Pulse e Fastback chegam ao mercado brasileiro equipados com o sistema dual-battery, que combina duas baterias: a Heliar EFB GEN II de chumbo-ácido e uma bateria de íon de lítio.
A Heliar, marca da Clarios, foi a bateria chumbo-ácido escolhida para equipar os primeiros híbridos da Stellantis no Brasil: Pulse e Fastback. Ambos os modelos contam com o inovador sistema híbrido da Fiat, que inclui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida tradicionais. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque que irá substituir parcialmente o torque do motor térmico em várias condições de uso urbano. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo redução de consumo de combustível.
O diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, Adriano Stefanini, explica que os veículos montados no Brasil saem de fábrica com uma bateria avançada chumbo-ácido EFB (Enhanced Flooded Battery) Geração II desenvolvida pela Clarios exclusivamente para esse projeto. “Essa bateria visa atender às demandas elétricas dos veículos, possibilitando também melhorias relacionadas a questões ambientais, redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes”, assinala.
A bateria chumbo-ácido Heliar EFB GEN II destacou-se nos testes, sendo aprovada com excelência devido a vários fatores: processos e controles rigorosos, pureza das matérias-primas e maximização de energia. Esses aspectos garantem produtos mais eficientes e tecnologicamente avançados.
A tecnologia EFB proporciona uma aceitação de carga aprimorada e maior durabilidade cíclica ao operar em um estado de carga reduzida. Na bateria EFB GEN II, as duas grades são estampadas, com o uso da tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios. Dentre as vantagens do novo modelo construtivo estão maior estabilidade dimensional, com menor risco de curto-circuito, redução de peso e melhor eficiência energética.
A bateria chumbo-ácido fica localizada no cofre do motor e a de íon de lítio, abaixo do banco do motorista. O Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) é usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada.
A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.
PG 1 Comunicação
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