sexta-feira, 8 de agosto de 2025

VOLVO LANÇA CHASSI BZRLE E AMPLIA SUA OFERTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS URBANOS NO BRASIL

Chassi tem piso baixo e atenderá metrópoles que demandam essa configuração de veículo, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre, entre outras.

Chassi Volvo BZRLE, frente

Com o lançamento, a Volvo passa a oferecer uma ampla gama de chassis a bateria, incluindo modelos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. O novo Volvo BZRLE é o destaque da marca no seminário NTU, importante evento do setor de transportes urbanos que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF).

Com zero emissões e zero ruído, o novo membro da família de chassis elétricos Volvo chega para aumentar a cobertura da marca em elétricos urbanos. “Algumas cidades precisam dessa versão com piso baixo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros. Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no País”, afirma Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. A linha Volvo é composta pelos modelos BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado.

Plataforma consagrada

Chassi Volvo BZRLE, traseira

O BZRLE utiliza uma plataforma consagrada dos ônibus Volvo. O modelo tem o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel equivalente da marca. “São componentes bastante conhecidos dos operadores de transporte, compartilhando a mesma facilidade e benefícios de manutenção dos nossos demais modelos”, assegura Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo. O veículo tem configuração de tração 4x2 e pode receber carrocerias de até 13,5 metros, transportando até 90 passageiros.

A exemplo da versão de piso alto (BZR), o Volvo BZRLE está disponível com um ou dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Todos os componentes, inclusive as baterias, ficam abaixo do assoalho, proporcionando melhor aproveitamento para os passageiros e uma carroceria totalmente envidraçada. Possui ainda a versatilidade de instalação de portas no lado direito ou esquerdo, de acordo com a necessidade de cada cidade.

Alta disponibilidade

Equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, o BZRLE tem autonomia de até 300 quilômetros. Com tomada CCS2, está preparado para receber carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, assegurando alta disponibilidade aos operadores.

A combinação da exclusiva caixa automatizada de duas velocidades em conjunto com os motores elétricos Volvo permite até 35% de regeneração energética durante as frenagens. Outro destaque é o compressor de ar de última geração, que reduz sensivelmente os ruídos internos.

Equipado com um sistema de direção eletro-hidráulico, o veículo pode, opcionalmente, ser equipado com a Volvo Dynamic Steering (VDS). Esta avançada direção dinâmica, exclusiva da marca, amplia ainda mais o conforto, a manobrabilidade e a segurança para o motorista.

Zero acidentes e Zero emissões

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca Volvo para seus veículos, o BZRLE vem preparado para a ativação do sistema de “Zonas de Segurança”, capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente por meio de monitoramento via GPS. Essa tecnologia pode atuar em áreas mais propensas a acidentes ou em regiões próximas a terminais, escolas e hospitais.

Com Zero Emissões, o chassi Volvo BZRLE é mais uma das iniciativas da marca para contribuir com a descarbonização dos transportes. O Grupo Volvo tem a meta global de zerar as emissões de CO₂ de origem fóssil em seus veículos até 2040.

Grupo Volvo América Latina

LECAR INAUGURA PRIMEIRA CONCESSIONÁRIA NO BRASIL E APRESENTA SUV HÍBRIDA COM DNA NACIONAL

A Lecar, montadora brasileira voltada à produção de veículos híbridos e elétricos, inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (7) sua primeira concessionária no país, instalada em São Caetano do Sul, no ABC paulista. A unidade, batizada de Concessionária Lopes São Caetano do Sul, marca o início da operação comercial da marca, reforçando o simbolismo de fincar raízes no berço histórico da indústria automotiva nacional.

A ocasião contou com a apresentação do protótipo funcional da Lecar 459, uma SUV híbrida com motorização flex que combinará engenharia local, eficiência energética, conectividade de última geração e design voltado às preferências do consumidor brasileiro. A Lecar 459 é o primeiro modelo da marca e sua produção está prevista para começar em agosto de 2026, na futura planta industrial de Sooretama, no Espírito Santo.

A fábrica ocupará 90 mil metros quadrados de área construída, inserida em um terreno de 420 mil m², dos quais 330 mil serão destinados à preservação ambiental. Projetada desde a origem para operar com alto padrão de sustentabilidade, a planta adotará geração de energia solar, sistema de reuso de água e certificações ambientais como o selo LEED Ouro. A expectativa é de uma capacidade produtiva inicial de até 120 mil veículos por ano e geração de 1.300 empregos diretos na região.

A instalação no Espírito Santo foi estratégica. A fábrica estará posicionada próxima a cinco portos de exportação e corredores logísticos essenciais, fortalecendo o plano da LECAR de se tornar uma plataforma nacional de produção e exportação de veículos híbridos a preços competitivos. O projeto já conta com incentivos fiscais estaduais e com apoio do programa federal MOVER, além de se beneficiar das diretrizes da Nova Indústria Brasil. O cronograma de licenciamento da planta está em fase final e as obras devem começar ainda neste segundo semestre.

O primeiro concessionário da marca

Com quase 60 anos de tradição no ABC Paulista, a Lopes Automóveis é reconhecida por sua experiência no mercado de veículos e atendimento de excelência. A empresa agora dá um passo histórico ao tornar-se o primeiro concessionário oficial da LECAR no Brasil, unindo credibilidade à inovação em mobilidade sustentável. A estrutura instalada em São Caetano do Sul apresenta um showroom completo e contará futuramente também com oficina preparada para atendimento técnico especializado e equipe treinada para dar suporte aos primeiros clientes da LECAR. A unidade nasce preparada para atender à demanda crescente por veículos híbridos e sustentáveis na região metropolitana de São Paulo.

Rede nacional concessionários com sistema inédito de compra programada no setor

A estratégia da LECAR é disruptiva: ao contrário do modelo tradicional, que inicia as vendas apenas após a produção, a marca decidiu antecipar a construção de sua rede de concessionárias e adotar um sistema inédito de compra programada, permitindo que o cliente inicie o processo de aquisição do veículo antes mesmo da produção em série. Nesse formato, inspirado em mecanismos amplamente utilizados no setor da construção civil, o consumidor poderá parcelar o valor de entrada ao longo da fase pré-produção, assegurando condições acessíveis, previsibilidade financeira e prioridade no recebimento das primeiras unidades.

“A inauguração da primeira concessionária da Lecar é a materialização de um compromisso com a mobilidade sustentável. Estamos iniciando a fase de construção de um projeto nacional sólido, competitivo e conectado com o futuro”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da LECAR. Segundo ele, o objetivo é consolidar uma nova referência industrial no Brasil, com apelo ecológico, geração de empregos e valorização de ativos energéticos nacionais.

A nova montadora brasileira aposta no etanol como combustível estratégico para sua linha de veículos híbridos. A decisão dialoga com a necessidade de soluções mais sustentáveis e acessíveis à realidade brasileira. “Enquanto muitos híbridos ainda operam exclusivamente com combustíveis fósseis importados, a LECAR abrange também o etanol, um recurso renovável e amplamente disponível no território nacional, reforçando o papel do Brasil como líder potencial na transição energética da mobilidade”, comenta o executivo.

A expansão da rede de concessionárias seguirá ritmo acelerado. Ao longo de 2025, a Lecar prevê a inauguração de aproximadamente 20 unidades em diferentes regiões do país, incluindo grandes centros urbanos como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A rede será composta por grupos consolidados do mercado automotivo e também por novas empresas em processo de estruturação, interessadas em ingressar em um segmento com forte tendência de crescimento.

O Lecar 459, que já esteve exposto em eventos como a Eletrolar e o WEC Interlagos, e que marcará presença também no Salão do Automóvel deste ano, incorpora tecnologia embarcada de ponta, motorização híbrida flex, sistema de assistência à condução (ADAS), autonomia estimada em até 1.000 km e possibilidade de blindagem de fábrica, uma inovação voltada a atender a demanda crescente por segurança em grandes cidades. A marca já consolidou parcerias com fornecedores nacionais de referência, como WEG, Horse Powertrain, Pirelli, Maxion, Fanavid, Marcopolo, JBS Couros e Grupo Randon.

A comercialização do modelo segue em andamento. Desde 2024, a LECAR tem mantido um canal ativo de pré-venda diretamente em sua sede, em Alphaville (SP), onde o relacionamento com os primeiros clientes foi iniciado. A partir de agora, esse atendimento passará a ser feito também por meio da implementação estratégica  rede autorizada, a começar pela Concessionária Lopes São Caetano do Sul, que assume a função de ponto de contato com o público e de vitrine para o novo momento da mobilidade automotiva brasileira.

Lecar

Fundada para liderar a transição energética da mobilidade no Brasil, a Lecar aposta em tecnologia nacional, inovação e sustentabilidade. Com uma rede de fornecedores locais e engenharia própria, a empresa prioriza o uso do etanol como energia limpa, desenvolvendo veículos híbridos flex voltados para a realidade e os desafios do país. 

O compromisso vai além do produto: a Lecar investe em uma cadeia produtiva nacional sólida e na valorização do talento brasileiro, consolidando-se como referência para a indústria automotiva do futuro. 

À frente da Lecar está Flávio Figueiredo Assis, executivo com sólida trajetória em mobilidade, tecnologia e soluções financeiras. Fundador da Lecar, Lebank e Le Card, e com mais de uma década de experiência, ele também lidera projetos inovadores que integram indústria automotiva, fintechs e serviços de mobilidade.

Serviço
Lecar | Concessionária Lopes São Caetano do Sul
Rua Lurdes, 313 - Nova Gerti - São Caetano do Sul (SP) 

Lecar
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
Jorge Görgen
gilberto.santos@expertecia.com.br

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

ANFAVEA REVÊ PARA BAIXO O CRESCIMENTO DE VENDAS NO ANO, MAS MANTÉM PROJEÇÃO DE PRODUÇÃO, EM FUNÇÃO DA ALTA SURPREENDENTE NAS EXPORTAÇÕES

Embarque de veículos exportados pelo Porto de Suape - Pernambuco

Com a elevação dos juros, tarifaço dos EUA e outras variáveis macroeconômicas, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) decidiu rever suas projeções para o fechamento de 2025, feitas no final do ano passado. A maior revisão foi nas exportações, que tinham expectativa de alta de 7,5%, mas agora têm projeção de elevação bem maior, de 38,4% sobre 2024, totalizando 551 mil unidades. O motivo é a surpreendente recuperação do mercado argentino, que vem demandando grandes volumes de veículos feitos no Brasil.

Para o mercado interno, a entidade esperava uma alta de 6,3% de 2025 sobre 2024. Agora, a expectativa é de 2,765 milhões de emplacamentos no ano, o que representa um acréscimo de 5% sobre as vendas no ano anterior. Boa parte dessa revisão se deve ao segmento de caminhões, que vem perdendo tração mês a mês, sobretudo nos modelos mais pesados, voltados para transporte agrícola de longa distância. O recuo é creditado aos juros mais elevados do que se previa na virada do ano. Ônibus vivem um bom momento, mas têm menor participação no mercado total. Já entre os veículos leves, os automóveis vivem um momento de estabilidade, enquanto os comerciais leves mantêm viés de alta. 

Na somatória dos fatores, a grande alta das exportações compensa a leve queda na previsão de vendas, fazendo com que a Anfavea mantenha a expectativa de uma produção de 2,749 milhões de unidades no ano, uma evolução de 7,8% sobre o volume produzido em 2024.

“Apesar dos juros elevados e de um ingresso acima do razoável de produtos importados, precisamos continuar recuperando os volumes de produção, o que gera ganhos e empregos a toda a extensa cadeia automotiva”, afirmou o presidente Igor Calvet.

No acumulado do ano, os veículos chineses já chegam a quase 88 mil emplacamentos, 41,2% a mais do que no mesmo período de 2024, com estoques ainda elevados no país.

A participação de eletrificados leves nas vendas subiu de 6,7% para 10,9% em um ano, com uma presença cada vez mais relevante de veículos híbridos brasileiros nesse montante. O emplacamento de 160 ônibus elétricos nacionais em julho foi recorde, o que é uma ótima notícia em termos industriais e ambientais.

Julho também marcou a estreia do programa Carro Sustentável, responsável pelo aumento de 16,7% nas vendas varejo dos automóveis inscritos, nas três primeiras semanas em vigor. “Programas de redução de imposto como este são bem-vindos pelo seu caráter ambiental, pelo maior acesso a modelos zero quilômetro e por movimentar a rede de concessionárias. Mas só melhorias na condição de crédito e a substituição de importações por produtos locais podem levar a um aquecimento mais acelerado das vendas dos nossos veículos e, por tabela, da produção”. 

A entidade, durante a Coletiva de Imprensa, demonstrou preocupação com o tarifaço imposto pelo governo americano, que eleva o imposto das máquinas rodoviárias e agrícolas brasileiras, aumentando seu custo de exportação em US$ 960 milhões, ameaçando os volumes de envio aos EUA, um forte mercado para nossas associadas de máquinas autopropulsadas. 

“Quanto à resolução do Gecex, que zerou o Imposto de Importação de veículos desmontados (CKD e SKD) via cotas por seis meses, foi uma solução em consonância com a política industrial vigente no país, e é o máximo aceitável sem pôr em risco empregos e investimentos da cadeia automotiva nacional”, concluiu Calvet.

ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores

MERCEDES-BENZ DO BRASIL OFERECE MAIS EFICIÊNCIA E AGILIDADE NO ATENDIMENTO DE PEÇAS AO CLIENTE DE CAMINHÕES E ÔNIBUS

A partir da nova Central de Distribuição e Logística de Peças em Itupeva (SP), Empresa atende todos os estados do território nacional e mais de 50 países na América Latina e outros continentes

Unidade abriga 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados

Após a transferência de sua Central de Distribuição e Logística de Peças para a cidade paulista de Itupeva, a Mercedes-Benz do Brasil vem obtendo ganhos de eficiência e agilidade no atendimento aos clientes de caminhões e ônibus. Dali, saem peças para todo o Brasil e para mais de 50 países na América Latina e outros continentes, além de atender demandas da matriz da Daimler Truck na Alemanha.

A unidade ocupa um galpão do condomínio logístico da HGLG, próximo à Rodovia dos Bandeirantes. A operação da nova Central passou a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e também na América do Norte.

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos de performance e eficiência”, diz Matthias Kaeding, vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina. “Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do setor de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 9 milhões de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de mais de 300 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para os mercados de exportação. Registramos uma média de 8.000 pedidos de clientes por dia”.

Localização privilegiada, próxima a importantes rodovias

A nova Central de Peças está situada na Estrada Joaquim Bueno Neto, Gleba I, 1397 , bairro Rio Abaixo em Itupeva (SP). O local fica bem próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital. Principais distâncias: cidade de São Paulo (71 km), São Bernardo do Campo (93 km), Campinas (30 km), Porto de Santos (153 km), Aeroporto de Viracopos (26 km), Fernão Dias (65 km) e Rodoanel Mário Covas (48 km), que dá fácil acesso às rodovias Anhanguera, Dutra, Ayrton Senna, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Imigrantes e Anchieta.

Tradição e credibilidade no atendimento de peças ao cliente

“A transferência da nossa Central de Distribuição e Logística de Peças para Itupeva reforça a busca por melhoria contínua em seus processos e tradição e a credibilidade da Mercedes-Benz em oferecer suporte total ao cliente. Com a nova estrutura, vamos além do que já oferecíamos com relação à eficiência e agilidade logística de peças de reposição pois agregamos inteligência logística e operacional. Estamos garantindo ao nosso cliente ainda mais confiabilidade na marca, seja ele pequeno ou grande frotista e ao autônomo”, ressalta Matthias Kaeding. “Buscamos aumentar a velocidade das entregas, fazendo com que as peças cheguem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo para a maior disponibilidade de seus caminhões ou ônibus, gerando a produtividade e a rentabilidade que eles desejam”.

Entregas emergenciais em até um dia

A fim de assegurar a agilidade e eficiência no tempo de resposta ao cliente dentro do território nacional, a Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil processa em até 24 horas as peças para pedidos emergenciais. Pedidos para reposição de estoque expresso são atendidos em até 72 horas e os pedidos de estoque são remetidos em até 7 dias.

No caso das exportações, o tempo de resposta varia conforme o modal logístico. Como exemplo, um pedido pronto para ser coletado pelo cliente leva em torno de 5 dias nos modais marítimo ou rodoviário e no modal aéreo são 2 dias

Estoque contempla peças do portfólio atual e de modelos que já não são mais produzidos

“Temos aqui um universo de itens do portfólio atual de caminhões e ônibus e também de modelos antigos, afinal, não esquecemos dos veteranos. Como exemplo, nosso estoque contém peças de caminhões clássicos da nossa marca. Entre eles, Axor Euro 5, Atron, Actros Orion, bem como os motores Euro 3 e Euro 5. Ou seja, a Mercedes-Benz está atenta às necessidades de todos os clientes porque reconhecemos a tradição, credibilidade e durabilidade dos nossos produtos aos longo desses quase 70 anos de presença no mercado brasileiro”, diz Matthias Kaeding.

O conceito de armazenagem da Central de Distribuição e Logística de Peças divide-se basicamente em quatro modos. No “mezanino” são acondicionadas as peças pequenas, operadas manualmente. São mais de 31 mil itens, com aproximadamente 4,9 milhões de peças em estoque e mais de 2.500 pedidos expedidos por dia.

As peças médias são armazenadas e manipuladas por meio do processo “Rail Pallet Rack”, caracterizado pela movimentação vertical dos pallets. Neste caso, são mais de 6.200 itens, com aproximadamente 2,3 milhões de peças em estoque e mais de 3.000 pedidos expedidos por dia.

Peças grandes e pesadas são armazenadas em “porta-pallets”. São mais de 6.400 itens, com aproximadamente 2,9 milhões de peças em estoque e mais de 800 pedidos expedidos por dia. Peças volumosas e de alto giro são acondicionadas em “Storage Blocked”, sendo empilhadas diretamente no chão. São mais de 200 itens, com cerca de 250 mil peças em estoque e mais de 500 pedidos expedidos por dia.

Conceito moderno de estoque vertical e ampla estrutura

“Na nova estrutura logística da Mercedes-Benz do Brasil conta com pé direito de 12 metros, então, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse moderno conceito de armazém, otimizamos a operação”, informa Matthias Kaeding. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Utilizamos, por exemplo, o WMS (Warehouse Management System), sistema on line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição”.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil é de aproximadamente 60.000 metros quadrados. A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234.000 metros quadrados, contando com um total de cerca de 90.000 metros quadrados locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

São 8 módulos de armazéns, 96 docas e 4 rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletrohidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento.

Sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade ambiental é uma característica valorizada na nova Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil. O local dispõe de estação de tratamento de efluentes e caixa de retenção de águas pluviais. As telhas são zipadas, caracterizadas por uma estrutura contínua sem emendas, e o isolamento termoacústico utiliza Facefelt, feltro de lã de vidro. O sistema de iluminação conta com lâmpadas do tipo LED e com luz natural Zenital, por meio de aberturas no teto. As empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas e adequadas a ambientes internos.

Além disso, o galpão recebeu duas certificações muito importantes: “Empreendimento Classe AAA”, que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais, e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes.

A certificação LEED também baseou-se em iniciativas como uso racional de água, uso de materiais sustentáveis, estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de água e efluentes, descarte de resíduos conforme padrões ambientais, além de outras medidas.

A Central conta ainda com áreas administrativas e de convivências, mezaninos expansíveis, infraestrutura de depósitos e serviços, além de restaurante com capacidade para 500 pessoas. A portaria blindada controla o acesso durante 24 horas por dia. Destaque também para monitoriamento em circuito fechado de TV e amplo estacionamento para carretas e outros veículos. No local há uma circulação diária de cerca de 60 caminhões, entregando ou levando peças, além de containeres para exportação.

A segurança do armazém e das pessoas é preservada por um sistema completo de combate a incêndios, com hidrantes e sprinklers em toda a área de armazenagem.

Mercedes-Benz oferece soluções completas em Peças e Serviços

Ao oferecer mais eficiência e agilidade no atendimento aos clientes, a nova Central de Distribuição Logística de Peças reforça o compromisso da Mercedes-Benz com a entrega de soluções completas em Peças e Serviços aos clientes de caminhões e ônibus.

O amplo portfólio da marca conta com as Peças Genuínas Mercedes-Benz, que se destacam pelo alto padrão de qualidade, bem como pela tecnologia, durabilidade e confiabilidade comprovadas. São 45 mil itens, que estão disponíveis por meio da Rede de Concessionários em todo País.

No portfólio de Peças Remanufaturadas RENOV são 18 famílias de produtos, atendendo a todos os modelos de veículos Mercedes-Benz. Também já são oferecidos 14 novos itens para motores BlueTec 6. A peça remanufaturada assegura até 30% mais economia em relação a uma peça nova. A peça RENOV tem qualidade e desempenho equivalentes aos das peças genuínas novas. A venda à base de troca promove economia para o cliente e sustentabilidade ao reaproveitar carcaças em bom estado.

Para as peças Genuínas e Renov, são oferecidos dois anos de garantia, desde que instaladas na oficina da nossa rede de concessionários, até 21 de dezembro de 2025.

Com 10 anos de presença no mercado brasileiro, a linha de peças e acessórios Alliance Truck Parts, a da caixa amarela, oferece ótimas vantagens aos clientes. Entre elas: peças de reposição, a partir de 6 meses de garantia e economia na hora da manutenção dos veículos, não abrindo mão da alta qualidade. São mais de 2 mil itens da Alliance em catálogo, ultrapassando a barreira de 350 mil itens comercializados nos últimos 12 meses.

O Óleo Genuíno Mercedes-Benz é outro importante item do portfólio da marca que oferece mais proteção para o coração do caminhão e do ônibus. Esse lubrificante foi desenvolvido pelos especialistas da Empresa, considerando fatores específicos dos motores Mercedes-Benz, como a tecnologia BlueTec 6, por exemplo. A fórmula exclusiva do Óleo Genuíno da marca oferece muito mais durabilidade, eficiência e um excelente custo-benefício, com a qualidade de serviços realizados nas oficinas da Rede de Concessionários.

No portfólio da marca inclui-se ainda o Mercedes Club, o Programa de Fidelidade e Recompensas da Mercedes-Benz. Esta é uma iniciativa pioneira entre as montadoras de veículos comerciais que visa estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes. A cada R$ 1,00 gasto em peças e serviços participantes, o cliente ganha 1 ponto, conforme as condições no regulamento. A pontuação pode ser utilizada para obter descontos em peças e serviços na Rede de Concessionários.

A Mercedes-Benz também se destaca no mercado pela oferta de um amplo portfólio de serviços. Dessa forma, o cliente encontra tudo o que necessita dentro da própria marca, podendo otimizar suas demandas de reparos e manutenções, sempre com foco na maior disponibilidade de seus caminhões e ônibus para o transporte.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CONDOMÍNIOS DE SÃO PAULO TÊM NOVAS REGRAS DE SEGURANÇA PARA ADAPTAR GARAGENS A CARROS ELÉTRICOS

Norma responde ao avanço da frota elétrica no estado e no Brasil, com vendas que já representam 8% do mercado total de automóveis leves no país

Com o crescimento acelerado da frota de carros elétricos, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em parceria com o governo estadual e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), acaba de lançar uma cartilha com novas normas de segurança para garagens que tenham carregadores elétricos. As novas regras passam a valer como referência técnica para condomínios residenciais, comerciais e mistos em todo o estado com o intuito de evitar sobrecarga, curto-circuito e incêndios.

Segundo a ABVE, São Paulo registrou, só no primeiro semestre de 2024, a venda de 33.700 veículos elétricos, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2023. No Brasil, os eletrificados já representam 8% das vendas totais de veículos leves. São 86.849 unidades vendidas no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 9,5% comparado a 2024.

Para Marcus Nobre, CEO da uCondo, startup especializada em tecnologias para gestão de condomínios, a iniciativa é necessária e chega em boa hora. “Estamos diante de uma transformação irreversível na mobilidade urbana. As pessoas querem carros de uso mais econômico e, principalmente, sustentável. Por isso, os condomínios precisam se preparar técnica, jurídica e financeiramente para a era dos carros elétricos, e a cartilha vai ser um marco importante para orientar síndicos e moradores com segurança”, afirma.

Entre as exigências da nova cartilha estão a instalação de sensores de calor, ventiladores para renovação de ar e chuveiros automáticos nas garagens com pontos de recarga. As medidas visam padronizar procedimentos que hoje variam de prédio para prédio, já que, até agora, as instalações dependiam apenas das recomendações dos engenheiros contratados individualmente.

Além da segurança, a padronização busca facilitar decisões sobre quem paga pelas adaptações. “A instalação de carregadores envolve intervenções na estrutura do prédio, então precisa ser aprovada em assembleia”, explica Nobre. De acordo com ele, esse é um ponto sensível que exige diálogo e planejamento coletivo. “Se for decidido que a mudança beneficia o condomínio como um todo, os custos podem ser divididos entre todos os moradores, inclusive os que ainda não têm carro elétrico, como já acontece na construção de áreas comuns, as academias e quadras, por exemplo.”

Outra possibilidade é que apenas os usuários do serviço arquem com os custos, caso a estrutura do prédio permita segmentações elétricas e o rateio individualizado. Nobre alerta que, em ambos os casos, o síndico continua sendo o responsável legal por qualquer instalação: “Mesmo quando o morador paga tudo, o síndico precisa acompanhar o processo e garantir que tudo esteja dentro das normas, porque a garagem é uma área comum do prédio. Se ocorrer um acidente, é o síndico quem responde legalmente.”

Diante da falta de estrutura em prédios antigos, uma alternativa viável é a inclusão de vagas compartilhadas na garagem, operadas por empresas terceirizadas, para o carregamento de carros elétricos. Nessa modalidade, a empresa fornece, instala e mantém os carregadores, e o condomínio paga apenas pelo uso. “É um modelo semelhante aos mercadinhos, lavanderias e carros compartilhados em condomínios. Uma comodidade a mais que, inclusive, pode valorizar o imóvel”, comenta o CEO da uCondo.

uCondo – Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO), Léo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (PM), em Curitiba (PR), a uCondo é uma startup especializada em tecnologias para gestão condominial, que centraliza e simplifica os processos administrativos e financeiros dos condomínios. A plataforma reúne funcionalidades como comunicação entre síndicos e moradores, além de automações financeiras voltadas para administradoras de condomínios, oferecendo uma solução completa e integrada. Desenvolveu a Sindy, Inteligência Artificial (IA) disponível 24 horas por dia, pronta para resolver desde questões simples até desafios complexos relacionados a finanças, legislação e à rotina condominial. A uCondo já atende 6 mil condomínios, com mais de 560 mil usuários no aplicativo, faz parte do Órbi Conecta (BH), o principal hub de inovação de Minas Gerais. Em 2024, a uCondo lançou a CondoEduca, uma plataforma educativa com cursos para síndicos e administradoras de condomínios. Clique aqui e saiba mais

uCondo
Maya PR

GWM LANÇA EDIÇÃO LIMITADA DO ORA 03 COM AUTONOMIA DE ATÉ 420 KM E ITENS EXCLUSIVOS

O ORA 03 BEV58 posiciona-se entre os modelos BEV48 e BEV63

A GWM inicia hoje a venda do ORA 03 BEV58 (linha 2026), uma versão limitada a apenas 1.000 unidades, que chega às concessionárias da marca no próximo final de semana para ampliar a gama de veículos 100% elétricos da autotech no Brasil.

Com bateria de 58 kWh e autonomia de até 420 km (pelo ciclo WLTP, ou 315 km pelo ciclo Inmetro), o modelo se posiciona entre o ORA 03 Skin BEV48 e o esportivo ORA 03 GT BEV63. A nomenclatura BEV (Battery Electric Vehicle) somada à capacidade da bateria reforça a identidade elétrica da linha: BEV48, BEV58 e BEV63, que variam de 48 kW a 63 kW.

“O ORA 03 BEV58 entrega um pacote extremamente competitivo em desempenho, design e tecnologia. Ele amplia a gama com uma opção equilibrada que vai agradar quem busca custo-benefício sem abrir mão da performance e de um pacote completo de equipamentos”, afirma Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

Visualmente, a série limitada se destaca por itens exclusivos. Além dos equipamentos do ORA 03 Skin, o novo modelo acrescenta à sua lista de itens de série o teto solar panorâmico, o carregador de celular por indução de 15W, espelho interno fotocrômico e teto e retrovisores pintados de preto, além do interior totalmente preto. A principal novidade é a bateria de maior capacidade, que entrega mais autonomia.

O GWM ORA BEV58 traz motor elétrico de 171 cv e 250 Nm, entregando agilidade e dirigibilidade suave para o uso urbano e rodoviário. Além disso, oferece 6 modos de condução e 3 modos de assistência de direção (conforto, normal e esportivo), adaptando-se ao perfil de cada motorista.

A nova versão mantém o alto padrão de segurança da linha ORA 03, com 7 airbags, freios ABS + EBD, alerta e frenagem autônoma de emergência (inclusive para pedestres, motos e bicicletas), câmera 360°, assistente de ponto-cego com alerta de abertura de portas, reconhecimento de placas, condução semiautônoma nível 2+, assistente de permanência em faixa, entre outros recursos.

O GWM ORA 03 BEV58 estará disponível em quatro opções de cores: Azul Copacabana, Vermelho Brava, Branco Ágata e Preto Hematita.

Reposicionamento de preços

Com a chegada da nova série limitada, a linha GWM ORA 03 passa a contar com preços promocionais com bônus incluso por tempo limitado:

  • ORA 03 Skin BEV48: R$ 154.000
  • ORA 03 BEV58 (edição limitada): R$ 169.000
  • ORA 03 GT BEV63: R$ 189.000

Além do preço promocional, a linha ORA 03 estará com uma oferta especial. O cliente poderá escolher uma das três opções a seguir: financiamento com taxa 0%, seguro grátis ou R$ 10 mil na troca de seu usado (trade-in).

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

MERCEDES-BENZ CARS & VANS BRASIL CONQUISTA SELO OURO NO GHG PROTOCOL PELA TERCEIRA VEZ

Programa é a principal ferramenta para contabilização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A Mercedes-Benz Cars & Vans conquista, pelo terceiro ano consecutivo, o selo Ouro do GHG Protocol Brasil. O programa é a principal ferramenta nacional e internacional para contabilização e gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e reafirma o compromisso da marca com a transparência climática e a sustentabilidade. Integrante do programa desde 2021, a marca obteve a certificação Bronze no primeiro ano e evoluiu para o nível Ouro nos dois anos seguintes. Agora, em 2025, a empresa manteve o mais alto nível de reconhecimento, consolidando sua liderança em rastreabilidade e governança climática no setor automotivo.

“Seguimos comprometidos com a mobilidade sustentável e investindo consistentemente em práticas de ESG integradas. Esse resultado pelo terceiro ano seguido é reflexo da excelência operacional que buscamos com nossas práticas de responsabilidade socioambiental em toda a cadeia de valor. Dessa forma, também nos tornamos referência para outros mercados com relação aos nossos processos internos sobre esse tema”, afirma Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

A certificação é resultado de um trabalho técnico robusto e contínuo que envolve a medição das emissões de GEE nos três escopos definidos pela metodologia. O Escopo 1 (emissões diretas) está relacionado ao consumo de combustíveis em geradores, empilhadeiras, frota própria e cozinhas nas concessionárias, além de emissões de sistemas de ar-condicionado e extintores.

O Escopo 2 (emissões indiretas de energia) contempla o consumo de energia elétrica em todas as unidades, com rastreamento por fatura ou contrato. Por fim, o Escopo 3 (outras emissões indiretas) inclui viagens de trabalho em avião e parte da frota corporativa. Além disso, em 2025, o inventário passará a considerar combustível de viagem de todos os colaboradores da empresa.

A Mercedes-Benz liderou o desenvolvimento de uma solução inédita no setor automotivo, na qual a mensuração é feita com base na norma internacional ISO 14064-1, integrada à estrutura de gestão de riscos do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission).

Os dados nacionais são consolidados em dashboards que estão integrados com validação automatizada por inteligência artificial. Essa estrutura unificada e digital permite padronização, rastreabilidade e transparência em toda a rede de concessionárias, das quais 94% já enviam relatórios completos, com meta de atingir 100% até o final de 2026.

GHG Protocol

Criado em 2008, o programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Foi desenvolvido pelo FGV Centro de Estudos em Sustentabilidade e WRI (World Resources Institute), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

MOTORHOME MARCOPOLO REALIZA TESTES RIGOROSOS E INÉDITOS COM O NOMADE

Engenharia submeteu modelo a ensaios inéditos para o segmento no Brasil

O NOMADE, o primeiro modelo de motorhome produzido pela Marcopolo Motorhome, tem sido submetido a rigorosos e inéditos testes para garantir os mais elevados padrões de qualidade, segurança e confiabilidade, antes do início de sua comercialização. O objetivo é atender aos padrões de qualidade, segurança e confiabilidade aplicados aos produtos Marcopolo.

Segundo Marcos Molon, gestor área de Engenharia Experimental e Testes da Marcopolo, os testes realizados têm comprovado o desempenho e a segurança superiores do veículo em comparação com os comercializados no mercado nacional produtos que não são submetidos a esses tipos de validações, atendendo a critérios aplicados para os outros produtos Marcopolo. “O NOMADE atendeu com larga margem de folga os parâmetros para os produtos Marcopolo. Uma série de testes virtuais e físicos foram realizados tendo em vista a segurança, durabilidade, confiabilidade e conforto do produto”, destaca.

De acordo com o engenheiro, os testes aos quais o NOMADE vem sendo submetido incluem testes para ancoragem e fixação dos cintos de segurança de todos os ocupantes do veículo, de emissão de ruído, de carga sobre o teto e de inclinação lateral, conhecido com Tilt Test. “No Tilt Test, ultrapassamos a inclinação de 28 graus na plataforma, índice elevado e importante para a confiabilidade e segurança para os usuários, sobretudo em um veículo 4x4 e off-road”, destaca.

O Tilt Test é um dos mais rigorosos aplicados a veículos de grande porte. Ele simula situações extremas de inclinação lateral para avaliar o risco real de tombamento, especialmente em cenários como manobras bruscas, terrenos irregulares ou ventos laterais.

O NOMADE foi integralmente projetado para atender a esse tipo de exigência, com engenharia que prioriza a estabilidade estrutural e centro de gravidade otimizado, garantindo desempenho superior e nível de segurança acima do padrão. Essa validação reforça o compromisso da Marcopolo com a inovação e a segurança no segmento de motorhomes, posicionando o modelo como referência no mercado.

Na visão de Molon, os critérios adotados pela Marcopolo para construção e homologação do NOMADE representam e destacam os diferenciais do produto, algo não realizado por nenhuma outra empresa brasileira com motorhomes feitos a partir de ônibus, caminhões ou vans. O modelo da Marcopolo Motorhome segue os mais avançados padrões para concepção de um veículo, com a utilização das tecnologias mais modernas de simulação virtual, similares aos adotados pelas principais empresas do setor automobilístico mundial.

Marcopolo NOMADE

O NOMADE é um motorhome único no mercado brasileiro e se diferencia dos demais modelos pela sua concepção do tipo integral e compacto, uma categoria que tem crescido muito tanto nos Estados Unidos como na Europa. Com esta configuração e pelo fato de ser um veículo 4x4, atende a demanda de um público que quer ter acesso a destinos mais desafiadores sem “abrir mão” do conforto e mantendo a segurança e confiabilidade de poder contar com a Marcopolo e suas dezenas de pontos de atendimento no Brasil e América Latina.

Com design inovador e sofisticado, o NOMADE tem 7.500mm de comprimento, 2.360mm de largura, 3.180mm de altura total e 1.950mm de altura interna. Desenvolvido com um novo chassi específico para motorhome, com 9.5 toneladas de PBT e 11.8 toneladas de capacidade de tração, possui rodas 17,5” e pneus 235/75R de uso misto, motor Cummins F3.8, de 175 cv de potência, tração 4X4 com reduzida e câmbio automático Allison. O veículo proporciona agilidade e facilidade de manobra, além de oferecer desempenho e robustez para enfrentar com segurança, qualquer terreno.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

GENERAL MOTORS E HYUNDAI MOTOR COMPANY ANUNCIAM OS PRIMEIROS CINCO VEÍCULOS COM DESENVOLVIMENTO COMPARTILHADO

Os modelos têm lançamento previsto a partir de 2028, que inclui uma nova geração de van comercial elétrica, que será lançada na América do Norte

A General Motors e a Hyundai Motor Company anunciaram os planos para os primeiros cinco veículos com desenvolvimento compartilhado, representando um marco significativo na colaboração estratégica previamente anunciada entre as duas empresas.

As companhias vão desenvolver em conjunto quatro veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul, incluindo um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos, além de uma picape média. Os veículos terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido. GM e Hyundai também irão codesenvolver uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano.

As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.

A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica. As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.

O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamento previsto para 2028. Já a van comercial elétrica será fabricada nos Estados Unidos, também a partir de 2028.

Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos, destacou que os veículos anunciados hoje estão focados nos maiores segmentos dos mercados da América Central e do Sul, além do segmento comercial na América do Norte.

“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo,” afirmou Amin. “Esses primeiros veículos codesenvolvidos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas.”

“A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados,” afirma José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “Nossa escala combinada na América do Norte e na América do Sul permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores - com veículos de design marcante, alta qualidade, foco em segurança e tecnologia relevante.”

As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística. Áreas adicionais de potencial colaboração incluem matérias-primas, componentes e sistemas complexos.

Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono, reforçando o compromisso de ambas as empresas com práticas de manufatura sustentáveis.

Após a assinatura do acordo de cooperação em setembro de 2024, as empresas continuam avaliando novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de veículos para mercados globais, além de potenciais colaborações em sistemas de propulsão - incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de combustível de hidrogênio.

A implementação dos planos acima mencionados estará, naturalmente, sujeita às aprovações regulatórias que eventualmente possam ser aplicáveis nas respectivas regiões envolvidas no projeto.

General Motors América do Sul

MERCEDES-BENZ CELEBRA MARCO HISTÓRICO COM A PRODUÇÃO DE 600 MIL UNIDADES DO CLASSE G

Classe G mantém seu legado e continua a estabelecer padrões em design e capacidade off-road

A Mercedes-Benz alcança um marco emblemático com a fabricação de 600 mil unidades do lendário Classe G. Produzido em Graz, na Áustria neste mês de agosto, o exemplar que atingiu esse marco, um G 580 com Tecnologia EQ na cor preto ônix metálico, reforça a trajetória de sucesso do icônico off-road, reconhecido mundialmente por seu design inconfundível e desempenho excepcional fora de estrada desde 1979.

Ao longo dos anos, edições especiais e limitadas sempre fizeram parte da história do Classe G. Em 2024, uma versão extremamente exclusiva encantou os entusiastas: o Mercedes-Benz Classe G Edition STRONGER THAN THE 1980s respondeu ao desejo despertado pelo automóvel exclusivo criado para comemorar as 500.000 unidades produzidas dois anos antes. Essa edição foi uma homenagem à primeira geração do Classe G, o W 460, que conquistou corações nos anos 1980 com sua combinação única de desempenho superior tanto dentro quanto fora de estrada e lançou as bases para uma trajetória de sucesso sem igual, o status de culto do ícone off-road e que essa tradição continuará no futuro.

O Classe G é o veículo da marca que oferece o maior número de possibilidades de personalização. A MANUFAKTUR foi lançada para o modelo em 2019 e, atualmente, mais de 90% dos clientes do Classe G optam por pelo menos uma opção MANUFAKTUR, em média. Com a MANUFAKTUR, mais de um milhão de combinações tornam possível transformar o sonho de um modelo único em realidade. A marca também atende à crescente demanda por cores e tonalidades exclusivas inspiradas em designs icônicos do passado. Desde 2024, é possível escolher entre até 20 mil opções de pintura.

Desde 1979 estabelecendo novos padrões

Ao lado do Classe S e do Classe E, o Classe G é uma das classes com maior tempo de produção na história da marca. O primeiro modelo G já combinava excelente capacidade off-road com conforto e elevados padrões de segurança característicos da Mercedes-Benz. No lançamento, na primavera de 1979, os clientes podiam escolher entre quatro variantes de motorização, com potências variando até 150 cv.

Nas últimas quatro décadas, o Classe G evoluiu de um veículo comercial e militar para um objeto de desejo e estilo de vida único, mantendo seu caráter inconfundível e design típico até os dias atuais. A tração integral, os bloqueios de diferencial com travamento 100% e o chassi em estrutura de longarinas fazem parte do DNA do Classe G desde o início. Elementos de design icônicos, como os faróis redondos ou o estepe exposto na porta traseira com dobradiça lateral, garantem que o ícone off-road seja reconhecido como um herdeiro direto do primeiro modelo de 1979.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

LEAPMOTOR INICIA IMPORTAÇÃO DE CARROS AO BRASIL E CELEBRA SUCESSO DE VENDAS NA CHINA

Desembarque dos primeiros Leapmotor C10 no Porto de Santos

A Leapmotor avançou em mais uma etapa dos preparativos para sua chegada ao Brasil, com a importação das primeiras unidades dos carros da marca ao país. A chegada dos carros é mais uma etapa dos preparativos de início das vendas da Leapmotor no Brasil. Sua estreia no país ocorrerá ainda em 2025, com os SUV eletrificados C10 e B10. Os modelos serão comercializados em uma rede de concessionários espalhados pelas principais cidades do Brasil.

“A chegada dos primeiros Leapmotor ao Brasil é um passo importante no grande desafio de implementar uma marca inédita no país. Essa fase foi concluída com sucesso graças à expertise da Stellantis”, comenta Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul. “Essa etapa ocorre pouco depois de termos nomeados os primeiros concessionários da marca no Brasil, que irão começar a comercializar os inovadores veículos eletrificados da Leapmotor em 2025”, conclui.

A chegada dos primeiros modelos ao Brasil também adotou processos inovadores como os carros da Leapmotor, com o sistema de importação sobre águas. Esta é uma ferramenta onde os carros, do ponto de vista legal e burocrático, são importados antes mesmo do navio chegar ao porto de Santos (SP).

Com isso, após o navio atracar, não é necessário esperar o desembaraço da documentação para efetuar o desembarque. Neste primeiro lote foram importadas diferentes configurações do SUV C10, que irá compor a gama da Leapmotor no Brasil ao lado do B10. Todo o processo foi registrado em fotos e vídeos exclusivos, disponíveis no site de imprensa e redes sociais da Leapmotor.

Sucesso de vendas na China

A chegada da Leapmotor ao Brasil ocorre em meio a um momento histórico para a marca: em julho de 2025, a Leapmotor bateu seu recorde mensal de vendas, com 50.129 unidades entregues globalmente, um crescimento de 126% em relação ao ano anterior. Esse resultado consolidou a Leapmotor como a líder entre as start-ups de veículos elétricos na China, reafirmando sua força como marca de alto desempenho, com foco em tecnologia e acessibilidade.

No primeiro semestre deste ano o volume de vendas da Leapmotor na China foi ainda mais significativo, superando a cifra de 220 mil veículos entregues aos clientes. Em 2024 a Leapmotor encerrou o ano com quase 294 mil carros emplacados.

Além de reforçar sua presença internacional por meio da joint venture com a Stellantis, a Leapmotor traz ao Brasil soluções adaptadas à realidade local — como a motorização REEV, que garante maior autonomia sem depender da infraestrutura de recarga —, ampliando o acesso à mobilidade elétrica inteligente com forte apelo ao consumidor urbano.

Leapmotor
Stellantis

FPT INDUSTRIAL INICIA PRODUÇÃO DE MOTORES A GÁS NATURAL NA ARGENTINA

Lançamento reforça o protagonismo da marca de powertrain na transição energética da América Latina e consolida sua abordagem multienergética

Motores N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG atendem ao padrão Euro VI e são aplicáveis a uma ampla gama de veículos comerciais e máquinas

A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, anuncia o início da produção dos motores a gás natural na planta industrial de Córdoba, na Argentina. Os motores N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG atendem ao padrão PROCONVE P8/Euro VI, adotado no Brasil, e são aplicáveis a uma ampla gama de veículos comerciais e máquinas – dos segmentos On-Road, Off-Road e de Geração de Energia. O lançamento reforça o protagonismo da marca na transição energética da América Latina e consolida sua abordagem multienergética.

O gás natural é uma das diversas alternativas de propulsão sustentável do portfólio global da FPT Industrial. Trata-se de um combustível mais limpo, que reduz significativamente as emissões de poluentes, melhora a qualidade do ar e contribui para a mitigação das mudanças climáticas ao diminuir a emissão de CO₂.

“Na América Latina, a solução começa com tecnologias adequadas ao potencial de biocombustíveis da região. Por isso, a FPT Industrial lidera diversos projetos dentro de sua estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano. É um grande orgulho apresentar o início da produção local de motores a gás natural, uma das ações mais relevantes da marca nos últimos anos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Além dos benefícios ambientais, a tecnologia de combustão estequiométrica com catalisador de três vias, patenteada pela FPT Industrial, garante redução do consumo de combustível e motores mais silenciosos, sem a necessidade de abastecimento com Arla. Complementando esses benefícios, o conceito "Diesel Like" da marca entrega desempenho equivalente, em termos de potência e torque, aos motores diesel.

“O gás natural é uma peça-chave no desenvolvimento de uma indústria mais sustentável e responsável. Esta inovação tem o potencial de transformar o panorama energético da América Latina e a forma como nos deslocamos”, acrescenta Tavares.

Ricardo Cardozo, presidente da Iveco Group Argentina, acrescenta que a produção de motores a gás natural em Córdoba reforça o compromisso da empresa com a inovação e a redução da pegada de carbono em todos os processos. “Este projeto representa um importante avanço nas operações da empresa na Argentina e reflete nossa visão de longo prazo, com foco em soluções energéticas limpas que promovam um futuro mais verde para todos.”

Na Argentina, o gás natural também representa uma parcela significativa da matriz energética, superando a média global.

Motores a gás natural

A fábrica de Córdoba passa a produzir os modelos N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG complementando as versões a diesel já presentes no portfólio da FPT Industrial. Esses motores têm tecnologia ciclo Otto, projetados especialmente para operar com gás natural.

A comercialização será iniciada em setembro de 2025 por meio da Rede de Distribuidores FPT na América Latina.

Especificações Técnicas

  • N60 NG – Potência [hp]: 170–210 | Torque [Nm]: 540–750
  • N67 NG – Potência [hp]: 220–286 | Torque [Nm]: 800–1250
  • CURSOR 13 NG – Potência [hp]: 415–460 | Torque [Nm]: 1900–2000

Planta Industrial de Córdoba

A fábrica da FPT Industrial em Córdoba é referência na produção de motores médios e pesados na Argentina. Na unidade são realizados os processos de montagem, controle de qualidade e, agora, também a produção de motores a gás natural.

A nova linha de produção foi integrada aos motores diesel, com adaptações específicas para processos e testes voltados aos modelos GNV. A transição exigiu atualizações importantes no parque fabril.

Entre os novos processos implementados estão a instalação de um banco de testes, um compressor GNV, uma bancada para montagem e estanqueidade e um sistema de usinagem para tampa de cilindro.

“A integração da produção de motores a gás em nossas linhas foi um desafio abraçado com entusiasmo pela equipe. Mais uma vez demonstramos nossa capacidade de adaptação e inovação. Cada motor fabricado reflete não só a competência técnica do nosso time, como também o compromisso com um futuro mais sustentável, baseado em soluções energéticas limpas e eficientes”, afirma Helen Lucio, gerente de planta da FPT Industrial em Córdoba.

O gás natural se consolida como uma tecnologia confiável, evolutiva e de alto potencial para a América Latina. A FPT Industrial está preparada para transformar essa promessa em uma solução real e transformadora.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

VWCO APRESENTA PRIMEIRO E-DELIVERY COMBOIO DE LUBRIFICAÇÃO DO MERCADO

Modelo e-Delivery 11 toneladas 4x2 é a base do E-Convoy, operando em mineradoras com a tecnologia e-PTO

A Volkswagen Caminhões e Ônibus dá mais um passo importante na ampliação da mobilidade elétrica no Brasil. O chassi elétrico e-Delivery 11 toneladas 4x2, referência em inovação e sustentabilidade, é a base do E-Convoy, primeiro comboio de lubrificação 100% elétrico do mercado, em parceria com a Impacto, MEV e ETS. A novidade representa um avanço inédito em operações logísticas de baixo impacto ambiental, unindo desempenho, eficiência e tecnologia de ponta.

O projeto foi concebido com foco em atender às novas exigências do transporte sustentável, utilizando a tecnologia e-PTO (Electric Power Take-Off), que permite a operação elétrica e silenciosa de sistemas de transferência de fluídos. Ideal para centros urbanos, aeroportos e operações noturnas, e agora também em mineradoras com o E-Convoy, oferecendo zero emissões, dois motores independentes para e-PTO e significativa economia nos custos operacionais.

“O e-Delivery já é um marco da mobilidade elétrica nacional, e sua aplicação no E-Convoy reforça nosso compromisso em oferecer soluções completas e versáteis para nossos clientes. É mais um exemplo de como nossa engenharia colabora com parceiros estratégicos para transformar o setor de transportes”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O E-Convoy, com o chassi elétrico e-Delivery, é uma alternativa robusta, confiável e alinhada a um dos pilares na estratégia de ESG da Volkswagen Caminhões e Ônibus, contribuindo para o plano de descarbonização da marca e elevação dos padrões de sustentabilidade no transporte de cargas e operações de apoio.

“O E-Convoy simboliza o nosso compromisso com a transformação sustentável da logística no Brasil. É um passo firme rumo a um futuro mais limpo, eficiente e alinhado às exigências globais”, complementa Júlio Cesar, diretor da Impacto.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

CORTECO OFERECE SOLUÇÃO COMPLETA PARA LINHA LEVE COM AS JUNTAS PRO

A linha de Juntas PRO foi desenvolvida para atender com excelência o mercado de reposição, contemplando veículos de diversas marcas

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, é referência em qualidade e inovação na fabricação de componentes automotivos. Seu portfólio de Juntas PRO inclui aplicações para modelos de carros das principais montadoras, como Citroën, Fiat, Ford, General Motors, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen, entre outras.

Produzidas com tecnologia alemã, as Juntas PRO têm como função selar a junção entre o bloco do motor e o cabeçote, evitando a mistura de fluidos, como lubrificantes, gases e líquidos de refrigeração, e garantindo o bom desempenho do motor.

As Juntas PRO da Corteco estão disponíveis no mercado em diferentes configurações - kit completo, kit de retífica ou peças avulsas, como junta tampa de válvula, junta de cabeçote e junta de cárter, entre outras. “Nossos produtos foram desenvolvidos para facilitar o dia a dia do reparador, com montagem e desmontagem descomplicadas, além de atender aos rigorosos padrões de qualidade do mercado”, afirma Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
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terça-feira, 5 de agosto de 2025

OMODA & JAECOO CONFIRMA LANÇAMENTO DOS OMODA 5 HEV E OMODA 7 HÍBRIDO PLUG-IN EM SETEMBRO DESTE ANO

A OMODA & JAECOO, marca do grupo Chery International, anuncia, oficialmente, o lançamento e abertura da pré-venda dos modelos Omoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV a partir da segunda quinzena de setembro

OMODA 7

Apresentados ao público pela primeira vez durante o Festival de Interlagos 2025, os SUVs terão, na oportunidade, todos os detalhes revelados, do conceito inovador em design, sofisticação e tecnologia que ambos os modelos incorporam, além de mix, posicionamento de mercado, lista de equipamentos e preço.

A chegada dos Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS PHEV aprofunda os pilares da estratégia da fabricante no mercado nacional, ampliando o portfólio para oferecer maior diversidade, com o mesmo conceito tecnológico que carregam Omoda 5 elétrico e o Jaecoo 7 SHS. Vale destacar que, apenas com estes dois produtos, a marca já figura entre as 20 maiores em emplacamentos no Brasil e, com o incremento, segue a passos firmes com o plano de crescimento, visando alcançar o Top 10 no ranking de emplacamentos.

“Com os Omoda 5 HEV e Omoda 7 SHS PHEV, fortalecemos nossa posição no Brasil. E mais: destaca nosso compromisso com o público brasileiro em trabalhar com uma oferta de line-up inovadora, diversa e tecnológica”, explica Peng Hu, Country Manager da OMODA & JAECOO no Brasil. “O Brasil é um mercado estratégico para nós e estamos no momento mais que especial, com meses de operação, seguindo um plano consistente, estruturado e que coloca o consumidor em primeiro lugar. Foi ouvindo atentamente a voz deste cliente brasileiro que vamos trazer os novos Omodas, marcando uma nova etapa da nossa evolução por aqui”, completa o executivo.

Conceito NEO Crossover

O Omoda 7 SHS PHEV é um crossover que nasce sob distinto conceito NEO, especialmente desenvolvido pela O&J. Assim, o veículo se destaca pelo design futurista “Art in Motion X”, criando linhas dinâmicas definitivas, iluminação interativa e inteligente, combinada a um pacote repleto de equipamentos e sistemas tecnológicos inovadores, projetado para oferecer uma experiência de condução que combina esportividade e inteligência.

O NEO crossover representa, assim, um conceito/assinatura própria da O&J, que imprime em seus modelos um patamar elevado em estilo, desempenho e eficiência – tornando-se a direção de concepção e construção de novos veículos a serem fabricados pela companhia.

A Omoda Jaecoo é uma fabricante e distribuidora de veículos global sediada em Wuhu, na província de Anhui (China). A companhia tem como missão globalizar duas novas marcas automotivas: Omoda e a Jaecoo, por meio do desenvolvimento e oferta de sedãs, SUVs e outros tipos de veículos automotores. Seu propósito é se tornar líder em soluções inteligentes de tecnologia, estabelecendo um padrão de design futurístico para os carros e oferecendo experiência de condução e propriedade personalizadas, além de serviços com excelência para consumidores em todo o mundo

A Omoda Jaecoo
Golin

MARCOPOLO PARTICIPA DO SEMINÁRIO NACIONAL NTU 2025

Fabricante expõe o ônibus elétrico Attivi Integral e o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e GNV

A Marcopolo participará do Seminário Nacional NTU 2025, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), e levará duas de suas principais inovações em mobilidade urbana sustentável: o Attivi Integral, ônibus 100% elétrico a bateria, e o recém-lançado micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural veicular (GNV).

“O Seminário Nacional NTU é um evento de extrema relevância para a indústria brasileira de transporte coletivo, consolidando-se como referência nos debates sobre o futuro da mobilidade urbana. Reconhecendo sua importância estratégica, marcamos presença com soluções inovadoras, desenvolvidas para enfrentar os desafios atuais do transporte urbano, impulsionar a mobilidade sustentável e contribuir ativamente para a descarbonização das cidades”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais para o mercado interno e marketing da Marcopolo.

Segundo o executivo, a diversidade da matriz energética brasileira permite acelerar a descarbonização com diferentes tecnologias. “O futuro do transporte de passageiros inclui veículos como o Attivi Integral, 100% elétrico. Mas também há espaço para soluções como o Volare GV, movido a biometano e GNV, ou mesmo modelos híbridos.”

Com o tema “Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável”, o Seminário Nacional NTU 2025 reunirá autoridades, especialistas, operadores e representantes da indústria para debater soluções e políticas públicas que modernizem o transporte coletivo. Diante da crise climática e do crescimento urbano desordenado, o evento reforça o papel estratégico do transporte público na construção de cidades mais sustentáveis, eficientes e inclusivas.

Attivi Integral

O Attivi Integral pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, motor elétrico WEG de potência máxima de 385 kW e torque de 2.800 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL, com capacidade de 350kwh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Tem capacidade para até 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça).

Apresentado em 2022, é o primeiro modelo da Marcopolo com chassi próprio, produzido em Ana Rech (Caxias do Sul/RS), e integra o projeto de descarbonização da companhia. Com mais da metade de componentes nacionais no chassi e na carroceria, tem certificação de 100% produto nacional pelo BNDES e contou com apoio da Finep para seu desenvolvimento. Sem emissão de CO2 e com baixos níveis de ruído, o modelo representa uma das principais apostas da indústria para o futuro da mobilidade urbana.

Volare Fly 10 GV

O Volare Fly 10 GV reflete o compromisso da Marcopolo com uma mobilidade mais limpa e eficiente. Desenvolvido ao longo de quatro anos, o modelo possui plataforma e powertrain concebidos especialmente para operar com GNV e biometano, em qualquer proporção.

O motor oferece excelente desempenho com redução de até 96% nas emissões de material particulado e 84% nos gases de efeito estufa. Conta com três cilindros de combustível, com capacidade total de 360 litros e autonomia de até 450 quilômetros, dependendo da aplicação. O modelo ainda inclui sistemas eletrônicos de segurança como controle de tração e estabilidade, e bloqueio do veículo com porta aberta.

Marcopolo
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