O Velopark, tradicional complexo automobilístico localizado em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, passará a ter novos proprietários a partir de 2026. A venda foi realizada com separação das estruturas do autódromo e kartódromo. O autódromo será conduzido pela FuelTech, referência no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de gerenciamento de motores para alta performance; e o kartódromo, pela Techspeed, referência nacional na fabricação de karts e administração de kartódromos.
O movimento reflete uma iniciativa dos atuais proprietários, o empresário Felipe Johannpeter e a sócia-administradora Sofia Costa, em fechar um ciclo de 17 anos à frente do negócio e fazer a transição para empresas que possam manter a tradição do empreendimento.
“Temos certeza de que contribuímos para o histórico do automobilismo. Encerramos a participação no negócio com segurança da continuidade da entrega para o público e do legado de um complexo consagrado e referência no segmento”, afirma a diretora geral do Velopark, Sofia Costa.
Criado em 2008 com inspiração nas grandes pistas dos Estados Unidos, o Velopark trouxe um conceito inovador para o setor de automobilismo no Rio Grande do Sul e no Brasil e hoje é o maior parque automobilístico da América Latina. O empreendimento construiu a primeira pista profissional de arrancada do país e recebe competições como Stock Car Brasil, Fórmula Truck, Endurance Brasil, Armageddon, e também organiza eventos como VP Series de Arrancada e Festival Velopark de Arrancada, considerado o maior evento da modalidade na América Latina.
O complexo conta também com um dos principais kartódromos do Brasil, com pistas em conformidade com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que sedia competições nacionais e internacionais.
Nesta nova fase, o espaço ganhará novos nomes e identidade, marcando o início de mais um capítulo em sua história. Segundo a diretora geral do empreendimento, o parque chega a receber 20 mil pessoas simultaneamente em dias de competições. Centenas de pilotos de todos os estados brasileiros e outros países já passaram por suas pistas e seguirão no complexo neste novo momento, com toda sua paixão pelo automobilismo.
“Em um segmento predominantemente masculino, mostramos que este é também um ambiente familiar, um espaço de competição, convivência e entretenimento para os praticantes e admiradores do automobilismo. Sediamos e organizamos inúmeros eventos e competições que marcaram a história do esporte e de muitos pilotos", destaca Sofia.
Sinergia bilateral
A FuelTech, referência em injeção eletrônica no Brasil e no mundo, é a nova proprietária do autódromo. Pela natureza do negócio, a empresa porto-alegrense é parceira desde que o Velopark foi criado, como patrocinadora e colaboradora em eventos.
“Assumimos a continuidade do autódromo com um compromisso muito forte de preservar a sua história, que marcou profundamente o automobilismo brasileiro e mundial. O Velopark é mais do que um autódromo, é parte da nossa trajetória e da nossa essência. Sempre foi e será nossa pista perto de casa - fica a apenas 30 quilômetros da sede da FuelTech. Estivemos presentes em todos os momentos desde sua fundação e estamos honrados em dar sequência a este legado”, afirma o fundador e CEO Global da FuelTech, Anderson Dick.
Fundada em 2003, a FuelTech é uma empresa de capital privado e está entre as cinco maiores do mundo em seu segmento. Sediada em Porto Alegre (RS), conta com mais de 300 colaboradores e tem presença internacional por meio da FuelTech USA, em Ball Ground (Geórgia, EUA), e da FuelTech Europe, na Holanda. A empresa é referência mundial no desenvolvimento de tecnologias de ponta para gerenciamento eletrônico de motores e soluções voltadas ao alto desempenho automotivo.
Para Anderson Dick, a aquisição do autódromo fortalece não apenas o legado do Velopark, mas também a capacidade técnica da FuelTech, pois a empresa usará o complexo também como campo de provas e laboratório vivo para novos produtos. Essa integração estratégica gera sinergias que devem impulsionar os resultados de todo o Grupo FuelTech.
Confiança e respeito
A Techspeed, empresa catarinense à frente da gestão do kartódromo, arrendado em 2023, assume definitivamente a operação, já renomeada Circuito Internacional Techspeed. Líder de mercado na produção e comercialização de chassis, equipamentos e acessórios destinados à competição de karts no Brasil, a empresa é também arrendatária dos kartódromos de Tarumã e de Farroupilha.
“Foi um movimento esperado por nós e por todas as pessoas do segmento, dos pilotos aos empresários do setor, entidades representativas e público que frequenta o parque. Vamos levar adiante o sonho dos fundadores”, assegura o diretor da Techspeed, Rogério Naspolini.
ANK Reputation

Nenhum comentário:
Postar um comentário