terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

BLINDAGEM DE CARROS BATE NOVO RECORDE NO BRASIL

Frota blindada no país se aproxima dos 400 mil carros; somente em 2024, mais de 34 mil veículos receberam a proteção, com demanda crescente no Nordeste.

Em 2024, o Brasil blindou 34.402 veículos. O número, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), representa um novo recorde, pelo quarto ano consecutivo. Em 2021, o país havia registrado pouco mais de 20 mil carros blindados. No ano seguinte, houve um salto para 25.916 unidades. Em 2023, foram blindados 29.296 e, em 2024, um novo crescimento, agora de 17,5%. Atualmente, a frota blindada estimada no Brasil se aproxima dos 400 mil veículos.

No ano passado, as cinco marcas que mais blindaram no país foram a Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, o que marca a consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional.

De acordo com o novo levantamento, os cinco estados que mais blindaram foram São Paulo, que responde por quase 85% das blindagens registradas em 2024 (28.962), seguido por Rio de Janeiro (2.669 blindagens), Ceará (992 blindados), Pernambuco (843) e Rio Grande do Sul (395 blindagens). Exceto o estado sulista, os demais representaram aumento de blindagens na comparação com o ano anterior.

Para Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores do crescimento do setor refere-se aos avanços da tecnologia em proteção balística, o que desperta o interesse das pessoas. “Hoje, o Brasil é referência mundial em proteção balística, com seus produtos e linhas de inovação, tornando a blindagem mais acessível. Soma-se a isso os ganhos em agilidade na homologação de produtos balísticos, bem como as certificações que dão mais segurança ao consumidor, como o Selo IQA, que certifica as boas práticas das blindadoras.

Nordeste, mercado em expansão

Uma das regiões que tem registrado aumento na procura por blindagem automotiva é o Nordeste brasileiro. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, de acordo com a Resenha Regional do Banco do Brasil, sob a liderança dos estados da Paraíba (PIB de 6,6%) e do Rio Grande do Norte (6,1%). Os índices reforçaram o potencial do mercado consumidor local para setores de alto valor agregado, entre eles, o mercado de carros blindados.

De acordo com levantamentos da Abrablin, estados da região Nordeste aparecem com frequência no ranking nacional de blindagem. Ceará e Pernambuco figuram nas terceira e quarta posições pelo menos nos últimos três anos, com o número de unidades blindadas crescente.

“A blindagem automotiva já é uma realidade consolidada no Nordeste, mas percebemos um forte potencial de expansão. Embora não existam estimativas precisas para 2025, é razoável projetar um crescimento entre 15% e 25% no número de veículos blindados em estados como Ceará, Pernambuco, além da Paraíba e Alagoas, por exemplo, considerando fatores regionais, como o crescimento econômico e o aumento da percepção de insegurança em áreas urbanas, demandando a busca contínua por soluções de segurança, aproveitando-se da maior acessibilidade aos serviços de blindagem”, explica Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe.

A empresa possui mais de 15 mil veículos blindados em sua frota nacional e, neste ano, firmou parceria para licenciamento da marca com a Brabus Blindados, da Paraíba, com foco em ampliar o mercado regional.

Atualmente, a blindagem nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44, pistola 9mm e a submetralhadora Uzi, é a mais aplicada no país.

Abrablin
Ex Libris

Nenhum comentário: