Marca do Iveco Group aposta em motores ainda mais sustentáveis no campo, com abordagem voltada a combustíveis alternativos como etanol
Marca parceira com soluções diversificadas, a FPT Industrial apresenta na Agrishow 2025 motores ainda mais sustentáveis para o campo, com uma abordagem focada em combustíveis como etanol, alternativa limpa e econômica, e a remanufatura de motores, pilar sustentável que amplia a vida útil dos componentes dos veículos e reduz significativamente os resíduos e as emissões. De 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a marca do Iveco Group aproveita a proximidade com o público de uma das maiores feiras agrícolas do mundo para apresentar os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol, junto à Case IH, os motores CURSOR 11 Reman e N67, no espaço da Tracan/TMA.
Como parte da sua estratégia para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis no Brasil e na América Latina, a FPT Industrial confirmou recentemente investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão, no período de 2024 a 2028.
“A FPT Industrial tem um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na América Latina”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Ao apresentar soluções movidas a etanol e remanufaturadas na Agrishow 2025, aprimoramos a sustentabilidade de toda a linha, fortalecendo nossa posição de líder mundial de soluções de powertrain de baixo impacto ambiental”.
![]() |
Motores FPT Industrial |
Etanol é aposta para o futuro das máquinas agrícolas
Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu, em parceria com a CNH, os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol com Ciclo Otto, com conceito semelhante ao de carros flex. Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em relação aos combustíveis fósseis, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.
A primeira fase do projeto, com o motor CURSOR 13 Etanol, foi apresentada durante a Agrishow 2024. O motor seguiu para testes de bancada e foi introduzido em uma colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, da Case IH, para ser levado para o campo, em uma usina de cana-de-açúcar. Os resultados foram positivos e a máquina voltará a campo no início da próxima colheita. Completando o ciclo produtivo, o motor N67 Etanol será aplicado no trator Case IH Puma 230, que atua no apoio da colheita.
“O etanol é um combustível sustentável, já conhecido do Brasil, grande produtor mundial, e de fácil investimento por parte do produtor rural, com grande demanda da indústria sucroalcooleira. A apresentação dos motores a etanol abre caminho para um portfólio de máquinas movidas pelo combustível”, aponta Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina. “A FPT Industrial desenvolveu motores próprios para funcionar com o combustível. A receita de ter motores ciclo Otto é um grande diferencial em relação a outros motores do mercado. Não são motores diesel adaptados. Tratam-se de novos desenvolvimentos que consideram as especificidades do etanol”, acrescenta.
N67, da Família NEF: em constante evolução.
Em constante evolução, o motor N67, da Família NEF, proporciona excelente densidade de potência, torque em baixas rotações e disponibilidade com o menor custo de operação. Projetada para os propósitos mais exigentes de equipamentos agrícolas de médio porte, a motorização é um exemplo da excelência tecnológica da FPT Industrial, com uma grande variedade de opções de personalização, de acordo com as necessidades do cliente.
Desde 2001, já foram produzidos mais de 2 milhões de motores desta família. A Família NEF é aplicada em uma grande variedade de finalidades, seja agrícola, rodoviária, marítima e de geração de energia, atestando sua confiabilidade e robustez.
Original Reman FPT - Motor novo, de novo
Dentro do conceito de lifecycle thinking do Iveco Group, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo possível, o Original Reman FPT oferece uma ampla gama de remanufatura, que inclui os motores F1A, F1C, N67, CURSOR 11 e CURSOR 13, turbos compressores, cabeçotes, bicos injetores e bombas de alta pressão. A solução garante economia de custos na aquisição, comparada à troca por um motor novo, atende todas as especificações de fábrica, além de reduzir o tempo de máquina ou veículo parado, com orçamento imediato no momento da avaliação do motor usado.
O motor Reman traz de volta a vida inicial do motor, reestabelecendo aspectos de originalidade de potência, consumo de combustível e consumo de óleo lubrificante, garantindo a disponibilidade do veículo.
Em todo o mundo, a FPT Industrial remanufatura 12.000 motores e transmissões e 22.000 peças de reposição anualmente. Ao optar pela Original Reman FPT, as empresas não apenas se beneficiam da economia de custos, como também contribuem de forma ativa para a preservação de recursos e a responsabilidade ambiental.
Assistência Proativa: MYFPT e Rede de Distribuidores
Aliado ao conceito de Customer Service, com o aplicativo MyFPT e a Rede de Distribuidores, presente em pontos estratégicos do Brasil e da América Latina, a FPT Industrial assegura um conjunto de soluções, acompanhando os clientes durante todo o ciclo de vida do motor.
Reforçando o protagonismo da mulher no campo
A FPT Industrial também participa da Agrishow 2025 como patrocinadora master do “Agrishow pra Elas”, espaço que reúne palestras e entrevistas com grandes mulheres do agronegócio, enfatizando o protagonismo feminino no campo.
Ao apoiar a iniciativa, a FPT Industrial incentiva a inclusão e a liderança do público feminino no agronegócio, segmento com mais de 250 mil motores da marca em circulação.
"Compartilhando histórias inspiradoras, ajudamos a transformar o mundo. É um orgulho participar de uma iniciativa tão grandiosa como o Agrishow pra Elas, que reconhece o protagonismo das mulheres trabalham no agro”, afirma Bárbara Loureiro, gerente de Comunicação e Marketing da FPT Industrial para a América Latina.
Agrishow 2025
De 28 de de abril a 2 de maio
Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321,
Ribeirão Preto - São Paulo
> Clique aqui e visite o site da Agrishow.
Rede Comunicação de Resultado
Nenhum comentário:
Postar um comentário