quinta-feira, 14 de setembro de 2017

VOLKSWAGEN DELIVERY: UMA NOVA GERAÇÃO NO TRANSPORTE URBANO DE CARGAS.


A nova família Delivery chega para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves. Desenvolvido e produzido na América Latina, o lançamento já atende a padrões internacionais para os mercados mais exigentes. Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas. Foi ouvindo o cliente que a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma gama de produtos sob medida para os dias de hoje.

Com o lançamento, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão, a marca Volkswagen chega ao disputado mercado de 3,5 toneladas, com um modelo chamado de Express. O produto reúne os atributos de um caminhão grande num veículo pequeno, tais como espaço interno e robustez, com design moderno. O Delivery de 4 toneladas é outra grande aposta dentre os modelos de entrada da nova família, já que contará com financiamento via Finame.

O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos de sobra para encarar a missão de superar os atuais Delivery, sucessos de vendas no mercado nacional. E o lançamento 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portfólio.

Os novos modelos chegam em três versões: a City, de entrada; a Trend, sob medida para o dia a dia das mais diversas operações; e a Prime, que traz aspectos visuais e de conforto diferenciados. 

Desde o lançamento, a nova família Delivery contará com ofertas especiais de comercialização, além das modalidades de leasing operacional e consórcio. A expectativa é de que, com o lançamento, as vendas nacionais se ampliem graças ao ingresso na nova faixa de 3,5 toneladas.

Robustez e singularidade mundiais


A nova geração da linha Delivery foi projetada e desenvolvida para definir um novo patamar no atendimento às necessidades do cliente, combinado aos valores atemporais Volkswagen: soluções sob medida, perfeita funcionalidade e qualidade visual. Assim foi criada uma linguagem lógica de design, com a ênfase dada pelo time de design na funcionalidade e na estética singular.

As linhas de design limpas e a grande atenção aos detalhes, tal como nos carros de passeio, são marcas notáveis da novidade neste segmento. Ao mesmo tempo, a nova família Delivery evoca a força, a robustez e a alta qualidade dos produtos Volkswagen. O exterior é estruturado em uma base robusta, com para-choques, faróis, carroceria com fortes características de design e uma imagem orgulhosa da marca.  

O espaço interno é outro marco, baseado nos padrões e dimensões mais atuais. Para isso, uma ampla matriz de exigências foi verificada em itens ergonômicos e de design para diminuir o desgaste do motorista e passageiros. Logo, todas as peças interiores e as dimensões da cabine foram aperfeiçoadas para as melhores soluções. Como resultado, o espaço de cabine oferecido pelo novo Delivery é um marco na categoria de 3,5 a 13 toneladas.

O chassi, o motor e a ergonomia do condutor apresentam-se da forma mais equilibrada possível, resultando em um veículo atualizado, pronto para o presente e o futuro. Aerodinâmica e desempenho marcam presença nesse desenvolvimento: graças ao trabalho conjunto entre design digital e engenharia foi possível conceber um modelo repleto de inovações por toda parte.

Outros elementos funcionais, como defletores de ar, são naturalmente integrados às características visuais, desde a lateral da porta até a grade dianteira e os faróis. 

O DNA dos novos Delivery traz consigo atributos da família Constellation: uma identidade forte, que pode ser instantaneamente reconhecida na estrada ou na cidade. 

Um novo mundo ao entrar na cabine


Com o maior espaço interno da categoria, a cabine do novo Delivery reúne o que há de mais inovador em termos de ergonomia, conforto, espaço interno e robustez. Não por acaso seu desenvolvimento começou de dentro para fora: posição de dirigir, empunhadura do volante, regulagem de altura do banco, painel de instrumentos, porta-objetos e espaço suficiente para transitar no interior da cabine, indo do banco do motorista até o do passageiro de forma rápida, foram as premissas iniciais. 

Ao chegar ao cockpit o motorista já vive uma experiência completamente nova em seu primeiro contato com o modelo, antes mesmo de acelerar. A concepção dos bancos contou com a colaboração de dezenas de pessoas de diferentes estaturas e portes físicos, de modo que a condução seja confortável para todos.


Os assentos são feitos com tecidos de alta resistência e hidro-repelentes, que não mancham. Em cores escuras, também são ideais para o dia a dia. E até mesmo a posição dos pedais foi adequada ao anda e para das entregas urbanas, sem exigir grande esforço de acionamento ao motorista, o que reduz os riscos de lesão por esforço repetitivo (LER).

A cabine vem ainda com novo sistema de basculamento por meio de uma alavanca localizada em seu interior. De fácil acionamento, proporciona mais segurança e conforto em manutenções. 

Tudo está à mão


No painel de instrumentos destaca-se o conceito modular, que permite ao operador organizar dispositivos como rádio, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. É o caso da temperatura do baú frigorífico, por exemplo, que deve ser monitorada sem que o motorista tire os olhos da via. Além disso, o Novo Delivery sai de fábrica com sistema de chicote elétrico preparado para a instalação de rádio, alto-falantes e climatizador, sem que seja necessário comprometer suas características originais.  

Uma série de porta-objetos facilita a organização do motorista, incluindo consoles que comportam garrafas de até dois litros. Inclusive o encosto do banco central, rebatível, serve de mesa e apoio para o motorista fazer anotações em pranchetas, ou para uma refeição rápida em suas entregas.

O sistema de ar-condicionado atende às mais rigorosas especificações. Graças à caixa de ar de rendimento superior, tem alta e rápida capacidade de resfriamento da cabine, que se soma à ventilação com fluxo de ar intenso. Além do conforto, o sistema permite rápido desembaçamento do para-brisa, demanda de segurança no trânsito. 

Tudo está à vista


No painel, navegando pelo display, o condutor poderá acompanhar informações do veículo, da viagem e do motor. Além disso, poderá configurar funções de conforto, como limpador de para-brisa, travas elétricas e altura do som de alerta do painel de instrumentos. Outra possibilidade será checar o bom funcionamento dos sistemas no menu “diagnose”. A função econômetro é um destaque: indica se a direção está sendo econômica ou não, em termos de consumo de combustível. 

O bloco óptico multifunção foi totalmente redesenhado seguindo as linhas modernas do veículo, reunindo farol alto e baixo, luz indicadora de direção frontal e luz posição frontal. A lente de policarbonato oferece proteção máxima contra batidas e pedras. As lanternas de posição laterais, indicadoras de direção laterais e delineadoras são de tecnologia LED, de melhor iluminação e maior vida útil.

Pronto para manobras difíceis na cidade

Dirigibilidade e conforto de automóvel com robustez de caminhão: eis o segredo do Novo Delivery, sob medida para a operação nas cidades. Ao entrar no caminhão o motorista já poderá sentir que o modelo é feito sob medida, volante de múltiplas regulagens e menor diâmetro. A coluna de direção é ajustável em altura e profundidade, o que facilita a operação e proporciona ergonomia de carro de passeio. 

A manobrabilidade também se destaca como a melhor do mercado na categoria, graças ao maior ângulo de esterçamento e ganho na capacidade de realizar as manobras em vias estreitas.

Economia e potência superiores


As demandas dos clientes se realizam também na motorização da nova família, com calibrações para economia de combustível e Arla 32, além de desempenho superior. No painel, o modo de condução econômica é outra novidade da nova família Delivery: o motorista pode acompanhar as indicações sobre os momentos ideais de troca de marcha, o que preserva componentes de desgaste e ainda potencializa a redução no consumo de combustível. 

Seu design foi modernizado para uma redução de, no mínimo, 10% no peso. Isso se reflete em mais capacidade de carga. Com esta e outras melhorias em suspensão, freios e eixos, os modelos da linha podem transportar ao menos 400 kg a mais do que seus antecessores.

Únicos da nova linha dotados com tecnologia EGR, o Delivery Express e o 4.150 são referência suprema dos diferenciais que a linha entrega: têm a melhor potência e torque de suas categorias. 

Equipados com o motor Cummins ISF de 2,8 litros, os veículos alcançam 150 cv e um torque máximo de 360 Nm numa ampla faixa de rotações para garantir retomadas rápidas, agilidade e menor consumo de combustível nas entregas urbanas.

Para o Delivery 6.160, o motor também é o Cummins ISF, de 2,8l, mas desta vez com solução SCR para o pós-tratamento já tradicional em sua categoria. Sua potência chega a 160 cv e o torque máximo fica em 430 Nm.

Os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, por sua vez, estão com o Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação. Os três registram o torque máximo em 600 Nm, variando a potência entre 165 e 175 cv.

A redução do peso no motor se dá principalmente com a substituição do ferro fundido por alumínio na carcaça do volante, mas também pela dimensão menor do componente que interage de forma mais eficaz com a embreagem.

Nesse quesito, mais inovações: o disco de embreagem maior das versões de 9 a 13 toneladas confere menor desgaste e, consequentemente, uma durabilidade mais longa. Destaque à parte, a nova série de turbos permite alcançar o torque máximo em baixas rotações, além de aumentar a faixa de giros em que o torque máximo é entregue pelo motor. 

Força para vencer qualquer desafio


O novo Delivery estreia quatro versões de transmissão manual totalmente novas, além da opção automatizada. Desenvolvidas sob medida para cada tipo de aplicação pelas engenharias brasileiras da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Eaton, as caixas agora contam com seis velocidades e agregam evoluções de maior conforto nas trocas de marchas e peso reduzido. Sua configuração permite um melhor escalonamento, mais economia de combustível e conforto para o condutor. 

Fabricadas em carcaças 100% em alumínio, também são mais leves que as antigas de ferro fundido, liberando capacidade para mais carga e beneficiando a produtividade. O peso do conjunto da transmissão pode chegar a ser quase 50% menor nas versões de 3,5 e 6 toneladas, em comparação com o atual Delivery 5.150.

Em manutenção, esse componente também se diferencia. Seu desenho é modular para facilitar a troca de peças específicas e gerar ainda mais economia ao frotista. Nesse quesito, outra vantagem é sua ampla vida útil. Foram três anos de desenvolvimento para chegar à solução sob medida para cada aplicação. 

O Novo Delivery Express e o 4.150 estão equipados com uma caixa ESO-4106, enquanto o de 6 toneladas vem com a ESO-4206. Já os novos modelos de 9 e 11 toneladas contam com a transmissão ESO-6106, e o 13.180 tem a caixa ESO-6206. Haverá também a opção de transmissão automatizada para os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, baseada na versão manual, mais confortável ao motorista. O item está em fase final de desenvolvimento.

Fabricadas no Brasil, as novas transmissões somam o know-how da Volkswagen Caminhões e Ônibus para aplicações severas em países emergentes à expertise da Eaton, que tem no país seu centro de excelência mundial para veículos leves. 

Sob medida para eficiência no transporte


A nova família Delivery chega para ter o melhor custo total de operação (TCO) do segmento. Os caminhões foram “construídos em cima da balança”, procurando otimizar ao máximo sua carga útil, além de proporcionar maior economia de combustível e menor desgaste de componentes.

O chassi da nova família Delivery alia robustez e leveza: com novos materiais, une redução de massa a ganho de capacidade de carga. Pela primeira vez, por exemplo, a marca utiliza travessas de alumínio, presentes no Delivery Express. Os eixos dianteiro e traseiro também contam com maior capacidade de carga.

A disposição dos tanques de diesel e Arla traz um conjunto mais compacto, liberando mais espaço no chassi e reduzindo peso e volume.

Com rastro e padrão em todos os furos, o chassi tem como ponto alto a flexibilidade. Mantém a originalidade, facilita e torna mais rápido o encarroçamento. 

A suspensão dianteira independente, presente nos modelos de 3,5 a 6 toneladas, amplia o conforto a bordo. A suspensão para 9 e 11 toneladas também se destaca. Foi projetada com molas parabólicas, bastante afinada para entregar conforto e robustez.

O sistema de freios traz discos para os modelos de 3,5 a 6 toneladas, e tambores nos 9 a 13 toneladas. São soluções sob medida para o anda e para das grandes cidades, que contam ainda com sistemas de série ABS e EBD.

As rodas foram otimizadas para ganhos em capacidade de carga, mantendo as mesmas características técnicas de desempenho.

Alta tecnologia em materiais 

A produção do novo Delivery utiliza o que há de mais inovador em termos de materiais, em linha com a evolução mundial no segmento de matérias-primas que trazem mais leveza e sustentabilidade à indústria automotiva, reunindo aços de alta resistência e menor espessura, além de plásticos de engenharia. O resultado é um modelo altamente sustentável: com redução de peso da ordem de 10% na comparação com seu antecessor, consome menos combustível.

O veículo utiliza ainda materiais amigáveis ao meio ambiente, caso dos revestimentos em fibras orgânicas, que trazem a juta em sua composição. Além disso, tem 90% de sua composição reciclável graças ao emprego de peças e partes em aço e plástico polipropileno.

E não falta tecnologia: o “boné” do Novo Delivery inaugura no Brasil o uso dos plásticos Cycoloy, de última geração. O material é leve e altamente resistente a variações climáticas. Para se ter uma ideia, pesa 3,1 quilos, menos da metade dos 7,2 quilos que a mesma peça no Delivery anterior. 

Os pedais também contribuem para a redução de peso da cabine. Ao utilizar plásticos de engenharia no lugar de aços, ampliam a resistência e reduzem o peso em 30%. 

A estrutura da cabine é mais um destaque, pois o habitáculo conta com o reforço dos aços de alta resistência, que a tornam mais segura e resistente, atendendo aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29).

Facilidade na manutenção

Todos os componentes de desgaste do veículo têm vida útil otimizada: desde o início do projeto, cada peça foi desenvolvida de olho no TCO, visando à maior disponibilidade dos veículos. O resultado são veículos com mais performance e durabilidade, com menor custo de manutenção, revisões mais espaçadas e menor necessidade de parada dos caminhões. 

Pós-vendas qualificado

Para a rede, o esforço também envolveu muitos recursos. Além de treinamentos presenciais, foi desenvolvida uma plataforma online dedicada exclusivamente à nova família, em português e espanhol.

No Centro de Treinamento atualmente localizado em São Bernardo do Campo (SP), há estrutura completa, com mock-ups e peças para ensaios. O objetivo é garantir pleno atendimento aos clientes nas concessionárias da marca.

Características do Novo Delivery, de série ou opcionais

Ar-condicionado
Conector de ar para limpeza da cabine
Acionamento elétrico dos vidros
Retrovisores com ajuste elétrico
Trava elétrica das portas
Preparação para climatizador
Rádio e alto-falantes podem ser adquiridos com Peças & Acessórios
Faróis de neblina
Proteção dos degraus
Preparação para PTO
Cruise Control
Alarme sonoro para cinto de segurança do motorista

A nova família, modelo a modelo

Delivery Express

Sob medida para entregas urbanas, combina a agilidade dos automóveis em manobras rápidas à robustez dos caminhões. Pode ser guiado por motoristas com carteira de habilitação categoria B e trafegar em áreas onde a circulação de caminhões é restrita, característica dos grandes centros urbanos. O rodado simples na traseira traz o benefício da cobrança de pedágio no valor de um automóvel. Tem motor Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia de pós-tratamento de gases EGR, dispensando o Arla 32. Alcança 150 cv e um torque máximo de 360 Nm numa ampla faixa de rotações para garantir retomadas rápidas e agilidade nas entregas urbanas, com a melhor potência e torque da categoria. Para este modelo, a Engenharia de Resende desenvolveu um set de airbags tanto para o motorista como para os passageiros. O airbag dos passageiros é o maior da América Latina, com 160 litros, e associado a cintos de segurança com pré-tensionadores, entrega alto padrão de segurança aos ocupantes. 

Delivery 4.150

Outra estreia da VW Caminhões, o modelo ingressa em segmento antes não explorado pela fabricante já contando com financiamento via Finame. Ágil nas retomadas e confortável no anda e para das cidades, o Novo Delivery 4.150 tem motor Cummins ISF de 2,8 litros e 150 cv de potência, com sistema de pós-tratamento de gases EGR que dispensa o Arla 32. A transmissão manual ESO-4106 combina-se ao conjunto de powertrain, conferindo também a melhor potência e torque da categoria. 

Delivery 6.160

Não faltam atributos a um dos modelos que já chega com a missão de manter a marca Volkswagen no topo do ranking de caminhões mais vendidos do Brasil. Com a melhor manobrabilidade da categoria, o modelo conta com cabine ampla e confortável, caixa ESO-4206 de seis velocidades e motorização Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases e potência que chega a 160 cv e torque máximo de 430 Nm. Com importantes vantagens operacionais em relação à concorrência, confere agilidade a toda prova para as entregas urbanas que demandam maiores volumes de carga.

Delivery 9.170 

Cada componente do novo Delivery 9.170 foi desenvolvido com os mais inovadores materiais e o resultado é um modelo altamente sustentável, com redução de peso da ordem de 10% na comparação com seu antecessor e, consequentemente, mais economia de combustível, menos emissões e maior capacidade de carga. Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação, torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência. A transmissão manual é a ESO-6106, com seis velocidades, e o modelo contará ainda com transmissão automatizada. 

Delivery 11.180

Indicado para entregas urbanas com agilidade, rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 combina confiabilidade, robustez e o melhor desempenho da categoria. É equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106. O modelo contará ainda com transmissão automatizada. 

Delivery 13.180

Primeiro modelo equipado com terceiro eixo da nova família, é o caminhão com maior capacidade de carga da nova família Delivery. Com robustez e flexibilidade sob medida, atende a diversas aplicações, tendo sido projetado de acordo com a legislação de circulação de Veículo Urbano de Carga (VUC) nas cidades onde há restrição de tráfego. Com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo de 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6206, contará ainda com transmissão automatizada.

Na linha de frente da internacionalização


A nova família Delivery foi projetada, desenvolvida e testada na América Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade, o que carimba seu passaporte para os mais diversos destinos e os mais de 30 países que já apostam na robustez sob medida da VW Caminhões e Ônibus. 

Já a partir do próximo ano os países vizinhos do Brasil iniciarão as vendas dos novos veículos, com eventos de lançamentos regionais. Os países da América do Sul serão os primeiros a receberem a novidade e a VW Caminhões e Ônibus ingressará, assim, no segmento de mercado mais representativo na região: o de veículos abaixo de 5 toneladas. 

Também dentro da estratégia de internacionalização, a nova linha de produtos terá opções de motores atendendo a normas de emissões Euro III e V, conforme as legislações e demandas de cada mercado.  

Mais de 4 milhões de quilômetros de testes

Pistas especiais, trânsito urbano e estradas. Antes de seu lançamento, a nova família Delivery encarou todos os tipos de rodagem no Brasil e na América Latina para somar mais de 4 milhões de quilômetros – o maior teste já realizado para o lançamento de um integrante da linha leve de caminhões. As novidades passaram por ensaios nos mais severos ambientes e locais: das pistas do campo de provas da fábrica de Resende à Cordilheira dos Andes, Estados Unidos e Europa.

Sensores e instrumentos especiais foram instalados em todo o veículo, submetido às mais adversas condições de rodagem para pôr à prova a durabilidade e a robustez de componentes como chassi, suportes, travessas, tanque de combustível, suporte do estepe, dentre outros. 

A nova cabine, que promove uma revolução em termos de espaço interno e conforto, foi submetida a diversos ensaios, dentre eles o cab shake, em que o habitáculo é submetido a movimentos abruptos em teste de laboratório, além de impactos para verificar a segurança dos ocupantes em diversos tipos de testes de colisão. 

E junto do veículo completo, foi submetida também a ensaios de envelhecimento térmico em câmara climática, que promoveu altas e baixas abruptas de temperatura e umidade para aferir a durabilidade dos componentes de acabamento interno e externo. 

Testes de descongelamento e desembaçamento foram realizados em baixas temperaturas com o objetivo de testar a capacidade dos sistemas de ar-condicionado e ventilação em condições extremas, nas quais a segurança pode ser comprometida pela baixa visibilidade. 

A nova família Delivery também passou pela Cordilheira dos Andes: no Chile os veículos foram submetidos a condições de rodagem em temperaturas de -10 °C, em altitudes de até 4,5 mil metros em relação ao nível do mar, condição necessária para testar o comportamento do motor nas condições mais adversas.

Manufatura 4.0 — um novo conceito de produção


O novo Delivery também é sinônimo de salto tecnológico em seu processo de fabricação. Trinta e oito novos robôs conferem nível de automação de 60% na armação da cabine, responsáveis por 2.500 pontos de solda, além de 170 itens para medição. Mais de 120 equipamentos novos, incluindo alguns de grande porte, para a montagem na linha final. É o conceito de Manufatura 4.0 ganhando força e escala na fábrica de Resende (RJ). 

Predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo. Cada nova cabine vem acompanhada de um chip para que os robôs identifiquem seu modelo e programem seus pontos de solda. Na linha final, as apertadeiras e equipamentos de apoio à montagem também recebem de forma virtual a mesma informação para que torque e outras configurações sejam exatas para o modelo e com rastreabilidade para a maior segurança de todo o processo.

Fábrica inteligente


Para abrigar esse avanço em tecnologia, a montadora ampliou em quase cinco mil metros quadrados sua área construída. O prédio de armação da cabine, onde se concentram os novos robôs, teve uma extensão de 30% e incorpora conceitos de sustentabilidade em sua construção, com a adoção de domos prismáticos em sua cobertura — uma espécie de claraboia mais moderna — para favorecer a iluminação natural, que substituem o equivalente a 114 lâmpadas de 400 watts, reduzindo assim o consumo de energia.

Outros grandes investimentos estão no prédio da montagem final, com o equipamento de alinhamento da suspensão independente e ainda um robô para colar para-brisas e vidro vigia, seguindo tendência mundial da indústria automotiva. O airbag também merece atenção, com um espaço controlado devido aos requisitos de segurança necessários.

Automação em Resende


O investimento nessa modernização corresponde a cerca de R$ 190 milhões, ou 20% do montante total aplicado no projeto. Antes com 12 robôs, a fábrica quadruplicou essa estrutura. Hoje dispõe de 50 equipamentos. É tecnologia de ponta, equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa.

A inovação também está em suas operações por toda a fábrica. Há robôs que se deslocam entre um ponto e outro da linha, abastecendo diferentes postos. Em outra função, o equipamento é responsável por aplicar cola estrutural. 

Cem por cento das cabines são medidas na própria linha de montagem para garantir o padrão de solda e os mais de 170 pontos são avaliados pelos próprios robôs, que enviam a informação em tempo real para o laboratório de metrologia da fábrica.

Todo o planejamento dessa manufatura foi feito para conferir flexibilidade e integração, resultando num gerenciamento eficiente dessa fábrica inteligente. 

Treinamento on the job

Para a perfeita sincronia do projeto deste novo Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus investiu em treinamento de seus colaboradores, parceiros e fornecedores. A fábrica tem uma área específica para cuidar da multiplicação desse conhecimento. É a chamada Planta Piloto, designada para simular e ajustar todo o processo de montagem antes do novo veículo chegar à linha de produção final. 

Neste setor, veículos foram preparados especialmente para serem montados até que todo o processo estivesse 100% afinado. Meses antes de entrar em produção, o novo Delivery foi apresentado aos operadores para assegurar a eficiência na fabricação. Essa lógica serviu para toda a cadeia: inspetores de qualidade, que certificam os veículos para liberação ao cliente, e também para o time de engenheiros de assistência técnica, que apoiam o mercado nas dúvidas durante a operação. 

Todo esse trabalho exigiu muita preparação, desde o primeiro modelo virtual, com cerca de 150 pessoas treinadas como multiplicadoras durante mais de 300 horas para disseminar o conhecimento a todo o Consórcio.

Comunicação MAN Latin America.

Leia> Coisas de Agora.