segunda-feira, 14 de abril de 2025

CUMMINS BRASIL APRESENTA NOVIDADES EM EIXOS, EMBUCHAMENTOS E TECNOLOGIA CALIBRAR, NA AUTOMEC 2025.

Sistema Meritor CalibrAR

A Cummins Brasil chega à Automec 2025, que acontece entre os dias 22 e 26 de abril no São Paulo Expo (SP), com novidades para o mercado de Aftermarket automotivo ao apresentar um portfólio ampliado de componentes de eixos, incluindo novos itens Meritor para eixos cardans, além da tecnologia avançada do sistema Meritor CalibrAR (MTIS). 

No estande, a experiência também será interativa. Os visitantes serão surpreendidos com exposição do eixo MS-160, apresentado com peças em uma vista “explodida”, permitindo uma visão detalhada do sistema e da robustez desta solução de redução simples, com capacidade de até 45 toneladas de PTBC.

Na esteira das novidades, a Cummins Brasil apresenta os novos itens Meritor de eixos cardan que chegam para reforçar a ampla gama oferecida no mercado nacional. No total são 28 novos itens, além da atualização de 146 componentes.

“A expansão de nossas linhas de produtos é a estratégia da empresa que reforça o nosso compromisso em oferecer um portifólio com a maior cobertura de mercado aos nossos clientes, com soluções que combinam qualidade, durabilidade e suporte aos clientes”, diz Leandro Carvalho, diretor de Aftermarket da CDBS para a América Latina.

Outro destaque da Automec 2025 é a promoção da nova linha de embuchamentos, lançada no final de 2024, com mais de 170 itens voltados ao mercado de reposição e cobertura de aproximadamente 95% das aplicações para caminhões e ônibus. Vale reforçar que a Cummins mantém um portfólio de componentes com mais de 3 mil itens ativos, incluindo peças do diferencial, rolamentos, cruzetas, óleos para diferenciais, amortecedores, todos com a marca Meritor. A ampla oferta de componentes para eixos também conta com uma rede de atendimento robusta, com mais de 600 pontos de venda, garantindo capilaridade e agilidade no suporte ao cliente em todo o território nacional.

Tecnologia Meritor CalibrAR

Outro grande destaque da empresa será o sistema Meritor CalibrAR (MTIS), um sistema de controle de pressão de pneus desenvolvido pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS). Voltada exclusivamente para carretas, a solução oferece segurança, economia e manutenção simplificada. O sistema mantém a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento. Possui ainda o “ThermALERT” um dispositivo de monitoramento térmico que emite alertas sonoros em situações de superaquecimento, elevando a segurança nas operações de frotas.

“Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, desenvolvido para elevar os padrões de eficiência das operações”, diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.  A tecnologia do CalibrAR é alimentada pelo compressor do sistema de freios e suspensão a ar do veículo. O ar comprimido passa por uma central de controle, onde um filtro secador retira a umidade antes de ser direcionado ao sistema de tubulação interna do eixo.

O dispositivo contribui diretamente para o custo total da operação (CTO), ao manter a pressão correta dos pneus, resultando em até 1,5% de economia de combustível e um aumento de até 10% na vida útil dos pneus. Além disso, o sistema reduz os custos de manutenção, eliminando a necessidade de calibração frequente e prolongando o período entre as trocas de pneus.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

AFICIONADOS POR ÔNIBUS PARTICIPAM, COM A IVECO BUS, DA EXPOBUS 2025.

Marca exibiu o Daily Minibus, o chassi BUS 17-280 e o pesado S-Way no evento, que reuniu entusiastas e profissionais do setor em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Pelo segundo ano consecutivo a IVECO BUS participou da Expobus, exposição de ônibus novos e antigos voltada à entusiastas e profissionais do setor, em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira. Com o suporte do time DEVA, concessionário em Minas Gerais, a marca exibiu o Daily Minibus e o chassi BUS 17-280 recém entregue à Stilo, uma das maiores empresas do segmento de Fretamento no Estado. Outra atração foi o pesado S-Way, que também atiçou a curiosidade do público, entre muitas fotos.

A Expobus é realizada pelos publicitários Bruno Teles e Luiz Felipe Coelho desde 2019 e reúne veículos raros e diferenciados, além de modelos novos. A iniciativa cresce a cada ano e, depois do sucesso da edição de 2024, em uma garagem, foi realizada nesse ano no Expominas Juiz de Fora, em área mais ampla, estratégica e de fácil acesso a visitantes e expositores. "Esse ano tivemos 50 veículos presentes, que os visitantes apreciaram durante esse espetáculo, que conta a história do transporte", conta Bruno.

Entre o público, a exposição recebeu visitantes de diversos outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Para Bruno, a IVECO BUS se consolidou como marca parceira na trajetória da Expobus, proporcionando interação entre entusiastas, usuários e operadores de sistemas de transporte. "A IVECO BUS está em constante inovação, o que a torna uma marca diferenciada, que gera atenção e a confiança do mercado. Agradecemos a IVECO BUS e a DEVA pelo sólido apoio. Seguimos de mãos dadas para contar a história do transporte", afirma Bruno.

BUS 17-280: performance e eficiência colocados à prova

O chassi BUS 17-280 exposto viajou direto da garagem da Stilo, em Betim, na Grande Belo Horizonte, para a Expobus. Luciano Duarte, motorista da empresa há mais de 20 anos e que conduziu o veículo, aprovou o conforto e o desempenho do modelo. Habitualmente o chassi é utilizado pela Stilo em operações de fretamento. Na viagem à Juiz de Fora o modelo também foi colocado à prova em percurso rodoviário. "O chassi é confortável, apresenta excelente torque e força, além de trocas macias no câmbio", aponta Luciano, ao elogiar a performance e a eficiência do chassi IVECO BUS. "A suspensão macia é outro ponto forte", acrescenta Luciano.

Danilo Maccachero, gerente Nacional de Vendas da IVECO BUS, ressalta que a presença na Expobus aproxima a marca com os operadores da região. “Nosso espaço no evento foi um sucesso mais uma vez, se destacando como ponto de encontro não só para os clientes, como também o público visitante. A Expobus é uma grande oportunidade para apresentarmos nossos produtos e soluções”, afirma Maccachero.

Serviços e soluções IVECO BUS

Com a IVECO BUS, o cliente conta com um pacote de serviços e soluções integradas, que vão otimizar a gestão do negócio com mais rentabilidade e sustentabilidade. No site ivecobus.com.br é possível acessar informações detalhadas sobre o portfólio de produtos da marca. O atendimento ao cliente IVECO BUS é reforçado pela Assistência 24h IVECO, por meio do telefone 0800-702-3443 e WhatsApp (31) 2107-2355.

IVECO BUS 
Rede Comunicação de Resultado

CORTECO MARCA PRESENÇA NA CONVENÇÃO BOSCH SERVICE 2025

O evento é uma oportunidade para a empresa estar próxima aos profissionais do setor, compartilhar informações e consolidar a marca

Em 21 e 22 de abril, a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, estará presente na convenção Bosch Service 2025, que ocorrerá no WTC Events Center, em São Paulo (SP).

Na oportunidade, a empresa vai expor seus produtos e seus profissionais estarão disponíveis para atender o público e esclarecer informações técnicas sobre o portfólio. A expectativa é reunir mais de 1.000 participantes, que terão acesso a uma programação exclusiva, voltada a relacionamento, negócios, conteúdo, crescimento e sinergia de marcas.

“A parceria com a Bosch Service é muito importante para a Corteco por ser uma oportunidade de estreitarmos relacionamento com o público do setor, mostrar nossos produtos e compartilhar informações técnicas e de aplicações. Também é estratégico para consolidarmos a nossa marca, trocarmos experiências e estarmos alinhados ao mercado”, explica Estela Pacheco, gerente de Trade Marketing da Corteco.

Serviço
Convenção Bosch Service 2025
21 e 22 de abril de 2025
WTC Events Center
Avenida das Nações Unidas, 12551
Brooklin Novo - São Paulo - SP

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos, basta acessar o site (www.corteco.com.br), fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil)

Corteco
Essência Comunicação

MARCOPOLO RAIL LEVA SUAS SOLUÇÕES DE MOBILIDADE SOBRE TRILHOS PARA A NT EXPO

Consolidada no mercado, empresa acaba de expandir fronteiras com a primeira exportação realizada para o Chile

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de modais sobre trilhos, entre os dias 22 e 24 de abril marca presença na 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos. O evento realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, é um dos principais encontros do setor metroferroviário da América Latina.

A presença na NT Expo é uma oportunidade para a Marcopolo Rail fortalecer sua presença no mercado nacional e internacional, apresentando aos visitantes seus produtos e serviços e reforçando seu compromisso com a mobilidade. No estande da companhia, os visitantes poderão conhecer mais sobre suas soluções e o mockup de um trem exposto permitirá que os participantes conheçam características e inovações dos produtos desenvolvidos pela empresa.

“Buscamos criar soluções que impactem de forma positiva o cotidiano. Além de atender às necessidades de locomoção, nossos projetos visam proporcionar atributos como conforto, segurança e entretenimento, contando com uma engenharia e equipes multidisciplinares atentas às tendências de mercado e principais normas internacionais. O transporte de alta capacidade sobre trilhos é essencial para garantir uma mobilidade integrada, sustentável e eficiente”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

No dia 22, às 17h30, o executivo será um dos participantes do painel "Mais rápido, mais eficiente: o que esperar da revitalização do transporte ferroviário?" que discutirá os recentes avanços e investimentos no transporte ferroviário brasileiro, incluindo projetos como o aeromóvel do aeroporto de Guarulhos, os trens intercidades e o leilão de trens para o Metrô de São Paulo, destacando como essas iniciativas estão transformando a mobilidade urbana e intermunicipal.

Transformação da mobilidade sobre trilhos

Desde o início das suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço do segmento em linha com as atuais demandas globais.

“Temos investido significativamente no desenvolvimento de parcerias e produtos para valorizar o segmento metroferroviário no mercado nacional e na América Latina, promovendo inovação e tecnologia para atender às demandas de mobilidade urbana e intermunicipal”, acrescenta o executivo.

A companhia realizou em março um importante movimento com a entrega da primeira de três composições de dois carros à Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, companhia pública responsável pela gestão da rede ferroviária chilena. O fornecimento de trens de última geração para a EFE, que há 140 anos desempenha papel importante na mobilidade do Chile consolida a fabricante como referência para a América Latina e reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

Além do fornecimento à tradicional empresa pública chilena, dentre os projetos já aprovados e desenvolvidos estão o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail e que em 2024 entrou em operação em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos people movers fornecidos para o consórcio AeroGru. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).

Marcopolo Rail Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple VLTs, bem como fabricação de People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

VOLVO EX90 E XC90 EM SOLO BRASILEIRO

A Volvo Car Brasil apresentou de forma oficial seus dois novos modelos topo de linha, na última semana. Os novos EX90 e XC90 foram revelados na capital paulista no Volvo Studio 90/90, localizado no Octavio House, na Avenida Faria Lima, espaço criado para contar o legado da marca, que comemora 98 anos nesta segunda-feira (14).

Apresentado pela primeira vez em 2022, o EX90 é considerado o carro mais seguro já produzido pela Volvo, que é reconhecida pela segurança de seus modelos. O SUV de sete lugares, totalmente elétrico, reúne o ápice de tecnologia, segurança, exclusividade e luxo, tornando-se a combinação perfeita de requinte e proteção, não apenas dos passageiros dentro do carro, mas também de elementos externos.

Com pré-vendas iniciadas em meados de fevereiro, a Volvo Car Brasil teve um resultado surpreendente com novos pedidos para ambos os modelos. Foram 100 unidades reservadas mediante pagamento de sinal e com chegada e entrega ao cliente previstas para os próximos dias.

“Sabemos que o EX90 é o nosso modelo topo de linha, que reúne o máximo de tecnologia, conforto e segurança dos carros da Volvo. Também temos conhecimento que é um veículo exclusivo, assim como aconteceu durante os últimos anos com o XC90. A linha 90 é o nosso produto mais exclusivo e estamos muito empolgados em ter mais um produto totalmente elétrico, com sete lugares, para oferecer aos consumidores brasileiros”, garante Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

Junto com o EX90, a Volvo Car Brasil também apresentou a nova versão do XC90, que é um ícone da Volvo Cars. Com uma série de atualizações de tecnologia e design ao redor de todo o veículo, o modelo híbrido pode rodar até 49 km no modo totalmente elétrico, segundo dados oficiais do Inmetro.

Para Godoy, o novo XC90 é mais uma opção para o cliente que deseja migrar para um veículo eletrificado. “A Volvo segue confiante no futuro elétrico e estes dois carros comprovam este pensamento. O consumidor que adquire o XC90 quer um veículo eletrificado, mas opta pela segurança do motor a combustão. Já quem compra um EX90 já está confortável em ter um modelo totalmente elétrico, com capacidade de percorrer longas distâncias sem necessidade de carregamento como: Rio-São Paulo; São Paulo-Curitiba; ir e voltar de Goiânia para Brasília; ou sair de Gramado para ir a Florianópolis. Junto com os outros carros da nossa linha, temos convicção que conseguimos atender aos nossos clientes da melhor maneira possível”, conclui o presidente da Volvo Car Brasil.

O novo XC90 já está disponível em todas as 49 concessionárias Volvo pelo país com versões a partir de R$ 639.950; enquanto o EX90 chega em maio, em versão única, no valor de R$ 849.950.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR

VW CAMINHÕES E ÔNIBUS AMPLIA PORTFÓLIO DE MODELOS VOCACIONAIS

Já reconhecida por desenvolver e produzir veículos sob medida, a VWCO promete fortalecer ainda mais esta imagem: a empresa supera a marca de 40 modelos vocacionais em seu portfólio global. Em 2024, lançou grande parte desses veículos com tecnologia Euro 6 e viu dobrar seu volume de produção. Com aproximadamente 3.750 unidades em 2023, saltou para mais de 8.500 em 2024, correspondendo a cerca de 20% do montante fabricado pela empresa no ano.

O grande destaque para esse resultado está no desenvolvimento acelerado dos novos modelos, que chegaram, em média, apenas seis meses depois dos veículos de série em que se baseiam. Com essa estratégia, a empresa tem hoje um dos maiores portfólios de vocacionais do mercado, com veículos destinados a aplicações off-road, para construção civil, coleta de resíduos, combate a incêndios, transporte de valores ou com trações diferenciadas.

A maior parte desse volume se destina a clientes brasileiros. Entre os mais demandados em 2024, estão os ônibus escolares e os caminhões 8x2. A proximidade com o cliente está no coração dessa estratégia de sucesso, em linha com o slogan da empresa “menos você não quer, mais você não precisa”.

“Nossa prioridade é o cliente, sempre buscando agregar valor à sua operação por meio da inovação. Isso nos garante uma posição diferenciada, pois vivenciamos de perto e entendemos as condições únicas de operação do mercado de transporte e suas demandas. Investimos fortemente na engenharia modular e inovamos na busca de prover a melhor relação custo benefício, flexibilidade e eficiência operacional, sempre comprometidos em atender às necessidades específicas de nossos clientes”, destaca Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da montadora.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sábado, 12 de abril de 2025

JEEP® ENFRENTA AS TRILHAS DE MOAB, EUA, NO 59º EASTER JEEP SAFARI

A Jeep® está presente no 59º Easter Jeep Safari, realizado a partir deste sábado (12) até 20 de abril em Moab, Utah. Neste ano, Jeep e Mopar chegaram com sete novos carros-conceito, expressivos e altamente capazes de enfrentar todos os desafios de Moab, o epicentro do país para aventuras off-road.

Como parte do compromisso contínuo com a preservação ambiental e a condução responsável, a Jeep, mais uma vez, associou-se à Red Rock 4-Wheelers e ao Bureau of Land Management para limpar e conservar as trilhas locais de Moab. Todos os anos, voluntários Jeep realizam um projeto de restauração, que normalmente inclui remoção de lixo e resíduos, reparos e construção de muros e cercas de pedra, além da recuperação de áreas ao longo das trilhas.

Em parceria com a Mopar, a Jeep oferece aos participantes do Easter Jeep Safari 2025 uma gama inesquecível de veículos e experiências Jeep 4x4, incluindo sete carros-conceito da Jeep e Mopar.

Os carros-conceito do Easter Jeep Safari (EJS) deste ano estão ainda melhores, com sete novos modelos customizados criados pelos times do design, Jeep e Mopar, que celebram a liderança 4x4 da marca.

O resultado é uma linha de conceitos EJS robusta que presta homenagem às raízes da marca Jeep e oferece um pouco dos veículos que vão abrir caminho para o futuro do off-road. Os seguintes conceitos Jeep e Mopar farão parte do que a marca vi apresentar no evento em 2025:

  • Jeep Convoy Concept - Inspiração militar, Jeep Gladiator clássico com um design que resiste ao tempo em aspectos visuais e funcionais
  • Jeep Bug Out 4xe Concept – Jeep Wrangler de fibra de carbono com extensão para aventuras off-grid, unindo acampamento ultraleve e overlanding
  • Jeep Rewind Concept - Conceito nostálgico de um Jeep Wrangler que transmite todas as sensações de uma época em que as cores neon vibrantes estavam na moda
  • Jeep Wrangler 4xe Blueprint Concept - Catálogo sobre rodas com quase 40 acessórios originais testados e homologados
  • Jeep Wrangler 4xe Sunchaser Concept - O verdadeiro aventureiro ao ar livre transporta todo o equipamento necessário para um dia inteiro de atividades, desde o nascer ao pôr do sol
  • Jeep Gladiator High Top Honcho Concept – A picape inspirada na herança de meados da década de 1970 confere uma nova personalidade ao modelo
  • Jeep J6 Honcho Concept - Mistura o tema clássico do Jeep Honcho do final da década de 1970 com peças e acessórios de conceção e produção Jeep e Mopar.  

> Para mais informações, clique aqui e visite o site.

Jeep
Stellantis

VOLKSWAGEN OFERECE MODELOS AINDA MAIS EQUIPADOS E CONECTADOS NA LINHA 2026

A Volkswagen do Brasil inicia o segundo trimestre de 2025 com novidades importantes em seu portfólio. Para a linha 2026, Polo, Virtus, Nivus e T‑Cross chegam às concessionárias ainda mais equipados, com incremento em tecnologias voltadas especialmente à segurança e ao conforto. Entre os destaques estão ainda as estreias de T‑Cross Extreme e Nivus Sense.

T‑Cross

O SUV mais vendido do Brasil aparece com grandes novidades no MY26. O modelo tem inédita versão topo de gama, com nome herdado das lendárias picapes Amarok V6 e Saveiro: trata-se do Novo T‑Cross Extreme. 

T‑Cross Extreme

No exterior, o SUVW tem assinatura luminosa conectada, o chamado ‘light strip’ na grade dianteira. Ainda do lado de fora, os acabamentos são em preto piano, acompanhados por detalhes em laranja aplicados no para-choque dianteiro, e no emblema ‘Extreme’, presente nas laterais. As rodas de 17 polegadas têm novo design e são escurecidas, seguindo a linha de design da versão. 

Na coluna C, assim como nos outros modelos que carregam a versão aventureira, o T‑Cross Extreme recebe um ‘badge’ exclusivo. A paleta tem cinco cores, sendo Branco Puro e Preto Ninja as sólidas; Cinza Platinum como metálica; e outras duas cores exclusivas da versão: Cinza Ascot com teto preto, e a Cinza Oliver, oferecida em metálico ou fosco (com teto preto). Este, aliás, é o primeiro modelo produzido em série no Brasil a receber uma cor fosca. 

No interior, os bancos têm revestimento com costura laranja, assim como nas portas e no painel, além do nome da versão aplicado nos encostos. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas agora acompanha a nova central multimídia VW Play Connect, abrindo as portas para a conectividade no Novo T‑Cross. A partir da linha 2026, todas as versões do SUV terão opção de conectividade, assim como o Novo Nivus. 

T‑Cross Extreme

São 15 funcionalidades oferecidas no carro conectado para deixar ainda mais simples e segura a interação com o SUW. Entre as funções oferecidas estão travar e destravar o veículo, localização em tempo real, acionamento da buzina e pisca alerta, modo manobrista, controle de perímetro, restrição de horário, gestão de saúde do carro com mais de 90 alertas, entre outras.

T‑Cross Extreme

Atualizada, a versão Highline do T‑Cross também recebe ‘light strip’, carregamento por indução com refrigeração, enquanto o pacote ADAS, como opcional, está mais completo com a inclusão do assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist). Para a Comfortline entram em cena chave com acabamento cromado, carregamento por indução com refrigeração e VW Play Connect, com internet embarcada e mais de 15 aplicativos disponíveis na loja online.

Nivus

Nivus Sense

A Volkswagen anuncia o retorno da versão base, o Nivus Sense, em seu portfólio. Porta de entrada para o modelo, com pacote competitivo e bom custo-benefício, sai de fábrica com painel digital de oito polegadas, central multimídia VW Play de 10 polegadas, AEB (Assistente de Frenagem de Emergência) e seis airbags. Para Comfortline e Highline, o SUV cupê traz como novidade chave com acabamento cromado e carregamento por indução com refrigeração.

Virtus e Polo

Polo

A oferta do Virtus tem incremento de equipamentos para as versões Highline e Exclusive. Em ambas, o sedã passa a contar com assistente ativo de mudança de faixa, enquanto a topo de linha tem acréscimo de novas rodas de liga leve de 18 polegadas e novo interior. Para a linha Polo, o Polo Sense, automático de entrada da Volkswagen, é ofertado com WW Play de série.

Volkswagen do Brasil
Comunicação & Sustentabilidade

MERCEDES-BENZ PREMIA CONCESSIONÁRIOS POR AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E FOCO NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Savana de Ponta Grossa foi o melhor concessionário do ano no Brasil, conquistando o troféu Diamante

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou premiações de reconhecimento aos seus concessionários pelo compromisso com a sustentabilidade e com a satisfação dos clientes. Em evento realizado no Espaço Mercedes, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), foram revelados os destaques do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental, Prêmio Cliente Satisfeito e Programa de Certificação StarClass.

Concessionários da marca e também os fornecedores da Mercedes-Benz do Brasil constituem os públicos-alvo do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental, que visa reconhecer as melhores práticas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade.

“Por meio dessa ação, a Empresa busca estimular, divulgar e homenagear o desenvolvimento sustentável implantado na Rede de Concessionários e nos fornecedores, reconhecendo os que adotam práticas ambientalmente corretas e socialmente justas, a fim de promover a cultura de compromisso com a sustentabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Jefferson Ferrarez

O Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental é uma iniciativa que segue os princípios de sustentabilidade, impulsionando ações junto aos parceiros de negócios e a toda cadeia produtiva alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um apelo global à ação para diminuir a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Vencedores do 14º Prêmio de Responsabilidade Socioambiental

  • De Nigris São Paulo – “Eco Tag De Nigris”: Chaveiros ecológicos, feitos de material biodegradável e com sementes embutidas, são entregues aos clientes que adquirem veículos ou realizam serviços.
  • Guanabara Diesel – “Jovens do Futuro”: O concessionário selecionou 13 jovens em situação de vulnerabilidade para oferecer treinamentos técnicos e teóricos, a fim de inseri-los no mercado de trabalho.
  • STA Caminhões – “Descarte Premiado” (bicampeão): O projeto incentiva o descarte correto de óleo queimado. Associado a um programa de fidelidade para quem compra óleo no balcão de peças, a campanha oferece incentivo financeiro e garante o descarte correto do óleo.

Ganhadores do 12º Prêmio Cliente Satisfeito

Em sua 12ª edição, o Prêmio Cliente Satisfeito busca reconhecer iniciativas dos Concessionários voltadas à entrega de soluções no atendimento e no relacionamento com os clientes.

“Parabéns aos concessionários que se destacaram ao longo de 2024. Isso demonstra envolvimento e comprometimento com a qualidade e excelência frente às demandas do dia a dia. “Assim como fazemos na fábrica, nossa Rede trabalha tendo o cliente na ordem do dia, focando sempre a sua satisfação e fidelização”, afirma Jefferson Ferrarez.

  • Rodobens Imperatriz – “Entrega Benz”: Um QR code aplicado na interface do caminhão facilita o acesso do motorista e do cliente às informações do veículo e revisão, entre outras funções.
  • Rodobens Marabá – “Status Manutenção”: Em uma plataforma on line, o cliente pode acompanhar a manutenção do veículo na oficina, desde a entrada até a conclusão dos serviços.
  • Sperandio Chapecó – “Solução Completa Sperandio”: O projeto, realizado em parceria com a Fabet, atrela a venda de veículos à indicação e capacitação de motoristas.

Programa de Certificação StarClass

Com o propósito de estabelecer parâmetros de qualidade visando alcançar a excelência no atendimento e na prestação de serviços e soluções para os clientes, a Mercedes-Benz realiza, anualmente, o Programa de Certificação StarClass, avaliando os concessionários de todo o País.

O programa referente a 2024 certificou 105 concessionários em caminhões e 96 em ônibus, conferindo os troféus ouro, prata e bronze de acordo com o desempenho do concessionário em cada segmento de negócio, além de entregar o troféu safira para os destaques regionais.

A Savana de Ponta Grossa (PR) foi o grande vencedor geral do ano, conquistando o Prêmio Diamante pela segunda vez nos últimos cinco anos. Para conquistar o Diamante, o concessionário deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de Vendas e de Peças & Serviços, além de ter inscrito projetos nos Prêmios de Responsabilidade Socioambiental e Cliente Satisfeito. Com isso, o Grupo Savana acumula quatro certificações Diamante, nos últimos cinco anos, as outras duas foram conquistadas pela Savana Joinville (SC).

“As 96 certificações de concessionários em ônibus reafirmam a força e a abrangência da nossa Rede no segmento. Isso consolida o atendimento especializado aos clientes como um diferencial de mercado da marca, com destaque especial à Rede Center Bus, que vai além, contando com uma equipe dedicada aos frotistas do transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Walter Barbosa

“Nossa Rede alcançou um resultado importante no último ano, mostrando sua evolução no StarClass. Todos os indicadores do programa melhoraram em relação a 2023 e o crescimento da pontuação no modelo de gestão de processos também merece destaque”, ressalta Sandro Onofre, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz do Brasil.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

CAMINHÕES VW EURO 6 REFORÇAM FROTA DO GRUPO MULTILIXO PARA IMPULSIONAR DESCARBONIZAÇÃO NO SETOR DE GESTÃO DE RESÍDUOS

Em 2025, 130 novos caminhões Volkswagen da linha Euro 6 entram em operação no Grupo Multilixo, líder em gestão de resíduos no Estado de São Paulo. A empresa dá mais um passo em direção a operações ainda mais eficientes e sustentáveis, reduzindo emissões e elevando a performance da coleta urbana. Uma iniciativa que traduz na prática a fusão entre inovação e sustentabilidade.

Os novos caminhões da linha Euro 6 da Volkswagen chegam para somar a eficiência na coleta de resíduos — modelos como o Constellation 18.260, 26.260, 31.320 e o Delivery Express estão prontos para atuar em diversas frentes — de compactadores e coletores a poliguindastes e roll on/off. Com presença estratégica em áreas de alta circulação na capital paulista, eles não apenas garantem performance, mas também impactam positivamente o ritmo da cidade. Menos emissões, mais agilidade e inovação em cada rota.

“A VWCO é referência no segmento de coleto de lixo, com veículos robustos para suportar a compactação de lixo, além da redução de custos operacionais graças à durabilidade do sistema de suspensão e ao conforto durante a operação”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

“Inovação e sustentabilidade caminham lado a lado no Grupo Multilixo. Investir continuamente em tecnologia não é uma escolha, é o nosso DNA. A chegada dos novos caminhões Euro 6 da Volkswagen reforça esse compromisso — mais eficiência, menos emissões e uma operação cada vez mais inteligente e responsável”, destaca Lucas Urias, diretor de Novos Negócios do Grupo Multilixo.

A VWCO foi pioneira na oferta de veículos customizados, também conhecidos como vocacionais, para clientes no Brasil e essa gama de produtos é um exemplo da engenharia sob medida proposta pela montadora. As configurações da família Constellation ultrapassam a casa das centenas, oferecendo versatilidade e permitindo sua utilização para mais variados tipos de negócio.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

sexta-feira, 11 de abril de 2025

AUDI DO BRASIL CONFIRMA CHEGADA DO EXCLUSIVO SUPERESPORTIVO RS 6 AVANT GT AO PAÍS

A Audi do Brasil anuncia o lançamento do exclusivo superesportivo RS 6 Avant GT ao País. A edição limitada de 660 unidades do modelo em todo o mundo - serão 10 unidades direcionadas ao mercado brasileiro - oferece um visual inédito, com spoilers, difusores e para-choques exclusivos, além do uso de fibra de carbono em elementos espalhados por toda a carroceria. Novas rodas de 22 polegadas, bancos em concha especiais e detalhes exclusivos como a numeração da série especial (0 a 660) no console central tornam o veículo uma lenda antes de sua estreia.

“Quem já teve o deleite de acelerar o RS 6 Avant sabe que guiou um carro excepcional, fora de série. E como lapidar esse verdadeiro hors-concours sobre rodas? O desafio foi à altura do ícone, e estamos muito orgulhosos em trazer ao Brasil o fruto desse projeto. A versão limitada RS 6 Avant GT certamente irá conquistar o coração dos seu seleto grupo de clientes”, destaca Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Os primeiros esboços do RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020, desenvolvido pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores automotivos da marca das quatro argolas, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design. Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do lendário carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O resultado final do projeto demonstra o potencial dos jovens talentos e como eles podem contribuir com a fabricante, mesmo durante o processo de aprendizado.

Estética inigualável

O novo Audi RS 6 Avant GT se destaca das outras versões esportivas da linha, como o RS 6 Avant e o RS 6 Avant Performance, graças à sua aparência ainda mais impressionante, baseada no conceito RS 6 GTO. Essa inspiração se torna evidente já na dianteira, com a ampla grade frontal singleframe e as entradas de ar em acabamento preto brilhante, formando uma peça uniforme que faz o veículo parecer ainda mais baixo e largo. Lâminas verticais e colmeia com desenho exclusivo no para-choque, assim como o capô fabricado em fibra de carbono com acabamento exclusivo, completam o visual dianteiro.

Na lateral, saídas de ar posicionadas atrás das exclusivas rodas de 22 polegadas de seis raios reduzem a pressão do ar no arco da roda e melhoram o resfriamento do freio. Assim como o capô, os para-lamas também são feitos inteiramente de fibra de carbono, pela primeira vez na história da marca das quatro argolas. Inserções nas saias laterais e capas de espelhos retrovisores em carbono brilhante completam o perfil dessa máquina sobre rodas.

Na traseira, inserções na tampa do porta-malas, nomenclatura, logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente faz o carro parecer ainda mais largo. Acima do vidro traseiro, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo - herança do protótipo desenvolvido pelos aprendizes. Pela primeira vez na história do RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta ainda mais plana e esportiva. Além disso, há freios de cerâmica com pinças de freio vermelhas como item de série.

A carroceria do modelo recebe uma combinação exclusiva de cores: a tonalidade externa em Arkona White é acompanhada de inserções nas tradicionais cores Audi Sport - preto, cinza e vermelho - e rodas especiais na cor branco brilhante especialmente desenhadas para esta versão.

Cockpit insano

O RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus como padrão. A cabine tem o preto como tonalidade predominante, realçada por diversos detalhes que trazem requinte e exclusividade ao modelo, como por exemplo as costuras aparentes em colorações complementares como vermelho e cobre, além das combinações de materiais e texturas pensadas nos mínimos detalhes para reforçar ainda mais a sofisticação a bordo, transmitindo aos ocupantes a sensação de vestirem um terno de alta costura para uma festa de gala. Além disso, o modelo oferece teto solar panorâmico que amplia a luminosidade na cabine.

Encaixes precisos, revestimentos nobres e a identificação "RS 6 GT" por todo o interior, como no console central, tapetes e assentos, reforçam a exclusividade do modelo. Os novos bancos tipo concha RS oferecem a combinação de couro dinâmica e costura em favo de mel com costura aparente em tonalidade cobre. Os cintos de segurança chamam a atenção com sua cor vermelho carmesim, e como destaque especial, o console central apresenta o número de série do carro limitado a 660 unidades.

Incluído pela primeira vez no mercado brasileiro nessa geração do modelo, o novo Audi RS 6 Avant GT é equipado com o inédito sistema de som Bang&Olufsen 3D ADVANCED, com dois auto-falantes direcionais e motorizados no painel frontal e 19 auto-falantes com imãs de Neodymium High-quality.

Canhão sobre rodas

O novo RS 6 Avant GT é equipado com o consagrado motor 4.0 TFSI biturbo, V8, otimizado para entregar ainda mais performance. No total, o modelo desenvolve 630 cavalos de potência e 830 Nm de torque máximo. A potência é fornecida à tração integral permanente quattro por meio da caixa de câmbio Tiptronic padrão de oito velocidades com tempos de troca otimizados.

O poderoso conjunto mecânico garante ao modelo números de superesportivo de pistas de competição: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada com primazia em apenas 3,3 segundos. Já a aceleração de 0 a 200 km/h ocorre em apenas 11,5 segundos. A velocidade máxima padrão é de 305 km/h.

Assim como o RS 6 Avant Performance, o RS 6 Avant GT usa a versão mais recente do diferencial central de bloqueio. Especialmente leve e compacto, ele distribui a potência do motor para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60. Se ocorrer deslizamento, mais torque de transmissão é aplicado automaticamente ao eixo com melhor tração - até 70% pode fluir para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O diferencial central retrabalhado melhora a dinâmica de direção, garantindo maior precisão e controle nas curvas em alta velocidade.

Para distinguir ainda mais a edição especial de outros modelos da linha RS, o diferencial esportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente ajustado para o RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo de direção "dinâmico". Os clientes se beneficiam de um manuseio esportivo, neutro e altamente preciso com o auxílio da suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control (DRC).

Por fim, os novos pneus Continental “Sport Contact 7” de 22 polegadas (285/30 R22) e alto desempenho garantem a aderência necessária para uma condução dinâmica e esportiva em diferentes circunstâncias da via. Além disso, a distância de frenagem é até dois metros menor com os novos pneus ao frear de 100 a 0 km/h.

Fabricação do mais alto nível

Outro diferencial do novíssimo RS 6 Avant GT em relação ao RS 6 Avant é que ele não é totalmente montado na linha de produção da marca na cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Após as etapas de construção da carroceria e oficina de pintura, as 660 unidades da série especial serão encaminhadas para outra linha de montagem perto dali, em Böllinger Höfe, onde os e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenos lotes de produção.

Essa instalação é altamente flexível e única dentro do Grupo, oferecendo as melhores condições para lapidar os últimos detalhes de montagem do Audi RS 6 Avant GT, que é realizada em sua etapa final por sete funcionários experientes em três estações de montagem configuradas especialmente para esta edição especial. Cada veículo passa um dia inteiro por lá, e todos os elementos exclusivos do modelo são instalados manualmente, incluindo o capô, para-lamas, painéis laterais, asa dupla, para-lamas dianteiros e traseiros, e a suspensão ajustável.

Vale destacar que a produção em Böllinger Höfe é neutra em carbono líquido. Para atingir isso, a Audi usa eletricidade verde e calor de fontes renováveis ​​– um marco importante tanto para a marca das quatro argolas. As emissões de CO² que a Audi ainda não pode evitar por meio de fontes de energia renováveis ​​são compensadas usando créditos de carbono de projetos ambientais certificados. A empresa está, portanto, fazendo uma contribuição significativa para a meta de zerar as emissões de carbono até o ano de 2050.

Audi do Brasil

KIA E LG FIRMAM PARCERIA PARA APRESENTAR NOVOS CONCEITOS DE PBV

A Kia Corporation e LG Electronics anunciaram uma parceria para implementação de soluções de mobilidade baseadas na tecnologia PBV - Platform Beyond Vehicle (Plataforma Além do Veículo).

As empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) no pavilhão da Kia no Seoul Mobility Show 2025, realizado na KINTEX em Goyang, Coreia do Sul, e revelaram modelos conceituais para espaços móveis de trabalho e lazer que incorporam eletrodomésticos avançados nos PBVs da Kia. 

O acordo reúne a tecnologia PBV da Kia e a expertise da LG em soluções de IA. As empresas pretendem oferecer experiências de espaço personalizadas para os usuários, adaptadas a diferentes estilos de vida e necessidades de trabalho, integrando eletrodomésticos avançados aos PBVs. Isso permitirá que os usuários transformem o veículo em um escritório, estúdio, lounge, entre outros.

A cerimônia de assinatura do memorando contou com a presença de Won-Jeong Jeong, vice-presidente executivo e chefe da divisão de negócios da Kia na Coreia, e Lyu Jae-cheol, presidente da LG Home Appliance Solution Company.

Won-Jeong Jeong e e Lyu Jae-cheol

"Ao oferecer soluções de mobilidade que combinam automóveis com eletrodomésticos, pretendemos liderar uma mudança transformadora no estilo de vida dos clientes", disse Won-Jeong Jeong, vice-presidente executivo e chefe da Divisão de Negócios da Kia na Coreia. "Esta parceria com a LG Electronics reforça o valor fundamental dos PBVs, contribuindo para um novo paradigma de mobilidade em que os veículos evoluem para espaços personalizados para viver e trabalhar."

Conceitos PV5 Spielraum

A Kia e a LG estão apresentando dois modelos conceituais PV5 Spielraum no pavilhão Kia durante o Seoul Mobility Show 2025, realizado até 13 de abril. A palavra 'Spielraum', que em alemão significa 'espaço de trabalho' ou 'espaço de lazer', reflete o conceito de ambientes de mobilidade flexíveis.

Spielraum Studio

O conceito Spielraum Studio é voltado para empreendedores individuais que viajam com frequência, que precisam tanto de espaço para trabalho quanto para armazenamento. Ele conta com eletrodomésticos da LG com tecnologia de IA, como o LG Styler – projetado para o cuidado de roupas, com foco na higienização e desodorização por meio da tecnologia TrueSteam™ – e espelhos inteligentes e cafeteiras, que são integrados para otimizar o interior do PV5. O sistema de IA pode monitorar a agenda de negócios do usuário, calcular o tempo restante de viagem até o destino e recomendar as configurações dos eletrodomésticos de acordo.

Spielraum Glow

O conceito de cabine Spielraum Glow foi projetado para atender à crescente demanda por experiências de piquenique em carros. Inclui eletrodomésticos como geladeiras, fornos de micro-ondas e adegas, oferecendo o suporte perfeito para uma ampla gama de atividades de lazer ao ar livre. Cada eletrodoméstico possui painéis MoodUP™ que ajustam a cor de acordo com as preferências do usuário por meio do aplicativo LG ThinQ™, proporcionando uma experiência única.

As duas empresas estão trabalhando juntas para oferecer os modelos conceituais ao mercado no segundo semestre de 2026. Com este acordo como ponto de partida, elas também planejam cooperar no desenvolvimento de eletrodomésticos avançados e soluções de IA que agilizem e aprimorem as tarefas diárias.

A Kia (www.kia.com.br) é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 80 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano. No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 60 concessionárias em todo o território nacional. A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

IPIRANGA APRESENTA “ACADEMIA ESPORTE MOTOR” PARA CAPACITAR JOVENS E PROMOVER INCLUSÃO NO AUTOMOBILISMO

Foto: Rafael Catelan | Divulgação Ipiranga

A Ipiranga, parceira da mobilidade dos brasileiros, anuncia mais uma iniciativa para impulsionar a inclusão social no automobilismo nacional, que há anos faz parte de sua história. A empresa acaba de lançar a Academia Esporte Motor Ipiranga, projeto que oferece iniciação profissional a estudantes de escolas públicas de São Paulo interessados em atuar nas diversas modalidades do esporte.

O projeto vai oferecer formação básica em áreas como piloto de kart, mecânica, fotografia e mídias sociais, combinando treinamentos teóricos e práticos com profissionais do setor. O objetivo é inserir os jovens na temática do esporte automotor, democratizando o acesso ao nicho do automobilismo e abrindo oportunidades de carreira.

Em 2025, a Academia funcionará no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). A aula inaugural, realizada em 7 de abril, contou com 36 alunos de uma escola estadual de Santo André. Outras instituições da região serão incluídas ao longo do ano.

Além das aulas teóricas, os participantes terão contato com a rotina de competições, incluindo treinos práticos e uma corrida simulada ao final de cada ciclo. Ao todo, serão quatro módulos, com certificado de conclusão para os alunos.

A escolha por um projeto que envolva o automobilismo está relacionada à história de longa data da empresa com o esporte automotor, que iniciou com a equipe Ipiranga Racing, na Stock Car, em 2009. O trabalho de toda a equipe em busca da constante evolução da performance e do desempenho – que também são o core da companhia – fazem da Ipiranga uma parceira reconhecida do automobilismo no Brasil.

O projeto foi desenvolvido por uma parceria entre Instituto Ultra, Ipiranga, Reunion, Bullet e Trail Clibe Verde Rosso.

Transformação social pelo esporte

De acordo com o Diretor de Impacto Social do Instituto Ultra, Luis Fernando Guggenberg, o projeto reforça o compromisso da marca com o automobilismo e a inclusão: “O automobilismo é uma grande paixão nacional e, com a Academia Esporte Motor Ipiranga, podemos aproximar crianças e adolescentes desse universo”, afirma. Para o executivo, o objetivo com o projeto é transformar a vida de jovens que também são apaixonados pelo esporte, “oferecendo a eles a porta de entrada para atuar no setor futuramente”, explica.

A expectativa é impactar 150 jovens entre 14 e 16 anos nesta primeira edição. Para inspirar os participantes, cada ciclo terá a presença de nomes renomados do automobilismo nacional ao início de cada ciclo de aprendizagem, tais como Raquel Loh, engenheira de Competição da Ipiranga Racing Team e integrante da Comissão técnica do GP do Brasil de F1, e César Ramos e Thiago Camilo, ambos pilotos da equipe Ipiranga Racing.

Além da equipe da Ipiranga Racing, a Academia Esporte Motor terá profissionais renomados do setor para ministrar aulas e levar experiência para os jovens. Entre os nomes, estão André Nicastro, campeão de kart com mais de 30 anos de experiência, José Mario Dias, repórter fotográfico oficial da Fórmula 1, e Rodrigo França, especializado na cobertura esportiva automobilística.

Apoio logístico para garantir acesso

Em consideração à acessibilidade e limitações de mobilidade dos alunos, a Ipiranga oferecerá transporte gratuito para os participantes, com ônibus saindo das escolas até as aulas presenciais do kartódromo. Luciana Domagala, Vice-Presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga, destaca que o sucesso do projeto depende de entender as necessidades e particularidades dos jovens.

“Entender os desafios que envolvem a execução de um projeto com esse potencial é essencial para proporcionar oportunidades e caminhos efetivos para os jovens”, aponta. Para Domagala, compreender cada uma das necessidades, “vai proporcionar que tenham uma experiência completa, com aprendizado e lazer”, sintetiza.

Por meio dessa iniciativa, a Ipiranga reforça o automobilismo como uma plataforma de transformação social, reduzindo barreiras e a criando novas trajetórias para jovens.

Ipiranga
FSB

RICARDO DILSER É O NOVO GERENTE DE IMPRENSA, COMUNICAÇÃO DIGITAL E CLÁSSICOS (HERITAGE) DA VOLKSWAGEN DO BRASIL

Ricardo Dilser

A Volkswagen do Brasil anuncia Ricardo Dilser como o novo gerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos (Heritage) da marca no País. O executivo se reportará diretamente a Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil.

“A chegada de um profissional com o talento e a experiência de Ricardo Dilser fortalece ainda mais o compromisso da Volkswagen do Brasil com uma comunicação próxima, transparente e de qualidade com os jornalistas e influenciadores digitais. Além disso, sua atuação será essencial para promover o legado da marca, celebrando nossos 72 anos de história no País, os ícones da nossa trajetória e iniciativas como a Garagem Volkswagen”, afirma Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil.

Ricardo Dilser é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO). Iniciou sua carreira no jornalismo automotivo em 1994 como repórter, editor, chefe de redação e piloto de testes nas principais publicações brasileiras, entre as quais as revistas Quatro Rodas, Oficina Mecânica, Motor Show e Auto & Técnica. Apaixonado por carros e entusiasta, foi piloto profissional de competições entre 2002 e 2008.

Dilser atuou também como gerente de projetos na engenharia de motores da FPT Industrial, como assessor de imprensa na Fiat Automóveis, gerente de imprensa na FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e Head de Imprensa Produto no Grupo Stellantis. No último ano, trabalhou no programa AutoEsporte, da TV Globo, como apresentador e chefe de Produção e Conteúdo.

“Fazer parte do time de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil me traz um sentimento de absoluta felicidade e empolgação, não só pela história vencedora da empresa no mercado brasileiro, mas também por fazer parte da construção de um futuro conectado, inovador e sustentável por meio dos atuais produtos e daqueles incríveis que estão por vir”, disse Ricardo Dilser, gerente de Imprensa, Comunicação Digital e Clássicos (Heritage) da Volkswagen do Brasil.

Volkswagen do Brasil

ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS DE ÁGUAS DE LINDÓIA COMPLETA 10 ANOS

Foto: Fabricio Junqueira | Divulgação EBAA

O Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindóia completa 10 anos em 2025 e terá uma edição especial. Marcado para acontecer de 19 a 22 de junho na Praça Adhemar de Barros, o maior evento do gênero na América Latina, espera receber mais de 500 mil visitantes de todo o Brasil.

Para receber o público, o evento conta mais uma vez com uma estrutura ampla, ocupando quase 70 mil m². Entre os destaques, uma praça de alimentação de 1.500 m² para atender aos visitantes. O espaço também reúne estandes especializados, oferecendo peças para restauração, memorabília, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas e outras atrações.

Nesta edição comemorativa, um dos destaques será a exposição dos veículos “Best in Show”, premiados no EBAA desde 2014. O evento também trará um novo formato de leilão, além de novas regras e categorias de premiação. Outro diferencial será o incentivo à participação de veículos pré-guerra, fabricados até 1942.

A visitação é gratuita e não precisa de inscrição. Já a exposição de veículos é paga e terá inscrições para colecionadores e interessados em vender veículos avulsos, disponíveis no site oficial, a partir de 14 de abril.

Uma década de história

Por trás desse sucesso, está a paixão de pai e filho, Mingo e Júnior Abonante, por carros clássicos. O que começou como um sonho se transformou no maior evento do gênero na América Latina. “Em uma década, não apenas preservamos, mas ampliamos a cultura dos automóveis antigos, reunindo um público cada vez maior de entusiastas e colecionadores”, destaca a diretoria do evento, composta por Júnior Abonante, Mingo Abonante, Vanessa Bellini e Bellini Júnior.

Mais do que uma exposição de veículos, o EBAA se tornou um ponto de encontro para apaixonados por clássicos. A diretoria ressalta que essa cultura vai além da admiração pelos automóveis, representando um resgate de memórias e uma conexão com o passado, mantido vivo em cada modelo restaurado e exposto. “O evento tem sido essencial para promover essa cultura, criando um ambiente de troca de conhecimento, experiências e muito respeito por essa arte sobre rodas, além de ser uma grande reunião de amigos”, enfatizam.

Serviço
Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia
De 19 a 22 de junho
Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindóia (SP).
Inscrições a partir de 14 de abril, no site oficial, para colecionadores e interessados na venda de veículos avulsos
Visitação gratuita e aberta ao público

EBAA de Águas de Lindóia
Betini Comunicação