![]() |
Foto: Rafael Catelan | Divulgação Ipiranga |
A Ipiranga, parceira da mobilidade dos brasileiros, anuncia mais uma iniciativa para impulsionar a inclusão social no automobilismo nacional, que há anos faz parte de sua história. A empresa acaba de lançar a Academia Esporte Motor Ipiranga, projeto que oferece iniciação profissional a estudantes de escolas públicas de São Paulo interessados em atuar nas diversas modalidades do esporte.
O projeto vai oferecer formação básica em áreas como piloto de kart, mecânica, fotografia e mídias sociais, combinando treinamentos teóricos e práticos com profissionais do setor. O objetivo é inserir os jovens na temática do esporte automotor, democratizando o acesso ao nicho do automobilismo e abrindo oportunidades de carreira.
Em 2025, a Academia funcionará no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). A aula inaugural, realizada em 7 de abril, contou com 36 alunos de uma escola estadual de Santo André. Outras instituições da região serão incluídas ao longo do ano.
Além das aulas teóricas, os participantes terão contato com a rotina de competições, incluindo treinos práticos e uma corrida simulada ao final de cada ciclo. Ao todo, serão quatro módulos, com certificado de conclusão para os alunos.
A escolha por um projeto que envolva o automobilismo está relacionada à história de longa data da empresa com o esporte automotor, que iniciou com a equipe Ipiranga Racing, na Stock Car, em 2009. O trabalho de toda a equipe em busca da constante evolução da performance e do desempenho – que também são o core da companhia – fazem da Ipiranga uma parceira reconhecida do automobilismo no Brasil.
O projeto foi desenvolvido por uma parceria entre Instituto Ultra, Ipiranga, Reunion, Bullet e Trail Clibe Verde Rosso.
Transformação social pelo esporte
De acordo com o Diretor de Impacto Social do Instituto Ultra, Luis Fernando Guggenberg, o projeto reforça o compromisso da marca com o automobilismo e a inclusão: “O automobilismo é uma grande paixão nacional e, com a Academia Esporte Motor Ipiranga, podemos aproximar crianças e adolescentes desse universo”, afirma. Para o executivo, o objetivo com o projeto é transformar a vida de jovens que também são apaixonados pelo esporte, “oferecendo a eles a porta de entrada para atuar no setor futuramente”, explica.
A expectativa é impactar 150 jovens entre 14 e 16 anos nesta primeira edição. Para inspirar os participantes, cada ciclo terá a presença de nomes renomados do automobilismo nacional ao início de cada ciclo de aprendizagem, tais como Raquel Loh, engenheira de Competição da Ipiranga Racing Team e integrante da Comissão técnica do GP do Brasil de F1, e César Ramos e Thiago Camilo, ambos pilotos da equipe Ipiranga Racing.
Além da equipe da Ipiranga Racing, a Academia Esporte Motor terá profissionais renomados do setor para ministrar aulas e levar experiência para os jovens. Entre os nomes, estão André Nicastro, campeão de kart com mais de 30 anos de experiência, José Mario Dias, repórter fotográfico oficial da Fórmula 1, e Rodrigo França, especializado na cobertura esportiva automobilística.
Apoio logístico para garantir acesso
Em consideração à acessibilidade e limitações de mobilidade dos alunos, a Ipiranga oferecerá transporte gratuito para os participantes, com ônibus saindo das escolas até as aulas presenciais do kartódromo. Luciana Domagala, Vice-Presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga, destaca que o sucesso do projeto depende de entender as necessidades e particularidades dos jovens.
“Entender os desafios que envolvem a execução de um projeto com esse potencial é essencial para proporcionar oportunidades e caminhos efetivos para os jovens”, aponta. Para Domagala, compreender cada uma das necessidades, “vai proporcionar que tenham uma experiência completa, com aprendizado e lazer”, sintetiza.
Por meio dessa iniciativa, a Ipiranga reforça o automobilismo como uma plataforma de transformação social, reduzindo barreiras e a criando novas trajetórias para jovens.
FSB
Nenhum comentário:
Postar um comentário