Esta é a principal renovação realizada neste ano pela VISATE, que tem 100% da frota de ônibus Marcopolo. Segundo Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, a operadora investe constantemente na valorização do transporte público e em novos veículos para oferecer um serviço de elevado padrão de qualidade e eficiência. “É muito gratificante colaborar com o excelente padrão de qualidade do transporte coletivo do município, amplamente aprovado pela comunidade. Nossa parceria é estreita, longa e forte, e temos fornecido os mais avançados veículos para garantir um transporte com aprovação cada vez maior dos usuários”, destaca Pikussa.
Montados em chassi Volvo B340M, as seis unidades do Torino Articulado possuem 20.390mm de comprimento e capacidade para 180 passageiros. O ônibus possui câmbio automático, suspensão pneumática, elevador e contam com conceitos de melhor ocupação de espaço e de ergonomia para ampliar o conforto e a segurança dos passageiros, inclusive com sistema de monitoramento e gravação de imagens.
Os seis veículos Torino Low Entry têm chassi Mercedes-Benz O500 U com motor traseiro, com 13.460mm de comprimento, capacidade para 40 passageiros sentados em poltrona City estofadas e rampa de acesso para pessoas com deficiência.
As demais 20 unidades do Marcopolo Torino foram produzidas em três diferentes configurações, com 12.740mm, 11.250mm e 10.500mm de comprimento e chassis Mercedes-Benz OF-1721 e OF-1519. Os veículos têm capacidade para transportar entre 32 e 40 passageiros em poltronas City estofadas e são equipados com elevador, sistema de monitoramento com gravação de imagens, saídas USB e Luz Diurna (Day Time Running).
A VISATE, concessionária do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul desde 1986, opera em 80 linhas na cidade. Diariamente, são realizados 7.780 horários e 100% da frota é adaptada de acordo com as Leis de Acessibilidade. Após pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, em novembro de 2018, o transporte público obteve o resultado geral de 75,9% de satisfação dos clientes, o que demonstra a aprovação da qualidade do serviço pelos caxienses.