A Stellantis reafirma seu compromisso com a inclusão racial durante a Semana da Consciência Negra, destacando a diversidade como um fator essencial para seu sucesso organizacional e social. Em 2024, a empresa alcançou avanços significativos, contratando mais de 70% de novos colaboradores autodeclarados negros, segundo o Censo Contínuo de Diversidade & Inclusão implementado pela Stellantis no Brasil e na América do Sul.
“Com o objetivo de compreender a diversidade de seus profissionais, a empresa implementou um censo contínuo de autodeclaração voltado para coletar informações relacionadas à cor e raça, identidade de gênero, orientação sexual e deficiência. A autodeclaração de raça, em particular, passou recentemente a ser uma atualização cadastral obrigatória, exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, a Stellantis busca mapear os diferentes grupos presentes na empresa para desenvolver estratégias mais assertivas de inclusão e promoção da equidade”, explica Frederico Battaglia, Sponsor do Grupo de Raça e Etnia da Stellantis para América do Sul.
Mesmo em um mercado onde apenas 6% das pessoas pretas e pardas ocupam Conselhos de Administração, e menos de 14% estão em cargos executivos, segundo o Instituto Ethos, a Stellantis trabalha para ser um agente de mudança. Atualmente, 57% do total de seus colaboradores é composto por pessoas negras, dos quais 16% ocupam cargos de alta liderança. Esses números refletem um passo importante em um cenário de baixa representatividade em posições de influência no Brasil, reforçando o compromisso da empresa com a transformação social e a equidade racial.
A política de diversidade e inclusão da Stellantis assegura que mais de 30% dos participantes de seus programas de desenvolvimento sejam colaboradores negros, reforçando o compromisso da empresa com o crescimento profissional e a capacitação em diversas áreas. Um exemplo de destaque é o Programa para Pessoas Negras em Finanças, criado para fortalecer competências e impulsionar a carreira de profissionais negros na área financeira. A iniciativa recebeu mais de mil inscrições, com um expressivo destaque para a representatividade feminina, que corresponde a 80% dos participantes selecionados.
Para Luciana Lira, HRBP de manufatura e líder do Grupo de Afinidade de Raça e Etnia “Nossa Voz” na Stellantis, diversidade e inclusão são forças inseparáveis e fundamentais, tanto para o crescimento das pessoas, quanto para o sucesso do negócio. “Ter pessoas diversas no ambiente de trabalho traz perspectivas, visões e atitudes diferentes, o que é essencial não só para o desenvolvimento humano, como também para os resultados da Stellantis”, afirma.
Para promover um ambiente mais inclusivo, a Stellantis realiza encontros com grupos de afinidade, que atuam em quatro eixos principais: Gênero, Raça/Etnia, PcD e LGBTQIA+, onde colaboradores podem expressar o que sentem, através de rodas de conversa. Luciana acredita que esses momentos são fundamentais para fortalecer a equidade e criar um ambiente acolhedor, onde são compartilhadas experiências e histórias em um espaço de confiança e segurança. “Nos encontros ocorrem a desconstrução de expressões e atitudes preconceituosas, por exemplo, um passo essencial para a evolução de uma cultura antirracista, capaz de conscientizar e impulsionar a transformação social e organizacional.”
Semana da Consciência Negra na Stellantis
Para a Stellantis, celebrar a Semana da Consciência Negra é parte de um esforço contínuo de transformação cultural, em que a inclusão e a equidade racial são pilares fundamentais para construir um ambiente de trabalho mais forte, inovador e representativo. A iniciativa, direcionada ao público interno, será realizada em todas as localidades da Stellantis na América do Sul.
A programação deste ano inclui o lançamento da Cartilha de Raça e Etnia da Stellantis e rodas de conversa nos Polos Automotivos, organizadas pelo grupo de afinidade. Entre os palestrantes convidados para enriquecer esses momentos de reflexão e troca de ideias estão Bárbara Carine, escritora e professora doutora no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (IQ/UFBA), que apresentará uma palestra sobre a importância da ancestralidade na valorização da autoimagem, e Júlio Beltrão, publicitário, TEDx Talker, Forbes Under 30 e idealizador do Prêmio Potências. Júlio abordará a relevância de reconhecer conquistas e trajetórias, promovendo a inclusão e a visibilidade da cultura negra no mercado de trabalho.
As palestras serão realizadas online, transmitidas para toda a América do Sul, com tradução em Libras, reforçando o compromisso da Stellantis com a acessibilidade e o alcance dessas iniciativas de conscientização.
Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
Com o objetivo de ampliar ainda mais suas iniciativas e contribuir para a construção de um ambiente corporativo mais justo, igualitário e respeitoso, a Stellantis aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A adesão oficial foi formalizada em maio de 2024, com a assinatura do Termo de Compromisso.
Entre as ações que fazem parte do plano da Stellantis para a 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, estão o impulsionamento de programas afirmativos de gênero e raça na empresa, o foco nas práticas de Recrutamento e Seleção para aumentar a presença de mulheres em áreas predominantemente masculinas, assim como a criação de mecanismos para promoção de carreiras e ascensão profissional.
Stellantis
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