A BYD, gigante global pioneira em soluções de energia limpa, assinou um acordo para entregar 100 ônibus 100% elétricos K9FE para a capital do Chile, Santiago. A colaboração com a distribuidora chilena de energia ENEL prevê a entrega dos e-buses e o início de sua operação no Transantiago, o sistema de transporte público do Chile, no final de novembro.
A ENEL e a BYD introduziram dois ônibus 100% elétricos em Santiago em novembro passado, enquanto o Chile se mobiliza para eletrificar seu sistema de transporte público para melhorar a experiência do passageiro. Os ônibus, que atualmente operam em oito das artérias rodoviárias mais importantes da cidade, ganharam reconhecimento oficial.
A frota adicional, que chegará ao Chile no final do ano, também operará nas principais avenidas de Santiago, como Grecia, Vicuña Mackenna e Alameda. Além disso, os veículos serão equipados com a mais recente tecnologia de baterias da BYD, personalizadas para o mercado chileno, respeitando as regulamentações locais de transporte.
A incorporação da frota de ônibus em um sistema de transporte público como o Transantiago faz do Chile um pioneiro na mobilidade urbana eletrificada na região, servindo como um modelo que pode ser implementado em outros mercados. Sua operação bem sucedida também demonstrará um impacto positivo na qualidade de vida dos moradores da cidade.
A incorporação da frota de ônibus em um sistema de transporte público como o Transantiago faz do Chile um pioneiro na mobilidade urbana eletrificada na região, servindo como um modelo que pode ser implementado em outros mercados. Sua operação bem sucedida também demonstrará um impacto positivo na qualidade de vida dos moradores da cidade.
Segundo a porta-voz da BYD Chile, Tamara Berríos, “Operar um ônibus 100% elétrico da BYD é equivalente a reduzir as emissões de carbono de 33 carros. Além disso, os ônibus 100% elétricos da BYD são seguros, silenciosos e podem reduzir os custos operacionais em até 70%. Um ônibus 100% elétrico da BYD exige apenas 70 pesos chilenos para ser executado por quilômetro, em comparação com 350 pesos chilenos por quilômetro para ônibus de motores de combustão interna.”
“Pioneira em soluções de energia limpa”
Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo (2015, 2016 e 2017).
A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune.
Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações. Em 2016, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. A primeira vez que uma marca não europeia ganha o principal prêmio do setor de logística na Europa.
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.
BYD.
Leia> Coisas de Agora.
BYD.
Leia> Coisas de Agora.