quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

FORD APRESENTA AS NOVIDADES DO MUSTANG GT3 PARA 2026

No Brasil, os fãs poderão ver o Mustang GT3 nas 6 Horas de Interlagos, em São Paulo, em julho, logo após a etapa de Le Mans

A temporada 2026 de corridas de resistência será aberta com as 24 Horas de Daytona, em 25 de janeiro, trazendo no grid um Mustang GT3 substancialmente aprimorado em relação ao modelo atual. A Ford Racing introduziu atualizações na aerodinâmica, cinemática – comportamento dinâmico em movimento – e frenagem do veículo, refinando o seu desempenho para competir em diferentes tipos de pistas e categorias ao redor do mundo.

No Brasil, os fãs poderão ver o Mustang GT3 nas 6 Horas de Interlagos em São Paulo, em julho, logo após a etapa de Le Mans, na França, dentro do calendário do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

“Aproveitamos o aprendizado de todos os programas do Mustang GT3 nos últimos dois anos no mundo para aprimorar a plataforma em colaboração com nossos parceiros e entregar um carro ainda mais competitivo”, diz Alex Allmandinger, gerente global de Carros Esportivos da Ford Racing. “Não se trata de uma reformulação total do carro, porque respeitamos o rico legado de mais de 60 anos do Mustang nas pistas.”

Aerodinâmica

O objetivo principal na atualização do pacote aerodinâmico do Mustang GT3 foi aumentar a força descendente e melhorar a eficiência, tendo em vista a ampla variedade de autódromos em que o carro compete globalmente. Isso foi feito com a adição de “dive planes” agressivos – dispositivos aerodinâmicos instalados à frente das rodas para controle do fluxo de ar – e revisões no “splitter” e no difusor traseiro.

Nessa revisão buscou-se, ao mesmo tempo, criar uma plataforma aerodinâmica mais estável e consistente para tornar o Mustang GT3 mais resistente a mudanças na altura de rodagem nas pistas. Numa categoria onde as janelas de tempo são medidas em décimos de segundo, detalhes como esse podem ser cruciais.

“Este pacote vem sendo desenvolvido desde 2023, com incontáveis horas em túnel de vento e testes em pistas de todo o mundo – do Circuito de Portimão e Laguna Seca a Watkins Glen International. Assim, é com muito orgulho que faremos a estreia competitiva desse Mustang GT3 em Daytona”, afirma Allmandinger.

Cinemática e frenagem

Junto com o pacote aerodinâmico, foram feitas as correspondentes atualizações na cinemática do Mustang GT3, tanto na frente quanto na traseira. A experiência com o Mustang GT3 em vários circuitos do mundo aprofundou a compreensão de como o carro opera e o que é preciso para extrair o máximo dos diferentes compostos de pneus.

“Criamos uma plataforma mais estável e ajustamos características como o antimergulho e o ganho de cambagem para que o carro não apenas tire o máximo proveito do pneu, mas também do novo pacote aerodinâmico”, explica o gerente da Ford Racing.

A frenagem é outra área de desenvolvimento contínuo, em que a Brembo tem sido um parceiro e fornecedor valioso para a Ford Racing. Os freios Brembo equipam também o Mustang Dark Horse R e Mustang GT4.

“Ao longo dos nossos testes, a Brembo demonstrou consistentemente a durabilidade e desempenho que exigimos. Em corridas de resistência a confiabilidade dos componentes é inegociável – especialmente quando competimos em circuitos como Le Mans e Spa e defendemos nossas vitórias em Daytona e Nürburgring”, destaca Allmandinger.

Evolução

O programa de desenvolvimento do Mustang GT3 foi concluído com testes recentes em Sebring e Daytona. Segundo Alex Allmandinger, a temporada de estreia em 2024 foi um ano de aprendizado que preparou a equipe para os sucessos de 2025, com vitórias em algumas das corridas mais importantes da categoria.

“Alcançar 14 vitórias globais é resultado direto do trabalho árduo, dedicado e incansável de todos os envolvidos – da Multimatic Motorsports, M-Sport e engenheiros da Ford Racing às equipes parceiras que competem com o Mustang GT3 ao redor do mundo. Provamos a capacidade do Mustang GT3 e este sucesso nos motiva a levar a plataforma ainda mais longe”, diz.

Ford Motor Company

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