Os cavalos mecânicos pusher são uma solução de engenharia aplicada para operações que requerem semi-reboques de grandes comprimentos – como é o caso dos caminhões-cegonha. “O termo pusher, traduzido de forma literal para o português, quer dizer ‘empurrador’, pois o eixo trativo é terceiro, diferentemente das configurações 6x2 convencionais, em que tração se dá no segundo eixo”, explica Mario Prado, supervisor de Conceituação do Produto da VWCO, à frente do desenvolvimento do caminhão para a Gabardo.
Mas as vantagens vão além da regulamentação do comprimento veicular dos cegonheiros. A adoção do pusher proporciona ganhos como a otimização nos níveis de conforto e dirigibilidade, quando o eixo auxiliar é suspenso. “Em condições de piso escorregadio, como ocorre em dias de chuva, esse benefício é percebido ainda mais facilmente, aumentando a segurança na condução da composição”, diz Prado.
Fruto de cerca de um ano de desenvolvimento, 25.360 6x2 pusher possui suspensão traseira full-air, pneumática de quatro bolsas por eixo, proporcionando uma dose extra de conforto ao condutor. O veículo também conta com sistema de controle eletrônico da suspensão com monitoramento de carga nos eixos, por meio de um display posicionado no painel.
De acordo com Sérgio Gabardo, que por muitos anos dirigiu os caminhões da empresa que fundou, a parceria de longa data com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi fundamental para a escolha da marca no desenvolvimento do projeto. Já Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda da VWCO, destaca o envolvimento de vários setores da empresa para o desenvolvimento do produto. “Este trabalho é um grande exemplo de sinergia entre as diversas áreas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, sempre com foco no que o cliente deseja”, afirma.
Volkswagen Caminhões e Ônibus
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