segunda-feira, 28 de abril de 2025

JOANINI INVESTE 9 MILHÕES EM 10 NOVOS CAMINHÕES VERDES NO DESEMPENHO E TAMBÉM NA ESTÉTICA

Dando mais um passo importante rumo à modernização da sua operação e à consolidação de sua atuação nacional, a Joanini Transportes acaba de realizar a aquisição de mais 10 novos caminhões Volvo  FH-460 - 6x2 EURO 6, com investimento superior a R$ 9 milhões de reais acelerando assim seu compromisso com as causas ESG e sua expansão operacional.

Esta é a terceira rodada de investimentos em frota da companhia nos últimos meses, reforçando o foco no crescimento sustentável e o atendimento aos maiores embarcadores do Brasil.

A nova aquisição tem como objetivo a renovação da frota e o atendimento ao aumento da demanda nas principais rotas da empresa, especialmente em segmentos estratégicos como agronegócio e transporte de medicamentos, áreas nas quais a Joanini vem ampliando sua presença de forma acelerada.

Entre os diferenciais dos novos veículos está o foco em baixa emissão de poluentes, com tecnologias embarcadas como o sistema I-See, que usa dados topográficos para otimizar o consumo de combustível, e o motor com padrão Euro 6, que reduz significativamente os níveis de NOx e material particulado – alinhado às exigências globais de sustentabilidade.

E não para por aí. Em sintonia com os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance), que norteiam a empresa, cinco dos dez novos veículos são totalmente verdes – tanto na estética, pintura e adesivação quanto no propósito.

“Os caminhões verdes são símbolo de um compromisso que vai além da operação logística. Eles representam nossa jornada por um transporte mais limpo, eficiente e conectado ao futuro que acreditamos por isso adquirimos 5 unidades totalmente verdes, além da cor eles também contam com adesivos especiais que reforçam esses nossos valores”, destaca Rodrigo Penteado, CEO da Joanini.

Rodrigo Penteado

Os investimentos fazem parte de um plano estratégico que visa melhorar continuamente a estrutura operacional da empresa, sem abrir mão do cuidado com as pessoas que fazem a roda girar: os motoristas.

“O conforto e a segurança da nossa equipe de estrada são prioridade absoluta. Os novos Volvo FH-460 [6x2] EURO 6 trazem o que há de mais moderno nesse sentido: câmbio automatizado I-Shift, direção dinâmica, câmera com visão noturna,  sistema de monitoramento em tempo real, cabine com ampla ergonomia, cabine alta, leito confortável, GPS integrado, geladeira embutida e comandos intuitivos. Queremos que cada viagem seja segura, confortável e eficiente”, reforça Rodrigo.

A segurança fica ainda mais completa com as tecnologias de vídeo, pois os veículos possuem 5 câmeras on board com telemetria interna instaladas pela Joanini que monitoram e cuidam dos motoristas coletando dados com precisão de desempenho e analisando situações sensíveis como distração, sono, bocejos, fadiga entre outras questões que possam colocar os profissionais da companhia em risco.

A Joanini opera há mais de 18 anos no segmento lotação tendo como clientes referências de embarcadores como: Pepsico, Unilever, Nestle, Vedacit entre outros. Com essa nova aquisição sua posição como referência no transporte rodoviário de cargas no Brasil se consolida. Reafirmando, assim com essa atitude, seu compromisso com práticas sustentáveis, inovação e excelência no atendimento aos seus parceiros logísticos.

Joanini Transporte e Logística


Fundada em 2006, com 18 anos de Operação, a Joanini é uma transportadora com uma gestão jovem e moderna que oferece os serviços de soluções em: Transporte Lotação, Transporte de Carga Refrigerada, Transporte de Produtos Controlados, Gestão de Armazenagem e Logística, além de Locação de Carretas. Entre seus principais clientes, estão gigantes nacionais e internacionais, como: Pepsico, Unilever, Vedacit, Nestlé, Cargill, Sika, KraftHeinz, Fini, Loius Dreyfus, entre outros.

Situada na cidade de Itatiba, a 80 km da capital paulista, e localizada próxima as principais rodovias que interligam o Brasil de Norte a Sul, conta com uma equipe de mais de 250 colaboradores, entre CLTs e agregados. Com uma frota jovem e tecnológica opera na matriz e filiais nos estados de: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Goiânia e Pernambuco.

Joanini Transporte e Logística
4REP Assessoria

IVECO BUS FORNECE 102 CROSSWAY PARA A BUSWAY COIMBRA, EM PORTUGAL.

As 102 unidades do CROSSWAY integrarão a frota da BUSWAY Coimbra, operando na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

A IVECO BUS Ibérica iniciou a entrega de 102 ônibus CROSSWAY para a BUSWAY Coimbra, com o objetivo de reforçar sua frota para atendimento na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em Portugal.

Os veículos são equipados com motores CURSOR 9 da FPT Industrial, com 360 cv de potência, combinados com caixas de câmbio automáticas ZF ECOLIFE 6AP, garantindo desempenho eficiente em rotas intermunicipais. Eles foram fabricados sob medida, com foco no tipo de operação, bem-estar dos passageiros e durabilidade e confiabilidade a longo prazo.

A linha CROSSWAY oferece uma posição de condução ergonômica para os motoristas, além de diversos sistemas de entretenimento e conforto para melhorar a experiência a bordo dos passageiros. O design interno reduz o ruído, proporcionando uma viagem mais silenciosa. Em termos de segurança, os CROSSWAY estão em conformidade com os mais recentes padrões ADAS, oferecendo sistemas avançados de assistência ao condutor que aumentam a segurança na direção e nas estradas.

"A entrega destas 102 unidades do IVECO CROSSWAY à BUSWAY Coimbra reforça a presença da IVECO BUS em Portugal e demonstra a confiabilidade e confiança que os clientes depositam nesta linha de produtos. Somente nos últimos três anos cerca de 500 unidades foram entregues em Portugal", afirmou Fabrizio Toscano, gerente de Vendas da IVECO BUS Ibérica.

O CROSSWAY, líder de mercado na Europa, está disponível em todas as opções de energia alternativa, incluindo eletricidade por bateria, biometano e combustível renovável XTL, para apoiar a transição energética, independentemente das regiões e missões. A linha CROSSWAY demonstra sua versatilidade com três comprimentos (10,8m, 12m e 12,9m) e múltiplas versões projetadas para atender perfeitamente ao transporte urbano, viagens intermunicipais e excursões.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

MERCEDES-BENZ LEVA TODA SUA LINHA DE CAMINHÕES PARA A AGRISHOW 2025

Mercedes-Benz Arocs 3353 S 6x4 canavieiro

A Mercedes-Benz, a partir da exposição de nove modelos de caminhões e da divulgação de seu amplo portfólio de peças e serviços, leva para a Agrishow as soluções completas que a marca oferece aos diversos setores do agronegócio. Novamente, a Empresa e oito concessionários participam do maior evento do agronegócio no Brasil e na América Latina, que será realizado até 2 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista, chegando à sua 30ª edição.

“Com base no compromisso “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, sempre estamos atentos ao que os clientes do agro têm a nos dizer e solicitar, podendo assim entregar tudo o que o setor precisa, com foco em todas as etapas do ecossistema da principal locomotiva da economia do País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Durante essa concorrida feira, iremos demonstrar que a Mercedes-Benz não é simplesmente uma fabricante de veículos, mas sim uma provedora de soluções completas para as atividades de transporte e de apoio no campo, oferecendo a mais ampla linha de caminhões e de serviços, do pré ao pós-venda”.

Duas carretas estandes abrigarão o atendimento aos clientes e visitantes da Agrishow. No entorno delas estarão expostos nove caminhões, sendo três extrapesados Actros 2653 6x4 (um deles customizado com pacote robustez) e um extrapesado Actros 2553 6x2, todos com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil.

Completam as atrações do estande um extrapesado off-road Arocs 3353 6x4 cavalo mecânico com motor de 530 cv e cabina leito, o semipesado Atego 1719 4x2, os extrapesados off-road Atego 2730 6x4 e Atego 3133 6x4 e o caminhão médio Accelo 1117.

Mercedes-Benz tem forte ligação com o agro

“Nossa Empresa tem forte ligação com o agronegócio”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. E nossos caminhões atuam com versatilidade nos serviços de apoio no campo. Ou seja, para cada trecho, nós temos uma solução ideal, desde o Accelo, que realiza o transporte de insumos e leva os alimentos até o consumidor final, passando pelo Atego, que atua nos serviços de apoio ao campo e transporte de média distância, indo até os extrapesados Actros e Arocs, que trabalham no transporte da safra em longas distâncias ou no próprio processo da colheita. Certamente, em toda etapa do agro há um Mercedes-Benz atuando”.

Actros Evolution com motor de 530 cavalos, o mais potente da marca

Na evolução do Actros, destaca-se o motor Mercedes-Benz OM 471 LA de 530 cavalos de potência @ 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm @ 1.100 rpm. Desde o lançamento da versão Proconve P8 (Euro 6), este é o motor mais potente da marca no Brasil, muito bem aceito pelo mercado pelo desempenho excelente e ótimo consumo de combustível. Este motor equipa os modelos Actros 2653 6x4 e Actros 2553 6x2 que estarão expostos no estande da marca na Agrishow.

Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, sendo o melhor do mercado. Esse motor apresenta menores índices de ruído e de vibração, além do menor consumo de combustível, até 8% menor que um OM 460 da legislação Euro 5.

Entre os principais destaques do Actros Evolution vale mencionar a bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah e recarga mais rápida. O filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional. O novo compressor de ar nos motores OM 460, que traz ainda mais robustez e eficiência para o motor. O kit robustez da cabina para operações mix-road. Redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventiva otimizada. Carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista. Faróis em LED de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade. Suspensão metálica para os modelos Actros 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Com isso, mais uma vez, a marca atende a pedidos de clientes.

“A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele”, ressalta Jefferson Ferrarez.

O Actros 2653 6x4 com Pacote Robustez ganha uma customização de fábrica para operações no campo, com itens como para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que assegura mais resistência nas vias não pavimentadas das áreas de plantio ou que demandem muita robustez. Dessa forma, está totalmente preparado para os desafios das estradas brasileiras e também fora de estrada, tudo na mesma operação do transporte de grãos, por exemplo.

Por sua vez, o extrapesado Actros 2553 6x2 atende à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.

Arocs 3353 S 6x4 canavieiro está apto para 91 toneladas de PBTC

“O Arocs ocupa cada vez mais espaço nas severas operações fora de estrada no País. É assim na mineração e também no transbordo da cana-de-açúcar do campo à usina”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso extrapesado off-road traz força, robustez e tecnologia para o transporte, assegurando conforto para os motoristas e também produtividade e excelente custo operacional para os clientes. Dessa forma, contribui para que os clientes alcancem a rentabilidade desejada”.

O Arocs 3353 S 6x4 é equipado com motor o OM 471 LA de 530 cv. Este cavalo mecânico atende à Lei que autoriza a circulação de composições de 11 eixos e 91 toneladas de CMT para o segmento canavieiro, como os rodotrens. Assim, atende a todas as demandas dos clientes do setor. Além disso, a Mercedes-Benz ampliou a gama de opcionais e o modelo pode ser oferecido com cabina leito.

Extrapesado Atego 2730 6x4 com motor de 286 cavalos

Esse modelo Atego é amplamente reconhecido por sua eficiência e baixo custo operacional em serviços de apoio no campo. Por exemplo, como caminhão tanque, borracheiro, oficina e várias outras aplicações. Sua força vem do motor OM 926 LA de 286 cavalos.

Outro grande destaque do Atego 2730 é o câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas como item de série. Esse câmbio é sucesso no segmento off-road para aplicações severas.

Atego 3133 6x4 é oferecido em três versões off-road

O Atego 3133 6x4 é um extrapesado que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz. Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chegou ao mercado trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada.

Esse caminhão é oferecido nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da família Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

Atego 1719 apresenta robustez e flexibilidade para operações de apoio no agronegócio

A movimentação de carga nas cidades, em curtos trechos intercidades e até em operações de apoio na construção civil e no agronegócio, exige um caminhão versátil, robusto, com boa capacidade de carga e flexibilidade para atender uma extensa e variada gama de aplicações, que podem ir de um simples furgão de alumínio até um comboio de lubrificação para atender máquinas agrícolas. Este é o Atego 1719 versão plataforma, apto a receber todo tipo de implemento utilizado nesses segmentos, apresentando sempre uma excelente relação custo/benefício.

Accelo 1117 Pacote Robustez com customização de fábrica

Confirmando sua versatilidade, o Accelo 1117, do segmento de médios, é um caminhão flexível para múltiplas aplicações de apoio no agronegócio. A versão com Pacote Robustez e bloqueio de diferencial, por exemplo, está preparada para operar em ambientes severos.

Os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2 passaram a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.

Para quem trafega nos terrenos severos em aplicações predominantemente sob más condições, como estradas vicinais, fazendas, estradas de terra e muitas lombadas altas, a Mercedes-Benz oferece o Pacote Robustez com customização de fábrica. Esse pacote é composto por componentes como protetor de cárter e radiador, chapa protetora do tanque de combustível, protetor do tanque de Arla32, ângulo de entrada elevado até 27 graus (quando carregado), suspensão mais elevada com molas traseiras curtas e trapezoidais e grade protetora da lanterna traseira.

Serviços focados em pequenos, médios e grandes produtores

As soluções que a Mercedes-Benz oferece ao agronegócio são amplas, não se limitando apenas a produto, mas também a serviços. Destaque para telemetria e conectividade, reafirmando o compromisso da empresa em oferecer ao cliente tudo o que ele precisa dentro da própria marca.

O portfólio Mercedes-Benz é disponibilizado ao mercado pela sua Rede de Concessionários de veículos. São 180 concessionários em todos os estados do território nacional, além de operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes.

“Por falar em Serviços Dedicados, eles são ideais para quem trabalha no campo e demanda atendimento in loco nas áreas de produção agrícola e nas fazendas”, afirma Jefferson Ferrarez. “Além disso, o sistema de telemetria Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, nosso serviço de manutenção preditiva, são oferecidos aos clientes especialmente em épocas de safra e safrinha. Já os períodos de entressafra são mais indicados, por exemplo, para aquisição de planos do Consórcio de Peças e Serviços e de Garantia Estendida”.

Para os clientes do agro, a Mercedes-Benz oferece ainda os Planos de Manutenção. Além de várias opções de manutenções preventiva e corretiva, o plano Complete Plus agrega também uma consultoria gerencial, que visa reduzir ainda mais os custos operacionais da frota, a fim de potencializar a rentabilidade no campo.

O portfólio da marca inclui também quatreo linhas de peças – Genuínas, Remanufaturadas Renov, Alliance e AGL – e o Óleo Genuíno Mercedes-Benz, com soluções para todos os clientes do agro, do pequeno ao grande produtor, com rápido atendimento via concessionários em todo o País.

Os clientes podem contar ainda com o Mercedes-Benz Service 24 horas, um completo e abrangente programa assistencial 24 horas por dia, todos os dias e em todo o território nacional. Todo o portfólio de peças e serviços reverte em benefícios no Mercedes Club, o programa de Fidelidade e Recompensas por meio do qual o cliente acumula pontos e troca por descontos em peças e serviços.

Em termos de serviços financeiros, os Concessionários disponibilizam aos clientes o portfólio de financiamentos e seguros do Banco Mercedes-Benz e sua unidade de negócios Mercedes-Benz Locações de Caminhões. Oferecem ainda atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e negócios com seminovos da SelecTrucks.

“Ao desenvolver e ampliar constantemente o nosso abrangente portfólio de peças e serviços, nosso objetivo é que os clientes encontrem tudo o que precisam com a Mercedes-Benz”, reforça Jefferson Ferrarez. “Queremos, afinal, que nossos clientes alcancem cada vez mais eficiência, produtividade e disponibilidade com seus veículos, além de baixo custo operacional, contribuindo para que obtenham a rentabilidade desejada”.

Agrishow

Uma das maiores feiras agrícolas no mundo e a maior feira agropecuária do Brasil, a Agrishow reúne soluções para todos os tipos de culturas, safras, máquinas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

Em sua 30ª edição, a feira reunirá mais de 800 marcas expositoras brasileiras e estrangeiras, ocupando 520.000 m² de área, apresentando o que há de mais novo em tecnologia rural voltada à eficiência, produtividade e sustentabilidade. Em 2024 foram mais de 195 mil visitantes no evento.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

BORGWARNER COMEMORA 50 ANOS DE OPERAÇÕES NO MERCADO BRASILEIRO EM 2025

Unidade Industrial da BorgWarner em Itatiba - SP

A BorgWarner comemora 50 anos de atuação no Brasil contribuindo ativamente para as transformações que mudaram o curso da mobilidade no país. Sua presença na região começou em 1975, com uma fábrica de turbocompressores para veículos comerciais e pesados em Campinas (SP), e expandiu-se para duas fábricas, em Itatiba (SP) e Piracicaba (SP), responsáveis pela produção local de turbocompressores, embreagens viscosas, correntes de comando e sistemas de baterias.

Durante esse tempo, a BorgWarner desenvolveu e produziu inovações que contribuíram para a eficiência geral e a sustentabilidade do setor automotivo nacional, como o pioneirismo na fabricação de turbocompressores para motores flex de redução.

“Esses turbocompressores, da série B01, foram fornecidos para equipar o primeiro motor 1.0 Turbo Flex produzido no Brasil para o automóvel Volkswagen Up! TSI Turbo. Hoje, aproximadamente 50% dos turbocompressores utilizados em motores flex que circulam no Brasil são produzidos em nossa fábrica em Itatiba”, diz Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

Outro marco importante foi a instalação de uma unidade fabril em Piracicaba, projetada para produzir sistemas de baterias para atender à demanda regional de eletrificação de veículos elétricos comerciais, incluindo ônibus. "Nesta planta, que iniciou oficialmente as operações em 2023, produzimos os Sistemas de Baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), que equipam os ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U no país", afirma Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery Systems no Brasil.

Além disso, outros destaques e inovações da BorgWarner no Brasil incluem:

  • Produção local do R2S, um turbocompressor de dois estágios que melhora o desempenho do motor, para equipar o primeiro veículo do Mercosul com motor biturbo.
  • Primeira fábrica no Brasil a produzir correntes de sincronismo para atender à região.
  • Centro técnico dedicado a testes, pesquisa e desenvolvimento, que permite à equipe brasileira atender às demandas técnicas do mercado latino-americano.
  • Produção nacional de turbocompressores com tecnologia avançada de rolamentos de esferas ball bearing para atender às normas de emissões Euro 6. Esses produtos, da série B70H, possuem o sistema de rolamentos de esferas, que contribui para o aumento da eficiência da turbina e a redução do consumo de combustível.

Compromisso com uma mobilidade mais sustentável e inovadora

A história local da BorgWarner, aliada ao seu suporte global, demonstra seu comprometimento com sua visão de um mundo limpo e energeticamente eficiente e sua missão de fornecer soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis. Além disso, a BorgWarner se esforça para atender às demandas específicas de seus clientes nas regiões onde atua.

“Esses 50 anos de sucesso no Brasil reforçam que estamos no caminho certo e conectados com nossos clientes e o mercado. Globalmente, nosso portfólio é guiado por tecnologias que apoiam a descarbonização de veículos e, em 2023, aproximadamente 87% de nossa receita global veio de produtos que ajudam a reduzir as emissões ou viabilizam veículos com emissão zero”, disse Michelle Collins, Diretora Global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner.

Alguns dos produtos que contribuem para a descarbonização incluem:

  • Inversores: considerados um dos três principais componentes que permitem a propulsão de veículos elétricos a bateria. Em 2023, a empresa produziu aproximadamente 687.000 inversores, contribuindo para evitar, aproximadamente, 1,525 milhão de toneladas métricas de CO2e (dióxido de carbono equivalente) ao longo da vida útil dos veículos. A expectativa é que, até 2027, a produção desses componentes cresça significativamente, evitando mais de 9,2 milhões de toneladas métricas de CO2e ao longo da vida útil dos veículos.
  • Turbocompressores: itens responsáveis por aumentar a eficiência de combustível dos veículos a gasolina em aproximadamente 9%. Em 2023, a empresa produziu aproximadamente 9 milhões de turbocompressores a gasolina com válvula wastegate, evitando aproximadamente 16,5 milhões de toneladas métricas de CO2e ao longo da vida útil dos veículos. No Brasil, os turbocompressores são produzidos há 50 anos, ajudando a reduzir as emissões de veículos pesados e leves na região.
  • Sistemas de bateria: a BorgWarner está investindo em tecnologias inovadoras que permitem viagens mais longas, maior eficiência, carregamento mais rápido e maior vida útil da bateria. Globalmente, espera-se que as baterias vendidas em 2023 evitem a emissão de mais de 470.000 toneladas métricas de CO2e ao longo da vida útil dos veículos, incluindo ônibus equipados com esses sistemas que circulam atualmente no Brasil.

A BorgWarner busca garantir que seus produtos tenham um impacto mais sustentável em diferentes estágios de seus ciclos de vida. Um exemplo disso é a remanufatura de produtos, incluindo turbocompressores e válvulas EGR, para ajudar a promover uma economia circular.

“Com a remanufatura, nos últimos 30 anos, a BorgWarner evitou que mais de 24.000 toneladas métricas de alumínio e ferro fundido fossem para aterros sanitários. Em 2001, inauguramos a primeira linha de remanufatura no Brasil, demonstrando nosso compromisso ambiental na região. Hoje, essa linha é certificada e segue padrões de qualidade compatíveis com novos produtos OEM”, explica  Mattedi.

Outro exemplo está relacionado aos sistemas de baterias, que dependem de processos de projeto e produção sustentáveis. “Parte de nossa área de atuação começou a incorporar um checklist de projeto ao processo de desenvolvimento de produtos. Dessa forma, a cada novo produto, as equipes de desenvolvimento consideram os impactos em todos os setores, incluindo a seleção de materiais, o processo de produção, o uso do produto e a viabilidade da reciclagem", pontua Rezende.

Além disso, a BorgWarner pretende reciclar suas baterias para que elas tenham uma segunda vida útil. Quando não forem mais adequadas para uso em veículos, podem ser reutilizadas para armazenamento de energia em instalações estacionárias, combinando-as com geração renovável para maior estabilidade da rede.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder global transformadora de produtos, trazendo inovação de mobilidade bem-sucedida ao mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

sábado, 26 de abril de 2025

DE VOLTA PARA O FUTURO: Proauto e Blocx levam DeLorean e Dr. Brown para evento de antigomobilismo.

Foto: DeLorean Brasil

Neste domingo, 27 de abril, o futuro e o passado vão se encontrar no Back To The Classics, um encontro de carros antigos que é muito mais do que uma exposição: é uma verdadeira festa flashback, realizada no Dream Car Museum, em São Roque (SP).

Entre os clássicos que atravessaram décadas, uma atração promete roubar a cena: o icônico DeLorean, carro que marcou gerações no filme De Volta para o Futuro, chega ao evento acompanhado do irreverente Dr. Brown - e com uma mensagem clara: proteger o que importa, hoje e sempre.

A ação é fruto da colaboração entre a Proauto, referência em proteção veicular via socorro mútuo, e a Blocx, empresa que oferece soluções de rastreamento e telemetria avançada. Juntas, as marcas criaram uma ativação que busca dialogar com o público apaixonado por carros antigos, que carrega uma forte relação afetiva com os veículos e suas histórias.

O conceito da participação é evidenciar que, enquanto o passado inspira e o futuro impulsiona, é no agora que o cuidado acontece. No estande das marcas, o DeLorean será apresentado lado a lado com o carro da frota Proauto equipado com a tecnologia de telemetria da Blocx. A ideia é provocar a curiosidade e estabelecer uma conexão entre o clássico e a inovação, ressaltando a proposta das empresas de proteger veículos de todas as épocas, sem limite de tempo.

“O público desse tipo de evento não busca uma abordagem comercial direta — eles estão ali para contemplar, celebrar suas histórias e relaxar. Por isso, pensamos em algo que proporcionasse uma experiência marcante e ao mesmo tempo respeitosa, com uma ativação que desperta interesse e conversa com essa paixão. O DeLorean e o Dr. Brown ajudam a abrir essa conversa, enquanto apresentamos o que temos de mais avançado em proteção e tecnologia”, explica Vivian Novy, Head de Marketing da Proauto.

A ativação inclui ainda um painel temático sobre a linha do tempo da evolução automotiva e um sorteio digital de brindes para os visitantes. O personagem Dr. Brown fará intervenções no estande, trazendo de forma lúdica a reflexão sobre passado, presente e futuro - sempre com o olhar atento para o agora, onde a proteção acontece de fato.

Serviço
Back To The Classics 
27 de abril de 2025 (domingo), das 9h às 17h
Dream Car Museum
Estrada do Vinho, km 10 – São Roque (SP)
Entrada gratuita para visitantes

Back To The Classics
Elu Assessoria

PÁ CARREGADEIRA CASE 721E CUSTOMIZADA PARA CANA É DESTAQUE NA AGRISHOW

A CASE Construction Equipment, marca de equipamentos de construção da CNH, estará presente na Agrishow, no estande da marca-irmã Case IH, mostrando toda a versatilidade e inovação do seu portfólio, com aplicação também no agronegócio. Os destaques são a pá carregadeira 721E versão canavieira, o trator de esteira compacto 850M e a miniescavadeira CX35D, lançamento recente da marca, todos 100% conectados.

Esta versão da 721E vem com itens que fazem toda a diferença para uma melhor produtividade nas operações com o bagaço de cana, bem como as tarefas do dia a dia.  O filtro de ar-condicionado tipo snorkel, para a entrada de ar na cabine, similar ao usado em veículos off-road e o pré-filtro de ar HD do motor, promovem uma filtragem mais eficiente, reduzindo a saturação dos itens. “São soluções robustas, com maior capacidade de remover partículas menores - mais presentes no cultivo da cana, devido ao bagaço ser um material muito leve - prolongando a vida útil dos componentes”, explica Marcelo Rohr, especialista de marketing de produto da CASE.

Outro diferencial são os pneus especiais 750-65R26, maiores e mais largos, melhorando a tração da máquina. “Trouxemos o mesmo pneu utilizado em colheitadeiras, que evita que a máquina afunde no bagaço de cana. Houve uma preocupação em aumentar a área de contato com o solo, diminuindo a pressão”, explica Rohr.  A caçamba também foi adaptada, passando de 5.5 para 6 m³ e um peso aproximado de 1.550kg, melhorando a produtividade da máquina.

O trator compacto 850M, fabricado no Brasil e exportado para todo o mundo, também é uma excelente solução para o campo. Indicado para diversas aplicações, se adapta e entrega resultados, em diferentes tipos de solo, incluindo lama, pois oferece tração e estabilidade. Suas esteiras reduzem a compactação do solo, além de proporcionar uma excelente tração, sendo ideal para tracionar e operar com implementos em todos os tipos de terreno.

Já a miniescavadeira CX35D, um dos lançamentos mais recentes da CASE Construction Equipment, tem indicação para operações em condições complexas, com eficiência e segurança. Multifuncional, opera também no campo, com possibilidade de utilização de diversos tipos de implemento, para diferentes necessidades.

Quem passar pelo estande também poderá ver a retroescavadeira 580N S2 HD, a motoniveladora 865B e a minicarregadeira SV300.

Conectividade

Todo o portfólio da CASE produzido no Brasil conta com recursos de telemetria.

Com máquinas 100% conectadas, é possível realizar manutenção preditiva, identificar problemas ou falhas iminentes, otimizar o consumo de combustível, analisar o desempenho das operações e programar tarefas de maneira eficiente, resultando em maior produtividade e redução do tempo de inatividade das máquinas, entre outros benefícios.

O myCASE Construction é a plataforma da marca que reúne todas essas informações. A ferramenta pode ser acessada de qualquer aparelho com conexão de internet e o cliente monitora toda sua frota em tempo real, além de ter contato direto com a rede de concessionários e a fábrica.

Localizado na fábrica de Contagem (MG), o CASE SiteConnect Center é uma central de suporte, com uma equipe de especialistas preparada para garantir respostas rápidas, uma experiência diferenciada e entrega eficiente de operações.

CASE Construction Equipment
Rede Comunicação de Resultado

ÚNICO EM SEU SEGMENTO, TRATOR MT4 70 DA LS TRACTOR MOSTRARÁ SUA VERSATILIDADE NA AGRISHOW.

A Agrishow 2025 acontecerá de 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto/SP, e essa 30ª edição promete ser uma das mais tecnológicas dos últimos tempos. Com o tema “O Futuro do Agro de A a Z”, a feira conhecida como vitrine de inovações apresentará tudo de mais moderno que chegará ao mercado. Entre os destaques estará o MT4 70, o único trator verdadeiramente utilitário do segmento, de fabricação nacional, projetado pela LS Tractor, uma empresa sul-coreana com coração brasileiro, para atender a todos os desafios no campo em pequenas, médias e grandes propriedades.

Inovador e versátil, o MT4 70 é o mais recente projeto, e chega para atender as mais diversas necessidades da agricultura brasileira e produtores rurais de todos os portes, com ênfase para a cafeicultura, fruticultura, horticultura, fumicultura, além de pecuária leiteira entre outras tantas atividades em uma fazenda. O lançamento também se mostra eficiente para o manejo diário nas grandes propriedades, se destaca pela agilidade operacional principalmente para aquelas atividades que exigem manobras constantes e repetitivas.

De acordo com Felippe Vieira, diretor comercial da LS Tractor, o lançamento está pronto para atender as mais variadas necessidades com um baixíssimo nível de consumo de combustível. “Essa é a oportunidade para o agricultor trocar um equipamento antigo, por um novo com muita tecnologia, e que vai proporcionar uma melhor eficiência operacional, redução dos custos e para o operador muito mais conforto, gerado pela ergonomia funcional deste novo trator”, detalhou.

Considerado o SUV de tratores, o MT4 70 é o único em sua categoria, conta com o motor LS Diesel de quatro cilindros e potência de 62 cv com torque elevado. A novidade diferencia-se ainda por uma transmissão LS de 32 marchas a frente e 16 á Ré com super redutor integrado, projetada para oferecer a máxima eficiência operacional, um eixo dianteiro HD, proporciona maior capacidade de carga e estabilidade no trabalho, um sistema hidráulico com capacidade de levante 1.655 kg e controle remoto com vazão variável e ajuste de 0 à 35l/m, em uma das válvulas.

O trator será disponibilizado em duas versões, plataformado (ROPs) e com cabine original de fábrica. “O MT4 70 nos enche de orgulho, pois é uma máquina à frente do seu tempo, sendo moderno e inovador. Ele reforça o nosso compromisso de entregar muita tecnologia e soluções disruptivas para proporcionar ao nosso cliente mais eficiência e sustentabilidade em suas operações”, destacou o diretor.

Para o pequeno produtor, uma grande solução

Focada nos pequenos produtores e na agricultura familiar, que somam mais de dois milhões de estabelecimentos rurais no Brasil, a LS Tractor desenvolveu e está lançando ao mercado o modelo MT2 27E. Este é um trator de pequeno porte, desenvolvido para uso intensivo, projetado para facilitar e mecanizar o trabalho daquelas propriedades que ainda não contam com um equipamento adequado ou utilizam ainda um maquinário antigo. “Este lançamento é uma grande alternativa às propriedades menores que passam a ter acesso a uma solução com muita qualidade e tecnologia, algo inédito a essa categoria”, detalhou Vieira.

O MT2 27E embora seja um trator pequeno, conta com tecnologia de grandes máquinas. Equipado com motor LS diesel 3 cilindros de 25 cv de potência, o modelo está equipado com transmissão LS de 12 marchas à frente e 12 a ré e reversor sincronizado. Esses diferenciais garantem além de um excelente conforto, muita eficiência operacional e economia de combustível.

O trator também possui TDP independente com acionamento eletro-hidráulico, o que melhora o conforto operacional e proporciona mais agilidade. O sistema hidráulico de três pontos com capacidade de levante de 820 kg é o maior da categoria, o que contribui para um desempenho superior. “O MT2 27E foi desenvolvido para atender as necessidades de manejo e mecanização em pequenos produtores por exemplo na Horticultura, Fruticultura, para as lavouras de café e também nas aplicações especiais, como: aviários, piscicultura, suinocultura, suporte à pecuária”, reforçou o diretor da LS Tractor.

A feira

Agrishow, que se consolidou como principal feira de tecnologia do agronegócio na América Latina, para este ano, tem a expectativa de receber mais de 195 mil visitantes nacionais e internacionais, de mais de 50 países, e mais de 800 marcas confirmadas, entre líderes nacionais e multinacionais.  Segundo Vieira, estar no evento é fundamental para as grandes marcas e para a LS Tractor, não é diferente, pois é o local onde muitos clientes fecham negócios, pois têm a confiança que as boas condições acontecem ali.

Além dos importantes lançamentos, a multinacional levará para o evento toda sua linha de tratores já consagradas no mercado com um portfólio que vai de modelos de 25 cv de potência a 145 cv, para as mais diversas operações no campo. “Seguimos firmes com o nosso propósito de inovação, desenvolvendo soluções únicas. A LS Tractor é especialista em pequenos tratadores, mas também para atender grandes produtores”, destacou o profissional.

Durante todos os dias de evento a equipe técnica e comercial da multinacional estará presente para tirar dúvidas e auxiliar os visitantes sobre os maquinários expostos. Além de condições especiais para aquisição dos equipamentos novos e na valorização dos usados, a empresa preparou alguns temas específicos com destaque para: o consórcio, hortifrúti, laranja, café, amendoim e parceiros. “Fica aqui o nosso convite para os visitantes, clientes, amigos, parceiros e produtores a irem até o nosso estande na Agrishow e conferir tudo isso bem de perto”, finalizou o profissional da LS Tractor.

LS Tractor
Ruralpress

MAIS DE 260 ÔNIBUS MERCEDES-BENZ OF 1721 L COM SUSPENSÃO PNEUMÁTICA OPERAM NA RENOVADA FROTA DE GOIÂNIA

Os ônibus urbanos Mercedes-Benz têm presença cada vez mais marcante nas renovações de frota das capitais brasileiras. Um bom exemplo são os mais de 240 novos chassis OF 1721 L com tecnologia BlueTec 6 e com suspensão pneumática que já circulam no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

Capitaneado pela Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), esse projeto de renovação de frota prevê a substituição de 1.200 ônibus até 2026. Os investimentos são compartilhados entre o Governo do Estado, municípios e concessionárias, contando com recursos do programa Refrota do Governo Federal.

Mais de 140 unidades do chassi OF 1721 L foram adquiridas pela Rápido Araguaia e mais de 120 pela HP Transportes, operadoras locais. As vendas foram realizadas pela Tecar Diesel, concessionário Mercedes-Benz de Aparecida de Goiânia.

“Já há um bom tempo, Goiânia revela destacada preferência pelo OF 1721, o campeão de vendas da nossa marca há mais de 10 anos, com mais de 100.000 unidades emplacadas no País”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O OF 1721, tanto com suspensão pneumática quanto metálica, é reconhecido no mercado pela robustez e resistência e pelo ótimo nível de conforto e segurança que oferece aos usuários e ao motorista. Além disso, se destaca pelo baixo consumo de combustível e reduzido custo de manutenção, otimizando o custo operacional para as empresas de transporte”.

Equipados com motores Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6, os chassis de ônibus Mercedes-Benz atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6). “Dessa forma, reduzem as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, a preservação ambiental e a mobilidade sustentável”, diz Walter Barbosa.

Walter Barbosa

Rápido Araguaia valoriza o treinamento de motoristas para o Euro 6

A Rápido Araguaia consolidou-se como uma das grandes empresas de transporte coletivo urbano de Goiânia, símbolo do pioneirismo que caracteriza o Grupo Odilon Santos, fundado em 1938, com 87 anos de existência.

A busca constante pela excelência nos serviços é marca registrada da Rápido Araguaia, que, no contexto do projeto da Nova RMTC, já investiu na aquisição de mais de 140 chassis modelo OF 1721 L, equipados com carrocerias Marcopolo Torino, e assumiu o compromisso de renovar toda a sua frota até 2026. Estes veículos oferecem ar-condicionado, acessibilidade para cadeirantes, entradas USB e sistema de três portas laterais, otimizando o fluxo de passageiros e reduzindo o tempo nas paradas.

A Rápido Araguaia opera cerca de 50% do sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de Goiânia, contando com 580 ônibus em sua frota. Destes, 25% são Mercedes-Benz.

“A grande novidade dessa aquisição foi a chegada dos ônibus Euro 6 na nossa frota. Nesse contexto, a Mercedes-Benz e a Tecar Diesel nos deram todo apoio com entrega técnica e treinamentos, tanto operacional para os nossos motoristas e monitores, quanto de manutenção para o pessoal de oficina”, informa Roberto Rabelo, diretor executivo da Rápido Araguaia. “A expectativa é obter dos novos ônibus o melhor desempenho na operação, visando qualidade, segurança e conforto para os passageiros, além de ótimos resultados em termos de consumo de diesel”.

HP Transportes e a parceria essencial com a Mercedes-Benz

A HP Transportes, empresa do Grupo HP fundada em 1969, consolidou, ao longo dos anos, sua atuação no transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. Recentemente, adquiriu mais de 120 chassis OF 1721 L para renovação de frota, todos com carroceria Caio Apache Vip, reforçando assim o seu compromisso com a modernização e eficiência do transporte.

A aquisição dos novos ônibus OF 1721 L pela HP Transportes contou com recursos do Refrota, tendo o Banco Mercedes-Benz como agente financeiro da operação. A frota total da empresa supera o volume de mais de 300 veículos, sendo mais de 90% da marca da estrela de três pontas.

“No contexto do projeto da Nova RMTC, a HP Transportes assumiu o compromisso de renovar 100% de sua frota até o final de 2026, priorizando ônibus que contribuam para a redução da emissão de poluentes e para o aumento da confiabilidade dos serviços prestados”, destaca o diretor Hugo Santana de Moraes Santos. “Nosso foco é garantir um transporte público mais eficiente, sustentável e confortável para os passageiros. Nesse sentido, seguimos investindo em inovação e qualidade e a Mercedes-Benz tem sido uma parceira essencial nessa trajetória”.

“Nossa parceria com a Mercedes-Benz sempre foi muito sólida e altamente valorizada. A marca é reconhecida no mercado pela qualidade e confiabilidade de seus produtos, características fundamentais para o transporte coletivo urbano”, diz Hugo Santana de Moraes Santos. “Com a recente renovação da frota, evidenciamos que os ônibus adquiridos apresentam excelente custo-benefício e desempenho. Além disso, a introdução dos motores Euro 6, que reduzem significativamente a emissão de poluentes, está alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade e a eficiência operacional”.

Chassis Mercedes-Benz são reconhecidos pela robustez e excelente custo operacional, além do menor índice de emissão de poluentes

O OF 1721 e todos os chassis de ônibus da marca são reconhecidos no mercado pela robustez e resistência, bem como ótimo nível de conforto e segurança que oferecem aos usuários e ao motorista. Além disso, se destacam pelo reduzido consumo de combustível e pelo baixo custo de manutenção, otimizando o custo operacional para as empresas de transporte.

Equipados com motores Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6, os chassis de ônibus Mercedes-Benz atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6), reduzindo drasticamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, para a preservação ambiental e para a mobilidade sustentável.

O OF 1721 é indicado para o transporte urbano de passageiros e também para clientes que atuam com fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, os veículos recebem carroçarias de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.

Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o OF 1721, assim como o modelo OF 1724, são oferecidos também com suspensão pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação ao conforto do veículo.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

STELLANTIS AVANÇA NO BRASIL E REGISTRA ALTA NA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÕES NO 1º TRIMESTRE DE 2025

Stellantis segue em ritmo de crescimento no primeiro trimestre de 2025. Além de ampliar a liderança em volume de vendas, a empresa também alcançou resultados expressivos no Brasil, com destaque para a produção e exportação de veículos.

“Os resultados do primeiro trimestre reforçam o papel estratégico da Stellantis no Brasil, tanto no atendimento ao mercado interno quanto na expansão das exportações. Esse desempenho positivo demonstra não apenas a confiança do consumidor em nossos veículos, como também a força e a eficiência das nossas operações industriais no país. Nossas fábricas seguem entregando produtos de alta qualidade, com competitividade e foco em atender diferentes mercados”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Produção em alta

Entre janeiro e março, a Stellantis produziu 191.307 veículos no Brasil, um crescimento de 21% em relação às 158.233 unidades registradas no mesmo período de 2024. O desempenho reforça a força industrial da companhia no país e sua relevância no cenário automotivo nacional.

O Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, foi um dos principais responsáveis por esse desempenho, com 117.441 veículos produzidos no primeiro trimestre, um avanço de 23% em comparação com o ano passado.

Em Pernambuco, o Polo Automotivo de Goiana somou 56.972 unidades produzidas no acumulado do ano, volume 10,9% superior ao de 2024. Já a unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, alcançou 16.894 veículos fabricados entre janeiro e março, um aumento de aproximadamente 45% na comparação anual.

Crescimento nas exportações

As exportações da Stellantis no Brasil também apresentaram desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025. No total, foram exportados 38.160 veículos entre janeiro e março, representando um crescimento de aproximadamente 38% em relação ao ano anterior.

O destaque é o Polo Automotivo de Porto Real (RJ), que registrou o maior crescimento percentual entre as unidades da empresa: 7,8 mil veículos exportados, um avanço de 168% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Polo Automotivo de Betim (MG) liderou em volume absoluto, com mais de 20 mil unidades embarcadas e um crescimento de 41% na comparação anual.

Em Pernambuco, a fábrica de Goiana manteve o bom desempenho do ano anterior, com mais de 10 mil veículos exportados no acumulado entre janeiro e março deste ano.

Strada é destaque nas exportações

Um dos principais modelos responsáveis pelo bom desempenho da Stellantis nas exportações brasileiras foi a Fiat Strada. Líder absoluta de vendas no mercado nacional, a picape também se destacou no mercado externo e foi o veículo mais exportado da empresa no primeiro trimestre de 2025, com mais de 10 mil unidades enviadas para outros países.

Stellantis

sexta-feira, 25 de abril de 2025

PICKUP RIDDARA 100% ELÉTRICA MARCA PRESENÇA NA AGRISHOW 2025

Maior feira de tecnologia agrícola do Brasil contará com a Riddara RD6 como solução em mobilidade, economia e energia no campo

A Riddara RD6, primeira pickup 100% elétrica importada pelo Grupo Timber, estará em exposição na Agrishow 2025, levando inovação, sustentabilidade e performance para o agronegócio. Com motor de 272 cv e bateria de até 86 kWh, a Riddara surge como uma solução completa para quem busca reduzir custos com combustível e contar com uma fonte energética prática e versátil no dia a dia no campo.

Transporte de Drones

No estande do Grupo Timber, a Riddara terá destaque como veículo de suporte para os drones de pulverização da XAG, marca também representada com exclusividade pelo Grupo. Com suas tomadas na caçamba, a RD6 é capaz de recarregar as baterias dos drones até 90 vezes com carga completa, aumentando a autonomia das operações agrícolas sem depender de infraestrutura adicional.

Nova Versão 4WD

Além da versão 2WD (Luxury), a feira também será palco da versão 4x4 da Riddara no Brasil, que chegou recentemente ao país. Esse novo modelo conta com dois motores elétricos, somando 428 cv de potência, bateria de 72 kWh e seletor de terreno, que adapta a dirigibilidade para diferentes condições do solo — ideal para enfrentar os desafios das estradas rurais. A versão 4WD ainda está em processo de homologação e não possui data oficial de lançamento no Brasil.

Concessionária

A primeira concessionária da Riddara no Brasil, localizada em Curitiba (PR), tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.

O estande do Grupo Timber na Agrishow está instalado à Rua H – Lote H2B

Grupo TimberCom mais de 20 anos de atuação, o Grupo Timber é referência nacional na importação e distribuição de tecnologias para os setores agrícola, florestal, construção e agora na mobilidade elétrica. Representa com exclusividade marcas globais como XAG, Ponsse, Sany, EcoFlow e Riddara, sempre com foco em inovação, sustentabilidade e excelência no atendimento técnico e comercial

Grupo Timber

VOLARE AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO SEGMENTO ESCOLAR EM SÃO PAULO

Marca líder brasileira na produção de micro-ônibus, a Volare reforça a sua já expressiva participação no segmento escolar com o fornecimento de 35 novos veículos para operadores escolares de transporte no Estado de São Paulo. Todas as unidades já foram entregues por intermédio das concessionárias Fly Veículos e Attiva Veículos para as empresas Bamonte Transportes, de Carapicuíba, Viação Rosa e Movili Transportes, de Sorocaba.

"Essa importante venda demonstra a forte liderança e presença da Volare no fornecimento de modelos escolares, não apenas para o programa Caminho da Escola, do governo Federal, mas também para diversos clientes em todo o País”, destaca Sidnei Vargas, gerente comercial da marca. “Entre os nossos diferenciais estão a ampla rede de concessionárias em todo o Brasil e os nossos modelos, produzidos com as características específicas para cada aplicação”, enfatiza.

Os 14 Volare Attack 8 Escolar fornecidos para a Bamonte Transportes estão sendo utilizados no transporte escolar da cidade de Carapicuiba e possuem 8.450mm de comprimento total e capacidade para 44 estudantes em poltronas sofá escolar 860. Contam com motorização Cummins F3.8, assoalho com revestimento de alta resistência, porta hiper folha, câmera de ré, bagageiro, porta-copos e porta-pacotes, sistemas de som com preparação para DVD no salão com rádio AM/FM com USB e itinerários eletrônicos frontais.

Os 21 Volare Fly 10 Escolar fornecidos para a Viação Rosa e Movili Transportes fazem o transporte escolar na cidade de Tatuí, em São Paulo e têm 10.145mm de comprimento total e capacidade para 40 estudantes em poltronas individuais estofadas lotação 860 com encosto alto, porta pantográfica, elevador tipo DTA (Dispositivo de Transposição Acessível), câmera de ré, computador de bordo, assoalho em alumínio lavrado, paredes laterais em alumínio liso, porta-pacotes e janelas bipartidas com limitação de abertura).

A Bamonte Transportes é cliente Volare há quatro anos e possui mais de 40 veículos da marca em sua frota. A Viação Rosa e Movili Transportes têm sede na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo e atuação em diversas cidades dos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Desde 2011, já incorporou mais de 50 micros Volare.

VolareCom 26 anos de atuação no mercado, a Volare é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A que tem como finalidade a produção de microônibus para os segmentos escolar, fretamento, turismo, rural e urbano. Os veículos têm configurações de 6 a 12 toneladas, produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente. São mais de 40 pontos de atendimento no Brasil e 20 no exterior, com assistência técnica especializada. Pioneira na fabricação de veículos comerciais leves, a companhia possui unidades fabris em Caxias do Sul/RS e em São Mateus/ES.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

FPT INDUSTRIAL APRESENTA MOTORES A ETANOL E REMAN NA AGRISHOW 2025

Marca do Iveco Group aposta em motores ainda mais sustentáveis no campo, com abordagem voltada a combustíveis alternativos como etanol

Marca parceira com soluções diversificadas, a FPT Industrial apresenta na Agrishow 2025 motores ainda mais sustentáveis para o campo, com uma abordagem focada em combustíveis como etanol, alternativa limpa e econômica, e a remanufatura de motores, pilar sustentável que amplia a vida útil dos componentes dos veículos e reduz significativamente os resíduos e as emissões. De 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a marca do Iveco Group aproveita a proximidade com o público de uma das maiores feiras agrícolas do mundo para apresentar os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol, junto à Case IH, os motores CURSOR 11 Reman e N67, no espaço da Tracan/TMA.

Como parte da sua estratégia para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis no Brasil e na América Latina, a FPT Industrial confirmou recentemente investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão, no período de 2024 a 2028.

“A FPT Industrial tem um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na América Latina”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Ao apresentar soluções movidas a etanol e remanufaturadas na Agrishow 2025, aprimoramos a sustentabilidade de toda a linha, fortalecendo nossa posição de líder mundial de soluções de powertrain de baixo impacto ambiental”.

Motores FPT Industrial

Etanol é aposta para o futuro das máquinas agrícolas

Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu, em parceria com a CNH, os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol com Ciclo Otto, com conceito semelhante ao de carros flex. Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em relação aos combustíveis fósseis, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.

A primeira fase do projeto, com o motor CURSOR 13 Etanol, foi apresentada durante a Agrishow 2024. O motor seguiu para testes de bancada e foi introduzido em uma colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, da Case IH, para ser levado para o campo, em uma usina de cana-de-açúcar. Os resultados foram positivos e a máquina voltará a campo no início da próxima colheita. Completando o ciclo produtivo, o motor N67 Etanol será aplicado no trator Case IH Puma 230, que atua no apoio da colheita.

“O etanol é um combustível sustentável, já conhecido do Brasil, grande produtor mundial, e de fácil investimento por parte do produtor rural, com grande demanda da indústria sucroalcooleira. A apresentação dos motores a etanol abre caminho para um portfólio de máquinas movidas pelo combustível”, aponta Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina. “A FPT Industrial desenvolveu motores próprios para funcionar com o combustível. A receita de ter motores ciclo Otto é um grande diferencial em relação a outros motores do mercado. Não são motores diesel adaptados. Tratam-se de novos desenvolvimentos que consideram as especificidades do etanol”, acrescenta.

N67, da Família NEF: em constante evolução.

Em constante evolução, o motor N67, da Família NEF, proporciona excelente densidade de potência, torque em baixas rotações e disponibilidade com o menor custo de operação. Projetada para os propósitos mais exigentes de equipamentos agrícolas de médio porte, a motorização é um exemplo da excelência tecnológica da FPT Industrial, com uma grande variedade de opções de personalização, de acordo com as necessidades do cliente.

Desde 2001, já foram produzidos mais de 2 milhões de motores desta família. A Família NEF é aplicada em uma grande variedade de finalidades, seja agrícola, rodoviária, marítima e de geração de energia, atestando sua confiabilidade e robustez.

Original Reman FPT - Motor novo, de novo

Dentro do conceito de lifecycle thinking do Iveco Group, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo possível, o Original Reman FPT oferece uma ampla gama de remanufatura, que inclui os motores F1A, F1C, N67, CURSOR 11 e CURSOR 13, turbos compressores, cabeçotes, bicos injetores e bombas de alta pressão. A solução garante economia de custos na aquisição, comparada à troca por um motor novo, atende todas as especificações de fábrica, além de reduzir o tempo de máquina ou veículo parado, com orçamento imediato no momento da avaliação do motor usado.

O motor Reman traz de volta a vida inicial do motor, reestabelecendo aspectos de originalidade de potência, consumo de combustível e consumo de óleo lubrificante, garantindo a disponibilidade do veículo.

Em todo o mundo, a FPT Industrial remanufatura 12.000 motores e transmissões e 22.000 peças de reposição anualmente. Ao optar pela Original Reman FPT, as empresas não apenas se beneficiam da economia de custos, como também contribuem de forma ativa para a preservação de recursos e a responsabilidade ambiental.

Assistência Proativa: MYFPT e Rede de Distribuidores

Aliado ao conceito de Customer Service, com o aplicativo MyFPT e a Rede de Distribuidores, presente em pontos estratégicos do Brasil e da América Latina, a FPT Industrial assegura um conjunto de soluções, acompanhando os clientes durante todo o ciclo de vida do motor.

Reforçando o protagonismo da mulher no campo

A FPT Industrial também participa da Agrishow 2025 como patrocinadora master do “Agrishow pra Elas”, espaço que reúne palestras e entrevistas com grandes mulheres do agronegócio, enfatizando o protagonismo feminino no campo.

Ao apoiar a iniciativa, a FPT Industrial incentiva a inclusão e a liderança do público feminino no agronegócio, segmento com mais de 250 mil motores da marca em circulação.

"Compartilhando histórias inspiradoras, ajudamos a transformar o mundo. É um orgulho participar de uma iniciativa tão grandiosa como o Agrishow pra Elas, que reconhece o protagonismo das mulheres trabalham no agro”, afirma Bárbara Loureiro, gerente de Comunicação e Marketing da FPT Industrial para a América Latina.

Serviço
Agrishow 2025
De 28 de de abril a 2 de maio
Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321, 
Ribeirão Preto - São Paulo
> Clique aqui e visite o site da Agrishow.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

CHEVROLET CONFIRMA CAPTIVA EV PARA O BRASIL

SUV elétrico global da marca desembarca no país para fase final de testes

A Chevrolet anuncia mais uma novidade. É o Captiva EV, um SUV elétrico de médio porte que virá para complementar o portifólio da marca por aqui.

“O Captiva EV é um produto estratégico dentro da linha de elétricos globais da Chevrolet e será laçado no Brasil até o fim do ano”, revela Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.

O executivo acompanhou pessoalmente o desembarque de um lote do novo modelo que está chegando ao país para testes finais de engenharia e a conclusão do processo de homologação.

A proposta da empresa com o Captiva EV é oferecer um SUV elétrico para o consumidor que busca um carro familiar espaçoso, com design marcante, tecnologias avançadas e a confiabilidade da marca Chevrolet.

O Captiva EV é um dos cinco lançamentos anunciados pela GM para 2025, em linha com a sua visão de futuro para acelerar a mobilidade sustentável com responsabilidade e inovação.

Clique na tela e assista o vídeo

Chevrolet Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet

Chevrolet
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