estamos entusiasmados com o futuro que construiremos juntos. A GAC chega na hora certa”.

Os planos da montadora chinesa incluem ainda o desenvolvimento de biocombustíveis, combustíveis de baixo carbono e formas alternativas de propulsão, além do uso de sistemas de produção mais eficientes, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono e a reciclagem. “O mundo precisa de soluções, e a GAC está pronta para contribuir”, reforça Wei Haigang.

De acordo com o CEO da GAC Brasil, a montadora está comprometida em oferecer aos brasileiros uma experiência voltada para qualidade, segurança e suporte ao cliente, por meio de tecnologias que proporcionarão uma melhor qualidade de vida à população, além de contribuir para a mobilidade verde e o desenvolvimento do país.

“Como empresa, estamos na vanguarda global do desenvolvimento de tecnologias que impulsionam a transição energética, alinhadas às exigências globais”, explica Alex Zhou. “Estamos renovando aqui o nosso compromisso com a inovação responsável no Brasil. Juntos, vamos desenvolver novas tecnologias que poderão ser aplicadas em escala industrial, promovendo a competitividade global do mercado automotivo brasileiro".

Ainda segundo o executivo, a GAC está aberta a contribuir com mais instituições, na medida em que necessário para os projetos necessários ao desenvolvimento da indústria. Ele também ressaltou que a empresa tem responsabilidade social e ambiental e quer apostar na conscientização dos consumidores brasileiros para a agenda de respeito à diversidade social, formação técnica e qualificação profissional no setor de mobilidade e logística.

Greenz Aceleradora de Negócios
Eduardo Pincigher
eduardo.pincigher@greenz.com.br

KIA CORPORATION PREMIA CONSULTORA BRASILEIRA EM CUSTOMER EXPERIENCE

A Kia Brasil, por meio de sua concessionária Barigui, de Curitiba, foi destaque esta semana na América Latina no programa “Regional CX Championship”, da Kia Corporation, premiação realizada em Medellín, na Colômbia, por meio do qual cada vez mais o varejo ressalta o conceito da diferença entre vender um produto e vender uma experiência.

A consultora de vendas Carla Cristina Mocelim ficou com a medalha de ouro,  ao apresentar seu case de customer experience entre os clientes da concessionária Barigui, na capital paranaense. 

Com esse feito, a Kia Brasil soma a terceira conquista por excelência na experiência do cliente na América do Sul e Central, ao lado das premiações de “Regional Ownership CX Excellence Award” recebidas em 2022 e no primeiro semestre de 2024.

Para Mocelim, “não é mais viável tratar o veículo apenas como uma mercadoria. Os clientes têm sonhos ou expectativas pragmáticas, que precisam ser atendidas. Como consultora de vendas de automóveis sempre procuro compreender as necessidades dos clientes, oferecendo soluções. Dessa forma, consegue-se atender à experiência do cliente”.

“Receber este prêmio reforça o cuidado e a importância que o cliente tem para a Kia, sempre focada em excelência no atendimento e em oferecer uma experiência além das expectativas. É um orgulho ter uma equipe bem treinada e uma rede de concessionárias sempre pronta para oferecer o melhor aos nossos clientes”, enfatiza Gabriel Loureiro, Diretor Técnico da Kia Brasil.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

FREE FLOW: ENTRA EM TESTE PRIMEIRO PÓRTICO DE PASSAGEM DO SISTEMA NO PARANÁ.

A empresa de tecnologia em mobilidade Velsis, pela primeira vez, está colocando em teste um sistema de passagem livre do tipo free flow - no quilômetro 138 da BR-277, localizado na cidade de São Luiz do Purunã, no Paraná. A implementação acontece em parceria com a Via Araucária.

Pelo fato de pórtico de passagem do sistema free flow ainda estar em fase de testes, os usuários continuam pagando a tarifa normalmente na praça de pedágio com cancela. O anúncio da parceria foi apresentado no último dia 26 de novembro, em Brasília, durante o 3º Workshop Free Flow, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Temos atuado com novas tecnologias brasileiras em nossas concessões e, seguindo esta linha, estamos apoiando o desenvolvimento de um modelo de free flow com a Velsis e Q-Free, com um avanço significativo. E, embora não faça parte da nossa obrigação contratual, entendemos que esse tipo de parceria fomenta o desenvolvimento da indústria local para inovações", afirmou Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária.

Ainda segundo ele, o pórtico localizado na BR-277 deverá ter um fluxo de aproximadamente 16 mil veículos, sendo entre 38% a 40% de veículos comerciais, tendo como um grande desafio de classificação para uma região de neblina.

Free Flow

Com a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Lei 14.157/21 regulamentou a possibilidade de se criar a alternativa de passagem, sem praças de cobrança. O sistema também surge para facilitar a vida dos motoristas com o pagamento podendo ser feito via tag, dispositivo instalado no para-brisa do veículo, ou via leitura da placa, por pix, cartões de crédito e débito, entre outras opções previstas na legislação.

O free flow funciona por meio da implementação de equipamentos de scanners 3D instalados sobre ou ao lado da rodovia - capazes de identificar o veículo. A detecção de cada veículo é feita por meio de uma identificação por radiofrequência (RFID) que identificam as TAGs dos veículos e câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) lêem as placas.

“A ideia do sistema Free Flow é maior conveniência para os motoristas, melhoria na fluidez do trânsito e eficiência na coleta de tarifas”, explica Guilherme Araújo, especialista em tecnologia e soluções em mobilidade e presidente da Velsis.

Vantagens

Entre as principais vantagens do Free Flow estão uma melhor fluidez do tráfego - tendo em vista que o veículo não tem que se deter como é o caso das atuais praças de pedágio e por consequência permite uma viagem mais rápida e segura -, menor impacto ambiental no que se refere ao desmatamento - menor emissão de gás carbono uma vez que não há desaceleração e aceleração -, menos gasto com energia elétrica, reduz riscos com transporte e manipulação de dinheiro, não tem necessidade de desapropriação de áreas, menor estímulo a rota de fuga, entre outras vantagens.

“O sistema de livre passagem representa uma quebra de paradigma, além de contribuir para solucionar gargalos logísticos no país e, ao mesmo tempo, reduz custos no transporte de cargas e contribuir com o meio ambiente. Isso porque a redução do tempo de deslocamento e de ações de frenagem e de aceleração reduz a emissão de gases poluentes”, reforça Guilherme Araújo, especialista em mobilidade e presidente da Velsis, empresa de tecnologia em mobilidade.

Entre os desafios tecnológicos do sistema estão garantir a correta classificação e identificação do veículo, que pode passar em qualquer parte da pista já que no caso do Free Flow não existe uma separação física entre as faixas como acontece em uma praça de pedágio.

Implantação no Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi responsável pela implementação do sandbox regulatório, ferramenta que possibilitou a adoção de tecnologias Free Flow em caráter de teste com grande êxito, servindo de modelo para a implementação do sistema em outras rodovias, sejam elas federais, estaduais ou municipais. A adoção do sistema de livre passagem está alinhada com a política de concessões do Ministério dos Transportes, que visa à otimização dos contratos de concessão, redução dos riscos de investimento e ampliação do modelo de concessões para regiões usualmente não contempladas com o modelo tradicional.

A Velsis é uma empresa que, desde 2006, oferece alta tecnologia e soluções para cidades e rodovias. As soluções da Velsis permitem realizar a gestão das cidades e rodovias de forma inteligente, aumentando a segurança, otimizando o tempo de deslocamento dos usuários, contribuindo com o meio ambiente e propiciando benefícios para toda a sociedade.

Velsis
Comunicore Comunicação e Marketing

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

TALENT DRIVERS É A ÚNICA EMPRESA DE TRANSPORTE EXECUTIVO PREMIUM DO BRASIL A TER NA FROTA O MERCEDES-AMG EQS 53 4MATIC+

Companhia adquiriu duas unidades do sedã elétrico top de linha mais valioso da marca entre os vendidos no país

Duas unidades dos cobiçados Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ foram adquiridas pela Talent Drivers, empresa especializada em soluções de alto padrão em mobilidade. Com as aquisições, a companhia passa a ser a primeira e única empresa de transporte executivo premium do Brasil a ter na frota o automóvel elétrico mais potente da Mercedes - AMG – divisão de alto desempenho da Mercedes Benz. O modelo avaliado em R$ 1,6 milhão é um dos elétricos mais exclusivos do segmento no país.

Nos modelos sedãs EQS, disponíveis na unidade de São Paulo da Talent Drivers, tudo impressiona: design, performance, conforto e luxo. Entre os diversos atributos, tem tela central hyperscreen personalizável, desempenho de até 658cv e autonomia superior a 500 km (método WLTP). “Nossa proposta é o extremo luxo, alinhado com tecnologia e inovação. E esse modelo representa exatamente isso,” diz Heron Gerard, CEO da Talent Drivers. “Queremos estar sempre um passo à frente, entregando aos nossos clientes o que há de mais sofisticado em mobilidade.”, completa.

Os carros elétricos estão chegando ao Brasil para colaborar com a virada de chave no segmento automotivo. Ao mesmo tempo que representam o futuro da mobilidade, colaboram de forma efetiva com a preservação do meio ambiente: não queimam combustíveis fósseis, o que ajuda a reduzir a poluição do ar e os níveis de dióxido de carbono (CO₂); são mais silenciosos, especialmente em baixa velocidade, e são mais eficientes em converter energia armazenada em movimento, o que resulta em menor consumo de energia. Em época em que luxo é ser sustentável, a Talent Drivers não mede esforços para investir no nicho.

A companhia oferece serviços de transporte para hotéis, companhias aéreas, empresas e agências de viagens e atende a diversas necessidades de mobilidade ao disponibilizar motoristas para transfers (ida e volta), eventos, day use, grupos e contratos de longa duração. Para clientes que preferem dirigir, a empresa também tem a opção de locação apenas do veículo.

Além da Mercedes-Benz, automóveis de marcas sofisticadas como Audi, BMW, Jeep, Land Rover e Volvo compõem a frota de última geração da Talent, formada por elétricos, híbridos e convencionais, sedãs e SUV´s. Todos monitorados 24 horas. No volante, mais de 50 condutores profissionais, a maioria bilíngues e treinados em direção evasiva e defensiva.

Talent Drivers - Com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, a empresa especializada em transporte executivo premium tem a credibilidade de seis anos no mercado de luxo. Na frota, possui veículos de marcas premium para atender um público sofisticado, que exige qualidade, segurança e discrição. Padrão internacional, motoristas qualificados e bilíngues e uma frota de veículos de última geração, blindados e convencionais, tornam a empresa referência no segmento de mobilidade de alto padrão com foco em B2B. Além de ser provedora exclusiva no Brasil do serviço de “Chauffeur-driver” para a primeira classe da Emirates Brasil, tem entre os clientes Grand Hyatt, Lacoste, Palácio Tangará, Santander e Sodexo. Mais informações, visite o site Talent Drivers (https://www.talentdrivers.com.br) e  redes sociais da empresa.

Talent Drivers
Elive Assessoria

MERCEDES-BENZ CAMINHÕES E ÔNIBUS INAUGURA NOVO CENTRO LOGÍSTICO DE PEÇAS NA ARGENTINA

A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus avança com seu plano de investimento de US$ 100 milhões na Argentina para a construção de sua nova fábrica em Zárate, província de Buenos Aires. Nesta semana, a empresa inaugurou naquela área seu novo Centro Logístico de Peças como parte do plano de consolidação da operação no país, marcando uma nova etapa da construção de sua nova unidade industrial que passa a operar em 2026.

O Centro Logístico de Zárate é um passo muito importante no plano de expansão da empresa na região e no desenvolvimento da sua estratégia de atendimento ao cliente com excelência. Com área de 10.300 m² e localização estratégica no quilômetro 90 da Rota Nacional n.º 9, uma das principais rotas do país pela proximidade com o porto, o centro otimizará a distribuição de autopeças e peças de reposição para concessionárias e aos 45 pontos de atendimento distribuídos pelo país.

Seguindo padrões internacionais da Daimler Truck, este novo Centro Logístico da Mercedes-Benz prioriza a eficiência energética, reduzindo o impacto ambiental. A digitalização está presente no processo operacional, permitindo uma redução significativa no uso de papel. Além disso, o acondicionamento das peças é feito em caixas, paletes e contêineres reaproveitados, alinhado ao objetivo de reciclagem e reaproveitamento nos processos produtivos, pilar fundamental da política ambiental da empresa.

“Chegamos ao nosso terceiro aniversário de operação como empresa independente executando o plano de investimentos que anunciamos no país, liderando a participação de mercado tanto no segmento de caminhões quanto de ônibus, com perfil exportador já consolidado e com muito potencial para crescer, e com forte foco no atendimento de nossos clientes para entregar os veículos que atendem às principais indústrias que impulsionam a economia da Argentina", comentou Raúl Barcesat, CEO da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina.

Para Fernando Rivero, diretor de Desenvolvimento da Rede Comercial de Vendas e Pós-Venda: “Este novo Centro Logístico é um marco na nossa história e reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e a eficiência. O investimento otimiza a distribuição dos nossos produtos e reduz o impacto ambiental, reafirmando a nossa visão de um futuro em que a mobilidade e a sustentabilidade beneficiam todos os nossos clientes. Juntos, continuamos a apoiar aqueles que movem o mundo.”

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus Brasil                                                    


BUZIN TRANSPORTES QUER SER A MAIOR FROTISTA DAF DO BRASIL

A 24ª Edição da Fenatran bateu vários recordes, tanto em público, com mais de 74 mil pessoas participando dos cinco dias de evento, quanto em negócios, com mais de R$ 15 bilhões negociados com as mais de 600 empresas expositoras. E por se tratar de um evento voltado, a Buzin Transportes aproveitou a feira para fechar uma das maiores compras de caminhões dessa edição do evento, almejando se tornar a maior frotista dos caminhões DAF do país.

De acordo com Leonardo Busin, CEO da transportadora, foram negociados 120 novos caminhões DAF, na versão XF 530 Super Space Cab, que serão entregues ao longo de 2025.

A Buzin Transportes já é uma grande frotista DAF, sendo parceira da marca desde a chegada ao Brasil, em 2013. Com os recentes investimentos, a empresa pretende se tornar a maior frotista da marca no Brasil.

Somente neste ano, 2024, a empresa já havia comprado 100 unidades do XF, que foram entregues em lotes divididos durante todos os meses, com as últimas entregas a serem realizadas em dezembro. As negociações são realizadas com a concessionária DAF Eldorado, que tem seis lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul.

“Para nós da Eldorado Caminhões é um orgulho termos efetuado a maior venda de nossa história para a Buzin Transportes, um parceiro fiel que está conosco desde o lançamento do caminhão DAF no Brasil. Isso prova que a parceria deu certo e que o produto correspondeu, pois ninguém se mantém comprando por mais de 10 anos se não está confortável com o atendimento e com o que o produto entrega no dia a dia. Com a aquisição das 100 unidades em 2024, que foi fantástica, a Buzin já se tornou o maior frotista DAF do Rio Grande do sul, e um dos maiores do Brasil, e após termos fechado um dos maiores pedidos entre todas as marcas na Fenatran, com 120 unidades para 2025, temos certeza ainda mais de estarmos juntos trilhando o caminho certo, e temos certeza que a Buzin vai ser o maior frotista DAF do Brasil e uma das maiores no seu ramo”, destaca Anderson Toso, Diretor da Eldorado Caminhões.

O novo lote é composto pelo modelo XF 530 em versão 6x4, que recebem motores Paccar MX-13 de 530 cavalos, com torque de 2.500 Nm, e a caixa de câmbio ZF TraXon automatizada de 12 velocidades, que garante mais conforto na condução e gera menos ruídos, por ter um novo tipo de construção interna, que também garante maior robustez.

Para conforto dos motoristas, os novos caminhões contam com banco do motorista Comfort Air com descanso de braço, cortinas blackout e cama mais confortável, ar-condicionado digital, mesa retrátil e geladeira interna com 42 litros de capacidade.

De acordo com Leonardo Busin, os caminhões DAF tem ótima aceitação, tanto pelo conforto para os motoristas, quanto pela robustez e confiabilidade, que se tornou uma marca registrada da montadora no Brasil.

“Gostamos do caminhão por ser um equipamento robusto, econômico, que da pouca manutenção e em casos pontuais quando temos algum problema recorremos a Eldorado Caminhões, concessionária que atua no Rio Grande do Sul, que são muito ágeis em solucionar o problema. O atendimento da Eldorado é muito bom”, destaca o executivo.

Para ele, outro ponto muito forte da DAF é a facilidade de aquisição pelo banco da montadora, o Paccar Financial, por onde praticamente todos os negócios de aquisição dos veículos DAF são realizados.

“Nossa expectativa é que esses laços só se fortaleçam cada vez mais ao longo do tempo e que possamos fazer cada vez mais negócios juntos”, concluiu o executivo.

Edição especial DAF

Cliente DAF há tantos anos, a Buzin Transportes também é uma grande colecionadora dos caminhões especiais da marca. Além de modelos que já fazem parte da frota nos últimos anos, a empresa receberá mais um DAF exclusivo.

Na última Fenatran, a empresa adquiriu uma das unidades do DAF XF 530 6x4 Special Edition Fenatran 2024, um caminhão repleto de itens exclusivos, como pintura especial com adesivos pretos, marrons e dourados, além de logotipos estilizados, e peças que trazem ainda mais exclusividade, como spoiler dianteiro, defletores de ar, saia lateral e rodas de alumínio personalizadas, com detalhes em "Chrome Delete" e para-lamas pintados.

Por dentro, o caminhão também recebeu detalhes muito exclusivos, como bancos de couro com design exclusivo, revestimentos com detalhes em capitonê, acabamentos em marrom e black piano, além de cafeteira, porta-bagagens multifuncional, teto com iluminação estilo céu estrelado, central multimídia com Apple CarPlay e televisão.

A nova série especial também será entregue para a empresa em 2025.

Leonardo Busin – Uma vida dedicada aos transportes

A vida de Leonardo Busin, CEO da Buzin Transportes, está intimamente ligada ao setor de transportes. Atuando na empresa desde muito jovem, o atual executivo passou por cada setor, conhecendo todos os processos que envolvem o transporte rodoviário de cargas.

Essa vida vendo o setor como ele realmente é, permite que o CEO tenha uma visão mais ampla do negócio, conseguindo manter o legado da transportadora, mas sem esquecer de evoluir constantemente, em equipamentos e processos cada vez mais modernos.

A meta de Leonardo é transformar a Buzin Transportes em uma das maiores e melhores empresas de transporte do Brasil, não impondo sobre si mesmo nenhum limite que possa o impedir de alcançar seu sonho.

Hoje o executivo trabalha incansavelmente para aprimorar cada processo da empresa, garantindo maior eficiência e rentabilidade, em um mercado que está cada vez mais concorrido e desafiador, e exige coragem para enfrentar e superar todos os desafios.

A Buzin Transportes foi fundada em 1967, e oferece serviços de transporte em diversos segmentos, como siderúrgico, metal mecânico, polímeros, alimentício, químico, máquinas e tratores agrícolas, dentre outros. A empresa, sediada no Rio Grande do Sul, tem filiais em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas. Atualmente, a idade média da frota da empresa é de três anos.

Buzin Transportes
Assessoria de Imprensa
Rafael Brusque Toporowicz
Blog do Caminhoneiro

ÔNIBUS PARADISO G8 1800 DOUBLE DECKER É O PREFERIDO DOS CLIENTES INTERNACIONAIS

Empresa peruana Oltursa renova frota com 12 novos ônibus Marcopolo

O ônibus Paradiso G8 1800 Double Decker continua fazendo sucesso e conquistando os clientes e os passageiros, no Brasil e no exterior. A Empresa de Transporte Turistico Olano S.A. – Oltursa, tradicional operadora de transporte do Peru, acaba de renovar sua frota com 12 novos veículos Marcopolo, o que reforça a excelente aceitação do modelo pelas características de sofisticação, segurança, tecnologia e conforto.

“A Oltursa é cliente Marcopolo há mais de 40 anos e possui frota Marcopolo composta completamente pelo modelo Double Decker. A nova aquisição é importante porque os veículos incorporam as mais recentes tecnologias e equipamentos para melhor atender os passageiros”, destaca José Luiz Moraes Goes, diretor operações internacionais e comerciais mercado externo da Marcopolo.

Os Paradiso G8 1800 DD da Oltursa possuem 14.400mm de comprimento total e três diferentes configurações internas. Quatro unidades têm 32 poltronas leito cama, seis veículos têm 41 lugares, com poltronas leito cama e leito, e dois ônibus contam com 54 lugares em poltronas leito, todas com tomadas USB tipo A + tipo C.

Para mais sofisticação e exclusividade, os veículos possuem sistema de ar-condicionado Spheros, Iluminação decorativa no teto, quatro monitores com sistema de áudio e vídeo com DVD, quatro gravadores de imagem, dois sanitários, geladeira e aquecedor de líquidos.

Oltursa

A Oltursa foi fundada há mais de 40 anos, iniciando a sua atividade em 1981. Com foco na inovação constante, na qualidade do serviço e no investimento permanente na renovação de sua frota, a operadora cresceu e conquistou grande presença no mercado e a imagem de ponta.

A empresa foi pioneira na utilização de ônibus Double Decker com poltronas leito e a incorporar GPS em toda a sua frota, assim como Wi-Fi para serviço de Internet a bordo durante todo o percurso e a disponibilizar iPads em alguns serviços e rotas.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

RIO NEGRO RENOVA SUA FROTA DE FRETAMENTO COM 19 F2500 CAIO

A Rio Negro Fretamento e Turismo, empresa de ônibus localizada em Contagem (MG), adquiriu recentemente 19 unidades do midiônibus Foz Super, versão F2500, da Caio.

Reconhecidos por sua alta performance em áreas rurais, esses veículos serão utilizados pela Rio Negro no fretamento empresarial, para o transporte de operadores da mineradora Vale.

O representante da Caio em Minas Gerais, Anselmo Espírito Santo da Silva, ressalta a satisfação do cliente ao receber os F2500: “Na sua primeira compra de ônibus novos da Caio, para renovar sua frota, o cliente afirmou que ficou muito satisfeito com a qualidade do produto, que será de grande valia nas operações da empresa”.

F2500

Essas unidades foram encarroçadas sobre chassi Volkswagen 15-210 ODR, com motorização dianteira e comprimento de 10.150 mm. Possuem capacidade para 35 pessoas, sendo 34 poltronas de passageiros, totalmente estofadas, no modelo turismo, reclináveis, com encosto de cabeça e apoia braços e uma poltrona de motorista, hidráulica, estofada e com deslocamento lateral.

Os ônibus estão equipados com duas portas centrais, uma pantográfica, com acionamento pneumático, e a outra sedan, com acionamento manual, e elevador DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel. Ambas estão localizadas no lado direito das carrocerias e a porta pantográfica conta com um sistema de emergência.

Entre as tecnologias embarcadas do F2500 se destacam o ar condicionado, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, itinerário eletrônico frontal, iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus, e pontos para a instalação de microcâmeras e sistema de Wi-Fi.

Também contam com teclado multiplex que identifica possíveis falhas operacionais e elétricas, possibilitando que o motorista tenha total controle das funções do veículo em operação.

Caio Induscar

EQUIPE NISSAN DE FÓRMULA E: CORRIDA DO BRASIL É PALCO DA ESTREIA DE MUITAS NOVIDADES.

Novo carro GEN3 Evo é o mais rápido monoposto de corrida do mundo

A equipe Nissan de Fórmula E está pronta e com muitas novidades para acelerar em São Paulo no dia 7 de dezembro, na corrida inaugural da 11ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA. Novos carros, pilotos, parceiros e até mesmo uma tecnológica sede contribuem para impactar de maneira positiva a equipe.

Essa temporada estreia o GEN3 Evo, o carro de corrida monoposto da FIA com aceleração mais rápida, sendo capaz de fazer de zero a 60 milhas por hora (mph) em 1,82 segundos –0-100 km/h em 1,86 s –, 36% mais rápido do que o carro GEN3 da temporada passada. Essa performance é alcançada com evoluções que vão do design, graças a um novo kit de carroceria agressivo projetado para ser mais forte, mais robusto e mais aerodinâmico. As principais mudanças são no design frontal do carro.

Uma novidade para um carro de Fórmula E é a adoção da tração integral (AWD). Ela poderá ser usada durante duelos de qualificação, largadas da corrida e no Modo Ataque. Na Nissan, essa tecnologia conta com a experiência da marca com a tração Nissan e-4ORCE, e atuando em conjunto com os pneus oficiais da categoria, Hankook iON, que tiveram a aderência melhorada entre 5 e 10%, deixam o novo monoposto da categoria ainda mais ágil. A Nissan também incorporou ao seu modelo Nissan e-4ORCE 05 GEN3 EVO um novo trem de força traseiro, melhorando a eficiência energética.

Nova pintura, mas com as flores de cerejeira

O novo carro da equipe Nissan de Fórmula E surge também com uma pintura atualizada. Como única marca japonesa na categoria, a empresa mantém em seus carros as características flores de cerejeira, um dos símbolos do Japão, mas com nova distribuição na combinação com a pintura vermelha, se diferenciando dos modelos da temporada anterior.

Nova dupla com pilotos experientes

A equipe Nissan de Fórmula E uniu em sua dupla principal dois pilotos experientes e que conhecem a marca. Além do britânico Oliver Rowland, que competiu na temporada passada pela marca e materializou uma das mais emocionantes ultrapassagens do último E-Prix de São Paulo para conquistar o terceiro lugar na corrida, voltou ao time o francês Norman Nato. Ele competiu pela Nissan na 9ª temporada e reestreia agora em São Paulo. Rowland também já tinha tido uma passagem anterior pela equipe japonesa, da 5ª a 7ª temporada.

Experientes na Fórmula E, inclusive já venceram provas na categoria, os dois pilotos acumularam quilometragem também em outras categorias. Oliver Rowland iniciou sua carreira no kart, destacando-se depois em categorias como Fórmula Renault e Fórmula 2, além de atuar como piloto de desenvolvimento na Fórmula 1. Norman Nato passou por categorias como a Fórmula Renault 3.5, GP2 Series e Fórmula 2. Ele também brilhou no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, alcançando o segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans (2020) e a terceira posição no campeonato 2019/20.

Brasileiro é o novo piloto de testes e simulador

No E-Prix de São Paulo a equipe Nissan de Fórmula E vai apresentar também o seu novo piloto de testes e simulador, o brasileiro Sérgio Sette Câmara. Apesar de jovem, ele foi piloto em tempo integral da categoria nas últimas quatro temporadas, apresentando várias performances notáveis. Anteriormente, ele conquistou várias vitórias e pódios na Fórmula 2 da FIA, antes de trocar para o campeonato totalmente elétrico no meio da Temporada 6 (2019/20).

O piloto de 26 anos trabalhará em estreita colaboração com Oliver Rowland e Norman Nato ao longo da nova campanha para garantir que a equipe japonesa continue a ser uma forte candidata no campeonato. A sua experiência será muito valiosa não só no simulador de preparação de eventos, mas também para ajudar a equipe no desenvolvimento contínuo do carro Nissan e-4ORCE 05 GEN3 EVO.

Novos parceiros aceleram juntos com a Nissan

Um grupo de novos parceiros se juntaram à equipe Nissan de Fórmula E para dar suporte ao time nessa temporada. Assim, a marca firmou uma parceria de quatro anos com a Petromin Corporation, fornecedora líder de soluções inteligentes no Oriente Médio. O acordo irá focar principalmente na subsidiária de carregamento de veículos elétricos da corporação, a Electromin, enquanto o negócio prevê a adoção em grande escala de mobilidade elétrica na região da Ásia. Já a Marelli traz para o time a sua experiência de mais de 100 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Com a mesma visão da Nissan de unir sustentabilidade e desempenho, a empresa de sportswear Reflo se tornou a parceira oficial de uniformes e vestuários da equipe para as próximas duas temporadas. Mais recente empresa a entrar no time, a Dynisma Ltd. assinou um acordo com a equipe japonesa que incluirá o fornecimento de um novo simulador de corrida personalizado antes da 12ª temporada.

Já a Coral continua a bordo nessa temporada como parceira de sustentabilidade da equipe, especializada na compensação de emissões de carbono. A empresa ajuda a equipe a avaliar, monitorar e reduzir sua pegada de carbono. A Coral Eyewear também segue seu relacionamento com a equipe para uma segunda temporada. A start-up de moda sustentável fornece à roupa sua linha de produtos diferenciada, confeccionada com plástico reciclado e materiais vegetais.

Nova sede para reforçar a preparação da equipe

Nessa temporada 2024/25, a equipe Nissan de Fórmula E está contando com um suporte importante nos bastidores de sua preparação: uma nova e moderna sede. Localizada em Paris, na França, a instalação totalmente dedicada à Nissan Formula E Team se estende por mais de 2.600 metros quadrados e conta com uma área de oficina, simulador, escritórios de engenharia e gestão, bem como áreas de exibição, reunião e multiuso.

A nova sede fica perto de outras unidades da Nissan e seus parceiros da Alliance, garantindo sinergias e acesso a talentos, equipamentos e instalações disponíveis na Nissan e no grupo. A sede anterior da equipe ficava em Le Mans, também na França.

Muitas novidades que estreiam com a equipe Nissan de Fórmula E nessa 11ª temporada nas ruas de São Paulo, no dia 7 de dezembro.

Nissan Brasil

GWM COMEÇA A HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES DE PEÇAS E ANUNCIA NOVOS PRODUTOS PARA A FÁBRICA DE IRACEMÁPOLIS (SP)

A GWM deu um passo importante para o começo da produção no Brasil, ao iniciar o processo de habilitação de fornecedores para a nacionalização de peças em sua nova fábrica em Iracemápolis (SP). O anúncio foi feito durante uma apresentação no Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) na manhã desta quinta-feira (5). Além disso, a montadora revelou a inclusão de mais dois modelos na linha de produção - um SUV e uma picape -, com o objetivo de fortalecer ainda mais seu portfólio no país, que já inclui a previsão de fabricação da linha Haval H6.

A montadora também anunciou a nomeação de Marcio Alfonso como o novo Diretor de Produção, cargo que acumulará com a responsabilidade pelas áreas de Engenharia e PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Com vasta experiência na indústria automotiva, Marcio assume a posição com o compromisso de assegurar a excelência operacional, o início da produção e a entrega de veículos que atendam aos mais elevados padrões de qualidade.

"Hoje, estamos dando mais um passo importante para fortalecer nossa operação no Brasil. A apresentação no Sindipeças foi uma oportunidade única de envolver nossos futuros fornecedores e parceiros, alinhando expectativas e reforçando o compromisso da GWM com o desenvolvimento local. Estamos muito felizes com o crescimento da GWM no Brasil e com o fortalecimento de nossa fábrica em Iracemápolis. Os novos modelos que estamos trazendo para a linha de produção no Brasil é prova do nosso compromisso com a inovação, qualidade e eficiência", afirmou o Diretor de Produção.

O chamado “Programa de Localização” terá diversas fases, como contratos de confidencialidade, workshop para identificação de peças para localização, capabilidade técnica e a fase comercial, na qual será firmado o contrato e a nomeação do fornecedor.  Como parte de seu compromisso com a nacionalização, a GWM já desenvolveu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente. O objetivo é alcançar um índice de nacionalização superior a 60%, o que permitirá à montadora exportar seus veículos para a América Latina.

A produção na nova fábrica de Iracemápolis está programada para o primeiro semestre de 2025 com o SUV híbrido Haval H6, inicialmente em regime de pré-produção, para testar e ajustar os novos equipamentos da linha de montagem e verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade. Já no início do segundo semestre, começa a produção em série. Com a modernização e ampliação da capacidade instalada, a fábrica da GWM poderá atingir 50 mil unidades dentro de três anos. A previsão da marca para 2025 é de cerca de 10 mil veículos e mais de 40 mil em 2026 com dois turnos em operação e três produtos em linha.

A GWM Brasil já deu início às contratações para a fábrica com a seleção dos primeiros líderes, que serão fundamentais para a criação dos processos produtivos, ampliação da linha de montagem e treinamento dos primeiros colaboradores. Até o final deste ano, a marca planeja contratar 100 funcionários, com uma meta de 700 novos empregos até o começo da produção, no primeiro semestre de 2025.

O início da produção faz parte da primeira fase do projeto de investimentos da GWM no mercado brasileiro, que totaliza R$ 10 bilhões até 2032. Apenas nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

RECICLAGEM INOVADORA NO BMW GROUP: NOVO CENTRO DE COMPETÊNCIA DEVOLVE AS MATÉRIAS-PRIMAS DAS CÉLULAS DE BATERIA

O BMW Group está construindo um Centro de Competência de Reciclagem de Células (CRCC) para células de bateria, na Alemanha, onde implementará um processo denominado "reciclagem direta". Esse procedimento permite desmontar mecanicamente os materiais residuais da produção de células de bateria, assim como as células de bateria completas, em seus componentes. As matérias-primas recuperadas são reutilizadas diretamente na produção piloto de células de bateria nos próprios Centros de Competência da empresa.

"O novo Centro de Competência de Reciclagem de Células acrescenta mais um elemento à nossa experiência interna: desde o desenvolvimento e a produção piloto até a reciclagem, estamos criando um ciclo fechado para as células de bateria", diz Markus Fallböhmer, vice-presidente sênior de Produção de Baterias da BMW AG, "aproveitando as distâncias curtas entre nossos Centros de Competência na Baviera".

O BMW Group está investindo cerca de 10 milhões de euros na construção do novo Centro de Competência. Os trabalhos de instalação no edifício já estão programados para começar no segundo semestre de 2025. Uma vez concluído, a validação do método de reciclagem será iniciada em processos quase em série.

A reciclagem direta inovadora recupera matérias-primas valiosas

As matérias-primas das células de bateria, principalmente o lítio e o cobalto, mas também o grafite, o manganês, o níquel e o cobre, estão entre os principais fatores de custo na produção de células. O uso responsável desses recursos é essencial do ponto de vista ambiental e econômico. "A reciclagem direta ajudará a reduzir os custos da nossa linha piloto de células de bateria", explica Fallböhmer. Ao contrário dos métodos convencionais, a principal característica da reciclagem direta é que as matérias-primas das células de bateria não são revertidas ao seu estado original, mas são reintroduzidas "diretamente" no ciclo de produção das células. Esse método dispensa o processamento químico ou térmico, anteriormente comum e com alto consumo de energia. O método de reciclagem foi desenvolvido por especialistas do BMW Group nos Centros de Competência de Munique e Parsdorf. No novo CRCC, será implementado em maior escala e, uma vez finalizados os processos, será possível reciclar materiais de células de bateria na faixa de toneladas métricas de dois dígitos por ano.

A operação do Centro de Competência é responsabilidade da joint venture, com a propriedade intelectual pertencente ao BMW Group

O novo CRCC, que abrangerá uma área de 2.200 m², será integrado à ampliação de um edifício existente no parque industrial Kirchroth-Nord, próximo a Straubing. A energia elétrica das células descarregadas será capturada em sistemas de armazenamento de energia dentro do edifício e será usada para operar os sistemas de reciclagem. O conceito energético será complementado com sistemas fotovoltaicos instalados no telhado do edifício. Embora a propriedade intelectual do método de reciclagem seja de propriedade exclusiva do BMW Group, o Centro de Competência será construído e operado pela Encory GmbH. Como uma joint venture entre o BMW Group e o Grupo Interzero, a Encory desenvolve e implementa soluções de logística e consultoria em áreas como coleta, reciclagem e remanufatura de componentes de veículos. Ambos os parceiros possuem 50% de participação na empresa. Cerca de 20 pessoas estarão empregadas no novo Centro de Competência.

Economia circular no BMW Group

O BMW Group considera a economia circular como um dos temas-chave no design de veículos mais eficientes no uso de recursos. A premissa é otimizar a circularidade dos materiais. Isso significa que os recursos não são perdidos, mas mantêm seu valor para um uso de longo prazo. O BMW Group aplica os princípios de Re:Think, Re:Duce, Re:Use e Re:Cycle. Desde o design e a produção de veículos até a reciclagem e a reutilização, tudo é orientado para garantir que os automóveis possam servir como fonte de matérias-primas para novos veículos ao final de sua fase de uso. A reciclagem se concentra, em particular, no uso de métodos inovadores para recuperar baterias de alta voltagem de veículos eletrificados.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup 

REVO PRODUZ VIATURAS PARA A POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL A PARTIR DA FORD RANGER

A REVO está produzindo viaturas para a Polícia Militar do Distrito Federal, que terão por objetivo realizar operações de transporte de detentos, com proteção balística (blindagem) Nível IIIA. Originalmente, os veículos são Ford Ranger e a transformação, conforme licitação vencida, coube à REVO.

A entrega dos veículos prontos está prevista para este mês. Desenvolvida pela equipe de Engenharia de Protótipos da empresa, a Ford Ranger recebeu diversos aprimoramentos e adaptações específicas.

Fabricante de uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, a REVO realiza a transformação de veículos originais em ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, veículos desenvolvidos para atividades vinculadas ao agronegócio e motocicletas especiais.

O CEO da REVO, Flavio Padovan, destaca uma das vantagens competitivas da empresa nessa licitação. “Realizamos todas as etapas de transformação, que vão desde a blindagem até o grafismo das viaturas, dentro de nossa unidade industrial, o que garante um padrão de qualidade inigualável nesse segmento, sem contar a produção de chicotes, luminosos e outros acessórios. Tudo feito em casa”, explica.

Alterações específicas do veículo

“Cela” na caçamba

De acordo com o descritivo técnico entregue à REVO, a Ford Ranger recebeu inúmeras modificações para servir ao propósito previsto na licitação. E todas as alterações foram entregues.

- Rodas em liga leve na cor preta.

- Pára-choques de impulsão (quebra mato) com proteção gradeada dos faróis na parte frontal do veículo, na cor preta semi brilhante.

- Engates para reboque dianteiro e traseiro.

- Estribos laterais.

- Capota com aberturas laterais (tipo asa-de-gaivota) e traseira, para recobrir a caçamba do veículo subdividida em duas partes: 70% de cela para presos e 30% de compartimento para equipamentos de trabalho, com iluminação interna.

- Instalação de caixa evaporadora adicional para resfriar o ambiente de caçamba em favor do transporte de detentos, com sistema de ventilação/exaustão através de ventiladores e exaustores instalados no teto do compartimento.

- Instalação de “cela” na caçamba, confeccionada em estrutura tubular de aço.

- Cintos de segurança do tipo sub-abdominal para, ao menos, dois conduzidos.

- Proteção balística Nível IIIA parcial, constituída de chapas de aço (2,5 mm), vidro balístico, mantas de aramida e materiais anti-ruído, instalados em painel corta-fogo, colunas A e B, pára-brisa, portas dianteiras e traseiras (sem os vidros).

- Bateria extra de 75 Ampères para suportar o sistema de luminosos.

- Barra de iluminação no teto da viatura.

- Módulos de LED na grade do radiador do veículo e na tampa da caçamba.

- Película de segurança e controle solar, em todos os vidros do veículo.

- Sirene eletrônica.

- Sistema de megafone com interligação auxiliar de áudio com o rádio.

REVOMaior e mais tradicional empresa de adaptação veicular no país, a REVO possui capacidade instalada de 200 unidades/dia, com duas plantas no interior de São Paulo (Tatuí e Sorocaba), que totalizam 240 mil m2 de área. Dotada de um time de colaboradores altamente capacitado e com amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras, a REVO conta com o suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

REVO
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

IVECO SE PREPARA PARA OS ÚLTIMOS DESAFIOS DA COPA TRUCK 2024

Pilotos da marca buscam garantir o título na última etapa da temporada, com grandes expectativas para a disputa em Goiânia (GO)

A Copa Truck 2024 chega à sua etapa decisiva, e Goiânia (GO) será o palco da grande final da competição no próximo dia 8. Com expectativas positivas, a IVECO se prepara para encerrar a temporada com força total, levando ao Autódromo Internacional toda a robustez de seus caminhões e a experiência de seus pilotos.

Após uma temporada de grandes desafios, a IVECO chega à última etapa com um time de pilotos prontos para lutar pelo título. Danilo Dirani (#28), que segue na disputa pela categoria Super Truck Pro, é um dos destaques da marca. O piloto da IVECO Usual Racing tem mostrado um desempenho consistente e estará focado em garantir uma boa posição para assegurar sua vaga no topo do pódio.

Além de Dirani, outros grandes nomes do automobilismo estarão na pista. Na categoria Super Truck Pro, Wellington Cirino (#6), também da IVECO Usual Racing, promete força máxima na corrida. Já na Super Truck Elite, Djalma Pivetta (#21) e Felipe Tozzo (#57), pela Dakar Motorsports, estão prontos para acelerar em busca da vitória. Leandro Totti (#73) e Diogo Moscato, que competem pela equipe Scuderia CH, serão peças-chave nas disputas.

"Estamos confiantes de que a performance dos nossos caminhões fará a diferença nesta última corrida. A IVECO tem se destacado pela durabilidade e desempenho, o que é fundamental em uma competição como a Copa Truck", afirma Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, FPT Industrial e o Consórcio IVECO, integra o time da temporada 2024 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, o melhor caminhão fabricado pela montadora no Brasil, que estará presente no grid de largada com duas versões, incluindo a edição especial Metallica.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

CORTECO RECEBE PRÊMIO DE MELHORES SERVIÇOS E SUPORTE DE MARKETING 2024

A premiação foi concedida pela Temot International em cerimônia realizada no Rio de Janeiro

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, acaba de receber o Prêmio de Melhores Serviços e Suporte de Marketing 2024, da Temot International, líder global em rede de distribuição de peças automotivas.

Essa premiação é um importante reconhecimento ao trabalho da Corteco e sua contribuição significativa para o desenvolvimento do setor automotivo na América Latina. A empresa se destaca por oferecer soluções inovadoras com a qualidade de origem alemã, atendimento personalizado aos clientes e forte presença no mercado.

“Estamos muito felizes em celebrar essa conquista com a Temot International. Para a Corteco, essa premiação é reflexo do nosso compromisso em oferecer os melhores produtos e serviços aos clientes”, comenta Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações da Corteco.

Durante o evento, estiveram presentes representantes de empresas de diversos países da América do Sul. “A participação de clientes de diferentes regiões da América do Sul demonstra a força da marca e a sua importância para o mercado. Acredito que esta foi uma oportunidade muito estratégica para a Corteco, na qual também pudemos estreitar relacionamento com alguns clientes em potencial”, acrescenta Eryka Yared, Gerente de Vendas Exportação e Atendimento ao Cliente da Corteco.

A premiação, realizada recentemente no Rio de Janeiro (RJ), reuniu as principais empresas do setor automotivo e reconhece as melhores práticas em diversas categorias. A indicação da Corteco consolida o posicionamento da empresa como referência no mercado.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg.

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2023, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.000 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões.

Corteco
Essência Comunicação