terça-feira, 7 de julho de 2020

A EVOLUÇÃO DO DESIGN, DA FABRICAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA DE VENDAS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA.
Por Dave Hutchinson*

A crise atual lançou uma longa sombra sobre as perspectivas para os pontos de venda físicos no futuro. Os fabricantes de automóveis veem a necessidade de tirar vantagem das mais recentes tecnologias digitais para se adaptarem às mudanças no local de trabalho, apoiarem novos modelos de negócio e atingirem as novas escalas de eficiência.

Os acontecimentos recentes introduziram novos desafios para uma indústria automobilística acostumada com o dinamismo do negócio. A pandemia global transformou a experiência tradicional de compra de automóveis, uma das características mais fortes de venda do setor. Até então, os clientes costumavam visitar salas de exposição, realizar test-drive de vários veículos e, principalmente, participarem e se engajarem em negociações sobre o preço e os detalhes do financiamento antes de uma possível compra.

Hoje em dia, os clientes exigem mais funcionalidades premium e produtos inovadores. Ao mesmo tempo, o período previsto para o lançamento de novos produtos no mercado está diminuindo rapidamente, levando os fabricantes a encontrarem formas de acelerar o desenvolvimento de produtos e a pressionarem continuamente os limites dos seus processos. Essas mudanças nas exigências dos clientes, juntamente com os efeitos da pandemia global, estão provocando uma radical na forma como os veículos são vendidos.

Construindo uma plataforma digital para o desenvolvimento de veículos

Ir ao encontro dessas novas exigências do mercado exige uma base sólida de tecnologias de concepção digital e tecnologias de fabricação. Os fabricantes de automóveis devem adotar as mais recentes tecnologias de concepção e fabricação que permitam aos engenheiros simular digitalmente quase todos os aspectos do percurso de um veículo através da concepção, produção, marketing, vendas e manutenção, antes de existirem quaisquer provas físicas do veículo.

Esta cópia virtual do veículo é conhecida como "gêmeo digital", capaz de capturar digitalmente todas as facetas da concepção, do desempenho, da fabricação e das instruções de manutenção pós-entrega do veículo. É o gêmeo digital que garante que os dados se mantenham consistentes, precisos e acessíveis durante todo o desenvolvimento do veículo.

É impressionante que isso possa ser feito, especialmente se considerarmos a complexidade dos veículos atuais com sistemas de info-entretenimento ligados, capacidades de condução automatizadas ou autónomas e numerosos subsistemas elétricos. No entanto, a simulação destes vários sistemas e das suas interações em alta fidelidade requer soluções avançadas de software de engenharia.

Empresas como a Siemens Digital Industries Software trabalham em conjunto com os fabricantes para ajudar os seus processos lidarem com a crescente demanda, complexidade e concorrência através de uma digitalização abrangente. O portfólio integrado de software e serviços da Siemens, conhecido como Xcelerator, permite às empresas do sector automóvel criar gêmeos digitais dos seus veículos e processos de produção para os conceber, testar e verificar virtualmente. Em toda a indústria, a prototipagem física está sendo substituída pela simulação digital, em resposta às frequentes alterações de design que se mostram presentes no fio digital e exigem que todos os sistemas conectados sejam simulados e passem por dupla verificação.

Conectando o cliente ao gêmeo digital

É claro que comprar um carro em casa não é tão fácil como outros produtos, como aparelhos de cozinha. Os carros modernos são altamente configuráveis, oferecendo muitas opções como a cor e acabamentos exteriores, conforto interior e pacotes de estilo e tecnologia. Muitos veículos são construídos por encomenda, tornando as devoluções difíceis e pouco comuns.

O gêmeo digital do produto pode ser utilizado para criar experiências de compras virtuais inovadoras e emocionantes que os clientes podem desfrutar remotamente. Aplicações poderosas como a Siemens NX e a Teamcenter, parte do portfólio do Xcelerator, ajudam os engenheiros a criar e gerir representações visuais altamente detalhadas de um veículo com base diretamente nos dados de design. O fabricante pode utilizar estas representações, conhecidas como gêmeos visuais, para melhorar a experiência de compra virtual.

Assim como o resto da cadeia de valor, a venda de automóveis passa por uma transformação digital, desde a concepção até a fabricação e serviço, é evidente que as vendas de veículos também têm que evoluir. Os fabricantes de automóveis devem adotar hoje novas tecnologias para conceber, construir e vender digitalmente os veículos do futuro, através de fluxos de trabalho de concepção, fabricação e venda totalmente integrados e de ponta a ponta. Empresas como a Siemens Digital Industries Software oferecem soluções e conhecimentos especializados para ajudar estas empresas a atingir esse objetivo. Estas tecnologias ajudarão os fabricantes a proporcionar uma maior qualidade para a escolha do consumidor através de opções de compra omni-channel mais ricas. Os fabricantes que se adaptarem aos novos desafios e oportunidades que enfrentamos permanecerão mais fortes do que nunca na indústria do futuro.

* Dave Hutchinson é Gestor de Produto de Visualização NX na Siemens Digital Industries Software