Com linhas ainda mais suaves e arredondadas do que a geração anterior, o Novo 500 "la Prima" mantém em mente a sensação alegre do "Cinquino", um ícone com traços únicos na indústria automotiva global, trazendo uma necessária leveza em contraponto à crescente complexidade – e, às vezes, limitações – de dirigir na cidade.
No momento em que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, conectada e autônoma, a terceira geração do Fiat 500 destaca o design e o prazer de dirigir. Não se trata apenas de uma revolução, mas da “reencarnação” de um espírito, capaz de inspirar renovação. Regras e regulamentos não são suficientes para uma verdadeira revolução, mas sim algo icônico como o Novo Fiat 500. Semelhante ao que ocorreu no período pós-guerra, quando a primeira geração do Cinquino deu vida à mobilidade em massa, o mesmo ocorre agora com o Novo 500, canalizando a positividade e a alegria de viver para oferecer ao público uma nova dimensão à mobilidade urbana elétrica.
Junto com o sistema de carregamento easyWallbox, o Novo 500 “la Prima” custa 34.900 euros.
As particularidades do novo hatch
O novo modelo é marcado pelo sofisticado teto solar panorâmico de vidro, que inunda a cabine com luz natural, melhorando o bem-estar a bordo e o conforto ao dirigir. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, aperfeiçoando a eficiência aerodinâmica. São três cores exclusivas inspiradas nos elementos da natureza: verde oceano (perolado), que lembra o mar; cinza mineral (metálico), remetendo à Terra; e azul celeste, lembrando tons do céu. Todos saem da fábrica com faróis de LED, rodas diamantadas de 17 polegadas, inserções cromadas nos painéis laterais e painel, além de banco com couro ecológico.
O design de “la Prima”
Aperfeiçoada para melhorar a eficiência aerodinâmica e a autonomia, a carroceria ficou ainda mais dinâmica e atraente. A porta do bagageiro, com a sua ampla curvatura, assume uma presença mais marcante. As superfícies simples e sinuosas tornam o veículo ainda mais elegante e escultural.
A área acima da placa inclui o característico friso cromado, com moldura simples e fluida. Mais acima, o novo logotipo da FIAT acrescenta um toque de prestígio ao metal. Por fim, os símbolos e as linhas horizontais na tampa traseira lembram os faróis, destacando a largura do carro.
Muita substância: o melhor alcance possível, carregamento e direção
A autonomia e o tempo de carregamento são duas questões importantes para os clientes. As baterias de íons de lítio, com capacidade de 42 kWh, oferecem ao Novo 500 um alcance de até 320 km no ciclo WLTP.
Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 possibilita carregamento rápido de apenas 5 minutos para chegar em uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros, o que é considerado mais do que o necessário para o uso diário médio. Esse sistema também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos.
A tomada inteligente “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite o carregamento tanto em AC como em DC. Ela é denominada tomada 'inteligente' por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria. Estão ainda disponíveis soluções de carregamento domésticas.
As versões hatch e conversível do Novo 500 "la Prima" incluem o easyWallbox, um sistema de carregamento que pode ser conectado à rede elétrica em casa.
A ENGIE Eps desenvolveu este dispositivo para a FCA, que será comercializado pela Mopar nos principais mercados europeus. É uma solução simples e acessível para instalação, que pode ser gerenciada via Bluetooth, permitindo carregar seu carro imediatamente em casa com até 2,3 kW de energia de carregamento. Também leva em consideração outros aparelhos domésticos sendo usados enquanto você carrega o veículo.
Melhor ainda: o easyWallbox está preparado para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é também fornecido com cabo “Modo 3”, que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos até 11 kW.
O Novo 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o seu estilo de condução.
O modo de condução Sherpa atua em vários componentes para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.
Como um “Sherpa do Himalaia”, que é responsável por toda a expedição e guia até o seu destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador, para reduzir o consumo de energia; e desativação do sistema de ar-condicionado e bancos aquecidos (ambos podem ser religados pelo motorista a qualquer hora).
O modo “Normal” é o mais próximo possível da direção de um veículo com um motor a combustão normal, enquanto o modo “Range” ativa a função “acionamento de um pedal”. Ao selecionar este modo de condução, o motorista pode dirigir o Novo 500 apenas com o pedal do acelerador, maximizando a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance. De qualquer forma, é necessário pressionar o pedal do freio para parar o carro.
O motor tem potência de 87 kW, proporcionando uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos, com 0 a 50 em 3,1 segundos.
Condução e conectividade autônoma de nível 2
Intelligent Speed Assist
De maneira integrada, o Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade detectáveis e recomenda a sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot usa sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e avisa se outros veículos estão se aproximando, com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Em complemento ao sistema, também há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o condutor pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360° oferecem uma visão do drone para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras complexas.
UConnect 5
Por meio do dispositivo atualizado, é possível usar widgets para configurar funções e aplicativos. O Apple CarPlay já está disponível no modo sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para Android Auto. O Novo 500 oferece integração total com o smartphone, com uma tela sensível ao toque de alta definição, um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado de acordo para eliminar as distrações do motorista.
Conectividade
Uma vez acionado ao UConnect Box, o UConnect 5 ativa a função de chamada de emergência obrigatória (ecall) e oferece aos clientes vários serviços inovadores de conectividade:
- My Assistant: um sistema de assistência que conecta o cliente a um operador para solicitar auxílio em estrada geolocalizada em caso de avaria e receber suporte para resolver quaisquer problemas técnicos relacionados ao carro. Também incluídos no pacote My Assistant, os clientes receberão um relatório mensal por e-mail, no qual poderão verificar o status atual de uso e condição do carro.
- My Remote: através de um aplicativo móvel em seus smartphones, os clientes podem agendar o carregamento do veículo nos horários mais convenientes, checar a localização exata do carro, trancar e destrancar as portas, ligar e desligar as luzes, programar o sistema de ar-condicionado e definir alertas de direção com base na velocidade e na posição do veículo.
- My Car: feito para verificar pelo smartphone o nível de carga da bateria, a pressão dos pneus, a quilometragem e a programação de manutenção.
- My Navigation: por meio de um aplicativo móvel no smartphone, é possível enviar o destino traçado ao sistema de navegação do carro, encontrar uma rota e verificar as condições de tráfego, o clima e a localização das câmeras de velocidade ao longo do caminho. Também possibilita a visualização de pontos de carregamento localizados perto do carro, com indicações visuais no mapa dos pontos que podem ser alcançados com base no nível atual de carga da bateria. Os mapas serão sempre atualizados, sem fio.
- My eCharge: feito para gerenciar todas as sessões de carregamento de bateria, seja nos pontos públicos, que também podem ser reservados e pagos, ou nas feitas no dispositivo instalado na própria casa do motorista.
- My Wi-Fi: um verdadeiro ponto de acesso que conecta simultaneamente até oito dispositivos eletrônicos à rede 4G, como em casa. Com o My Wi-Fi, é possível interagir com o carro usando a tecnologia de assistência por voz Alexa, da Amazon, líder do setor.
- My Alert: os clientes são imediatamente notificados no caso de seu carro ser roubado. Assim que o roubo for confirmado pelas autoridades policiais, o call center dedicado fornecerá suporte para recuperar o carro.
Portanto, o Novo 500 está conectado desde o início: ele fala com o motorista, dentro e fora do carro, para que seja definida a rota com antecedência e para que o carro seja climatizado assim que alguma pessoa entrar no veículo. Depois de abrir a porta, o smartphone será conectado em menos de 5 segundos e já será carregado no modo wireless.
O sistema UConnect 5 com tela de 10,25”e navegador integrado também possui o sistema de interface Natural Language com reconhecimento de voz avançado, possibilitando conversar com o carro para controlar suas configurações, programar o ar-condicionado e escolher músicas.
Maior acessibilidade para uma base de clientes mais ampla
Por tudo isso, o Novo 500 “la Prima” será a solução ideal para uma ampla base de clientes que desejam dirigir o carro do futuro, com toda a elegância italiana presente historicamente no modelo. A edição de lançamento é uma verdadeira junção de estilo e tecnologia, direcionada diretamente aos fãs da criatividade e inovação “Made by Fiat”, mas também para quem a sustentabilidade realmente importa.
Fiat Chrysler Automóveis
Leia> Coisas de Agora
Fiat Chrysler Automóveis
Leia> Coisas de Agora