quarta-feira, 26 de novembro de 2025

ALTA NAS VENDAS DE TRATORES E AVANÇO DO CONSÓRCIO IMPULSIONAM INVESTIMENTOS NO CAMPO EM 2025

Mesmo com leve queda no faturamento, setor de máquinas agrícolas cresce em volume e consolida novas modalidades de compra

Durante o mês de setembro, as vendas internas de tratores e colheitadeiras tiveram uma alta de 27,3% em relação ao mesmo período de 2024, segundo relatório recente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Esse avanço em volume, mesmo diante de uma leve queda registrada na receita total do setor, reforça a tendência de recuperação da demanda doméstica com foco na modernização no campo.

“O resultado positivo nas vendas mostra que o produtor segue confiante e atento às oportunidades de modernizar suas atividades no campo. Mesmo em um cenário de cautela, há uma busca constante por tecnologia e eficiência no campo”, comenta Cláudio Esteves, diretor comercial da Valtra, marca global de máquinas agrícolas pertencente ao grupo AGCO.

Entre as operações da Valtra, o destaque em 2025 ficou para o segmento de cana-de-açúcar, uma das culturas mais representativas do agronegócio nacional. A marca também mantém bom desempenho na faixa de média potência. “A Valtra é reconhecida pela robustez e confiabilidade dos equipamentos, atributos valorizados especialmente nas lavouras de cana e grãos, que exigem alta performance e durabilidade”, explica Esteves.

A pluralidade de alternativas para aquisição também tem sustentado o ritmo de investimentos no setor. O consórcio de máquinas agrícolas, por exemplo, se consolidou como uma opção viável para produtores de diferentes perfis. “O consórcio tem atraído produtores de diferentes perfis, justamente por permitir um investimento planejado e sem juros, o que se encaixa bem na dinâmica do agronegócio”, ressalta Cláudio Esteves.

De janeiro a setembro, o setor de máquinas agrícolas registrou crescimento de 47% nos créditos concedidos via consórcio, alcançando R$ 9,13 bilhões, conforme levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

O desempenho positivo nas vendas diretas e no consórcio reforça a confiança do produtor rural e indica um novo ciclo de renovação de frota e mecanização no campo. Com o avanço das vendas e a consolidação de novas formas de investimento, o setor de máquinas agrícolas deve encerrar 2025 com crescimento próximo a 8% na receita, conforme projeção da Abimaq.

Valtra

A linha de produtos Valtra inclui tratores de 57 a 425 cavalos, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores. No Brasil desde 1960, foi a primeira empresa do setor a se instalar no País. A Valtra conta hoje com uma rede de mais de 220 pontos de venda e assistência técnica na América Latina, dos quais 156 estão no Brasil. A Valtra é uma das principais marcas pertencentes ao grupo AGCO. Para saber mais sobre a Valtra, clique aqui e visite o site.

AGCO
FSB Comunicação

terça-feira, 25 de novembro de 2025

VIX LOGÍSTICA RENOVA FROTA COM 117 VEÍCULOS MARCOPOLO EM 2025

Fornecimento inclui modelos Viaggio 1050 G8, Ideale 800 e Sênior

Marcopolo Viaggio 1050 G8

A VIX Logística, referência nacional em fretamento empresarial e sediada no Espírito Santo, concluiu em 2025 um expressivo ciclo de renovação de frota com a aquisição de 117 novos veículos Marcopolo. Produzidos na fábrica de Caxias do Sul e comercializados pela filial Marcopolo Cariacica, os ônibus reforçam a operação junto a clientes estratégicos dos setores de agroindústria e celulose. Entre os modelos entregues estão Viaggio G8 1050, Ideale 800 e Sênior Fretamento, evidenciando a parceria estratégica entre as empresas.

“Investir na modernização da frota é essencial para manter padrões elevados de eficiência e segurança. A variedade de modelos entregues demonstra a força da parceria entre VIX Logística e Marcopolo e nossa capacidade de atender às necessidades específicas de cada operação”, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Das 117 unidades adquiridas, 71 foram entregues no primeiro semestre, sendo 1 Viaggio 1050 G8, 27 Ideale 800 e 43 sênior Fretamento, e 46 no segundo semestre. Nesta última etapa, a VIX recebeu 14 unidades do Ideale 800 e 16 Sênior Fretamento visando operações rurais e 16 sênior visando fretamento convencionais. Os modelos Ideale 800, voltados para aplicação rural, possuem 12.700 mm de comprimento e capacidade para 39 passageiros, com poltronas executivas, tomadas USB, sensor de utilização do cinto de segurança, preparação para câmeras 360° e sistema de ar-condicionado. Para atender às exigências do uso em áreas rurais, receberam modificações na carroceria, como maiores ângulos de entrada e saída, reforços estruturais para maior robustez em pavimentações severas, para-choques reduzidos, saia lateral reta, acoplamento elevado e bagageiros personalizados. Também contam com dispositivo de acessibilidade, tecnologia embarcada Starlink e espaço para marmibox e hotbox, caixas térmicas utilizadas para transporte seguro de refeições, garantindo conservação da temperatura e praticidade em operações remotas, além de galões de água.

Os 16 veículos Sênior visando as operações rurais, contam com 9.200 mm de comprimento e capacidade para 28 passageiros, oferecem poltronas executivas equipadas com tomadas USB, sensor de utilização do cinto de segurança, preparação para câmeras 360° e ar-condicionado, além de receberem reforços estruturais, maiores ângulos de entrada e saída, para-choques reduzidos e acoplamento elevado, garantindo maior resistência para operações em terrenos desafiadores. Também contam com espaço para hotbox, agregando praticidade para transporte seguro de refeições em áreas remotas.

Já as 16 carrocerias voltadas para fretamento convencional, são equipadas com 19 lugares e sanitário, com a disposição de poltronas 2x1 proporcionando maior conforto e privacidade aos passageiros, as carrocerias também contemplam chassis com suspensão mista, ar-condicionado, tomadas USB individuais ressaltando ainda mais a excelência no atendimento dos clientes finais por parte da VIX.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

GEBRÜDER WEISS: CHINA CONTINUA SENDO UM MERCADO EM FORTE CRESCIMENTO

Gebrüder Weiss China mantém a tendência de crescimento de receita. As operações de comércio eletrônico estão em expansão. As filiais em Qingdao, Pequim, Tianjin e Ningbo comemoram importantes aniversários.

Instalações da Gebrüder Weiss em Xangai

Embora muitos economistas vejam os indicadores econômicos mais recentes da China como sinais de um ciclo de arrefecimento, a Gebrüder Weiss mantém-se confiante em suas perspectivas de longo prazo no país. A operação da empresa de logística na China continua a apresentar um sólido crescimento de receita em 2025. O setor de comércio eletrônico, em rápida expansão, é um fator-chave para esse crescimento.

O PIB da China cresceu 4,8% no terceiro trimestre de 2025, uma desaceleração em relação ao crescimento de 5,2% registrado no início do ano. As tensões comerciais com os Estados Unidos, a fraca demanda interna e um setor imobiliário em dificuldades estão impactando negativamente a economia. O cenário é diferente para a Gebrüder Weiss. 

Equipe de colaboradores da Gebrüder Weiss em Chengdu

Ao expandir suas operações de armazenagem, incluindo soluções especializadas em logística para e-commerce e distribuição online, a empresa conquistou novos clientes e consolidou sua posição como provedora de serviços logísticos completos. Os principais setores atendidos incluem automotivo, máquinas e eletrônicos.

A Gebrüder Weiss Grande China encerrou o ano fiscal de 2024 com receitas de aproximadamente 330 milhões de euros, representando um aumento de 24% em relação ao ano anterior (2023: 265 milhões de euros). O comércio eletrônico transfronteiriço continua apresentando um desempenho excepcional. Em 2024, a Gebrüder Weiss Express China enviou 25 milhões de encomendas para grandes varejistas online para a Europa, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A União Europeia permanece o maior mercado da empresa e seu principal motor de crescimento.

Armazém de Chengdu

“Nosso crescimento constante reforça a importância estratégica do mercado chinês para a Gebrüder Weiss e demonstra o sucesso da nossa evolução nos últimos anos”, afirma Yongquan Chen, Gerente Geral da Gebrüder Weiss China. “Temos uma sólida atuação em frete aéreo e marítimo, e estamos igualmente bem posicionados em transporte multimodal, serviços ferroviários e logística de armazenagem, onde oferecemos soluções personalizadas com rapidez e precisão.”

Yongquan Chen

A Gebrüder Weiss atua na China há mais de 30 anos, tendo inaugurado seu primeiro escritório em Xangai em 1992. A empresa expandiu-se rapidamente para as principais cidades portuárias e polos econômicos. Em Qingdao, o quarto maior porto de contêineres do mundo, a equipe comemorou recentemente seu 30º aniversário. Pequim, assim como as cidades portuárias de Tianjin (o maior porto do norte da China) e Ningbo (o terceiro maior porto de contêineres do mundo), completam 25 anos na rede Gebrüder Weiss neste ano.

Atualmente, a organização conta com 19 filiais e mais de 450 funcionários na Grande China. Nos próximos anos, a Gebrüder Weiss China planeja investir ainda mais em eletromobilidade e automação. O objetivo é criar soluções logísticas sustentáveis e serviços inovadores que impulsionem o crescimento contínuo.

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A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 localidades próprias. A empresa gerou receitas de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A combinação de competências digitais e físicas permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla gama de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site Gebrüder Weiss

Gebrüder Weiss

TECNOLOGIA QUE AVALIA QUALIDADE DE COMBUSTÍVEIS É A PRIMEIRA COLOCADA DO DESAFIO PARA A DESCARBONIZAÇÃO

Iniciativa do Iveco Group e SENAI-MG mobilizou 5 mil jovens e mil projetos com potencial inovador para transformar o futuro da indústria

Com uma ideia na cabeça e o olhar para o futuro da indústria, o projeto do SENAI de Nova Lima é o vencedor do Desafio para a Descarbonização, a maior ação de formação técnica com foco em sustentabilidade do Brasil. Realizado pelo Iveco Group e pelo SENAI-MG, a iniciativa mobilizou 5 mil jovens em busca de soluções para acelerar a transição energética no setor do transporte de carga, em um momento em que as discussões sobre as mudanças climáticas ganham força com a COP 30 no Brasil.

A solução que ganhou a primeira colocação propõe sensores inteligentes nos tanques de combustível, que monitoram a qualidade do diesel e sinalizam, por cores, o nível de adequação para uso. O sistema evita o consumo de combustível contaminado e contribui para uma operação mais sustentável e segura. “Participar desse desafio mostrou que temos a chance de desacelerar o aquecimento global com inovação e colaboração. Todos nós somos vulneráveis às mudanças climáticas, o que torna a transformação urgente e necessária hoje”, destacou o aluno do SENAI Nova Lima, Pedro Henrique Moura da Silva.

A segunda posição ficou com o SENAI Araxá, com uma proposta que transforma o escapamento dos caminhões a diesel em um aliado da descarbonização, capturando CO₂ diretamente na fonte. O sistema utiliza cartuchos à base de óxido de magnésio (MgO), material durável e reciclável, que permite regeneração e reaproveitamento do CO₂ em aplicações industriais. Em terceiro lugar, o SENAI Itabirito criou um sistema de frenagem regenerativa para caminhões pesados, capaz de converter energia cinética em elétrica e armazená-la em baterias. O resultado é menor consumo de diesel, redução de emissões e mais eficiência na operação.

O processo seletivo envolveu especialistas do SENAI-MG e do Iveco Group. Após uma fase de aceleração, os estudantes fizeram a apresentação final com os protótipos impressos em 3D na primeira sede da IVECO Academy América Latina, localizada no SENAI Horto, em Belo Horizonte (MG).

Setor central para toda a economia do país, o transporte rodoviário de carga passa por profundas transformações tecnológicas para aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões CO2. “Nesse movimento, a educação assume papel central ao formar novas gerações capazes de transformar o modo de produzir, pensar e agir diante dos desafios da sustentabilidade e da competitividade. O Brasil é o cenário perfeito para esses talentos, já que temos o potencial para aproveitar a diversidade e a abundância de matérias-primas renováveis e inovar. Só quando conectamos conhecimento com propósito, temos o verdadeiro impacto da transformação”, destaca Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Para Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, a iniciativa traduz a mensagem principal da COP30, considerada a conferência da ação. “Estamos concretizando o que a COP30 promoveu em fóruns, que é a implementação dos planos. Acompanhamos jovens transformando ideias em propostas concretas. Outro ponto tratado com frequência na conferência foi o desenvolvimento não só de conhecimento técnico, mas também de habilidades como comunicação, colaboração e visão para transformar. A terceira frente é mobilização. Mobilizar milhares de estudantes, de diferentes escolas e realidades, foi integrar mais gente nessa jornada — e isso dá escala e impacto reais ao que estamos construindo”.

O motor, o coração do veículo, é peça-chave para a descarbonização. Para Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina, marca powertrain do grupo, a educação move realidades. “Adotamos projetos como o Educar FPT no nosso centro de treinamento em Sete Lagoas, onde fica o maior complexo da empresa no mundo, e vemos futuros serem transformados. Nós também somos movidos por essas novas ideias. Nesse momento em que completamos 25 anos no Brasil, lideramos diversos projetos dentro da nossa estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano. E queremos que as futuras gerações continuem inovando”.

O Desafio

Com foco no potencial transformador da inovação e na mobilização de talentos, o Iveco Group e o SENAI-MG uniram forças para lançar o Desafio para a Descarbonização no estado. Realizada entre agosto e outubro, a iniciativa impulsionou a criatividade dos jovens e mostrou o poder da educação na criação de novas tecnologias. As soluções desenvolvidas tiveram uma enorme diversidade de ideias. Os alunos abordaram frentes como economia circular, pegada de carbono e segurança, capazes de reduzir emissões e impulsionar a transição rumo ao carbono zero, prioridades da sustentabilidade do Iveco Group. Entre as propostas surgiram desde ideias que alimentam sistemas elétricos periféricos a energia solar até a reengenharia sustentável de peças plásticas, e seguiram critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático.

Para Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG o real desafio foi envolver os alunos com essa temática da sustentabilidade focada em toda a cadeia de valor do setor. “O legado é a grandiosidade da mobilização. Esperamos que os futuros profissionais desenvolvam projetos com foco na descarbonização para os diversos setores da indústria. Inclusive, percebemos que é importante incluirmos esse tema na ementa do curso técnico”, ressalta.

Iveco Group

VWCO E ENVÍA ACELERAM RUMO AO FUTURO DO TRANSPORTE NA COLÔMBIA

Empresa amplia sua frota com 140 caminhões Volkswagen e eleva em 15% sua capacidade operacional

A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça sua presença no mercado colombiano com uma parceria estratégica que marca um novo capítulo na logística internacional. A envía, referência no setor, incorporou 140 novos caminhões Volkswagen. A chegada dos veículos, que farão parte da frota que alcança mais de 1.400 destinos em todo o país, aumenta em 15% a capacidade operacional do cliente. Visando otimizar ainda mais os resultados, a montadora oferece ainda suporte técnico direto do Brasil e treinamento especializado para os motoristas.

Os modelos Constellation 18.320 DC e Delivery 9.180 foram escolhidos pelo cliente para atender diferentes demandas: operações de média e longa distância e distribuição urbana, incluindo last mile. A decisão foi baseada na avaliação de desempenho, confiabilidade e atendimento oferecido pela montadora. Além da robustez e da economia de combustível, os caminhões se destacarão por ciclos de manutenção mais longos, garantindo maior disponibilidade da frota. Outro fator decisivo foi a proximidade com unidades de suporte técnico, assegurando agilidade no atendimento e demonstrando a capilaridade da marca em todo o território latino.

“Na envía sempre apostamos em ter frota própria como um diferencial de marca. Buscamos veículos eficientes, modernos e confiáveis, que garantam durabilidade e suporte técnico. Encontramos na Volkswagen Caminhões e Ônibus um aliado que entende nossas necessidades, que chegou com uma equipe técnica disposta a conhecer nossos motoristas, nossa operação, nossas expectativas e nossos maiores desafios. Isso fez toda a diferença”, explicou Juan Pablo Giraldo, gerente geral da envía, ao falar sobre os caminhões adquiridos.

Equipados com motores Euro 6, os veículos oferecem menor emissão de poluentes e maior eficiência energética, um passo decisivo rumo à modernização e à mobilidade sustentável, metas alinhadas aos objetivos de crescimento e eficiência da companhia. O bem-estar dos motoristas também foi ponderado na escolha da nova frota. Os caminhões Volkswagen oferecem cabines amplas, baixo nível de ruído e ergonomia superior, garantindo jornadas mais seguras e confortáveis. Recursos como assistente de partida em rampa, controle de tração e sistemas de frenagem avançados reforçam a segurança nas estradas.

“Presente em mais de 30 países pelo mundo, a VWCO segue expandindo cada vez mais sua estratégia de internacionalização e conquistando novos clientes ao redor do mundo. Quando duas empresas com visão de futuro se unem, os resultados vão além dos negócios: tornam-se um motor para o desenvolvimento nacional. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa transformação”, conclui Juliano Ruggieri, gerente comercial da VWCO.

Com essa iniciativa, Volkswagen Caminhões e Ônibus e envía reafirmam seu compromisso com inovação, segurança e responsabilidade ambiental. A união entre tecnologia de ponta e visão estratégica não apenas fortalece a logística, mas também contribui gerar valor para toda a cadeia.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

VOLVO EX30 CROSS COUNTRY: O AVENTUREIRO PERFEITO PARA CONQUISTAR AS GRANDES CIDADES

Versão off-road do carro elétrico premium mais vendido do país reúne o conceito urbano com características para enfrentar terrenos acidentados

O Volvo EX30 é o carro elétrico premium mais emplacado do Brasil, em 2025. Com mais de 3.040 emplacamentos, até o momento, o SUV compacto da marca sueca tem sido a porta de entrada para muitos clientes ao universo premium e eletrificado. Neste segundo semestre, uma nova versão está disponível nas 52 concessionárias espalhadas em território nacional: o EX30 Cross Country,  equipado com dois motores elétricos que entregam 428 cavalos de potência,  por R$ 314.950.

A tração integral e o torque de 543 Nm fazem deste o carro mais rápido  já produzido pela  Volvo, até hoje, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Assim como as versões Plus e Ultra, o EX30 Cross Country conta com  bateria de 69 kWh, oferecendo autonomia de até 327 km (segundo dados oficiais do Inmetro).

O design escandinavo minimalista permanece presente, agora aliado a uma proposta mais robusta e aventureira. No para-choque dianteiro, é possível notar detalhes inspirados nos mapas topográficos suecos que, assim como o acabamento traseiro na tampa do porta-malas, são executados em preto  fosco. Os pneus apresentam  perfil mais alto, em rodas de aro 19, entregando mais conforto para situações de terreno irregular.

O Volvo EX30 é o carro mais sustentável dos 98 anos da montadora sueca e também é o quarto modelo 100% elétrico mais vendido no país, esse ano. O modelo foi projetado para ter a menor pegada de carbono já alcançada pela marca, incorporando 17% de aço e plástico reciclados ou renováveis, além de 25% do alumínio e 20% dos plásticos dos para-choques reaproveitados.

Assim como as versões anteriores (Core, Plus e Ultra), o EX30 Cross Country conta com uma tela central única de 12,3 polegadas, que concentra todas as funções. Aliado a um sistema fácil de usar, o carro conta com o Google Assistant integrado, que facilita na hora de fazer o planejamento para viagens, com informações precisas para saber a quantidade de bateria ao final  de um percurso.

Bruno Pinelli, diretor de vendas da Volvo Car Brasil, explica mais sobre as características da nova versão. “O EX30 é um carro fantástico. Até agora, foram mais de três mil emplacamentos, em 2025, sendo o quarto carro totalmente elétrico mais vendido no Brasil, em 2025, e também é o responsável por mais de 36% do resultado da Volvo no país, este ano. O EX30 Cross Country, apresenta essa essência fora de estrada, tão presente nos modelos da Volvo, desde a sua criação, em 1927. Mesmo com esse DNA aventureiro, esta versão é muito eficaz para o dia a dia na maioria das ruas das cidades brasileiras”, explica Pinelli.

Volvo Car Brasil

REITER LOG E COCA-COLA FEMSA BRASIL FECHAM CONTRATO PARA OPERAÇÃO DE ROTA VERDE NO SUL DO PAÍS

Parceria de cinco anos reforça frota sustentável da maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil

A Coca-Cola FEMSA Brasil e a Reiter Log fecharam parceria para a ampliação do transporte sustentável da fabricante na região Sul do Brasil. O contrato, com duração de cinco anos, envolve uma frota dedicada de 36 caminhões – incluindo três veículos pesados movidos a gás, inclusive por biometano, que começam a operação definitiva neste mês.

A primeira rota teste da Coca-Cola FEMSA Brasil com veículos movidos por esse tipo de combustível foi realizada no início de abril, entre Antônio Carlos (SC), Araucária (PR) e Curitiba (PR), percorrendo trechos entre fábrica e centro de distribuição. A companhia tem potencial para realizar cerca de 104 viagens mensais nesse percurso. Com o uso do biocombustível, isso pode representar a redução de aproximadamente 920 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de mais de 2.500 árvores.

No Rio Grande do Sul, uma rota já está sendo implementada nas rotas entre Porto Alegre, Farroupilha e Gravataí pela Reiter Log, mas o objetivo é seguir ampliando o trajeto. “A parceria com a Coca-Cola FEMSA reforça algo em que acredito muito: não é preciso transformar tudo de uma vez. A transição para uma frota mais limpa e sustentável pode ser gradual, conforme as possibilidades e o contexto de cada operação. O mais importante é começar”, afirma Vanessa Reiter Pilz, Vice-Presidente de ESG da Reiter Log.

Responsável pela gestão da maior frota sustentável do país, a Reiter Log oferece soluções personalizadas que consideram as necessidades e expectativas de cada cliente. Atualmente, 35% dos veículos em operação na empresa são movidos a fontes renováveis - e a meta é alcançar uma frota 100% alternativa até 2035.

Gilberto Carlos de Sousa, Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Coca-Cola FEMSA Brasil, reforça que a companhia busca constantemente soluções mais sustentáveis para o negócio. “Hoje, operamos com energia renovável em 100% de nossas plantas fabris e em 82% de nossos centros de distribuição, e seguimos avançando para otimizar a eficiência energética em toda a cadeia. Nossa frota já conta com caminhões elétricos, e estamos muito otimistas com a implementação do biometano”, afirma.

Impacto ambiental e mudanças climáticas

O uso de caminhões movidos a biometano, como os implementados na operação com a Coca-Cola FEMSA Brasil, representa uma alternativa estratégica para a redução das emissões de CO₂ e contribui para a descarbonização do transporte rodoviário de cargas - um dos principais desafios do setor logístico. O combustível, produzido a partir de resíduos orgânicos e processos industriais, possui uma pegada de carbono significativamente menor em comparação ao diesel convencional, promovendo benefícios ambientais, econômicos e sociais.

A parceria entre Reiter Log e Coca-Cola FEMSA Brasil também simboliza um movimento importante de resiliência e adaptação diante dos efeitos das mudanças climáticas. Na região Sul, as enchentes que impactaram Porto Alegre em 2024 são um exemplo de situação dentro desse cenário. “Infelizmente, nosso Estado está vivendo de forma muito concreta as consequências da crise climática. Aqui, é impossível ignorar o impacto das mudanças climáticas nos negócios e na vida das pessoas”, ressalta Vanessa Reiter Pilz.

ReiterLog
Coca-Cola FEMSA Brasil
ANK Reputation

UMICORE INAUGURA NOVA LINHA DE PRODUÇÃO DE CATALISADORES NO BRASIL, AMPLIANDO CAPACIDADE PRODUTIVA

Nova estrutura também reforça o compromisso da Umicore com eficiência, tecnologia e operação 100% sustentável

A Umicore, referência global em materiais circulares, inaugura uma nova linha de produção de tecnologias de catalisadores automotivos para veículos leves em sua planta localizada em Americana (SP). A nova linha aumenta significativamente a capacidade de produção da planta utilizando as tecnologias mais recentes e reforça a posição histórica da Umicore como um parceiro confiável, com uma atuação equilibrada para atender às necessidades de mobilidade limpa de seus clientes na região.

As novas tecnologias adotadas na linha garantem mais eficiência, precisão e rastreabilidade em todo o processo de produção dos catalisadores automotivos da Umicore. Além disso, a operação é totalmente sustentada por fontes de energia renovável, motores de alta eficiência e fornos elétricos, reforçando o compromisso ambiental da empresa. A nova linha, que já está em funcionamento, também gerou um aumento de 10% no número de empregos na planta.

“A nova linha amplia nossa capacidade de atender o Brasil e a América Latina com as mais avançadas tecnologias de controle de emissões para veículos leves, em linha com nossa estratégia para a região. A combinação entre eficiência produtiva e sustentabilidade fortalece o papel da Umicore em oferecer soluções e tecnologias confiáveis que contribuem para a preservação do meio ambiente”, afirma Robert Gaskell, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore no Brasil.

Para garantir excelência operacional, os colaboradores receberam treinamento especializado com especialistas da Umicore na Alemanha e na Polônia, além de capacitações locais no Brasil conduzidas por profissionais internacionais.

A linha foi projetada e equipada para fabricar tecnologias de catalisadores automotivos que atendem às três fases do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Leves 8). Esse investimento consolida a posição da Umicore como parceira estratégica e tecnologicamente alinhada à indústria automotiva brasileira, apoiando os resultados comerciais obtidos pela Unidade de Negócios de Catalisadores Automotivos da Umicore no primeiro semestre deste ano no segmento de veículos leves, especialmente no Brasil.

Umicore é uma empresa de tecnologia de materiais circulares que concentra suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em quatro grupos de negócios: Materiais de Bateria, Catálise, Reciclagem e Materiais Especiais. Cada grupo de negócios está dividido em unidades direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções na vanguarda dos novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia a dia. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes com mais de 11.500 colaboradores. O Grupo gerou uma receita de vendas (excluindo o metal) de € 3,5 bilhões (faturamento de € 14,9 bilhões) em 2024

Umicore
Grupo Printer Comunicação

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CARPO LOGISTICS DEIXA DE EMITIR QUASE CINCO TONELADAS DE CO2 POR ANO

As emissões de CO2 (dióxido de carbono) por veículos pesados cresceram 30% entre os anos 2000 e 2024, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Trata-se de um aumento alarmante, que requer soluções ambientais efetivas para frear o aquecimento global, a exemplo da Carpo Logistics, empresa de Santos (SP) que, no ano passado, deixou de emitir 4,8 toneladas de CO2.

O resultado é consequência de uma medida adotada em 2014, ano em que a empresa de comércio exterior e logística integrada iniciou a implementação de sua frota própria. Desde então, a companhia investe exclusivamente em caminhões Euro 5 ou 6, reconhecidos por atenderem a normas rigorosas de  emissão e reduzirem em até 77% a liberação de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O sócio-fundador da Carpo, José Carlos Priante, revela que atualmente o transporte rodoviário do grupo é realizado por mais de 60 veículos automotores e as operações nunca foram realizadas por caminhões fora dessas especificações. “Temos uma frota equilibrada e todas as novas aquisições já são 100% Euro 6, reforçando o nosso comprometimento com a eficiência energética. Estamos sempre em processo de transição para reduzir cada vez mais os impactos ambientais”, afirma.

Até esta sexta-feira (21), este e outros fatores que impactam a biodiversidade e o desenvolvimento humano figuram entre os principais debates da COP 30 (30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). A agenda acontece no Brasil, no Estado do Pará (PA), junto de autoridades e membros da sociedade civil de diversas  partes do mundo.

Prêmio ‘PremiAR’

Neste ano, pela primeira vez a Carpo conquistou o ‘PremiAR – Transportando um Mundo Verde’, prêmio concedido pela FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), em reconhecimento ao seu compromisso com o meio ambiente por meio do controle na emissão de poluentes. A conquista é destinada exclusivamente a empresas que desenvolvem o Programa Despoluir (promovido pela CNT e SEST SENAT) e honram suas responsabilidades ambientais e sociais com base em indicadores comprobatórios.

Uso de energia limpa e outras práticas sustentáveis

Para potencializar suas práticas sustentáveis, a Carpo também aposta na otimização das rotas para reduzir o consumo de combustível; no treinamento de motoristas para condução mais eficiente e econômica; na manutenção preventiva; e uso de pneus com menor resistência ao rolamento. A empresa também utiliza aditivo Arla 32, que converte gases poluentes em nitrogênio e vapor d’água, substâncias inofensivas ao meio ambiente.

O grupo adota, ainda, energia limpa, tratamento de resíduos e integra o Pacto Global da ONU, alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030.

Com a frota mais moderna, que atende a criteriosos padrões internacionais, são obtidos ainda mais benefícios, como a redução significativa de até 90% da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados. Esses componentes são os principais poluentes gerados por veículos movidos a diesel.

“Para nós, a atuação sustentável é prioridade porque o futuro da logística e do planeta dependem disso . Isso requer uma postura responsável em toda a nossa cadeia produtiva, o que envolve a busca permanente por soluções para o  uso eficiente de recursos”, finaliza o sócio-fundador.

Carpo LogisticsConsolidada há 20 anos, a Carpo Logistics é uma empresa de comércio exterior e logística integrada sediada em Santos. Referência no mercado, está entre as cinco empresas brasileiras do setor com alto nível de certificações e atualmente soma 164 colaboradores, prestando serviços de transporte aéreo, marítimo e rodoviário, além de consultoria aduaneira. Em expansão constante, possui uma cartela com cerca de 350 clientes ativos e está presente em cinco continentes, graças a uma grande rede parceira com mais de 150 agentes. Entre as suas certificações de destaque estão os selos OEA (Operador Econômico Autorizado), SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), ISO 9001 (International Organization for Standardization) e GPTW (Great Place to Work)

Carpo Logistics
Optima Network

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

BYD LANÇA A MAIOR FROTA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS ARTICULADOS NO CHILE

Uma frota 100% elétrica de 94 unidades articuladas de 18 metros, que começam a operar nas próximas semanas nas principais avenidas de Santiago

Em uma nova demonstração de liderança em eletromobilidade, a BYD Chile anunciou o lançamento de uma frota de 94 ônibus elétricos articulados de 18 metros, modelo BYD B18C01. Eles serão integrados ao sistema de transporte público RED Metropolitana de Mobilidade. Com isso, Santiago consolida sua posição como uma das cidades com a maior frota elétrica do mundo, alcançando mais de 55% de ônibus com zero emissões de carbono em operação.

Esse novo marco, contou com a presença de autoridades como o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz, e a Diretora de Transporte Público Metropolitano, Paola Tapia, e reforça o compromisso da BYD com a sustentabilidade e inovação tecnológica, contribuindo para a redução de emissões e melhoria da qualidade do transporte para milhões de usuários. Os novos ônibus elétricos oferecem uma experiência de viagem mais silenciosa e confortável, estabelecendo um novo padrão mais eficiente e sustentável para o transporte urbano.

“A liderança da BYD em eletromobilidade se reflete no lançamento desta frota de 94 ônibus elétricos articulados, a maior da região. Estamos comprometidos em fornecer ônibus elétricos que atendam às diferentes tipologias necessárias no país”, afirma Tamara Berríos, Country Manager da BYD no Chile.

Para o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz: “O governo do Presidente Boric tem promovido fortemente o transporte público sustentável, e avançamos de forma que milhares de pessoas já podem conferir os resultados nas ruas. Em Santiago, mais da metade dos ônibus já são elétricos, e vimos um crescimento 355% durante esta gestão. Os ônibus elétricos já estão operando em nove cidades do país, e continuaremos nesse caminho.Trata-se de uma mudança profunda que está transformando o transporte público em âmbito nacional”.

Ônibus articulados 100% elétricos: potência, eficiência e conforto

O BYD B18C01 é um ônibus articulado 100% elétrico de 18 metros, projetado para transporte massivo de passageiros com máxima eficiência energética. Ele conta com dois motores elétricos síncronos de 150 kW cada, entregando um torque máximo de 550 Nm, o que garante desempenho potente e suave, mesmo em aclives de até 14%. Sua bateria BYD de fosfato de ferro-lítio (LFP) oferece autonomia de 300 km (sob o padrão SORT1) e capacidade de 422,9 kWh, com tempo de recarga entre 2,5 e 3 horas.

O interior do ônibus foi projetado para oferecer conforto e acessibilidade, com capacidade para 141 passageiros, sendo 33 assentos mais quatro assentos prioritários, espaço para cadeira de rodas e quatro assentos dobráveis. Inclui também ar-condicionado controle térmico inteligente, portas USB tipo A e C, telas de informação, sistema de monitoramento por múltiplas câmeras e rampa de acesso universal.

Sua estrutura monobloco de aço e alumínio garante segurança, durabilidade e menor peso, otimizando o consumo de energia e a manobrabilidade em áreas urbanas. Com essa nova frota, a BYD reafirma seu compromisso com um transporte público limpo, seguro e eficiente, apoiando o plano nacional de eletromobilidade e contribuindo para um sistema de mobilidade mais sustentável e amigável ao usuário.

Além disso, o novo ônibus articulado de 18 metros completa a linha de ônibus da BYD, que já inclui versões de 9 metros e 12 metros, além de um modelo de dois andares. Esse portfólio completo permite que operadores em todo o país escolham o modelo mais adequado para suas rotas urbanas e de alta demanda.

BYD
FSB Comunicação

SUSPENSYS PASSA A PRODUZIR TODOS OS EIXOS DIANTEIROS DE CAMINHÕES E ÔNIBUS DA MERCEDES-BENZ

Nova unidade em Mogi Guaçu (SP) entra em plena operação e consolida parceria de longo prazo entre as empresas

Nova unidade da Suspensys em Mogi Guaçu. Foto: Jeff Souza | Divulgação

A Suspensys, líder no fornecimento de suspensões e eixos para veículos comerciais e pertencente à Randoncorp, iniciou neste mês a produção integral de todos os eixos dianteiros para caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil e Argentina. A fabricação é realizada na nova unidade industrial da empresa, em Mogi Guaçu (SP), que desde o início do ano operava de forma gradual. Com a etapa do plano de aceleração concluída, a Suspensys passa a atender 100% da demanda da montadora.

A unidade, que obteve um investimento de R$ 150 milhões e gerou mais de 200 novos empregos diretos e indiretos, foi construída dentro dos conceitos de State of Art. De acordo com o diretor-executivo da Suspensys, Ricardo Barion, o início da operação completa marca uma nova fase para a empresa. “Essa etapa simboliza a consolidação de um projeto estratégico, que amplia nossa capacidade produtiva e reforça o compromisso da Suspensys com a inovação e a competitividade da indústria automotiva nacional. Essa parceria representa um dos maiores contratos na história da Randoncorp”, afirma.

O acordo entre a Suspensys e a Mercedes-Benz tem duração de longo prazo e prevê o fornecimento de todos os eixos dianteiros utilizados pela montadora no Brasil e Argentina. A operação da Suspensys nasce com relevante capacidade instalada e uma forte participação de mercado neste tipo de produto, o que qualifica os planos de crescimento da empresa neste segmento.

Para o vice-presidente de Compras e Logística da Mercedes-Benz do Brasil, Matthias Kaeding, a parceria reforça a confiança mútua entre as empresas e o foco em qualidade. “Para a Mercedes-Benz do Brasil a qualidade é primordial para os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes. Por isso, é essencial termos em nossa cadeia de fornecimento parceiros que se engajem nesse compromisso. A Randoncorp, por meio da Suspensys, compreende os nossos processos globais de qualidade e tem caminho ao nosso lado nessa parceria”, comenta o executivo.

O vice-presidente América do Sul e COO da vertical de Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza, ressalta que o projeto reflete a visão de longo prazo do grupo em relação ao crescimento sustentável e à inovação industrial. “Esse movimento simboliza a capacidade das nossas empresas de se aproximarem ainda mais das montadoras, oferecendo soluções completas, competitivas e tecnológicas. É um passo importante dentro da estratégia da Randoncorp de estar presente em projetos relevantes e de longo prazo no setor automotivo”, destaca.

Com a operação em plena capacidade, a Suspensys consolida sua posição como a principal fabricante de sistemas de eixos e suspensões do Brasil, amplia o alcance dos produtos e reafirma o compromisso da Randoncorp com o desenvolvimento da mobilidade e da indústria automotiva.

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Randoncorp
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O MODELO T DE HENRY FORD MOVIDO A BATATAS

Na década de 1910, Henry Ford pesquisou o uso de biocombustíveis para substituir a gasolina, incluindo açúcar, madeira e as batatas

Abastecer os carros com álcool é uma prática comum no Brasil desde os anos 70, mas a pesquisa dos combustíveis de origem vegetal começou muito antes. O pioneiro Ford Modelo T, lançado há 117 anos nos EUA, era conhecido pela capacidade de operar com gasolina e outros tipos de combustíveis, como álcool e querosene. E documentos da década de 1910 mostram que Henry Ford pesquisou o uso de combustíveis à base de diferentes produtos, como açúcar, madeira, milho e batatas.

“Todo mundo está esperando por um substituto para a gasolina”, declarou Henry Ford para uma edição de 1916 do jornal Western Brewer, voltado aos produtores de cerveja. Notório abstêmio, ele também lamentou o fechamento de cerca de 60 cervejarias devido à proibição da bebida no estado de Michigan.

“Quando isso acabar não haverá mais gasolina e, muito antes disso, o preço da gasolina terá subido a um ponto em que será muito caro para ser queimado como combustível automotivo”, disse.

Resultados promissores

Experimentos realizados nos laboratórios da Ford durante 18 meses mostraram que o álcool combustível podia não só ser um substituto adequado para a gasolina, mas também um produto comercialmente viável. Na visão de Henry Ford, as cervejarias fechadas poderiam ser convertidas em destilarias para produzir álcool combustível, aproveitando os milhões de dólares já investidos naquelas instalações.

O típico motor de quatro cilindros do Modelo T gerava uma potência de 20 cv, com consumo de 5,5 a 8,9 km/l. Ford orgulhou-se de que um Modelo T testado com álcool tinha uma potência 15% maior do que com gasolina, embora com autonomia um pouco menor – algo que os donos de carros flex hoje experimentam na prática.

O combustível alternativo foi apontado também como um benefício para os agricultores, que logo usariam tratores agrícolas, como o popular Fordson da Ford. Henry Ford declarou ao Western Brewer que já tinha 30 desses “tratores motorizados” funcionando com álcool em Dearborn. E previu um futuro em que o álcool combustível poderia ser fornecido por tubulações subterrâneas para uso na iluminação e cozinhas, como o gás natural.

Ao centro, Henry Ford e um dos seus tratores, equipado com motor movido a álcool.

Nesses testes vários grãos e vegetais foram convertidos em álcool, incluindo resíduos de fábricas de enlatados e de açúcar que normalmente seriam descartados. Outras fontes promissoras eram talos de milho e uma variedade de batatas da Alemanha, que poderiam ser cultivados localmente.

Lei Seca

Apesar do potencial dos biocombustíveis, a dificuldade de operar destilarias na era da Lei Seca acabou inviabilizando o projeto. A proibição do álcool no estado de Michigan já existia antes da lei nacional entrar em vigor, em 1920. E quando ela terminou, em 1933, a Ford já havia avançado, substituindo o Modelo T pelo Modelo A e, em seguida, pelo motor V8 de cabeçote plano.

A ideia de Henry Ford não se concretizou, mas seus esforços no desenvolvimento de combustíveis alternativos fazem parte do legado de engenhosidade e pensamento inovador que hoje definem a Ford.

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 171.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, clique aqui e visite o site

Ford Motor Company
Ideal Axicom

TOYOTA LANÇA YARIS CROSS, O PRIMEIRO SUV COMPACTO HÍBRIDO FLEX FULL DO BRASIL

Em pré-venda, modelo está disponível em quatro versões: XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid

A Toyota do Brasil anuncia o novo Yaris Cross, o primeiro e único SUV compacto híbrido flex full do segmento. Disponível em quatro versões – XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid –, o veículo já está em pré-venda e será entregue aos primeiros clientes em fevereiro de 2026, quando também chegará à rede de concessionárias em todo o território nacional.

Produzido em Sorocaba (SP), o novo Yaris Cross nasce com um pacote de serviços conectados, garantia de até 10 anos e o menor custo de revisões da categoria: são apenas R$ 549 para cada uma das seis primeiras manutenções. Tudo em linha com o DNA de qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca.

Estratégia de mercado Toyota

Com a chegada do Yaris Cross, a Toyota amplia sua participação no segmento de SUVs, que representa mais de 50% do mercado brasileiro no acumulado de 2025. O lançamento complementa o portfólio ao lado de Corolla Cross e SW4, líderes entre os SUVs médios e grandes; e do RAV4, o SUV mais vendido da Toyota no mundo.

Tomando como base o legado do Yaris, que ultrapassou 10 milhões de unidades produzidas globalmente e mais de 300 mil comercializadas no Brasil, o novo Yaris Cross reestreia a categoria de veículos compactos na Toyota com o objetivo de reter clientes atuais, reconquistar os que migraram e atrair novos públicos.

Inicialmente, o modelo é oferecido em um pacote especial de pré-venda com preço especial, R$ 500 de acessórios grátis e Seguro Franquia em cortesia para os clientes que contratarem o seguro pelo Banco Toyota.

Essas condições são válidas apenas para as primeiras 8.500 unidades comercializadas – que terão prioridade de entrega nas lojas.

Respostas rápidas e o melhor consumo do País

Com uma inédita motorização híbrida flex full, único do segmento com essa tecnologia no Brasil, o Yaris Cross é um carro de respostas rápidas ao dirigir na cidade, sem abrir mão do baixo consumo de combustível. O SUV alcança médias de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO e fica com o posto de SUV compacto mais econômico do País.

As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com motor flex 1.5L. Em conjunto com dois motores elétricos (gerador e propulsor), ele proporciona uma condução silenciosa, respostas rápidas e excelente eficiência energética com uma potência combinada de até 111 cv quando abastecido com etanol.

Associado à transmissão Hybrid Transaxle CVT, o sistema híbrido oferece aceleração linear conforme a demanda do motor, otimizando a eficiência. Além disso, a tecnologia híbrida flex da Toyota pode reduzir em até 30% o consumo em relação às versões não eletrificadas e 77% menos CO2 quando abastecido com etanol comparado à gasolina, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação.

Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com motor flex 1.5L, que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. A transmissão é a CVT Multidrive e paddle-shift atrás no volante para uma condução mais dinâmica.

Espaço, conforto e estilo para o dia a dia

Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,62 metros de distância entre eixos, o Yaris Cross passa a ser referência entre os SUVs compactos pelo amplo espaço interno, versatilidade e capacidade do porta-malas, atributos que reforçam sua proposta de conforto e praticidade.

O interior foi desenvolvido para proporcionar comodidade e preservar a funcionalidade no dia a dia, usando revestimento de costura aparente no painel e portas com acabamento soft touch. O amplo teto panorâmico contribui para uma cabine iluminada e arejada, reforçando o conforto de todos os ocupantes.

No exterior, o desenho reúne características pensadas para o uso urbano e elementos que rementem ao espírito aventureiro para os fins de semana, é o conceito de design Solid Dynamic, que combina robustez e fluidez para uma presença mais marcante.

Equipamentos de série e itens de segurança

Todas as versões do Yaris Cross são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freio de estacionamento eletrônico com função Hold, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

Nas versões XRE e XRE Hybrid, há faróis de LED, rodas diamantadas de 17”, sistema Smart Entry com chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10” e espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, bancos revestidos em material premium, carregador por indução para o celular, painel digital com tela TFT de 7”, faróis de neblina em LED, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Já as versões XRX e XRX Hybrid, topo de linha, incluem rodas diamantadas de 18”, iluminação ambiente na cabine, monitor de ponto cego (BSM), Sistema de Visão Panorâmica 360° (PVM), sensor de estacionamento dianteiro, abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento (kick sensor), Toyota Serviços Conectados e teto solar panorâmico.

Toyota Safety Sense

Todas as versões do novo Yaris Cross vêm equipadas de série com o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), que reúne tecnologias avançadas que atuam de forma preventiva para proteger os ocupantes e proporcionar mais comodidade ao condutor. Os principais recursos incluem:

  • Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): mantém a velocidade constante e ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente, utilizando radar e câmera para monitoramento contínuo. O sistema contribui para uma condução mais segura e confortável, inclusive em ambientes urbanos.
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) com Assistente de Permanência de Faixa (LKC): detecta as marcações da pista e atua na direção para manter o veículo centralizado na faixa. Em caso de desvio sem sinalização, o sistema emite alertas e aplica resistência ao volante para auxiliar na correção da trajetória.
  • Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e radar de ondas milimétricas para detectar veículos, pedestres e ciclistas à frente. Em caso de risco de colisão, emite alertas visuais e sonoros e aplica assistência de frenagem automática para evitar ou reduzir os danos do impacto.
  • Farol Alto Automático (AHB): ajustam automaticamente a intensidade dos faróis entre alto e baixo, conforme a presença de veículos à frente ou em sentido contrário, garantindo melhor visibilidade noturna sem ofuscar outros motoristas.

Toyota Serviços Conectados

O Yaris Cross conta com o programa Toyota Serviços Conectados gratuito por 1 ano nas versões XRX e XRX Hybrid. Esses serviços, permitem ao proprietário acessar informações como status do veículo, histórico de viagens, lembretes de revisão, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas pelo aplicativo Toyota App.

Se ativado o pacote completo de Serviços Conectados, que também é gratuito por 1 ano, o cliente terá acesso a funcionalidades como rastreamento e imobilização do veículo em caso de roubo, alertas remotos de velocidade, cerca geográfica, monitoramento em caso de acidente e acionamento automático da Central de Atendimento Toyota, além de Wi-Fi para até dez dispositivos.

Além disso, quem financiar o Yaris Cross pelo Banco Toyota e incluir o pacote completo de Serviços Conectados, ganhará um período de acesso gratuito aos recursos pelo prazo do contrato de financiamento.

Exclusiva garantia de até 10 anos

O Yaris Cross também está contemplado pelo Toyota 10, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

Esse programa também se estende ao sistema híbrido, que tem garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independentemente do uso (particular ou comercial) e da data do faturamento.

Soluções de mobilidade KINTO

Desde o início das vendas, a KINTO, empresa especializada em soluções de mobilidade da Toyota, oferecerá serviços de locação do Toyota Yaris Cross, reforçando o papel da KINTO em atender às mais diversas necessidades de mobilidade dos clientes.

O Yaris Cross será oferecido a frotistas por meio da KINTO One Fleet, que oferece uma solução completa de terceirização de frotas para empresas de diferentes perfis e setores de atuação. Por meio do KINTO One Personal, o modelo estará disponível para pessoas físicas que buscam uma assinatura prática e completa para atender às necessidades de mobilidade do dia a dia; e, no KINTO Share, será possível impulsionar a micromobilidade com o aluguel do veículo via aplicativo digital, disponível por horas, dias, semanas ou até um mês.

Versões e preços de pré-venda
XRE: R$ 161.390
XRE Hybrid: R$ 172.390
XRX: R$ 178.990
XRX Hybrid: R$ 189.990

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

TRANSTEC CAPACITA MAIS DE 200 PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE VENDAS DA SCHERER E DA PMZ

Treinamento técnico amplia conhecimento sobre transmissão automática e aproxima marca de seus parceiros

A TransTec, marca da Freudenberg-NOK Sealing Technologies, acaba de realizar treinamento técnico para as equipes de vendas da Scherer e da PMZ, reunindo cerca de 220 profissionais. A iniciativa teve como objetivo principal reforçar o conhecimento dos participantes sobre transmissão automática, além de ressaltar os diferenciais dos produtos TransTec, promovendo mais assertividade dos vendedores no atendimento ao cliente.

Durante a capacitação, conduzida por Bruno Santos, gerente de Vendas da TransTec; e Rafael Saito, engenheiro de Aplicação da TransTec, foram apresentados os principais tipos de transmissão automática, seus componentes e aplicações. “A programação do nosso treinamento foi elaborada para oferecer conteúdo técnico de qualidade, com espaço para interação do público e esclarecimento de dúvidas. Com isso, os profissionais estão aptos a identificar de forma assertiva as demandas dos clientes e recomendar o kit de transmissão automática ideal para a manutenção”, comenta Santos.

Visão de longo prazo

Essa ação faz parte da estratégia da TransTec, que visa estreitar relacionamento com seus parceiros e agregar valor à jornada do cliente. “Estamos comprometidos em ir além da entrega de produtos. Nosso foco é construir relações sólidas, baseadas em confiança, conhecimento técnico e excelência no atendimento”, reforça Santos.

Para 2026, a empresa planeja ampliar os treinamentos em parceria com a CAB (Câmbio Automático do Brasil), priorizando abordagens cada vez mais técnicas e voltadas ao consumidor final, ou seja, o cliente dos distribuidores TransTec. “Para isso, vamos incrementar a agenda de capacitação técnica e expandir a nossa participação em feiras e eventos que possam nos auxiliar nesta missão junto aos parceiros e clientes”, conclui o gerente de Vendas da TransTec.

Portfólio TransTec

A TransTec possui três principais produtos para aplicação destinada à transmissão automática. O primeiro deles é o kit de transmissão automática com pistões. Há também o kit de transmissão automática sem pistões e, por último, a empresa disponibiliza somente os pistões. Dessa forma, atende às necessidades específicas desse segmento, o que pode ser considerado um diferencial para o reparador, pois ele não precisa adquirir as peças separadamente para realizar a manutenção dos veículos.

Para obter mais informações sobre a TransTec e seus produtos, clique aqui e acessar o site

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com os seus parceiros, clientes e institutos de pesquisa, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 40 mercados e para milhares de aplicações: selos de vedação, componentes de controle de vibração, não tecidos técnicos, filtros, tecnologias e produtos de limpeza, produtos químicos especiais, produtos médicos, baterias e células de combustível. Forte inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do Grupo. A empresa com mais de 175 anos, vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, proatividade e ação responsável. Em 2024, o Grupo Freudenberg empregou aproximadamente 52.100 pessoas em quase 60 países em todo o mundo e gerou vendas de aproximadamente € 11.9 bilhões. Clique aqui e visite o site

TransTec
Essência Comunicação

terça-feira, 18 de novembro de 2025

CAPTIVA CHEGA PARA IMPULSIONAR O MELHOR MOMENTO DA CHEVROLET EM EVS

Venda de elétricos praticamente dobra a cada ano no Brasil; após o boom dos hatches, a onda agora é dos SUVs

A Chevrolet revela mais detalhes sobre o novo Captiva EV, o quinto lançamento da marca neste ano. O modelo chega ao mercado em sua versão mais sofisticada, equipada com motor elétrico de 201 cv, autonomia de 304 km (ciclo Inmetro) e o avançado sistema Chevrolet Intelligent Driving, que reúne tecnologias de assistência ativa à condução.

Pensado para famílias que buscam um veículo moderno e eficiente, para o uso urbano e em viagens ocasionais, o Captiva EV é um SUV de médio porte que se destaca pelo espaço interno generoso para até cinco ocupantes, conforto de rodagem e excelente relação entre desempenho e consumo de energia em comparação aos modelos de propulsão convencional. Além disso, por ser elétrico, oferece uma condução silenciosa com torque instantâneo e zero emissão.

Com estilo refinado e discreto, o Captiva EV adota uma estética minimalista e inteligente que traduz modernidade sem exageros. O design privilegia linhas elegantes e proporções equilibradas, transmitindo maturidade e solidez — atributos que reforçam a identidade da Chevrolet no universo dos utilitários esportivos.

No interior, o modelo oferece materiais de toque macio, bancos traseiros reclináveis e duas opções de cores internas, reforçando a proposta de elegância. A versão única, Premier, traz acabamento de alto padrão, elementos em preto brilhante e o emblema “black bow tie”, que acentua sua personalidade exclusiva.

“O Captiva EV chega para completar a linha de SUVs elétricos da Chevrolet, em um momento em que a marca consolida sua força como referência em eletrificação no país”, afirma Paula Saiani, diretora de Marketing da GM América do Sul. “Muitos consumidores desejam migrar para um elétrico, mas buscam a qualidade, o suporte e a tradição de uma marca em que realmente confiam.”

O modelo foi desenvolvido com a colaboração dos centros globais de engenharia da Chevrolet e será comercializado em mercados estratégicos da América Latina, México e Oriente Médio, consolidando-se como um dos pilares da expansão elétrica da marca.

Clique na tela e assista o vídeo

No Brasil, o segmento de veículos elétricos praticamente dobra a cada ano desde 2020, devendo beirar as 70 mil unidades até o fim de 2025, impulsionado principalmente pelos modelos mais acessíveis. Depois do boom dos hatches, a onda de crescimento agora se volta para os SUVs, categoria que alia versatilidade, status e apelo familiar.

Dentro da linha de veículos elétricos da Chevrolet, o Captiva EV ficará posicionado logo acima do recém-lançado Spark EUV, que desde a estreia vem ocupando o pódio da categoria. A gama conta ainda com o Blazer EV e o Equinox EV, cujas vendas duplicaram em relação ao ano passado.

Tudo isso reforça o compromisso da Chevrolet com um portfólio cada vez mais moderno, eficiente e alinhado às novas demandas de mobilidade.

O Captiva EV chega às concessionárias habilitadas para EVs a partir de meados de novembro em quatro opções de cores: Azul Búzios, Branco Lençóis, Cinza Diamantina, Dourado Jeri.

Chevrolet
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