quarta-feira, 21 de maio de 2025

PERFECT AUTOMOTIVE MIRA FROTA PESADA EM NOVA FASE DE CRESCIMENTO ESTRATÉGICO

Empresa 100% nacional lança linha estratégica para caminhões e ônibus, reforçando sua atuação em um dos segmentos mais essenciais do transporte brasileiro

Com mais de três décadas de atuação no mercado de reposição automotiva e um crescimento de 210% em seu portfólio nos últimos quatro anos, a Perfect Automotive anuncia a expansão de sua linha de produtos para o segmento de veículos pesados. O novo portfólio foi desenvolvido para atender mais de 90% da frota circulante de caminhões e ônibus no Brasil e já está disponível no mercado.

Fruto de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, a linha de pesados traz amortecedores, cruzetas, barras de direção e terminais, componentes desenvolvidos sob os mesmos princípios que consagraram a Perfect entre os principais players da linha leve: qualidade elevada, engenharia reversa, testes rigorosos, preço competitivo e suporte técnico completo.

“O segmento de pesados é essencial para o transporte de cargas e de passageiros no Brasil. Nosso objetivo é garantir que essa engrenagem continue girando com eficiência, oferecendo peças confiáveis, acessíveis e disponíveis a pronta entrega”, afirma Gerson Coronado, CEO da Perfect Automotive.

A entrada oficial no setor de veículos comerciais acontece em um momento de forte expansão da companhia. Entre 2020 e 2024, o portfólio da Perfect saltou de 2.630 para mais de 5.600 itens ativos — abrangendo componentes de suspensão, direção, transmissão, freio, motor e metal borracha. A previsão é de um crescimento adicional de 11% até o fim de 2025, com foco na ampliação da linha pesada.

Para sustentar essa nova fase, a empresa investe em infraestrutura e produção local. Em Arujá (SP), um novo Centro de Distribuição dedicado à linha de amortecedores foi inaugurado em 2024, com capacidade para armazenar mais de três milhões de peças. Em maio de 2025, uma nova unidade fabril na cidade inicia a produção de cilindros de roda e de toda a linha de barramentos (pivôs, terminais, axiais e bieletas), ampliando a capacidade produtiva da marca e sua agilidade logística.

Essas iniciativas fazem parte de um plano estratégico de longo prazo, que alia inovação, engenharia nacional e compromisso com o mercado para consolidar a Perfect Automotive como referência também no segmento de pesados.

Perfect Automotive - Presente no Brasil desde 1994, a Perfect Automotive é referência no mercado de reposição de peças automotivas para veículos nacionais e importados das linhas leve, pesada e utilitários. Com um dos catálogos mais completos do setor, a empresa oferece um portfólio com 5.600 itens nas linhas de suspensão, transmissão, direção, motor, freio e metal borracha. Reconhecida pela qualidade e confiabilidade de seus produtos, a Perfect Automotive figura entre as três principais marcas do país nas categorias de pivôs e terminais de direção. Clique aqui e visite o site

Perfect Automotive
Textofinal de Comunicação Integrada

BRANCO AMPLIA PORTFÓLIO E LANÇA MAIOR TRATORITO A GASOLINA DO MERCADO

Capaz de preparar o campo em uma largura de corte de 1500mm, a nova solução da marca promete agilizar ainda mais o trabalho do agricultor

A Branco, referência em soluções para o agronegócio nacional, casa e jardim e construção civil, acaba de apresentar seu novo modelo de tratorito, equipamento carro chefe da empresa: o BTTG-15.0 - 1500, considerado como o maior a gasolina do mercado brasileiro, com diferenciais de robustez, versatilidade e eficiência.

Devido ao seu tamanho, o BTTG 15.0 fornece uma largura de corte de 1500mm, com capacidade de cobrir um espaço muito maior de trabalho e assim, agilizar ainda mais o trabalho do agricultor. Para que o corte não seja só amplo, mas também eficaz, o tratorito contém 40 lâminas, que podem atingir até 300mm em profundidade de corte. Além destas características, a solução também conta com uma lâmpada de LED, para maior visibilidade independente do horário de trabalho.

Considerado o maior tratorito a gasolina do mercado, seu tanque comporta até 6L de combustível, além de ter uma capacidade de 1,1L para o óleo do motor e 2,5 L para o óleo de transmissão. A potência máxima do motor é de 15cv @ 3600RPM, com uma transmissão de 6 velocidades, permitindo operação de 2,86km/h máxima de 11,7 km/h.

“O Tratorito é o nosso principal produto e com este novo modelo, buscamos oferecer ao mercado uma potência jamais vista. Nosso objetivo é sempre facilitar o trabalho no campo para todos e desta vez, apresentamos um upgrade dentro dos nossos principais destaques no portfólio para o agro”, diz Rodrigo Deneka, Gerente de Produto da Branco.

Informações técnicas do BTTG 15.0 – 1500

  • Motor: 4 tempos – Horizontal;
  • Potência maáxima do motor: 15 cv @ 3600 rpm;
  • Combustível: Gasolina;
  • Cilindros: Monocilíndrico;
  • Capacidade do tanque: 6 L;
  • Capacidade de óleo do motor: 1,1 L (SAE 20W50);
  • Capacidade de óleo transmissão: 2,5 L (SAE 90);
  • Filtro de ar: Filtro com óleo;
  • Óleo recomendado: 20W50;
  • Partida: Elétrica;
  • Transmissão: 6 velocidades (4F + N + 2R)
  • Velocidade Máxima: 11,7 km/h;
  • Velocidade Reverso: 7,2 km/h;
  • Filtro de ar banhado a óleo: Sim.

Tipo de lâmina: Preparadora

  • Lâminas: 40 lâminas;
  • Largura de corte: 1500 mm;
  • Profundidade de corte: 150 - 300 mm;
  • Transmissão: 2F+2F + N + R;
  • Tração: Pneus / Enxadas rotativas;
  • Capacidade transporte: 500 kg - 0° e 300 kg - 25°;
  • Marcha Simples
  • Velocidade 1: 8,94 km/h
  • Velocidade 2: 15,56 km/h
  • Velocidade Ré: 8,94 km/h
  • Marcha Reduzida
  • Velocidade 1: 2,56 km/h
  • Velocidade 2: 4,45 km/h
  • Velocidade Ré: 2,56 km/h

BrancoFundada em 1936, a Branco se consolidou como uma referência nacional no desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, construção civil e jardinagem. Com o propósito de oferecer as melhores soluções aos seus parceiros de negócio, a empresa tem como foco a excelência e a inovação em cada produto. Seu portfólio diversificado inclui motores, inversores de solda, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo e outras soluções de alto desempenho. Os equipamentos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia, visando não apenas eficiência e segurança, mas também economia para os clientes. A Branco também é reconhecida pela qualidade da sua assistência técnica e pós-venda, garantindo um suporte contínuo e a satisfação dos seus parceiros.

Branco
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terça-feira, 20 de maio de 2025

IVECO GROUP É DESTAQUE NO PRÊMIO AB DIVERSIDADE E ESG 2025

Companhia se destaca por garantir mais representatividade e por ações robustas de ESG no setor automotivo

O Iveco Group foi um dos grandes destaques do Prêmio AB Diversidade e ESG 2025, promovido pela Automotive Business, que reconhece anualmente as empresas com as melhores práticas em diversidade, inclusão e sustentabilidade no setor automotivo. A cerimônia de premiação foi realizada na última semana, durante o Fórum AB Diversidade, em São Paulo (SP).

Troféu para a Iveco (e/d): Tania Macriani, CEO da MHD Consultoria e coordenadora Rede AB Diversidade; Renata Freitas, gerente de Comunicação Externa do Iveco Group; Rozilda Vieira, gerente Rewards LATAM e EUA do Iveco Group; Paula Braga e Giovanna Riato, respectivamente, CEO e Editora-chefe da Automotive Business.

A companhia foi reconhecida em duas categorias: “Diversidade e Inclusão”, pela segunda vez consecutiva; e “Boas Práticas em ESG”, pelo conjunto de iniciativas sociais, ambientais e de governança que vêm sendo implementadas ao longo dos últimos anos, consolidando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

“Este reconhecimento reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a construção de uma cultura corporativa alinhada às melhores práticas ambientais, sociais e de governança”, destaca Lucilene Carvalho, gerente de sustentabilidade do Iveco Group.

No reconhecimento de Diversidade e Inclusão, o Iveco Group venceu especificamente na categoria “Participação negra no quadro de colaboradores e na liderança”. A premiação é baseada na Pesquisa de Diversidade e ESG no Setor Automotivo, que está em sua oitava edição e analisou dados de diversas empresas com atuação no Brasil. Segundo o mais recente censo interno, 66,4% dos colaboradores do Iveco Group se autodeclaram negros ou pardos, percentual que reflete uma cultura organizacional inclusiva e voltada para a equidade.

“Diversidade não é apenas um valor para o Iveco Group, mas parte da nossa estratégia para gerar inovação, representatividade e desenvolvimento sustentável. A pluralidade do nosso time é um diferencial competitivo que queremos ampliar cada vez mais”, afirma Isabela Costa, líder do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do Iveco Group.

Iveco Group N.V. (EXM: IVG) lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As sete marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega 36.000 pessoas em todo o mundo e possui 19 unidades industriais e 31 centros de P&D. Clique aqui e visite o site da empresa

Iveco Group
Rede Comunicação de Resultado

CONEXÕES E NEGÓCIOS MOSTRARÁ O POTENCIAL DO MERCADO DE EQUIPAMENTOS COMPACTOS NO BRASIL

A aplicação de equipamentos compactos deve crescer nos próximos anos devido as boas perspectivas nas áreas de infraestrutura, construção civil, habitação de interesse social e saneamento. Para demonstrar o potencial desse mercado, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoverá o Conexões e Negócios, no dia 22 de maio, a partir das 17h30, no Rancho Português (SP), que oferecerá uma oportunidade de relacionamento e negócios, com apresentações de cases do setor.

“Os miniequipamentos apresentam alta produtividade, bom custo-benefício e oferecem maior acessibilidade para executar diferentes trabalhos. Por isso, sua aplicação está consolidada em grandes centros urbanos, mas há ainda muito espaço para crescer, principalmente em locais mais afastados do Brasil”, avalia Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema.

Nesse sentido, ele afirma que toda cidade pode ter um equipamento compacto. “Mas, para que isso aconteça é importante disseminar o conhecimento sobre os benefícios dessas máquinas, quebrando paradigmas culturais. Assim o evento da Sobratema é estratégico para o mercado, pois trabalha justamente o aspecto do conhecimento, aliado ao networking e negócios”, acrescenta.

Em relação aos setores que podem alavancar o uso de equipamentos compactos, Daniel cita o setor de saneamento, neste momento, como possível carro-chefe para uso de miniescavadeiras e minicarradeiras, que se tornaram ainda mais versáteis pela disponibilidade de diversos acessórios e implementos hidráulicos.

Para ampliar sua utilização, Daniel pondera que existem desafios a serem superados, como o câmbio, pois os miniequipamentos são importados assim como suas peças, e a escassez de mão de obra para operar as máquinas, mas também para realizar sua manutenção, o que implica diretamente na assistência técnica oferecida pelo dealer aos seus clientes.

De acordo com o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, divulgado no ano passado, as vendas de miniescavadeiras e minicarregadeiras devem registrar uma elevação de 5% e 6%, respectivamente, neste ano em relação a 2024. Entretanto, Daniel comenta que dados atualizados do estudo apontam que a comercialização equipamentos compactos deve ser superior ao estimado no ano passado. “Temos perspectivas positivas neste ano. No pimeiro trimestre, as vendas de miniescavadeiras, por exemplo, estão em alta, registrando um percentual acima dos 50% em relação ao mesmo período do ano anterior”, destaca Daniel.

A programação do Conexões e Negócios contará com a palestra do CEO da Audit Consult, Paulo Henrique, sobre as mudanças tributárias e seus impactos no mercado de locação de máquinas e equipamentos, e as apresentações técnicas de representantes da Avant, Bobcat/Mason, Caterpillar, LiuGong, Yanmar e Zoomlion.

Para mais informações, clique aqui e visite o site do evento

Linoel Dias
linoel.dias.dias@gmail.com

CHEVROLET LANÇA VERSÃO DO NOVO SPIN COM FOCO NO PÚBLICO PCD

Crossover ganha configuração mais acessível com câmbio automático, alto nível de conectividade e o maior espaço interno da categoria

A linha 2026 do Novo Spin chega com uma importante novidade: a adição de uma versão pensada para o público PCD (Pessoas com Deficiência). A nova configuração aposta no equilíbrio entre acessibilidade, conforto e praticidade, reunindo os atributos mais valorizados por esse perfil em um conjunto moderno, funcional e conectado.

Com câmbio automático, cinco lugares e amplo espaço interno, o modelo mantém as qualidades que fazem do crossover médio-compacto da Chevrolet um dos veículos com maior taxa de fidelização da marca no Brasil.

Entre os principais destaques estão a direção com assistência elétrica progressiva, bancos dianteiros com espuma de diferentes densidades, assento do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional e bancos traseiros corrediços — soluções que favorecem a ergonomia da condução e facilitam eventuais adaptações veiculares, como comandos manuais ou rampas de acesso que acomodam o usuário junto à cadeira de rodas na região traseira, com total praticidade.

A nova versão de acesso do Spin também preserva o mais alto nível de conectividade da categoria, com painel digital configurável, sistema MyLink com tela de 11”, Wi-Fi nativo com antena amplificada e tecnologia OnStar, que oferece serviços de segurança, assistência e comandos remotos por meio do myChevrolet app. O motor 1.8 flex, recém-atualizado, proporciona até 11% mais eficiência energética, mantendo a confiabilidade e o desempenho reconhecidos deste propulsor.

“O público PCD sempre fez parte da jornada da Chevrolet em oferecer soluções que ampliem o acesso à mobilidade com conforto, segurança e tecnologia. Esta nova versão de acesso do Spin reforça esse compromisso, ao reunir as características mais requisitadas por esse perfil de consumidor. Mais do que atender a uma demanda de mercado, essa iniciativa reflete os valores da GM em relação à inclusão e à construção de um portfólio cada vez mais diverso e representativo”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da Chevrolet.

O crescimento superior a 40% nas vendas do Spin nos últimos dois anos mostra a relevância do modelo e a excelente aceitação da atual geração, lançada em março do ano passado. O desempenho sólido comprova a versatilidade do crossover e sustenta a decisão de ampliar a linha com uma nova versão voltada ao público PCD.

Além dessa configuração, o Spin segue disponível nas versões LT, LTZ e Premier, com cinco ou sete lugares e o maior porta-malas entre os automóveis de passeio de produção nacional, com até 756 litros de capacidade.

Atendimento especializado e isenção de impostos

A Chevrolet conta com uma das maiores redes de concessionárias do país, com quase 600 pontos de atendimento, onde clientes interessados na compra de veículos com isenção de impostos encontram consultores especializados e suporte completo durante todo o processo. Desde a orientação sobre a documentação até o auxílio ao encaminhamento dos pedidos junto aos órgãos competentes, o serviço é pensado para tornar a jornada de aquisição mais ágil e transparente.

Além do Spin, outros modelos da marca também estão disponíveis para o público PCD, com diferentes configurações que se adaptam a variados perfis de uso.

Pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autismo — sejam condutoras ou não — podem ter direito à isenção de impostos na compra de veículos novos. As principais delas são: IPI, sem limite de valor; ICMS, para veículos de até R$ 100 mil, conforme as regras de cada estado; e IPVA e IOF, com isenção variável conforme a legislação estadual.

A solicitação exige laudo médico, CNH especial (no caso de condutores) ou documentação de representação legal (para não-condutores), além das autorizações da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda Estadual. Quando necessárias, as adaptações veiculares devem ser feitas por oficinas credenciadas.

General Motors América do Sul

segunda-feira, 19 de maio de 2025

POLO AUTOMOTIVO STELLANTIS DE PORTO REAL CELEBRA 1 MILHÃO DE VEÍCULOS PRODUZIDOS DA MARCA CITROËN

Fábrica receberá R$ 3 bilhões em investimentos nos próximos anos para reafirmar a aptidão multimarcas, ampliar a produção e reforçar a cadeia de fornecimento e tecnologia da região

O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro, celebra 1 milhão de veículos produzidos da marca Citroën. Atualmente, uma nova família de produtos tecnológicos e acessíveis da Citroën são fabricados no Polo, incluindo o Basalt, Aircross e C3. Ao longo dos últimos anos, diferentes modelos icônicos foram produzidos na fábrica.

Somado ao marco produtivo, a Stellantis celebra um futuro promissor para o Polo Automotivo de Porto Real, que já recebe R$ 3 bilhões em investimentos entre 2025 e 2030. Com o aporte, a fábrica irá reafirmar a aptidão multimarcas, ampliar a produção e reforçar a cadeia de fornecimento e tecnologia da região. Serão cinco novos fornecedores, dos quais dois estarão instalados dentro do parque até 2026.

“Comemoramos hoje um importante marco de produção para a Stellantis e a Citroën em nosso Polo Automotivo de Porto Real. Alcançar este número reforça a importância estratégia da fábrica para a Stellantis na América do Sul e pavimenta o caminho para um futuro promissor”, comenta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

“Tivemos diferentes modelos icônicos fabricados ao longo dos últimos anos que nos fizeram chegar até aqui, com uma nova família de produtos reconhecida pelo ótimo desempenho, tecnologia e acessibilidade, que apoiam o crescimento da Citroën na América do Sul”, reforça Felipe Daemon, vice-presidente da Marca Citroën para a América do Sul.

No início deste ano, 300 novas contratações foram anunciadas para as instalações em Porto Real, e a Stellantis projeta novas vagas para o futuro. Esta ampliação integra o plano de investimentos da empresa para a fábrica. Com os R$ 3 bilhões investidos neste novo ciclo, somado aos aportes feitos no Polo Automotivo de Porto Real desde 2011, a planta automotiva sul fluminense terá recebido mais de R$ 13 bilhões. O montante é destinado ao desenvolvimento de novos produtos, Pesquisa & Desenvolvimento e modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial.

Stellantis

JAMEF REDUZ ACIDENTES RODOVIÁRIOS EM 60% COM TECNOLOGIA E CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES

Resultado é reflexo de investimentos estratégicos no bem-estar dos motoristas e em inteligência de dados

A Jamef, empresa referência em transporte no Brasil, registrou uma redução de cerca de 60% nos acidentes rodoviários. O resultado é fruto de um conjunto de iniciativas estratégicas voltadas à capacitação contínua dos motoristas, investimentos em tecnologias de monitoramento, apoio psicológico e ações focadas no bem-estar para criar uma cultura sólida de prevenção.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil registrou mais de 63 mil acidentes nas rodovias federais em 2023, com 5,6 mil mortes. Diante desse cenário, a Jamef tem intensificado seus esforços para atuar de forma preventiva, contribuindo ativamente para a redução dos índices por meio de estratégias bem definidas e foco constante em segurança.

“Unindo tecnologia, humanização e responsabilidade social, seguimos na missão de promover um trânsito seguro, consciente e humano dentro e fora das estradas. A redução nos índices de acidentes reforça não apenas a eficácia das nossas estratégias, mas também o compromisso genuíno da empresa com a vida. Para a Jamef, a segurança no transporte vai muito além da operação”, garante Ricardo Gonçalves, Diretor de Operações da Jamef.

Estratégia integrada

A empresa apostou em uma abordagem prática e conectada à realidade da estrada para garantir o engajamento dos motoristas nas capacitações. Entre as principais ações realizadas para mitigar riscos nas estradas, estão:

  • Capacitação remota dos motoristas: Os treinamentos online funcionam como um complemento aos demais treinamentos oferecidos aos motoristas, reforçando e atualizando os conteúdos já trabalhados presencialmente. Os cursos foram desenvolvidos com linguagem acessível, vídeos curtos e objetivos, sempre com foco na rotina real de operação e alinhados aos desafios enfrentados no dia a dia. Além disso, os motoristas foram envolvidos desde o início no processo, com escuta ativa de suas sugestões e dúvidas, o que tem gerado maior engajamento e retenção do conteúdo.
  • Uso estratégico da telemetria, que monitora indicadores físicos, como sinais de fadiga, e emocionais dos condutores, além de fornecer dados precisos que auxiliam na tomada de decisões, em intervenções preventivas e na personalização de treinamentos;
  • Investimentos em qualidade de vida nas filiais, com espaços de descanso climatizados, alimentação saudável, apoio emocional e ações de integração, criando um ambiente mais humano e acolhedor que garantam que os motoristas estejam em melhores condições antes de pegar a estrada.

“Reduzir acidentes é mais do que um indicador positivo, é o reflexo de uma empresa que entende que segurança começa com pessoas bem treinadas, acolhidas e monitoradas com inteligência”, afirma Gonçalves.

Impacto positivo

Mesmo com o avanço das tecnologias e das práticas de cuidado com os motoristas, é natural que exista resistência no início. O contato com mudanças pode causar estranhamento, mas a vivência mostra o impacto positivo dessas medidas.

Paulo Junior, que trabalha há cinco anos na Jamef como motorista e soma 19 anos de profissão, conta: "No começo, quando cheguei, confesso que achei tudo isso meio estranho. Tanta tecnologia, tanta regra... parecia que estavam tentando controlar a gente. Mas, com o tempo, entendi que era para o nosso bem. Hoje, vejo que essas medidas me ajudam a dirigir com mais segurança, a descansar melhor e até a evitar acidentes. O que antes parecia exagero, é, na verdade, cuidado. Me sinto valorizado e protegido”

Durante o Maio Amarelo, movimento nacional de conscientização para a redução de acidentes no trânsito, a empresa intensifica suas ações com experiências imersivas, campanhas internas e uma central disponível 24 horas para seus colaboradores. “O resultado tem sido um ambiente onde o aprendizado é valorizado, essencial para a segurança e bem-estar na estrada, e o colaborador se sente resguardado”, conclui Sérgio Povoa, diretor de Gente e Gestão da Jamef.

Jamef
Trama Comunicação

MERCEDES-BENZ TRUCKS AMPLIA O PORTFÓLIO DE CAMINHÕES ELÉTRICOS À BATERIA COM BASE NO EACTROS 600

Novos modelos estarão disponíveis para encomenda a partir do outono europeu de 2025

A Mercedes-Benz Trucks expandirá seu portfólio de caminhões elétricos à bateria com novas variantes baseadas no Mercedes-Benz eActros 600. As novas versões manterão as principais características do caminhão elétrico de segunda geração projetado para o transporte de longas distâncias e alto desempenho, que se distingue particularmente pelo seu conceito inovador, composto por uma tecnologia de propulsão moderna com alta eficiência energética.

As tecnologias de destaque do eActros 600, lançado no mercado no ano passado com a nova cabina ProCabin, incluem o eixo motriz elétrico desenvolvido internamente, tecnologia de células de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), reconhecida por sua longa vida útil, e a tensão de bordo de 800 volts.  Destaque também para o novo Cockpit Multimídia Interactive 2 e para os sistemas de assistência completos e testados para maior conforto e segurança na condução.

Os primeiros novos modelos estarão disponíveis para encomenda no outono europeu e começarão a sair parcialmente da linha de produção da fábrica de Wörth am Rhein,a na Alemanha, ainda em 2025.

"Nosso objetivo é impulsionar a descarbonização da indústria em alta velocidade, eletrificando cada vez mais as aplicações de transporte. As áreas de aplicação – e, portanto, as necessidades dos nossos clientes – para caminhões elétricos à bateria são muito diversas, especialmente no que diz respeito à carga útil e à autonomia. Com as novas variantes, que se baseiam nos pontos fortes do eActros 600, queremos oferecer aos nossos clientes o melhor do sistema modular da Mercedes-Benz Trucks e apoiá-los na gestão de suas soluções de transporte com eletricidade de forma eficiente e econômica”, afirma Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks.

Novas variantes incluem cavalos mecânicos e chassis plataforma

O portfólio expandido do eActros 600 incluirá cavalos mecânicos e chassis plataforma com entre-eixos adicionais, variantes com dois pacotes de baterias, bem como cabinas longas alternativas do consagrado design do Actros, com diferentes formatos de teto.

A Mercedes-Benz Trucks possui caminhões elétricos em seu portfólio desde 2021. Inicialmente, foi lançado o eActros 300/400 como o primeiro veículo elétrico à bateria para transporte pesado de distribuição. Um ano depois, foi a vez do eEconic, desenvolvido especialmente para coleta de resíduos urbanos.

A produção em série da segunda geração de modelos de caminhões elétricos da Mercedes-Benz Trucks, com o novo carro-chefe eActros 600, começou no final de 2024. A partir de 2026, será lançada uma pequena série do novo eArocs 400 para transporte urbano na construção civil, recentemente apresentado na feira Bauma 2025. O eArocs 400 também incorpora componentes essenciais do eActros 600,  incluindo, entre outros, o módulo frontal e as baterias LFP (fosfato de ferro-lítio).

Como parte da ampliação do portfólio de caminhões elétricos à bateria, a produção da primeira geração do eActros 300/400 será descontinuada até o final do ano. A produção do eEconic não será afetada por essa mudança e continuará normalmente.

eActros 600

A Mercedes-Benz Trucks celebrou o início da produção em série do eActros 600 no final de novembro do ano passado, na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth am Rhein. As entregas aos clientes começaram em dezembro de 2024. O modelo elétrico de referência da Mercedes-Benz Trucks já demonstrou diversas vezes seu desempenho em condições reais. Isso se deu em uso com clientes e como parte da “eActros 600 European Testing Tour 2024” – uma jornada totalmente elétrica de 15.000 quilômetros por 22 países – e da “European Testing Tour Winter 2025”, com cerca de 6.500 quilômetros pelo Norte da Europa. O caminhão operou em ambas as ocasiões com 40 toneladas de PBTC. Além disso, o e-truck foi eleito “Caminhão Internacional do Ano 2025”. Este prêmio é o mais importante da indústria e é concedido anualmente pela organização International Truck of the Year (IToY), formada por 24 jornalistas especializados em veículos comerciais da Europa. O conceito tecnológico geral – composto por um eixo motriz elétrico e a tecnologia de células LFP (fosfato de ferro-lítio) – foi decisivo para a conquista do prêmio.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – por isso a designação de modelo 600 – e um novo eixo de acionamento elétrico particularmente eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o caminhão elétrico atinja uma autonomia de 500 quilômetros[1] sem carregamento intermediário. Essa autonomia é alcançada sob condições muito realistas e práticas, com PBTC de 40 toneladas, podendo também ser significativamente excedida, dependendo do estilo de condução e da rota. O eActros 600 será capaz até mesmo de cobrir bem mais de 1.000 quilômetros por dia. A recarga intermediária durante os intervalos legais de descanso dos motoristas possibilita esta marca, desde que as opções de recarga estejam disponíveis.

O eActros 600 possui três conjuntos de baterias, cada um com 207 kWh[2]. Elas oferecem uma capacidade total instalada de 621 kWh. As baterias se baseiam na tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio e se caracterizam por uma longa vida útil em serviço. Em contraste com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada ainda poderão ser utilizados com a tecnologia LFP. Isso permite uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada. O veículo é projetado tecnicamente para um PBTC de até 44 toneladas. Com um semirreboque padrão, o eActros 600 tem uma carga útil aproximada de 22 toneladas na União Europeia. Em alguns casos, a legislação nacional permite uma carga útil mais elevada.

Sobre a necessidade de infraestrutura de recarga e as atividades da Daimler Truck

Para o aumento mais rápido possível do transporte rodoviário localmente neutro de CO2 com caminhões elétricos à bateria, a infraestrutura de carga e recarga constitui um dos pontos centrais. No entanto, ainda há muito a ser feito. Atualmente, há menos de 1.000 pontos de recarga para veículos comerciais pesados em toda a Europa. Para compensar o déficit existente, pelo menos parcialmente, a Daimler Truck anunciou, em março deste ano, um conceito para sua própria rede de recarga semipública. A previsão é que ela se estenda a mais de 3.000 pontos de recarga rápida na Europa até 2030, o que a torna a maior da Europa. A nova opção de recarga semipública para caminhões elétricos, como a solução da marca TruckCharge da Daimler Truck, visa permitir que os depósitos abram sua infraestrutura de recarga para uso pago por terceiros. Isso está planejado para ser um complemento aos serviços de cobrança pública oferecidos pela Milence, entre outros fornecedores.

A Milence foi fundada em julho de 2022 como uma joint venture entre a Daimler Truck, o GRUPO TRATON e o GRUPO Volvo e estabeleceu a meta de instalar e operar 1.700 pontos de recarga públicos de alto desempenho na Europa até 2027.

[1] A autonomia foi determinada internamente sob condições de teste específicas, após o pré-condicionamento com um cavalo mecânico 4x2 atrelado a um semirreboque, com 40 toneladas de PBTC a 20°C de temperatura externa, em operação de longa distância. Pode haver desvio dos valores determinados de acordo com a Regulamentação Europeia (EU) 2017/2400.

[2] Capacidade nominal de uma bateria nova com base nas condições de referência definidas internamente. Isso poderá variar dependendo da aplicação específica e das condições ambientais.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

IVECO CAPITAL LANÇA NOVAS CONDIÇÕES DE FINANCIAMENTO EM MEIO À TAXA SELIC EM NÍVEL HISTORICAMENTE ELEVADO

Mesmo com juros altos no Brasil, marca aposta em planos competitivos com entrada reduzida e taxas a partir de 0% ao mês para toda a gama de veículos comerciais da montadora

Em um momento em que o mercado financeiro brasileiro lida com os impactos da Selic em 14,75% ao ano, maior taxa desde julho de 2006, a IVECO Capital*, braço financeiro do Iveco Group, anuncia a renovação de suas condições de financiamento para a aquisição de veículos leves, médios e pesados da montadora. A iniciativa inclui taxas promocionais, carência de até três meses e entrada reduzida, válida até o dia 2 de junho de 2025 ou até nova tabela ser divulgada.

]Destaque para a campanha da linha Daily, voltada para pessoas físicas e jurídicas interessadas nos modelos (exceto o Minibus). Os planos partem de taxa zero para financiamentos com 50% de entrada e prazo de 12 meses. Há ainda opções com entrada mínima de 20% e taxas mensais de 0,89%, o que representa 11,22% ao ano, consideravelmente abaixo da taxa básica de juros nacional.

“Estamos comprometidos em apoiar nossos clientes mesmo em cenários desafiadores como o atual. A IVECO Capital proporciona condições muito atrativas porque atuamos de forma integrada com a montadora, o que nos permite repassar benefícios diretamente ao comprador”, afirma Fausto Freitas, gerente Comercial da IVECO Capital.

Além da linha Daily, os modelos Tector e S-Way, voltados para o segmento de pesados, também contam com condições facilitadas. No caso do Tector, os financiamentos partem de 1,03% ao mês (13,08% ao ano) com entrada de 50% e prazos de até 60 meses. Já o S-Way, pode ser adquirido com entrada de 20% e taxa de 1,05% ao mês, ou, em campanhas especiais, com entrada de 50% e taxa reduzida a 0,98% ao mês (12,42% a.a.).

Apesar da alta da Selic impactar diretamente o custo do crédito no país, a estratégia da IVECO e IVECO Capital é seguir incentivando as vendas com condições competitivas. “Sabemos que o autônomo e o transportador brasileiro precisam continuar rodando, e isso exige investimento. Por isso, oferecemos alternativas de crédito que cabem no bolso, com prazos longos, carência e juros mais acessíveis do que o mercado tradicional”, complementa Freitas.

O cliente tem acesso a todos os detalhes das condições comerciais especiais na rede de concessionários IVECO, presente em 100% do território nacional. Todas as propostas estão sujeitas à análise e aprovação de crédito.

*A IVECO Capital é uma marca registrada do Banco CNH Industrial Capital S.A.

IVECO

CONSTRUTÚNEL AMPLIA PRODUTIVIDADE E REDUZ EMISSÕES COM MÁQUINAS ELÉTRICAS VOLVO

Especializada em engenharia de precisão, construtora mineira utiliza máquinas Volvo elétricas com design compacto na construção de túneis. Operação é mais segura e 300% mais eficiente.

Escavadeira elétrica Volvo ECR25 em obra da Construtúnel 

Divisão de negócios da Volvo reconhecida internacionalmente pela produção de máquinas pesadas, como escavadeiras, pás-carregadeiras e caminhões articulados, entre outros modelos, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) quer liderar a mudança para a eletromobilidade no mercado brasileiro. A nova série de máquinas elétricas compactas da marca já figura nos sites de empresas de todos os portes no País, como nas operações da Construtúnel, referência em engenharia de precisão, que redefine os padrões da construção subterrânea ao integrar a mais avançada tecnologia elétrica da Volvo CE.

A empresa de construção mineira atua na Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela Vale, na execução de obras de drenagem pluvial, utilizando conjunto integrado pela carregadeira Volvo L25 Electric e pela escavadeira Volvo ECR25 Electric. 

Carregadeira Volvo L25 Electric

Entre as vantagens identificadas, a aplicação da linha de equipamentos elétricos acelerou o processo de escavação, que antes levava até um turno inteiro de um dia de trabalho, para aproximadamente 15 minutos. “Com a introdução das máquinas elétricas compactas, nossa operação torna-se 300% mais eficiente, garantindo zero emissões de CO2 e um ambiente de trabalho mais seguro e silencioso”, ressalta Carlos Eduardo de Oliveira Júnior, diretor operacional da Construtúnel Ltda.

Carlos Eduardo de Oliveira Júnior

Em negociação conduzida pela Tracbel, distribuidor dos equipamentos Volvo CE nas regiões Sudeste, Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste, a operação da Construtúnel reforça que é possível reduzir o impacto ambiental sem deixar de lado a excelência no desempenho e a redução dos custos operacionais.

As técnicas tradicionais, antes dependentes de mão de obra intensiva, agora são otimizadas pela tecnologia elétrica Volvo CE. O processo de escavação, instalação e finalização de estruturas como tunnel liner ganha nova eficiência, assegurando redução de custos operacionais. “Estamos vivendo uma verdadeira revolução nos ambientes subterrâneos. Além da produtividade e economia, a segurança dos profissionais atingiu um novo patamar”, complementa Carlos Eduardo.

Zero emissões de CO2 e ruídos

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric e a escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric combinam versatilidade, silêncio e eficiência energética, tudo isso livre de emissões durante a operação. 

Escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric 

“São equipamentos notavelmente silenciosos e com design compacto, ideais para aplicações em espaços reduzidos. A eliminação dos níveis de vibração e ruído permite um ambiente de operação mais saudável e o trabalho em horários não convencionais, minimizando o impacto nas áreas urbanas e nas comunidades locais”, explica Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob e equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina.

Rafael Nieweglowski

Com capacidade de carga de 1,7 tonelada, as máquinas compactas são alimentadas por baterias de lítio-íon de 48 V e 40 kWh de capacidade, que oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento, é possível recarregar a bateria em até duas horas, otimizando a operação e minimizando as paradas. Além disso, as baterias são protegidas por garantia estendida de até seis anos.

Compromisso ambiental

A oferta de máquinas elétricas faz parte do compromisso da Volvo de zerar as emissões de CO2 em seus produtos até 2040. Esse objetivo faz parte da visão estratégica da marca, que trabalha por um futuro 100% mais seguro, produtivo e livre de combustíveis de origem fóssil. Em 2024, o volume de equipamentos elétricos entregues em todo o mundo cresceu 131%.

“A Volvo CE deixa claro o seu compromisso com o futuro e a descarbonização ao liderar essa mudança. Somos referência em segurança, qualidade, produtividade e queremos ser reconhecidos também pelo DNA inovador na eletromobilidade. O Brasil e a América Latina são mercados muito relevantes e muito receptivos a essa nova série de equipamentos versáteis, com aplicações que se adaptam a diferentes setores, do agro à construção civil”, reforça Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.

Luiz Marcelo Daniel

Com fábrica de classe mundial em Pederneiras (SP) e sede em Curitiba (PR), a Volvo CE é uma divisão do Grupo Volvo. No Brasil, oferece caminhões articulados, escavadeiras, carregadeiras de rodas, compactadores, entre outros equipamentos.

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Volvo América Latina
ANK Reputation

sábado, 17 de maio de 2025

PLANTA DO BMW GROUP EM LANDSHUT FOCA EM DIGITALIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE COMPONENTES

A planta do BMW Group em Landshut, na Alemanha, está aprimorando constantemente a digitalização na produção de seus componentes. Desde a gestão da produção com apoio de inteligência artificial e processos logísticos inteligentes até controles de qualidade baseados em dados – a planta de Landshut, o maior polo de fabricação de componentes do grupo, utiliza tecnologias de ponta e, assim, desempenha um papel central como centro de inovação na indústria automotiva e de fornecedores.

Na planta de Landshut, por exemplo, a empresa utiliza análise de dados com suporte de IA para detectar anomalias no tráfego de dados de forma precoce e prevenir ciberataques. Além disso, o controle digital de processos e instalações de produção interconectadas são utilizados para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade.

Um componente-chave da estratégia de digitalização do BMW Group é o programa de transformação "Shopfloor.Digital". O objetivo é harmonizar os processos de manufatura e os sistemas de TI em todos os 30 locais de produção no mundo. Para isso, a empresa está construindo uma arquitetura de TI moderna, baseada em nuvem, e investindo em automação de processos e soluções com inteligência artificial. Como unidade de produção de componentes, a planta de Landshut é peça central desse programa de transformação. “Encaramos a complexidade como uma oportunidade e usamos os dados obtidos para melhorar continuamente nossos processos”, explica Franz Heigl, Chefe de Digitalização da Fabricação de Componentes.

Ao mesmo tempo, o BMW Group está impulsionando a digitalização de suas abordagens de gestão enxuta. Isso inclui um mapa digital de processos nas áreas de produção, um processo digital de interrupções e a gestão do fluxo de valor. Para garantir o alinhamento organizacional, o processo de definição de metas atua como uma ferramenta eficaz de liderança e direcionamento, permitindo desmembrar os objetivos em desafios concretos. “Nosso objetivo é focar no essencial em nosso dia a dia e priorizar atividades que agreguem valor”, afirma Heigl.

O BMW Group também avança com sua iniciativa de digitalização na logística e na produção. Com o auxílio de sensores, dados em tempo real e processos impulsionados por IA, a planta de Landshut está otimizando suas cadeias de suprimento, fluxos de materiais e processos de fabricação. Isso permitirá uma conexão ainda mais estreita entre as fábricas e os fornecedores, evitando gargalos e promovendo o uso eficiente de recursos.

Um exemplo é a produção do BMW Energy Master, a unidade central de controle da bateria de alta voltagem dos veículos da Neue Klasse. O controle abrangente em linha, incluindo sistemas de câmeras baseados em IA e testes 100% no final da linha em ambiente de sala limpa, atende aos mais altos padrões de qualidade. A planta de Landshut fornecerá o BMW Energy Master para todas as fábricas de montagem de baterias no mundo, onde a unidade será integrada à bateria de alta voltagem na etapa final de montagem.

A planta também aposta em automação e digitalização na produção de cockpits. Na etapa final de controle de qualidade, cerca de 50 itens são verificados em apenas 30 segundos. Em seguida, ocorre o empacotamento e transporte totalmente automatizados das peças, com sistemas autônomos de transporte que se movimentam de forma independente, sem a necessidade de um sistema de controle externo.

Na fundição de metais leves da planta de Landshut, a BMW está produzindo carcaças de alumínio para os motores elétricos da Neue Klasse em pré-série. Para garantir os padrões elevados de qualidade, tecnologias modernas como a tomografia computadorizada (TC) em linha são utilizadas. Cada carcaça de motor elétrico passa por uma varredura TC totalmente automatizada. Em apenas 42 segundos, são capturadas 2.400 imagens individuais, que são reconstruídas em um modelo 3D do componente. Ao contrário da maioria das aplicações médicas, o controle de qualidade aqui é completamente automatizado com uso de IA. Isso permite que a tecnologia de TC seja integrada de maneira extremamente eficiente ao processo de produção, garantindo simultaneamente a qualidade das peças.

Para assegurar os altos padrões de qualidade na produção, o BMW Group também aposta na digitalização da cadeia de suprimentos. No campus ZDSC (Zero Defect Supply Chain), os fornecedores recebem treinamentos interativos sobre gestão de chão de fábrica, sistemas de produção e digitalização. O objetivo é estabelecer, junto aos parceiros, um sistema de produção estável com mentalidade de “zero defeitos”. Assim, o BMW Group envolve ativamente seus parceiros e fornecedores na transformação digital.

O AI Lab é um novo espaço de inovação e colaboração que permite a todos os colaboradores da planta de Landshut experimentarem e aprenderem novas tecnologias baseadas em inteligência artificial com exemplos práticos. Os exemplos abrangem uma ampla gama de aplicações de IA: o Technology Trend Radar oferece uma visão estruturada de aplicações diretas e indiretas de IA, organizadas por tecnologia e nível de maturidade. Com o PowerApps, os funcionários podem criar seus próprios aplicativos digitais sem conhecimento de programação, digitalizando processos e automatizando tarefas. O sistema computacional AIQX (Artificial Intelligence Quality Next) permite automatizar e otimizar o controle de qualidade na produção com o uso de IA.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup 

LANÇAMENTOS JOHN DEERE DESEMBARCAM NA SHOWTEC 2025

Estande da Áster, concessionário da fabricante mundial, mostrará máquinas, soluções e convite à conectividade para impulsionar fazendas de MS

A Áster, concessionária oficial John Deere na região, leva à Showtec, em Maracaju (MS), o que há de mais avançado em inovação agrícola. Visitantes da feira que movimenta um dos maiores polos agrícolas do Centro-Oeste poderão conferir diferenciais tecnológicos como a colheitadeira S7, com sua automação preditiva, e demais lançamentos em máquinas, implementos e soluções para a atividade rural.

Colheitadeira John Deere S7

Mais do que uma vitrine de máquinas, a presença da Áster e John Deere na Showtec apresenta o futuro do Agro traduzido em tecnologia, conectividade e inteligência de dados. Tudo isso faz ainda mais sentido num Estado pujante como Mato Grosso do Sul, de indicadores econômicos que impressionam o Brasil e o mundo.

Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) sinalizam para uma safra de 75,3 milhões de toneladas (2024/2025), volume 2,5% maior que a safra anterior, projeção encorpada principalmente pelas lavouras de soja e milho.

Não há como pensar em safras grandiosas sem tecnologia e investimento em pesquisa. E é por isso, para dar amparo ao produtor rural em sua missão de alimentar o mundo, que 15 novas máquinas, implementos e soluções digitais são apresentados pela John Deere e Áster ao mercado nesta temporada.

Um exemplar da colheitadeira S7 poderá ser conferido de perto no estande da Áster. Equipada com sensores de última geração e sistemas avançados de automação, a S7 garante o máximo rendimento por hectare na hora da colheita, com o mínimo de desperdício.

O espaço exclusivo no parque da Showtec também levará um convite à experimentação à conectividade no campo e à gestão remota das operações nas propriedades rurais, apresentando serviços que ajudam líderes a transformar dados em produtividade.

“Estamos vivendo uma revolução no campo, onde tecnologia, conectividade e inteligência de dados já não são mais tendências, são necessidades. Teremos a oportunidade de dialogar sobre isso na Showtec. Nosso propósito é estar ao lado do produtor rural em todas as etapas da safra, do preparo do solo à colheita, conectando máquinas, dados e pessoas para que o Agro brasileiro siga crescendo e a vida possa continuar avançar”, ressalta Luiz Piccinin, presidente da Áster.

ShowTec

Um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, a ShowTec será realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio, em Maracaju, Mato Grosso do Sul. O município se destaca pela alta produtividade agrícola e por ser a sede da Fundação MS, realizadora do evento. A feira é uma verdadeira vitrine de inovações tecnológicas, novas cultivares, soluções sustentáveis, maquinários de última geração e práticas de manejo mais eficientes.

Áster

Fundada há 28 anos, em Campo Novo do Parecis (MT), a empresa atua em diversas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como representante exclusiva John Deere, maior fabricante de máquinas agrícolas do mundo. A Áster oferece aos seus clientes soluções integradas, fortalecendo a melhor parceira no campo para o produtor rural, contribuindo para a sua nobre missão de alimentar o mundo.

Áster
Íntegra Comunicação Estratégica

sexta-feira, 16 de maio de 2025

MOTOR CUMMINS QSB 6.7 EQUIPA NOVA CARREGADEIRA JCB VOLTADA AO AGRONEGÓCIO

Nova aplicação reforça parceria e amplia presença da líder em tecnologia de energia no campo

Carregadeira JCB equipada com motor Cummins QSB 6.7

A Cummins reforça sua presença no agronegócio com mais uma aplicação do motor QSB 6.7, agora integrado à nova carregadeira JCB 437ZX AGRI, apresentada durante a 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A novidade marca um avanço importante no relacionamento entre as empresas e amplia o papel da Cummins no campo, com soluções voltadas à alta produtividade e à sustentabilidade.

Com potência calibrada de 173 hp para a aplicação na nova carregadeira da JCB, o motor QSB 6.7 é reconhecido pela robustez e desempenho em operações severas - atributos ainda mais relevantes nas demandas do agronegócio. Vale reforçar que o QSB 6.7 também é certificado para MAR-1, compatível com biodiesel até B20, preparado para operar com o combustível de origem vegetal — uma vantagem real para o agro, que demanda flexibilidade energética.

Indicada para operações de grande volume movimentado, a JCB 437ZX AGRI combina alto desempenho, economia de combustível e conforto para o operador, consolidando-se como uma das soluções mais completas da categoria. “A 437ZX AGRI chega para atender produtores que precisam de uma máquina multifuncional, robusta e eficiente. É uma solução ideal para o agro brasileiro, que cada vez mais busca produtividade com tecnologia”, afirma Etelson Hauck, Diretor de Estratégia e Solução de Produtos da JCB.

Para Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins, “essa nova aplicação reforça nossa parceria com a JCB em oferecer soluções que combinam tecnologia, confiabilidade e produtividade para o produtor rural. O motor QSB 6.7 está ainda mais preparado para o campo, com respostas otimizadas para longas jornadas e condições desafiadoras”.

Com produção nacional na fábrica da JCB em Sorocaba (SP), a carregadeira representa mais um passo da empresa para ampliar sua atuação no setor agrícola. “Nosso objetivo é crescer ainda mais no agro brasileiro, que é estratégico para a JCB. Por isso, seguimos investindo, ampliando nosso portfólio”, complementa Hauck.

JCB - Líder mundial em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos, a JCB é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção. Multinacional de origem britânica, com 80 anos de atuação dos quais mais de 20 no Brasil, possui 24 fábricas pelo mundo que produzem mais de 300 modelos de máquinas. A fábrica no Brasil está no município de Sorocaba (SP), atendendo toda a América Latina, onde são comercializadas retroescavadeiras, manipuladores telescópicos Loadall, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, miniescavadeiras, minicarregadeiras, rolos compactadores e plataformas elevatórias

Cummins Brasil – Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, acesse o site

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

GM APRESENTA BATERIA LMR PARA AMPLIAR AUTONOMIA E REDUZIR CUSTO DOS ELÉTRICOS

Funcionário manipula um protótipo em tamanho real da célula de bateria LMR no Wallace Battery Cell Innovation Center, da General Motors, em Warren, Michigan. Foto: Divulgação

Por Kushal Narayanaswamy*

A General Motors desenvolve uma nova tecnologia de bateria chamada LMR, sigla em inglês para “lítio com alto teor de manganês”. Pesquisadores estudam esse tipo de bateria desde os anos 1990, por acreditarem no seu potencial de oferecer veículos elétricos com boa autonomia e custo mais acessível.

Até agora, nenhum carro elétrico foi lançado com essa bateria — e há uma razão para isso: as baterias LMR enfrentavam limitações técnicas, como menor longevidade e perda progressiva de capacidade de armazenamento de energia. Isso fazia com que elas não se mostrassem adequadas para aplicação em veículos de produção. Até então.

A GM, com sua parceira LG Energy Solution, conseguiu superar essas limitações. Graças a novas soluções de engenharia, será possível lançar carros elétricos que combinam ótima autonomia com preço convidativo. Hoje, por exemplo, temos a picape elétrica com maior alcance do mercado: a Chevrolet Silverado EV Work Truck roda até 792 km com uma carga completa no ciclo EPA.

Além disso, ela é a caminhonete com recarga mais rápida disponível, 350 kW, capacidade de carregamento até sete vezes maior que a de veículos elétricos tradicionais. E com as baterias LMR, podemos ir ainda mais longe em termos de custo-benefício.

A GM e a LG têm planos para produzir comercialmente as baterias LMR com formato prismático já para as próximas gerações de veículos elétricos, incluindo SUVs de grande porte. A GM pretende ser a primeira fabricante a usar esse tipo de tecnologia no segmento automotivo. A produção deve começar em 2028 nos Estados Unidos, por meio da Ultium Cells, a joint venture entre as duas empresas.

Hoje, carros elétricos como o Blazer EV e o Equinox EV utilizam baterias NMCA, que misturam níquel, manganês, cobalto e alumínio. Essa composição, com alto teor de níquel, garante boa autonomia. Mas ao combinar a nova bateria LMR com o formato prismático — que é mais eficiente na hora de montar o carro —, a GM quer superar os 640 km de capacidade com custo inferior ao das baterias atuais.

As pesquisas com baterias LMR começaram na GM em 2015, mas ganharam força mesmo a partir de 2020. Até o fim de 2024, a empresa já havia testado centenas de protótipos de células prismáticas, usando diferentes tamanhos e formatos, totalizando o equivalente a 2,2 milhões de quilômetros rodados em testes.

Principais motivos pelos quais essa nova bateria promete transformar o mercado de veículos elétricos

Mais acessíveis e com construção mais simples
Enquanto as baterias tradicionais são compostas por cerca de 85% de níquel, 10% de manganês e 5% de cobalto, as LMR têm uma composição bem diferente: aproximadamente 35% de níquel, 65% de manganês e quase nada de cobalto. E por que isso importa? Porque o manganês é um elemento químico mais barato e abundante. Além disso, essa formulação permite a fabricação de células maiores, o que também ajuda a reduzir o número de peças e o custo total do sistema.

Mais densidade energética do que as baterias LFP
A GM estima que as células LMR podem entregar um terço a mais de energia do que as baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), bastante usadas atualmente em carros elétricos de entrada — especialmente por serem consideradas de menor custo.

Formato prismático: espaço e conjunto otimizados
As células LMR terão formato prismático — são retangulares — em vez do tipo “pouch” (parecido com um sachê), usado hoje nas baterias com alto percentual de níquel. Esse novo formato é mais eficiente para veículos de maior porte, como picapes e SUVs. Ele também permite reduzir em 75% o número de peças do módulo da bateria, e em 50% o número de componentes do sistema como um todo.

Antigos desafios resolvidos
Como dito, as baterias LMR apresentavam dois grandes entraves: menor longevidade e perda progressiva de capacidade de armazenamento de energia. A GM conseguiu solucionar isso com formulações químicas avançadas, uso de componentes com revestimentos especiais e melhorias no processo de fabricação. Agora, as novas células LMR têm vida útil e desempenho semelhantes às baterias atuais com alto teor de níquel, mas com custo muito mais baixo.

Tecnologia patenteada e protegida
A GM e a LG já possuem muitas patentes relacionadas à manufatura e uso das baterias LMR. O montante de propriedade intelectual segue crescendo, especialmente nas áreas de produção e integração das células.

Pesquisa e desenvolvimento de ponta
Tudo isso está sendo desenvolvido na GM por uma equipe dedicada no Wallace Battery Cell Innovation Center, em Warren (Michigan, EUA). Lá, a empresa trabalha junto com parceiros para desenvolver baterias com formulações químicas que tragam ainda mais benefícios aos veículos, balanceando quesitos como custo e desempenho. Ao lado desse prédio, está sendo construído o novo Centro de Desenvolvimento de Células, que vai acelerar a jornada entre os experimentos em laboratório e a produção em larga escala.

A tecnologia LMR vai permitir que a GM ofereça ao consumidor carros elétricos com grande autonomia e preços bem mais acessíveis. Estamos animados com o que vem por aí.

* Kushal Narayanaswamy é diretor de engenharia de células de bateria da GM.

General Motors América do Sul