Electro, VUC elétrico nacional, R$ 75.000.
Electro, empresa do pacote liderado pela chinesa
Zotye, anunciou produto, produção e preço no encontro entre Cadu Barbosa,
diretor executivo, e Renato de Castro, novo prefeito de Goianésia, a 170 km de
Goiânia. Reunião ratificou compromissos assumidos de parte a parte no ano
passado, em ato festivo com o antigo alcaide e o governador de Goiás Marconi
Perillo.
Não se resume à produção de veículos pelas marcas
Electra e Zotye, mas em espectro mais amplo, liderar Parque Automotivo com
empresas chinesas fabricantes de auto peças – vidros, pneus e baterias para
veículos elétricos.
Inicialmente, explicou Cadu à Coluna,
Electro começa em galpão alugado, com 7.500 m2, na produção de scooters,
motoneta elétrica, em outubro deste ano, por 80 colaboradores. Prevê instalações próprias em outubro de 2019,
quando demarrará fazer o VUC – veículo urbano de carga – elétrico, a imaginados
R$ 75 mil, e a Zotye o hatch Z100 Logic, importando um SUV. Polo
Industrial projeta decuplicar contratações em 2 anos.
Frustrou-se expectativa de o produto da Zotye ser o
jipe Stark TAC, da fabricante catarinense mudado para Sobral, Ce. Entendimentos
iniciados ano passado para a aquisição da empresa por divulgados R$ 190
milhões, não prosperaram por falta de convergência entre o interesse da quase
compradora, e ausência de linguagem comum entre os 106 sócios da TAC. A Zotye
esfriou o relacionamento mas não cortou o interesse. Investimento programado para implantação de Electro
e Zotye é de R$ 150M.
EcoSport muda muito. É pouco
Visto de longe o Novo EcoSport 2018, exibe as
linhas frontais do Edge, seu irmão mais velho. Para o Mercosul, revitalização do
produto com cinco anos de mercado. Para EUA objetivo muito maior, daí ter a
assinatura familiar para os SUV da marca.
Caracterização adicionou itens de segurança, como
bolsas de ar para joelho, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego
cruzado, mais conectividade e tela com 20 cm, maior dentre os concorrentes.
Motorização por novo L3 – tri cilíndrico, 1,5 aspirado, 130/137 cv, 15,6/16,2
m.kgf de torque, importado da Índia. Na versão de topo, Titanium, L4 Duratec,
2,0, aspirado, injeção direta de combustível, o mais potente da cilindrada,
170/176 cv e 20,6/22,5 m.kgf de torque, respectivamente para gasálcool e
álcool.
Transmissão mudou. Saiu a deficiente, problemática
e teimosa Power Shift de duas embreagens, entrou automática 6M. Nas versões
1,5, opção mecânica 5M.
Carro bom, concorrência grande. À sua frente Jeeps
Compass e Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta. Atrás, dezena de concorrentes.
De volta?
Ditado jurídico diz, A lei não protege a
quem dorme. Na prática, bobeou, dançou. Caso da Ford Brasil, ao segurar
custos para a mudança ocorrida há 5 anos. Historicamente começou bem ao criar o
EcoSport divergindo da operação europeia para a construção de um, como chamado
à época, LUAV – light urban adventure vehicle - veículo para
aventuras urbanas. Lá fizeram-no careta, sem atrativos estéticos,
pouca distância entre longarinas do chassi, limitando motores de máximo 1,6
litro. Parecia perua pequena e alta. Não deu certo, foi-se em três anos de
decepcionantes vendas.
Aqui, conta o folclore, o mítico engenheiro chefe
da Ford, o francês Luc de Ferran, e João Marcos Ramos, chefe de Design dividiam
moqueca de siri mole no Mistura Fina, bom restaurante no caminho da fábrica de
Camaçari. Queriam melhorar a proposta europeia e, com coragem, antes da
sobremesa, Luc teria rabiscado modificações na estrutura buscando mais
resistência e receber motores com maiores dimensões, cilindrada e potência.
Ramos entrou no desafio, fazendo os primeiros traços na mesma toalha de mesa,
ao final não cobrada pelo dono do restaurante.
Divido com o leitor uma dúvida: porque
todo projeto vitorioso é apresentado como nascido em guardanapos e toalhas ?
Este pessoal é turbinado por álcool ? O lazer é criativo ? O ambiente de
trabalho não permite inventividade?
Sono
Projeto de Ferran e Ramos, muito melhor, atendia à
necessidade interna de fazer uma família sobre a plataforma do Fiesta, não foi
aceito pela Ford Europa, mas aprovado para Brasil e Mercosul. Era bem
arrumadinho e, mesmo sem pressentir o desejo de consumo, foi um sucesso, gerou
ágio, logo agregado pela Ford ao preço, distanciando-o do Fiesta, conseguindo o
maior lucro unitário dentre automóveis nacionais.
Único no segmento durante uma década, fez lucros
recordes e o surgir do primeiro concorrente, o Renault Duster, coincidiu com o
início da queda de rentabilidade da Ford, tornando-se deficitária. Vem caindo.
De líder no segmento, estável na quarta posição de vendas, desabou ao sexto lugar.
Com a revitalização quer manter a quarta posição em vendas.
Parece difícil. Apesar de refrescar a parte
frontal, melhorar o conteúdo, a conectividade, reduzir o preço na versão de
topo, a Titanium. Básica e intermediárias tiveram-no aumentado, porém diz a
Ford, em valor inferior à adição de equipamentos.
Manterá a quarta posição de vendas ? Será
surpresa, pois o Eco peca em medida indicadora de projeto defasado: à vista dos
concorrentes tem a menor distância entre eixos, responsável por conforto aos passageiros
do banco traseiro.
Envios para o mercado dos EUA não serão providas
pelo Brasil, mas pela India.
Novo EcoSport Quanto custa
Versão
|
R$
|
SE
1.5
|
73.990
|
SE
1.5 AT
|
78.990
|
FreeStyle
1.5
|
81.490
|
FreeStyle
1.5 AT
|
86.490
|
Titanium
2.0 AT
|
93.990
|
Picape e SUV, os novos Volkswagen
Ex líder de mercado, ex
fabricante do veículo mais vendido do país, Volkswagen está num processo
tentativo de recuperação de participação e lucros. Separou R$ 7B para mudar
todos os produtos até 2020.
Mudar tudo significa
construir os substitutos dos atuais – exceto up! -, e Golf, pela plataforma
MQB, base a ser esticada, encolhida, permitindo montar produtos de diversas
dimensões e motorizações. Primeira novidade, o Novo Polo, nos preparativos
finais para apresentação em setembro. Após, 1o trimestre de 2018, o
Virtus, sedã sobre ele desenvolvido, e mais dois outros: um SUV, como sendo um
Tiguan em menores dimensões, e um picape, pela primeira vez assumido pela
Volkswagen, no caso por seu presidente David Powels. Não detalhou, mas não será
substituto do Saveiro: terá porte maior, mirando no bem sucedido Fiat Toro,
hoje o mais vendido do país.
Polo
Já foi e quer voltar a
ser o VW melhor construído. Será em São Bernardo, usina pioneira, reformulada
para receber o antigo Polo. No caso, plataforma MQB, motorizações de 1,0 a 1,4
TSI, caixa automática de 6 velocidades, e enorme lista de itens de eletrônicos
de segurança. Como disse o CEO da empresa, um carro aspiracional para a classe
média. VW o trata como evolução.
Detalhado aos poucos,
fotografei o painel da versão de topo: eletrônico, cria tela no recesso dos
instrumentos e ali permite escolha de funções: de tela 25 cm para GPS e
indicações digitais ou falsos desenhos de instrumentos. Há tela adicional, em
meio do painel, com 20 cm e funções acionadas pelas pontas dos dedos.
Segue linha saudosista,
como o fez o Fiat Coupé ao início da década de ’90 e o recém lançado Argo:
faixa central é em plástico pintado, como então eram os carros esportivos.
Roda-a-Roda
Pega - Grandes
marcas automobilísticas estão em curiosa peleja: dar aos sedãs grandes com
comportamento esportivo. Uma mão-de-obra para fazer estes carros com peso de
picape grande ter comportamento sério - andar na reta; fazer curvas; acelerar;
frear.
Gato - Jaguar tomou o sedã XJR, no meio
caminho para substituição, aumentou potência do motor V8 5,0 litros, soprado
por compressor, elevando o torque a 700 Nm e potência a 575. Com o numeral
batizou a versão. Motor é Ford, pré fase EcoBooster. Outros Jaguar iniciaram
trocá-los pelo novo e próprio Ingenium.
Papo Rápido - 0 a 100 km em 4,4s, 300 verdadeiros
km como velocidade final. Lançamento com entrevista feita pela jornalista
Amanda Stretton a Wayne Burgess designer chefe da marca, num
automóvel, a 290 km/h. Aqui https://www.youtube.com/watch?v=U-FPIi-bNc4&feature=youtu.be
Pioneiro - Renault prestigiou o mercado chileno,
fabrica transmissões para seus veículos da América Latina. Primeiro a ter seu o
mexicano picape Alaskan, baseado no Nissan Frontier. Custa, versão cabine
dupla, 4x4, R$ 106.000.
Mercado - Talvez pelo fato de ser virado ao
Pacífico, Chile tem outra mentalidade, funciona bem, não restringe o comércio,
permitindo importações gerais. Todas as marcas estão presentes em seu pequeno
mercado, onde o imposto de importação é 10% - nada de 35% como na Argentina e
no Brasil. IVA, único imposto interno, em torno de 18%.
Nada - Apesar do acordo comercial com o
México, Renault Brasil não o trará. Esperará produção argentina. Aqui, fim de
2018.
Futuro – Não deu certo a compra da TAC e seu
jipe Stark pela chinesa Zotye. Planos eram retomar a produção, focar no mercado
externo com o Stark, aplicar-se ao interno com colocação de motor ciclo Otto,
flex – e isto tem cara de Fiat 1,8 -, e lançar um picape.
Negócio – Se não
der acerto com os chineses da Zotye, é oportunidade a interessados em entrar no
setor num segmento onde há apenas o jipe Troller. Produzir o jipe Stark demanda
pequena estrutura de pessoal e maquinário.
Equilíbrio – Procon e Secretaria Nacional do
Consumidor questionarão a ANAC, da Aviação Civil para entender porque assentos
nas filas de emergência – onde se exige colaboração dos passageiros em caso de
necessidade de abertura da saída – são pagos como assento conforto. E porque nos
bancos sem reclinar o encosto não há desconto.
Coleguinhas – A
jornalistas interessados na cobertura do NAIAS 2018, o Salão na nevada Detroit,
EUA, agência de turismo junto com a Delta Air Lines oferecem descontos de 3 a
10% para os dias de imprensa, 14/16. janeiro. http://www.delta.com/meeting, ou
agencia Altour 00.517.333.5878
Leilão – Tens bom gosto? Gosta de automóveis? Conhecimento
no tema ? Saldo Bancário? Respondendo Sim, inscreva-se para lance, pague US$
200 e prepare-se. Russo and Steelle, leiloeiros de carros chiques
farão destaque ao seu 17º Leilão Anual em Monterey, CA, 17/19.agosto, durante a
Holly Week, – Semana Santa do Automóvel.
Preciosidade – Automóvel especial, AC Cobra – rolling
chassis e carroceria em alumínio pela inglesa AC, motor V8 Ford
Windsor 289, 1965, um dos últimos MK II. Mesmo dono desde 1975, restauração em
2012/4, quase original, exceto por câmbio mecânico de 5 marchas. Afim? www.russoandsteele.com ou
ligue + 001.602.252.2697.
Gente
– Nissan América Latina novas mudanças internas: OOOO
Santiago Castro, engenheiro mecânico, diretor geral da operação chilena, novo
diretor de Pós Venda Latin America. OOOO Diego Felices, mesma
formação e mestrado em Manufatura, VP de vendas America Latina, novo dg Nissan
Chile. OOOO José Luis Montiel, formado em REL, diretor de projetos
estratégicos na região, ido a VP de vendas. OOOO Alexander
Ferguson, também engenheiro, gerente sênior de Vendas Nissan Brasil, aumento de
território: os 38 países da Região. OOOO Nissan é
pole position em mudar pessoas, funções e produtos. É o fabricante com maior
giro no setor. OOOO David Nilleman, CEO da Azul, renunciou. OOOO
É o novo Presidente da empresa, onde não se acumulam cargos. OOOO Massuo
Murakami, aposentado, ex diretor da Honda e presidente da Abraciclo, passou.
OOOO Deixa histórias, causos e
muitos amigos. OOOO
Jeep
Compass. Mais vendido quer vender mais
Líder em vendas no segmento, suv Compass da Jeep
lançou linha 2018 para ampliar clientela e manter-se à frente. Criou nova
versão, a Limited Diesel, intermediária entre Longitude e Trailhawk, e
implementou interconectividade, compatibilizando com sistemas Android e Apple
Car Play em tela de 7”. O esperto motor 2,0 Tigershark flex, até 166 cv, recebeu
o sistema Stop/Start. Junto com alternador especial e bomba de combustível
inteligente permite reduzir consumo em até 11%.
Aplicou atrativos às versões existentes, como
revestimento em couro nas versões Longitude, rodas 19”para as Limited, agregou
eletrônica de segurança para controle de velocidade adaptativo, avisos de
colisão frontal e desvio de faixa.
Nova versão Limited Diesel emprega motor MultiJet
2,0, 170 cv e 35,7 m.kgf de torque, transmissão automática de 9 marchas. Como
em todos os diesel, tração é nas 4 rodas.
No esforço de agregação de atrativos o ar
condicionado passa a ser digital de duas zonas, e houve aumento de opções em
cores, incluindo a Ski Grey, do couro do revestimento interno nas versões
Longitude. Há, ainda, cinza claro, caramelo e preto. Externamente o Verde
Recon, caracterizadora da série 75 Anos da Jeep, aplicada ao Renegade, passa a
ser de série no Compass.
Agregações de decoração não reduzem o esforço mais
mantê-lo como o SUV com maior conteúdo tecnológico dentre os fabricados no
país.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
Leia> Coisas de Agora.
Jeep Compass 2018 – Quanto custa
Versão
|
R$
|
Sport Flex AT6 4x2
|
105.990
|
Longitude Flex AT6 4x2
|
114.490
|
Limited Flex AT6 4x2
|
131.990
|
Longitude Diesel AT9 4x4
|
141.290
|
Limited Diesel AT9 4x4
|
157.990
|
Trailhawk Diesel AT9 4X4
|
158.990
|
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
Leia> Coisas de Agora.