sexta-feira, 30 de maio de 2025

GEBRÜDER WEISS EXPANDE-SE PARA A TAILÂNDIA

Empresa de logística continua a expandir sua rede no Sudeste Asiático. Equipe de 20 pessoas em Bangkok organiza transporte aéreo e marítimo de cargas.

O porto marítimo de contêineres de Laem Chabang é o mais importante da Tailândia e ponto central para o comércio internacional. Foto: GettyImages | Divulgação Gebrüder Weiss.

A Gebrüder Weiss está pronta para abrir uma nova organização nacional na Tailândia em 1º de junho de 2025. A empresa internacional de transporte e logística está fortalecendo sua presença de mercado no Sudeste Asiático e expandindo sua rede em uma das regiões economicamente mais dinâmicas do mundo.

“A nova organização nacional nos permite fechar uma lacuna estratégica e criar conexões diretas com os mercados da Ásia Central e do Pacífico para nossos clientes”, afirma Lothar Thoma, Diretor Geral de Transporte Aéreo e Marítimo da Gebrüder Weiss. “A Tailândia é um importante destino de exportação, com fortes laços comerciais com os EUA, China, Japão, Austrália e Cingapura – mercados onde também estamos representados com nossas próprias filiais.”

Lothar Thoma. Foto: Gebrüder Weiss | Ohligschläger.

Em 2024, a Tailândia registrou volumes de exportação no valor de cerca de 300 bilhões de dólares americanos, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Bens industriais representam a maior parte do comércio exterior (86%), com categorias-chave incluindo eletrônicos, veículos, máquinas e alimentos.

A equipe de 20 funcionários em Bangkok oferece transporte aéreo e marítimo internacional de cargas, desembaraço aduaneiro e serviços de transporte terrestre nacional e transfronteiriço.

Equipe da Gebrüder Weiss em Bangkok. Foto: Gebrüder Weiss.

"Nossos funcionários têm muitos anos de experiência em gestão de transporte internacional. A médio prazo, pretendemos expandir nossos serviços na Tailândia para incluir logística de armazenagem, com foco especial nos setores automotivo e de alta tecnologia", afirma Cristian Predan, Gerente de Área do Sudeste Asiático da Gebrüder Weiss.

Cristian Predan. Foto: Gebrüder Weiss | Serra

Com sua entrada no mercado tailandês, a Gebrüder Weiss agora tem presença ativa em nove países da região do Leste e Sudeste Asiático e da Oceania, incluindo Austrália, Grande China, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Coreia do Sul e Vietnã. A rede regional agora abrange 35 unidades, com cerca de 800 funcionários.

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 unidades próprias. A empresa gerou uma receita de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A dupla força da competência digital e física permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui, visite o site e saiba mais.

Gebrüder Weiss

quinta-feira, 29 de maio de 2025

CORTECO ORIENTA COMO IDENTIFICAR VAZAMENTOS NO RETENTOR DO MOTOR E EVITAR PREJUÍZOS

Vazamento de óleo, cheiro de queimado e luz de alerta do motor são indícios que exigem atenção imediata ao retentor para evitar danos graves

Para garantir a segurança e a longevidade do veículo, é importante que motoristas estejam sempre atentos aos sinais que o carro pode apresentar no dia a dia. Nesse contexto, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, alerta sobre a necessidade de monitorar o funcionamento do retentor e, assim, evitar vazamentos de fluidos. Ignorar os indícios de falha dessa peça pode resultar em prejuízos significativos para o automóvel e o bolso do proprietário.

Existem três sinais que todo condutor deve estar atento. Confira:

  • Vazamento de óleo: manchas de óleo no chão onde o carro costuma ficar estacionado ou uma queda do nível do óleo mais rápida que o normal, pode ser um sinal de que o retentor está comprometido e esteja vazando óleo.
  • Cheiro de óleo queimado: ao notar um odor característico de óleo queimado, especialmente após períodos de condução do carro, pode ser outro sinal de que há vazamento de óleo e o mesmo esteja em contato com partes quentes do motor ou do sistema de escapamento.
  • Luz de advertência do motor: essa luz, situada no painel de instrumentos do carro, pode acender em decorrência de vazamentos de óleo que afetam sensores do motor.

"A rápida identificação desses sinais é fundamental para garantir a correta manutenção, sem causar prejuízos significativos ao bolso do motorista. Vale ressaltar que um retentor com problemas, além de vazamento de óleo, pode causar superaquecimento e, em casos mais graves, até mesmo a falha de outros componentes do motor. Por isso, a nossa orientação é que ao menor sinal de problema, o veículo deve ser avaliado detalhadamente por um mecânico de confiança", afirma Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.

Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site (https://www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

LUMINATOR LANÇA AVANÇADOS SISTEMAS DE MONITORAMENTO PARA ÔNIBUS

A Luminator do Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, lançou no mercado nacional novos e avançados sistemas de monitoramento para o transporte urbano de passageiros. Os produtos garantem mais segurança para passageiros e operadores e têm como diferenciais maior confiabilidade, robustez, facilidade de instalação e praticidade de utilização.

Luminator Video Security Displays

“Estamos sempre acompanhando a evolução do mercado e as necessidades dos nossos clientes. Os novos e avançados sistemas de monitoramento proporcionam a segurança e a comodidade que os passageiros desejam e garantem, para o operador, o controle em tempo real das atividades em cada veículo, com informação de horário, localização geográfica, velocidade”, destaca Rafael Rossi, gerente comercial da empresa Luminator Brasil.

Os sistemas de monitoramento Luminator são compostos por gravador com modelos de até 16 canais, câmeras internas e externas com diferentes níveis de proteção IP e visão noturna e resolução máxima 4K, além de áudio individual, e monitores on-board possibilitando até 8 vistas simultâneas. Como opcionais, podem ser equipados com contador de passageiros, além de sistemas ADAS (assistência ao motorista) e DMS (fadiga, alerta de colisão).

De fácil instalação, os sistemas são “plug and play” e é possível replicar a configuração de um gravador para outros da mesma operadora. Para maior segurança e confiabilidade, dispõem de cartão SD, SSD ou HD, com travamento antirroubo (as gravações são feitas com o travamento acionado) e cabos e conexões de alta confiabilidade, com conector injetado no chicote.

Outro diferencial dos sistemas de monitoramento Luminator é o software para visualização e download da mídia gravada, desenvolvido para que o usuário obtenha diversas formas de visualizar a informação captada. Permite uma interação de fácil uso, com diversas informações essenciais que os operadores necessitam para as coletas de imagens e vídeos. Com diferentes funcionalidades, alguns modelos possibilitam que esse download seja feito por Wi-Fi ou 4G.

A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, é líder em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail

Luminator
Secco Consultoria de Comunicação

RECICLAGEM AUTOMOTIVA MOVIMENTA R$ 2 BILHÕES AO ANO E GANHA DESTAQUE EM FÓRUM NACIONAL EM SÃO PAULO: RECICLAAUTO 2025

Setor de desmontes será tema central do 4º ReciclaAuto 2025, que discute reaproveitamento de peças, economia circular e regulação do mercado

Foto: © Shutterstock licenciada para Coisas de Agora Comunicação

O setor de reciclagem automotiva movimenta R$ 2 bilhões por ano no Brasil e tem potencial de gerar, de acordo com fontes do setor, até 1,5 milhão de toneladas de materiais recicláveis anualmente, entre aço, alumínio, cobre, plásticos e borrachas. Com mais de 2 milhões de veículos atingindo o fim da vida útil a cada ano e uma frota nacional que já supera 45 milhões de unidades, o tema ganha destaque nas discussões sobre sustentabilidade, inovação e regulação. Esses serão os assuntos principais da 4ª edição do ReciclaAuto – Encontro da Desmontagem Automotiva, que acontece nos dias 6 e 7 de junho de 2025, no Wyndham Garden – Immensitá, em Santana, São Paulo.

Promovido pela ABCAR (Associação Brasileira de Reciclagem Automotiva), em parceria com a AND (Associação Nacional dos Detrans), o fórum se consolida como um dos principais espaços de articulação do setor no Brasil, reunindo empresários, especialistas e representantes do poder público para discutir soluções ligadas à desmontagem de veículos, reaproveitamento de peças, logística reversa e o papel da economia circular no ciclo de vida automotivo.

A escolha da capital paulista é estratégica. O estado de São Paulo abriga cerca de 30% da frota nacional — mais de 18 milhões de veículos — e responde sozinho por aproximadamente 500 mil veículos que chegam anualmente ao fim da vida útil. “A escala desse volume reforça a necessidade de uma cadeia estruturada, fiscalizada e tecnicamente capacitada para absorver a demanda de desmontes e reciclagem”, afirma Júlio César Luchesi, presidente da ABCAR.

A programação do ReciclaAuto 2025 inclui painéis técnicos sobre o Programa MOVER, iniciativa federal que estimula a descarbonização da frota e estabelece metas de reaproveitamento de materiais nos veículos comercializados. Outros temas em pauta são o conceito de reciclagem 'do berço ao berço', os desafios enfrentados pelas montadoras frente à circularidade, práticas de vistoria e regularização em desmontes e a atuação de novos modelos de negócios no comércio de peças usadas. Mais informações e programação completa: estão disponíveis no site (www.reciclaauto.com.br).

Com o apoio das empresas Sustainera, Copart e Intercâmbio, além da agenda técnica, o evento prevê discussões voltadas à formalização do setor, aos entraves regulatórios e ao fortalecimento das pequenas e médias empresas de desmontagem, que ainda enfrentam competição desleal do mercado informal. A programação será encerrada com a palestra 'O Catador de Sonhos', com abordagem motivacional e humanizada sobre o trabalho de base na reciclagem.

Ao integrar temas como reaproveitamento, recondicionamento de peças e impacto ambiental, o 4. ReciclaAuto se alinha aos compromissos globais de redução de emissões e uso racional de recursos naturais. A expectativa da organização é superar os números da edição anterior, que reuniu mais de 600 visitantes, 450 congressistas e 20 expositores.

Serviço
ReciclaAuto 2025 – 4º Encontro da Desmontagem Automotiva
06 de junho das 14h00 às 19h00 e 07 de junho das 09h00 às 19h00
Espaço Immensità
Av. Luiz Dumont Villares, 392 
Complexo do Hotel Wyndham Garden - São Paulo Convention Nortel - Santana
Mais informações e programação completa no site (www.reciclaauto.com.br)

ReciclaAuto 2025
Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

quarta-feira, 28 de maio de 2025

NISSAN AMÉRICA LATINA TRANSFORMA CONCESSIONÁRIAS EM CENTROS DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Durante o ano fiscal de 2024 (abril 2024 a março de 2025), a marca japonesa inaugurou 20 novos pontos de venda e serviços, além de renovar outros 90. Com estes avanços, a Nissan alcança um total de 741 pontos de atendimento em toda a América Latina.

Com o firme compromisso de estar cada vez mais próxima de seus clientes e oferecer uma experiência de compras e serviços de excelência, a Nissan América Latina continua expandindo e renovando sua rede de pontos de vendas e serviços. No ano fiscal de 2024 (que terminou em março de 2025), a empresa atingiu uma nova marca, com 20 aberturas e 90 renovações de concessionárias seguindo o padrão Nissan Retail Concept (NRC), totalizando 110 projetos em toda a região.

Atualmente, a Nissan conta com 741 pontos de venda na América Latina, todos alinhados com o objetivo estratégico de proporcionar uma experiência integral, inovadora e memorável, colocando o cliente no centro de todas as decisões.

Mais pontos de contato, mais próxima dos clientes

Durante o último ano fiscal, a Nissan abriu novas concessionárias em cidades-chave para o seu plano de crescimento, fortalecendo assim sua capilaridade na região. Cada uma delas responde a uma análise detalhada da Nissan para compreender onde oferecer um acesso mais ágil e próximo de seus clientes.

No México, foram realizadas nove novas aberturas na Cidade do México, Ocosingo (estado de Chiapas) e Huetamo (estado de Michoacán). No Brasil, foram sete novas concessionárias nas cidades de Petrópolis (RJ), Botucatu (SP), Brusque (SC), Cabedelo e Patos (PB), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Na Argentina, foi inaugurado um novo ponto de venda em Pilar, na província de Buenos Aires. Por último, no Peru, a marca ampliou sua presença com aberturas em Arequipa, Cusco e Lima.

Paralelamente, a empresa realizou 90 renovações em pontos de vendas e de serviços, distribuídos por toda a região. Estas obras incluíram a atualização completa da imagem interna e externa das concessionárias, para que elas estejam alinhadas à última evolução do Nissan Retail Concept, fortalecendo a identidade visual, a funcionalidade dos espaços e a experiência do cliente em cada visita.

Inovações no atendimento

Assim como os hábitos dos consumidores mudam, o atendimento também deve mudar. A transformação da Nissan também pode ser vista nos formatos de suas concessionárias:

  • Nissan Express Contact: no ano fiscal de 2024, foram dez novos pontos deste formato ágil e eficiente — sete no México e três no Brasil. Estas lojas butique oferecem serviços de manutenção de rotina, proporcionando uma experiência adaptada a zonas rurais ou de baixa densidade, com um design otimizado que mantém os altos padrões do Nissan Retail Concept (NRC).
  • Nissan Trial Store: A Nissan México foi a primeira subsidiária em todo o mundo a lançar 20 "Trial Stores". Este novo formato de loja é muito mais compacto que as concessionárias tradicionais, tendo sido projetado para aproximar a marca dos mercados emergentes e avaliar seu desempenho. Mantendo a imagem e qualidade do padrão NRC, estas lojas funcionam como pontos de contato ágeis e flexíveis.

Crescimento constante com foco no cliente

"O crescimento da nossa rede é uma expressão concreta do nosso compromisso com a América Latina: queremos estar mais perto dos nossos clientes, oferecendo a eles um atendimento de excelência e garantindo uma experiência memorável em cada ponto de contato com a marca", comentou Gerardo Fernández Aguilar, vice-presidente de Marketing e Vendas na Nissan América Latina.

A Nissan continua apostando no crescimento da região, trabalhando junto aos seus parceiros distribuidores e sempre mantendo uma visão com foco no cliente, tendo a experiência, inovação e proximidade como pilares que impulsionam cada novo projeto.

A Nissan América Latina foi criada em novembro de 2023, como parte da região Américas. Esta unidade de negócios é formada por 39 países: México (Nissan Mexicana), Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, países da América Central e Caribe (Nissan Importers Business Unit), além da Argentina, Brasil, Chile e Peru (Nissan América do Sul). A Nissan LATAM conta com plantas de produção de veículos – três no México (Aguascalientes 1, Aguascalientes 2 e CIVAC) e uma no Brasil (Resende, estado do Rio de Janeiro) –, duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, um Centro de Design, mais de 700 distribuidores em toda a região e mais de 22.800 talentos que impulsionam a inovação, com estratégias específicas em beneficio dos consumidores da América Latina. Saiba mais nas nossas salas de imprensa NMEX, NIBU e NSAM

Nissan América Latina

ANTONIO FILOSA É O NOVO CEO DA STELLANTIS

Executivo, que atualmente ocupa os cargos de Chief Operating Officer das Américas e Chief Quality Officer, assumirá o cargo de CEO em 23 de junho

Antonio Filosa

A Stellantis N.V. (“Companhia”) anuncia que seu Conselho de Administração (“Conselho”) selecionou, por unanimidade, Antonio Filosa como novo Chief Executive Officer (CEO), após um rigoroso processo de seleção de candidatos internos e externos, conduzido por um Comitê Especial do Conselho, liderado pelo Executive Chairman John Elkann.

A Companhia realizará, nos próximos dias, uma Assembleia Extraordinária de Acionistas para eleger Antonio Filosa como membro do Conselho de Administração, na função de executive director. Enquanto isso, para lhe conceder autoridade plena e garantir uma transição eficiente, o Conselho atribuiu a ele os poderes de CEO com vigência a partir de 23 de junho.

O Conselho escolheu Antonio Filosa como CEO com base em seu histórico comprovado de sucesso ao longo de mais de 25 anos na indústria automotiva, na ampla e diversificada experiência internacional, no profundo conhecimento da Companhia e em suas reconhecidas qualidades de liderança.

Antonio Filosa liderou a Stellantis tanto na América do Norte quanto na América do Sul. Durante seu período como Chief Operating Officer of South America, ele levou a marca FIAT à liderança do mercado e expandiu significativamente as marcas Peugeot, Citroën, Ram e Jeep®. Como resultado, a Stellantis consolidou sua posição de liderança na região. Seu trabalho na criação da fábrica de Pernambuco, um dos maiores polos automotivos da América do Sul, impulsionou o lançamento da Jeep® no Brasil, que rapidamente se tornou o principal mercado da marca fora dos Estados Unidos.

Como CEO da Jeep®, Antonio Filosa expandiu a presença global da marca, incluindo a Europa, onde seus modelos continuam sendo os mais vendidos da Companhia, graças a produtos de grande sucesso, como o Jeep Avenger. Em dezembro de 2024, ele foi promovido ao cargo de Chief Operating Officer Americas. Desde então, tem fortalecido as operações nos Estados Unidos, com ações como a significativa redução do estoque excessivo nas concessionárias, a reorganização da equipe de liderança, o impulso no lançamento de novos produtos e motores, além do aumento do diálogo com concessionárias, sindicatos e fornecedores.

John Elkann continuará em seu papel como Executive Chairman quando Antonio Filosa assumir o cargo de CEO em 23 de junho. Na ocasião, Antonio Filosa também anunciará a nova equipe de liderança da Stellantis.

“O profundo conhecimento que Antonio tem da nossa Companhia, incluindo as pessoas, que ele considera nosso maior patrimônio, e da nossa indústria o prepara perfeitamente para o cargo de CEO nesta próxima e crucial fase do desenvolvimento da Stellantis”, afirmou John Elkann, Stellantis Executive Chairman. “Trabalhei de perto com Antonio nos últimos seis meses, período em que suas responsabilidades aumentaram, e sua liderança forte e eficaz, abrangendo tanto a América do Norte quanto a América do Sul, em um momento de desafios sem precedentes, confirmou as excelentes qualidades que ele traz para o cargo. Juntamente com todo o Conselho, aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar com ele.”

“Recebemos com unanimidade a nomeação de Antonio como nosso novo CEO”, acrescentou Stellantis Vice Chairman, Robert Peugeot. “Seu histórico de liderança bem-sucedida ao longo de seus muitos anos na nossa Companhia fala por si só e, junto com seu profundo conhecimento do nosso negócio e das complexas dinâmicas que nossa indústria enfrenta, fazem dele a escolha natural para ser o próximo CEO da Stellantis.”

“A nomeação de Antonio Filosa para liderar a Stellantis abre um novo e importante capítulo para a nossa Companhia”, afirmou Nicolas Dufourcq, CEO of the Banque Publique d’Investissement (Bpifrance). “Em um momento de transformação para a indústria automotiva global, Antonio Filosa possui o conhecimento, a experiência e o talento para liderar a Stellantis rumo a novos sucessos.”

“É uma grande honra para mim ser nomeado CEO desta empresa fantástica”, afirmou Antonio Filosa. “Sou grato ao nosso Chairman, John Elkann, e aos membros do nosso Conselho pela liderança, especialmente nos últimos meses, e pela confiança que depositaram em mim para conduzir nosso negócio neste momento decisivo para a indústria. Sempre me inspirei no imenso talento, na paixão e no comprometimento das pessoas da Stellantis, assim como na força de confiar em nossas equipes para alcançar a excelência. Temos as marcas mais icônicas e reconhecidas da história automotiva mundial, além de um legado de mais de 100 anos de inovação. Esse legado, combinado com nossa dedicação incansável para oferecer aos clientes os produtos e serviços que eles amam, continuará sendo a chave do nosso sucesso.”

Stellantis

CALHA NORTE: CAMINHÕES VW MELHORAM INFRAESTRUTURA DO NORTE E CENTRO-OESTE

A Volkswagen Caminhões e Ônibus cumpriu um cronograma de entregas de veículos destinados ao Programa Calha Norte (PCN). Somadas às entregas realizadas entre 2024 e 2025, são mais de 100 unidades contratadas pelo programa de desenvolvimento. Com veículos operando em diversos municípios do território nacional, a montadora atua junto ao programa e fornece modelos para operações em obras públicas, pavimentação e melhoria da infraestrutura do município. Para somar forças à frota de Porto Velho, 12 unidades do Constellation 31.320 6x4 implementadas com basculante desembarcam na cidade.

Os veículos são equipados com pacote off-road, composto pelo volante multifuncional, banco com cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Além disso, contam com transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração e a função rock-free, que auxilia a saída de atolamentos e buracos.

“Temos um amplo portifólio vocacional e nossa engenharia modular nos permite realizar as modificações necessárias para cada região ou tipo de operação em que o caminhão será utilizado, atuando em linha com a premissa do programa de promover o desenvolvimento ordenado dos municípios, respeitando as características regionais, as diferenças culturais e o meio ambiente e mantendo a harmonia com os interesses nacionais”, explica Adriana Cecconello, gerente de Vendas ao Governo na Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Com 40 anos de existência, o PCN é um programa federal que desenvolve frentes ligadas à edificação, eletrificação, pavimentação, urbanização e saneamento básico, demandando ampla variedade de veículos para atendimento às cidades cobertas. Nas demais localidades atendidas pela iniciativa, a montadora forneceu modelos vocacionais Compactor, pipa, basculante e carga seca, por exemplo, demonstrando a abrangência e versatilidade dos veículos VW.

Todos os veículos chegam às localidades prontos para as operações e têm acesso à plataforma de serviços digitais RIO pelos próximos dois anos. ­­­­­­Parte do diferencial oferecido pela montadora está em seu ecossistema pós-vendas, que garante cobertura em todas as frentes necessárias para a realização das obras.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

terça-feira, 27 de maio de 2025

CLIENTES DAF DESTACAM PERFORMANCE DO XF EM DIFERENTES ESTRADAS E OPERAÇÕES PELO BRASIL

Segurança, robustez, economia de combustível, baixa manutenção e conforto, com destaque para espaço da cabine e geladeira, foram atributos elogiados por transportadores do Sul e do Sudeste, ressaltando o desempenho do DAF XF pelo Brasil

Com diferentes realidades operacionais, os caminhoneiros brasileiros enfrentam longas distâncias, mudanças de relevo e variados tipos de carga. Para garantir eficiência em todas essas condições, o DAF XF tem se mostrado um aliado para transportadoras que percorrem o Brasil de ponta a ponta. Frotistas das regiões Sul e Sudeste destacam os principais diferenciais do modelo, como segurança, robustez, economia de combustível, pouca necessidade de manutenção e conforto, em operações que exigem alto desempenho.

“A proximidade com os nossos clientes é um pilar essencial da atuação da DAF. Estamos sempre em contato com as transportadoras para entender como nossos caminhões se comportam nas diferentes realidades do país, e é com base nesse retorno que buscamos evoluir constantemente. O XF é resultado desse diálogo próximo: um caminhão robusto, eficiente e que se adapta bem a várias operações pelo Brasil. E nosso trabalho não termina na entrega. O pós-venda é parte fundamental dessa relação, com uma rede pronta para atender com agilidade e confiança sempre que necessário”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Brasil.

Presente na região Sul há 15 anos, a WHLog, sediada em Ponta Grossa (PR), atua no transporte de linha branca, produtos alimentícios e bens de consumo. A empresa opera com caminhões do tipo sider, para o transporte de bebidas, MDF, papel e celulose; porta-contêiner, para cargas gerais; e tanque de inox, para o transporte de produtos químicos.

Parceira da DAF desde 2019, atualmente os caminhões da fabricante representam 30% da frota da transportadora, todos do modelo XF. “A DAF veio consolidada da Europa, montou uma fábrica muito bem estruturada, está em processo de expansão e realizando novos investimentos, isso nos deu confiança para adquirir o XF, que nos entrega o desempenho que precisamos nas mais diversas operações. Em pouco mais de cinco anos de parceria, estreitamos o relacionamento com a marca, que hoje representa a maior parte da nossa frota”, comenta Wagner Ruiz Henrique, diretor comercial e operacional da WHLog.

Já a TransReal, com 37 anos de atuação, está localizada em São José do Rio Preto (SP). A empresa iniciou suas atividades no transporte de cargas frigoríficas, mas hoje também atua no transporte de contêineres para exportação, no transporte de carga seca, tanto lotação quanto fracionada, e na operação de um terminal de contêineres em Cubatão (SP). “A parceria com a DAF começou em 2017, com a compra de quatro caminhões XF. De lá para cá, tivemos excelentes resultados e uma forte sinergia com a fabricante, o que nos levou a ampliar essa frota para 55 veículos. O XF atende bem às nossas demandas, com baixo consumo de combustível, boa disponibilidade e conforto para o motorista, independentemente da rota”, comenta Jéssica Lopes, Diretora da TransReal.

Robustez que percorre o Brasil

Além de ser o modelo mais vendido da marca, o DAF XF se destaca por sua versatilidade em diferentes aplicações, do transporte de insumos agrícolas e commodities até cargas frigorificadas e produtos químicos em operações rodoviárias de médias e longas distâncias. Equipado com motor PACCAR MX-13, o XF oferece torque elevado em rotações mais baixas, proporcionando maior eficiência operacional. A transmissão automatizada de nova geração ZF TraXon, com 12 velocidades, e os eixos traseiros de elevada eficiência também contribuem para a performance nas estradas.

Ambas as transportadoras enfrentam longas distâncias e condições desafiadoras nas rodovias. A TransReal, por exemplo, realiza o transporte de cargas partindo de São Paulo para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre. “Em alguns trajetos, lidamos com estradas precárias, especialmente com veículos carregados. Por isso, precisamos de caminhões robustos e confiáveis, e o XF atende perfeitamente a essa necessidade”, observa Jéssica. Já a WHLog opera em rotas que ligam o Paraná ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. “O XF é um caminhão moderno que atende todas as nossas expectativas. Ele oferece excelência em segurança, robustez e necessita de pouca manutenção”, ressalta Ruiz.

Ergonomia e conforto

O conforto da cabine também é um diferencial valorizado pelos motoristas. Com amplo espaço interno, a linha XF oferece duas opções de cabine: a Space Cab, com 1,79m de altura interna, e a Super Space Cab, com 2,10m, ambas equipadas com tecnologias modernas, pensadas para longas viagens. “O retorno que recebemos dos motoristas destaca o conforto da cabine e da cama e o silêncio do motor. A geladeira também é um grande diferencial”, comenta a diretora da TransReal. “A nossa maior preocupação hoje é com o motorista. O conforto da cabine e a facilidade de dirigibilidade do XF são, com certeza, dois dos principais atrativos do modelo”, acrescenta o diretor da WHLog.

Desempenho econômico em longas distâncias

Um dos atributos mais valorizados pelas transportadoras é a eficiência no consumo de combustível. Em operações de longa distância, o motor PACCAR MX-13, aliado ao Controle de Cruzeiro Preditivo, tem garantido resultados consistentes de economia. “O XF é um veículo econômico e, desde a chegada do motor Euro 6, percebemos uma evolução muito positiva na média de consumo, tornando-se um grande aliado”, explica Jéssica. “O veículo apresenta uma excelente média. Isso é um ponto muito positivo, pois estamos sempre em busca de melhorias nesse aspecto, que representa o nosso maior custo dentro do transporte”, enfatiza Ruiz.

Proximidade e eficiência no pós-venda

Outro fator determinante para a satisfação com a marca é o atendimento pós-venda, com destaque para o suporte técnico oferecido pela Rede DAF. A proximidade dos pontos de atendimento, a disponibilidade de peças e a agilidade no suporte são aspectos frequentemente elogiados. “Temos um relacionamento muito bom com a concessionária. Recebemos visitas frequentes e temos um canal direto de comunicação sempre que surge alguma demanda. Existe bastante abertura, e isso nos dá segurança”, comenta Jéssica. Ruiz complementa: “Mesmo com todas as manutenções preventivas em dia, sempre que precisamos de algo fora da sede, o atendimento é rápido e eficiente, independentemente do que seja. Já passamos por diversas concessionárias e, em todas elas, fomos muito bem atendidos. Acredito que hoje a rede DAF mantém um padrão de qualidade muito consistente”.

Diante dos bons resultados obtidos, as duas empresas aumentaram o número de unidades DAF em suas frotas nos últimos anos e projetam novos investimentos para o futuro. “A tendência é que a DAF continue crescendo em nossa frota. Temos planos de renovação e ampliação já em andamento”, conclui Jéssica Lopes. “Estamos confiantes na evolução da marca e nos benefícios que ela pode continuar trazendo para a operação”, finaliza Wagner Ruiz Henrique.

DAF Caminhões
CDI Comunicação

IVECO eDAILY É DESTAQUE NO SENDI 2025 E REFORÇA COMPROMISSO COM O TRANSPORTE URBANO SUSTENTÁVEL

Modelo 100% elétrico, com implemento cesto aéreo para manutenção em redes elétricas, representa avanço da marca na eletrificação

Caminhão está exposto no estande da Emtel, reforçando soluções de mobilidade limpa para o setor de energia

A IVECO participa do SENDI 2025, maior evento de Distribuição de Energia da América Latina, com a apresentação do eDaily elétrico, modelo que representa a convergência entre mobilidade urbana sustentável e operações técnicas essenciais, como a manutenção de redes elétricas. A iniciativa acontece no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a partir desta terça-feira (27) até 30 de maio.

“A presença da IVECO no SENDI reforça nosso compromisso com a transição energética e com o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas de um setor essencial como o de energia. O eDaily, que integra nosso portfólio multienergético ‘Alternative Power’, é mais do que um veículo, é um símbolo do nosso empenho em oferecer alternativas sustentáveis e eficientes para o transporte profissional no Brasil”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

O veículo, exibido em parceria com a EMTEL e implementado pela Real Furgões com cesto aéreo, representa a aposta da marca para atender às crescentes demandas por soluções de transporte com zero emissões e alto desempenho em ambientes urbanos.

Com autonomia de até 300 km, potência de até 140 kW e possibilidade de condução com CNH categoria B na versão de 3,5 toneladas, o eDaily também conta com configurações de 4,2 e 7,5 toneladas. O modelo combina tecnologia de ponta, versatilidade e conectividade, destacando-se como uma solução robusta e inteligente para o setor de serviços.

O eDaily representa o que há de mais moderno em mobilidade elétrica, sendo um veículo versátil, com conectividade avançada, carregamento inteligente e pronto para atender às demandas reais do dia a dia urbano. Com ele, a IVECO mostra que é possível unir sustentabilidade, desempenho e praticidade operacional em um único produto.

A exposição do caminhão simboliza um passo estratégico no projeto de Eletrificação da Frota da Emtel, em linha com o compromisso da empresa com as práticas ESG. “Adotar veículos elétricos como o eDaily reforça nossa missão de reduzir a emissão de gases poluentes, contribuir para a descarbonização do setor logístico e impulsionar soluções mais sustentáveis para toda a cadeia de energia”, afirma Luciano Miranda, CEO do Grupo Emtel.

Com mais de 32 anos de atuação no mercado, o Grupo Emtel oferece soluções integradas com foco em eficiência, agilidade e responsabilidade. Essa visão está presente em cada decisão da empresa, conectando propósito à performance e orientando uma gestão consciente, integrada e sustentável.

IVECO

GM REINVENTA OFF-ROAD COM RECURSO DE ESTERÇAMENTO TRASEIRO AVANÇADO EM SUPER PICAPE ELÉTRICA

Com aceleração de superesportivo, mais de 1.000 cv de potência e sistema de conectividade de última geração, a nova GMC HUMMER EV norte-americana mostra o potencial global da General Motors no segmento dos utilitários elétricos de alto desempenho

Picape HUMMER EV Carbon Fiber Edition

A General Motors apresenta a nova GMC HUMMER EV, uma super picape elétrica que leva a mobilidade fora de estrada a um novo patamar de sofisticação, força e inteligência.

A grande novidade da linha 2026 é a introdução de um avançado recurso de esterçamento traseiro — o King Crab —, que amplia a capacidade de manobra do veículo em ambientes off-road. O sistema permite que as rodas traseiras girem em ângulos mais pronunciados do que as dianteiras, facilitando deslocamentos laterais e desvios de obstáculos — algo inédito entre picapes de grande porte com propulsão elétrica.

O recurso estará presente nas versões mais sofisticadas do modelo e também será oferecido para unidades produzidas a partir de 2022 por meio de atualização remota, possível graças ao alto nível de conectividade embarcado nos veículos da GM.

O King Crab cumpre uma promessa feita no lançamento da super picape: dar vida ao famoso botão “Mystery Mode”, por meio do qual os proprietários podiam enviar suas próprias “ideias épicas” para a GMC.

“O HUMMER EV atualizado eleva ainda mais um veículo que já era extraordinário, com inovações em software e um design voltado para o futuro”, afirma Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do produto.

Projetado sobre a plataforma Ultium, o HUMMER EV combina potência extrema com respostas imediatas típicas dos EVs. Pode ser equipado com 24 módulos de bateria e até três motores elétricos, que juntos entregam mais de 1.000 cv de potência e mais de 15.000 Nm de torque às rodas.

A nova edição especial de lançamento Carbon Fiber está ainda mais rápida e é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (0–60 mph) em apenas 2,8 segundos — desempenho equivalente ao de superesportivos, mas em um utilitário de proporções robustas e apto para enfrentar trilhas desafiadoras.

Essa versão traz ainda rodas de fibra de carbono de 22 polegadas, pneus All-Terrain de série, além de acabamento externo e interno com detalhes escurecidos e materiais de alto padrão.

Conectividade inteligente para uma nova era da mobilidade

Além da performance de ponta, a GMC HUMMER EV traz um conjunto de soluções digitais que elevam a experiência do usuário. O sistema de condução semiautônoma Super Cruise foi aprimorado com novas funcionalidades. A partir de agora, o recurso se integra ao Google Maps, navegando automaticamente pelas faixas corretas ao longo do trajeto, sempre que o veículo estiver em vias compatíveis.

O sistema também passa a oferecer uma nova função com as mãos no volante: mesmo com a condução assistida ativada, o HUMMER EV permanece centralizado na faixa e ajusta a velocidade de acordo com o fluxo à frente — proporcionando maior controle e conforto em diferentes condições de tráfego.

Interior da HUMMER EV Carbon Fiber Edition

Quando o veículo entra em uma estrada habilitada para o uso pleno do Super Cruise, o sistema detecta automaticamente e ativa a condução sem as mãos, sinalizada por uma barra de luz verde no volante. O controle de cruzeiro adaptativo também foi atualizado e agora pode ajustar automaticamente a velocidade conforme os limites de velocidade sinalizados na via.

Já o sistema multimídia com Google Built-in permite acessar, diretamente na tela do painel, serviços como Prime Video, navegador Chrome e jogos interativos — ideais para momentos de recarga ou espera. Há ainda a funcionalidade de carregamento bidirecional, que possibilita transferir energia para outros veículos elétricos ou até mesmo alimentar residências equipadas com sistemas apropriados.

Essas e outras funcionalidades são habilitadas pela base eletrônica dos veículos da GM, que permite que novos recursos sejam adicionados remotamente, com a mesma simplicidade de uma atualização de smartphone. Essa arquitetura, desenvolvida para acompanhar a evolução tecnológica ao longo do tempo, transforma o veículo em uma plataforma dinâmica, sempre pronta para incorporar novidades.

O GMC HUMMER EV integra o portfólio da GMC, marca de utilitários premium da General Motors voltada a clientes que buscam alto desempenho aliado a tecnologia e sofisticação.

O modelo 2026 será produzido nas configurações picape e SUV na Factory ZERO, complexo industrial da GM em Detroit-Hamtramck (EUA), dedicado exclusivamente à fabricação de veículos elétricos para abastecimento do mercado local e de exportação.

Chevrolet
General Motors

VOLVO CE LANÇA SUA NOVA GERAÇÃO DE CAMINHÕES ARTICULADOS NA AMÉRICA LATINA

Modelos A45 e A50, recém-apresentados na Europa, são os primeiros da nova série disponíveis no continente.

Volvo CE A50

O modelo A45 será produzido no Brasil, na fábrica da Volvo em Pederneiras (SP). Já o A50 será importado da Suécia, onde fica a matriz da marca. Ambos chegam repletos de avanços, reafirmando o compromisso da Volvo com a segurança, a disponibilidade e a eficiência nos mais desafiadores ambientes de trabalho.

A nova geração de caminhões representa mais um salto tecnológico nessa consagrada plataforma de produtos da Volvo CE. “Nossos articulados sempre tiveram desempenho excepcional em operações fora de estrada, aliando segurança e conforto para o operador com máxima disponibilidade. Os novos modelos trazem recursos ainda mais avançados, que garantem máxima produtividade em operações severas como mineração, construção, pedreiras e várias outras”, assegura Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo Construction Equipment na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel

Desempenho imbatível

“Os novos A45 e A50 trazem uma nova transmissão Volvo, ainda mais eficiente e reforçada, que também garante uma condução mais suave”, afirma Guilherme Ferreira, gerente de suporte a vendas da Volvo CE.

Volvo CE A50

A função Terrain Memory é um recurso que identifica e memoriza segmentos escorregadios dos trechos percorridos, garantindo alta eficiência e desempenho. Combinações dos modos de tração, juntamente com um bloqueio de 100% do diferencial, são automaticamente ativadas, associadas a um sistema de suspensão para todo o terreno. Tudo se completa para fornecer tração, estabilidade e controle com precisão incomparáveis.

A função Terrain Memory memoriza segmentos escorregadios

O Volvo Dynamic Drive, sistema de pré-seleção de marchas que se adapta às condições de operação, aumenta ainda mais a eficiência, a segurança e o conforto, atuando em conjunto com a função de controle de velocidade em descidas.

O novo modelo A50 é equipado com suspensão totalmente hidráulica, o que garante elevada estabilidade e conforto na condução, proporcionando maior velocidade de deslocamento e tempos de ciclo mais curtos. Isso resulta num aumento da produção/hora do caminhão e custos operacionais mais baixos.

Operação intuitiva

A nova geração de articulados da Volvo CE simplifica a rotina dos operadores ao exibir informações em apenas duas telas na cabine.

O painel de instrumentos dinâmico, posicionado à frente do volante, fornece dados essenciais do veículo. Já o display interativo do Volvo Integrated Co-Pilot oferece controle fácil sobre funções como mídia, câmeras, controle climático e status geral e de produtividade da máquina.

O novo projeto de cabine privilegia o conforto e a segurança. A visibilidade foi melhorada graças a painéis redesenhados e maior área envidraçada, resultando em um campo de visão maior que de outros caminhões articulados.

Câmeras frontais e traseiras opcionais, além de uma câmera padrão que monitora a plataforma de acesso – todas exibidas via Volvo Integrated Co-Pilot, aumentam ainda mais a segurança e a visibilidade.

Entrar e sair da cabine é cômodo e seguro por conta da nova posição da porta de acesso, corrimãos em ambos os lados e iluminação nas escadas e na plataforma de embarque.

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, a segurança também é uma prioridade. Novos pontos de ancoragem de cintos na cabine atendem às regulamentações mais exigentes no âmbito mundial, como WorkSafeBC (Europa) e OSHA (EUA).

Manutenção simplificada

O projeto dos novos A45 e A50 proporciona serviços de manutenção ainda mais rápidos e fáceis. Os intervalos de engraxamento foram estendidos, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de máquina parada. Além disso, os novos articulados Volvo requerem menos volume de fluidos, em comparação com os de outras marcas. Por conta da manutenção simplificada, os custos de serviço são reduzidos em até 6% ao longo de 12 mil horas de operação.

Serviços inteligentes

O desempenho dos caminhões articulados pode ficar ainda melhor com os serviços complementares oferecidos pela Volvo CE.

O Haul Assist fornece dados em tempo real para evitar sobrecarga. Isso maximiza a eficiência, reduzindo o consumo de combustível e o desgaste da máquina.

O Connected Map oferece localização e acompanhamento operacional das máquinas em um determinado local de trabalho, por meio de conectividade avançada.

O CareTrack, sistema de telemetria da Volvo CE, ajuda a aumentar o tempo de atividade da máquina e reduzir custos de manutenção.

Os Planos de Serviço da Volvo CE aumentam ainda mais a disponibilidade das máquinas, com contratos flexíveis, adaptados às necessidades dos operadores.

Projetados para o futuro

A nova geração de caminhões articulados da Volvo vem habilitada para o futuro. Graças a uma nova arquitetura eletrônica, é possível incorporar atualizações futuras e novas soluções, garantindo que o equipamento permaneça sempre atualizado, com tecnologias de ponta.

Caminhões Volvo CE A45 e a50

Ficha técnica

Modelo 

A45   

A50  

Capacidade de carga   

42.000 kg 

45.000 kg 

Caçamba   

25,5 m³ 

27,8 m³ 

Peso líquido   

32.300 kg 

33.600 kg 

Peso bruto   

74.290 kg 

78.590 kg 

Motor 

Volvo D16E 

Volvo D16J 

Potência  

350 kW  

385 kW 

RPM de potência máx.   

1.800 RPM 

1.900 RPM 

Torque   

2.525 Nm 

2.750 Nm 

RPM de torque máx.   

1.050 RPM 

1.100 RPM 

Velocidade máx.   

57 km/h 

57 km/h 

Grupo Volvo América Latina

segunda-feira, 26 de maio de 2025

BMW GROUP LATAM ANUNCIA ALTERAÇÕES ORGANIZACIONAIS: TALENTO LOCAL PARA GESTÃO REGIONAL

Hernando Carvajal será nomeado Head regional de vendas do BMW Group LatAm e Luciana Francisco é nomeada Head de marketing da marca BMW no BMW Group Latin America a partir de 1º de julho de 2025

Hernando Carvajal e Luciana Francisco 

Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latica, anuncia que, a partir de 1º de julho de 2025, Hernando Carvajal será nomeado Head regional de vendas do BMW Group LatAm. Ele sucederá Alexander Luhn, que ocupa o cargo desde 2018 e apoiará a transição antes de retornar à Alemanha em setembro. Luciana Francisco é nomeada Head de marketing da marca BMW no BMW Group Latin America a partir de 1º de julho de 2025.

Hernando Carvajal nasceu na Colômbia e tem uma vasta experiência no Grupo. Ele começou sua carreira no BMW Group em 2000, na BMW North America, como parte da equipe de Planejamento e Estratégia de Produto. De 2007 a 2012, trabalhou em Munique na BMW AG como Gerente de marketing e comunicação para a região das Américas. Posteriormente, como Gerente de produto, ele foi responsável pela lucratividade global da BMW Série 7 de 2010 a 2012. Em 2012, ele chegou ao México, onde liderou as áreas de vendas para os mercados importadores na América Latina e marketing para a marca BMW. Hernando é bacharel em engenharia aeroespacial pelo Instituto Politécnico de Worcester e mestre em administração de empresas pela F.W. OLIN Graduate School of Business da Babson College.

Luciana Francisco nasceu no Brasil e tem uma vasta experiência no setor automotivo, trazendo um forte histórico em liderança estratégica de marketing. Ela começou sua carreira no BMW Group Brasil em 2014, onde atuou como gerente sênior de marketing e produto da BMW Motorrad. Desde 2018, ela ocupou o cargo de Head de Marketing e Produto da BMW Motorrad North America, onde foi responsável por dirigir a estratégia nacional de marketing, posicionamento da marca e planejamento estratégico de produtos para o mercado dos EUA. Ela atuou como consultora para a implementação da estrutura regional da BMW Motorrad Latin America. Antes de sua carreira na BMW, Luciana dedicou-se por mais de 15 anos a marcas automotivas premium no Brasil, onde teve uma experiência significativa em vários departamentos, incluindo Vendas e Marketing de Veículos Comerciais nos mercados da América Latina e Caribe, antes de passar para o departamento de Marketing de automóveis de passageiros. Essa experiência diversificada destaca sua visão estratégica e versatilidade em impulsionar o sucesso da marca em todas as regiões.

Luciana é formada em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul; especialização em Gestão de Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas.

Ambos os executivos estarão localizados na Cidade do México, na sede regional do BMW Group na América Latina, e se reportarão a Reiner Braun.

“Estou entusiasmado com o fato de dois talentos regionais (da Colômbia e do Brasil) liderarem as operações na América Latina; com seu amplo conhecimento de mercado e ampla experiência profissional, não tenho dúvidas de que, juntos, eles impulsionarão os negócios e a marca BMW como um todo para o próximo nível.

A vasta experiência e liderança de Hernando Carvajal garantirão a continuidade de nossa estratégia de sucesso e nosso forte desempenho de vendas. Luciana Francisco adicionará experiência, criatividade e visão estratégica muito valiosas à nossa equipe de marketing e aprimorará ainda mais nossa estratégia regional de marketing da BMW e o foco no cliente.

Agradeço imensamente ao Alexander Luhn por sua dedicação e liderança no fortalecimento de nossas operações regionais de vendas, impulsionando a experiência de ponto de venda de nossos clientes e por expandir nossos negócios em todos os canais de vendas para novos patamares nos últimos anos”, disse Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE GOIANA BATE RECORDES DE EXPORTAÇÃO EM ABRIL E CELEBRA MARCO HISTÓRICO EM PERNAMBUCO

Jeep Compass liderou as exportações no mês, respondendo por 36% do total

Os resultados da Stellantis em abril de 2025 marcaram novos recordes, tanto em volume de emplacamentos no mercado sul-americano quanto nas exportações de veículos a partir do Brasil.

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, registrou o maior volume de embarques desde a inauguração, em 2015, com 7.194 unidades exportadas apenas no mês de abril. No acumulado do ano, a planta totaliza 17.479 veículos exportados entre janeiro e abril, reforçando a competitividade e a diversidade do portfólio da Stellantis no cenário internacional.

O destaque desse desempenho foi o Jeep Compass, responsável por 36% das exportações em abril. Em seguida, vieram o Jeep Renegade (27%), a Fiat Toro (19%), a Ram Rampage (12%) e o Jeep Commander (7%).

“No mês em que comemoramos 10 anos do Polo Automotivo de Goiana, alcançamos este marco que confirma que estamos no caminho certo. O mercado de exportação segue aquecido, e nossos veículos têm conquistado cada vez mais espaço em países estratégicos. Esse desempenho é fruto da excelência do nosso processo produtivo no Brasil, que comprova a competitividade dos nossos modelos e o alto nível de comprometimento das nossas equipes”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com capacidade instalada para produzir até 280 mil veículos por ano, o Polo Automotivo de Goiana se consolidou como um dos mais modernos e sustentáveis da Stellantis no mundo. A unidade integra tecnologias de ponta e é responsável pela produção de modelos estratégicos das marcas Jeep, Fiat e Ram, que se destacam tanto no mercado interno quanto nas exportações de diversos destinos internacionais. Além disso, o complexo tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da região, contribuindo para a industrialização de Pernambuco e gerando emprego, renda e inovação no Nordeste brasileiro.

Stellantis

OPERAÇÃO DA IVECO NA AMÉRICA LATINA SE DESTACA NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025 COM CRESCIMENTO EM CENÁRIO DESAFIADOR

Região, uma das mais estratégicas para a operação global da empresa, registrou avanço de 61% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024, além de marcos relevantes em diferentes segmentos

IVECO Daily chassi-cabine e IVECO S-Way

O ano de 2025 tem se mostrado desafiador para o setor de transportes, mas também repleto de oportunidades. No primeiro trimestre, a IVECO apresentou um desempenho expressivo no segmento de caminhões na América Latina — região estratégica para suas operações globais — com um crescimento de 61% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024. As entregas de veículos leves aumentaram 51%, enquanto as de modelos médios e pesados subiram 66%.

No Brasil, a IVECO foi a marca full liner que mais cresceu em participação de mercado entre janeiro e março de 2025, com um aumento de 32% nas unidades emplacadas em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado representou um acréscimo de 1,7 ponto percentual no market share da montadora no país.

“O crescimento que conquistamos na América Latina, especialmente no Brasil, é resultado direto das decisões estratégicas que tomamos nos últimos cinco anos. Renovamos nosso portfólio, fortalecemos a rede de atendimento e atuamos com foco total no cliente. Esse avanço é um sinal claro de que estamos no caminho certo para consolidar, cada vez mais, nossa presença na região e nos posicionar como uma das principais operações globais da IVECO”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Com 50 anos de experiência global e 28 anos de atuação no Brasil, a IVECO construiu uma sólida base de conhecimento e presença, fazendo da América Latina um dos mercados mais relevantes para sua operação mundial.

Entre os destaques do período está a liderança do modelo Daily chassi-cabine, com cerca de 40% de participação de mercado no segmento, e o desempenho do IVECO S-Way, que já figura entre os oito caminhões pesados mais vendidos de 2025. Entre janeiro e março, os emplacamentos do S-Way cresceram 60% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“De 2020 para cá, dobramos nossa participação de mercado no Brasil, alcançamos o melhor desempenho da história da marca no país em 2024 e seguimos firmes no caminho de um crescimento sustentável e robusto, sempre com foco total no cliente”, finaliza Querichelli.

IVECO