terça-feira, 24 de dezembro de 2019

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

GRANDES MUDANÇAS NA STOCK CAR PARA 2020



Dança das cadeiras e chegada da Toyota movimentam categoria


Principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car (foto de abertura: Duda Bairros-Vicar) vive momento de amplas mudanças tanto nos boxes quanto nas pistas. Patrocinadores revendo seus investimentos, Chevrolet ganhando a concorrência da Toyota, a volta de Campo Grande ao calendário e muitos pilotos trocando de equipe formam um quadro que aumenta a expectativa para a temporada de 2020, cujo início está programado para o dia 8 de março, quando acontece um treino coletivo em local ainda a ser informado.

Sem dúvida a chegada da Toyota à categoria será a principal novidade do ano: além de ser uma lufada de ar fresco nos equipamentos – os carros da marca usarão motor próprio, desenvolvido pela Tread, empresa norte-americana -, a disputa contra a Chevrolet vai impactar em corridas mais atraentes e a chegada de novo investidores. Como já aconteceu em outros campeonatos multimarcas no passado, e até mesmo no Trofeo Linea, fornecedores e parceiros das duas fábricas serão incentivados a participar e investir nas equipes e pilotos.

Daniel Serra atravessa a melhor fase de sua carreira. Em 2020 correrá no Brasil e no Exterior. Foto: Duda Bairros/Vicar.

Até o momento tem-se como certo oito nomes para pilotar os carros da Toyota, a começar pelo tri-campeão Daniel Serra (2017/8/9) e seu companheiro na equipe RC/Eurofarma, Ricardo Maurício. Outras equipes que terão apoio da marca japonesa são a Full Time – que inscreverá Nelson Piquet Júnior, Rafael Suzuki, Rubens Barrichello e o argentino Matías Rossi – e a A.Mattheis/Ipiranga, com Thiago Camilo e Bia Figueiredo. Ricardo Zonta, que correu pela Toyota na F-1 e vai pilotar um dos carros da RC Motorsport (outra operação liderada por Rosinei Campos), é apontado como possível adição a esse grupo.

Farmacêuticas estão redimensionando seus programas de apoio ao automobilismo. Foto: Duda Bairros/Vicar.

A possibilidade de atrair fornecedores da Chevrolet e da Toyota é extremamente bem-vinda pelas equipes: as empresas farmacêuticas - grandes apoiadoras do esporte nas últimas duas décadas -, estão revendo ou cancelando seus programas esportivos. A Prati-Donaduzzi, de Toledo (PR), anunciou há tempos que não renovaria seu contrato com a equipe gerenciada por Rodolpho Mattheis, a Eurofarma enxugou seu time para apenas dois carros e não renovou contrato com Max Wilson, e a Cimed deverá imitar a Eurofarma e pintar suas cores em apenas dois carros, provavelmente os reservados para Cacá Bueno e Felipe Fraga, ambos defendendo a Chevrolet. Além delas, a Blau Farmacêutica, que investiu em equipe própria nas últimas duas temporadas, decidiu transferir seu apoio para a TMG, equipe de Thiago Meneghel, e por enquanto confirmou apenas Allam Khodair.

Shell vai apoiar quatro pilotos em quatro equipes diferentes. Foto: Duda Bairros/Vicar.

Curiosamente a Shell terá sua marca estampada em quatro equipes diferentes: RC Motorsport (carro de Ricardo Zonta), Crown Racing (Átila Abreu), R-Mattheis (Galid Osman) e Vogel Motorsport (Gaetano Di Mauro). Outras equipes definidas são a Cavaleiro Motorsport, que mantém Denis Navarro pela terceira temporada consecutiva e acolhe o campeão de 2015 Marcos Gomes, KTF (Diego Nunes e Guilherme Salas), R.Mattheis (Gabriel Casagrande, Baterias Júpiter) e a Vogel Motorsport, que manteve Lucas Foresti (CVC). Levando-se em consideração o grid de 2019 há vários nomes ainda sem endereço definido para 2020: Bruno Baptista, César Ramos, Felipe Lappena, Guga Lima, Marcel Coletta Raphael Reis, Tuca Antoniazzi, Valdeno Brito e o já mencionado Max Wilson.

Max Wilson, campeão de 2011, está a pé para a temporada de 2020. Foto: Duda Bairros/Vicar.

O calendário de 2020 inclui de forma provisória o autódromo de Campo Grande (7/6) e tem uma data em aberto (8/11), etapa que poderá acontecer em Curitiba. A segunda e a sexta etapa, respectivamente marcadas para as pistas gaúchas do Velopark (12/4) e de Santa Cruz do Sul (19/7) poderão ser invertidas por questões meteorológicas: o inverno é muito mais rigoroso na cidade considerada a capital brasileira do tabaco do que em Nova Santa Rita, que fica próxima de Porto Alegre.

Ausente da temporada de 2019, circuito de Campo Grande reaparece no calendário 2020. Foto: Duda Bairros/Vicar.

Os trabalhos do ano que vem iniciam com um treino livre, que tem boas chances de acontecer em Interlagos no dia 8 de março. Goiânia recebe a primeira corrida, que volta ser disputada no sistema de duplas. Entre os tradicionais convidados internacionais dois nomes já são comentados, ambos ligados à Toyota: o bicampeão Fernando Alonso – que faria dupla com Rubens Barrichello – e Pechito Lopez, argentino que já venceu o Campeonato Mundial de Turismo e é o favorito para formar um binômio argentino com Matías Rossi. A Corrida do Milhão novamente acontecerá em São Paulo, no final de setembro.

Thiago Camilo venceu seis corridas em 2019 e conquistou seu quarto vice-campeonato. Foto: Duda Bairros/Vicar.

As datas da Stock Car para 2020

08/03 – A Confirmar – Treino Coletivo
29/03 – Goiânia (GO) – 1ª etapa (Corrida de Duplas)
12/04 – Velopark (RS) – 2ª etapa
17/05 – Londrina (PR) – 3ª etapa
07/06 – Campo Grande (MS)/Alternativa – 4ª etapa
28/06 – Velo Città (SP) – 5ª etapa
19/07 – Santa Cruz do Sul – 6ª etapa
23/08 – Interlagos (SP) – 7ª etapa (Corrida do Milhão)
13/09 – Londrina (PR) – 8ª etapa
18/10 – Cascavel (PR) – 9ª etapa
08/11 – A Confirmar – 10ª etapa
22/11 – Goiânia (GO) – 11ª etapa
13/12 – Interlagos (SP) – 12ª etapa (Super Final)


* Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. Atualmente é diretor de redação do site Motores ClássicosTwitter: @motclassicosFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

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