sexta-feira, 11 de abril de 2025

ENCONTRO BRASILEIRO DE AUTOS ANTIGOS DE ÁGUAS DE LINDÓIA COMPLETA 10 ANOS

Foto: Fabricio Junqueira | Divulgação EBAA

O Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindóia completa 10 anos em 2025 e terá uma edição especial. Marcado para acontecer de 19 a 22 de junho na Praça Adhemar de Barros, o maior evento do gênero na América Latina, espera receber mais de 500 mil visitantes de todo o Brasil.

Para receber o público, o evento conta mais uma vez com uma estrutura ampla, ocupando quase 70 mil m². Entre os destaques, uma praça de alimentação de 1.500 m² para atender aos visitantes. O espaço também reúne estandes especializados, oferecendo peças para restauração, memorabília, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas e outras atrações.

Nesta edição comemorativa, um dos destaques será a exposição dos veículos “Best in Show”, premiados no EBAA desde 2014. O evento também trará um novo formato de leilão, além de novas regras e categorias de premiação. Outro diferencial será o incentivo à participação de veículos pré-guerra, fabricados até 1942.

A visitação é gratuita e não precisa de inscrição. Já a exposição de veículos é paga e terá inscrições para colecionadores e interessados em vender veículos avulsos, disponíveis no site oficial, a partir de 14 de abril.

Uma década de história

Por trás desse sucesso, está a paixão de pai e filho, Mingo e Júnior Abonante, por carros clássicos. O que começou como um sonho se transformou no maior evento do gênero na América Latina. “Em uma década, não apenas preservamos, mas ampliamos a cultura dos automóveis antigos, reunindo um público cada vez maior de entusiastas e colecionadores”, destaca a diretoria do evento, composta por Júnior Abonante, Mingo Abonante, Vanessa Bellini e Bellini Júnior.

Mais do que uma exposição de veículos, o EBAA se tornou um ponto de encontro para apaixonados por clássicos. A diretoria ressalta que essa cultura vai além da admiração pelos automóveis, representando um resgate de memórias e uma conexão com o passado, mantido vivo em cada modelo restaurado e exposto. “O evento tem sido essencial para promover essa cultura, criando um ambiente de troca de conhecimento, experiências e muito respeito por essa arte sobre rodas, além de ser uma grande reunião de amigos”, enfatizam.

Serviço
Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia
De 19 a 22 de junho
Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindóia (SP).
Inscrições a partir de 14 de abril, no site oficial, para colecionadores e interessados na venda de veículos avulsos
Visitação gratuita e aberta ao público

EBAA de Águas de Lindóia
Betini Comunicação

quinta-feira, 10 de abril de 2025

CHEVROLET PREPARA O LANÇAMENTO DE SUA 100ª SÉRIE ESPECIAL

Nova S10 100 anos celebra o centenário da marca no Brasil

Desde que iniciou suas operações no Brasil em 1925, a Chevrolet se destaca não apenas pela relevância dos produtos que coloca nas ruas, mas também pela forma como construir um relacionamento emocional com o consumidor brasileiro.

Parte fundamental dessa história é composta pelas versões especiais e séries limitadas que marcam época com propostas ousadas, homenagens simbólicas, diferenciais visuais e, em muitos casos, inovações tecnológicas.

“As séries especiais sempre foram um instrumento poderoso da Chevrolet para comunicar uma ideia, celebrar um momento ou valorizar um atributo específico de produto. Elas são parte da nossa identidade e representam a capacidade da marca de interpretar o espírito do tempo, conectando-se aos desejos e valores do consumidor”, afirma Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto da GM América do Sul.

O conceito de séries especiais como conhecemos hoje foi introduzido pela Chevrolet no país há aproximadamente cinco décadas e reúne 99 edições de veículos dos mais variados segmentos. A S10 100 anos, alusiva ao centenário do fabricante no país, será curiosamente, a centésima.

Ao longo dos anos 1970, a marca abriu caminho nesse universo com séries inspiradas em brasilidades, como o Chevette País Tropical, o primeiro carro nacional equipado com toca-fitas - vinha com o cassete da música que batizava o sobrenome do carro. A picape C-10 Chevy SL trazia comodidades de carro de passeio, como bancos individuais e painel com revestimento que imitava madeira jacarandá. 

A partir da virada dos anos 1980, a personalização ganhou força, com edições como o Chevette Jeans, que trazia forração dos bancos imitando o tecido, com bolso e tudo. Teve também a série Chateau, com interior vinho, em modelos topo de linha.

A década de 1990 consolidou o uso das séries como linguagem própria da marca. Além de edições comemorativas como o Opala Diplomata Collectors, de despedida, e o Kadett Turim, alusivo à Copa do Mundo, a Chevrolet trouxe inovações tecnológicas, como o Monza 500 EF, primeiro sedã brasileiro com injeção eletrônica.

Durante os anos 2000, as séries passaram a refletir estilos de vida. O Corsa Piquet resgatava a paixão pelo automobilismo, enquanto a S10 Rodeio captava a atitude agro. Também houve espaço para transições simbólicas, como a Milenium, presente em Astra, Vectra e Corsa, além da linha Advantage, focada na relação custo-benefício.

Já nos anos 2010, o time de design da Chevrolet identificou uma tendência dos consumidores, que inspirados por produtos de categorias superiores demonstravam o desejo de ter esta mesma identidade em seus veículos. Então, os projetistas passaram a traduzir essas expressões urbanas em edições com o DNA da marca.

A linha Midnight, com tons escurecidos e acabamento refinado, é um exemplo disso — tornou-se sinônimo de sofisticação. Igualmente se destacou o Agile Wi-Fi, pioneiro em conectividade com internet embarcada, enquanto o Onix Seleção conseguiu conectar a paixão da nação por futebol ao hatch campeão de vendas.

Hoje, as séries seguem evoluindo e convivem com as versões temáticas, como a RS, de apelo esportivo, e a Activ, aventureira. A próxima edição especial da lista é a Nova S10 100 Anos, que irá inovar com um novo patamar de customização, mostrando que essas versões continuam sendo ferramentas estratégicas de posicionamento e inovação.

O modelo irá contar, entre outros itens, com suspensão e pneus personalizados, numa referência às versões de rally que trazem um conjunto preparado para trilhas off-road mais extremas.

Conheça as 100 principais séries e versões especiais lançadas pela Chevrolet no Brasil, organizada por ano:

  • Chevette GP (1976) – Visual inspirado em carros de competição
  • Chevette País Tropical (1976) – Cores vibrantes e toca-fitas
  • Opala Gama (1977) – Introdução do câmbio 4 marchas com overdrive
  • Chevette Edição Limitada (1977) – Diferencial é o econômetro no painel
  • Opala Edição Limitada (1977) – Diferencial é o econômetro no painel
  • Chevette GP II (1978) – Visual inspirado em carros de competição, 2ª edição
  • C-10 Chevy SL (1978) – Bancos individuais e acabamento de luxo
  • Opala Chateau (1978) – Interior vinho
  • Caravan Chateau (1978) – Interior vinho
  • Chevette Jeans (1979) – Interior com acabamento que imitava tecido jeans
  • Chevette Ouro Preto (1982) – Pintura especial e rodas pintadas
  • Monza Hatch Clodovil (1982) – Série feita em parceria com o estilista
  • Opala Silverstar (1983) – Acabamento exclusivo e visual diferenciado
  • Chevette Silver Line (1984) – Comemoração aos 25 anos da fábrica de SJC
  • Monza Chateau (1988) – Interior vinho
  • Monza 500 EF (1990) – Primeiro Chevrolet nacional com injeção eletrônica
  • Kadett Turim (1990) – Homenagem à Copa do Mundo da Itália
  • Ipanema Wave (1991) – Estética diferenciada voltada ao público jovem
  • Monza Barcelona (1992) – Homenagem às Olimpíadas de 1992
  • D20 Conquest (1992) – Visual exclusivo e acabamento refinado
  • Opala Collector (1992) - Série de despedida
  • D20 El Camino (1993) – Visual inspirado na picape americana
  • Monza Hi-Tech (1993) – Destaque tecnológico com acabamento exclusivo
  • Monza 650 (1993) – Comemorativa às 650 mil unidades do produto
  • Kadett Lite (1993) – Versão simplificada com conteúdo enxuto
  • Chevy 500 Camping (1993) – Estilo aventureiro com acabamentos brancos
  • D20 Champ 1 (1993) – Comemoração à liderança em picapes
  • Ipanema Sol (1993) - Acabamentos e pacote de equipamentos exclusivos
  • Monza Class (1993) – Luxo mais acessível
  • Monza Club (1994) – Acabamento exclusivo com itens extras de conforto
  • Ipanema Flair (1994) - Focada em lifestyle
  • Omega Diamond (1994) – Nível intermediário com o motor mais potente
  • Suprema Diamond (1994) - Nível intermediário com o motor mais potente
  • Corsa Pick-up Combo (1995) - Versão voltada para uso comercial
  • Corsa Piquet (1997) – Tributo ao piloto Nelson Piquet
  • S10 Champ (1998) – Alusiva à Copa do Mundo
  • Corsa Champ (1998) – Alusiva à Copa do Mundo
  • Pick-up Corsa Champ (1998) – Alusiva à Copa do Mundo
  • Silverado Conquest (1999) – Versão com acabamento exclusivo
  • Astra 500 (2000) – Para celebrar os 500 anos do Brasil
  • Corsa Milenium (2000) – Série comemorativa da virada do milênio
  • Corsa Sedan Milenium (2000) – Série comemorativa da virada do milênio
  • Vectra Milenium (2000) – Série comemorativa da virada do milênio
  • S10 Barretos (2000) – Tributo à festa de peão
  • Silverado Rodeio (2001) – Estilo country com acabamento temático
  • S10 Rodeio (2001) – Estilo country com acabamento temático
  • Vectra Challenge (2001) – Homenagem à entrada do Vectra na Stock Car
  • Corsa Pick-Up Rodeio (2001) – Estilo country com acabamento temático
  • Blazer TDi (2002) – Versão a diesel com tração 4x2 e preço mais acessível
  • Vectra Expression (2002) – Série especial depois virou versão corrente
  • Astra Sedan Expression (2002) - Série especial depois virou versão corrente
  • Astra Sunny (2002) – Focada no custo-benefício
  • Celta Piquet (2003) – Tributo ao piloto Nelson Piquet
  • S10 Sertões (2003) – Homenagem ao Rally dos Sertões
  • Montana Off-Road (2003) – Equipado com elementos aventureiros
  • Blazer Advantage (2004) – Foco em custo-benefício
  • Celta Energy (2004) - Apelo jovial
  • Celta Off-Road (2005) - Equipado com elementos aventureiros
  • Montana Fluir (2005) – Kit de personalização
  • Astra Multipower (2005) – Flex + GNV
  • Vectra Collection (2005) – Série de despedida da geração
  • Montana Combo (2005) – Versão voltada para uso comercial
  • Montana Arena (2009) – Suspensão elevada
  • Meriva GEO (2009) – Apelo aventureiro
  • Agile Sunny (2009) – Kit de customização
  • Omega Fittipaldi (2010) – Série com assinatura do piloto
  • Agile Rico (2011) – Vinha com uma prancha em homenagem ao surfista
  • Agile Wi-Fi (2011) – Primeiro carro com roteador de internet a bordo
  • Zafira Collection (2012) – Série de despedida da geração
  • Meriva Collection (2012) – Série de despedida da geração
  • Agile Effect (2013) – Acabamento esportivo com adesivos decorativos
  • Sonic Effect (2013) – Acabamento esportivo com adesivos decorativos
  • Spin Advantage (2013) – Foco em custo-benefício
  • Tracker Freeride (2013) – Versão com bicicleta e suporte de teto
  • Cobalt Advantage (2013) – Foco em custo-benefício
  • Onix Effect (2014) – Acabamento esportivo com adesivos decorativos
  • Onix Lollapalooza (2014) – Parceria com o festival de música
  • S10 Advantage (2015) – Foco em custo-benefício
  • S10 Freeride (2015) – Configuração flex básica mais equipada
  • Prisma Advantage (2015) – Foco em custo-benefício
  • Cobalt Graphite (2015) – Rodas exclusivas e acabamento escurecido
  • Onix Seleção (2015) – Edição temática da Copa do Mundo
  • Camaro Fifty (2016) – Edição comemorativa de 50 anos
  • Onix Advantage (2016) – Foco em custo-benefício
  • S10 100 Years (2017) – Comemoração ao centenário global das picapes GM
  • Onix Effect (2017) – Acabamento esportivo com adesivos decorativos
  • S10 Midnight (2018) – Visual escurecido com acabamento refinado
  • Tracker Midnight (2018) – Visual escurecido com acabamento refinado
  • Cruze Black Bow Tie (2019) – Emblemas e detalhes externos escurecidos
  • Onix Joy Black (2019) – Emblemas e detalhes externos escurecidos
  • Equinox Midnight (2019) – Visual escurecido com acabamento refinado
  • Onix Plus Joy Black (2020) – Emblemas e detalhes externos escurecidos
  • S10 Z71 (2021) – Apelo off-road
  • Tracker RS (2021) – Versão com design esportivo
  • Onix Plus Midnight (2022) – Visual escurecido com acabamento refinado
  • Cruze Midnight (2022) – Visual escurecido com acabamento refinado
  • Camaro Collection (2024) – Série de despedida da geração
  • S10 Brutal (2024) – Pacote de acessórios montado na fábrica
  • S10 Invencível (2024) – Pacote de acessórios montado na fábrica
  • Nova S10 100 Anos (2025) – Série comemorativa ao centenário da GM no Brasil

Chevrolet - Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet

General Motors América do Sul

BASTIDORES DA SUSTENTABILIDADE: MOTORES DA FPT INDUSTRIAL ASSUMEM A LIDERANÇA COM A ASTRA NO COMPLEXO DESAFIO DE TRANSPORTAR PÁS DE TURBINAS EÓLICAS

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao design, produção e venda de sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia, reafirma mais uma vez seu papel de protagonismo na longa jornada em direção a um mundo mais sustentável. 

Os motores CURSOR 13 da marca, instalados em veículos da série ASTRA HD9 operados pelos motoristas da Geo Trasporti, estiveram entre os principais participantes das complexas operações de transporte das 27 pás de turbinas eólicas destinadas ao novo parque eólico "Mondonuovo", em Mesagne (Brindisi), na Itália, uma das fases mais delicadas desse projeto de energia renovável.

A construção de uma infraestrutura como um parque eólico envolve operações com um nível bastante alto de complexidade: o transporte de lâminas de até 81 metros de comprimento em um reboque especial de doze eixos, com um peso total combinado de mais de 200 toneladas, é certamente um deles. As manobras, lentas e às vezes milimetricamente perfeitas, ocorrem ao longo de rotas que podem incluir curvas, desacelerações e declives para chegar ao local de instalação, muitas vezes longe das principais rodovias.

Egle Panzella, gerente de Brand Equity e Responsabilidade Social Corporativa da FPT Industrial, afirma: "A cadeia de suprimentos de sustentabilidade também inclui diariamente feitos como este, envolvendo empresas de vários setores, profissionais especializados e equipamentos de alto desempenho. O CURSOR 13 provou mais uma vez ser o motor ideal para veículos projetados para superar os mais complexos desafios on-road, como os necessários para projetos de infraestrutura no setor de energia eólica, que, devido ao peso e ao tamanho das pás, exigem um desempenho excepcional".

Nessa operação, os motores CURSOR 13 de 570 hp da FPT Industrial, que equipam os veículos especializados ASTRA HD9 86.57, projetados para trabalhos pesados nos setores de petróleo, mineral, pedreiras, construção e transporte de cargas superdimensionadas, desempenharam um papel fundamental, combinando perfeitamente com a robustez do HD9 e suas características sob medida para esta empreitada. Alguns meses após o incrível desempenho nas dunas escaldantes do Dakar 2025, esses motores demonstraram mais uma vez potência máxima, eficiência, confiabilidade e sustentabilidade nas tarefas mais desafiadoras. Além do desempenho de alto nível, da resposta transitória e do baixo consumo de combustível, a tecnologia HI-eSCR sem EGR patenteada da FPT Industrial garante um baixo custo total de propriedade (TCO), graças, em parte, ao DPF com regeneração passiva e aos intervalos mais longos de troca de óleo nessa categoria, de até 150.000 km. Além disso, o intervalo de limpeza do DPF de até 600.000 km e o consumo reduzido de óleo proporcionam vantagens significativas em termos de disponibilidade operacional e redução de custos.

CURSOR 13 para ASTRA HD9 86.57 - Especificações técnicas

  • Número de cilindros / válvulas: 6L / 4
  • Turbocompressor: eVGT
  • Deslocamento [litros]: 12,88
  • Potência nominal máxima [HP]: 570
  • Torque máximo [Nm]: 2,500
  • Peso seco [kg]: 1.132

Os pontos fortes do CURSOR 13 foram ainda mais aprimorados na sua evolução natural, o XCURSOR 13, primeiro motor de base única multicombustível da FPT Industrial, lançado como parte da linha de produtos IVECO Model Year 2024. Com um novo sistema de gerenciamento de ar para redução de rotações, combustão aprimorada com aumento da pressão do Common Rail e das pressões máximas do cilindro, bomba de óleo e de água inteligente, novos pinos de biela e materiais de virabrequim que reduzem o atrito, juntamente com um trem de válvulas avançado e bloco de cilindros e cabeçote mais leves, o XCURSOR 13 elevou o legado da série CURSOR, lançada em 1998, a um nível ainda mais alto. Ele apresenta uma redução de emissões de CO2 de 7% e um peso 10% mais leve em comparação com a versão anterior, com potência máxima de 600 hp e torque máximo de 2.850 Nm.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 30 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial. Clique aqui para obter mais informações

FPT Industrial

TECON SANTOS SE TORNA O PRIMEIRO TERMINAL PORTUÁRIO DO BRASIL A UTILIZAR CAMINHÕES MOVIDOS A GÁS NATURAL

Parceria inédita entre Santos Brasil e Scania deve reduzir em até 20% as emissões de CO₂ em relação aos modelos a diesel; investimentos somam R$ 40 milhões

Em mais um passo pioneiro rumo à neutralização de suas emissões até 2040, a Santos Brasil adquiriu 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) para operar no Tecon Santos, um dos maiores e mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos (SP). Com a chegada dos veículos em 3 de janeiro, o Tecon Santos tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a adotar caminhões movidos a GNC em suas operações. Trata-se também da primeira vez que a Scania fornece este modelo de veículo para transporte de contêineres dentro de um terminal portuário no mundo.

A Santos Brasil investiu R$ 40 milhões na nova frota, que substituirá gradualmente os modelos mais antigos. Comparado aos caminhões movidos a diesel atualmente em operação no Tecon Santos, a previsão é de que os novos veículos reduzam as emissões de CO₂ em até 20%. No momento, além dos 35 caminhões movidos a GNC, o terminal opera com outros 140 caminhões a diesel, que serão substituídos de forma progressiva por opções mais modernas e sustentáveis nos próximos anos.

Os caminhões adquiridos são do modelo P 340, configurados especificamente para atender às necessidades operacionais do Tecon Santos após um estudo detalhado. Com motor de 9 litros, 340 cavalos de potência e torque de 1.600 Nm entre 1.100 e 1.400 rpm, os veículos são equipados com a transmissão Scania Opticruise G25CM de 14 marchas, que garante trocas rápidas e eficiente aproveitamento do torque. O entre-eixos de 3.950 mm acomoda perfeitamente os oito cilindros de gás, enquanto o eixo traseiro R885 assegura uma robusta capacidade máxima de tração (CMT) de até 78 toneladas.

Os veículos também contam com freio auxiliar hidráulico Scania Retarder, de 4.700 Nm de capacidade de frenagem, aumentando a segurança durante as operações. Para atender às demandas do terminal, a Santos Brasil implementou um sistema eletrônico de coleta de dados resistente a altas temperaturas, que transmite ao motorista as instruções operacionais em tempo real. O abastecimento da frota será realizado em um posto de gás natural em fase de implantação no próprio terminal.

Essa iniciativa integra o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos, que aumentará sua capacidade anual de movimentação de contêineres dos atuais 2,6 milhões de TEUs para 3 milhões de TEUs até 2026, com investimentos que ultrapassam R$ 2,5 bilhões.

De acordo com Bruno Stupello, diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, a adoção de caminhões movidos a gás natural – um combustível de transição mais limpo que o diesel – reflete o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e eficiência operacional. A iniciativa está alinhada ao Plano de Transição Climática da Santos Brasil, que tem como metas reduzir em 70% as emissões diretas de GEE (escopos 1 e 2) e em 30% as emissões indiretas (escopo 3) até 2040.

No ano passado, a entrada em operação de oito RTGs (guindastes de pátio) elétricos marcou um importante avanço no compromisso ambiental da Santos Brasil. Os novos RTGs, que substituirão todos os modelos a diesel até 2031, evitarão a emissão de mais de 700 toneladas de CO₂ por mês, reduzindo em 97% as emissões desses equipamentos no terminal.

"Temos uma visão de desenvolvimento sustentável de longo prazo, em que o ser humano e o meio ambiente são protagonistas. Nosso objetivo é sermos uma empresa cada vez mais eficiente, inovadora e alinhada às melhores práticas ESG, oferecendo serviços que atendam às expectativas da sociedade, clientes e usuários do porto", afirma Stupello.

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, afirma que se trata de uma parceria inédita para o Brasil e para a Scania globalmente com a Santos Brasil no uso de caminhões a gás. "Será a primeira operação apenas com caminhões a gás em um porto da história do país. E, também não há operação similar utilizando veículos da marca em qualquer outro país. É, sem dúvida, um momento histórico para a diminuição das emissões no transporte portuário e da maturidade das alternativas mais sustentáveis ao diesel", diz. "Da mesma forma que a Scania, a Santos Brasil tem a sustentabilidade no centro de suas ações. Essa operação inédita trará inúmeros benefícios para a logística da empresa cumprir metas de descarbonização", completa Nucci.

Santos Brasil

A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 27 anos para operar o Tecon Santos (SP), um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.

Scania

A Scania é líder mundial no fornecimento de soluções de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Em 2024, entregamos 96.443 caminhões, 5.626 ônibus, bem como 11.170 motores industriais, marítimos e para geração de energia aos nossos clientes. As vendas líquidas totalizaram mais de 216 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 países e emprega cerca de 59.000 pessoas. No Brasil, a fabricante está desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento são realizados globalmente em nossa sede principal em Södertälje, na Suécia. A produção ocorre na Europa e na América Latina, com centros regionais de produtos na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte do Grupo TRATON.

Scania

IVECO PRONTA PARA A SEGUNDA ETAPA DA COPA TRUCK 2025 EM LONDRINA, COM GRANDES EXPECTATIVAS

Montadora aposta na robustez do IVECO S-Way e na experiência dos pilotos da marca para alcançar resultados positivos na competição

A cidade de Londrina, no Paraná, será o palco de mais uma emocionante etapa da Copa Truck 2025, nos dias 12 e 13 de abril. A IVECO chega com grandes expectativas para essa disputa, com seu caminhão pesado S-Way. O evento promete atrair apaixonados por automobilismo e caminhões, que devem lotar as arquibancadas do Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Leandro Totti (#73), integrante da equipe Dakar Motorsports e um dos representantes da IVECO, corre ‘em casa’. Natural de Ibiporã, cidade situada na Região Metropolitana de Londrina, o piloto, que já foi bicampeão da competição, é um dos grandes favoritos e está focado em levar a marca à vitória.

A IVECO chega à segunda etapa com uma estrutura sólida e a confiança de contar com uma equipe de pilotos experientes e de alto nível na categoria Super Truck Pro, composta por Danilo Dirani (#28), Wellington Cirino (#6), da IVECO Usual Racing, Felipe Tozzo (#57) e Leandro Totti (#73), da Dakar Motorsports.

Na categoria Super Truck Elite, a IVECO também aposta em nomes de peso, como Djalma Pivetta (#21), da IVECO Usual Racing, e Márcio Giordano (#126) e Diogo Moscato (#54), da Scuderia Chiarelli. Ao todo, a IVECO estará representada por sete caminhões S-Way, todos preparados para brigar por posições de destaque.

“Com a robustez e o desempenho do S-Way, temos certeza de que teremos um excelente desempenho em Londrina. A Copa Truck é a maior competição de caminhões do Brasil e uma importante vitrine para demonstrar a capacidade do melhor caminhão já fabricado pela IVECO no país”, afirmou Maurício Corrêa, gerente de Marketing da IVECO.

A NEXPRO, linha de peças testadas e homologadas pela IVECO, a FPT Industrial e o Consórcio IVECO integram o time da temporada 2025 da Copa Truck. Destaque para o S-Way Safety Truck, o melhor caminhão fabricado pela montadora no Brasil, que estará presente no grid de largada.

Calendário Copa Truck 2025
 
2ª Etapa
13/04 - Londrina/PR
 
3ª Etapa
18/05 - Interlagos/SP
 
4ª Etapa
15/06 – Rio Grande do Sul
 
5ª Etapa
13/07 - Cascavel/PR 

6ª Etapa
24/08 – Santa Cruz do Sul/RS
 
7ª Etapa
21/09 - Curvelo/MG
 
8ª Etapa
19/10 - Londrina/PR

9ª Etapa
7/12 - Interlagos/SP

IVECO

TRACBEL MOSTRA SUAS SOLUÇÕES TIGERCAT TCI, VOLVO E KALMAR PARA FLORESTAS PLANTADAS.

A Tracbel apresenta as suas soluções florestais no 2º Florestas UAI, um dos mais importantes eventos do setor, que se estende até amanhã, 11 de abril, no Centro de Convenções CDL, em Belo Horizonte (MG). 

Skidder Tigercat 635

A Tracbel é a distribuidora nacional da marca Tigercat Tci, fabricante canadense de equipamentos florestais. "São produtos reconhecidos internacionalmente pelo alto grau de tecnologia, confiabilidade e robustez", afirma Cairon Faria, diretor da divisão Florestal e Logística da Tracbel.

Ele lembra que a empresa também oferece um portfólio de máquinas de outras marcas para a esta área, como, por exemplo, carregadeiras e escavadeiras Volvo para logística florestal, e empilhadeiras Kalmar para operar em aplicações intralogísticas. "São soluções importantes que contribuem para aumentar a produtividade da indústria florestal", complementa Faria. “São os mais modernos, eficientes e confiáveis equipamentos para colheita. Minas Gerais é estado o que possui a maior área de florestas plantadas do Brasil”, explica o dirigente.

Cairon Faria

A Tracbel tem a disposição na linha Tigercat os skidders, fellers bunchers (pneus e de esteiras) e direcionais, picadores, guinchos, harvester de pneus, forwarders, mulchers, cabeçotes florestais e o inovador "Carbonizer". A Volvo CE oferece as carregadeiras, os articulados Timber Haulers e escavadeiras florestais. A Kalmar possui produtos para intralogística, movimentação de containers e os Terminal Tractors, usados para movimentação de carretas em pátios. “É um amplo portfólio, para buscarmos redução de custos, com foco em alta produtividade e robustez”, diz.

Picador Tigercat 6500

Respeito ao meio ambiente

Outro destaque da Tracbel é o Carbonizer Tigercat 6040. Sua operação se baseia em um sistema avançado e econômico que respeita o meio ambiente para a conversão de resíduos de madeira. É uma das tecnologias mais ecologicamente corretas disponíveis no mercado. A máquina recebe resíduos de madeira e produz carbono orgânico (Biochar) de alta qualidade, com até 90% de redução do volume do material. É uma solução ideal para converter resíduos agrícolas e de exploração madeireira indesejados em carbono orgânico útil e de alta qualidade. Eles ainda podem ser deixados no local como aditivo de solo ou comercializados para diversos usos. O processo de conversão inovador opera em altos níveis de rendimento e produz emissões muito baixas.

Maquinas Kalmar

Compromisso

"A produtividade e a eficiência da operação florestal dependem não apenas da qualidade dos equipamentos, mas também do suporte depois da compra", afirma Claudio Dardengo, diretor de pós-vendas da Tracbel Florestal e Logística. "Investimos constantemente em excelência no pós-venda, garantindo o melhor desempenho nas colheitas de eucalipto e pinus", observa. O executivo destaca que o time de especialistas da Tracbel está sempre pronto para oferecer apoio técnico rápido e eficiente, com peças de reposição originais, manutenções preventivas e corretivas, além de treinamentos para operadores e mecânicos. O objetivo é garantir que a frota permaneça em operação com o máximo de disponibilidade e rendimento. Os engenheiros e técnicos da Tracbel estarão no estande do evento para falar sobres os produtos e a sua operação para melhora a eficiência de combustível, redução da fadiga do operador e o aumento da produtividade.

Tracbel
Outlook – Comunicação & Estratégia

quarta-feira, 9 de abril de 2025

VOLVO CE EXIBE NA EUROPA O PRIMEIRO CAMINHÃO ARTICULADO ELÉTRICO DO MUNDO, COM ZERO EMISSÕES.

Novo A30 Electric é um dos destaques da linha 100% elétrica apresentada pela marca na feira de Bauma, maior evento mundial da indústria de equipamentos de construção, que acontece de 7 a 13 de abril em Munique, Alemanha.

Num momento marcante na inovação sustentável, este ano a Volvo CE está exibindo exclusivamente máquinas elétricas no stand da marca em Bauma. “Levar à feira uma linha de zero emissões é um marco em nosso compromisso em promover mudanças. Esse portfólio de produtos e serviços evidencia que estamos ao lado de nossos clientes para apoiá-los em cada etapa de sua jornada de transformação. Estamos comprometidos com nossas ambições de descarbonização”, assegura Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.

Articulados elétricos

O destaque da linha exposta pela Volvo CE no evento é o inédito caminhão articulado A30 Electric, primeira máquina elétrica produzida em série em seu segmento. O modelo estará disponível para locação na Europa em 2026, assim como o A40 Electric, versão de maior porte. São produtos para operações em pedreiras, mineração e construção, conciliando alta produtividade com uma operação mais sustentável.

Múltiplas tecnologias

Além das máquinas elétricas, a Volvo CE apresenta também opções de motores a combustão com baixas emissões para todos os modelos expostos na feira. Eles trazem avanços de até 15% em eficiência de combustível, com produtividade excepcional. A oferta de múltiplas tecnologias assegura versatilidade para atender a uma ampla gama de requisitos dos clientes, em qualquer fase que eles estejam em sua jornada de descarbonização.

Serviços inéditos

Em complemento à linha de máquinas com zero emissões, a Volvo CE apresenta na feira de Bauma novos serviços. As novidades incluem uma atualização no conjunto de ferramentas digitais da marca, como uma nova ferramenta de ticket de carga para faturamento simplificado, além de dois novos serviços: Operações de Site, para monitoramento de frota independente da marca, e Otimização do Site, serviço de consultoria para clientes atingirem novos níveis de eficiência em sua operação.

Outros destaques

Além do novo articulado A30 Electric, os destaques da Volvo CE em Bauma incluem:

  • Escavadeira elétrica EC230 com autonomia ampliada.
  • Gama atualizada de equipamentos elétricos compactos.
  • Unidade de potência PU500 otimizada. Permite carregamento móvel rápido de máquinas, caminhões e equipamentos elétricos Volvo e de outras marcas.
  • EWR150 Electric, primeira escavadeira de rodas a bateria da marca.
  • EW240, escavadeira que trabalha conectada à rede elétrica.

Além de equipamentos de construção, a Volvo leva a feira de Bauma produtos e serviços de diversas áreas de negócio: Volvo Trucks (caminhões), Volvo Penta (motores industriais) e Volvo Financial Services (serviços financeiros), todas atuando de forma conjunta para oferecer uma solução integrada de marca.

> Saiba mais em https://www.volvoce.com/bauma (conteúdo global, em inglês).

Volvo Construction Equipment
Grupo Volvo América Latina

KIA BRASIL É PREMIADA POR SATISFAÇÃO DO CLIENTE NO PÓS-VENDA

A Kia Brasil recebeu o prêmio “2024 Service Customer Satisfaction Regional Excellence Award” da Kia Corporation em reconhecimento ao mais alto nível de satisfação do cliente em serviços no pós-venda entre todas as operações da marca na região da América do Sul, Central e Caribe. A premiação foi anunciada no evento “Kia CSA Ownership Seminar” de distribuidores Kia, realizado em Quito, no Equador.

“Para a Kia Brasil, receber este prêmio mostra o cuidado e o carinho que temos com nossos clientes, além de demonstrar a importância deles para a marca Kia. Prezamos pelo atendimento de alto nível, procurando interagir não somente na oferta de serviços na oficina credenciada, mas durante todo o período em que o cliente é proprietário de um veículo Kia, por meio de campanhas, promoções e eventos”, explica Gabriel Loureiro, diretor de Pós-Vendas da Kia Brasil.

Segundo Loureiro, esse prêmio, também conquistado em 2021 e 2023, reconhece que a Kia Brasil é uma distribuidora da marca focada em excelência no atendimento ao cliente, procurando oferecer sempre mais do que o cliente espera através da rede de concessionárias com profissionais altamente qualificados para melhor atendimento.

“Receber novamente o prêmio, agora pelo trabalho realizado em 2024, mostra que continuamos no caminho certo quando se fala de satisfação do cliente com os serviços de pós-venda da Kia Brasil, colocando-o sempre em primeiro lugar e cuidando dele como alguém da nossa família”, conclui Loureiro.

Kia

A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano.

No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou mais de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional.

A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.

Kia Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

GEELY AUTO E RENAULT GROUP ANUNCIAM A VENDA DO GEELY EX5 A PARTIR DE JULHO

Um mês após o anúncio de sua parceria estratégica, a Geely Auto e o Renault Group revelam seu primeiro produto para o mercado brasileiro, o Geely EX5. Projetado para atender às demandas de clientes em todo o mundo, o EX5 incorpora a tecnologia de ponta e a experiência da Geely em projetar, construir e produzir um veículo elétrico de classe mundial.

O lançamento será em julho. A marca planeja uma cobertura com 105 concessionárias em todo o país. Inicialmente estará em 19 cidades com 23 concessionárias dedicadas à marca Geely.

"Este é um momento histórico para o Renault Group! Lançamos com orgulho a marca Geely no Brasil. Mais que uma marca, Geely representa tecnologia, inovação e ousadia. Está presente nas principais regiões do mundo, sendo reconhecida como uma marca internacional de sucesso. Para marcar sua chegada, escolhemos um produto de referência global: o Geely EX5. ", explica Luiz Fernando Pedrucci, SVP, CEO da Renault América Latina.

"O Brasil se destaca como um dos mercados automotivos mais dinâmicos da América Latina, com uma economia em expansão e uma demanda significativa por tecnologias inovadoras. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com nossos parceiros da Renault para aprofundar nosso desempenho neste mercado vibrante, oferecendo aos clientes produtos e serviços que estejam realmente alinhados com as necessidades locais", diz Alex Nan, vice-presidente da Geely Auto.

Visão Global, Produto Global

A visão da Geely para o mercado global é realizada no EX5, também como o componente-chave de sua estratégia global de NEV (veículos de nova energia). O EX5 foi desenvolvido com opções de volante à esquerda e à direita e refinado com base no esforço dos centros de design globais da Geely em Gotemburgo, Xangai, Coventry e Milão. Como um modelo global, o EX5 atende aos requisitos regulatórios de mais de 90 países, incluindo o Brasil.

Design Inspirador

O Geely EX5 possui um design exterior arrojado e dinâmico. Inspirado na face de um tigre, combina linhas dinâmicas, criando uma frente imponente, com proporções bem definidas e personalidade única. O desenho do EX5 foi pensado para oferecer um coeficiente aerodinâmico sem precedentes, com recursos como para-choque aerodinâmico, maçanetas embutidas, grade frontal ativas e um tratamento especial das superfícies laterais com linhas marcadas.

As lanternas elevadas com efeito 3D translúcido destacam a traseira, com um toque de personalidade que reafirma a identidade única do EX5. Por dentro, o EX5 foi concebido com uma abordagem totalmente voltada para as pessoas. Seu interior sofisticado oferece um ambiente pensado em cada detalhe para o bem-estar dos ocupantes.

Desenvolvimento inteligente

O Geely EX5 foi desenvolvido com recursos inteligentes de Energia, Segurança, Espaço e Interação. O EX5 é o resultado do poder tecnológico e de inovação da Geely.

A Energia Inteligente começa com sua construção na arquitetura da GEA, que se destaca em eficiência espacial e integridade estrutural. Essa arquitetura não apenas suporta layouts multienergia, mas também oferece uma experiência de direção excepcional e eficiência energética superior.

Com o powertrain elétrico inteligente 11 em 1 que oferece eficiência e desempenho incomparáveis, o Geely EX5 estabelecerá uma nova referência para veículos elétricos.

Como Segurança Inteligente, o EX5 traz seis pilares de segurança abrangentes que garantem um alto nível de proteção para ocupantes, pedestres e o produto. Com recursos de segurança passiva, ativa, bateria, pedestre e saúde e ativos de segurança cibernética em sua concepção de produto, o EX5 oferece uma experiência de classe mundial para o cliente em segurança.

No interior, o EX5 oferece um Espaço Inteligente, com um interior luxuoso, caracterizado por uma filosofia de design minimalista e materiais confortáveis. A cabine espaçosa é aprimorada por bancos dianteiros de primeira classe, uma experiência premium de ruído, vibração e aspereza (NVR) e uso extensivo de materiais seguros à saúde no interior.

Com dimensões externas de um SUV do segmento C, o Geely EX5 oferece um verdadeiro espaço interno de SUV do segmento D, graças à grande distância entre eixos de 2,75 metros e largura de 1,9 metros.

Para elevar a experiência no carro, com uma Interação Inteligente, o EX5 é equipado com uma tela principal de alta definição de 15,4" e sistema de assistente de voz "Hi Geely", com mais de 200 comandos de voz.

A apresentação do Geely EX5 no Brasil faz parte da atual estratégia de expansão global que acelera a transformação elétrica em todo o mundo, com de alta produtos de alta tecnologia, alto valor e alta qualidade.

Mais detalhes sobre o Geely EX5 serão divulgados em seu lançamento em julho. Maiores detalhes podem ser encontrados no site https://www.geelybrasil.com.br para explorar o futuro da condução elétrica no Brasil e ser um dos primeiros a experimentar este modelo revolucionário.

A Geely Auto utilizará toda a expertise da Renault no mercado brasileiro, que possui um ecossistema comercial completo, com infraestrutura de distribuição, ampla rede de concessionários com cobertura nacional e com vendas e pós-vendas, além de um grande armazém de peças que permite a distribuição em todo o território nacional.

Geely Brasil
Renault do Brasil

MERCEDES-BENZ TRUCKS APRESENTA O NOVO EAROCS 400 TOTALMENTE ELÉTRICO NA FEIRA BAUMA 2025

O caminhão extrapesado Arocs da Mercedes-Benz Trucks tem sido um dos veículos mais importantes do transporte na construção civil há anos, destacando-se pela resiliência, potência e eficiência, mesmo sob condições operacionais severas, tanto fora de estrada quanto na estrada. Agora, a linha apresenta uma grande novidade, com o lançamento do eArocs 400, a primeira versão elétrica à bateria do já amplamente testado e comprovado modelo robusto da Mercedes-Benz Trucks.

O caminhão elétrico livre de emissões locais de CO2 e de baixas emissões de ruído está fazendo sua estreia mundial na feira Bauma 2025 em Munique, na Alemanha. Trata-se do maior evento mundial de máquinas para construção e mineração, que ocorre até 13 de abril. Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks destaca, mais uma vez, as inovações da empresa que visam impulsionar a transformação do transporte para a propulsão livre de emissões de CO2, trazendo soluções também para o setor da construção civil.

Uma pequena série de 150 eArocs 400 por ano está prevista para mercados selecionados da UE30. O veículo estará disponível inicialmente em versões de 32 e de 41 toneladas, na configuração 8x4, com quatro entre-eixos diferentes, podendo ser configurado como betoneira ou basculante, cobrindo aplicações essenciais urbanas da construção civil. Graças ao fato de ser livre de emissões locais de CO2 durante a sua condução, o eArocs 400 pode circular em zonas de zero emissões, como as áreas centrais das cidades. E devido ao baixo ruído, é indicado para ambientes com limitações quanto a emissões sonoras, como áreas residenciais e próximas a hospitais e escolas, bem como canteiros de obras que operam à noite. O início das vendas está previsto para o 1º trimestre de 2026, com a primeira entrega devendo ocorrer no 3º trimestre.

"Com o novo eArocs 400, estamos trazendo a eletrificação também para o setor da construção civil, o que é muito importante para a nossa economia e a sociedade. Além dos transportes de distribuição e de longa distância, continuamos a expandir nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria”, afirma Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks. “Agora, é crucial que os formuladores de políticas promovam o desenvolvimento da infraestrutura de recarga e criem as condições estruturais necessárias para a operação econômica desses veículos".

"O eArocs 400, livre de emissões locais de CO2, é tão potente e robusto quanto o Arocs de propulsão convencional, com o qual nossos clientes já estão acostumados. Sua autonomia foi projetada para cobrir as aplicações essenciais do transporte urbano da construção”, afirma Stina Fagerman, chefe da área de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “Graças à propulsão por bateria, o eArocs é especialmente indicado para uso em ambientes restritos ou com limites de emissões sonoras, como ocorre nos centros urbanos ou áreas residenciais".

eArocs 400 apresenta propulsão elétrica potente e autonomia suficiente para as necessidades do dia a dia

Para o novo eArocs 400, a Mercedes-Benz Trucks adotou componentes essenciais do eActros 600. Além da caixa frontal e da tomada de força, o veículo apresenta baterias baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP). Essas baterias possuem alta durabilidade e uma capacidade utilizável muito alta.

Devido à sua maior eficiência, o eArocs 400 é pelo menos 50% mais eficiente em termos de energia do que um caminhão a diesel. Ele possui um sistema elétrico de bordo de 800 volts de tensão e dois conjuntos de baterias com capacidade instalada de 414 kWh, localizados atrás da cabina do motorista. Quando usado como betoneira, a sua autonomia é de até 200 quilômetros sem recarga intermediária. Os clientes que normalmente dirigem em operação de turno único cobrem rotas diárias médias de menos de 100 quilômetros e viajam quase exclusivamente em estradas pavimentadas. Isso torna o caminhão elétrico viável para esta aplicação.

No caso da versão basculante para o setor da construção, a autonomia pode chegar até 240 quilômetros sem recarga intermediária. O eArocs 400 pode ser carregado com até 400 kW por meio da tomada de recarga padrão CCS2 montada em ambos os lados do veículo. Os dois conjuntos de baterias precisam de aproximadamente 45 minutos para carregar de 20 a 80%.

O eArocs 400 é equipado com um motor central potente e transmissão de 3 marchas, com potência contínua de 380 kW e desempenho máximo de 450 kW. Em combinação com esta solução técnica de trem de força, os eixos planetários testados e comprovados do Arocs podem ser usados para continuar a oferecer a distância do solo e a capacidade off-road necessárias para uso em canteiros de obras. O trem de força elétrico é integrado ao veículo produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth pelo Paul Group, com sede em Vilshofen.

eArocs traz o Cockpit Multimídia Interativo 2 com comando de voz

O eArocs 400 também apresenta o Cockpit Multimídia Interativo 2, que entre vários atributos, se demonstra muito útil na operação, tornando o veículo ainda mais conectado e indicado para o uso diário no canteiro de obras. O display de instrumentos de 12 polegadas e a tela aprimorada, sensível ao toque, garantem uma operação intuitiva, mesmo em terrenos acidentados. Outra vantagem está nos muitos recursos que agora podem ser ativados com segurança e rapidez por comando de voz. O novo menu “Favoritos” também permite acesso direto a funções específicas do setor de construção, como tomadas de força, por exemplo.

eArocs 400 reforça itens de segurança para o motorista

A prioridade da Mercedes-Benz Trucks, especialmente no transporte do setor da construção, é garantir que os motoristas permaneçam seguros, tanto no canteiro de obras quanto no trajeto até o local de operação. Com isso em mente, os sistemas de assistência de segurança instalados no eArocs 400 – como o Active Brake Assist 6, (Assistente Ativo de Frenagem 6) o Active Sideguard Assist 2 (Assistente de Proteção Lateral 2) e o Front Guard Assist (Assistente de Proteção Frontal) – permitem que os motoristas detectem perigos, mantenham uma visão geral da situação do trânsito e tenham tempo hábil de reação. Esses auxílios eletrônicos são úteis para reduzir os riscos de desatenção causados por fadiga, estresse ou distração, reduzindo as chances de acidentes. Os sistemas não apenas atendem às normas do Regulamento Geral de Segurança (GSR) emitido pela União Europeia, em vigor desde 2022 e 2024, mas em alguns casos vão além das exigências dessas normas, apresentando ainda mais segurança embarcada.

Veículo elétrico apresenta componentes robustos e carroçarias eficientes

Por dentro e por fora, o eArocs 400 se adapta com exatidão às exigências do dia a dia das aplicações da construção civil. Isso é claramente visível em seus componentes e em toda a estrutura robusta do veículo, com suspensão de aço na dianteira e traseira, para-choque tripartido com aço nas extremidades, proteção de metal nos faróis contra pedras, proteção inferior dobrável e lanternas traseiras off-road com suporte de metal com grade. A cabina M é totalmente galvanizada e apesar do comprimento máximo da carroçaria, ela garante que o veículo tenha máxima manobrabilidade. Além disso, apresenta interior de fácil manutenção, espaço extra para guardar objetos e beliche opcional.

No que diz respeito às carroçarias, na feira Bauma deste ano a Mercedes-Benz Trucks apresenta também um eArocs 400 com betoneira HTM 905 no design "leve", produzido pela Liebherr com acionamento por tambor hidráulico. Com abastecimento nominal de 9 metros cúbicos, o HTM 905 faz parte da geração atual de betoneiras da marca, que foram desenvolvidas visando máxima lucratividade, ergonomia aprimorada e limpeza mais fácil.  A bomba hidráulica do misturador de concreto extrai sua energia das baterias de alta tensão do eArocs 400, enquanto a tomada de força instalada no caminhão elétrico converte a energia elétrica em hidráulica.

Uma outra versão do eArocs 400 com tambor de mistura totalmente elétrico também está em exposição na bauma. A Zoomlion, empresa detentora da CIFA, apresenta o eArocs 400 da Mercedes-Benz com misturador E10 da série ENERGYA, com um volume nominal de 10 metros cúbicos e PBT permitido de até 44 toneladas.

Além desta versão que está em exposição na feira, o eArocs 400 também pode ser operado com uma solução de misturador elétrico totalmente integrado por meio da bateria do veículo.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

FPT INDUSTRIAL SE DESTACA NA REMATEC 2025, EXIBINDO SUAS SOLUÇÕES ORIGINAL REMAN.

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia, abre espaço para exibir sua remanufatura original de fábrica na REMATEC 2025, principal feira de remanufatura do mundo para profissionais do setor, realizada em Amsterdã (Holanda) até 10 de abril. O Serviço de Atendimento ao Cliente da FPT Industrial é um dos principais expositores do evento no estande 08.333, no Pavilhão 8, demonstrando liderança em soluções Original REMAN ao apresentar sua linha de motores e componentes originais remanufaturados. A importância do setor de remanufatura, produto incluído nas ofertas do MyFPT Customer Service, é ressaltada pelo estande deste ano, que tem o dobro do tamanho da edição anterior.

Durante a Rematec, a marca também será o centro das atenções em dois importantes eventos que acontecem na tarde desta quarta-feira (9). O primeiro, uma conferência focada nos negócios e produtos Original Reman FPT Industrial. No final da tarde, o segundo evento, intitulado "Painel de Veículos Circulares e Sustentáveis", envolverá a FPT Industrial e outras empresas para explorar tendências, desenvolvimentos e tecnologias no design, na produção e no tratamento de fim de vida de veículos sustentáveis. Ambas as sessões serão realizadas no Rematec Theatre.

O compromisso da FPT Industrial com a sustentabilidade se reflete no design do estande, que prioriza materiais ecologicamente corretos, como madeira reciclada e elementos verdes. Ele também apresenta móveis reciclados feitos de tambores de óleo reaproveitados, demonstrando ainda mais a dedicação da marca à economia circular. No estande, os visitantes têm a oportunidade de ver um motor F1C remanufaturado - motor a diesel Common Rail de 3,0 l para aplicações rodoviárias - cortado ao meio para mostrar uma seção transversal que destaca a qualidade do produto Reman e o processo de regeneração. Os visitantes também têm a possibilidade de embarcar em uma jornada virtual pela planta de Reman da FPT Industrial em Garchizy, na França, obtendo uma visão detalhada dos processos e tecnologias por trás da remanufatura de motores, transmissões e componentes.

Explorando a economia circular sob o olhar da FPT Industrial

À medida que o mundo muda para uma economia circular, a remanufatura se tornou um pilar das práticas industriais sustentáveis, ampliando a vida útil dos componentes dos veículos e reduzindo significativamente os resíduos e as emissões. A FPT Industrial adota plenamente essa abordagem, integrando a sustentabilidade com qualidade e segurança, sem abrir mão desse compromisso. Ao optar por peças remanufaturadas, as empresas não apenas se beneficiam da economia de custos, mas também contribuem ativamente para a preservação de recursos e a responsabilidade ambiental.

A FPT Industrial alcança esses resultados por meio de um processo de remanufatura altamente avançado, no qual cada componente genuíno é submetido a um rigoroso processo de seis estágios. Primeiro, cada componente é submetido a uma desmontagem e avaliação detalhada para identificar oportunidades de melhoria do produto durante a fase de inspeção. Na sequência são aplicados processos de limpeza ecológicos e personalizados para garantir uma limpeza completa. Os componentes passam então por uma inspeção abrangente e verificação de conformidade realizada por especialistas, seguida de uma análise funcional na etapa de certificação de componentes, para atender aos padrões exigidos. Na fase de remanufatura, os componentes são aprimorados por meio de atualizações mecânicas, melhorias no produto e integração de novas peças, quando necessário. Em seguida, é feita uma remontagem especializada, garantindo a mais alta qualidade e desempenho por meio da combinação de componentes remanufaturados com peças novas. Por fim, são realizados testes sob medida com 100% de carga para verificar se os componentes remanufaturados atendem aos mesmos padrões de desempenho das peças novas, garantindo sua confiabilidade.

Esse processo meticuloso garante que cada peça atenda aos padrões de desempenho originais, proporcionando a mesma confiabilidade dos componentes novos. Por meio de controles de qualidade rigorosos e técnicas de produção inovadoras, a FPT Industrial Original Reman oferece soluções de alto desempenho com um Custo Total de Propriedade (TCO) mais baixo e tempo de inatividade reduzido da máquina, maximizando eficiência e sustentabilidade.

Anualmente, equipes de especialistas inspecionam e restauram 12.000 motores e transmissões e 22.000 peças de reposição. Por meio da recuperação de componentes-chave, o Original Reman FPT Industrial permite uma economia de energia de 80% em comparação com o produto novo e reduz a emissão de 28 milhões de toneladas de CO₂ anualmente — equivalente a 350 navios-tanque de petróleo, à energia produzida por oito usinas nucleares e à gasolina suficiente para abastecer seis milhões de carros.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Mais de 8.000 pessoas em dez unidades de produção e dez centros de P&D trabalham para a FPT Industrial, em todo o mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 30 até mais de 1.000 hp, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas de GAW (peso bruto por eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 hp. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em soluções e sistemas de propulsão industrial. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site

FPT Industrial