Fazendo parte do movimento por uma mobilidade eficiente que colabore com a não emissão de poluentes, a Marcopolo é a fabricante responsável pela produção da carroceria novo ônibus Eletra equipado com a inédita tecnologia Dual, que pode circular somente movido a baterias elétricas ou em modo híbrido.
O veículo tem capacidade para 101 passageiros, sendo 40 sentados e 61 em pé, e conta com cinco câmeras para monitoramento por imagens. Com tração elétrica, é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente. No modo Híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do conjunto de baterias. No modo Elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta.
O desligamento pode ser acionado pelo condutor ou por um sensor GPS na via pública – por exemplo, quando o veículo entrar numa Zona de Emissão Zero. A alternância de modos se repete várias vezes, conforme o perfil da operação. Durante a operação, as baterias são continuamente recarregadas pela tecnologia de frenagem regenerativa (KERS), podendo também ter a contribuição do motor-gerador.
A parceria entre a Marcopolo e a Eletra já permitiu o desenvolvimento de diversos modelos de ônibus movidos com combustíveis de fontes renováveis. As empresas seguem trabalhando de forma conjunta em projetos que visam contribuir para o desenvolvimento da mobilidade limpa e preservação do meio ambiente.
Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação
Leia> Coisas de Agora
Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação
Leia> Coisas de Agora