segunda-feira, 3 de novembro de 2025

MARCOPOLO ATTIVI INTEGRAL TRANSPORTA DELEGAÇÕES DA CÚPULA MUNDIAL DE PREFEITOS DA C40 NO RIO DE JANEIRO

Evento dá início ao Fórum de Líderes Locais da COP30 e reúne prefeitos de centenas de cidades, especialistas em clima e representantes de diversos setores e apresentará soluções inovadoras de todo o mundo

Ônibus Marcopolo Attivi Integral 100% elétrico 

A Marcopolo, uma das empresas líderes mundiais em soluções de mobilidade, está presente na Cúpula Mundial de Prefeitos do C40 2025, que será realizada até 5 de novembro, no Rio de Janeiro. Por meio de uma ação de mobilidade sustentável, faz o transporte das delegações entre o hotel e o local do evento, o Museu de Arte Moderna (MAM) e Vivo Rio, com um ônibus 100% elétrico Attivi Integral.

“Estar presente de maneira ativa na Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 demonstra o quanto a Marcopolo está focada em colaborar com a transição energética e descarbonização do transporte. Temos, nos últimos anos, investido e desenvolvido soluções e tecnologias com foco em zero emissão, como o ônibus 100% elétrico Attivi Integral”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

A Cúpula Mundial de Prefeitos do C40 2025, coorganizada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e pelo prefeito de Londres e copresidente do C40 Cities, Sadiq Khan, reúne prefeitos de quase 100 cidades do C40, juntamente com líderes empresariais, filantropos, investidores, acadêmicos e representantes da sociedade civil. O evento marca os 20 anos da rede C40 e dá início ao Fórum de Líderes Locais da COP30, debatendo soluções concretas para a crise climática, como melhorias no transporte público, aumento de áreas verdes e estratégias de gestão de riscos e destacando o papel da indústria na construção de cidades mais resilientes e conectadas com os desafios climáticos globais.

O evento apresentará soluções inovadoras de cidades de todo o mundo e impulsionará o movimento rumo à COP30, demonstrando o que é possível por meio da colaboração focada em resultados. As cidades do C40 já abrigam 21 milhões de empregos verdes de qualidade. O objetivo é criar 50 milhões desses empregos até 2030, o que demonstra como a ação climática liderada pelas cidades não está apenas reduzindo as emissões, mas também impulsionando o crescimento econômico inclusivo e melhorando a qualidade de vida.

Marcopolo na COP 30

A Marcopolo estará presente na COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), demonstrando o protagonismo brasileiro em mobilidade sustentável. A empresa terá presença em painéis oficiais da COP30 apresentando soluções de mobilidade de baixo carbono e iniciativas sociais que reafirmam seu papel como liderança brasileira e referência global na transformação do transporte coletivo sustentável.

Além do ônibus 100% elétrico Attivi Integral, a companhia terá soluções com propulsões alternativas, como o Volare Fly 10 GV, micro-ônibus movido a GNV e biometano, que oferece autonomia de até 450 km e reduz em até 96% as emissões de material particulado, e o Volare Attack 9 Híbrido, primeiro micro-ônibus híbrido elétrico/etanol do mundo, desenvolvido em parceria com a HORSE Powertrain e a WEG.

“A COP30 é uma oportunidade única para mostrarmos ao mundo como a inovação em mobilidade pode reduzir as emissões em larga escala. Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia — envolve qualidade de vida urbana, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva, que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, afirma André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Presença em espaços decisivos da COP30

A companhia estará presente nos principais espaços oficiais da COP30, reforçando seu compromisso com a mobilidade sustentável, com a agenda climática global e com a promoção de soluções que colocam as pessoas no centro da transformação. No dia 13 de novembro, na Green Zone, a empresa participa do painel “Soluções Brasileiras para a Transição Justa: Indústria, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável”. Já no dia 14, na Blue Zone, espaço reservado a delegações oficiais e chefes de Estado, será destaque no painel “Descarbonizando o Setor de Transportes: Soluções Brasileiras para o Mundo”, apresentando experiências concretas de eletrificação, biocombustíveis e inovação tecnológica.

Além dos espaços oficiais da COP30, a Marcopolo também faz parte da C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement), coalizão de empresas do setor privado brasileiro articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale. No espaço da iniciativa, a empresa participará nos dias 13 e 15 de novembro, dos debates “Transporte Público e Descarbonização: Conectando Eficiência, Integração e Impacto Climático” e “Biocombustíveis na Arquitetura Global da Transição Energética”, respectivamente. Nessas agendas, reforça seu papel como articuladora de soluções sustentáveis e escaláveis, capazes de serem replicadas em diferentes contextos nacionais e internacionais.

A C.A.S.E. busca posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global e destacar o setor privado como agente estratégico na superação dos desafios relacionados ao clima, à natureza e às pessoas. O movimento promove diálogos qualificados, articulação estratégica e valoriza soluções concretas já em curso no país, com potencial de escala internacional.

Além disso, a Fundação Marcopolo participará do painel Da Aprendizagem à Vida: Avançando nos ODS 4 e 11 por meio da Educação e de Futuros Urbanos Resilientes ao Clima, no Pavilhão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

MarcopoloFundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de 140 países

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

Nenhum comentário: