Um dos itens é a barra de proteção frontal Front Under Protection, conhecida como FUP. Presente de série no XF105 e no CF85, o equipamento deverá ser instalado em todos os caminhões comercializados no Brasil até janeiro de 2030, nacionais ou importados, conforme estabelece a Resolução Nº 755 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Entre as suas funções está evitar que um veículo de passageiro entre embaixo do caminhão em caso de colisão frontal, além de proteger o motor e demais componentes vitais do veículo.
Outro equipamento presente no XF105 é a trava noturna Night Lock. Seu objetivo é elevar a segurança do motorista nos períodos de descanso, quando o caminhão estiver parado, especialmente em locais mais vulneráveis.
Oferecido pela primeira vez no mundo pela DAF, o equipamento é opcional e possui um pino de aço temperado que corre para dentro do descanso de braço da porta. Para acioná-lo, basta acessar a trava mecânica localizada na parede lateral da cabine. Destaque também para a porta que cobre os degraus, impedindo que subam no caminhão e acessem a cabine quando a porta estiver fechada.
“A DAF realiza diversos testes e ouve seus clientes para entender as diferentes necessidades. A barra FUP e a trava Night Lock são exemplos dos esforços da empresa em elevar a segurança e a robustez de seus caminhões. Investimos sempre e seguiremos investindo nesses aspectos para manter os caminhões DAF como referência no mercado”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
Completam a lista de equipamentos do DAF XF105 espelho lateral de manobra, Controle Eletrônico de Velocidade, Controle de Tração, freio-motor com 430 cv, primeiro degrau acoplado ao chassi, célula de sobrevivência na cabine e os faróis de neblina, de longo alcance e Skylight, além do opcional espelho frontal de aproximação.