OS MERCEDES C 2019 E O EQ BOOST
Mercedes C mudou frente e interior. Aqui o EQ Boost. |
Mercedes
renovou a 5a geração de seu sedã Classe C. Sucesso de vendas, já
marcou globalmente a entrega de 1,9M de unidades. No Brasil lidera as vendas de
seu segmento – contra BMW serie 3 e Audi A4 sedã -; crava 51% das preferências.
Mudanças finas, identificáveis pela nova frente, faróis em LEDs, e grades para
indicar versões. Traseira mudou as lanternas em formato, adoção de LEDs, e
charme de desenho em forma de C.
Mantém
a linha de ação adotada há quatro anos, com a chegada da atual 5a
geração, sinergia com a Classe S, a superior, de quem aproveita alguns
adjutórios tecnológicos. No caso o equipamento digital para a instrumentação, o
radar frontal para identificar o movimento do carro que segue a frente num
preparativo de frenagem autônoma caso o motorista não tome
providências.
Dentro
um brincar com materiais de decoração, entre cores e tipos para caracterizar
modelos e versões. Cores no couro, madeira com poros largos, ajudam a identificá-los.
E telas para funções
diversas.
Na
modelia mantém os C 180 – motor 1,6 litro - Sport e Exclusive como entrada,
evoluindo para C250 e o topo, com C 300 – motores 2,0. Diferencial na nova
linha é a versão EQ Boost. Nome complicado pois induz associá-lo aos motores
Ford turbo, palavra substituída por boost. Negócio confunde até
funcionários da Mercedes, sem saber como o booster pode
auxiliar na combustão, como o faz o turbo acionado pelos gases de escapamento.
O negócio não funciona assim, mas por um alternador/motor. Na primeira função
provê energia. Na segunda, alimentado pela energia cinética, com bateria
adicional de 48 volts, se transforma num motor elétrico forte, produzindo 14 cv
e 16,3 mkgf de torque.
Por correia ligada ao virabrequim aplica força para se
somar à produzida pelo motor. É outro pioneirismo, engenho 1,5 litro, 183 cv e
27,6 mkgf de torque. Substituirá os 1,6 de polêmicos problemas. Com o sistema o
automóvel arranca forte, menos, porém, ante o projetado pela soma de potência e
torque do conjunto motor endotérmico + motor elétrico. Anda mais e gasta
menos.
Quanto
Versão
|
R$
|
C 180 Avantgarde
|
188 mil
|
C 180 Exclusive
|
189 mil
|
C 200 EQ Boost
|
229 mil
|
C300 Sport
|
260 mil
|
Mercedes
explica o inusual salto em preços – usualmente, na atualização da série, preços
são mantidos sem correção -, argumentando fazer administração cuidadosa nos
custos em variáveis Euros, para manter estoque vendável. Automóveis são
montados em Iracemápolis, SP, e serão vendidos após o Salão do Automóvel, em
novembro. Questão paralela, aguarda-se a aprovação da legislação
regulamentadora do setor, o Rota 2030, atualmente em curso na minguante
legislatura.
Diretor
de concessionária comentou o salto desnecessário de preços ante as pequenas
mudanças, e argumenta poderia vender mais se os preços fossem menores.
O Vietnam e o carro para chamar de seu
Lux, sedã made in Vietnam. Aqui, sem marca própria. |
Vietnamitas poderão
comprar, a partir de setembro do próximo ano, os modelos sedã Lux A2.0 e o suv
Lux SA2.0, atrevidamente mostrados no Mundial do Automóvel, o Salão de
Paris. Lux significa Luxury, Luxo, indicando um dos
diferenciais do produto. A indica ser a primeira série de
modelos – como aliás o fez a Ford ao surgir em 1903. São da pioneira marca
nacional VinFast. A sonoridade pode induzir imaginar seja um destes auxiliares
digestivos tão em moda recentemente, um laxante à base de vinho, mas referencia
o prefixo do maior conglomerado industrial do país, o VinGroup. Negócio sério,
para driblar a ausência de cérebros nacionais, contratou parceiros para
desenvolver projeto de fábrica, construção, motor, mecânica e linhas. Idem para
geri-la, com executivos europeus treinados na matéria. Seus parceiros são
Bosch, BMW, Magna Steyr e Pininfarina, numa pretensão técnica e mercadológica
de mostrar-se entrosada mundialmente. Magna Steyr, marca austríaca, constrói
desde Cherokees a Mercedes G Class, fornecerá a plataforma com um mix de
materiais, agregando suspensões independentes nas 4 rodas, direção e freios.
Motor recém projetado, L4, 2,0, a gasolina, turbo, duas versões: 180 cv no sedã
e 235 cv no suv.
Slogan vai
no caminho global: Identidade vietnamita; design italiano; tecnologia
alemã, padrão internacional. Quer entrar em outros mercados com produtos em
amplo leque, de variáveis da linha, a ônibus, caminhões e automóveis elétricos.
Este, em projeto de produto e construção, contratado com a GM. Design
por Giugiaro.
IKEA, dos móveis, quer fazer vagões autônomos....
Conhecida mundialmente pela popularizar móveis e
objetos com desenho escandinavo, a Ikea interpretou a liberdade para projetar
veículos a partir do novo conceito de autonomia veicular. Sem necessidade de
volante, comandos, bancos especiais, a Ikea releu o espaço interno como
um lounge, olhar prático do fabricante de móveis e sofás.
Fabricante de móveis enfatiza o critério de mobiliário. O veicular está em posição secundária. |
A visão abre oportunidade de negócios para criações
sobre chassis de marcas especializadas em veículos, como a Volvo, também sueca,
e das mais avançadas no setor. A Ikea pensou inicialmente em sete conceitos
virtuais, ante consciência do momento: O potencial real dos carros
autônomos não está em nossa capacidade de dirigir sem ter as mãos no volante,
mas no que poderemos fazer ou experimentar dentro dos autônomos, disse
em comunicado. Vão desde Café para integrar a vizinhança, a Fazenda, para venda
de hortifrúti de pequenos produtores. Outro, uma sala de jogos enquanto o
pequeno vagão autônomo viaja circuitos urbanos, Sorveteria, Consultório Médico
indo aos clientes.
Curioso – e não parece distante. Há um aplicativo,
o Space10 permitindo usuários de iPhone ou Apple experimentar os sete
conceitos, mas o ponto de vista está em franca mudança. O automóvel perde o
charme, o status, a emoção. É o que faz andar um sofá ...
VW T-Cross em outubro
T-Cross, apresentação outubro; vendas março. |
Volkswagen ajustou data para apresentar seu mais
novo modelo, o aguardado T-Cross: 25 de outubro, afinada com China e Alemanha,
onde o – hatch, SUV, SAV, crossover, pouco se dá o rigor ou o
laceamento da classificação – será produzido.
Basicamente o mesmo produto, entretanto adequado às
peculiaridades dos clientes. A versão brasileira, por exemplo, terá acertos
exclusivos por conta de seu público, mulheres de boa renda, viajadas,
conhecedoras de confortos automobilísticos e preocupadas com itens capazes de
garantir sua segurança e a impressão de. Na prática público diverso de chineses
e europeus, com uso mais restrito do veículo e em menor degrau na escala social
de renda.
Versão brasileira tem maior distância entre eixos –
para assegurar mais conforto aos passageiros do banco traseiro -; teto solar
panorâmico; Park Assist de 3ª geração – estaciona de frente,
ré, e longitudinalmente -; maior porta malas; maior altura relativamente ao
piso. Primeiro por necessidade em viagens rodoviárias e na aplicação dita
cidade/praia/campo, e por conta das imperfeições de piso e demanda, maior
distância livre do solo.
Na parte de segurança, 6 bolsas de ar, conjugação
dos sistemas de ABS nos freios, do ESC, corretor de segurança para derrapagens,
e auxiliar para aumentar pressão no sistema e eficiência nos freios.
O T-Cross pretende ser uma das atrações do Salão do
Automóvel, em novembro. Vendas? Coluna aposta em março.
Peugeot, terá sim, picape e suv
Informações não
confirmadas; especulações; palavras impressas e ao vento; volta e meia tal
teoria renasce, - até a Coluna dedicou-se ao tema com as
informações acessadas -, entretanto sem ter confirmação pela Peugeot ou
sua holding, a PSA. Porém fez-se a luz no Mundial do Automóvel, o
Salão de Paris, quando Jean-Philippe Imparato, CEO mundial da marca, confirmou
projeto e andamento a jornalistas argentinos, como relatou o bom sítio
Autoblog.ar. O executivo francês não definiu o local de produção – Argentina ou
Brasil -, nem a base a ser utilizada. Não será a novidadosa CMP para a próxima
geração de produtos mercosulinos do segmento compacto, mas não informou ser
algo primário como um chassi de longarinas em formato de escada. Disse existir
o desenvolvimento de um picape para ter amplitude global, e afastou a
possibilidade de ser veículo com a leitura do Hoggar, picape pequeno, sobre o
Peugeot 206, de fugaz – breve – presença, e olvidada – esquecida -
lembrança. Apesar de não definir prazos, fez considerações interessantes:
o picape estará baseado em qualidade, durabilidade, desenho e torque do motor,
e ao lançamento apresentará nível de qualidade impecável. Não resistiu à
tentação de garantir o futuro: Será um êxito.
Situou-o como tendo um
desenho ao gosto dos sul americanos. E antecipou desdobramento: mesma
plataforma comportará um SUV – como a Toyota faz com o picape Hilux e o suv
SW4. Em porte, um concorrente para Chevrolet S10, Toyota HiLux, Mitsubishi
Triton, VW Amarok, novos Nissan Frontier, Renault Alaskan e Mercedes Classe X –
mercado se pergunta se Ford Ranger sobreviverá à razia – limpa - feita pela
marca em seus produtos.
Ps.: Nada a ver com o tosco
e rústico picape Dongfeng, produzido por sua associada do mesmo nome na China.
Roda-a-Roda
Pressa – Carro ainda não começou a
ser produzido e, obviamente, vendido. Porém árdegos – apressados, incontidos -,
concessionários Mercedes na Argentina já aceitam encomendas …
Como – Quatro versões de
conteúdo, três motores: dois Nissan L4, 2,3 com um e dois turbos, 153 e 190 cv,
e V6 Mercedes, 258 cv. Preço da segunda versão, primeira com rodas leves, motor
250 e 190 cv equivale ao mesmo carro vendido como Nissan Frontier, em versão
superior. Parece, regra é: mais vale uma estrela pelada que um japonês
enfeitado…
Aqui – Mercedes informou à
rede concessionária, Classe X apenas em junho. Não aceitam pré-inscrição ou
reserva, mas já há grupo de consórcio. Nele, preço estimado R$ 200 mil.
Condição especial, prioridade na entrega.
Promessa – Em novembro de 2017 GM
anunciou investir US$ 500M na Argentina para fazer nova família de produtos,
conhecida sob a abreviatura AVA – alto valor agregado. Na prática, acima do
Cruze, lá feito. Presidente Macri anunciou vagamente eliminar
impostos distorcivos – não os individualizou ou quantificou.
Prensa – Agora
GM partiu para a objetividade: reuniu a imprensa e divulgou correspondência
enviada ao Governo comunicando decidir a inversão ante a eliminação dos citados
impostos distorcivos e da aprovação da Reforma Fiscal, a reforma tributária
deles, ora em curso no Congresso.
Paralelo – Um programa da GM
de demissões causadas pelo desidratar do mercado interno de lá e de cá, serve
de apoio às decisões.
Ocasião - Lançamento do
novo VW T-Cross, a ser construído na fábrica de São José dos Pinhais, PR, sobre
nova plataforma MQB, forçará mudança nos produtos Audi, também lá montados. Na
prática um novo Q3 e, possivelmente, Audi A4.
Bolso – Na beirada do
balcão é presumível a venda das últimas unidades feitas sobre a plataforma
atual, a preços simpáticos. Se interessado, fique de olho.
Também – Com o anúncio da Mercedes
vendendo a linha do Classe C 18/’19 a partir de novembro, a de 2018/18, em
estoque nos revendedores, será ouvinte atenta a propostas de descontos e
facilidades.
Negócio – Peugeot divulgou,
junto com lançamento dos novos 508 SW e Rifter no Salão de Paris, pacote de
facilidades: compra on-line; recebimento do usado do comprador
como entrada; financiamento; entrega do O Km em endereço indicado pelo
consumidor. O negócio automóvel está mudando em produto, relações, assistência,
instalações do revendedor.
Política – Peneirada a
primeira extração na depuração presidencial, dois candidatos vão para a seleção
final. Nenhum dos dois se comprometeu com a indústria automobilística,
mobilidade.
Como fica - Anfavea, associação dos
fabricantes de veículos, está preocupada com o desdobramento dos planos ou
falta deles, em especial quanto a tratamento tributário, promessas de maior
abertura comercial, e o projeto Rota 2030 no Congresso, com parlamentares em
seus últimos dias de Cinderela.
Mais uma – Kawasaki motos
inaugurou concessionária Premium, em Curitiba. Quer diferenciar-se por
contratar time de vendas e pós vendas com larga experiência. É a 35ª loja da
marca. Fica à Rua Gonçalves Dias, 195, bairro Batel.
Gente- Eduardo Pincigher, diretor de comunicação da JAC Motors, independência. OOOO Será assessor de imprensa da marca, abrindo leque profissional para atender a outras empresas, prestar consultoria, auditar crises. OOOO É do ramo, viveu os dois lados do mercado. OOOO
Leia> Coisas de Agora.
Gente- Eduardo Pincigher, diretor de comunicação da JAC Motors, independência. OOOO Será assessor de imprensa da marca, abrindo leque profissional para atender a outras empresas, prestar consultoria, auditar crises. OOOO É do ramo, viveu os dois lados do mercado. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 50 anos a coluna De Carro Por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.