Como parte do evento #FutureDriven Experience, a IVECO BUS e a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) organizaram na terça-feira, 19 de novembro, um painel de discussão intitulado "Acelerar a descarbonização dos transportes públicos: estratégias e condições propícias para alcançar os objetivos de 2030 e 2035". Foi uma oportunidade para a IVECO BUS compartilhar a sua visão para enfrentar os desafios da regulamentação das emissões de CO2 e destacar a importância de condições favoráveis à competitividade da indústria europeia de ônibus.
• Stefano Verrecchia, Representante Permanente Adjunto da Itália junto à União Europeia
• Beatriz Yordi, Diretora da Comissão Europeia, Diretora Geral CLIMA
• Carlo Fidanza, Deputado do Parlamento Europeu (Itália)
• Ondřej Kovářik, Deputado do Parlamento Europeu (República Checa)
As discussões, moderadas por Thomas Fabian, Diretor de Veículos Comerciais da ACEA, através de duas sessões, se concentraram nos desafios relacionados à descarbonização dos transportes públicos na União Europeia e nas condições propícias necessárias para apoiar a competitividade dos fabricantes europeus, face à concorrência internacional.
Na primeira parte, a descarbonização dos ônibus urbanos e sua estrutura, bem como o objetivo de atingir 90% de ônibus urbanos com zero emissão até 2030 e 100% até 2035, conforme estipulado pelo regulamento, estiveram no centro das discussões.
• Os desafios da descarbonização do transporte público e a resposta do mercado.
• A adequação do ritmo de adoção de ônibus elétricos na Europa com as expectativas da Comissão Europeia.
• Prioridades dos Estados-Membros para a descarbonização dos transportes.
• A posição do Parlamento Europeu sobre as políticas climáticas e as preocupações da indústria automotiva.
A segunda sessão abordou a competitividade a longo prazo dos fabricantes europeus de ônibus, que enfrentam um impacto crescente dos fabricantes não europeus.
• A influência da concorrência internacional no alcance das metas climáticas e na manutenção de um mercado competitivo.
• Os desafios colocados pelos fabricantes de ônibus de países terceiros à indústria europeia de ônibus.
• A ligação entre a competitividade da indústria e a política climática.
• A consideração pela Comissão Europeia dos desafios ligados à concorrência estrangeira, particularmente em termos de preço e acesso a matérias-primas, no âmbito do Pacto Industrial Limpo e do Negócio Automotivo.
• A relevância de possíveis direitos aduaneiros sobre veículos elétricos importados de fora da Europa para proteger a indústria europeia de ônibus.
“A indústria europeia de ônibus encontra-se num ponto de virada. Embora tenhamos feito progressos na tecnologia de zero emissão, com a IVECO BUS investindo fortemente em nossas instalações locais, enfrentamos vários desafios. Para garantir um futuro de zero emissões "made in Europe", precisamos adotar uma abordagem multifacetada: incentivar a inovação mantendo a neutralidade tecnológica, reforçar a nossa rede local, desenvolver soluções completas de eletromobilidade com serviços integrados, melhorar a qualificação da nossa força de trabalho e, acima de tudo, fechar a lacuna de custos entre as tecnologias de zero emissão e as convencionais. Os decisores políticos devem agir de forma decisiva, apoiando a indústria europeia e criando condições de concorrência equitativas para um futuro europeu competitivo e sustentável”, disse Domenico Nucera.
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