Presença confirmada de representantes do Ministério das Cidades, prefeitos, presidentes de empresas e startups reforça o peso institucional e empresarial da LUMOT 2025 – Latam Urban Mobility Transportation.
Uma delegação brasileira formada por empresários, gestores públicos e representantes de entidades estratégicas do setor de transporte e mobilidade embarca nesta sexta-feira, 5 de abril, rumo ao Chile e à Colômbia, para participar da LUMOT 2025 – Missão Internacional de Mobilidade Sustentável, que acontece até o dia 12 de abril. A iniciativa, inédita na América Latina, prevê uma imersão técnica e estratégica nos modelos mais avançados de eletrificação do transporte urbano, com foco nas experiências de Santiago e Bogotá.
A missão inclui visitas técnicas a garagens de ônibus elétricos, estações de recarga e centros de controle de transporte público, além de encontros com autoridades locais, operadores de frota e empresas líderes em tecnologia limpa. O objetivo é fomentar intercâmbio de soluções práticas, impulsionar parcerias internacionais e atrair investimentos para acelerar a transição energética no setor de mobilidade no Brasil.
“A presença de representantes do Governo Federal, do setor privado e de municípios mostra o alinhamento nacional em torno de uma agenda estratégica para o transporte sustentável”, afirma Adriano Rufino Moura, CEO da Ideia5 e também Diretor de Mobilidade Urbana da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, que está apoiando o encontro. Estão confirmados Fernando Araldi, assessor técnico do Ministério das Cidades; Aroaldo Silva, representando 15 prefeituras do Consórcio ABC; Laura Rossi Leite, presidente da autarquia de mobilidade Transitar (Prefeitura de Cascavel/PR); e Larissa Boeing, diretora da mesma entidade.
“É uma programação estratégica para aproximar o Brasil de algumas das soluções mais avançadas em descarbonização do transporte público. O Ministério das Cidades participa com o objetivo de impulsionar políticas de mobilidade urbana mais limpas, eficientes e integradas à realidade das nossas cidades”, comentou Fernando Araldi.
Também fazem parte da LUMOT 2025 - Latam Urban Mobility Transportation Leonardo Veloso Brandão, CEO da EVBRAS e diretor do LEMOB, e André Fortes Chaves, presidente do Programa Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), que reforçam o papel estratégico da iniciativa para conectar o Brasil a experiências consolidadas da América Latina.
“Santiago já opera com mais de 2.200 ônibus elétricos e conta com uma estrutura robusta de 24 eletroterminais. É um modelo inspirador para as capitais brasileiras”, destaca Brandão. “Bogotá tem aproximadamente 1.450 ônibus elétricos em circulação, o que representa 14% da frota da cidade. Esses números mostram que a transição energética já é viável e adaptável à realidade brasileira”, complementa Chaves.
Integram a missão internacional Carlos Garcia, ex-presidente da Mercedes-Benz América Latina; Cadu Souza, CEO da montadora TEVX Higer; André, responsável pela operação da marca; Edgar Barassa, CEO da BCC Consulting; Alexandre Abdala, CEO da Incharge; Rogério Garrubbo, CEO da Concept Blindagens; Marco Aurélio Vilela de Oliveira, CEO da EletroCentro; e Patrícia Raquel da Silva, COO da empresa.
A LUMOT 2025 é organizada pela Ideia5 Publicidade e Eventos, EVBRAS e Barassa & Cruz Consulting, com apoio institucional da ABVE – Associação Brasileira de Veículo Elétrico, LEMob, Carvalho & Furtado Advogados, Citilab e BEM. Clique aqui para mais informações
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário