quarta-feira, 22 de julho de 2020

FÁBRICA DO BMW GROUP NA ALEMANHA SE PREPARA PARA PRODUZIR O NOVO BMW i4


Em processo de preparação para a produção do sedan 100% elétrico BMW i4, a fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha, irá interromper temporariamente a produção durante seis semanas ao longo do verão europeu. Nenhum modelo será produzido na planta após o expediente desta quinta-feira, 23 de julho, e as atividades serão retomadas em 7 de setembro.


O BMW Group irá utilizar este período para implementar diversas modificações estruturais antes que o 100% elétrico BMW i4 entre em produção em 2021. A integração do BMW i4 no sistema de produção será um grande desafio para a fábrica de Munique. A bateria de alta tensão torna a carroceria do BMW i4 totalmente diferente do conceito de carroceria dos modelos fabricados até então. 

Por outro lado, cerca de 90% dos sistemas de produção existentes usados na oficina podem ser integrados e habilitados para a produção do BMW i4. Apenas 10% dos equipamentos – especificamente os utilizados para a produção da traseira – não podem ser integrados devido à bateria de alta tensão e então exigirão a instalação de novos sistemas.

A bateria de alta tensão no BMW i4 é instalada por baixo do carro. Uma linha de montagem própria para esta seção será montada. “Estas estruturas tornam a remodelação na planta particularmente desafiadora. Antigos sistemas precisam ser removidos e novos serão instalados e habilitados, tudo isso em apenas seis semanas. Para isso foi necessário um planejamento meticuloso e muita criatividade”, afirma Engelhorn.

Além de instalar novos sistemas, alguns equipamentos de produção já existentes também precisarão ser habilitados para que os novos BMW Série 3, versões Sedan e Touring – ambos com motores de combustão e transmissão híbrida – possam ser produzidos na mesma linha do novo BMW i4.

Essa interrupção na produção está planejada e vem sendo preparada desde o início de 2019. A realidade virtual (VR) também está sendo usada para otimizar processos futuros. O projeto-piloto de realidade virtual fornece uma prévia das estruturas e processos planejados, aumenta a precisão e reduz o tempo de planejamento.

“Nós estamos acelerando a fábrica de Munique em direção ao futuro. Uma vez que esta remodelação estiver finalizada, seremos capazes de produzir veículos movidos a diesel, gasolina e híbridos, além do 100% elétrico BMW i4, todos em uma mesma linha. Isto nos dará uma capacidade de responder rapidamente à demanda dos consumidores”, afirma o diretor da fábrica Roberto Engelhorn.

Os colaboradores podem ter uma ideia do novo local de trabalho por intermédio da realidade virtual. Os óculos de realidade virtual oferecem uma representação do novo ambiente e dos processos de trabalho planejados. Como resultado desta apresentação prévia, os colaboradores costumam ter ideias de melhoria que possibilitam que novas operações sejam otimizadas com antecedência e adaptadas para implementação.

A partir de 28 de agosto os sistemas serão ativados para que a produção seja retomada no turno de 7 de setembro, quando os veículos poderão então voltar às linhas de produção na fábrica de Munique.

Algumas áreas da fábrica, como a produção de motores, continuarão operando normalmente para garantir a produção em grande escala de suprimentos para atender a rede global.