quinta-feira, 21 de agosto de 2025

TRANSTEC AMPLIA PORTFÓLIO COM LANÇAMENTOS DE PRODUTOS PARA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

Novas peças já estão disponíveis para veículos da Chevrolet, Fiat, Infinity, Jeep, Nissan e RAM

A TransTec, marca da Freudenberg-NOK Sealing Technologies, anuncia a expansão de seu portfólio de produtos para transmissão automática, com lançamento de componentes voltados ao mercado de reposição. Os novos itens atendem veículos das montadoras Chevrolet, Fiat, Infinity, Jeep, Nissan e RAM, reforçando o compromisso da empresa com inovação, alta tecnologia e cobertura cada vez mais ampla.

“Com mais de 45 anos de expertise, a TransTec é referência em qualidade e confiabilidade. Nosso portfólio com kits de transmissão automática reafirma a nossa missão em oferecer produtos de alta qualidade para o mercado de reposição”, reforça Alexandre Morselli, gerente de Produtos da TransTec. 

Tabela dos novos produtos da TransTec

Item

Transmissão

Descrição

Montadora

Automóvel

Ano

 

 

T37056

 

 

TF72-SC / TF60-SN, O9G / AW55-50SN

 

 

Retentor do eixo

 

 

 

Jeep / Fiat

Renegade

Compass

Toro

Argo Cronos

2014 - 2016

 

 

 

 

T37143

 

 

 

TF72-SC / TF70-SN

 

 

 

Retentor do eixo

 

 

 

 

 

Jeep / Fiat

Renegade

Compass

Toro

Argo Cronos

2014 - 2016

 

 

 

TA4196

 

 

 

 

6T-35 – 6 SPEED

 

 

 

Kit de Pistão Moldado

 

 

 

 

Chevrolet

Cruze 1.4L

2016 - 2019

 

 

 

TA4196

 

 

 

 

6T-35 – 6 SPEED

 

 

 

Kit de Pistão Moldado

 

 

 

 

Chevrolet

Cruze 1.6L

2017 - 2019

TA2791

68RFE -  6 SPEED (LATE)

Overhaul Kit (Junta de Cárter Sobremoldada Gasket) Sem Pistões

 

 

RAM

3500 3.5L

2021 UP

TA2282

RE4F04A/V, RE4F04B, 4F20E – 4 SPEED

Overhaul Kit (DURAPRENE)

 

Nissan

Sentra 2.5L

2005 - 2006

TA2282

RE4F04A/V, RE4F04B, 4F20E – 4 SPEED

Overhaul Kit (DURAPRENE)

 

Nissan

Altima 2.4L

2005 - 2006

DP2600

RE7R01A

Overhaul Kit (DURAPRENE)

W/O PISTONS (RE7R01A)*

 

Nissan

Titan 5.6L

2017 - 2019

DP2600

RE7R01A

Overhaul Kit (DURAPRENE)

W/O PISTONS (RE7R01A)*

 

Nissan

NV3500 4.0L

2017 - 2021

DP2600

RE7R01A

Overhaul Kit (DURAPRENE)

W/O PISTONS (RE7R01A)*

 

Infinity

Q40 3.7L

2015

DP2600

RE7R01A

Overhaul Kit (DURAPRENE)

W/O PISTONS (RE7R01A)*

 

Infinity

Q50 3.7L

2014 - 2015

DP2600

RE7R01A

Overhaul Kit (DURAPRENE)

W/O PISTONS (RE7R01A)*

 

Infinity

Q50 3.5L

2014 - 2020

DP2600

RE7R01A

Overhaul Kit (DURAPRENE)

W/O PISTONS (RE7R01A)*

 

Infinity

Q50 2.0L

2016 - 2019







Produtos TransTec

O catálogo de produtos da TransTec é 100% destinado para aplicação em transmissão automática. A empresa conta com três principais produtos para aplicação destinada à transmissão automática. O primeiro deles é o kit de transmissão automática com pistões. Há também o kit de transmissão automática sem pistões e, por último, a empresa disponibiliza somente os pistões. Dessa forma, atende às necessidades específicas dos clientes desse segmento.

Para obter mais informações sobre a TransTec e seus produtos, basta acessar o site (https://transtec.com/automatic-transmissions)

Grupo FreudenbergA Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site

TransTec
Essência Comunicação
 

VOLARE ENTREGA 59 MICRO-ÔNIBUS ATTACK 9 PARA O FUNDO ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA

Venda reforça presença da marca no setor público e contribui para a mobilidade na saúde estadual

A Volare, líder nacional na produção de micro-ônibus, reforça sua presença no setor público com a entrega de 59 unidades do modelo Attack 9 ao Fundo Estadual de Saúde da Bahia. A venda, realizada por meio da concessionária Peça Fácil Veículos, de Salvador, será concluída em agosto e representa um importante avanço na mobilidade voltada à saúde pública. Os veículos serão utilizados para o transporte de pacientes atendidos pelas Policlínicas Regionais de Saúde, distribuídas por todo o estado.

“Participar e colaborar com este importante programa do Governo da Bahia, de grande impacto social, reforça a nossa capacidade de atender demandas do setor público com soluções sob medida, ampliando a mobilidade e o acesso à Saúde, proporcionando mais conforto, dignidade e inclusão no transporte de pacientes”, destaca Sidnei Vargas, gerente executivo da Volare.

Os micro-ônibus Attack 9 têm capacidade para 26 passageiros sentados em poltronas Executiva e são equipados com elevador, sistema de áudio e ar-condicionado. Com design moderno e robusto, o modelo possui 9.150 mm de comprimento e motorização Cummins ISF 3.8, com 175 cv e torque de 600 Nm a 1.800 rpm, garantindo desempenho, durabilidade e segurança.

As Policlínicas Regionais de Saúde da Bahia, criadas a partir de 2017, já contam com 25 unidades que atendem mais de 13,9 milhões de habitantes em 408 municípios. O programa foi reconhecido pelo Ministério da Saúde pela sua eficiência em oferecer consultas especializadas e exames de média e alta complexidade, sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS GANHA NOVO CENTRO DE EXPORTAÇÕES EM RESENDE

Para fazer frente aos desafios de internacionalização da marca, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de inaugurar seu novo Centro de Exportações. Localizado próximo à fábrica de Resende (RJ), o espaço concentra toda a operação de envio de veículos semidesmontados (SKD), que serão finalizados em três unidades da marca no exterior. No último ano, a empresa atingiu o melhor número nessa modalidade, e a iniciativa visa ampliar significativamente a eficiência operacional e capacidade logística.

Segundo Adolpho Bastos, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO, a inauguração desse centro representa mais do que uma expansão física: é o símbolo do compromisso com a excelência logística e com o fortalecimento da empresa no exterior. “Estamos preparados para atender com agilidade e qualidade os nossos clientes em qualquer parte do mundo. Nossos times atuam de forma integrada, identificando as demandas dos países em que estamos presentes e entregando exatamente o que o mercado busca”, afirma o executivo.

Com mais de 3 mil metros quadrados, a nova área foi pensada para otimizar o processo de exportação dos kits SKD, que são partes de um mesmo veículo enviadas para montagem final em fábricas localizadas em outros países como: Argentina, México e África do Sul. “A produção no Brasil é realizada com base nas solicitações previamente feitas pelos importadores, assegurando que cada unidade já tenha sido negociada no mercado de destino antes mesmo de sua fabricação”, explica Marco Macedo, supervisor de Logística de Exportação e xKD.

Após a confirmação, os pedidos são programados na linha de montagem da VW Caminhões e Ônibus e cada componente recebe uma identificação específica, assegurando rastreabilidade e organização durante todo processo produtivo. Neste momento são considerados até mesmo os menores itens necessários para a estruturação, como parafusos, porcas e presilhas, por exemplo, garantindo assim a conformidade dos materiais usados de acordo com os parâmetros de qualidade da marca. Em seguida as peças são agrupadas em kits conforme a especificação do modelo, embaladas e alocadas em contêineres, que seguem para o país de destino.

“Em julho de 2025, foi realizada a primeira exportação a partir da nova área, a caminho da fábrica em Querétaro, no México. A operação contou com uma remessa de 22 unidades do modelo Constellation 26.320 e teve o apoio logístico do parceiro MTC LOG. Essa é uma conquista importante para a VWCO, simbolizando o início de uma nova fase das operações internacionais e desejo de expansão”, complementa o supervisor.

Investimentos

Como parte do investimento, o lugar foi equipado com tecnologia de ponta, incluindo maquinários, sistemas inteligentes de armazenamento e em total conformidade com os padrões exigidos pela Receita Federal do Brasil para exportadores certificados OEA. Entre os equipamentos, destacam-se as empilhadeiras elétricas com bateria de lítio, máquinas automatizadas para embalagem de produtos e soluções voltadas à sustentabilidade, como sensores de presença que ajustam a intensidade da iluminação conforme a ocupação do ambiente.

Em 2024, a companhia registrou um desempenho expressivo com recorde na quantidade de kits exportados e pretende manter esse ritmo de crescimento. Atualmente, além do México, a montadora está habilitada para atender a produção da fábrica na Argentina, bem como aos pedidos das operações parceiras na África do Sul e nas Filipinas, sempre em conformidade com as necessidades de cada segmento. Essa estrutura reforça a capacidade da empresa de adaptar-se às exigências, garantindo fidelidade aos padrões de qualidade e agilidade nos processos de distribuição internacional.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

PACCAR PARTS AMPLIA PORTFÓLIO COM PROTETOR DE FAROL TRP

A novidade combina resistência, design exclusivo e encaixe sob medida para os modelos DAF XF e CF

A PACCAR Parts, líder no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões DAF e Multimarcas, anuncia o lançamento do Conjunto de Protetores de Farol TRP, desenvolvido exclusivamente para atender às linhas de caminhões DAF XF e CF. O acessório combina alta resistência, design sofisticado e encaixe sob medida, oferecendo mais segurança e estilo para a operação.

Produzido em aço galvanizado, o Protetor de Farol TRP preserva o conjunto óptico contra impactos e danos, aumentando sua vida útil e reduzindo gastos com reparos e substituições ao longo do tempo. Disponível nas versões para farol principal e farol de milha, o produto mantém as linhas originais de cada modelo, combinando robustez e um design elegante na cor preta, que valoriza o visual imponente dos caminhões da fabricante. Além disso, conta com garantia de um ano, válida em todo o Brasil e com cobertura em toda a rede autorizada DAF e Lojas TRP.

"Conhecemos de perto os desafios do transporte rodoviário no Brasil e a importância de cada detalhe para manter o caminhão sempre pronto para trabalhar. O Protetor de Farol TRP é resultado dessa atenção: um acessório desenvolvido para atender às diferentes operações, com a resistência necessária para enfrentar qualquer estrada e a qualidade que o nosso cliente já conhece", comenta Gustavo Novicki, Diretor Nacional de Vendas da PACCAR Parts.

Os novos protetores de farol TRP estão disponíveis nos códigos 0917259 (DAF XF), 0917260 (Farol de milha DAF XF), 0917261 (DAF CF), 0917262 (Farol de milha DAF CF) e 0917263 (Farol de milha DAF CF Off-road), . Os produtos já estão disponíveis na rede de concessionárias DAF e Lojas TRP em todo o Brasil. Para mais informações e para acessar o catálogo completo de peças, clique aqui.

PACCAR Parts Brasil
CDI Comunicação

IVECO É RECONHECIDA COMO A MONTADORA DE CAMINHÕES MAIS INOVADORA DO BRASIL

Com soluções em conectividade e sustentabilidade para uma gestão inteligente de frotas, marca se consolida na vanguarda do setor automotivo

A IVECO foi eleita a montadora mais inovadora do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2025, uma das principais premiações nacionais dedicadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação. A marca alcançou a liderança absoluta ao considerar exclusivamente o segmento de montadoras e conquistou o 3º lugar na categoria que reúne empresas de diferentes segmentos do setor automotivo e de veículos de grande porte.

“Essa conquista chancela que inovação não é apenas um discurso, é uma diretriz. Isso só é possível porque nosso time vai além da ideia: aplica, testa, sustenta e faz a inovação acontecer. Esse reconhecimento reflete o trabalho consistente que integra tecnologia e desenvolve soluções inovadoras para o transporte, sempre com foco total no cliente”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Segundo o executivo, o Brasil ocupa uma posição estratégica global em inovação para a IVECO. “Recentemente, anunciamos um investimento de R$ 510 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil até 2028, com foco principal no avanço de tecnologias de propulsão alternativa, localização de peças e conectividade. Além disso, estamos destinando R$ 100 milhões, até 2026, exclusivamente para o desenvolvimento de tecnologias voltadas à eletrificação de veículos, como parte da nossa estratégia de descarbonização e transição energética. Adicionalmente a esses investimentos exclusivos, em 2025 encerramos um ciclo de R$ 1 bilhão na América Latina, voltado principalmente ao desenvolvimento de novos produtos, com uma parcela relevante direcionada a P&D. Continuaremos investindo em iniciativas que contribuam para o avanço de soluções em produtos, com redução de emissões e impacto real na rentabilidade dos clientes”.

A premiação ranqueia as cinco empresas mais inovadoras em 25 setores da economia, além das 150 empresas mais inovadoras do país, com base em critérios como estratégia, cultura, processos e resultados em inovação.

Conectividade com foco total no cliente

Entre as iniciativas que posicionam a IVECO como a montadora mais inovadora do Brasil está o IVECO SEU (Software de Eficiência Único), uma plataforma customizada que otimiza o consumo de combustível em caminhões pesados, aumenta a produtividade e reduz a emissão de CO₂.

Desenvolvido pela marca, o serviço tem como objetivo personalizar a operação do caminhão pesado IVECO S-Way de acordo com o perfil de uso de cada cliente. A IVECO coleta dados como rotas, topografia, tipo de carga, entre outros fatores, e então cria uma ferramenta exclusiva para o veículo, permitindo ajustes remotos que otimizam o desempenho e aumentam a disponibilidade da frota.

Entre os principais diferenciais do IVECO SEU está a capacidade de reduzir significativamente o consumo de combustível, contribuindo diretamente para a diminuição das emissões de poluentes nos caminhões pesados da linha S-Way.

A base tecnológica por trás dessa inovação é o IVECO ON, que utiliza inteligência de dados para coletar informações de telemetria e identificar diferentes padrões de condução. Com essa solução, é possível reconhecer, por exemplo, o tipo de topografia em que o caminhão opera, o tipo de carga transportada e até a nota de Avaliação de Estilo de Condução do motorista, gerada por um algoritmo embarcado em tempo real.

Com base nesses dados, o IVECO ON seleciona, entre seus pacotes de software, aquele que melhor se adapta à missão e ao estilo de condução de cada cliente. O resultado é um ajuste fino nos parâmetros de uso do veículo, alinhado às condições reais de operação e ao perfil do condutor, o que se traduz em uma condução personalizada e maior economia de combustível.

“A IVECO possui mais de seis mil caminhões conectados na América Latina, com integração de dados em uma única plataforma. Aliada ao gigantesco volume de informações coletadas em todo o mundo, que já ultrapassam a marca de seis zettabytes, essa tecnologia permite identificar padrões de uso e comportamento de diferentes clientes, transformando dados em performance e oferecendo uma experiência verdadeiramente personalizada”, explica Querichelli.

Sustentabilidade e inovação conjunta

Além das soluções em inovação e conectividade, a IVECO também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, reforçando sua posição de liderança em inovação entre as montadoras de caminhões.

Única montadora da América Latina a oferecer um portfólio completo com propulsão alternativa, incluindo veículos leves, médios e pesados movidos a energia elétrica, gás natural e biometano, a IVECO segue investindo em novas opções de transporte sustentável, atendendo grande parte do mercado e impulsionando alternativas mais limpas, eficientes e rentáveis.

A inovação também é destaque no Complexo Industrial da IVECO no Brasil, localizado em Sete Lagoas (MG), o maior do grupo no mundo. O local desempenha um papel central nos avanços da marca, com destaque para o Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP), área estratégica responsável por projetar e testar soluções inovadoras para os veículos da IVECO. É o único CDP do grupo fora da Europa e conta com cerca de 350 profissionais dedicados ao desenvolvimento de engenharia avançada.

“Todo esse ecossistema de inovação foi fundamental para que a IVECO conquistasse o reconhecimento como a montadora de caminhões mais inovadora do Brasil”, finaliza Querichelli.

IVECO

ESCASSEZ DE TALENTOS E O DESAFIO PARA PROJETOS MULTIMILIONÁRIOS EM LOGÍSTICA. Por Vanessa Vinhaes*

Quando se fala em logística, é comum imaginar contêineres, pacotes e entregas rápidas. No entanto, no universo da logística de projetos industriais, a realidade é muito mais complexa e imponente: estamos falando da movimentação de transformadores com centenas de toneladas, do embarque de módulos para plataformas de petróleo com pesos superiores a 2.000 toneladas, pás eólicas que atualmente já podem chegar a 130 mts de comprimento e de fretes multimilionários que viabilizam empreendimentos essenciais à infraestrutura nacional.

Trata-se da espinha dorsal de setores estratégicos como mineração, energia renovável, petróleo e gás, infraestrutura, aviação e outros, sendo todos responsáveis por uma parcela significativa do PIB brasileiro. São projetos de capital intensivo (CAPEX) com ciclos definidos e exigências técnicas elevadas, que dependem de uma logística altamente especializada desde a fase de planejamento inicial.

A atuação nesse segmento demanda um tipo de profissional raríssimo: aquele capaz de transformar uma rota sobre o papel em uma operação logística real, navegando por desafios que vão além da gestão de informações, envolvendo variáveis físicas, regulatórias, ambientais, geográficas e até geopolíticas. A movimentação de uma única turbina ou reator, por exemplo, pode depender de autorizações específicas, condições climáticas, negociações com comunidades locais e sinergia entre diferentes modais de transporte.

Nesse cenário, a escassez de talentos se impõe como um dos principais desafios do setor. A logística de projetos industriais ainda carece de uma formação acadêmica estruturada. Não há cursos universitários dedicados a esse segmento específico, e os conhecimentos necessários geralmente são adquiridos ao longo de anos de atuação prática, leitura de normas técnicas e experiência acumulada em campo.

Essa formação artesanal, baseada em vivência e resolução de problemas complexos, dificulta a entrada de novos profissionais. Ao mesmo tempo, o setor enfrenta a missão de atrair uma nova geração para um campo que, apesar de altamente estratégico, é menos conhecido do que outras áreas da logística ou da tecnologia, embora extremamente atrativa e desafiadora, justamente por envolver múltiplos modais e serviços de alto valor agregado.

Na DHL Global Forwarding, temos assumido esse desafio como prioridade estratégica. Investimos continuamente em iniciativas internas de capacitação e desenvolvimento, com foco em preparar nossos profissionais para os desafios específicos da logística de projetos industriais. Além disso, promovemos a troca de conhecimento entre equipes experientes e novos talentos, incentivando a formação prática e o crescimento técnico dentro da própria operação.

A consequência da escassez é um gargalo real de mão de obra especializada, com impacto direto na capacidade de entrega dos grandes projetos do país. Afinal, a complexidade dessas operações exige domínio de engenharia de transporte, conhecimento aduaneiro e ambiental, leitura geográfica apurada e, acima de tudo, visão sistêmica e proatividade. Pequenos erros podem gerar prejuízos expressivos, atrasos significativos ou até paradas operacionais que comprometem contratos inteiros.

Por isso, acreditamos que valorizar e desenvolver esses profissionais não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma responsabilidade compartilhada por todo o setor. O futuro passa por iniciativas que aproximem a juventude da logística como campo de inovação, impacto econômico e propósito. Afinal, por trás de cada usina ou mina de lítio operacional, há um conjunto complexo de decisões logísticas, que começa muito antes da obra e continua até sua plena operação.

* Vanessa Vinhaes é diretora de Projetos Industriais da DHL Global Forwarding.

DHL
RPMA Comunicação

LAURENT PASSY É O NOVO VICE-PRESIDENTE DE FINANÇAS DO GRUPO VOLVO AMÉRICA LATINA

Executivo assume posição de CFO com a responsabilidade pela gestão financeira das operações do Grupo Volvo no continente

Laurent Passy

Formado em Finanças pela Grenoble École de Management (França) e com MBA pela Southern Illinois University, Carbondale (Estados Unidos), Laurent construiu uma trajetória internacional consistente dentro do Grupo Volvo, atuando em mercados diversos como França, Chile, Brasil e China. Já ocupou funções nas áreas de controladoria, planejamento estratégico e gestão financeira. Em passagem anterior pelo Brasil, Laurent atuou como diretor de business control das operações comerciais de caminhões. Sua posição mais recente foi a de vice-presidente de finanças da Volvo Trucks na China.

Agora, como CFO (Chief Financial Officer) do Grupo Volvo América Latina, o executivo será responsável por liderar toda a área financeira da organização nos mercados do Brasil, Chile, Argentina, Peru e México (caminhões), garantindo solidez nas operações, suporte à tomada de decisões estratégicas e alinhamento às ambições globais de inovação, sustentabilidade e foco no cliente. “Procuro agregar à gestão financeira uma visão integrada do negócio. Meu foco é desenvolver estratégias que apoiem o crescimento sustentável da Volvo em todos os segmentos onde atuamos”, afirma Passy.

Laurent Passy se reportará diretamente ao presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann. Ele sucede a Silvia Gerber, que atualmente ocupa a posição de presidente da Volvo Financial Services na região.

Grupo Volvo América Latina

terça-feira, 19 de agosto de 2025

STELLANTIS CELEBRA MARCO HISTÓRICO DE 2 MILHÕES DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO POLO AUTOMOTIVO DE GOIANA (PE)

Fábrica localizada em Pernambuco é uma das mais modernas e sustentáveis da Stellantis no mundo e produz cinco modelos icônicos das marcas Jeep, Fiat e Ram

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana atingiu o marco histórico de 2 milhões de veículos produzidos em Pernambuco. Inaugurado em 2015, o complexo se consolidou como um dos mais modernos e sustentáveis da Stellantis no mundo, desempenhando papel estratégico para o Brasil e para toda a região.

“Alcançar a marca de 2 milhões de veículos em apenas uma década demonstra a força da Stellantis no Brasil e na América Latina, bem como o talento e a dedicação das milhares de pessoas que fazem parte dessa história. O Polo de Goiana nasceu inovador, se mantém na vanguarda da indústria automotiva e segue crescendo de forma sustentável, com excelência e eficiência”, afirma Glauber Fullana, vice-presidente de manufatura da Stellantis para a América do Sul.

O impacto do Polo vai muito além da produção de veículos. Nestes dez anos, a planta pernambucana se destacou pela inovação em processos, pelo protagonismo no lançamento de novos produtos e pela criação de um amplo ecossistema de fornecedores e prestadores de serviços, alcançando 38 fornecedores locais em 2025.

O complexo também é um importante motor de desenvolvimento social e econômico. São mais de 14.700 empregos diretos gerados, além de iniciativas de qualificação profissional que fortalecem a economia local.

“Esse marco só foi possível porque contamos com pessoas altamente qualificadas, que colocam seu talento e dedicação a serviço da excelência todos os dias. É graças a essa equipe que continuamos entregando veículos competitivos, sustentáveis e reconhecidos pelos clientes dentro e fora do Brasil”, destaca Francis Ribeiro Jorge, Diretor do Polo Goiana.

Rampage marca os 2 milhões

O veículo de número 2 milhões foi a Rampage, primeira picape da marca Ram concebida, desenvolvida e produzida fora da América do Norte. Quinto modelo a entrar em produção em Goiana, a Rampage simboliza a força da engenharia e da manufatura nacional: seu projeto envolveu mais de 800 engenheiros e técnicos, em um esforço de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento.

Desde o lançamento, em 2023, a Rampage conquistou rapidamente o mercado brasileiro. Em julho deste ano, o modelo alcançou 48 mil unidades vendidas e já acumula 25 prêmios da imprensa especializada, consolidando-se como referência em requinte, segurança e conteúdo tecnológico no segmento.

Atualmente, o Polo Automotivo de Goiana produz cinco modelos de grande sucesso das marcas Fiat, Jeep e Ram: Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro e da própria Rampage.

Presença internacional

Além de atender ao mercado interno, o Polo Automotivo de Goiana exerce um papel estratégico nas exportações da Stellantis. Desde a sua inauguração, já foram embarcadas mais de 250 mil unidades para o exterior. Em 2024 e 2025, a unidade registrou recordes históricos de exportação para diversos países da América Latina, reforçando a competitividade da indústria automotiva brasileira no cenário global.

Futuro promissor

Com capacidade instalada para produzir 280 mil veículos por ano, o Polo Automotivo de Goiana se consolidou como uma referência global no setor automotivo, unindo excelência em engenharia, inovação tecnológica e sustentabilidade. Preparada para os próximos desafios da mobilidade, a unidade seguirá lançando veículos cada vez mais modernos, com a inclusão de tecnologias híbridas.

Esse futuro já começou a se materializar. Recentemente, a Stellantis anunciou a produção de seis modelos inéditos na fábrica entre 2025 e 2030, que também receberá R$ 13 bilhões em investimentos nesse período. Entre os novos modelos, está o primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, que será lançado em 2026.

Stellantis

MERCEDES-BENZ ATEGO 3330 É O PRIMEIRO CAMINHÃO BETONEIRA 10X4 DO BRASIL

Protótipo foi desenvolvido em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, recebendo um 5º eixo rodado duplo esterçável, o único do Brasil

Mercedes-Benz Atego 3330 10x4

Em mais uma iniciativa pioneira, a Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu, em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, um protótipo do caminhão Atego 3330 10x4 betoneira com capacidade para 10 metros cúbicos de concreto. Trata-se da primeira betoneira 10x4 do mercado nacional, versão inédita que recebe um 5º eixo rodado duplo esterçável, o único no País.

Esse protótipo do Atego 3330 10x4 estará exposto no estande da Liebherr no Concrete Show 2025, o maior evento da cadeia construtiva do concreto da América Latina, que será realizado até 21 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. Após ser apresentado no evento, esta betoneira será utilizada em testes operacionais pela Engemix.

“O pioneirismo corre nas veias da Mercedes-Benz. É um orgulho imenso apresentar esse protótipo inédito no Brasil. Ter o cliente no centro das nossas atenções e ouvir suas necessidades são valores enraizados na nossa história que, dia após dia, nos encorajam a idealizar novos projetos ambiciosos como este. Afinal, temos um compromisso claro com a inovação e soluções focadas na operação dos nossos clientes”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Mais uma vez, saímos na frente ao desenvolver uma solução inédita, com a parceria da Hiero e da Liebherr – grandes empresas que acreditam no poder da Mercedes-Benz em oferecer, há quase 70 anos no País, o que há de mais sofisticado ao mercado”.

“O Atego 3330 betoneira 10x4 oferece muitos benefícios para os clientes. A capacidade de 10 metros cúbicos de concreto, por exemplo, resulta em mais produtividade, e consequentemente maior rentabilidade”, diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, como todo membro da família Atego, esse caminhão se destaca pela robustez, força e resistência nas operações severas da construção, caracterizadas por pisos irregulares. A parceria com a Hiero permitiu construir um caminhão com alta capacidade de carga, mas também com ótima manobrabilidade e dirigibilidade.”

Solução inédita evidencia o trabalho de parceria

Os engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveram a solução 10x4 a partir do Atego 3330 8x4, modelo de série no portfólio da marca. O 5º eixo rodado duplo esterçável, único do País, foi produzido pela Hiero, fabricante de implementos rodoviários. Cerca de 90% das peças deste 5º eixo são da Mercedes-Benz e o restante da Hiero. Já o balão da betoneira foi fornecido pela Liebherr, uma das maiores fabricantes de máquinas de construção do mundo.

“Nessa iniciativa de pioneirismo e inovação é muito importante exaltar todos os profissionais da Engenharia da Mercedes-Benz e da Hiero envolvidos no projeto, assim como os parceiros da Liebherr que atuaram no fornecimento da betoneira”, diz Jefferson Ferrarez. “Esse belo trabalho de equipe é um case de sucesso na busca por soluções que atendam cada demanda dos nossos clientes com qualidade, eficiência e confiabilidade”.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

VOLKSWAGEN PRODUZ 26 MILHÕES DE VEÍCULOS NO BRASIL

Marco de 26 milhões de unidades produzidas foi alcançado com o Polo, o carro de passeio mais vendido do Brasil e o líder absoluto de vendas, entre todos os segmentos, há quatro meses (abril a julho de 2025)

Integrantes do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e colaboradores de áreas produtivas se reuniram na Montagem Final da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para celebrar o marco histórico de 26 milhões de unidades produzidas pela empresa no País

Integrantes do Comitê Executivo da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e colaboradores de áreas produtivas se reuniram na Montagem Final da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para celebrar o marco histórico de 26 milhões de unidades produzidas pela empresa no País

A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar o marco de 26 milhões de veículos produzidos em seus 72 anos no País. Maior fabricante de automóveis do Brasil, a Volkswagen é responsável por 26% das 100 milhões de unidades já produzidas pelo setor automotivo brasileiro, sendo protagonista em volume de produção, gerando empregos e contribuindo com o desenvolvimento econômico. Mais de 200 mil colaboradores ajudaram a construir a história de sucesso da Volkswagen do Brasil nessas mais de sete décadas.

O marco histórico de 26 milhões de unidades produzidas pela Volkswagen do Brasil foi alcançado com o Polo, o carro de passeio mais vendido do País e o líder absoluto de vendas, entre todos os segmentos, há quatro meses (abril, maio, junho e julho de 2025). Em 2025, o Polo está celebrando seus 50 anos no mundo, sendo um verdadeiro ícone da indústria automotiva, com mais de 20 milhões de unidades emplacadas globalmente. O Polo também completou neste ano 1 milhão de unidades produzidas no Brasil; atualmente, o modelo é fabricado nas unidades paulistas Anchieta, em São Bernardo do Campo (Polo Track), e Taubaté (Polo e Polo Track).

“A operação da Volkswagen do Brasil é fundamental para a estratégia global da marca e a maior da América do Sul. A região América do Sul é o terceiro maior mercado da Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e da Alemanha, e foi a que mais cresceu neste ano (jan-jul), com alta de 21,4%, representando 11% do volume global. Atualmente, a empresa vive um momento especial, com investimentos de R$ 20 bilhões e uma ofensiva de 21 lançamentos até 2028, marcando o início da nova era de hibridização na região”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.

“Poucas marcas no mundo têm o privilégio de celebrar 26 milhões de veículos produzidos. Com esse número robusto, a Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de automóveis do País, representando mais de um quarto dos 100 milhões de veículos fabricados pelo setor brasileiro. Em seus 72 anos de história, a Volkswagen do Brasil sempre esteve comprometida com a evolução da indústria brasileira e com o desenvolvimento econômico, gerando empregos e se destacando pela inovação e pioneirismos. Queremos seguir produzindo sonhos e crescendo com o Brasil e os brasileiros”, disse Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

O marco de 26 milhões de unidades contempla a produção das três fábricas de automóveis da Volkswagen do Brasil: Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP, inaugurada em 1959, sendo a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha), Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).

Volkswagen é líder de três dos principais segmentos no Brasil

A Volkswagen é líder de vendas em três dos principais segmentos do mercado: SUVs, hatches e sedãs compactos.

Em SUVs, o segmento que mais cresce e o principal do País, a Volkswagen é líder com o Novo T‑Cross (o SUV mais vendido do Brasil, com 53.551 unidades vendidas de janeiro a julho de 2025) e com toda a sua família SUVW, a linha mais completa do Brasil, formada pelo Novo T‑Cross, Tera, Novo Nivus, Nivus GTS, Taos e Tiguan, que somam 98.325 unidades vendidas neste ano (jan-jul).

O Polo lidera o segmento de hatches no Brasil e mais: é também o carro de passeio mais vendido do País no acumulado do ano, com 70.156 unidades (jan-jul). Além disso, o Polo é líder absoluto de vendas, considerando todos os segmentos há quatro meses consecutivos (abril, maio, junho e julho).

O Novo Virtus liderou o segmento de sedãs compactos em fevereiro, junho e julho e já soma 21.036 unidades vendidas neste ano (jan-jul).

O mês de julho foi histórico para as vendas da Volkswagen: com 41.629 unidades emplacadas, a marca alcançou o seu melhor mês em mais de 10 anos. Esse resultado mostra a força e competitividade da linha atual de produtos da VW, que também conseguiu em julho de 2025 o maior market share no varejo (16%) desde 2021. Com a vice-liderança de mercado consolidada no Brasil, a Volkswagen já vendeu 227.020 unidades neste ano no País (jan-jul).

Volkswagen é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro

Além do sucesso de vendas no Brasil, a Volkswagen é também a maior exportadora do setor automotivo nacional, com mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas desde 1970. Neste ano, a Volkswagen retomou a exportação para a África (Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal) e iniciou as exportações do SUVW Tera para a América Latina, o mais novo ícone da marca.

Os principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil neste ano (jan-jul) foram a Argentina (35.580 unidades), México (16.090) e Colômbia (6.740). Os demais mercados de exportação na América Latina foram Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai.

Com 67.697 unidades exportadas em 2025 (jan-jul), a Volkswagen aumentou seus embarques em 45%, em comparação com o mesmo período de 2024 (jan-jul).

Investimentos de R$ 20 bilhões e 21 lançamentos na região

A Volkswagen investe R$ 20 bilhões até 2028 na América do Sul, com uma ofensiva robusta de 21 lançamentos até a mesma data na região. Destaque para a breve chegada dos híbridos desenvolvidos localmente, dando início a uma nova era de hibridização da marca na região. Desse total, cinco modelos já foram lançados no Brasil: Novo T‑Cross, Nova Amarok, Novo Nivus, Nivus GTS e o SUVW Tera, o lançamento mais importante da Volkswagen para a Região América do Sul dos últimos tempos e sucesso de vendas, com mais de 12 mil pedidos em apenas 50 minutos na noite de seu lançamento.

Do total de investimentos, R$ 16 bilhões são para o Brasil e contemplam projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas. A Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) contará com uma pick-up inédita. A unidade de Taubaté (SP) já está produzindo o SUVW Tera e a fábrica de motores de São Carlos (SP) terá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.

Além dos produtos, a ofensiva inclui a chegada de uma nova plataforma (projeto MQB Hybrid) inovadora, tecnológica, flexível e sustentável. A nova arquitetura eletrônica permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System), além de mais conforto e aumento do espaço interno. Desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região América do Sul com os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade, a nova plataforma envolveu a capacitação de equipes e uma produção altamente tecnológica.

Marcos de produção da Volkswagen do Brasil na história (em unidades de veículos)

  • Julho de 1970: 1.000.000
  • Novembro 1979: 5.000.000
  • Maio 1994: 10.000.000
  • Maio 2005: 15.000.000
  • Maio 2012: 20.000.000
  • Junho 2023: 25.000.000
  • Agosto 2025: 26.000.000

Produção de cada fábrica no Brasil

  • Anchieta: 14,9 milhões de veículos
  • Taubaté: 7,9 milhões de veículos
  • Curitiba: 3,2 milhões de veículos
  • São Carlos: 14,3 milhões de motores

Modelos mais produzidos na história da Volkswagen do Brasil

  • Gol: +8,5 milhões de unidades (líder de vendas no mercado brasileiro por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014; modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da indústria nacional)
  • Fusca: +3 milhões (líder de vendas por 24 anos consecutivos, de 1959 a 1982)
  • Fox + CrossFox: 2,1 milhões
  • Saveiro: 1,7 milhão
  • Kombi: 1,5 milhão
  • Voyage: 1,5 milhão
  • Polo: 1 milhão
  • Brasília: 950 mil
  • Parati: 912 mil
  • T‑Cross: 553 mil
  • Golf: 550 mil

Volkswagen do Brasil

MARCOPOLO CONQUISTA ACREDITAÇÃO COM RECONHECIMENTO NACIONAL E INTERNACIONAL DE COMPETÊNCIA TÉCNICA EM TESTES E ENGENHARIA

Laboratório da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul (RS) recebe acreditação da Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro, reforçando a liderança da companhia em inovação e segurança veicular

A Marcopolo, referência mundial no desenvolvimento de soluções de mobilidade, obteve a acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que estabelece requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Concedido pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro, a acreditação confirma que o laboratório de testes e engenharia experimental da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), opera com competência e gera resultados válidos, promovendo assim a confiança em seu trabalho tanto em nível nacional quanto internacional.

A acreditação - nº CRL 1962 - abrange uma ampla gama de ensaios realizados pelo Laboratório de Testes e Engenharia Experimental da unidade Ana Rech. Entre eles estão testes mecânicos (como ancoragem de cintos de segurança e resistência de encostos), ensaios térmicos (como flamabilidade de materiais internos), acústicos e de vibração (como pressão sonora de buzinas), além de análises químicas (como névoa salina e intemperismo acelerado) e ópticas (como brilho de superfícies).

Na prática, a acreditação atesta a competência técnica da Marcopolo para conduzir ensaios com validade nacional e internacional, desde testes de segurança de componentes veiculares até análises de resistência e durabilidade dos materiais utilizados nos ônibus produzidos pela empresa.

A acreditação é resultado de três anos de investimento, aprimoramento de processos e trabalho colaborativo entre as equipes. Mais do que um marco técnico, a acreditação reforça o compromisso da companhia com a qualidade de seus produtos, a segurança dos passageiros e o avanço da mobilidade. “Essa conquista é fruto de muito empenho coletivo e representa um salto importante no fortalecimento da nossa engenharia”, afirma Mauricio Gazzi, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Tecnologias.

Essa conquista representa um passo estratégico para a Marcopolo, consolidando sua capacidade técnica e ampliando sua competitividade no mercado. Mais do que um reconhecimento formal, o selo simboliza a liderança da empresa no setor, reafirmando seu papel na transformação do transporte urbano e na oferta de soluções confiáveis para clientes e parceiros.

O escopo completo da acreditação encontra-se disponível neste link.

MarcopoloFundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CÂMERA DE RÉ EM ESCAVADEIRAS AUMENTA SEGURANÇA E PRODUTIVIDADE

Link-Belt se destaca ao incluir o acessório como item de fábrica nos equipamentos da série X3E

Em um cenário cada vez mais exigente em segurança e eficiência, a câmera de visão traseira nas escavadeiras representa um avanço importante na operação de máquinas pesadas. Projetada para oferecer ampla visibilidade da parte de trás do equipamento, a câmera transmite imagens em tempo real para o monitor localizado na cabine do operador. O sistema permite maior controle durante manobras, reduz pontos cegos e contribui diretamente para a redução de acidentes.

Por conta desse diferencial, as escavadeiras da série X3E da Link-Belt vêm se destacando no mercado ao incluir, como item de série, a câmera de ré.

“Trata-se de um diferencial que vai além da tecnologia. Estamos falando de segurança operacional, ergonomia para o operador e até mesmo economia para a empresa, ao reduzir riscos de colisões, danos e paradas desnecessárias,” afirma Jean Ramalho, especialista em produto da Link-Belt Brasil e América Latina.

Entre os benefícios práticos para o dia a dia do operador estão:

  • Maior confiança nas manobras em marcha à ré, tornando a operação mais ágil;
  • Menor dependência de observadores externos;
  • Prevenção de acidentes com pedestres ou estruturas próximas;
  • Redução da fadiga do operador, que não precisa girar constantemente o corpo para ter visão traseira.

Além da câmera de ré, a série X3E oferece como opcional a câmera lateral direita, criando uma cobertura ainda mais completa. O operador Fernando Besold, de Santa Catarina, trabalha com uma escavadeira Link-Belt modelo 145X3E e afirma que a câmera de ré faz toda a diferença na rotina em campo. “A gente opera em lugares apertados, com obstáculos, não tem como ficar o tempo todo girando o corpo para trás para ver onde está indo. Além disso, tem alguns clientes que gostam de ficar em volta da máquina durante a operação, a câmera te dá noção de onde a pessoa está, evitando um acidente grave. A resolução da câmera de ré da Link-Belt é muito boa! Mesmo de noite, no escuro, se você tiver iluminação na frente da máquina, você consegue enxergar lá atrás pela câmera. Acho que todos os equipamentos deveriam vir com esse acessório, pois ajuda muito!”, avalia.

No Espírito Santo, Ronaldo Neitzel Machado opera o modelo 130X3E da Link-Belt e afirma que a câmera de ré da escavadeira transformou o dia a dia de trabalho. “A câmera traseira eliminou o ponto cego da máquina, na traseira, onde não tinha visão nenhuma! A gente trabalha próximo a casas, paredes, locais muito estreitos. E tem ainda clientes que param o carro próximo ao equipamento. Com a câmera, a gente consegue ver e evitar acidentes. À noite, proporciona uma visualização muito boa. Em locais de risco, é fundamental.”

A Link-Belt oferece a câmera traseira em todos os modelos da série X3E, sem custo adicional. Mais que um diferencial, é um compromisso com a segurança e a produtividade.

LBX CompanyA matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA), e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, de reciclagem, de demolição e de manuseio de materiais. Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt

Link-Belt Latin AmericaAs escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa

Grupo SumitomoA Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial

Link-Belt Latin America
OS2 Comunicação

KIA É TRANSPORTE OFICIAL DO SP OPEN 2025

A Kia Brasil marcará presença na 1ª edição do SP Open WTA 250, que ocorre entre os dias 6 e 14 de setembro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), alinhada à estratégia da marca em apoiar e prestigiar o tênis profissional brasileiro e mundial.

O SP Open é um torneio da categoria WTA 250, disputado em quadra dura e ao ar livre, exclusivamente com tenistas profissionais do circuito feminino. A edição de 2025 marca o retorno da cidade de São Paulo ao calendário oficial da WTA após 25 anos. Com chave principal simples de 32 jogadoras, 16 tenistas no qualifying e 16 duplas, o evento promete partidas de alto nível e presença de atletas nacionais e internacionais.

Responsável pelo transporte oficial das atletas durante o SP Open 2025, a Kia fornecerá uma frota 100% eletrificada para os serviços de transfer das jogadoras. Entre os modelos disponibilizados estão os híbridos Stonic, Niro e Sportage, e o elétrico EV5.

Além do apoio logístico ao evento, a Kia estará com mais um modelo em exposição no torneio, com a Kia Carnival no estande da marca no Boulevard.

Mundialmente, a Kia tem uma longa relação de apoio ao tênis, com patrocínio do Grand Slam Australian Open desde 2002 e tem como seu embaixador um dos maiores tenistas da história, Rafael Nadal, desde 2004, ainda no início de sua carreira.

No Brasil, a Kia é patrocinadora do Rio Open ATP 500, o maior torneio de tênis da América do Sul, e em 2025 também patrocina 5 etapas do ATP Challenger Tour nas cidades de Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Campinas (SP) e Curitiba (PR), com esta última etapa para ocorrer de 12 a 19 de outubro, na capital paranaense. O ATP Challenger Tour é uma série de torneios internacionais de tênis profissional masculino, que permite aos jogadores ganhar pontos no ranking suficientes para tentar entrar no nível dos torneios ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada