Hoje, dia 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela UNESCO e pela ONU Mulheres para destacar a importância da igualdade de gênero no campo científico e incentivar o acesso e a participação de mulheres na ciência.
Na Nissan do Brasil, essa causa é mais que uma celebração: é parte essencial da estratégia de inclusão e diversidade, que busca criar cada vez mais oportunidades para mulheres em áreas técnicas e na empresa como um todo.
O trabalho da Nissan para promover a igualdade de gênero e impulsionar mulheres na engenharia vem avançando continuamente. Hoje, a empresa conta com 78 colaboradoras engenheiras e 16 estagiárias cursando engenharia, que atuam em diversas áreas do Complexo Industrial de Resende e nos escritórios da empresa pelo país. Além disso, a companhia tem como pilar fundamental a diversidade, equidade e inclusão e investe constantemente em programas e iniciativas para garantir um ambiente inclusivo, seguro e colaborativo para suas funcionárias.
Na última edição do Nissan Mulheres, evento pioneiro que debate a presença e atuação das mulheres no setor automotivo e na sociedade, a empresa compartilhou dados positivos sobre a evolução da presença feminina, como o aumento no número de funcionárias em sua fábrica de Resende, que subiu de 9,6% em 2021 para 21% ano passado e o aumento do número de mulheres em sua equipe de funcionários, chegando a 23,6% do efetivo total no Brasil em 2024, contra 20% no ano anterior. A Nissan também demonstrou seu compromisso com ações afirmativas ao destacar que, no programa de estágio de 2024, 52% dos candidatos aprovados foram mulheres.
Mulheres que fazem a diferença
Histórias de superação e inspiração estão por toda parte na Nissan. Sylvia Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Produto, que trabalha na empresa há quatro anos e meio, compartilha alguns dos desafios enfrentados ao longo da carreira. Ela destaca como o apoio e a troca de experiências com outras mulheres foram fundamentais para seu crescimento profissional: "Quando iniciei minha carreira, haviam poucas discussões sobre a atuação das mulheres em ambientes predominantemente masculinos. Muitas vezes, precisei me adaptar para ser ouvida. Hoje, vejo que o mais importante é nunca deixar de ser quem somos e buscar sempre o diálogo com outras mulheres."
![]() |
Sylvia Ferreira |
Com uma trajetória de mais de 15 anos na engenharia, Sylvia conta que sempre teve forte identificação com a área e enfrentou desafios como assédio, falta de credibilidade e a ausência de colegas mulheres para trocar experiências. Ela relembra um dos momentos mais marcantes de sua carreira: "O momento mais gratificante da minha carreira foi ter sido a primeira mulher a assumir o cargo de gestora na área de Engenharia na empresa que atuava na época."
Já Letícia Alexandre, estagiária há um ano na Engenharia de Processos, que trabalha na área de Body Shop na fábrica da Nissan, relata como essa experiência tem sido transformadora tanto do ponto de vista técnico quanto pessoal: "Desde o início do meu estágio, venho aprendendo sobre todas as etapas de um projeto. Me inspira ver tantas mulheres em cargos de liderança sendo respeitadas pelo trabalho excepcional que realizam. Isso me dá ainda mais vontade de crescer e seguir na área."
![]() |
Letícia Alexandre |
Ela também deixa um conselho para outras mulheres que desejam trilhar esse caminho: "Para as jovens que estão ingressando agora na área, não deixem os desafios impedirem que vocês sigam os sonhos de vocês. Cada um desses desafios é um aprendizado, e não deixem de fazer o que gostam por conta da opinião de pessoas que não têm as mesmas experiências, sonhos ou vivências que você. Apenas você sabe seu limite, e mesmo isso você só aprende tentando."
Marca empregadora e referência em diversidade
A Nissan do Brasil segue consolidando sua posição como uma das principais empresas empregadoras do país, com um forte compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). A prova disso foi a conquista do prêmio "Empresas Mais Inclusivas do Setor Automotivo", pelo segundo ano consecutivo, durante a sétima edição do Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo. A premiação, realizada em São Paulo, é resultado de uma pesquisa com mais de 3.600 colaboradores do setor, que avaliaram fatores como segurança psicológica no ambiente de trabalho, equidade de oportunidades e a existência de políticas de combate ao assédio e discriminação. Esses reconhecimentos refletem a evolução da Nissan na criação de um ambiente de trabalho plural, em que todos têm voz e oportunidades iguais.
A Nissan se destaca por seu compromisso com o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, baseada em cinco princípios norteadores: transparência, coragem, vulnerabilidade, equidade e inclusão. A empresa investe em ações práticas e iniciativas que vão além de suas paredes, com programas focados no público externo e ações afirmativas que garantem a representatividade feminina em áreas técnicas e de liderança. Em um ambiente em constante evolução, a Nissan se dedica a promover a igualdade de oportunidades e a criar um espaço em que todos possam crescer e alcançar seu potencial, refletindo as mudanças que deseja ver no mundo.
Nissan Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário