sábado, 18 de novembro de 2017

TECNOLOGIA DE MOTORIZAÇÃO ELÉTRICA DA ELETRA É EXPOSTA NO MÉXICO.

Empresa participa do projeto do caminhão elétrico e-Delivery da MAN-Volkswagen


A tecnologia de powertrain de tração elétrica da ELETRA, empresa pioneira no desenvolvimento de ônibus elétricos no Brasil, foi apresentada na ExpoTransporte Anpact 2017, feira internacional de transporte, realizada em Guadalajara, no México, entre os dias 15 e 17 de novembro. A fabricante participa do projeto do caminhão e-Delivery da MAN-Volkswagen, que tem também a parceria da WEG.

A ELETRA é responsável pelo powertrain de tração e pela integração dos sistemas do caminhão e-Delivery que tem soluções de última geração, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers.

Para desenvolver o powertrain do e-Delivery, a ELETRA utilizou toda a experiência em veículos comerciais 100% elétricos. "A empresa foi pioneira, em 2013, com o lançamento do E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria", explica Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da ELETRA.

Tecnologia de ponta para zero emissões e otimização da aplicação

Um dos destaques do trem de força do e-Delivery é o seu sistema de recarga, com duas opções: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia, e a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.

No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.

A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas. E seu robusto trem de força está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade, auxiliado pela performance da transmissão automática Allison de seis marchas.

Os sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração, otimizando a capacidade de tração do motor principal. Eixos, suspensão, chassi, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes comuns com a plataforma.

Com sede em São Bernardo do Campo, SP, a ELETRA é referência mundial na produção de veículos elétricos e diferentes tecnologias: Elétrico puro, com bateria; Trólebus (rede aérea); Híbrido (grupo motor gerador + baterias); Dual Bus – Híbrido, elétrico puro e Trólebus, que como elétrico puro, além de emissão zero, consome 33% menos energia, pela eficiência na frenagem regenerativa. Criada em 1988, a ELETRA lançou, em 1999, o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 400 ônibus com tração elétrica em operação na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Somente na cidade de São Paulo foram fornecidos 220 ônibus elétricos nos últimos quatro anos.

Foto: MAN Latin America.

Secco Consultoria de Comunicação.

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