Concessionária da Case Construction Equipment no Pará e no Maranhão, a Protec aposta no crescimento do mercado para o próximo ano, com a forte demanda por obras de infraestrutura no estado.
A empresa reuniu em Belém quase 200 clientes para o lançamento das novas versões de pás-carregadeiras da CASE: W20F e 621E. As novas pás-carregadeiras atendem, principalmente, os segmentos de construção, locadores, agronegócio, mineração e madeireiros.
A Protec tem participação geral de 15% no mercado de máquinas de construção no Pará e 25% no segmento de pás-carregadeiras, mas projeta crescimento para o próximo ano. “O mercado de construção no Pará, por enquanto, ainda está muito lento, com poucas obras. Mas deve haver uma melhora devido a demanda de obras que o estado precisa, sobretudo infraestrutura rodoviária”, avalia Marcelo Leite, diretor da concessionária.
Os principais diferenciais dos dois novos modelos de pás-carregadeiras CASE são a durabilidade, menor custo de propriedade e consumo de combustível, informa o gerente de Marketing para a América Latina, Maurício Moraes.
A Protec tem participação geral de 15% no mercado de máquinas de construção no Pará e 25% no segmento de pás-carregadeiras, mas projeta crescimento para o próximo ano. “O mercado de construção no Pará, por enquanto, ainda está muito lento, com poucas obras. Mas deve haver uma melhora devido a demanda de obras que o estado precisa, sobretudo infraestrutura rodoviária”, avalia Marcelo Leite, diretor da concessionária.
Mais duráveis e com custo menor
Os principais diferenciais dos dois novos modelos de pás-carregadeiras CASE são a durabilidade, menor custo de propriedade e consumo de combustível, informa o gerente de Marketing para a América Latina, Maurício Moraes.
No caso da W20F, o destaque é o motor mecânico e sem componentes eletrônicos. “Ainda existe no Brasil uma forte demanda por um produto simples, sem eletrônica embarcada e de baixo custo operacional e de manutenção”, garante Moraes.
Nova pá-carregadeira W20F |
A W20F tem motor mecânico N67 da FPT Industrial, que atende à legislação MAR-I/Tier 3 e desenvolve 152 hp de potência bruta. É a mais robusta da categoria e traz vantagens em relação à versão anterior, como manutenção mais barata e facilidade de acesso ao motor, menor nível de ruído externo e produtividade 13% maior com a curva de torque do novo motor, que permite obter o torque máximo mais rápido e mantê-lo por mais tempo se comparado com a W20E. “Com isso, a máquina também enche a caçamba mais rapidamente, aumentando o rendimento do trabalho”, explica Moraes.
Na versão F, a W20 oferece uma manutenção até quatro vezes mais fácil que a E devido às novas portas de acesso ao compartimento do motor e ao reposicionamento das caixas de baterias. Também é equipada com sistema Cooling Box standard e similar ao dos modelos nacionais da Série E (621, 721 e 821) para melhor refrigeração e aumento da vida útil dos componentes. Como opcional, há o ventilador reversível acionado de dentro da cabine, que permite a limpeza de todos os trocadores de calor, mesmo com a máquina trabalhando, o que evita paradas indesejadas.
Para instalação do sistema de refrigeração, a versão F traz chassi traseiro 300 mm maior, mas mantendo o mesmo raio de giro do modelo E; além de um novo contra-peso devido ao aumento do chassi traseiro.
Outro fator que facilita a manutenção são as peças em comum com outros modelos. O motor da W20F é mecânico, mas da mesma família dos utilizados em outros modelos de pás-carregadeiras da marca (621E, 721E e 821E). “O cliente que tem um dos modelos da série E pode usar as peças em comum para fazer manutenção na W20, reduzindo seu estoque. Como exemplo, o filtro de combustível agora é igual para os quatro modelos”, compara Moraes.
O operador também ganhou mais conforto. Foi eliminado o ruído da marcha lenta e reduzido o nível de ruído externo para 107 dBA, que está em linha com os melhores do mercado.
A W20F passou por testes de campo em empresas que avaliaram o desempenho do modelo. “Uma grande siderúrgica mineira destacou o baixo nível de ruído externo e o desempenho maior em força de desagregação e estabilidade, mantendo o mesmo consumo de combustível em comparação com a W20E”, comenta Maurício Moraes.
Características da W20F
Motor/ Potência bruta - 152 hp (113 kW) @ 2500 rpm
Caçamba standard – 1,91 m³
Peso Operacional: 10.050 kg
Carga de Tombamento: 6.108 kg
Carga Operacional: 3.054 kg
Força de Desagregação: 8.126 kg
A 621E chega ao mercado com uma grande novidade em relação ao consumo de combustível: o motor eletrônico da FPT Industrial NEF6 Mar-I/Tier 3 com duas curvas de potência e três modos de trabalho (standard, econômico e automático). Além da curva standard, há também a econômica, que garante 10% de economia de combustível em relação à versão anterior.
Economia em primeiro lugar
A 621E chega ao mercado com uma grande novidade em relação ao consumo de combustível: o motor eletrônico da FPT Industrial NEF6 Mar-I/Tier 3 com duas curvas de potência e três modos de trabalho (standard, econômico e automático). Além da curva standard, há também a econômica, que garante 10% de economia de combustível em relação à versão anterior.
O modelo também se diferencia com a curva de torque que permite atingir a potência mais rapidamente e mantê-la por mais tempo, garantindo agilidade ao encher a caçamba.
A durabilidade da versão E também é maior. No caso dos discos de freios, por exemplo, chega a 3 vezes mais.
O compartilhamento de peças também garante economia ao proprietário. A 621E tem peças em comum e utiliza motor da mesma família das pás-carregadeiras W20F, 721E e 821E. O óleo do motor, o filtro do motor e o filtro de ar agora tem necessidade de troca duas vezes menor do que na versão anterior; quanto ao líquido de arrefecimento, quatro vezes menor. Isso representa menor custo de manutenção e maior disponibilidade de máquina.
Características 621E
Motor/ Potência bruta: 137 hp (102 kW) @ 2000 rpm
Caçamba standard: 2,1 m³ (2,75 jd³)
Peso Operacional: 12.100 kg
Carga de Tombamento: 8.953 kg
Carga Operacional: 4.476 kg
Força de Desagregação: 11.841 kg