quinta-feira, 13 de novembro de 2025

AUTOMOTORES: PRODUÇÃO E VENDAS REPETEM PATAMARES DE OUTUBRO DE 2024, INDICANDO CENÁRIO DE CRESCIMENTO MODERADO EM 2025

Linha de montagem GM Gravataí | Foto: GM Divulgação

O recorte isolado dos índices de outubro é positivo, mas a comparação com o mesmo mês do ano passado indica um cenário desafiador para que o setor automotivo brasileiro continue crescendo no mesmo ritmo dos anos anteriores. O mercado interno, por exemplo, apresentou o resultado mais robusto em 12 meses, com 260,7 mil autoveículos emplacados, alta de 7,2% sobre setembro. Mas em relação ao mesmo mês de 2024, houve retração de 1,6%.

Pelo terceiro mês seguido, a média diária de vendas foi menor que no mesmo período do ano anterior. As 155 mil unidades vendidas desde o início de programa Carro Sustentável, com alta de 20,5% para os modelos habilitados, impediram uma queda maior do varejo de automóveis nacionais, de acordo com o balanço da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. No acumulado do ano, as 2,172 milhões de unidades emplacadas representam alta de apenas 2,2% sobre o mesmo período de 2024, puxada por um crescimento de 9,9% nas vendas diretas e recuo de 3,3% no canal do varejo, impactado pela prolongada alta dos juros.

Até mesmo as vendas de importados tiveram recuo de 1,3% na comparação com outubro de 2024, embora o acumulado do ano ainda registre forte elevação de 8,9%, com 402,1 mil unidades emplacadas. Os modelos vindos da China de destacam pela alta de 52,9%, enquanto os veículos argentinos tiveram baixa de 5,2% nesses 10 meses de 2025.

A produção segue num ritmo um pouco melhor que o de vendas. O volume total foi prejudicado pela paralisação de uma empresa, em função dos danos causados por uma forte tempestade em uma fábrica de motores. Ao todo, 247,8 mil unidades deixaram as linhas de montagem no país, patamar similar ao de setembro deste ano e de outubro de 2024. A produção acumula 2,234 milhões de veículos leves e pesados neste ano, elevação de 5,2%.

Caminhões continuam impedindo um melhor resultado dos números gerais de produção. O volume que deixou de ser produzido nos últimos três meses equivale a um mês inteiro de produção, em tempos de normalidade. A questão dos financiamentos, portanto, segue prejudicando fortemente o mercado de caminhões e o seu ritmo produtivo.

Voltando ao mercado total de autoveículos, nem mesmo as exportações trouxeram bons resultados para o mês de outubro, como vinha ocorrendo ao longo de todo este ano. As 40,6 mil unidades embarcadas em outubro representaram decréscimo de 22,7% sobre setembro. Boa parte dessse recuo se deveu à instabilidade do comércio com a Colômbia, que havia suspendido o acordo de livre comércio, levando a uma queda de 92% nos envios àquele país.

“Felizmente, após forte atuação da Anfavea, das associadas e do governo brasileiro, o acordo com a Colômbia foi renovado por um ano, permitindo que nos próximos meses os embarques sejam regularizados para este que é o terceiro maior destino das importações brasileiras”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea. No total do ano, as exportações para todos os mercados atingiram 471,4 mil unidades, alta de 43,8% sobre o ano passado.

 ANFAVEA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores 

CAIO, ELETRA, SAVAR E WEG MARCAM PRESENÇA NO CONGRESSO DE TRÂNSITO E MOBILIDADE DE GRAMADO (RS)

Caio eMillennium

Evento fechado, com o tema “Educação que Transforma, Integração que Conecta, Segurança que Protege”, espera reunir mais de cinco mil congressistas, nacionais e internacionais

Atuantes no segmento de transporte coletivo, as empresas Caio (carroceria para ônibus urbanos), Eletra (sistemas de tração e chassis de ônibus elétricos), Savar (concessionária da Mercedes-Benz) e a WEG (eletroeletrônicos industriais) combinam suas expertises em mobilidade urbana para participar e patrocinar o 1º Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade de Gramado, que ocorre entre os dias 17 e 19 de novembro, no Serra Park.

Além de fóruns e reuniões, o evento oferece um espaço dedicado à exposição de produtos, onde as marcas apresentarão duas versões dos ônibus elétricos de Porto Alegre (RS), modelos de carroceria eMillennium, nas configurações básico e articulado, com sistema de tração Eletra, baterias, motores e estação de recarga WEG.

Esses veículos, 100% nacionais, são fruto da parceria entre o Consórcio Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG e a Prefeitura de Porto Alegre, que fortalece a atuação da cidade como uma das capitais brasileiras que impulsionam a mobilidade coletiva sustentável no país.

O Congresso, realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), reúne empresas, autoridades políticas e líderes da área de trânsito e mobilidade com o objetivo de impulsionar mudanças reais para um trânsito mais consciente. Além disso, o evento fortalece parcerias e promove debates que salvam vidas, contribuindo para a construção de políticas mais seguras para todos que utilizam as ruas diariamente.

A programação oficial do Congresso pode ser acessada no site do DetranRS

Caio 
Eletra | Mobipress
Savar
Weg

GRUPO MARTINS ADQUIRE 19 CAMINHÕES EXTRAPESADOS MERCEDES-BENZ ACTROS 2045 PARA OPERAÇÃO ATACADISTA E DE DISTRIBUIÇÃO

Após um criterioso processo de avaliação e comparação, o Grupo Martins, considerado o maior atacado distribuidor market place do Brasil, escolheu os caminhões Mercedes-Benz para renovação de frota. Reafirmando uma parceira de mais de 50 anos, o cliente adquiriu 19 cavalos mecânicos extrapesados Actros 2045 e um semipesado Atego 1719, reforçando assim sua frota, que é utilizada para transferência de produtos entre seus centros de armazenamento e distribuição.

A venda desses 20 caminhões foi realizada pelo concessionário Ingá Veículos de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cidade onde a empresa Martins foi fundada em 1953. Essa negociação ocorreu por meio de parceria com a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribudores, que, juntamente com a Mercedes-Benz, oferece condições especiais exclusivas para seus associados. A Ingá Veículos disponibilizou um truck test para o cliente, a fim de demonstrar as características e as vantagens operacionais do Actros 2045 na operação de atacado e distribuição.

“Após um criterioso processo de cotação e comparativo de marcas da mesma categoria, optamos pela Mercedes-Benz. Os veículos demonstraram ótimo equilíbrio entre potência, conforto e tecnologia embarcada, refletindo em menor custo operacional e alta satisfação dos nossos motoristas”, destaca Rubens Batista, CEO do Grupo Martins.

Segundo o cliente, “a escolha foi fundamentada na análise do TCO (Custo Total de Propriedade), que apresentou resultados bastante competitivos, considerando aquisição, consumo, manutenção e também o valor de revenda dos veículos após a sua depreciação. Avaliamos o desempenho dos caminhões como consistente e alinhado às nossas metas de eficiência logística, integrando rotas estratégicas de distribuição e transferência. Esse investimento reforça nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência das nossas operações de transporte”, afirma Rubens Batista.

A frota da Martins é composta por mais de 400 caminhões, sendo cerca da metade da marca Mercedes Benz. A empresa possui Centros de Armazenagem e Distribuição nas cidades de Uberlândia (MG), Camaçari (BA), Hidrolândia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Cajamar (SP).

“Nossa parceria com o cliente vem de longa data, cerca de cinco décadas, com nossos caminhões sempre presentes no dia a dia da empresa, dando suporte ao crescimento contínuo conduzido pelo Sr. Alair Martins, que é uma referência no desenvolvimento do setor atacadista distribuidor no País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Sempre entregamos as melhores soluções para cada nova demanda da Martins, o que ocorreu agora com o Actros e o Atego. Isso reflete, mais uma vez, o nosso compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

“Os caminhões Mercedes-Benz se destacam no mercado pela força, robustez, produtividade e disponibilidade, contribuindo para a rentabilidade desejada pelo cliente”, diz Jefferson Ferrarez. “Além disso, se destacam pelo excelente custo operacional, tecnologia, conforto e segurança, contribuindo para o bem-estar e a produtividade dos motoristas em suas atividades de transporte, tanto na estrada, quanto nas cidades e na logística de distribuição”.

Júlio Locatelli, Gerente Regional do Grupo Ingá, reforça a parceria que o concessionário possui com o Grupo Martins e que já perdura por muitos anos. “Estamos sempre próximos, levando ao cliente todas as tecnologias e inovações dos produtos e pós-vendas da Mercedes-Benz. Ao surgir a demanda para compra dos caminhões, prontamente colocamos nosso Truck Teste à disposição com os modelos Actros e Atego a fim de comprovar e demonstrar ao cliente a confiança e custo benefício dos caminhões da marca, concretizando essa grande venda e reafirmando a parceria junto ao Grupo Martins“.

Actros Evolution 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica ampliam o leque de versões e versatilidade da linha

O atual portfólio de caminhões extrapesados Mercedes-Benz traz um grande destaque muito aguardado no mercado: a oferta de suspensão metálica para os modelos Actros Evolution 2045, 2548 6x2 e 2553 6x2. Com isso, mais uma vez, a marca atende aos pedidos de clientes.

A suspensão metálica com molas trapezoidais interligadas pelo balancim e equipada com suspensor do terceiro eixo, representa um conjunto consagrado no mercado e reconhecido pela sua confiabilidade. A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas. Para as demais operações, o Actros segue oferecendo a suspensão pneumática já conhecida e consolidada. O cliente escolhe o que é melhor para ele.

“Como se vê, com o Actros Evolution, entregamos um caminhão cada vez mais completo para atender necessidades específicas dos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez. “Com a versão de suspensão metálica oferecemos maior robustez ao caminhão, mais vida útil para os componentes do veículo, melhor performance em operações severas, maior eficiência, mais praticidade e mais conforto para o motorista nessas circunstâncias”.

Atego 1719 é oferecido em várias versões ao mercado

A movimentação de carga nas cidades, em curtos trechos intercidades e até em operações de apoio na construção civil e no agronegócio, exige um caminhão versátil, robusto, com boa capacidade de carga e flexibilidade para atender uma extensa e variada gama de aplicações, que podem ir de um simples furgão de alumínio até um comboio de lubrificação para atender máquinas agrícolas. Este é o Atego 1719 versão plataforma, apto a receber todo tipo de implemento utilizado nesses segmentos, apresentando excelente relação custo/benefício.

O Atego 1719 também é oferecido numa versão especial para bebidas, especialmente desenvolvida para essa operação severa. Este modelo vem equipado com diversos itens originais de fábrica que facilitam e reduzem o custo da instalação da carroçaria rebaixada, normalmente utilizada no transporte de bebidas.

A entrega de insumos, tais como pedra e areia, e a remoção de material escavado nas pequenas obras da construção civil requerem um caminhão compacto, robusto, com boa capacidade de carga e ágil no complicado trânsito urbano das cidades. O Atego 1719 K vem configurado de fábrica para operar como basculante, o que facilita muito a implementação e o capacita a atender a operação com resistência e economia.

A mais recente novidade é o Atego 1719 Full Air, que recebe suspensão pneumática nos dois eixos, montada no Centro Técnico de Customização (CTC) da Mercedes-Benz sob encomenda. Esta versão é indicada para o transporte de cargas frágeis e suscetíveis a danos no transporte, como, por exemplo, bebidas, itens de informática, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos médicos e hospitalares, produtos farmacêuticos, entre outros.

A suspensão pneumática total é especialmente útil e vantajosa na distribuição de bebidas, proporcionando segurança, ergonomia e conforto para o motorista e operadores e, ao mesmo tempo, preservando a integridade da carga. O rebaixamento da suspensão durante o processo de entrega facilita o acesso à carga e agiliza o trabalho com conforto e ergonomia, minimizando acidentes e afastamentos.

O Grupo Martins foi fundado em dezembro de 1953, na cidade de Uberlândia (MG), pelo empreendedor e empresário Alair Martins. Desde então, construiu uma história de sucesso, tornando-se uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Atualmente, é considerado o maior atacado distribuidor market place do Brasil, tornando-se um dos maiores atacadistas distribuidores da América Latina. Com mais de 4 mil colaboradores, a Martins atende cerca de 3,1 milhões de clientes em todo o Brasil. Ao longo da sua trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do País, a empresa assumiu o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir disso, a estratégia do Grupo Martins foi organizar-se no chamado Sistema Martins (SIM), que atende às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o Brasil soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Em 2000, a Martins criou a rede de supermercados Smart, que oferece a seus clientes maior rentabilidade por meio de associativismo, com apoio financeiro, tecnológico e comercial, estratégia que leva oportunidade e competitividade a esses varejistas. Com o crescimento da era digital, em 2002, a Martins inaugurou sua rede de comercio eletrônico “efácil”, expandindo seus negócios em todo território nacional

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

MARCOPOLO APRESENTA INÉDITO PROTÓTIPO DE ÔNIBUS URBANO HÍBRIDO ETANOL NA COP30

Fabricante desenvolve soluções sustentáveis para impulsionar o protagonismo do transporte coletivo na redução de emissões

A Marcopolo, multinacional brasileira e líder global em soluções de mobilidade, apresenta um protótipo inédito de ônibus urbano híbrido elétrico/etanol na Casa C.A.S.E., espaço criado para evidenciar e conectar soluções concretas que já estão transformando o Brasil e o mundo durante a COP30. A C.A.S.E. é uma iniciativa articulada por Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale, com o objetivo de posicionar o Brasil como protagonista na agenda climática global e destacar o setor privado brasileiro como articulador de soluções para os desafios relacionados a clima, natureza e pessoas. A participação da Marcopolo reforça seu compromisso com alternativas sustentáveis e viáveis em curto e médio prazos para a descarbonização do transporte coletivo, além de ampliar o uso de tecnologias limpas em diferentes modelos do seu portfólio.

O protótipo híbrido etanol urbano apresentado na COP30 é uma prova de conceito (POC) que combina propulsão elétrica e biocombustível, ampliando a autonomia e elimina a necessidade de infraestrutura de recarga, pois o abastecimento é feito somente com etanol. A solução Híbrida Etanol é Carbono Net Zero, ou seja, o CO₂ emitido pelo veículo é neutralizado pelo resgate de CO₂ no plantio da cana-de-açúcar ou outras fontes de etanol, como milho, sorgo ou trigo. O foco principal é demonstrar a viabilidade da tecnologia híbrida com etanol como solução viável para todos os municípios brasileiros e de implementação quase imediata.

Transporte coletivo como protagonista na redução de emissões

A mobilidade sustentável é essencial para a descarbonização e a qualidade de vida urbana. O deslocamento das pessoas nas cidades é um dos principais desafios para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Um único ônibus pode transportar dezenas de passageiros emitindo até oito vezes menos CO₂ por pessoa do que o transporte individual motorizado, segundo estudo completo da Coalizão dos Transportes, liderada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgado ontem aqui em Belém.

Valorizar o transporte público é um dos caminhos mais eficientes para se alcançar as metas de redução de emissões e reorganizar a mobilidade urbana. “Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia. Envolve qualidade de vida, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, destaca André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

O executo acrescenta que o país ainda precisa avançar em dois aspectos. O primeiro é desenvolver tecnologias e soluções que viabilizem a transição energética e a descarbonização do transporte. O segundo é conscientizar a sociedade sobre a importância de priorizar o transporte coletivo, já que em grandes centros urbanos as emissões do transporte individual motorizado são quase oito vezes maiores do que as do transporte coletivo.

O protótipo híbrido etanol urbano apresentado na COP30 vem na sequência e segue o mesmo princípio do projeto do micro-ônibus Volare Attack 9 híbrido apresentado no ano passado e exposto recentemente na Busworld, na Bélgica, maior evento mundial da indústria do ônibus.

Volare Fly 10 GV movido a biometano e gás natural no Espaço Sustentabilidade Brasil

Além do protótipo híbrido etanol urbano, a Marcopolo apresentou ontem, no Espaço Sustentabilidade Brasil — iniciativa do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB) —, e durante o evento "O Papel do Gás Natural e do Biometano na Transição Energética", organizado pelo Consórcio Brasil Verde, o micro-ônibus Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural, que reduz até 84% das emissões de gases de efeito estufa.

O desenvolvimento do Volare envolveu quatro anos de trabalho e destaca investimentos que a marca vem fazendo no desenvolvimento contínuo de novas tecnologias. Por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente. O modelo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação. O Volare movido a GNV e biometano conta com sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

AUDI REVELA DESIGN PARA A FÓRMULA 1

O Audi R26 Concept antecipa a identidade da marca na Fórmula 1

Cento e quinze dias antes de sua primeira corrida na Fórmula 1, a Audi apresenta em seu Brand Experience Center, em Munique, a prévia de seu novo carro que será a base da empresa na principal competição do automobilismo. Assim como nos futuros modelos de produção, a Audi trará clareza incomparável para as pistas de corrida e muito mais.

Ao entrar no auge do automobilismo, a Audi está fazendo uma declaração clara e ambiciosa”, afirma o CEO da Audi, Gernot Döllner. “É o próximo capítulo na renovação da empresa. A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança em direção a uma Audi mais enxuta, mais rápida e inovadora.”

Segundo Döllner, a Audi está entrando na série de corridas com um plano ambicioso, mas realista: “Não estamos entrando na Fórmula 1 apenas para estar lá. Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que a mudança para a Fórmula 1 é um grande passo e que precisamos fazer as coisas da maneira certa. É preciso tempo, perseverança e questionamento incansável do status quo. Até 2030, queremos lutar pelo título do Campeonato Mundial.”

A equipe de Fórmula 1 liderará a nova identidade da marca Audi

O Audi R26 Concept é uma declaração clara e oferece uma prévia do esquema de cores e do design do primeiro carro de corrida de Fórmula 1 da marca, que será revelado em janeiro. Essa identidade visual é baseada na filosofia de design recentemente introduzida e em seus quatro princípios de design: claro, técnico, inteligente e emocional. “Estamos implementando uma linguagem de design unificadora que reúne todos os aspectos da nossa organização”, afirma Massimo Frascella, diretor de criação da Audi. “Isso torna o projeto de Fórmula 1 pioneiro para a nova identidade da marca, que será lançada no futuro tanto para a equipe de F1 quanto para a Audi como um todo.”

O R26 Concept é uma das primeiras expressões da nova identidade visual da marca. Superfícies gráficas minimalistas, definidas por cortes geométricos precisos, integram-se perfeitamente à geometria do carro de corrida. A paleta de cores apresenta titânio, preto de carbono e o recém-lançado vermelho Audi. Como parte dessa identidade, a Audi também exibirá argolas vermelhas, usadas seletivamente para destacar sua presença na Fórmula 1.

A F1 como palco global para demonstrar o “Vorsprung durch Technik”

O projeto da Fórmula 1 é um carro-chefe estratégico para a Audi, refletindo a reinvenção tecnológica, cultural e empresarial da marca. O objetivo é inspirar clientes e colaboradores. O desenvolvimento e as corridas ocorrem dentro de uma estrutura economicamente atraente: um limite de custos aplicável a todas as equipes garante um orçamento e condições definidas de forma clara, enquanto o alcance global da Fórmula 1 oferece forte exposição da marca e oportunidades de patrocínio.

A Fórmula 1 é uma plataforma esportiva estabelecida globalmente há décadas e, com mais de 820 milhões de fãs, é a competição esportiva mais popular do mundo. Em 2024, cerca de 1,6 bilhão de telespectadores assistiram às corridas. As avaliações financeiras das equipes de Fórmula 1 chegam a bilhões. A futura equipe Audi F1 já tem três empresas globais como parceiras – adidas, bp e a futura parceira Revolut.

Para entrar na Fórmula 1, a Audi adquiriu o Grupo Sauber na Suíça em sua totalidade no início deste ano, criando assim as condições para trazer o fundo soberano do Catar a bordo como investidor. À frente do Projeto Audi F1 estão dois experientes gerentes de Fórmula 1, o ex-diretor da equipe Ferrari, Mattia Binotto, e Jonathan Wheatley (ex-RedBull), que se reportam diretamente ao CEO da Audi, Gernot Döllner. Em termos de pilotos, a empresa está contando com uma combinação de experiência e energia jovem, com o experiente piloto Nico Hülkenberg (Alemanha) e o jovem talento Gabriel Bortoleto (Brasil).

“A Fórmula 1 é mais do que apenas automobilismo”, afirma Jürgen Rittersberger, diretor financeiro da AUDI AG. “É entretenimento, emoção, tecnologia – e é também um desafio. Mas é precisamente essa combinação que nos leva onde queremos chegar: inspirar novos grupos de clientes para a Audi. Com o enorme alcance da Fórmula 1, temos a oportunidade de atrair novos clientes para a nossa marca – especialmente no grupo-alvo mais jovem, onde a Fórmula 1 está a experimentar um rápido crescimento. Graças ao limite de custos, a Fórmula 1 também está mais sustentável financeiramente do que nunca. Quando analisamos o desenvolvimento das oportunidades de patrocínio, as avaliações das equipes e o potencial geral de receita da Fórmula 1, uma coisa fica clara: esse caminho faz todo o sentido para a Audi – também economicamente.”

Da tradição no automobilismo à estreia na Fórmula 1

O automobilismo faz parte do DNA da Audi e sempre foi uma força motriz para o progresso tecnológico e a inovação. Desde o primeiro carro de Grand Prix com motor central até a tração integral quattro no rally, passando pelos motores a diesel, híbridos e elétricos em Le Mans, na Fórmula E e no Rally Dakar, a Audi conduziu todos os projetos de automobilismo ao sucesso com determinação, coragem, perseverança e espírito de equipe, sempre abrindo novos caminhos. O envolvimento da Audi na Fórmula 1 pretende dar continuidade a isso.

O auge do automobilismo é considerado o laboratório de testes mais exigente do mundo. Os curtos ciclos de desenvolvimento, a cadeia de comando mínima e as decisões rápidas têm como objetivo servir de modelo para toda a empresa. Ao mesmo tempo, a Audi está próxima dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e materiais. Graças à concorrência aberta, a Fórmula 1 serve como impulsionadora de tecnologia tanto para a mobilidade elétrica quanto para os combustíveis sintéticos – dois temas que também são altamente relevantes para os modelos de produção. Nessas duas áreas, os regulamentos oferecem grande liberdade e espaço para inovação.

Mudanças de longo alcance nos regulamentos técnicos da Fórmula 1 a partir de 2026 representam uma oportunidade ideal para a Audi, como recém-chegada, entrar no auge do automobilismo. Todos os concorrentes terão que se familiarizar com os novos regulamentos e tecnologias ao mesmo tempo, tanto em termos de chassi quanto de transmissão.

Conquistas marcantes e a jornada rumo à Fórmula 1

Desde a primavera de 2022, a Audi vem desenvolvendo a unidade de potência para a Fórmula 1 em Neuburg an der Donau – o único local operacional de uma equipe de F1 na Alemanha. Ela consiste em um motor V6 de combustão interna (ICE) com cilindrada de 1,6 litros e turboalimentação, um sistema de recuperação de energia (ERS) incluindo armazenamento de energia (ES) e uma unidade geradora de motor elétrico (MGU-K), bem como uma unidade de controle eletrônico (CU-K). Além da unidade de potência, a caixa de câmbio também está sendo desenvolvida em Neuburg. Juntamente com a unidade de potência, elas formam o que é conhecido como powertrain. Os novos regulamentos técnicos para powertrains de F1 se concentram em uma maior relevância para carros de estrada com um novo conceito híbrido. A potência do motor elétrico foi triplicada e, no futuro, estará em um nível comparável ao do motor de combustão, que será alimentado por combustíveis sintéticos a partir de 2026. A Audi vem trabalhando exclusivamente com a empresa britânica bp neste projeto desde 2022.

O desenvolvimento do conceito para o trem de força da F1 “fabricado na Alemanha” começou em 2022. Apenas dois anos depois, o trem de força completo funcionou dinamicamente como uma unidade pela primeira vez em uma simulação de corrida na bancada de testes. Simulações virtuais e ferramentas de desenvolvimento digital são particularmente importantes aqui, pois os regulamentos significam que não será possível testar os novos trens de força em uma pista de corrida até o início de 2026. Assim como no desenvolvimento de produtos da Audi, simuladores de direção dinâmicos, ferramentas digitais e métodos desempenham um papel significativo no processo de desenvolvimento. As primeiras unidades de potência para uso na pista de corrida já foram concluídas e serão enviadas de Neuburg an der Donau para seus respectivos locais a partir de dezembro.

A equipe desenvolve e constrói os carros de corrida na Fábrica de F1 em Hinwil. A localização suíça também é responsável pelo planejamento e execução das operações de corrida. Além disso, um escritório de tecnologia está em operação em Bicester, no Reino Unido, desde o verão de 2025. A presença no chamado “Motorsport Valley” dá à equipe acesso a conhecimentos adicionais sobre F1. Há uma intensa cooperação técnica entre os locais para explorar plenamente as vantagens e oportunidades de uma equipe de fábrica através da integração perfeita da unidade de potência e do chassi.

Primeira corrida na Fórmula 1

A futura equipe Audi F1 fará sua estreia pública completa no lançamento oficial da equipe em janeiro de 2026. Pouco depois, os primeiros testes oficiais com os carros de Fórmula 1 de nova geração serão realizados no final de janeiro em Barcelona, Espanha – ainda a portas fechadas. Durante outros testes no Bahrein (11 a 13 de fevereiro e 18 a 20 de fevereiro), a equipe de fábrica da Audi testará a Fórmula 1 diante do público pela primeira vez, antes da tão esperada estreia da marca no auge do automobilismo, que acontecerá em Melbourne (Austrália) de 6 a 8 de março.

Audi do Brasil

CHEVROLET REVELA O NOME DE SEU INÉDITO SUV CUPÊ

Produzido no complexo industrial da GM em Gravataí (RS), novo modelo será lançado em 2026 

A General Motors vive um momento de forte transformação no Brasil, marcado por importantes avanços e pela renovação completa de seu portfólio. Nesse contexto, a Chevrolet anuncia para 2026 a chegada de um produto surpreendente: o Sonic.

“O novo modelo virá para complementar a gama de veículos da marca e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca, o dos SUVs cupês”, revela Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Esta categoria vem crescendo globalmente e ganhando força ao lado dos SUVs compactos tradicionais. O Chevrolet Sonic surge para atender consumidores que buscam atitude, esportividade e design marcante, aliados à eficiência energética e às tecnologias de conectividade mais desejadas.

O novo SUV será produzido no complexo de Gravataí (RS). A fábrica é reconhecida por sua vocação para veículos de alto volume e tem papel estratégico como polo exportador para a GM na América do Sul.

O Sonic que estreia em 2026 introduz um novo conceito de automóvel e resgata um nome global da Chevrolet, refletindo os planos da marca de oferecer modelos com identidade consistente em diferentes mercados.

Além disso remete à ideia de jovialidade, leveza e modernidade. Tudo isso sem perder a conexão com o legado de confiança e qualidade que a Chevrolet constrói há 100 anos na região.

Mais detalhes sobre design, dimensões, motorização e tecnologias do Chevrolet Sonic serão revelados em breve.

Chevrolet Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas de automóveis do mundo. Os modelos Chevrolet incluem veículos elétricos e a combustão de alta eficiência energética. Oferecem design, desempenho e tecnologias avançadas, incluindo recursos de segurança passiva e ativa, com foco na melhor relação custo-benefício. Mais informações sobre os modelos Chevrolet podem ser encontradas no site Chevrolet

General Motors América do Sul

UMA GRANDE AVENTURA: VIAGEM DE CARRO ELÉTRICO ATÉ A ISLÂNDIA COM O MINI COUNTRYMAN SE ALL4

Totalmente elétrico de Munique à Islândia: uma viagem de carro da Baviera aos Fiordes Ocidentais demonstra que o MINI Countryman SE ALL4, totalmente elétrico, está pronto para a aventura

Em meio à natureza selvagem, o maior modelo da família MINI mostra toda a sua versatilidade – e por que faz jus ao seu nome

Para os amantes da natureza, a Islândia é um verdadeiro destino dos sonhos – e a maneira mais fácil de explorá-la é de carro. Mesmo que muita coisa tenha mudado na terra dos gêiseres, vulcões, geleiras e intermináveis​​cadeias de montanhas, a Islândia sempre oferece uma ou duas aventuras – e o MINI Countryman SE ALL4 também.

São pouco menos de 2.700 quilômetros em linha reta entre Munique e Reykjavik, no sul da Islândia – e um pouco mais até os Fiordes Ocidentais. Por estrada, são cerca de 2.300 quilômetros, mais uma travessia de balsa de dois dias de Hirtshals, na Dinamarca, até Sedisfjödur.

O MINI Countryman SE ALL4 está pronto para o fora de estrada

Além da rede viária da capital, Reykjavik, o asfalto se limita à Ring Road, a forma mais fácil de explorar a ilha. Por isso, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra um desempenho mais robusto do que o SUV familiar normalmente apresenta quando sai de Munique: pneus off-road, bagageiro com estepe no teto, placas de proteção contra areia, pá e macaco fazem parte do pacote de equipamentos essenciais para quem deseja explorar atrações como cachoeiras, gêiseres e fiordes.

Dois motores elétricos para uma tração integral potente.

Com uma autonomia elétrica de até 432 quilômetros, segundo o ciclo de testes WLTP, o potente MINI Countryman inicia a primeira etapa de sua jornada, passando por Hamburgo, na Dinamarca, até o porto de Hirtshals. Os pneus off-road especialmente adaptados aos desafios da ilha e a ampla estrutura do teto praticamente não comprometem a autonomia do MINI Countryman SE ALL4. Com uma capacidade máxima de carregamento de 130 kW, restam menos de 30 minutos para o preparo da rota durante as paradas. Ao percorrer as autoestradas alemãs, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra inicialmente suas qualidades para viagens: dois motores elétricos com potência total de 313 cv e torque de 494 Nm proporcionam uma condução potente. O Driving Assistant Professional permite a condução semiautomatizada para viagens e chegadas mais tranquilas. O espaço adicional no interior redesenhado oferece ao motorista e ao passageiro dianteiro mais conforto nos ombros e cotovelos.

Mar do Norte agitado e longos dias na Islândia

Durante a travessia de ferry de Hirtshals, na Dinamarca, para Sedisfjödur, na Islândia, o Mar do Norte estava excepcionalmente agitado, com uma tempestade considerável e ondas de mais de oito metros. O tempo na chegada à Islândia estava pior do que o esperado: neve fraca, nuvens baixas e temperaturas abaixo de zero. No entanto, após o início da etapa rumo ao interior, as paisagens já impressionantes de rocha vulcânica tornaram-se ainda mais dignas de serem admiradas. O sol de verão, que parecia não ter fim, venceu a batalha contra a noite – e assim o Countryman chegou ao hotel pouco depois da meia-noite, sob um sol radiante, após uma longa primeira etapa no continente islandês.

MINI Countryman: Carisma que desafia lama e poeira

Logo cedo na manhã seguinte, por volta das cinco horas, o MINI Countryman SE ALL4, já bastante sujo, parte para o desafiador trecho final da Rota 622 – uma das estradas mais exigentes e perigosas dos Fiordes Ocidentais, com uma passagem particularmente espetacular por um terreno pedregoso junto à água, transitável apenas na maré baixa.

Com sua pintura "Azul Incandescente", detalhes em bronze graças ao Pacote de Acabamento Favorito, pneus todo-terreno e rack de teto, o MINI Countryman SE ALL4 chama a atenção e se torna um assunto de conversa na estrada. Poeira e lama nas estradas acidentadas não diminuem seu brilho ao longo da jornada.

Relaxado e elétrico na costa acidentada da Islândia

O MINI Countryman totalmente elétrico domina com facilidade prados verdejantes, pedregulhos sombrios ou caminhos estreitos com beirais e travessias de água. Um ritmo moderado fora de estrada praticamente não afeta a autonomia elétrica. Aqui e ali, ele toca o chão, raspando a grama, enquanto as vistas para o mar e para a costa íngreme se tornam cada vez mais espetaculares. O MINI Countryman é tenaz, confiante e totalmente elétrico enquanto enfrenta a estreita e desafiadora Rota 622, cujas condições foram ainda mais dificultadas pelas chuvas das últimas semanas.

O MINI Countryman sabe como encarar a aventura

Vindo do Sul, nada funciona pouco antes do trecho litorâneo da Rota 622: onde as ondas e o clima levaram tudo, a infame estrada se torna intransitável para qualquer veículo. Nem pás, bandejas de areia e macacos hidráulicos resolvem. E, no entanto, entre Munique e a Islândia, o MINI Countryman SE ALL4 prova que faz jus ao seu nome – mesmo sendo totalmente elétrico.

BMW GroupCom suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países. Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso

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RODRIGO BONATO É O NOVO VICE-PRESIDENTE DE VENDAS E MARKETING DA JOHN DEERE PARA A AMÉRICA LATINA

Rodrigo Bonato

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, anuncia Rodrigo Bonato como novo vice-presidente de Vendas e Marketing para a América Latina. Ele sucede a Antonio Carrere, que encerra um ciclo marcante após anos de relevantes contribuições para o fortalecimento da companhia e o crescimento dos negócios na região.

Bonato ingressou na John Deere em 2003 e, desde então, construiu uma sólida trajetória nas áreas Comercial, de Marketing e Suporte ao Cliente. Com experiência internacional e ampla vivência em diferentes divisões da empresa, liderou projetos estratégicos nos mercados do Brasil e dos Estados Unidos, além de ter sido responsável por iniciativas de pós-venda e soluções inteligentes que aproximam tecnologia e produtividade no campo.

“Assumo essa nova responsabilidade em Vendas e Marketing dando continuidade a uma história de grandes líderes, com o compromisso de continuar servindo aos nossos clientes. A John Deere tem um papel fundamental no avanço da agricultura e da infraestrutura na América Latina, e seguirá inovando para oferecer soluções que realmente transformem os negócios e promovam o desenvolvimento sustentável da região”, destaca Bonato.

Com a transição, Rodrigo Iglesias passa a ocupar a posição de diretor de Pós-Venda e Suporte ao Cliente para a América Latina, sucedendo a Bonato. Iglesias ingressou na John Deere em 2017 e teve papel essencial na consolidação da estrutura de pós-venda e nas estratégias de suporte ao cliente, contribuindo para elevar a excelência do atendimento e a experiência dos usuários em toda a região.

Essas mudanças reforçam o compromisso da John Deere com a inovação centrada no cliente, a liderança tecnológica e o crescimento sustentável da América Latina.

John Deere - Não importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais. Para mais informações sobre a Deere & Company, clique aqui e acesse o site

John Deere
CDI Comunicação

IVECO BUS ANUNCIA MAURÍCIO YAMAMOTO PARA A LIDERANÇA DA MARCA NA AMÉRICA LATINA

Com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, executivo traz trajetória sólida e internacional, contribuindo no fortalecimento e expansão da marca na região

Maurício Yamamoto

A IVECO BUS anuncia Maurício Yamamoto como novo head da Unidade de Negócios de Ônibus na região. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas, marketing, pós-vendas, engenharia e desenvolvimento de negócios no setor automotivo, especialmente em veículos comerciais, Maurício traz uma trajetória sólida e internacional.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP, com MBA na FGV e especialização em Tecnologia e Inovação pelo MIT, o executivo acumula experiências profissionais no Japão, Alemanha, Colômbia e México.

“Estou muito entusiasmado com este novo desafio e com a oportunidade de contribuir para o fortalecimento e expansão da IVECO BUS na América Latina. Minha missão é garantir que continuemos a oferecer produtos e serviços de alta qualidade, sempre atentos às necessidades dos nossos clientes e às tendências do mercado”, afirma Maurício.

Para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, a sua chegada marca um novo momento para o negócio de ônibus da marca. “Sua experiência em desenvolver novos mercados e sua abordagem flexível e focada em resultados serão essenciais para estabelecer parcerias e relacionamentos estratégicos com clientes”.

Maurício Yamamoto se reportará diretamente a Claudio Passerini, presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Iveco Group.

IVECO BUS
Rede Comunicação de Resultado

terça-feira, 11 de novembro de 2025

MG MOTOR CHEGA OFICIALMENTE AO BRASIL

Marca britânica com mais de 100 anos de tradição inaugura nova era da mobilidade premium no país com portfólio de veículos eletrificado

A MG Motor, marca britânica com mais de um século de história, oficializa sua chegada ao Brasil. Após meses de expectativa para a estreia da montadora, a MG dá início à sua primeira operação direta no país, fortalecendo estrategicamente sua presença na América Latina e marcando um novo e empolgante capítulo para a indústria automotiva brasileira.

A marca combina seu legado de paixão, design, DNA esportivo e ousadia com a força global, inovação e tecnologia de ponta da gigante automotiva SAIC Motor, uma das 10 maiores empresas automotivas do mundo. Com veículos que unem sofisticação, alta potência, esportividade, design, tecnologia, conectividade e eficiência energética, a missão da marca é oferecer aos consumidores brasileiros uma experiência única e emocionante ao dirigir, posicionando seus produtos como alternativas premium, eletrificadas e modernas.

“O Brasil é um mercado muito importante para a MG, pois além de uma superpotência na América Latina, representa uma oportunidade única para mostrarmos a força da marca em um país onde a indústria automotiva sempre teve papel fundamental”, diz Gang Wu, CEO da MG Motor para América do Sul. “E por se tratar de um setor que está em constante evolução, queremos que o público brasileiro vivencie essa nova fase da mobilidade eletrificada com a MG, unindo a nossa tradição e elegância ao que há de mais avançado em inovação e tecnologia da SAIC Motor”.

Com uma estratégia visionária para o seu início, a marca britânica traz ao Brasil três modelos de carros eletrificados, MG Cyberster, MG S5 e o MG4, e trabalha para abrir 24 concessionárias até o fim de 2025, em parceria com 12 grupos com vasto conhecimento sobre o mercado brasileiro, localizadas em todas as capitais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, além do interior do estado de São Paulo. Já para 2026, o plano prevê uma expansão para 70 lojas em operação em todas as regiões do país.

Além disso, a marca chega ao Brasil com estoque robusto de peças para que sua rede de concessionárias possa atender com agilidade aos clientes brasileiros.

“Nosso planejamento de chegada ao mercado brasileiro envolve um portfólio de veículos 100% eletrificados nesse primeiro momento, totalmente pensado para os interesses do consumidor brasileiro. Esse é um primeiro passo de nossa jornada na região e reforça o nosso compromisso de longo prazo com o Brasil”, comenta Flavio Guzmán, diretor de Marketing, Produto, Marca e PR.

Os pioneiros do portfólio brasileiro

MG Cyberster

Como símbolo do legado esportivo da marca, o MG Cyberster, roadster 100% elétrico com design inspirado nos clássicos conversíveis da MG, combina elegância com alto desempenho. Equipado com tração inteligente (integral sob demanda), o Cyberster entrega potência de até 510 cv, torque de 725 Nm e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. Ele oferece uma autonomia de 342 km (padrão Inmetro), freios de alto desempenho Brembo e tempo estimado de recarga de 38 minutos de 10% a 80% (com carregamento rápido em 150 kW).

Já seu interior prioriza um cockpit imersivo com três telas, com painel de comando digital e acabamentos em couro para o maior conforto. O modelo também chama a atenção por suas portas que se abrem em tesoura e pela abertura da capota elétrica em apenas 10 segundos.

Enquanto isso, o MGS5 combina a versatilidade de um SUV com alta eficiência e desempenho. O modelo é impulsionado por um motor elétrico com potência de até 305 cv e torque de 350 Nm. Com tração traseira, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, tem autonomia de 351km (padrão Inmetro) e carregamento rápido de 10% a 80% em 26 minutos. Disponível na versão Luxury, conta com o sistema One Pedal Drive e eficiência energética otimizada, proporcionando uma condução mais intuitiva e agradável no dia a dia. Ele se destaca, também, por seus sete airbags, abertura do porta-malas sem toque e teto-solar panorâmico.

MGS5

Além disso, o modelo foi desenvolvido sobre a Plataforma Modular Escalável (MSP) da MG, reconhecida mundialmente por sua capacidade de adaptação a múltiplas configurações de veículos e sistemas elétricos. A versão brasileira traz um chassi leve e equilibrado, garantindo estabilidade e conforto ao dirigir, também com porta-malas ampliado para facilitar o carregamento de bagagens maiores, com capacidade de até 1.141 litros. Já seu painel e central multimídia são equipados com telas grandes, recursos inteligentes e interface de usuário intuitiva para melhor assistência ao motorista.

MG4

O MG4 é o hatch elétrico urbano que chega como a proposta inovadora e altamente competitiva: facilitar o acesso à inovação, com qualidade premium, exterior e interior com design robusto e conectividade. Também projetado sobre a plataforma modular MSP, a versão 2025/26 do modelo acaba de ser lançada globalmente e chegará primeiro em solo brasileiro, o que demonstra a importância do Brasil para a companhia. Ele oferece autonomia de até 279 km (padrão Inmetro), potência máxima de 435 cv, torque de 600 Nm, carregamento rápido, alcançando de 30% a 80% em apenas 22 minutos, e pode chegar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Graças ao seu motor elétrico potente, distribuição de peso equilibrada, tração traseira e centro de gravidade baixo, proporcionando uma excelente dirigibilidade, o MG4 também oferece conforto e praticidade para o dia a dia. Disponível na versão Xpower, ele tem capacidade de porta-malas de aproximadamente 350 litros, que pode chegar a cerca de 1.165 litros com os bancos traseiros rebaixados, o que garante conforto para passageiros e flexibilidade para bagagens, tornando-o ideal tanto para trajetos urbanos quanto para viagens mais longas.

Os modelos MG Cyberster, MGS5 e MG4 contam com o MG Pilot, um pacote de segurança ativa ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) que inclui recursos avançados de assistência ao motorista, como Controle de Cruzeiro Adaptativo, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistente de Permanência em Faixa e Frenagem Automática de Emergência, garantindo maior proteção e tranquilidade durante a condução. Além disso, há também o iSmart4, sistema de conectividade próprio que permite que os proprietários de veículos MG possam controlar e monitorar remotamente o carro por meio de seus smartphones. Entre suas funções, estão:

  • Verificação de status do veículo (nível de bateria, pressão dos pneus), acionamento de travas e controle do ar-condicionado de forma remota, localização do carro, planejamento de viagens e agendamento de carregamento.
  • Consulta à previsão do tempo e abertura de aplicativos de entretenimento como Spotify, YouTube e TikTok diretamente no veículo por comando de voz próprio da MG.

Disponibilidade e preço

O MG Cyberster, com preço de R$ 499.800,00, o MG4 XPower, com preço promocional de R$224.800,00 e o MGS5 Luxury, com preço promocional de R$ 219.800,00 chegam às concessionárias representantes da marca a partir de novembro de 2025, de maneira gradual.

Todos possuem garantia de 7 anos para o carro e 8 anos para a bateria, conexão 4G embarcada e road assistance 24 horas, ambas por 2 anos sem custo. Além disso, como condição especial para o lançamento, os clientes irão ganhar um Wallbox para instalação residencial, de 7 kW, e o carregador portátil de 3,4kW para uso no veículo, e taxa 0%.

A MG Motor é uma marca britânica com mais de um século de tradição. Combinando design moderno, engenharia avançada, tecnologia de ponta e inovação, a MG Motor oferece veículos que se destacam no mercado global. Clique aqui, visite o site, e saiba mais

MG Motor
Burson

NISSAN INICIA SEGUNDA FASE DE PROJETO SOCIAL PIONEIRO PARA FORMAÇÃO EM MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS

Em parceria com Firjan SENAI Resende, iniciativa prevê um investimento de R$ 3,3 milhões até 2030

Foto: Cris Oliveira | Divulgação

A Nissan iniciou a segunda fase do “Projeto de Formação Profissional para Manutenção de Veículos Eletrificados”, por meio do qual a fabricante japonesa de automóveis vai destinar R$ 3,3 milhões até 2030 para a formação de jovens e adultos do sul do estado do Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro curso no país a oferecer esta formação profissionalizante de forma gratuita.

Após formar 35 agentes públicos para atuar em situações de emergência com veículos eletrificados, que exigem um protocolo diferente dos modelos a combustão, o projeto desenvolvido em parceria com Firjan SENAI Resende deu início às aulas das primeiras turmas de jovens e adultos das cidades de Quatis e de Resende, região onde fica o Complexo Industrial da Nissan.

“Em fevereiro de 2026, será aberta a terceira turma, desta vez para alunos do município de Barra Mansa. O objetivo é formar 300 jovens e adultos, das três cidades do Sul Fluminense, além de 150 agentes públicos”, afirma Ana Genaro, Gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil.

O curso, com duração de 360 horas, é ministrado pela Firjan SENAI Resende por instrutores especialmente treinados pela equipe da Nissan. Os professores passaram pelo Centro de Treinamento de Jundiaí, em São Paulo, local onde a empresa qualifica os profissionais da sua rede de concessionários.

Na primeira fase do projeto, a Nissan construiu na Firjan SENAI de Resende um laboratório equipado com duas unidades do veículo 100% elétrico Nissan LEAF. Os carros são utilizados em aulas teóricas e práticas pelos alunos do curso profissionalizante, reconhecido pelo MEC.

Em maio deste ano, o projeto recebeu destaque no prêmio AB Diversidade e ESG. Organizado pela Automotive Business, a premiação reconhece as empresas e iniciativas do setor automotivo com as melhores práticas e resultados nessas áreas no país.

Guiados pelo plano global Ambition 2030, a Nissan busca contribuir para um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo, com forte compromisso em promover o desenvolvimento local das comunidades onde está inserida. Ao ser pioneira no país em investir neste tipo de formação profissionalizante de forma gratuita, a fabricante japonesa busca aumentar a empregabilidade, a inclusão social dos jovens e adultos da região Sul Fluminense, e contribuir para a sustentabilidade e desenvolvimento econômico das comunidades.

Por meio das iniciativas do “Projeto de Manutenção de Veículos Eletrificados” a Nissan reforça também seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através da oferta de um projeto que reforça o ODS relacionado à Educação de Qualidade (ODS4) e à promoção do Trabalho Descente e Crescimento Econômico (ODS8).

Nissan Brasil

ROTA SUSTENTÁVEL COP 30 REGISTRA REDUÇÃO DE 99% NAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NOS TESTES COM BIOCOMBUSTÍVEL 100% EM MOTORES MERCEDES-BENZ EURO 6

Segundo cálculos preliminares obtidos na caravana “Rota Sustentável COP30”, essa redução foi alcançada dentro do conceito do “tanque à roda”, no resultado auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, coletaram dados expressivos nos testes comparativos para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30” percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), sede da COP30.

O objetivo dessa ação é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que equipam dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 e dois ônibus O 500 RSDD 8x2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.

De acordo com cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação com biocombustível 100% em motores Euro 6 dentro do conceito do “tanque à roda”. Isso acontece porque o biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de virar combustível.

Examinando o ciclo completo do “poço à roda”, que considera da produção do combustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e.

“É importante ressaltar que o porcentual de redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e só não é maior porque o Brasil já utiliza B15 como combustível comercial”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso significa que o veículo abastecido com Be8 BeVant® deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e se rodar os 700 mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6)”.

“Essa avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8 porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de passageiros”, diz Luiz Carlos Moraes. “Um projeto arrojado, que uniu duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a descarbonização do transporte”.

“Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização. O objetivo de demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto que passamos”, destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.

“Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant® são menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma solução imediata e acessível para as transportadoras de cargas e de pessoas no Brasil“, diz Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

Além dos 4 mil quilômetros dos testes comparativos, a parceria da Mercedes-Benz com a Be8 inclui também a exposição do Actros Evolution 2553 6x2 abastecido com BeVant no estande da Be8 na Green Zone, área de atividades da COP30. Assim, durante os dias do evento, de 10 a 21 de novembro, essa solução será apresentada a autoridades, especialistas, visitantes e mídia internacional.

Instituto Mauá de Tecnologia realizou as medições de CO2e

Durante os testes da “Rota Sustentável COP30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant® e o diesel B15 dos quatro veículos ficaram a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.

Os cálculos comparativos de emissões de CO2e foram suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis, que mensuraram os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant®, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.

A proposta metodológica seguiu padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e utilizou dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, o que garantiu rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.

“A participação do Instituto Mauá de Tecnologia na Rota Sustentável da COP 30 mostra a importância da aplicação prática de nossa expertise em ensaios veiculares e avaliação de combustíveis. A Mauá assegura a credibilidade dos resultados, adotando uma metodologia baseada em medições comparativas em condições reais de uso. Iniciativas como esta reforçam a relevância da pesquisa aplicada para orientar políticas públicas e decisões estratégicas voltadas à eficiência energética e à inovação tecnológica no setor de transportes”, comentou Renato Romio, chefe da divisão de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Iniciativa reafirma o compromisso da Daimler Truck e da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade ambiental

“Em parceria com a Be8, nessa caravana, buscamos testar a eficiência operacional e ambiental do biocombustível 100% nos motores Euro 6 de nossos caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha da marca num percurso longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte”, diz Luiz Calos Moraes.

Como uma empresa do Grupo Daimler Truck, a Mercedes-Benz do Brasil vem trabalhando pela neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas operações, visando a redução de emissões e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, conforme princípios do Acordo de Paris. “Iniciativas como a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a Daimler Truck – e aqui no Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado arduamente para ajudar a transformar o transporte de carga e passageiros. Para nós, sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos”, ressalta Moraes.

Potencial de redução de emissão de CO2 equivalente

A Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir que o uso comercial do Be8 Bevant® seja seguro para os seus clientes, eficiente e regulamentado. Os frotistas que demonstrarem interesse no uso do Be8 BeVant e que possuam frota com a motorização BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e orientação de manutenção.

Hoje os veículos Mercedes-Benz no Brasil já estão autorizados a usar até B20 – e continuaremos avaliando os testes até o B100, apoiando nossos clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP. Importante ressaltar que a Mercedes-Benz não recomenda o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das nossas equipes de testes.

Caminhões Actros e ônibus O 500 RSDD na Rota Sustentável COP 30

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 deram início, no dia 20 de outubro, à “Rota Sustentável COP30”. O ponto de partida dessa viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Após paradas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 23, e em Brasília (DF) no dia 30, o destino final foi o Pará, passando por Belém, sede da COP30, e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos por estradas brasileiras.

Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, foram utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles abastecido com biocombustível Be8 BeVant e o outro com o diesel B15 comercial.

O mesmo comparativo foi efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSDD 8x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com Be8 BeVant e diesel B15 comercial.

Be8 BeVant®

O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; e maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.

O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.

É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

Mercedes-Benz do BrasilPresente no País há mais de 69 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia inaugurou, em Iracemápolis (SP), o seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais. No ano seguinte, lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de óxidos de nitrogênio e em 50% as de material particulado. A Empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas. Ainda em 2024, a Empresa anunciou ao mercado a produção do seu ônibus elétrico articulado, o eO500UA, e apresentou para o segmento de caminhões o novo Accelo, o novo Atego, a nova e melhorada versão do seu caminhão Actros Evolution e anunciou testes com os caminhões elétricos eActros e o eCanter nas frotas dos seus clientes em 2025. A Empresa também conta com um Centro de Distribuição de Peças em Itupeva (SP) e um Centro de Treinamento em Atibaia (SP), além de ser abastecida 100% por energia verde por meio de uma operação/parceria com a Raizen Power

Mercedes-Benz do Brasil