terça-feira, 21 de outubro de 2025

GENERAL MOTORS E TEGMA LEVAM MOBILIDADE ELÉTRICA E LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL À COP30

Em operação inédita, frota da Chevrolet é transportada pela Tegma em caminhões híbridos a gás natural, reduzindo 3,5 toneladas de CO₂ e reforçando o compromisso das empresas com um futuro zero carbono

A General Motors iniciou nesta terça-feira (21) o envio de sua frota 100% elétrica para a COP30, que será realizada em novembro em Belém (PA). Os modelos Chevrolet Blazer EV, Equinox EV e Spark EUV já embarcaram da fábrica de São Caetano do Sul com destino ao Pará, onde circularão durante a conferência climática no transporte de autoridades, executivos e imprensa.

Para reduzir o impacto ambiental dessa jornada, a GM firmou uma parceria com a Tegma Gestão Logística. O transporte está sendo realizado em caminhões híbridos movidos a diesel e gás natural veicular (GNV), tecnologia que proporciona uma redução estimada de 3,5 toneladas de CO₂ em comparação a um transporte convencional, além de diminuir a emissão de óxidos de nitrogênio e material particulado.

“A sustentabilidade precisa estar presente em toda a cadeia de valor. A COP30 é um momento de agir pelo futuro da mobilidade, e essa operação mostra que é possível repensar também a logística com base em eficiência energética e redução de emissões. Ao lado da Tegma, estamos levando a eficiência dos nossos veículos elétricos para além do produto, incorporando inovação e responsabilidade ambiental em cada etapa do processo”, afirma Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.

“A Tegma vem conduzindo um projeto-piloto de caminhões híbridos diesel-GNV, com resultados expressivos em economia de combustível e redução de emissões. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da empresa para incorporar soluções de descarbonização à sua frota, em linha com a estratégia global da GM”, assinala Nivaldo Tuba, diretor-presidente da Tegma.

Durante a conferência, o Chevrolet Spark EUV também estará em exposição na Casa Brasil Belém 2025, espaço colaborativo que reunirá empresas, instituições e organizações da sociedade civil em torno de temas como inovação, cultura e sustentabilidade.

Com 100 anos de presença no Brasil, a General Motors vem ampliando seus investimentos em eletrificação, conectividade e sustentabilidade industrial. O embarque da frota elétrica rumo à COP30 simboliza essa nova fase, em que a mobilidade começa com produto limpo e se estende até a logística.

A General Motors está acelerando o futuro da mobilidade com tecnologias avançadas que tornam carros, picapes e SUVs ainda mais seguros, inteligentes e sustentáveis. As marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC oferecem um amplo portfólio global de veículos a combustão inovadores, além da linha mais abrangente de elétricos da indústria, à medida que avançamos rumo a um futuro totalmente elétrico. Clique aqui e saiba mais

Tegma Há mais de 55 anos no mercado, a Tegma Gestão Logística é um dos maiores operadores logísticos do Brasil, sendo responsável pela distribuição de aproximadamente um quarto dos veículos novos comercializados no país, entregues em mais de mil concessionárias espalhadas por todo o território nacional e pela logística integrada com gestão, transporte, armazenagem geral e alfandegada, distribuição para indústrias de diversos setores, como químico, eletrodoméstico e bens de consumo, entre outros. Desde 2007 a empresa é de capital aberto na B3 (TGMA3) e tem recebido diversos prêmios em inovação em logística. Isso resulta de um ambiente diverso e colaborativo, fomentado pela tegUP, uma Corporate Venture Capital (CVC) da Tegma, braço de inovação aberta e de tecnologia da empresa, para o desenvolvimento de soluções inteligentes e conectadas em logística. A empresa também mantém uma cultura corporativa que tem como referência as melhores práticas de governança, contando com uma estrutura implantada para resguardar a integridade dos negócios e dos colaboradores

General Motors América do Sul

Nenhum comentário: