A Cummins celebra 100 anos de história em 2019 e segue em alta performance para oferecer produtos e serviços que habilitam seus clientes ao sucesso, com o menor impacto possível ao meio ambiente. No 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, que acontece entre os dia 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), a líder global em powetrain apresenta soluções em contribuição com um sistema de transporte cada vez mais sustentável, além de tecnologias de vanguarda desenvolvidas para fortalecer os negócios de seus clientes e reduzir o custo de operação das frotas.
NOVO MOTOR X13 & CUMMINS U MODULE
A Cummins aproveita o principal evento voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina para fortalecer a linha de produtos Heavy Duty (9 a 15 litros) com o lançamento do motor X13 e do novo sistema de pós-tratamento Cummins U Module.
Baseado no Cummins X12, versão que inaugurou um novo padrão de plataforma global de motores pesados em 2017 e sucesso global da companhia, o X13 chega como mais uma solução da fabricante para serviços de longa distância. Considerando as mesmas dimensões do X12, a nova motorização traz potência e torque mais elevados - de 480 cv a 560 cv e torque de 2.400 a 2.600 Nm contra 380 cv a 490 cv e 2.000 a 2.300 Nm.
“Inovador no que diz respeito a alta potência e baixo peso (1.260 quilos) para caminhões acima de 45 toneladas, o X13 dá continuidade ao conceito do desenvolvimento independente para os mercados globais da Cummins. O novo motor possibilita aumento da capacidade de carga no segmento de transportes, atingindo um range maior de veículos, sem a necessidade de grandes investimentos para oferecer mais um produto inovador no Brasil e no mundo”, comenta Maurício Rossi, diretor de Vendas da Cummins.
Instalado na nova motorização X13 e desenvolvido pela Cummins Emission Solutions (CES) para caminhões de alta potência, o novo Cummins U Module chega para completar a gama de sistemas de pós-tratamento da companhia (a versão Single Module, 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões foi lançada no final do ano passado).
Trata-se de um novo layout baseado no Euro VI Single Module para motores acima de 8.9 litros, perfeitamente adequado à arquitetura dos veículos Heavy Duty. O formato em U viabiliza a instalação do sistema de pós-tratamento na lateral do equipamento. A novidade faz o uso de materiais tecnologicamente avançados, o que resultou no baixo peso e num produto compacto. Sua manufatura com isolantes térmicos favorece também a alta eficiência térmica e de conversão de gases do sistema, além de vantagens para o usuário final e frotistas, como menor consumo de combustível e Arla 32 e alta eficiência na redução de ruídos.
Trata-se de um novo layout baseado no Euro VI Single Module para motores acima de 8.9 litros, perfeitamente adequado à arquitetura dos veículos Heavy Duty. O formato em U viabiliza a instalação do sistema de pós-tratamento na lateral do equipamento. A novidade faz o uso de materiais tecnologicamente avançados, o que resultou no baixo peso e num produto compacto. Sua manufatura com isolantes térmicos favorece também a alta eficiência térmica e de conversão de gases do sistema, além de vantagens para o usuário final e frotistas, como menor consumo de combustível e Arla 32 e alta eficiência na redução de ruídos.
GÁS: OPÇÃO LIMPA E EFICIENTE
Líder global no fornecimento de motores a gás natural, a Cummins consolida sua presença no mercado brasileiro ao expor a motorização ISL G a gás e divulga sua linha completa de produtos desenvolvida e projetada para operar no País com esta fonte de energia.
“Motores a gás, natural ou renovável, são incrivelmente limpos e eficientes. Com abundância crescente de gás, uma tecnologia já madura e que requer investimentos em infraestrutura mais simples que o da eletrificação, por exemplo, estes motores são uma excelente solução para muitos clientes e mercados, inclusive o Brasil. A Cummins é líder global no fornecimento de motores a gás, uma solução realmente limpa”, comenta Luis Pasquotto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.
No total, são sete plataformas diferentes de motores a gás para ônibus e caminhões que variam entre 5,9 e 12 litros e potências entre 195 e 400 cavalos e estão disponíveis para atender às demandas do País. Para a companhia, trata-se de um investimento sustentável para os negócios e para a sociedade como um todo. A fabricante, que aperfeiçoa continuamente uma série de tecnologias aplicadas em veículos comerciais para oferecer alto desempenho com níveis de emissões cada vez mais baixos, conta com mais de 25 anos de trajetória na fabricação de motores a gás exclusivos e dedicados.
“Concentramos esforços no desenvolvimento em soluções que trazem desempenho; durabilidade; confiabilidade e eficiência energética superiores com custos de operação e emissões de poluentes mínimos. Reduzimos mais de 95% dos poluentes dos motores diesel comparados há 20 anos atrás. Temos motores a gás natural com emissões de poluentes quase zero, competitivos com trens de força elétricos, híbridos e células de combustível, potenciando frotas de ônibus e caminhões em todo o mundo. Já apresentamos um protótipo de um powertrain 100% elétrico e criamos também Unidade de Negócios Cummins Electrified Power, responsável pela fabricação de sistemas de trem de força totalmente elétricos e híbridos, juntamente com componentes e subsistemas inovadores para atender aos mercados comerciais à medida que adotam a eletrificação”, diz Pasquotto.
A Cummins oferece soluções a gás natural confiáveis, limpos, duráveis e eficientes. São mais de 80 mil motores a gás natural atualmente em uso no mundo que oferecem desempenho confiável, além de baixas emissões, alta eficiência, baixos custos totais de combustível e dependência reduzida de petróleo importado.
Em exposição durante a Fenatran 2019, o motor a gás natural ISLG de 8,9 litros é desenvolvido para aplicações de ônibus (transporte escolar ou transporte urbano) e caminhões. O motor atende aos padrões atuais de emissão da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e da California Air Resource Board (ARB). O motor Cummins ISL G traz 250 hp de potência e torque de 990 Nm a 2.200 rpm e foi projetado para operar com gás natural e biogás.
TECNOLOGIAS QUE GERAM VALOR AO CLIENTE
Fiel aos valores Excelência e Inovação, a Cummins revela uma série de tecnologias desenvolvidas e adaptadas para o mercado brasileiro com foco na redução de consumo de combustível, CO2 e custo de operação das frotas.
Cummins Connected Diagnostics™ - A solução digital Cummins Connected Diagnostics™ é um sistema de monitoramento remoto avançado desenvolvido pela companhia que, por meio da telemática, conecta o motor para diagnóstico imediato com o fornecimento em tempo real de informações valiosas como de alertas de falhas, além de intervenções preventivas.
Desenvolvido para operar com sistemas de telemetria existentes nas frotas, o Cummins Connected Diagnostics™ atende à ampla gama de motores eletrônicos Cummins em aplicações rodoviárias e traz compatibilidade com os principais provedores de telemática que, por sua vez, necessitam da certificação Cummins para se integrarem ao sistema.
Disponível e pronto para entrar em operação no Brasil, o Cummins Connected Diagnostics™ permite ao usuário ou ao frotista cuidar adequadamente do sistema do motor e, ao mesmo tempo, maximizar o tempo de atividade e a disponibilidade do equipamento, sem o tempo de inatividade anteriormente necessário para investigar a causa da falha. A ferramenta transmite instantaneamente os principais dados do sistema do motor e do GPS por meio da conexão de telemática.
Adept™ - Já o Adept™ é um conjunto de recursos eletrônicos avançados que adapta, de modo dinâmico, às condições momentâneas de funcionamento para operação eficiente do veiculo. O sistema vai instalado no motor e verifica automaticamente as condições de aceleração, monitorando em tempo real a performance da máquina de forma quase imperceptível ao usuário final. Vale acrescentar que o Cummins Adept™ libera todo o potencial da automação de powertrain para tornar todo motorista um especialista e melhorar a eficiência de combustível em até 6%.
Tomada de Força - Disponível para o segmento de caminhões médios e pesados, o Cummins Repto 600 Nm é um eixo de tomada de força que vai sobre o motor utilizado em betoneiras ou caminhões de lixo. O equipamento traz carcaça do volante capaz de comportar uma engrenagem independente e permitir com que o torque de 600 Nm seja atingido na ponta da tomada, oferecendo ao usuário capacidade de acoplar sistemas maiores, elevando a vida útil do sistema do veículo. Com uma carcaça de volante maior, a novidade contempla os veículos de ciclo urbano que fazem o uso de embreagens maiores.
O Cummins Repto 600 Nm foi montado em posição estratégica, ou seja, no ponto mais elevado e central, para facilitar a conexão e o trabalho do usuário. A tomada alinhada com o implemento eleva ainda a vida útil de todo o sistema. Indispensável aos veículos que necessitam de tomada de força para movimentar a bomba hidráulica e disponível para o motor ISB 6.7, o equipamento amplia a gama de Reptos da empresa que conta atualmente com a versão de 400 Nm.
Repower - A Cummins aposta no repotenciamento de veículos para o segmento automotivo e promove durante o evento o Cummins Repower. O Repower ou repotenciamento consiste na retirada do motor original do veículo para colocar um motor Cummins.
Essa é mais uma solução da empresa para gerar valor ao negócio dos clientes. Estão disponíveis para Repower desde motores mecânicos (3.9 e 5.9 litros) a eletrônicos (entre 2.8 e 6.7 litros). A Cummins já aplica essa solução em pás-carregadeiras, veículos comerciais e outras aplicações no Brasil através de seus distribuidores próprio e independentes.
Entre os benefícios para quem adere ao Cummins Repower, destaque para o baixo custo de manutenção e de combustível, assistência técnica especializada em todo o território nacional, garantia de 12 meses e possibilidade de financiamento via cartão BNDES.
Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada
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