O BMW Group está construindo um Centro de Competência de Reciclagem de Células (CRCC) para células de bateria, na Alemanha, onde implementará um processo denominado "reciclagem direta". Esse procedimento permite desmontar mecanicamente os materiais residuais da produção de células de bateria, assim como as células de bateria completas, em seus componentes. As matérias-primas recuperadas são reutilizadas diretamente na produção piloto de células de bateria nos próprios Centros de Competência da empresa.
"O novo Centro de Competência de Reciclagem de Células acrescenta mais um elemento à nossa experiência interna: desde o desenvolvimento e a produção piloto até a reciclagem, estamos criando um ciclo fechado para as células de bateria", diz Markus Fallböhmer, vice-presidente sênior de Produção de Baterias da BMW AG, "aproveitando as distâncias curtas entre nossos Centros de Competência na Baviera".
O BMW Group está investindo cerca de 10 milhões de euros na construção do novo Centro de Competência. Os trabalhos de instalação no edifício já estão programados para começar no segundo semestre de 2025. Uma vez concluído, a validação do método de reciclagem será iniciada em processos quase em série.
A reciclagem direta inovadora recupera matérias-primas valiosas
As matérias-primas das células de bateria, principalmente o lítio e o cobalto, mas também o grafite, o manganês, o níquel e o cobre, estão entre os principais fatores de custo na produção de células. O uso responsável desses recursos é essencial do ponto de vista ambiental e econômico. "A reciclagem direta ajudará a reduzir os custos da nossa linha piloto de células de bateria", explica Fallböhmer. Ao contrário dos métodos convencionais, a principal característica da reciclagem direta é que as matérias-primas das células de bateria não são revertidas ao seu estado original, mas são reintroduzidas "diretamente" no ciclo de produção das células. Esse método dispensa o processamento químico ou térmico, anteriormente comum e com alto consumo de energia. O método de reciclagem foi desenvolvido por especialistas do BMW Group nos Centros de Competência de Munique e Parsdorf. No novo CRCC, será implementado em maior escala e, uma vez finalizados os processos, será possível reciclar materiais de células de bateria na faixa de toneladas métricas de dois dígitos por ano.
A operação do Centro de Competência é responsabilidade da joint venture, com a propriedade intelectual pertencente ao BMW Group
O novo CRCC, que abrangerá uma área de 2.200 m², será integrado à ampliação de um edifício existente no parque industrial Kirchroth-Nord, próximo a Straubing. A energia elétrica das células descarregadas será capturada em sistemas de armazenamento de energia dentro do edifício e será usada para operar os sistemas de reciclagem. O conceito energético será complementado com sistemas fotovoltaicos instalados no telhado do edifício. Embora a propriedade intelectual do método de reciclagem seja de propriedade exclusiva do BMW Group, o Centro de Competência será construído e operado pela Encory GmbH. Como uma joint venture entre o BMW Group e o Grupo Interzero, a Encory desenvolve e implementa soluções de logística e consultoria em áreas como coleta, reciclagem e remanufatura de componentes de veículos. Ambos os parceiros possuem 50% de participação na empresa. Cerca de 20 pessoas estarão empregadas no novo Centro de Competência.
Economia circular no BMW Group
O BMW Group considera a economia circular como um dos temas-chave no design de veículos mais eficientes no uso de recursos. A premissa é otimizar a circularidade dos materiais. Isso significa que os recursos não são perdidos, mas mantêm seu valor para um uso de longo prazo. O BMW Group aplica os princípios de Re:Think, Re:Duce, Re:Use e Re:Cycle. Desde o design e a produção de veículos até a reciclagem e a reutilização, tudo é orientado para garantir que os automóveis possam servir como fonte de matérias-primas para novos veículos ao final de sua fase de uso. A reciclagem se concentra, em particular, no uso de métodos inovadores para recuperar baterias de alta voltagem de veículos eletrificados.
JeffreyGroup
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