O relacionamento com a imprensa, com os clientes e com os fãs da marca também ficaram mais fortes devido às diversas ações e eventos que aconteceram durante esses dois anos. O primeiro evento de lançamento nacional foi o da geração 991 II do Porsche 911, incluindo a versão Carrera, que não era comercializada no país, e teve um impacto surpreendente com o público. Além disso, a participação oficial no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016, marcada pelo lançamento do novo Panamera e do Cayenne S E-Hybrid, e a abertura do centro de peças da marca no país foram grandes expoentes.
"Desde que chegamos ao Brasil, em 2015, tivemos diversos desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades de implementar novas estratégias, alinhadas com a Alemanha, para os amantes da Porsche e com os nossos funcionários e concessionários. Iniciamos treinamento com certificação da matriz para nossos colaboradores de vendas e pós-vendas, tudo para proporcionar a melhor experiência para os fãs da nossa marca. Nós alcançamos um forte crescimento em um mercado em declínio e capazes de dobrar nossa participação no segment share. Estamos muito orgulhosos da trajetória da Porsche no Brasil. Com certeza ainda temos muitas coisas a serem aperfeiçoadas, no entanto dedicação e empenho não nos falta", comenta Matthias Brück, diretor-presidente da Porsche Brasil.
“Eu gostaria de agradecer nosso time nas concessionárias Porsche e aos nossos funcionários na Porsche Brasil pelo trabalho duro e a dedicação, e é claro aos nossos clientes e fãns da marca.” Finaliza Brück.
“As vendas, nesses dois anos no Brasil, foram muito expressivas. A abertura das novas concessionárias foi fundamental para nossos números, os clientes têm respondido de forma muito positiva e as versões híbridas do Panamera devem nos dar um impulso ainda maior nas vendas. Crescer nessa velocidade, mesmo com o um cenário atual tão desafiador, é a comprovação que nossa estratégia está se consolidando em resultados concretos” explica Werner Schaal, diretor de vendas da Porsche Brasil.
“Estamos felizes com o desempenho de pós-vendas no Brasil. Nosso foco desde o início foi entregar um serviço premium para nossos clientes e apesar de todos os desafios nós acreditamos estar no caminho correto. Fico orgulhoso de hoje já identificar tantos pontos positivos em um curto prazo. Inauguramos nosso Centro de Distribuição de peças em Embú das artes, o primeiro e único centro de peças da América Latina, abrimos um centro de treinamento em parceria com a VW e estamos lançando novas iniciativas na área de serviço que irão beneficiar os nossos clientes” revela Diego Lopez, diretor de pós-vendas da Porsche Brasil.
Dados e Fatos
- O primeiro carro importado pela Porsche Brasil foi um 911 GT3 branco em agosto de 2015.
- Em 2015 a Porsche Brasil participou do Salão Latino Americano de Veículos Híbridos e Elétricos, realizado em São Paulo. As estrelas do evento foram o Cayenne S E-Hybrid e o 918 Spyder.
- Em 2016 foram inauguradas três novas concessionárias no país, um crescimento de 50%. Atualmente a marca é representada em nove localidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, Recife, Florianópolis e Campinas.
- O ano de 2016 foi marcado pela primeira participação da Porsche Brasil no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Com o estande e carros abertos ao público, a marca recebeu milhares de pessoas durante os 13 dias de evento. Entre outros carros, foi revelado ao público brasileiro pela primeira vez o Novo Panamera e o Cayenne S E-Hybrid – o primeiro carro híbrido plug-in lançado no Brasil em seu segmento.
- Em sua chegada em 2016, O Cayenne S E-Hybrid foi premiado como o carro mais eficiente de sua categoria, ganhando o selo CONPET pelo Inmetro.
- O primeiro evento nacional à imprensa, com direito a test-drive, foi realizado no início de 2016, quando foi lançando a atualização da sétima geração do 911 Carrera. O evento contou com a presença da imprensa brasileira, clientes e concessionários na pista do Velo Città, em Mogi Guaçu.
- Início das atividades de treinamento no centro de treinamento da Volkswagen, a qual a Porsche faz parte do grupo e atualmente tem uma sala no local.
- Nestes dois anos, a marca recebeu vários prêmios dos principais veículos de comunicação como: Os Melhores (O Estado de S. Paulo/Jornal do Carro), Car of the Year (Robb Report), Best Cars (Revista Carro), dentre outros.
- A Porsche Brasil inaugurou, oficialmente, a sua página oficial no Instagram: @porschebrasiloficial no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2016.
- Em 2016 a Porsche cresceu 38% em vendas no país com relação à 2015, com 1.010 carros comercializados; nos seis primeiros meses de 2017 a marca teve um crescimento de 36% comparados ao mesmo período do ano anterior, com 557 carros entregues aos clientes da marca no Brasil.
- Alinhada com o DNA esportivo da marca, a Porsche Brasil está patrocinando no país a temporada 2017 uma das competições mais árduas, técnicas e desafiantes do mundo: o Ironman.
- Em maio de 2017, logo na primeira participação de uma equipe brasileira na Porsche Golf Cup World Final, torneio no qual competiram clientes de 20 países, o brasileiro Renato Song se destacou como o vencedor geral do campeonato.
- Todos os concessionários das áreas de vendas e pós-vendas foram treinados pela marca. O objetivo é de aperfeiçoar a qualidade do serviço e atendimento ao cliente.
- Em 2017, todos os Porsche Centers contam com profissionais de pós-vendas capacitados e certificados para atender aos clientes em relação aos carros híbridos plug-in da marca.
- Atualmente, o Brasil é o segundo melhor mercado da América Latina no ranking de vendas.
- Em 2017 foi criado o primeiro pacote com preços fixos para a revisão do Macan 2.0.
- O mês de junho de 2017 foi recorde, tendo a Porsche Brasil vendido 114 carros, um crescimento de 36% comparados a 2016.
- No Brasil, alguns dos concessionários da área de pós-vendas tem o certificado mais alto e técnico recebidos pela matriz.
- Pensando no melhor atendimento para o cliente Porsche, 2017 marcou a inauguração do primeiro Centro de Peças Porsche da América Latina, com espaço para armazenar até 7.000 tipos diferentes de peças e está sediado no Embu das Artes.