sábado, 26 de abril de 2025

DE VOLTA PARA O FUTURO: Proauto e Blocx levam DeLorean e Dr. Brown para evento de antigomobilismo.

Foto: DeLorean Brasil

Neste domingo, 27 de abril, o futuro e o passado vão se encontrar no Back To The Classics, um encontro de carros antigos que é muito mais do que uma exposição: é uma verdadeira festa flashback, realizada no Dream Car Museum, em São Roque (SP).

Entre os clássicos que atravessaram décadas, uma atração promete roubar a cena: o icônico DeLorean, carro que marcou gerações no filme De Volta para o Futuro, chega ao evento acompanhado do irreverente Dr. Brown - e com uma mensagem clara: proteger o que importa, hoje e sempre.

A ação é fruto da colaboração entre a Proauto, referência em proteção veicular via socorro mútuo, e a Blocx, empresa que oferece soluções de rastreamento e telemetria avançada. Juntas, as marcas criaram uma ativação que busca dialogar com o público apaixonado por carros antigos, que carrega uma forte relação afetiva com os veículos e suas histórias.

O conceito da participação é evidenciar que, enquanto o passado inspira e o futuro impulsiona, é no agora que o cuidado acontece. No estande das marcas, o DeLorean será apresentado lado a lado com o carro da frota Proauto equipado com a tecnologia de telemetria da Blocx. A ideia é provocar a curiosidade e estabelecer uma conexão entre o clássico e a inovação, ressaltando a proposta das empresas de proteger veículos de todas as épocas, sem limite de tempo.

“O público desse tipo de evento não busca uma abordagem comercial direta — eles estão ali para contemplar, celebrar suas histórias e relaxar. Por isso, pensamos em algo que proporcionasse uma experiência marcante e ao mesmo tempo respeitosa, com uma ativação que desperta interesse e conversa com essa paixão. O DeLorean e o Dr. Brown ajudam a abrir essa conversa, enquanto apresentamos o que temos de mais avançado em proteção e tecnologia”, explica Vivian Novy, Head de Marketing da Proauto.

A ativação inclui ainda um painel temático sobre a linha do tempo da evolução automotiva e um sorteio digital de brindes para os visitantes. O personagem Dr. Brown fará intervenções no estande, trazendo de forma lúdica a reflexão sobre passado, presente e futuro - sempre com o olhar atento para o agora, onde a proteção acontece de fato.

Serviço
Back To The Classics 
27 de abril de 2025 (domingo), das 9h às 17h
Dream Car Museum
Estrada do Vinho, km 10 – São Roque (SP)
Entrada gratuita para visitantes

Back To The Classics
Elu Assessoria

PÁ CARREGADEIRA CASE 721E CUSTOMIZADA PARA CANA É DESTAQUE NA AGRISHOW

A CASE Construction Equipment, marca de equipamentos de construção da CNH, estará presente na Agrishow, no estande da marca-irmã Case IH, mostrando toda a versatilidade e inovação do seu portfólio, com aplicação também no agronegócio. Os destaques são a pá carregadeira 721E versão canavieira, o trator de esteira compacto 850M e a miniescavadeira CX35D, lançamento recente da marca, todos 100% conectados.

Esta versão da 721E vem com itens que fazem toda a diferença para uma melhor produtividade nas operações com o bagaço de cana, bem como as tarefas do dia a dia.  O filtro de ar-condicionado tipo snorkel, para a entrada de ar na cabine, similar ao usado em veículos off-road e o pré-filtro de ar HD do motor, promovem uma filtragem mais eficiente, reduzindo a saturação dos itens. “São soluções robustas, com maior capacidade de remover partículas menores - mais presentes no cultivo da cana, devido ao bagaço ser um material muito leve - prolongando a vida útil dos componentes”, explica Marcelo Rohr, especialista de marketing de produto da CASE.

Outro diferencial são os pneus especiais 750-65R26, maiores e mais largos, melhorando a tração da máquina. “Trouxemos o mesmo pneu utilizado em colheitadeiras, que evita que a máquina afunde no bagaço de cana. Houve uma preocupação em aumentar a área de contato com o solo, diminuindo a pressão”, explica Rohr.  A caçamba também foi adaptada, passando de 5.5 para 6 m³ e um peso aproximado de 1.550kg, melhorando a produtividade da máquina.

O trator compacto 850M, fabricado no Brasil e exportado para todo o mundo, também é uma excelente solução para o campo. Indicado para diversas aplicações, se adapta e entrega resultados, em diferentes tipos de solo, incluindo lama, pois oferece tração e estabilidade. Suas esteiras reduzem a compactação do solo, além de proporcionar uma excelente tração, sendo ideal para tracionar e operar com implementos em todos os tipos de terreno.

Já a miniescavadeira CX35D, um dos lançamentos mais recentes da CASE Construction Equipment, tem indicação para operações em condições complexas, com eficiência e segurança. Multifuncional, opera também no campo, com possibilidade de utilização de diversos tipos de implemento, para diferentes necessidades.

Quem passar pelo estande também poderá ver a retroescavadeira 580N S2 HD, a motoniveladora 865B e a minicarregadeira SV300.

Conectividade

Todo o portfólio da CASE produzido no Brasil conta com recursos de telemetria.

Com máquinas 100% conectadas, é possível realizar manutenção preditiva, identificar problemas ou falhas iminentes, otimizar o consumo de combustível, analisar o desempenho das operações e programar tarefas de maneira eficiente, resultando em maior produtividade e redução do tempo de inatividade das máquinas, entre outros benefícios.

O myCASE Construction é a plataforma da marca que reúne todas essas informações. A ferramenta pode ser acessada de qualquer aparelho com conexão de internet e o cliente monitora toda sua frota em tempo real, além de ter contato direto com a rede de concessionários e a fábrica.

Localizado na fábrica de Contagem (MG), o CASE SiteConnect Center é uma central de suporte, com uma equipe de especialistas preparada para garantir respostas rápidas, uma experiência diferenciada e entrega eficiente de operações.

CASE Construction Equipment
Rede Comunicação de Resultado

ÚNICO EM SEU SEGMENTO, TRATOR MT4 70 DA LS TRACTOR MOSTRARÁ SUA VERSATILIDADE NA AGRISHOW.

A Agrishow 2025 acontecerá de 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto/SP, e essa 30ª edição promete ser uma das mais tecnológicas dos últimos tempos. Com o tema “O Futuro do Agro de A a Z”, a feira conhecida como vitrine de inovações apresentará tudo de mais moderno que chegará ao mercado. Entre os destaques estará o MT4 70, o único trator verdadeiramente utilitário do segmento, de fabricação nacional, projetado pela LS Tractor, uma empresa sul-coreana com coração brasileiro, para atender a todos os desafios no campo em pequenas, médias e grandes propriedades.

Inovador e versátil, o MT4 70 é o mais recente projeto, e chega para atender as mais diversas necessidades da agricultura brasileira e produtores rurais de todos os portes, com ênfase para a cafeicultura, fruticultura, horticultura, fumicultura, além de pecuária leiteira entre outras tantas atividades em uma fazenda. O lançamento também se mostra eficiente para o manejo diário nas grandes propriedades, se destaca pela agilidade operacional principalmente para aquelas atividades que exigem manobras constantes e repetitivas.

De acordo com Felippe Vieira, diretor comercial da LS Tractor, o lançamento está pronto para atender as mais variadas necessidades com um baixíssimo nível de consumo de combustível. “Essa é a oportunidade para o agricultor trocar um equipamento antigo, por um novo com muita tecnologia, e que vai proporcionar uma melhor eficiência operacional, redução dos custos e para o operador muito mais conforto, gerado pela ergonomia funcional deste novo trator”, detalhou.

Considerado o SUV de tratores, o MT4 70 é o único em sua categoria, conta com o motor LS Diesel de quatro cilindros e potência de 62 cv com torque elevado. A novidade diferencia-se ainda por uma transmissão LS de 32 marchas a frente e 16 á Ré com super redutor integrado, projetada para oferecer a máxima eficiência operacional, um eixo dianteiro HD, proporciona maior capacidade de carga e estabilidade no trabalho, um sistema hidráulico com capacidade de levante 1.655 kg e controle remoto com vazão variável e ajuste de 0 à 35l/m, em uma das válvulas.

O trator será disponibilizado em duas versões, plataformado (ROPs) e com cabine original de fábrica. “O MT4 70 nos enche de orgulho, pois é uma máquina à frente do seu tempo, sendo moderno e inovador. Ele reforça o nosso compromisso de entregar muita tecnologia e soluções disruptivas para proporcionar ao nosso cliente mais eficiência e sustentabilidade em suas operações”, destacou o diretor.

Para o pequeno produtor, uma grande solução

Focada nos pequenos produtores e na agricultura familiar, que somam mais de dois milhões de estabelecimentos rurais no Brasil, a LS Tractor desenvolveu e está lançando ao mercado o modelo MT2 27E. Este é um trator de pequeno porte, desenvolvido para uso intensivo, projetado para facilitar e mecanizar o trabalho daquelas propriedades que ainda não contam com um equipamento adequado ou utilizam ainda um maquinário antigo. “Este lançamento é uma grande alternativa às propriedades menores que passam a ter acesso a uma solução com muita qualidade e tecnologia, algo inédito a essa categoria”, detalhou Vieira.

O MT2 27E embora seja um trator pequeno, conta com tecnologia de grandes máquinas. Equipado com motor LS diesel 3 cilindros de 25 cv de potência, o modelo está equipado com transmissão LS de 12 marchas à frente e 12 a ré e reversor sincronizado. Esses diferenciais garantem além de um excelente conforto, muita eficiência operacional e economia de combustível.

O trator também possui TDP independente com acionamento eletro-hidráulico, o que melhora o conforto operacional e proporciona mais agilidade. O sistema hidráulico de três pontos com capacidade de levante de 820 kg é o maior da categoria, o que contribui para um desempenho superior. “O MT2 27E foi desenvolvido para atender as necessidades de manejo e mecanização em pequenos produtores por exemplo na Horticultura, Fruticultura, para as lavouras de café e também nas aplicações especiais, como: aviários, piscicultura, suinocultura, suporte à pecuária”, reforçou o diretor da LS Tractor.

A feira

Agrishow, que se consolidou como principal feira de tecnologia do agronegócio na América Latina, para este ano, tem a expectativa de receber mais de 195 mil visitantes nacionais e internacionais, de mais de 50 países, e mais de 800 marcas confirmadas, entre líderes nacionais e multinacionais.  Segundo Vieira, estar no evento é fundamental para as grandes marcas e para a LS Tractor, não é diferente, pois é o local onde muitos clientes fecham negócios, pois têm a confiança que as boas condições acontecem ali.

Além dos importantes lançamentos, a multinacional levará para o evento toda sua linha de tratores já consagradas no mercado com um portfólio que vai de modelos de 25 cv de potência a 145 cv, para as mais diversas operações no campo. “Seguimos firmes com o nosso propósito de inovação, desenvolvendo soluções únicas. A LS Tractor é especialista em pequenos tratadores, mas também para atender grandes produtores”, destacou o profissional.

Durante todos os dias de evento a equipe técnica e comercial da multinacional estará presente para tirar dúvidas e auxiliar os visitantes sobre os maquinários expostos. Além de condições especiais para aquisição dos equipamentos novos e na valorização dos usados, a empresa preparou alguns temas específicos com destaque para: o consórcio, hortifrúti, laranja, café, amendoim e parceiros. “Fica aqui o nosso convite para os visitantes, clientes, amigos, parceiros e produtores a irem até o nosso estande na Agrishow e conferir tudo isso bem de perto”, finalizou o profissional da LS Tractor.

LS Tractor
Ruralpress

MAIS DE 260 ÔNIBUS MERCEDES-BENZ OF 1721 L COM SUSPENSÃO PNEUMÁTICA OPERAM NA RENOVADA FROTA DE GOIÂNIA

Os ônibus urbanos Mercedes-Benz têm presença cada vez mais marcante nas renovações de frota das capitais brasileiras. Um bom exemplo são os mais de 240 novos chassis OF 1721 L com tecnologia BlueTec 6 e com suspensão pneumática que já circulam no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

Capitaneado pela Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), esse projeto de renovação de frota prevê a substituição de 1.200 ônibus até 2026. Os investimentos são compartilhados entre o Governo do Estado, municípios e concessionárias, contando com recursos do programa Refrota do Governo Federal.

Mais de 140 unidades do chassi OF 1721 L foram adquiridas pela Rápido Araguaia e mais de 120 pela HP Transportes, operadoras locais. As vendas foram realizadas pela Tecar Diesel, concessionário Mercedes-Benz de Aparecida de Goiânia.

“Já há um bom tempo, Goiânia revela destacada preferência pelo OF 1721, o campeão de vendas da nossa marca há mais de 10 anos, com mais de 100.000 unidades emplacadas no País”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O OF 1721, tanto com suspensão pneumática quanto metálica, é reconhecido no mercado pela robustez e resistência e pelo ótimo nível de conforto e segurança que oferece aos usuários e ao motorista. Além disso, se destaca pelo baixo consumo de combustível e reduzido custo de manutenção, otimizando o custo operacional para as empresas de transporte”.

Equipados com motores Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6, os chassis de ônibus Mercedes-Benz atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6). “Dessa forma, reduzem as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, a preservação ambiental e a mobilidade sustentável”, diz Walter Barbosa.

Walter Barbosa

Rápido Araguaia valoriza o treinamento de motoristas para o Euro 6

A Rápido Araguaia consolidou-se como uma das grandes empresas de transporte coletivo urbano de Goiânia, símbolo do pioneirismo que caracteriza o Grupo Odilon Santos, fundado em 1938, com 87 anos de existência.

A busca constante pela excelência nos serviços é marca registrada da Rápido Araguaia, que, no contexto do projeto da Nova RMTC, já investiu na aquisição de mais de 140 chassis modelo OF 1721 L, equipados com carrocerias Marcopolo Torino, e assumiu o compromisso de renovar toda a sua frota até 2026. Estes veículos oferecem ar-condicionado, acessibilidade para cadeirantes, entradas USB e sistema de três portas laterais, otimizando o fluxo de passageiros e reduzindo o tempo nas paradas.

A Rápido Araguaia opera cerca de 50% do sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de Goiânia, contando com 580 ônibus em sua frota. Destes, 25% são Mercedes-Benz.

“A grande novidade dessa aquisição foi a chegada dos ônibus Euro 6 na nossa frota. Nesse contexto, a Mercedes-Benz e a Tecar Diesel nos deram todo apoio com entrega técnica e treinamentos, tanto operacional para os nossos motoristas e monitores, quanto de manutenção para o pessoal de oficina”, informa Roberto Rabelo, diretor executivo da Rápido Araguaia. “A expectativa é obter dos novos ônibus o melhor desempenho na operação, visando qualidade, segurança e conforto para os passageiros, além de ótimos resultados em termos de consumo de diesel”.

HP Transportes e a parceria essencial com a Mercedes-Benz

A HP Transportes, empresa do Grupo HP fundada em 1969, consolidou, ao longo dos anos, sua atuação no transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. Recentemente, adquiriu mais de 120 chassis OF 1721 L para renovação de frota, todos com carroceria Caio Apache Vip, reforçando assim o seu compromisso com a modernização e eficiência do transporte.

A aquisição dos novos ônibus OF 1721 L pela HP Transportes contou com recursos do Refrota, tendo o Banco Mercedes-Benz como agente financeiro da operação. A frota total da empresa supera o volume de mais de 300 veículos, sendo mais de 90% da marca da estrela de três pontas.

“No contexto do projeto da Nova RMTC, a HP Transportes assumiu o compromisso de renovar 100% de sua frota até o final de 2026, priorizando ônibus que contribuam para a redução da emissão de poluentes e para o aumento da confiabilidade dos serviços prestados”, destaca o diretor Hugo Santana de Moraes Santos. “Nosso foco é garantir um transporte público mais eficiente, sustentável e confortável para os passageiros. Nesse sentido, seguimos investindo em inovação e qualidade e a Mercedes-Benz tem sido uma parceira essencial nessa trajetória”.

“Nossa parceria com a Mercedes-Benz sempre foi muito sólida e altamente valorizada. A marca é reconhecida no mercado pela qualidade e confiabilidade de seus produtos, características fundamentais para o transporte coletivo urbano”, diz Hugo Santana de Moraes Santos. “Com a recente renovação da frota, evidenciamos que os ônibus adquiridos apresentam excelente custo-benefício e desempenho. Além disso, a introdução dos motores Euro 6, que reduzem significativamente a emissão de poluentes, está alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade e a eficiência operacional”.

Chassis Mercedes-Benz são reconhecidos pela robustez e excelente custo operacional, além do menor índice de emissão de poluentes

O OF 1721 e todos os chassis de ônibus da marca são reconhecidos no mercado pela robustez e resistência, bem como ótimo nível de conforto e segurança que oferecem aos usuários e ao motorista. Além disso, se destacam pelo reduzido consumo de combustível e pelo baixo custo de manutenção, otimizando o custo operacional para as empresas de transporte.

Equipados com motores Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6, os chassis de ônibus Mercedes-Benz atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6), reduzindo drasticamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e de Material Particulado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, para a preservação ambiental e para a mobilidade sustentável.

O OF 1721 é indicado para o transporte urbano de passageiros e também para clientes que atuam com fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, os veículos recebem carroçarias de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.

Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o OF 1721, assim como o modelo OF 1724, são oferecidos também com suspensão pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação ao conforto do veículo.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

STELLANTIS AVANÇA NO BRASIL E REGISTRA ALTA NA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÕES NO 1º TRIMESTRE DE 2025

Stellantis segue em ritmo de crescimento no primeiro trimestre de 2025. Além de ampliar a liderança em volume de vendas, a empresa também alcançou resultados expressivos no Brasil, com destaque para a produção e exportação de veículos.

“Os resultados do primeiro trimestre reforçam o papel estratégico da Stellantis no Brasil, tanto no atendimento ao mercado interno quanto na expansão das exportações. Esse desempenho positivo demonstra não apenas a confiança do consumidor em nossos veículos, como também a força e a eficiência das nossas operações industriais no país. Nossas fábricas seguem entregando produtos de alta qualidade, com competitividade e foco em atender diferentes mercados”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Produção em alta

Entre janeiro e março, a Stellantis produziu 191.307 veículos no Brasil, um crescimento de 21% em relação às 158.233 unidades registradas no mesmo período de 2024. O desempenho reforça a força industrial da companhia no país e sua relevância no cenário automotivo nacional.

O Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, foi um dos principais responsáveis por esse desempenho, com 117.441 veículos produzidos no primeiro trimestre, um avanço de 23% em comparação com o ano passado.

Em Pernambuco, o Polo Automotivo de Goiana somou 56.972 unidades produzidas no acumulado do ano, volume 10,9% superior ao de 2024. Já a unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, alcançou 16.894 veículos fabricados entre janeiro e março, um aumento de aproximadamente 45% na comparação anual.

Crescimento nas exportações

As exportações da Stellantis no Brasil também apresentaram desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025. No total, foram exportados 38.160 veículos entre janeiro e março, representando um crescimento de aproximadamente 38% em relação ao ano anterior.

O destaque é o Polo Automotivo de Porto Real (RJ), que registrou o maior crescimento percentual entre as unidades da empresa: 7,8 mil veículos exportados, um avanço de 168% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Polo Automotivo de Betim (MG) liderou em volume absoluto, com mais de 20 mil unidades embarcadas e um crescimento de 41% na comparação anual.

Em Pernambuco, a fábrica de Goiana manteve o bom desempenho do ano anterior, com mais de 10 mil veículos exportados no acumulado entre janeiro e março deste ano.

Strada é destaque nas exportações

Um dos principais modelos responsáveis pelo bom desempenho da Stellantis nas exportações brasileiras foi a Fiat Strada. Líder absoluta de vendas no mercado nacional, a picape também se destacou no mercado externo e foi o veículo mais exportado da empresa no primeiro trimestre de 2025, com mais de 10 mil unidades enviadas para outros países.

Stellantis

sexta-feira, 25 de abril de 2025

PICKUP RIDDARA 100% ELÉTRICA MARCA PRESENÇA NA AGRISHOW 2025

Maior feira de tecnologia agrícola do Brasil contará com a Riddara RD6 como solução em mobilidade, economia e energia no campo

A Riddara RD6, primeira pickup 100% elétrica importada pelo Grupo Timber, estará em exposição na Agrishow 2025, levando inovação, sustentabilidade e performance para o agronegócio. Com motor de 272 cv e bateria de até 86 kWh, a Riddara surge como uma solução completa para quem busca reduzir custos com combustível e contar com uma fonte energética prática e versátil no dia a dia no campo.

Transporte de Drones

No estande do Grupo Timber, a Riddara terá destaque como veículo de suporte para os drones de pulverização da XAG, marca também representada com exclusividade pelo Grupo. Com suas tomadas na caçamba, a RD6 é capaz de recarregar as baterias dos drones até 90 vezes com carga completa, aumentando a autonomia das operações agrícolas sem depender de infraestrutura adicional.

Nova Versão 4WD

Além da versão 2WD (Luxury), a feira também será palco da versão 4x4 da Riddara no Brasil, que chegou recentemente ao país. Esse novo modelo conta com dois motores elétricos, somando 428 cv de potência, bateria de 72 kWh e seletor de terreno, que adapta a dirigibilidade para diferentes condições do solo — ideal para enfrentar os desafios das estradas rurais. A versão 4WD ainda está em processo de homologação e não possui data oficial de lançamento no Brasil.

Concessionária

A primeira concessionária da Riddara no Brasil, localizada em Curitiba (PR), tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.

O estande do Grupo Timber na Agrishow está instalado à Rua H – Lote H2B

Grupo TimberCom mais de 20 anos de atuação, o Grupo Timber é referência nacional na importação e distribuição de tecnologias para os setores agrícola, florestal, construção e agora na mobilidade elétrica. Representa com exclusividade marcas globais como XAG, Ponsse, Sany, EcoFlow e Riddara, sempre com foco em inovação, sustentabilidade e excelência no atendimento técnico e comercial

Grupo Timber

VOLARE AMPLIA PARTICIPAÇÃO NO SEGMENTO ESCOLAR EM SÃO PAULO

Marca líder brasileira na produção de micro-ônibus, a Volare reforça a sua já expressiva participação no segmento escolar com o fornecimento de 35 novos veículos para operadores escolares de transporte no Estado de São Paulo. Todas as unidades já foram entregues por intermédio das concessionárias Fly Veículos e Attiva Veículos para as empresas Bamonte Transportes, de Carapicuíba, Viação Rosa e Movili Transportes, de Sorocaba.

"Essa importante venda demonstra a forte liderança e presença da Volare no fornecimento de modelos escolares, não apenas para o programa Caminho da Escola, do governo Federal, mas também para diversos clientes em todo o País”, destaca Sidnei Vargas, gerente comercial da marca. “Entre os nossos diferenciais estão a ampla rede de concessionárias em todo o Brasil e os nossos modelos, produzidos com as características específicas para cada aplicação”, enfatiza.

Os 14 Volare Attack 8 Escolar fornecidos para a Bamonte Transportes estão sendo utilizados no transporte escolar da cidade de Carapicuiba e possuem 8.450mm de comprimento total e capacidade para 44 estudantes em poltronas sofá escolar 860. Contam com motorização Cummins F3.8, assoalho com revestimento de alta resistência, porta hiper folha, câmera de ré, bagageiro, porta-copos e porta-pacotes, sistemas de som com preparação para DVD no salão com rádio AM/FM com USB e itinerários eletrônicos frontais.

Os 21 Volare Fly 10 Escolar fornecidos para a Viação Rosa e Movili Transportes fazem o transporte escolar na cidade de Tatuí, em São Paulo e têm 10.145mm de comprimento total e capacidade para 40 estudantes em poltronas individuais estofadas lotação 860 com encosto alto, porta pantográfica, elevador tipo DTA (Dispositivo de Transposição Acessível), câmera de ré, computador de bordo, assoalho em alumínio lavrado, paredes laterais em alumínio liso, porta-pacotes e janelas bipartidas com limitação de abertura).

A Bamonte Transportes é cliente Volare há quatro anos e possui mais de 40 veículos da marca em sua frota. A Viação Rosa e Movili Transportes têm sede na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo e atuação em diversas cidades dos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Desde 2011, já incorporou mais de 50 micros Volare.

VolareCom 26 anos de atuação no mercado, a Volare é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A que tem como finalidade a produção de microônibus para os segmentos escolar, fretamento, turismo, rural e urbano. Os veículos têm configurações de 6 a 12 toneladas, produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente. São mais de 40 pontos de atendimento no Brasil e 20 no exterior, com assistência técnica especializada. Pioneira na fabricação de veículos comerciais leves, a companhia possui unidades fabris em Caxias do Sul/RS e em São Mateus/ES.

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

FPT INDUSTRIAL APRESENTA MOTORES A ETANOL E REMAN NA AGRISHOW 2025

Marca do Iveco Group aposta em motores ainda mais sustentáveis no campo, com abordagem voltada a combustíveis alternativos como etanol

Marca parceira com soluções diversificadas, a FPT Industrial apresenta na Agrishow 2025 motores ainda mais sustentáveis para o campo, com uma abordagem focada em combustíveis como etanol, alternativa limpa e econômica, e a remanufatura de motores, pilar sustentável que amplia a vida útil dos componentes dos veículos e reduz significativamente os resíduos e as emissões. De 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a marca do Iveco Group aproveita a proximidade com o público de uma das maiores feiras agrícolas do mundo para apresentar os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol, junto à Case IH, os motores CURSOR 11 Reman e N67, no espaço da Tracan/TMA.

Como parte da sua estratégia para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis no Brasil e na América Latina, a FPT Industrial confirmou recentemente investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão, no período de 2024 a 2028.

“A FPT Industrial tem um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na América Latina”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Ao apresentar soluções movidas a etanol e remanufaturadas na Agrishow 2025, aprimoramos a sustentabilidade de toda a linha, fortalecendo nossa posição de líder mundial de soluções de powertrain de baixo impacto ambiental”.

Motores FPT Industrial

Etanol é aposta para o futuro das máquinas agrícolas

Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu, em parceria com a CNH, os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol com Ciclo Otto, com conceito semelhante ao de carros flex. Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em relação aos combustíveis fósseis, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.

A primeira fase do projeto, com o motor CURSOR 13 Etanol, foi apresentada durante a Agrishow 2024. O motor seguiu para testes de bancada e foi introduzido em uma colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, da Case IH, para ser levado para o campo, em uma usina de cana-de-açúcar. Os resultados foram positivos e a máquina voltará a campo no início da próxima colheita. Completando o ciclo produtivo, o motor N67 Etanol será aplicado no trator Case IH Puma 230, que atua no apoio da colheita.

“O etanol é um combustível sustentável, já conhecido do Brasil, grande produtor mundial, e de fácil investimento por parte do produtor rural, com grande demanda da indústria sucroalcooleira. A apresentação dos motores a etanol abre caminho para um portfólio de máquinas movidas pelo combustível”, aponta Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina. “A FPT Industrial desenvolveu motores próprios para funcionar com o combustível. A receita de ter motores ciclo Otto é um grande diferencial em relação a outros motores do mercado. Não são motores diesel adaptados. Tratam-se de novos desenvolvimentos que consideram as especificidades do etanol”, acrescenta.

N67, da Família NEF: em constante evolução.

Em constante evolução, o motor N67, da Família NEF, proporciona excelente densidade de potência, torque em baixas rotações e disponibilidade com o menor custo de operação. Projetada para os propósitos mais exigentes de equipamentos agrícolas de médio porte, a motorização é um exemplo da excelência tecnológica da FPT Industrial, com uma grande variedade de opções de personalização, de acordo com as necessidades do cliente.

Desde 2001, já foram produzidos mais de 2 milhões de motores desta família. A Família NEF é aplicada em uma grande variedade de finalidades, seja agrícola, rodoviária, marítima e de geração de energia, atestando sua confiabilidade e robustez.

Original Reman FPT - Motor novo, de novo

Dentro do conceito de lifecycle thinking do Iveco Group, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo possível, o Original Reman FPT oferece uma ampla gama de remanufatura, que inclui os motores F1A, F1C, N67, CURSOR 11 e CURSOR 13, turbos compressores, cabeçotes, bicos injetores e bombas de alta pressão. A solução garante economia de custos na aquisição, comparada à troca por um motor novo, atende todas as especificações de fábrica, além de reduzir o tempo de máquina ou veículo parado, com orçamento imediato no momento da avaliação do motor usado.

O motor Reman traz de volta a vida inicial do motor, reestabelecendo aspectos de originalidade de potência, consumo de combustível e consumo de óleo lubrificante, garantindo a disponibilidade do veículo.

Em todo o mundo, a FPT Industrial remanufatura 12.000 motores e transmissões e 22.000 peças de reposição anualmente. Ao optar pela Original Reman FPT, as empresas não apenas se beneficiam da economia de custos, como também contribuem de forma ativa para a preservação de recursos e a responsabilidade ambiental.

Assistência Proativa: MYFPT e Rede de Distribuidores

Aliado ao conceito de Customer Service, com o aplicativo MyFPT e a Rede de Distribuidores, presente em pontos estratégicos do Brasil e da América Latina, a FPT Industrial assegura um conjunto de soluções, acompanhando os clientes durante todo o ciclo de vida do motor.

Reforçando o protagonismo da mulher no campo

A FPT Industrial também participa da Agrishow 2025 como patrocinadora master do “Agrishow pra Elas”, espaço que reúne palestras e entrevistas com grandes mulheres do agronegócio, enfatizando o protagonismo feminino no campo.

Ao apoiar a iniciativa, a FPT Industrial incentiva a inclusão e a liderança do público feminino no agronegócio, segmento com mais de 250 mil motores da marca em circulação.

"Compartilhando histórias inspiradoras, ajudamos a transformar o mundo. É um orgulho participar de uma iniciativa tão grandiosa como o Agrishow pra Elas, que reconhece o protagonismo das mulheres trabalham no agro”, afirma Bárbara Loureiro, gerente de Comunicação e Marketing da FPT Industrial para a América Latina.

Serviço
Agrishow 2025
De 28 de de abril a 2 de maio
Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, km 321, 
Ribeirão Preto - São Paulo
> Clique aqui e visite o site da Agrishow.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

CHEVROLET CONFIRMA CAPTIVA EV PARA O BRASIL

SUV elétrico global da marca desembarca no país para fase final de testes

A Chevrolet anuncia mais uma novidade. É o Captiva EV, um SUV elétrico de médio porte que virá para complementar o portifólio da marca por aqui.

“O Captiva EV é um produto estratégico dentro da linha de elétricos globais da Chevrolet e será laçado no Brasil até o fim do ano”, revela Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.

O executivo acompanhou pessoalmente o desembarque de um lote do novo modelo que está chegando ao país para testes finais de engenharia e a conclusão do processo de homologação.

A proposta da empresa com o Captiva EV é oferecer um SUV elétrico para o consumidor que busca um carro familiar espaçoso, com design marcante, tecnologias avançadas e a confiabilidade da marca Chevrolet.

O Captiva EV é um dos cinco lançamentos anunciados pela GM para 2025, em linha com a sua visão de futuro para acelerar a mobilidade sustentável com responsabilidade e inovação.

Clique na tela e assista o vídeo

Chevrolet Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet

Chevrolet
General Motors América do Sul

DAF CAMINHÕES LEVA SOLUÇÕES DE TRANSPORTE PARA O AGRONEGÓCIO NA 30ª EDIÇÃO DA AGRISHOW

A DAF Caminhões estará presente na 30ª edição da Agrishow, que será realizada de 28 de abril a 2 de maio em Ribeirão Preto (SP). No evento, a fabricante vai expor os caminhões das linhas CF e XF, incluindo o lançamento CF Construção, que unem economia, robustez e versatilidade para diversas aplicações dentro da cadeia de transporte do Agronegócio. A participação da marca este ano será realizada em parceria com as concessionárias DAF MacPonta, Via Trucks SP e DAF Caminho.

Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 325,3 milhões de toneladas este ano, impulsionada por culturas como soja, milho e algodão. O montante é 9,4% maior que no ano passado. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), principal representante dos produtores rurais no Congresso Nacional, espera um crescimento de 5% no PIB do agronegócio em 2025, atingindo 2,06%.

"A Agrishow é uma importante vitrine para a DAF, tanto na prospecção de novos negócios, como no relacionamento com clientes e parceiros da marca. As projeções para o setor são positivas e queremos ajudar a fortalecer a economia por meio de um transporte eficiente e seguro. O setor busca caminhões cada vez mais robustos e tecnológicos para movimentar as cargas por todo o Brasil", comenta Gabriel Fernandes, Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

A expectativa da 30ª edição é receber cerca de 195 mil visitantes brasileiros e de mais de 50 países, com mais de 800 marcas expositoras.

DAF XF: versatilidade e confiança

A linha DAF XF se consolidou no Brasil devido a vários fatores, como alta performance, versatilidade de aplicações e manutenção confiável. O modelo tem forte desempenho no transporte de insumos agrícolas, bem como nos setores de produtos frigoríficos e transporte de líquidos e químicos em aplicações severas e operações rodoviárias de médias e longas distâncias.

Para fortalecer a sua presença nas mais variadas culturas do agronegócio, a DAF Caminhões leva ao seu estande dois modelos da linha XF: um XF Off-Road com configuração 6x4 e potência de 530cv e um XF com configuração 6x2 e potência de 530cv. Ambos contam com equipamentos tecnológicos e modernos preparados para longas viagens.

O XF Off-Road conta com cabine Space Cab e estará exposto na cor Ice White, com instalação do recém-lançado Ar-condicionado Elétrico de Teto TRP. Com funcionamento elétrico, o equipamento garante economia de diesel, conforto térmico e sonoro na cabine durante operações de carga e descarga ou pernoites na estrada, além de controlar a temperatura da cabine e aumentar a segurança ao permitir que o motor permaneça desligado.

Já o XF com potência de 530cv e configuração 6x2 com cabine Super Space Cab na cor Verde Apoena possui, além do Ar-condicionado Elétrico de Teto TRP, o pacote Safety, com Rodas de Alumínio, Defletores de Ar Completo, Buzina Dupla, Saia Lateral TRP e Kit Hidráulico TRP. A cabine Super Space Cab tem os faróis Skylight como item opcional exclusivo.

Nos dois modelos o Peso Bruto Total (PBT) é de 28T / 23T, enquanto a Capacidade Máxima de Tração (CMT) é de 80T e o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é 74T.

DAF CF: aplicações dentro e fora-de-estrada

A linha DAF CF é reconhecida pela versatilidade em modelos ideais para curtas e médias distâncias, com caminhões semipesados e pesados atuando com pequenos e médios volumes, a partir de 15 toneladas, como produtos agrícolas e químicos, distribuição regional de alimentos, materiais de construção e câmaras frigoríficas, além do escoamento da safra com cargas a partir de 40 toneladas para médias e longas distâncias. São veículos multifuncionais fabricados para suportar as exigências do uso intenso com desempenho superior em qualquer aplicação, desde o transporte de grãos ou de tanques, até o trabalho pesado fora-de-estrada.

A DAF mostrará na Agrishow o CF Construção, da Linha DAF Vocacional, preparado para atender o segmento agro. O motor é um PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245cv, aliado à transmissão EcoMid 9S1510 T, manual de 9 velocidades, ideal para suportar operações exigentes, além de transmissão automatizada de 10 velocidades, como opcional. O modelo tem configuração única de cabine, a Day Cab, oferecendo conforto para jornadas diárias em ambientes de trabalho pesado. Com tração 6x4, o PBT é de 28,1T, e o CMT é de 42T. Entre os tipos de aplicações no agronegócio, é indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio.

O modelo em exposição tem a cor Ice White na cabine e estará implementado com tanque de 15 mil litros para aplicação de pipa.

PACCAR Parts: itens colecionáveis e promoção nacional

A PACCAR Parts, sinônimo de liderança no segmento de peças e serviços de pós-venda para caminhões, carretas e ônibus, também marcará presença nesta edição da Agrishow. A marca apresentará seus principais produtos, desenvolvidos para garantir mais desempenho aos veículos e com garantia nacional de um ano.

A companhia vai expor as Peças Genuínas para Caminhões DAF e motores PACCAR, com destaque para a linha TRP que, além das peças, apresenta acessórios desenvolvidos para os caminhões DAF e multimarcas. O público terá acesso aos últimos lançamentos da PACCAR Parts, como o Ar-condicionado Elétrico de teto TRP, instalado nos caminhões em exposição e que tem até 8h de autonomia com o veículo desligado. A marca também terá em exposição a linha DAF Collection, com roupas e acessórios exclusivos da DAF.

Para movimentar os negócios durante a Agrishow, a PACCAR Parts fortalecerá a Promoção Nacional "Caminhão de Desconto TRP", com mais de 190 peças e acessórios com até 50% de desconto. Participam da ação itens como multimídia, cabine semi completa, faróis de neblina, unidades eletrônicas EAS e compressor de ar-condicionado. A lista também conta com itens para eixos, chassi, parte elétrica e iluminação, com destaque para os faróis de neblina e os faróis de milha. Outros componentes com desconto são a ECU do motor, a linha de filtros para motores e os tubos compressores REMAN, além de transmissões e suspensões. A promoção é válida até 31 de julho.

Serviço
DAF na Agrishow 2025
30ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
De 28 de abril a 2 de maio de 2025, das 8h às 18h
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321
Ribeirão Preto - São Paulo
Clique aqui e visite o site da Agrishow

DAF Caminhões
CDI Comunicação

MERCEDES-BENZ EXPANDE CONTRATAÇÕES DO FLEETBUS E ANUNCIA NOVO SERVIÇO 24H PARA ÔNIBUS URBANOS

Visando ampliar e aprimorar o leque de serviços para clientes do segmento de ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil lança um Serviço 24 Horas para modelos urbanos. A partir do mês de maio deste ano, essa novidade estará disponível na Rede de Concessionários da marca, que conta com 180 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional. O serviço pode ser acionado por meio do 0800 970 9090, ou pelo ZapBenz (11) 94111-1234.

“Essa modalidade inédita de serviço 24 horas está voltada especificamente para ônibus urbanos, dentro do período de garantia, que apresentem falhas mecânicas ou elétricas que o impeçam de rodar, que estejam localizados na garagem do cliente ou em estradas/rodovias e a mais de 50 km do concessionário”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nestes casos, o deslocamento de mecânicos ou eletricistas do Mercedes-Benz Service 24h até o local da pane será custeado conforme as diretrizes do programa”.

Segundo o executivo, a chegada desse novo serviço 24 horas para os modelos urbanos reforça ainda mais o compromisso da Empresa em sempre entregar novas soluções dedicadas a clientes de ônibus, como ocorreu recentemente, por exemplo, com o sistema de telemetria FleetBus para gestão de frota.

“O FleetBus, que é um case de sucesso no mercado, passou a ser item de série. Temos cerca de 470 ônibus vendidos juntamente com a contratação deste serviço, entre modelos BlueTec 6 a diesel e também elétricos”, afirma Walter Barbosa. “O Grupo Santa Cruz, referência no transporte rodoviário de passageiros, aprovou e contratou o FleetBus para os 70 ônibus da frota de sua empresa SC Minas, que opera no Sul do Estado de Minas Gerais”.

Portfólio ainda mais completo de serviços para clientes de ônibus

O portfólio Mercedes-Benz inclui mais serviços dedicados a clientes do setor de transporte de passageiros, como os Planos de Manutenção Best Basic, Complete e Complete Plus específicos para ônibus.

Outro destaque é o Estoque Consignado, que dá ao cliente a opção de armazenar peças Mercedes-Benz em suas próprias instalações ou oficinas. Isso garante a disponibilidade em tempo real, com atendimento eficiente e rapidez no fornecimento de peças.

Os clientes do segmento podem contar ainda com a praticidade e agilidade do atendimento por WhatsApp.

Um grande diferencial da marca, amplamente reconhecido no mercado, é a a maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do Brasil, com 180 pontos de atendimento em todos os estados. Para os clientes de ônibus, a Empresa vai além, com o atendimento dedicado da Rede CenterBus, que conta com equipe exclusiva e treinada para as demandas desse segmento.

Portfólio também inclui serviços financeiros

A Mercedes-Benz do Brasil sobressai no mercado também pelos serviços financeiros do parceiro Banco Mercedes-Benz, o primeiro a operacionalizar a linha do BNDES Finame com recursos do Fundo Clima no País. Essa linha garante recursos para apoiar projetos voltados à aquisição de veículos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa.

O Banco Mercedes-Benz também foi o primeiro a aderir ao Novo Refrota, financiamento do Pró-Transporte com investimentos do Novo PAC do governo federal.

“O Fundo Clima, o Novo Refrota e o Novo PAC são instrumentos cruciais para a compra de veículos zero quilômetro, muito menos poluentes, mais seguros e mais amigáveis ao meio ambiente”, diz Walter Barbosa. “Como se vê, além de oferecer a melhor solução para cada segmento de ônibus, os veículos Mercedes-Benz também têm um importante papel econômico, que é garantir disponibilidade e rentabilidade aos clientes. É aí que se destacam os nossos serviços”.

SC Minas contrata o FleetBus para a gestão de toda a sua frota

Cliente Mercedes-Benz há 66 anos, o Grupo Santa Cruz, referência em transporte rodoviário de passageiros nos estados de São Paulo e Minas Gerais com suas empresas Santa Cruz e SC Minas, adquiriu 42 chassis de ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota de sua unidade mineira, que atua no Sul do Estado. São 31 chassis OF 1721 L e 11 do modelo O 500 RS, todos com carroçaria Busscar. A venda foi realizada pela Peres Diesel, concessionário da marca em Poços de Caldas.

“Com essas 42 novas unidades passamos a contar com 72 ônibus na frota da SC Minas, todos da marca Mercedes-Benz”, informa Francisco Carlos Mazon, CEO do Grupo Santa Cruz. “Criamos a empresa em 2020, que interliga cidades como Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e várias outras do Sul de Minas. Mantemos uma frota sempre renovada, com idade média por volta de dois anos, prestando assim um serviço de qualidade, com conforto e segurança para os nossos passageiros”.

Focada em tecnologias avançadas para suas operações, a SC Minas contratou o serviço de telemetria FleetBus da Mercedes-Benz para gestão de toda a sua frota. “Vemos muito potencial nesta ferramenta que nos ajuda a monitorar cada veículo e cada motorista em tempo real, visando uma condução econômica e segura, com otimização de custos operacionais e mais rentabilidade”, comenta Francisco Carlos Mazon.

Cliente obtém economia no consumo com tecnologia BlueTec 6

Os novos ônibus Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6, que atendem à legislação Proconve P8 (Euro 6), estão entregando ótimos resultados ao cliente em termos de consumo e emissões. “Na nova frota da SC Minas temos obtido uma economia de cerca de 5% no consumo de diesel com os motores Euro 6 na comparação com os modelos Euro 5. Isso se deve especialmente a treinamentos de nossos instrutores e motoristas oferecidos pela Peres Diesel e pela Mercedes-Benz”, afirma Francisco Carlos Mazon.

O cliente ressalta também os ganhos ambientais com os novos ônibus da marca. “A redução de emissões de poluentes proporcionada pelos motores Mercedes-Benz Euro 6 reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, pilar da estratégia ESG do nosso grupo”.

Mercedes-Benz entrega soluções completas ao cliente

“Mercedes-Benz e Grupo Santa Cruz mantêm um relacionamento de longa data, de mais de seis décadas. Em todo esse tempo, nossa Empresa sempre procurou entregar produtos e serviços que atendam às demandas desse nosso tradicional cliente”, diz Walter Barbosa. “Isso novamente está reforçado na venda de ônibus Euro 6 e do serviço de telemetria FleetBus, que atendem a necessidades operacionais e ambientais do Grupo Santa Cruz. Nós também dedicamos atenção à sustentabilidade no transporte, focando em meio ambiente e segurança nas estradas”.

FleetBus é item de série para todo o portfólio de ônibus da marca

Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a licitações, saem de fábrica com o equipamento do sistema de telemetria FleetBus previamente instalado. Este novo item de série também já está disponível para o ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U.

“Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna ferramenta para gestão de sua frota de ônibus”, destaca Walter Barbosa. “Assim, o gestor passa a contar com informações de seus veículos e comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de performance e diagnósticos. Dessa forma, queremos proporcionar uma melhor experiência para os clientes com esse nosso exclusivo serviço 4.0”.

O FleetBus é composto pelo módulo de telemetria, chicote elétrico e antenas. Como o equipamento é montado na linha de produção da fábrica da Mercedes-Benz, não há necessidade de instalação no campo, restando aos encarroçadores apenas a colocação das antenas, conforme o tipo da carroçaria escolhida pelo cliente. Isso preserva a qualidade do produto.

Entre as vantagens proporcionadas pelo FleetBus aos clientes destacam-se a visualização dos sinais do veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos geolocalizados, criação e customização de eventos de condução, manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de manutenção.

As funcionalidades do sistema incluem também cercas eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida, gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos motoristas que impactam no consumo e segurança e transmissão automática de relatórios por e-mail.

Compatível com chassis de ônibus Mercedes-Benz Euro 5, Euro 6 e com os ônibus elétricos, a ferramenta permite ainda armazenamento do histórico do CAN.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

quinta-feira, 24 de abril de 2025

ANDREA SERRA ASSUME A NOVA DIRETORIA TRIBUTÁRIA E DE COMÉRCIO EXTERIOR DA ANFAVEA

Andrea Serra

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) anuncia a criação da Diretoria Tributária e de Comércio Exterior, posição que passa a ser ocupada por Andrea Serra, profissional com ampla experiência nesses temas e de longa trajetória na iniciativa privada, inclusive no setor automotivo.

Formada em Direito pela PUC Campinas e Pós-Graduada em Administração Contábil e Financeira pela FAAP, Andrea Serra é advogada tributarista há mais de 25 anos, com passagens por diversos segmentos de atuação, como consultorias, instituições financeiras e indústrias de bens de consumo.

Sua última experiência foi em uma das associadas da ANFAVEA, a General Motors do Brasil, onde atuou por 15 anos em diversos cargos, tratando de temas tributários, aduaneiros e projetos de negócio.

“Estou muito entusiasmada com este novo desafio, relacionado a duas áreas de importância tão centrais para as empresas dos segmentos de veículos leves, pesados e de máquinas agrícolas e rodoviárias”, afirmou Andrea Serra, primeira mulher a assumir um cargo de Direção em 69 anos da entidade.

“A criação dessa Diretoria foi uma das principais demandas feitas pelas associadas após minha indicação para o cargo de Presidente da ANFAVEA, apontando a percepção de que questões tributárias e de comércio exterior precisam receber uma atenção ainda maior por parte da entidade no atual contexto local e global do setor automotivo”, disse Igor Calvet.

ANFAVEA

MERCEDES-BENZ LANÇA CHASSI DE MICRO-ÔNIBUS LO 916R DEDICADO PARA APLICAÇÕES RURAIS

Sempre atenta às demandas de seus clientes e do mercado, a Mercedes-Benz amplia ainda mais a já maior linha de ônibus do Brasil. Chega ao mercado o chassi de micro-ônibus LO 916R Fretamento Rural, solução eficiente e rentável para o transporte de funcionários e outros grupos nas mais diversas áreas do campo.

“O segmento de fretamento vem crescendo no Brasil, como reflexo do bom momento da economia do País e a geração de emprego. Isso se reflete não só nas cidades, como também no potencial das atividades do campo, daí o desenvolvimento de um produto para as novas demandas desse mercado”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliás, já temos vendas confirmadas de 16 unidades para clientes dos estados de Minas Gerais e São Paulo”.

“O LO 916R Fretamento Rural tem por base o consagrado chassi de micro-ônibus LO 916 da nossa marca, amplamente reconhecido pela robustez e resistência, mesmo em condições severas das vias fora de estrada”, diz Walter Barbosa. “Com esse novo produto, ampliamos a oferta de micro-ônibus ônibus para fretamento.

Solução para vias não pavimentadas

O LO 916R Fretamento Rural foi especialmente desenvolvido para vias não pavimentadas. Esse inédito produto reúne a força, robustez e resistência do LO de motor frontal com atributos como flexibilidade na configuração e versatilidade de operação em vias de terra e fora de estrada. Dessa forma, garante conforto e segurança no transporte de funcionários, com excelente custo operacional e rentabilidade para as empresas.

Com entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, o LO 916R pode receber carroçarias de até 9,2 metros de comprimento, com larguras de 2,25 a 2,40 metros. Esta configuração permite a montagem de até 32 assentos, sendo 31 para passageiros mais um auxiliar. Também vem equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel, que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O motor OM 924 LA do LO 916R é amplamente reconhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 163 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Este motor possui protetor de cárter, a fim de proteger os componentes inferiores durante a operação do veículo em áreas não pavimentadas.

A esse propulsor junta-se o câmbio manual Eaton de 6 marchas com acionamento por cabo, proporcionando melhor desempenho na operação e melhor ergonomia para os motoristas.

Alto padrão de conforto e segurança no fretamento rural

Na dianteira e na traseira, a suspensão do LO 916R Fretamento Rural é metálica, com molas parabólicas, pastilhas antirruído, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. Isso resulta em uma suspensão mais confortável e com menor nível de ruído.

Importante característica do LO 916R Fretamento Rural é a altura em relação ao solo: este chassi é 40 mm mais alto em relação ao piso comparado com o LO 916 urbano. Com isso, o veículo pode operar com tranquilidade em estradas não pavimentadas, pois os ângulos de entrada e de saída, assim como o ângulo de lombada entre os eixos, são maiores, evitando que componentes do chassi batam em tocos, lombadas mais altas, buracos e pedra, ficando mais adequado para rotas em trechos de terra.

O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema antitravamento de rodas ABS, sistema antipatinação ASR, auxílio de partida em rampa, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade), proporcionado maior segurança na operação.

Esse chassi de micro-ônibus se destaca ainda pelo bloqueio de diferencial no eixo traseiro Mercedes-Benz R325, com acionamento automático, que melhora a tração em terrenos irregulares, atoleiros ou áreas alagadas. Também vem equipado com pneus 235 de perfil de rodagem mista (terra+asfalto) tendo uma maior altura e maior banda de rodagem, o que resulta em maior robustez.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CANTU INAUGURA O PRIMEIRO PARQUE LOGÍSTICO DE PNEUS DO BRASIL

Localizado em Itajaí (SC), complexo terá capacidade para armazenar superior a 450 contêineres e estrutura que possui empilhadeira retrátil telescópica normalmente para movimentar containers

A Cantu Inc, ecossistema de soluções em pneus, líder no mercado de reposições na América Latina, inaugura o primeiro parque logístico do setor no Brasil. Com mais de 12 mil metros quadrados de área, a estrutura tem capacidade para armazenar mais de 450 contêineres - número que pode representar até 450 mil pneus, dependendo da especificação de cada modelo. Mais de 160 desses containers são próprios, reforçando o investimento logístico do grupo catarinense. O complexo funcionará 24h por dia, operando em três turnos.  O movimento dos containers será realizado por uma Reach Staker, empilhadeira telescópica especializada na movimentação e empilhamento de contêineres em ambientes de alta demanda como portos e terminais de carga.

“Com o parque logístico reduziremos etapas operacionais e vamos melhorar a experiência dos nossos clientes, aumentando a velocidade do nosso abastecimento. A medida faz parte da estratégia mais ampla de crescimento da companhia, baseada em cinco avenidas – sendo duas delas a expansão territorial e oferta de portfólio completo”, afirma Beto Cantu, CEO da Cantu Inc., destacando que o investimento está alinhado com os pilares de crescimento sustentável da empresa.

O novo parque foi projetado para otimizar o fluxo logístico da empresa, reduzindo o inbound – menos etapas até a entrega para o cliente final, reduzindo o tempo entre a compra e o recebimento do produto. Com isto a empresa terá maior disponibilidade de mercadorias e maior agilidade nos processos, possibilitando atender com mais eficiência a crescente demanda do mercado.

A movimentação diária no novo parque poderá chegar a 50 contêineres, totalizando aproximadamente 25 mil pneus por dia — volume que varia de acordo com os tamanhos e aplicações, de veículos de passeio a carga pesada. Essa estrutura garante mais flexibilidade operacional, permitindo que os contêineres abasteçam diretamente centros de distribuição, filiais ou até mesmo grandes clientes, funcionando também como estoque estendido da matriz.

"Essa estrutura representa um passo importante na evolução da nossa operação logística. Ao encurtar o caminho entre o centro de distribuição e o cliente, ganhamos velocidade, previsibilidade e mais controle sobre toda a jornada do produto. Isso fortalece a nossa proposta de valor e reforça o compromisso com eficiência e excelência no atendimento. Estamos prontos para dar respostas mais rápidas ao mercado e aos nossos parceiros.", reforça o Gerente de Transportes da Cantu Inc. e responsável pelo projeto, Ernani Ruschel.

A Cantu Inc. é um ecossistema de soluções em pneus, focado em oferecer uma experiência diferenciada e garantir mobilidade e inovação para transformar caminhos em jornadas extraordinárias. Líder no mercado de reposição, com 06 Centros de Distribuição e 56 unidades no Brasil e holding das marcas de pneus Speedmax, com presença nos mercados da América Latina, EUA e Europa e Gripmaster, líder no segmento de pneus OTR; além da PneuStore, maior e-commerce de pneus do Brasil

Cantu
XCOM Agência de Comunicação

REITER LOG É A MARCA MAIS LEMBRADA NO SEGMENTO DE TRANSPORTES

Empresa recebeu o reconhecimento da TranspoData na na categoria Top Transpo pelo seu compromisso com a descarbonização e renovação da frota.

Vanessa Reiter Pilz, Diretora de ESG da Reiter Log, recebeu a premiação. Foto: TranspoData | Divulgação.

Referência no setor logístico e dona da maior frota sustentável do país, a Reiter Log recebeu nesta quarta-feira (23), em São Paulo, o prêmio Top of Mind do Transporte 2024, promovido pelo grupo editorial TranspoData. A empresa foi reconhecida na categoria Top Transpo pelo seu compromisso com a descarbonização e renovação da frota e pelo investimento na formação de novos motoristas.

Com a meta de ter 100% da frota sustentável até 2035, a Reiter Log conta hoje com 35% dos veículos em operação movidos a fontes renováveis. A empresa é responsável pela gestão da maior frota sustentável do país e trabalha fortemente para acompanhar a alta demanda por logística verde.

“Temos o compromisso com a sustentabilidade e sabemos que é um trabalho de longo prazo. Receber este troféu demonstra que estamos no caminho certo e que somos reconhecidos pelo mercado como uma empresa responsável e eficiente”, comemorou a diretora de ESG da Reiter Log, Vanessa Reiter Pilz.

Anualmente, o Top Of Mind do Transporte ouve milhares de especialistas, jornalistas, empresários, frotistas, caminhoneiros e autônomos de todas as regiões do Brasil e elenca as marcas mais lembradas e os produtos preferidos. Em 2025, o prêmio contou com 42 categorias e 30 empresas premiadas.

ReiterLogReferência no segmento de transportes e logística no Brasil e na América Latina, a ReiterLog é uma empresa gaúcha com foco no alto desempenho na oferta de soluções logísticas. Fundada em 2008, tem atuação em todo o território nacional, com ponto de apoio em nove estados, e em países como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e infraestrutura que possibilita atendimento personalizado, para diferentes tipos e tamanhos de carga, com o modal mais adequado para cada cliente. Com a maior frota sustentável do Brasil – e reconhecida pela logística verde, segue os mais altos padrões no que se refere a regulamentações e certificações de qualidade, saúde, segurança e responsabilidade socioambiental

ReiterLog
ANK Reputation