terça-feira, 16 de dezembro de 2025

FORD RANGER COMEMORA 30 ANOS NO BRASIL COM RECORDES

Ao longo de suas cinco gerações, a Ranger trouxe seguidas inovações para o mercado e tornou-se a referência do segmento

A Ford Ranger completou 30 anos no mercado brasileiro em 2025 com vários motivos para comemorar. A começar pelo recorde histórico de vendas: as mais de 30.000 unidades emplacadas até novembro representam um crescimento de 9% no ano, comparado aos 3,8% do segmento de picapes médias. Ou seja, mais um ano com desempenho muito acima da indústria e liderança de vendas nas versões intermediárias e de topo, as mais disputadas da categoria.

O crescimento na demanda da Ranger no Brasil e outros mercados da América do Sul levou a Ford a investir US$40 milhões este ano no aumento da produção da fábrica de Pacheco, na Argentina, que abastece a região. A capacidade da planta foi ampliada para o recorde histórico de 80.000 unidades anuais, 30% maior que em 2024.

Cinco gerações

Esses números são exemplos do sucesso da picape que se tornou um dos produtos mais importantes da história da Ford no país e segue em constante evolução ao longo de cinco gerações. A primeira Ranger foi lançada nos EUA em 1982, como opção menor e mais econômica que a grande F-150. Inicialmente ela era equipada somente com cabine simples e motores a gasolina.

No Brasil, a Ranger foi apresentada oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo em 1994, já na segunda geração. E chegou ao mercado no ano seguinte, nas versões XL com cabine simples e STX com cabine estendida, importada dos EUA. Em 1996, ela começou a ser produzida na fábrica de Pacheco. A terceira geração estreou em 1998 com a opção de cabine dupla e, em 2012, a quarta geração chegou ao país com novo visual e mais tecnologia, agora como um produto global, estabelecendo novos padrões no segmento.

A Ranger atual de quinta geração, lançada em 2023 no Brasil como modelo 2024, conquistou os principais prêmios da indústria no Brasil e no mundo e também é destaque em segurança, com cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. A Ford usou sua experiência de mais de 100 anos à frente do segmento para a criação dessa nova geração, projetada com o conhecido padrão de engenharia das picapes da marca.

Novo padrão

Com plataforma totalmente nova, chassi maior e mais robusto, a Nova Ranger redefiniu o padrão das picapes médias. No interior, a central multimídia com tela vertical de 12” e acesso sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e o câmbio eletrônico E-Shifter são alguns destaques. O motor diesel V6 3.0 que equipa as versões Limited, XLT e XLS, entrega o maior torque da categoria (600 Nm) e um nível inédito de performance, junto com a transmissão automática de 10 velocidades e a inédita tração 4WD.

A suspensão, direção e freios também foram aprimorados, refinando a dirigibilidade em todo tipo de terreno. Entre outras tecnologias exclusivas, ela introduziu piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de frenagem de ré, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmeras 360° e atualizações over-the-air. A linha dispõe também das versões XL, XLS e Black com motor 2.0 Panther turbodiesel.

Em 2023 a linha foi ampliada com a Ranger Raptor, que inaugurou o segmento de picapes esportivas no Brasil. Inspirada nos modelos de competição no deserto, com motor V6 3.0 biturbo de 397 cv, amortecedores de competição Fox e diferencial dianteiro e traseiro blocantes, tornou-se a picape mais rápida e capaz do mercado, com imbatível desempenho off-road.

Híbrida Plug-in

A próxima novidade da Ranger já foi anunciada: a Híbrida Plug-in, primeira versão eletrificada da picape, que será produzida na fábrica de Pacheco e lançada no Brasil em 2027. Entre outros avanços, ela terá um inédito motor flex desenvolvido pela engenharia da Ford no Brasil.

A Ranger Híbrida Plug-in tem como proposta oferecer o melhor de dois mundos: a experiência de condução de um veículo elétrico com zero emissões e a autonomia estendida de um veículo híbrido, sem perder a robustez e capacidade da Ranger que os clientes já conhecem, dando sequência ao legado de inovação da picape.

Ford Motor Company

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