Em sua 11ª edição, Selo Maior Valor de Revenda – Autos apontou o Kia Stonic e o Kia Sportage como os modelos de menor desvalorização nas categorias Híbrido Leve/SUV Compacto e Híbrido Leve/SUV Médio, respectivamente, com índices de depreciação de 13,3% e 8%. Os dados foram registrados pela Agência Autoinforme, cuja pesquisa levou em consideração o valor do modelo 0 km e o preço praticado, depois de 12 meses de uso.
Em evento de entrega das certificações, que aconteceu em São Paulo, os organizadores do SMVR-Autos também homenagearam outros 28 modelos, de 16 montadoras e importadoras, que venceram por categorias, distribuídas em três agrupamentos: motores a combustão, híbridos e elétricos.
“Com o objetivo de mostrar aos fabricantes e às importadoras e, em especial, aos consumidores finais, que um bem durável, de alto investimento, familiar ou corporativo, não se deve resumir a uma simples operação de vendas, o estudo do SMVR-Autos passou a ser divulgado para valorizar os serviços de pós-venda e de fidelização dos clientes às marcas. E isso se acentua quando o preço do veículo chega a atingir ticket médio de R$ 155 mil”, enfatiza Joel Leite, diretor da Autoinforme.
“Sermos duplamente premiados no Selo Maior Valor de Revenda, com o Stonic e o Sportage, é para a Kia um resultado de grande importância, pois nos demonstra o alto nível de satisfação dos nossos clientes com o produto e com a experiência de uso”, argumenta José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Este ano, 170 modelos foram analisados, após a linha de corte de 1.000 unidades comercializadas em 12 meses (motores a combustão), de 300 unidades dos veículos híbridos e de 100 unidades dos elétricos. O período de referência do estudo foi entre novembro de 2023 e outubro de 2024.
Kia Stonic
Com ano modelo 2025 apresentado no final de novembro último, o principal atributo do Stonic, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
O Kia Stonic modelo 2025 é equipado ainda com quatro novos itens de ADAS - Advanced Driver Assistance System: assistentes de centralização na faixa de rodagem (LFA), de permanência na faixa de rodagem (LKA), de prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência (FCA) e sistema de detecção do limite de velocidade inteligente (ISLA), além de um novo painel de instrumentos totalmente digital com display central de LCD de 4,3”.
Kia Sportage
O Sportage, por sua vez, traz motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS - Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage - segundo dados do Inmetro - registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
Textofinal de Comunicação Integrada
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