Desde 2014, a Renault e a Fundação Araucária impulsionam a inovação no setor automotivo por meio da realização de pesquisa científica. Neste período, mais de 150 bolsistas de graduação, mestrado e doutorado participaram do programa participando em diferentes áreas da empresa para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade, desde estudos científicos, chegando até o registro de patentes.
O ingresso no programa acontece por meio de editais, que são divulgados pela Fundação Araucária para as universidades elegíveis. Uma vez selecionado, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento é realizado no Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais (PR), onde está baseado a Renault Tecnologia Américas (RTA), Centro de Engenharia da Renault, com cerca de mil engenheiros, que desenvolve soluções globais. Participaram diretamente do desenvolvimento das pesquisas as equipes Renault, além do bolsista e de professores universitários orientadores dos trabalhos acadêmicos.
“Acreditamos que o progresso tecnológico e a colaboração entre indústria e universidade são pilares para um futuro mais sustentável e competitivo. Ao investir em educação e inovação, criamos juntos soluções que fortalecem o ecossistema de pesquisa e aquecidos para o desenvolvimento de uma sociedade mais preparada para o futuro”, destaca Antonio Fleischmann, vice-presidente de Engenharia Renault América Latina.
Para o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, a Renault e a academia, fortalece todo o desenvolvimento de ciência e tecnologia.
“Esta parceria entre uma Fundação de apoio à ciência e a tecnologia, que é a Fundação Araucária, e a Renault, uma multinacional muito forte em desenvolvimento tecnológico no Brasil, é pioneira. Estamos muito felizes em completar dez anos desta parceria que, além de ser muito inovadora, representa um desenvolvimento científico e tecnológico consistente em uma área que é fundamental como é a mobilidade.”
Representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o diretor de Ciência e Tecnologia Marcos Aurélio Pelegrina, destacou que uma parceria entre o setor público e a iniciativa privada é um exemplo claro de como a integração entre a academia e a indústria pode gerar benefícios benéficos para a sociedade, atendendo às demandas do mercado e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.
“A parceria entre o Estado do Paraná e a Renault do Brasil tem sido fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente no setor automotivo, que é considerado um segmento estratégico para a atração de investimentos e para a promoção da inovação em processos de produção, além de contribuição para o avanço de novas tecnologias, como a eletrificação de veículos e a mobilidade inteligente. Desde 2014, essa cooperação com a Fundação Araucária, instituição ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e principal braço para o fomento científico e tecnológico no Paraná, tem fornecido oportunidades valiosas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado em projetos de pesquisa aplicada. diretamente na indústria.”
O programa gera benefícios para todo o ecossistema de inovação com o desenvolvimento de tecnologia local conectando empresa, universidade e a sociedade em geral. Pra os pesquisadores participantes do programa se traduzem em uma oportunidade de envolvimento em casos práticos de pesquisa, com potencial de aplicação na indústria automotiva.
O evento de celebração da parceria foi realizado na sede da Renault do Brasil e contou com a participação de Ramiro Wahrhaftig, Presidente da Fundação Araucária, Paulo Afonso Schmidt, assessor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, representando o Secretário Aldo Nelson Bona , Reitores, professores e pesquisadores das universidades Positivo, PUC PR, UFPR, UTFPR e membros da equipe de inovação da Renault do Brasil.
Ecossistema de Inovação
A Renault do Brasil desenvolveu um ecossistema completo de inovação, que conta com parcerias com universidades, entidades governamentais, startups e os Renault Labs, localizados em quatro universidades de Curitiba:
· Renault Lab Economia Circular, em parceria com a Universidade Positivo
· Renault Lab Digital e Inteligência Artificial, em parceria com a UFPR
· Renault Lab Simulações numéricas e prototipagem física, em parceria com o Sistema SENAI
· Renault Lab Sistemas de Produção, em parceria com a FAE.
Recentemente, os laboratórios foram conectados à Reknow University, universidade corporativa da marca dedicada ao desenvolvimento de competências para a mobilidade do futuro.
A cooperação do ecossistema de inovação na Renault, no qual está incluído o Programa de Bolsistas, é realizada por Elizangela Camargo, responsável pelos projetos de inovação no departamento de Engenharia.
“Nestes 10 anos de programa temos casos muito interessantes, como o do bolsista Gabriel Cordeiro, que conseguiu duas bolsas de estudo, sendo uma de graduação e outra de mestrado. Atuando na Renault ele desenvolveu projetos de tecnologia voltados à manutenção preventiva e preditiva dos equipamentos industriais, e que hoje estão implementados na linha de produção”.
O programa também é um celeiro de talentos, conta: “Dos 150 bolsistas muitos mantêm o relacionamento profissional com a Renault, seja trabalhando diretamente para a marca, em fornecedores ou mesmo participantes nas universidades”, conclui.
Fundação Araucária
A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
A Araucária é uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil e faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).
Seus projetos são desenvolvidos a partir do eixo Produção-Formação-Disseminação.
As ações são operacionalizadas por meio de Chamadas Públicas de Projetos (CP's) e Processo de Inexigibilidade de Chamamento Público (PI's) com avaliação de mérito científico feita por pares. Esse trabalho é realizado através de estreita relação com as instituições de ensino superior federais, estaduais, municipais e privadas sem fins lucrativos e com institutos de pesquisa do Paraná.
Renault do Brasil
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores de duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de níveis comerciais (CVU).
Oferecendo uma gama completa de veículos como o Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos de longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou 887.358. pessoas ao longo dos seus 13 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Renault do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário