quarta-feira, 7 de maio de 2025

APLICATIVO DA CHEVROLET GANHA RECURSOS INÉDITOS E REFORÇA O MAIS AVANÇADO PACOTE DE CONECTIVIDADE AUTOMOTIVA

Nova versão do aplicativo myChevrolet app estreia interface renovada, comandos mais rápidos e funcionalidades exclusivas, como ajuste remoto da temperatura da cabine de EVs

A Chevrolet apresenta a nova geração do myChevrolet app, que chega ao mercado brasileiro com a missão de transformar a relação entre o motorista e o veículo por meio de uma experiência mais fluida, intuitiva e personalizada. A atualização reforça o papel da marca como referência em mobilidade conectada e antecipa as tendências globais de digitalização no setor automotivo.

Com novo layout, ícones maiores e redistribuição inteligente das funcionalidades, o app está agora até duas vezes mais rápido e ocupa 60% menos espaço de memória nos smartphones. A evolução se estende também à conectividade entre veículo e motorista, com novos recursos criados especialmente para os modelos elétricos da marca - o Blazer EV e o Equinox EV.

Esses modelos passam a contar com ajuste remoto da temperatura da cabine pelo celular, além de exibição da autonomia em tempo real, status da recarga da bateria e planejamento de rotas com base em pontos públicos de carregamento.

Para todos os modelos equipados com OnStar ativo, o aplicativo também passa a oferecer acesso à loja virtual de peças e serviços, consulta facilitada ao manual do veículo, e cadastro de novos veículos por imagem do chassi (VIN), sem a necessidade de digitação.

O aplicativo receberá em breve outras funcionalidades. Entre elas está o sistema de notificações inteligentes, inspirado em apps bancários, que alerta o usuário em tempo real sobre comandos executados, falhas identificadas ou qualquer evento relevante relacionado ao veículo — com possibilidade de personalização dos tipos de aviso. Outra novidade será o botão para atendimento via WhatsApp com a central Chevrolet.

“Veículos conectados e sistemas inteligentes estão entre os principais vetores de transformação digital da indústria automotiva. Com a nova geração do myChevrolet app, entregamos uma experiência alinhada ao que há de mais avançado globalmente. Ele não apenas acompanha o motorista — ele antecipa suas necessidades e se integra à sua rotina”, diz Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Com mais de 10 milhões de comandos remotos realizados só em 2024, o myChevrolet app já se consolidou como o aplicativo do gênero mais utilizado do país, reforçando o papel estratégico do smartphone como ponto de conexão entre a marca, o cliente e o carro.

As principais funcionalidades do app incluem

Comandos remotos via smartphone

  • Ligar o motor à distância (com pré-climatização da cabine)
  • Travar e destravar portas
  • Acionar faróis e buzina para localização
  • Verificar nível de combustível ou carga da bateria
  • Monitorar a pressão dos pneus e vida útil do óleo
  • Agendar serviços, consultar o manual e localizar concessionárias
  • Localização em tempo real para acompanhar o deslocamento
  • Diagnóstico dos principais sistemas do carro

Recursos da plataforma OnStar

  • Atualizações de software via internet (OTA)
  • Atendimento automático em acidente
  • Apoio à recuperação veicular em caso de furto
  • Alerta de manutenção
  • Notificação de recarga da bateria
  • Wi-Fi nativo com antena externa amplificada, para até 7 dispositivos

Compatível com veículos equipados com o sistema OnStar, o novo myChevrolet app já está disponível para download nas principais lojas de aplicativos para sistemas Android e iOS. O acesso às funcionalidades varia conforme o plano contratado e a tecnologia do veículo, sendo que os carros novos contam com período gratuito de experimentação.

Chevrolet
General Motors América do Sul

CUMMINS EQUIPA NOVO ROLO COMPACTADOR DA DYNAPAC CP28 E ELEVA PADRÃO DE EFICIÊNCIA NO ASFALTO

Parceria estratégica impulsiona lançamento do equipamento com desempenho superior, baixa manutenção e foco em produtividade

Dynapac CP28 equipado com motor Cummins QSF 4.5

A Cummins Brasil anuncia sua participação no mais novo projeto da Dynapac, fornecendo o motor QSF4.5 de 130 hp ao rolo compactador pneumático CP28, lançado no último dia 29 de abril na fábrica da empresa em Sorocaba (SP). O modelo marca uma evolução no portfólio da Dynapac no Brasil, reunindo inovação, eficiência energética e robustez para aplicações de pavimentação - agora com a motorização de maior densidade de potência entre os motores de 4 cilindros disponíveis no país.

A nova solução substitui os modelos CP2700 e CP2100, que também utilizavam motores da Cummins. O CP28, no entanto, representa um avanço tecnológico ao incorporar o motor QSF4.5 MAR-I, desenvolvido localmente com engenharia dedicada e sistema de combustível da DENSO, como parte da estratégia conjunta de nacionalização. O pacote de cooling, os furos de bloco, os suportes de içamento e demais interfaces também foram customizados para atender aos requisitos específicos do novo equipamento.

A escolha do sistema de combustível DENSO reflete uma decisão estratégica da Cummins para o projeto, trazendo uma solução alinhada à proposta da Dynapac de oferecer um equipamento robusto, confiável e eficiente. “O CP28 é resultado de uma engenharia colaborativa que garantiu desempenho, eficiência e robustez desde o início do projeto. Mantivemos o mesmo range de potência e torque que o cliente exigia, com um motor de fabricação nacional, pronto para atender aos desafios do setor com confiabilidade e alta performance”, reforça Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil.

Alexandre Sylos, gerente geral da Dynapac, destaca que a escolha pelo motor Cummins QSF4.5 foi estratégica para garantir alto desempenho. “O QSF4.5 trouxe ganhos concretos em diversos aspectos da operação: mais potência, mais torque, menor consumo de combustível e manutenção descomplicada — atributos valorizados por nossos clientes. Isso se traduz em maior autonomia, menos paradas e mais produtividade no dia a dia da obra. Além do desempenho, o motor também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, atendendo às exigências de emissões.”

O rolo compactador Dynapac CP28 se destaca por oferecer uma operação precisa, silenciosa e com foco na produtividade. Seu design foi totalmente redesenhado para melhorar a experiência do operador, com nova cabine mais espaçosa e confortável, que pode ser removida para facilitar o transporte em containers. O chassi também foi otimizado, contribuindo para a visibilidade e agilidade nas manobras. O equipamento conta ainda com um display colorido de 7” com tela sensível ao toque, que amplia a interface de controle e monitoramento da máquina. A suspensão dianteira e traseira garante o contato constante dos pneus com o solo, resultando em maior qualidade de compactação e acabamento superficial.

O modelo também se diferencia pela maior sobreposição dos pneus no mercado, de 45 mm, e pelo sistema de lastro com flexibilidade ampliada, patenteado pela Dynapac, que proporciona mais versatilidade operacional e um excelente acabamento final. O sistema “Air on the Run” infla todos os pneus de 0 a 120 psi em até 12 minutos, otimizando o tempo de operação no canteiro de obras.

Além da robustez e da eficiência operacional, o CP28 reforça o compromisso com a sustentabilidade. O modelo incorpora tecnologias, como o EcoMode, que ajusta a rotação do motor para operar na menor faixa possível sem comprometer o desempenho, e o EcoSave, que desliga automaticamente a máquina após um período de inatividade. Essas soluções contribuem de forma significativa para a redução no consumo de combustível e nas emissões de gases poluentes.

Segundo Sylos,  a expectativa com o lançamento é alta. “Nosso objetivo é fornecer aos clientes uma máquina que maximize a eficiência em projetos de pavimentação, garantindo alta produtividade, segurança e um menor impacto ambiental, contribuindo para o sucesso de seus negócios de forma sustentável e eficiente”, reforça a empresa.

O CP28 é indicado para atividades de compactação e acabamento do asfalto, contribuindo para aumentar a resistência à infiltração de água, o que melhora a durabilidade do pavimento e a segurança do tráfego. A disposição alternada dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro proporciona uma compactação uniforme, sem deixar marcas sobre o pavimento, resultando em acabamento seguro e de alta qualidade.

A Cummins segue como parceira tecnológica da Dynapac em diferentes aplicações no Brasil, fornecendo motorização para uma variedade de equipamentos — entre eles, Compactadores Pneumáticos, Rolos Tandem de Asfalto, Rolo Combinado, Compactadores de Solo e Compactador de Trincheira —, reforçando sua presença estratégica no setor de construção pesada e infraestrutura.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

TIME DE PROMOÇÃO DE VENDAS DA CORTECO VISITA CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM SALTO, INTERIOR DE SÃO PAULO

Com a iniciativa, os profissionais conheceram todo o sistema e processo logístico do CD da empresa, desde a entrada dos produtos até a operação de entrega ao mercado

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, acaba de reunir o time de promoção de vendas, com representantes dos seguintes estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco, em seu Centro de Distribuição, situado em Salto, no interior de São Paulo.

A equipe fez uma imersão pelo CD, acompanhando de perto a operação logística das peças, totalmente digitalizada, desde o recebimento, a armazenagem até a saída para o mercado. Ao chegarem ao Centro de Distribuição, todos os produtos são conferidos por um sistema de código de barras. Na sequência, seguem para montagem dos kits, nos quais, os profissionais contam com layouts padrão, que orientam a montagem de cada um deles. Depois disso, são embalados e passam novamente pelo processo de código de barras para serem estocados em prateleiras previamente indicadas pelo sistema.

Na expedição, novamente, passam por uma conferência, em um local, semelhante a uma caixa de supermercado, com código de barras para averiguação de todos os produtos. Ao serem liberados para o transporte, a nota fiscal também é conferida pelo código de barras do sistema.

“Esse tour com o nosso time de promoção de vendas foi uma ótima oportunidade para entenderem detalhadamente todo o funcionamento do nosso CD. Acreditamos que foi uma iniciativa estratégica para que todos os profissionais estejam alinhados quanto ao processo, além de contribuir com o aprimoramento em todo o trabalho do time no cotidiano”, avalia Ricardo Piffer, diretor de Vendas e Operações da Corteco.

A Corteco é um dos principais fornecedores de componentes para o Aftermarket Automotivo, possui fábricas e centros de distribuição em mais de 15 países diferentes e fornece mais de 26.000 produtos com qualidade OEM. Oficinas independentes confiam nas peças de reposição Corteco e, portanto, se beneficiam da qualidade original da Freudenberg. Para obter mais informações sobre a Corteco e seus produtos, basta acessar o site, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).

Corteco
Essência Comunicação

terça-feira, 6 de maio de 2025

NOVA SOLUÇÃO UNIFICA OPERAÇÃO DE RECARGA ELÉTRICA E REDUZ COMPLEXIDADE PARA POSTOS E FROTAS NO BRASIL

Com a expansão da mobilidade elétrica no Brasil, cresce também a demanda por soluções de recarga que sejam práticas, escaláveis e integradas à rotina de operação de empresas. É nesse cenário que chega a América Latina, o Konect, ecossistema de recarga da Gilbarco Veeder-Root que reúne infraestrutura física e sistema de gestão digital em uma única plataforma, pensada tanto para ambientes comerciais como postos de combustíveis e lojas de conveniências, quanto para segmentos industriais como setores logísticos e mineração.

A proposta é simplificar a instalação e o gerenciamento dos pontos de recarga, permitindo que estabelecimentos interessados em oferecer o serviço não precisem lidar com múltiplos fornecedores, tecnologias isoladas ou processos complexos de integração. A solução abrange desde o planejamento até a operação contínua, auxiliando empresas do setor a converter-se em um operador de ponto de recarga elétrica da maneira mais simples e ágil possível.

Integração com estruturas já existentes

Um dos principais diferenciais do Konect é a compatibilidade com os sistemas que já fazem parte do ecossistema atual de abastecimento de combustíveis fosseis. A plataforma cria sinergia com diversas partes já existentes neste ecossistema, como terminais de pagamento, controle de abastecimento, programas de fidelidade e gestão de frota. Dessa forma, o serviço de recarga pode ser incorporado à rotina do negócio com impacto mínimo na operação.

A plataforma também oferece suporte técnico e consultoria para adequação elétrica, escolha dos pontos de recarga, instalação e manutenção. A arquitetura é modular, permitindo que a estrutura cresça conforme a demanda.

Gestão de energia e controle operacional

Além do hardware, o Konect conta com um sistema digital que centraliza o controle da operação. É possível monitorar o uso, acompanhar o consumo de energia em tempo real, definir prioridades de carregamento e programar manutenções. A solução também é compatível com fontes alternativas de energia e baterias de armazenamento, contribuindo para a redução de custos e o aumento da eficiência energética.

Infraestrutura acompanha transformação do setor

Criando soluções globais para o setor de abastecimento, mas levando em conta as características específicas de cada país, a Gilbarco Veeder-Root aplicou sua experiência no desenvolvimento de uma solução de recarga pensada para o perfil operacional do mercado latino. O lançamento do Konect considera as particularidades regionais da infraestrutura, como variações no fornecimento de energia e a necessidade de integração com sistemas já utilizados pelos estabelecimentos.

A iniciativa acompanha a evolução da mobilidade elétrica no Brasil, onde, segundo projeções do setor, a frota de veículos elétricos e híbridos pode ultrapassar 335 mil unidades, ampliando a demanda por soluções de recarga confiáveis, escaláveis e adaptadas à realidade local.

Gilbarco Veeder-Root
MCA Comunicação Corporativa

BMW Z3 COMPLETA 30 ANOS

Roadster teve mais de 290 mil unidades produzidas e foi um sucesso nas ruas e nas telas de cinema

Completam-se 30 anos desde o início da produção do Z3 na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos. Esse roadster compacto foi o primeiro BMW a ser produzido fora da Alemanha. Sua história é repleta de sucessos, com 297.087 unidades fabricadas.

Seu primeiro "piloto" foi James Bond, no filme da saga do agente 007 “GoldenEye”. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e o BMW Z3 foi o fiel companheiro de Pierce Brosnan nas cenas mais dinâmicas. Curiosamente, o carro que aparece no filme está exposto no Museu da BMW em Munique.

Ainda em 1995, foi lançada no mercado americano uma edição limitada chamada Z3 James Bond Edition, com apenas 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15.000 unidades) já estava vendida.

Um design que segue a fórmula dos roadsters da BMW

A carroceria do BMW Z3 foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do BMW Série 5 E39 e do Série 3 E90. O Z3 seguiu a clássica fórmula dos roadsters da BMW: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro.

Sem dúvida, o Z3 foi um digno sucessor, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950. Seu design combinava perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as aberturas laterais (brânquias). Atualmente, o design do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo conta com clubes de fãs ao redor do mundo.

Uma gama de motores completa

Quando foi lançado, o BMW Z3 vinha com motores de quatro cilindros, de 115 cv (M43B18) e 143 cv (M44B19). Em abril de 1997, chegou o inesquecível motor de seis cilindros em linha de 2,8 litros com 193 cv (M52B28). Além disso, a divisão BMW M apresentou o Z3 Roadster M com motor S50B32 de 3,2 litros e 321 cv. Com esse propulsor, o mesmo do BMW M3 E36, o Z3 tornou-se um verdadeiro esportivo de alto desempenho.

Em 1999, já haviam sido vendidas quase 170.000 unidades do Z3, e o modelo recebeu um leve facelift, com uma traseira mais musculosa, novas lanternas traseiras e uma dianteira com faróis de bordas cromadas que lhe davam um visual mais sedutor. Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1,9 litro (M43B19) de 117 cv, os seis cilindros 2,0 litros (M52B20) de 150 cv e o 2,2 litros (M52B22) de 170 cv. No topo da gama estavam os seis cilindros de 3,0 litros (M52B30) de 231 cv e a versão M com 325 cv (S54B32).

BMW Z3 Coupé: uma carroceria especial

Dentro da história do Z3, merece destaque a versão Coupé, lançada no verão de 1998. Sua traseira tão peculiar remete ao lendário BMW 328 Sportcoupé, com o qual Huschke von Hanstein e Walter Bäumer venceram a Mille Miglia de 1940. Atualmente, o BMW Z3 Coupé é um carro cultuado, com cerca de 18.000 unidades fabricadas.

Os Z3 Coupé foram vendidos apenas com motores de seis cilindros: o Z3 Coupé 2.8i de 193 cv, o 3.0i de 231 cv e as versões M com 321 e 325 cv. Curiosamente, o Z3 M Coupé foi o carro de segurança utilizado na MotoGP durante a temporada do ano 2000. Outro fato curioso é a versão “Millennium Edition”, sorteada entre leitores de uma revista automotiva alemã.

Na carroceria roadster, existe uma unidade única e muito especial: o Z3 M V12. Este exemplar, com motor V12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3.

A BMW também produziu algumas versões especiais Individual, com combinações exclusivas de cores e equipamentos. Algumas dessas edições são “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”. Mais comuns foram as versões Sport Edition, disponíveis nos Z3 1.9i, 2.2i e 3.0i. Essa edição especial trazia rodas de 17 polegadas (modelos Style 42 ou Style 78), suspensão rebaixada (1,5 cm a menos que um Z3 normal), diferencial auto blocante traseiro e interior com bancos esportivos e detalhes M.

O BMW Z3 já é um clássico

A última unidade fabricada na planta de Spartanburg saiu da linha em 28 de junho de 2002 e está exposta no museu da fábrica. Sem dúvida, uma homenagem a um roadster que proporcionou aos seus motoristas todo o prazer de dirigir característico da BMW. Os entusiastas dos carros esportivos já há alguns anos consideram o BMW Z3 um clássico, e 2025 foi uma data muito especial, marcando seus 30 anos.

BMW Group Brasil
JeffreyGroup
 

TRANSRIO LEVA LINHA DE CAMINHÕES VOLKSWAGEN E OFERTAS ESPECIAIS PARA A AGROTINS 2025

Empresa da AUTOMOB aposta em relacionamento e condições exclusivas para clientes do agronegócio na maior feira do setor na Região Norte

A TRANSRIO Caminhões e Ônibus, maior grupo de concessionárias Volkswagen do Brasil, participa da Agrotins 2025, a principal feira de tecnologia agropecuária da Região Norte, que ocorre de 13 a 17 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas (TO). A empresa integra o portfólio da AUTOMOB, maior e mais diversificado grupo de concessionárias de veículos leves e pesados do País.

Na ocasião, a TRANSRIO Caminhões e Ônibus apresentará ao público os modelos extrapesados das linhas Meteor e Constellation, com foco no transporte de cargas pesadas em longas distâncias, altamente demandado pelo agronegócio da região. Dentre os veículos disponíveis, destaque para o mais novo lançamento da marca, o caminhão Meteor Highline 29.530. Um modelo da linha Delivery também estará exposto, ideal para entregas urbanas e de médio porte.

Além da exposição de caminhões, a empresa destacará sua forte atuação em pós-venda, com condições exclusivas para os visitantes da Agrotins:

  • Descontos de até 60% em peças selecionadas 
  • Ofertas especiais em motores 
  • Promoção “Leve 10 e pague 8” em rodas 
  • Preços diferenciados em óleo Almax 
  • Kits de filtros e bicos injetores com preços promocionais

O estande da marca será um espaço para relacionamento com os clientes e visitantes interessados em conhecer as soluções e condições especiais oferecidas pela empresa. Profissionais da equipe comercial da TRANSRIO Caminhões e Ônibus estarão disponíveis para atender o público e tirar dúvidas sobre os modelos e serviços oferecidos.

“A Agrotins é um dos principais pontos de encontro do agronegócio nortista, especialmente para nós da unidade de Palmas, onde grande parte da nossa base de clientes está no setor agrícola. Estar presente neste evento é estratégico para reforçar nosso compromisso com o produtor rural, oferecer condições diferenciadas e estreitar laços com quem move a economia da região”, finaliza Christian Hahn, diretor executivo de Caminhões e Máquinas da AUTOMOB.

TRANSRIO Caminhões e ÔnibusCom mais de 30 anos de experiência, a TRANSRIO Caminhões e Ônibus é o maior grupo de concessionárias Volkswagen do Brasil, com forte atuação no mercado de caminhões e ônibus através de 14 filiais em 5 estados diferentes. Além da comercialização de modelos novos e seminovos, a empresa também oferece a melhor rede de atendimento e pós-venda, com amplo estoque de peças originais, bem como mão de obra qualificada para todos os modelos de caminhões e ônibus Volkswagen, reflexo da excelência e compromisso com os clientes.

A Automob é uma empresa do Grupo Simpar (SIMH3) que atua com comercialização de veículos leves, novos e seminovos, pesados, incluindo caminhões, máquinas e equipamentos das linhas amarela e verde. Líder de mercado e o mais diversificado grupo de concessionárias do Brasil, a Automob possui 192 lojas espalhadas pelo Brasil, representando 35 marcas, entre leves e pesados. Fazem parte do grupo as empresas Original Autos, Autostar, UAB, Green, Nova Quality, Grupo Alta e Best Points, além das recém incorporadas TRANSRIO Caminhões e Ônibus e TIETÊ.

Grupo Simpar
Agência Fato Relevante

DÜRR EXPANDE SISTEMA DE PRÉ-TRATAMENTO ECOPROWET E INCLUI ELETRODEPOSIÇÃO CATÓDICA

Processo de pré-tratamento flexível, compacto e escalável para linha de pintura

A Dürr expandiu seu sistema de pré-tratamento modular EcoProWet EC para incluir eletrodeposição catódica. Com seu projeto compacto, o sistema úmido requer significativamente menos espaço do que sistemas convencionais contínuos, tornando-o ideal para capacidades pequenas e médias de produção de até 30 unidades por hora. Na pintura dos veículos, o pré-tratamento ainda é uma das etapas mais intensivas do processo em termos de espaço. Isso ocorre em razão dos grandes tanques necessários para limpeza básica quanto para a eletrodeposição catódica, que são projetados para acomodar as maiores dimensões de carroceria de automóvel e os mais longos tempos de processo.

A Dürr desenvolveu o sistema de pré-tratamento modular EcoProWet, tornando o processo mais flexível, compacto e escalável. Anteriormente, a empresa lançou o sistema de pré-tratamento EcoProWet PT. Agora, ela expandiu o sistema para incluir de eletrodeposição catódica EcoProWet EC.

Eletrodeposição catódica: flexível, compacta e escalável

Após o pré-tratamento, as carrocerias são transportadas para o sistema de eletrodeposição catódica. Esse processo garante que uma camada de tinta eletroforética seja aplicada de forma ininterrupta às superfícies das carrocerias, fornecendo proteção anticorrosiva e servindo como uma base adesiva para o futuro acabamento. Contrastando com sistemas PT/ED tradicionais, o EcoProWet é o único sistema escalável no mercado e define novos padrões em termos de requisitos de espaço, sustentabilidade e custo de investimento.

O projeto inovador do sistema EcoProWet EC conta com cubas compactas individuais, em vez de sistemas contínuos cheios de tinta. Duas torres pendulares controladas de forma independente elevam as carrocerias dos automóveis dos transportadores transversais e os direcionam com suavidade para o banho. Com um ângulo de imersão de até 60 graus, as montadoras podem personalizar o processo de imersão para diferentes modelos. Cada tanque de imersão pode trabalhar com até dez unidades por hora. Durante a imersão de três a cinco minutos, a tinta é energizada, formando uma camada fina e uniforme na superfície da carroceria.

O sistema EcoProWet é ideal para capacidades pequenas e médias de produção. Seu projeto modular permite a expansão por estágios de 7,5 até 30 unidades por hora, sem perturbação operacional significativa. Isso permite que fabricantes automotivos ampliem o sistema de acordo com suas necessidades de produção, reduzindo custos operacionais e com tinta, em comparação com sistemas contínuos. Além disso, o projeto minimiza o espaço necessário para uma linha de pintura, enquanto permite um layout flexível.

Grupo Dürr

O Grupo Dürr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Dürr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfólio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística, mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Dürr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem e vedação. Adicionalmente a Dürr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo.

O Grupo Dürr é uma das principais empresas de engenharia mecânica e de instalações do mundo, com expertise nas áreas de tecnologia de automação, digitalização e eficiência energética. Os seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e sustentáveis – principalmente na indústria automotiva e para fabricantes de móveis e casas de madeira, e também em setores como indústrias químicas e farmacêuticas, dispositivos médicos, engenharia elétrica e produção de baterias. Em 2024, a empresa gerou vendas de 4,7 mil milhões de euros. O Grupo Dürr possui mais de 20.000 funcionários e 139 locais de negócios em 33 países. A partir de 1º de janeiro de 2025, as antigas divisões Paint and Final Assembly Systems e Application Technology foram fundidas para formar a nova divisão: Automotive. Desde então, o Grupo Dürr está operando no mercado com quatro divisões:

  • Automotive: paint shops, bem como montagem final, testes e tecnologia de enchimento.
  • Industrial Automation: sistemas automatizados de montagem e teste para componentes automotivos, dispositivos médicos e bens de consumo, bem como tecnologia de balanceamento e sistemas de revestimento para eletrodos de bateria
  • Woodworking: máquinas e equipamentos para a indústria da madeira
  • Clean Technology Systems Environmental: controle de poluição do ar e sistemas de redução de ruído

Durr Brasil
Press Services Soluções Integradas em Comunicação

EAGLE AMPLIA CONEXÕES INTERNACIONAIS E REFORÇA PRESENÇA ESTRATÉGICA NO SETOR FERROVIÁRIO

Empresa projeta novos negócios internacionais na África, Corea do Sul e Estados Unidos

Estande Eagle na NT Expo 2025

O setor ferroviário no Brasil está atravessando um momento de transformação, com o transporte ferroviário retomando seu protagonismo como alternativa estratégica, eficiente e sustentável para a logística nacional. Esse cenário de renovação é impulsionado por novos investimentos, tecnologias de ponta e demandas crescentes por infraestrutura moderna e otimização de processos. Em ambiente altamente competitivo, eventos que reúnem toda a cadeia produtiva tornam-se fundamentais para impulsionar negócios e fomentar a inovação. Foi nesse cenário de grandes mudanças e oportunidades que a Eagle Business Development, empresa especializada em desenvolvimento de produtos, gestão e estratégia comercial, associada a soluções inovadoras, marcou presença na 23ª edição da NT Expo 2025, maior feira do setor ferroviário da América Latina.

A participação da empresa no evento foi estratégica, oferecendo plataforma ideal para apresentar suas soluções inovadoras, conhecer as demandas do mercado e fortalecer as conexões com os principais players do segmento, tanto no Brasil quanto no exterior. A NT Expo proporcionou ambiente propício para estreitar relacionamento, promover o networking com parceiros e potenciais clientes, e identificar novas oportunidades de negócios para o futuro.

Durante a feira, a Eagle teve a oportunidade de interagir com os visitantes, incluindo empresários e lideranças do setor ferroviário, representantes de grandes corporações, operadores logísticos, especialistas técnicos e investidores em busca de soluções inovadoras para o mercado. A empresa gerou mais leads qualificados em comparação com edições anteriores, além de registrar aumento nas perspectivas de fechamento de negócios para o próximo semestre. A participação também resultou em novas conexões estratégicas, além de discussões produtivas sobre soluções inovadoras e desafios enfrentados pelo setor. Os resultados refletem o sucesso da participação da Eagle na feira, demonstrando grande receptividade do público e estabelecimento de novos contatos e parcerias comerciais, consolidando ainda mais seu posicionamento como um player-chave no mercado ferroviário.

"A NT Expo foi uma oportunidade estratégica para a Eagle, não apenas para apresentar nossas soluções de ponta, mas também para aprofundar relações com parceiros e ouvir as necessidades do mercado. É um evento que permite que as empresas do setor se conectem, compartilhem experiências e fortaleçam os laços comerciais. Para nós, foi um marco importante, pois reafirmamos nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento do setor ferroviário, que está em plena transformação", afirmou Cristina Naegele, CEO da empresa.

Próximas ações internacionais da Eagle – Neste mês de maio, a Eagle estará presente com estande na Africa Rail 2025, dias 13 e 14, em Johannesburg, África do Sul. Em seguida visitará a planta da empresa parceira Iljin Rolamentos, na Coreia do Sul, na cidade de Yeongju, e encerrará suas ações internacionais do mês em uma das maiores feiras ferroviárias dos Estados Unidos, a Railway Interchange, que será realizada de 20 a 22, em Indianápolis.

Além das soluções tecnológicas, a participação da Eagle nos eventos internacionais serve para fortalecer a presença como elo entre empresas brasileiras e internacionais, reafirmando o papel como desenvolvedora de negócios e fornecedora de soluções integradas. Com portfólio completo, a empresa mostrará seu compromisso em fornecer não apenas produtos de alta qualidade, mas também serviços personalizados que atendem a cada necessidade do setor.

"Temos grandes expectativas para o futuro. Estes eventos que a Eagle busca estar presente são palcos valiosos para ampliarmos nossa rede de contatos, identificar novas oportunidades e reforçar o nosso papel como um agente de inovação no setor”, conclui a executiva.

Eagle - Empresa atuante no mercado brasileiro desde 2004, criando um diferencial em matéria de prospecção de negócios, gestão e estratégia comercial, associada ao desenvolvimento de soluções inovadoras em conjunto com suas empresas parceiras. Tem como objetivo não só atender as necessidades dos clientes, mas ter como premissa a preocupação em poder antecipá-las, focando sempre nas metas e resultados corporativos dos clientes, de forma a valorizar e se comprometer sempre com a segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente

Eagle
AllMoving Consultoria e Comunicação Integrada

VW CAMINHÕES E ÔNIBUS TURBINA PORTFÓLIO PARA GANHAR MERCADO NO EXTERIOR

A Volkswagen Caminhões e Ônibus reuniu mais de 100 profissionais envolvidos em seus negócios internacionais em sua conferência anual com importadores, em Buenos Aires na Argentina, para reforçar sua estratégia de internacionalização e apresentar seu novo portfólio para o exterior, com soluções sob medida para as demandas de cada mercado. Agora, além do México, a nova geração Euro VI passa a estar disponível na Colômbia. Outra grande novidade é que, ainda predominante na maioria dos países de exportação da VWCO, a nova geração de modelos Euro V foi apresentada, totalmente reformulada para agregar mais diferenciais aos veículos.

“A palavra de ordem é crescimento. Nossa estratégia de internacionalização é uma prioridade muito importante na empresa e os importadores da marca são fundamentais para seu avanço. É por isso que iniciamos o lançamento das novas gerações de caminhões e ônibus Volkswagen. Agora essa oferta vai chegar a cada mercado, de acordo com as demandas locais”, afirma Frank Gundlach, diretor de Mercados Internacionais da VWCO.

Ao mesmo tempo que reforça o portfólio de veículos, a empresa também investe na expansão de seus serviços internacionais, como o atendimento ao cliente em rota através do VolksAssistance via WhatsApp, além de outros que compõem o guarda-chuva VolksCare com o pacote de facilidades para garantir a maior disponibilidade dos veículos em operação. Em outra frente, a VW Caminhões e Ônibus também fortalece sua rede de importadores com novos representantes para sempre proporcionar o alto padrão de atendimento VWCO e, com isso, a satisfação do cliente.

“Toda estratégia se apoia num relacionamento muito próximo com nossos representantes locais para identificarmos juntos as necessidades e melhores soluções para o cliente de cada país. É para isso que visitamos de forma recorrente suas casas e entendemos suas realidades e também as melhores práticas que podem ser compartilhadas. Isso já tem revertido em resultados cada vez melhores juntos aos clientes”, explica Frank.

Nova geração de caminhões e ônibus VW

Os veículos Euro VI trazem o que é de mais moderno na VWCO, em linha com a oferta do Brasil e agora também disponível para México e Colômbia. Já na nova geração de modelos Euro V que a VWCO destina à exportação, a empresa passa a incorporar novos diferenciais em eficiência, conforto, segurança e tecnologia para aprimorar o portfólio e encantar os clientes. O processo já começou pela linha Delivery e pelos extrapesados Meteor e Constellation, se estendendo às demais famílias de caminhões e também ao Volksbus no próximo ano.

Alta performance

Na base da internacionalização da VWCO, está o desempenho de seus importadores, que vem se aperfeiçoando a cada ano. Essa evolução fica ainda mais evidente quando se avalia os resultados do programa especial de incentivo para fortalecer sua representação em todos os países, chamado Alta Performance.

Em sua terceira edição, quem ocupou a dianteira no ranking foi a Diesa, do Paraguai, seguida pela Cemcol, de Honduras, e pela Julio César Lestido, do Uruguai. Para a classificação, são considerados critérios como excelência nos processos de vendas e pós-vendas, reconhecimento da marca, crescimento sustentável e melhoria contínua, com iniciativas que apoiaram o desenvolvimento dos negócios em seus países.

A Julio César Lestido também ganhou em Vendas, enquanto a Porsche Chile e a Diesa empataram no resultado em Pós-Vendas. Em Marketing, a premiada foi a Hansa, da Bolívia, e a Porsche Colômbia se destacou em Inovação. Já a Grand Lakes, de Angola, e a Euromotors, do Peru, receberam a premiação máxima na categoria Sustentabilidade.

Aprendizados e novas missões

Entre alguns dos grandes aprendizados de 2024, que ficam de inspiração para este ano, estão o programa de demonstração para clientes em Honduras, em que puderam comprovar os diferenciais do custo total de operação dos veículos VWCO; e também uma clínica de avaliação de modelos com o mercado no Chile, que gerou muito conhecimento para agregar nas novidades do portfólio. Também teve destaque um programa de formação de motoristas mulheres no México, que ajuda a enriquecer a indústria do transporte com mais profissionais capacitadas.

“Outro ganho alcançado em 2024 e que vamos buscar ir além em 2025 é a conquista de novos segmentos estratégicos, como fizemos com o de coleta de resíduos e gruas no México no ano passado. Isso está muito alinhado ao nosso plano de internacionalização, que prevê crescermos onde já estamos e criar novos mercados”, pontua o diretor.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

segunda-feira, 5 de maio de 2025

TRAMONTINA LEVA SUA RECÉM-LANÇADA LINHA DE ESTAÇÕES DE RECARGA VEICULAR À CINASE 2025

No evento itinerante, a empresa apresentará soluções em materiais elétricos e ministrará uma palestra sobre estações de recarga veicular

A Tramontina confirma sua participação no Cinase 2025 - Circuito Nacional do Setor Elétrico. O evento itinerante, que percorre capitais brasileiras promovendo conhecimento e negócios para profissionais do setor, acontecerá nos dias 7 e 8 de maio, no Sebrae Multicenter, Av. Jerônimo de Albuquerque, 50 – Alto do Calhau – São Luís/Maranhão.

Durante o evento, a Tramontina apresentará suas principais famílias de produtos elétricos, com destaque para a recém-lançada linha de Estações de Recarga Veicular. Também realizará uma palestra técnica com o tema “Estação de Recarga para Veículos Elétricos, monitoramento e segurança”, destacando os benefícios da solução e contribuindo para a atualização dos profissionais da área.

A participação no Cinase reforça o compromisso da Tramontina com a inovação e a segurança, consolidando sua atuação como referência no fornecimento de materiais elétricos. A empresa também busca ampliar a interação com especialistas do setor, fortalecer relações com clientes e parceiros e identificar novas oportunidades de mercado, com a expectativa de superar o desempenho das edições anteriores.

Tramontina

A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em oito unidades fabris - seis no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.

Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.

Fábrica de materiais elétricos

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa tem aplicado sua expertise na expansão do seu portfólio, com investimentos direcionados para o desenvolvimento e lançamento de linhas de produtos voltadas para projetos de elétrica e iluminação. Além disso, oferece peças injetadas de alumínio sob encomenda, contribuindo para aumentar a presença da marca em diversos segmentos. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída com mais de 50 mil m². No local, são fabricados mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os materiais elétricos produzidos pela Tramontina para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.

Tramontina
Via Pública Comunicação

ABVE SERÁ DESTAQUE NO LATAM MOBILITY & NETZERO BRASIL 2025

O Latam Mobility & NetZero Brasil 2025, um dos maiores eventos sobre mobilidade sustentável da América Latina, que acontecerá nos próximos dias 7 e 8 de maio, terá a parceria da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Com estandes de expositores e muito conteúdo, o encontro terá palestras e painéis de discussões com líderes de empresas e instituições governamentais, que debaterão os desafios e as perspectivas para o país e a região sobre veículos elétricos, infraestrutura de carregamento, segurança e gestão de frotas, combustíveis limpos e tecnologia.  O Latam Mobility será realizado das 9h às 18h30, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP).

A ABVE participará com palestra, mediação de mesas de debates e um estande próprio. Ricardo Bastos, presidente da associação, será um dos destaques da programação. Ele será responsável pela palestra do dia 8 e maio (quinta-feira), a partir das 10h10.

Ricardo Bastos presidente da ABVE

Já às 10h30, Clemente Gauer, coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança e membro do Conselho da ABVE, participará do painel de discussões sobre padronização, certificações, melhores práticas de instalação e segurança que contará com a participação de Rodrigo Vicentini, gerente de Engenharia de Soluções da Keysight Technologies, também conselheiro da ABVE; Alexandre Xavier, superintendente do Instituto da Qualidade Automotiva; Rogerio Lin, superintendente da CB-024/ABNT Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio, também da ABVE; e  Luiz Souto Madureira, assessor da Presidência do Inmetro.

Durante o evento, executivos e especialistas vão discutir, por exemplo, como garantir um ecossistema de mobilidade elétrica seguro e confiável no Brasil, destacando que, para atingir esse objetivo, é essencial debater padronizações, certificações e segurança com normas técnicas, certificações de produto, capacitação profissional e órgãos reguladores e fiscalizadores.

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, estará à disposição para entrevistas durante o evento.

Serviço
Latam Mobility & NetZero Brasil
7 e 8 de maio
Villa Blue Tree
R. Castro Verde, 266 - Jardim Caravelas, São Paulo (SP)
Mais informações: clique aqui

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 124 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em seis áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Mais informações: clique aqui

ABVE Comunicação
Grupo Printer Comunicação

EXPRESSO GUANABARA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 60 MILHÕES EM RENOVAÇÃO DE FROTA E IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO LEITO CAMA

Como parte de seu plano de expansão e renovação contínua da frota, a Expresso Guanabara anuncia um investimento superior a R$ 60 milhões na aquisição de 30 novos ônibus rodoviários da fabricante Comil, modelo Campione Invictus. A iniciativa integra a estratégia da empresa de manter uma operação alinhada aos altos padrões do setor, a partir de pesquisas realizadas pela empresa que identificaram um nicho de clientes que buscam uma alternativa econômica e confortável ao transporte aéreo, sem abrir mão da comodidade e do bem-estar durante a viagem.

O cronograma de entrega dos novos veículos terá início em junho de 2025. Do total adquirido, 20 ônibus do modelo Campione Invictus 1200 serão destinados às rotas intermunicipais e para a região Sudeste, contando com 46 poltronas Semileito.

A principal novidade da aquisição é a introdução do serviço Leito Cama, que passa a compor, pela primeira vez, a frota da Expresso Guanabara. Para isso, a empresa investe em 10 veículos do modelo Campione Invictus DD (Double Decker), configurados com poltronas Leito Cama no piso superior e poltronas Leito no piso inferior. O novo serviço será implementado inicialmente em rotas interestaduais como Fortaleza–Teresina, Fortaleza–Recife e Fortaleza–Natal.

Todos os novos ônibus serão montados sobre chassis Mercedes-Benz O-500 RSD BlueTec 6, que combinam desempenho e menor emissão de poluentes, atendendo aos requisitos ambientais mais atuais. Os veículos estão equipados com ar-condicionado, poltronas reclináveis com apoio para pernas e braços, conectores USB individuais, elevador de acessibilidade e sanitário.

“Esse investimento reflete a nossa estratégia de renovar constantemente a nossa frota e implementar os serviços já desejados pelos nossos clientes. Através de pesquisas, nós constatamos o desejo de um serviço Premium Max”, explica Rodrigo Mont'Alverne, gerente de marketing da Expresso Guanabara.

Com a chegada dos novos veículos e a ampliação do portfólio de serviços, a empresa reforça sua posição no mercado e avança no processo de modernização com foco em inovação, segurança e experiência do passageiro.

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por três vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013, 2022 e 2024, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte. Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Clique aqui e saiba mais

Expresso Guanabara
Capuchino Press

CUMMINS EQUIPA DISTRIBUIDOR HÉRCULES 4.0 DA STARA COM MOTOR 4 CILINDROS DE MAIOR DENSIDADE DE POTÊNCIA DO PAÍS

Líder em tecnologia de energia avança no portfólio da Stara com nova aplicação e presença consolidada em pulverizadores

A Cummins avança mais uma vez no setor agrícola brasileiro ao estrear sua motorização na linha de distribuidores autopropelidos da Stara, empresa de origem holandesa sediada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O modelo Hércules 4.0, exibido na Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP), chega equipado com o motor eletrônico QSF 4.5 de 197 hp @ 2400 rpm, em conformidade com a regulamentação ambiental MAR-I e com uma série de soluções técnicas desenvolvidas especialmente para o equipamento.

A aplicação do QSF 4.5 marca a estreia da Cummins na linha de distribuidores da Stara, complementando um portfólio em que a empresa já detém 100% da linha de pulverizadores. Com isso, a líder em tecnologia de energia amplia sua presença estratégica no agronegócio nacional, reforçando o compromisso com soluções de engenharia customizadas, produtividade e alta disponibilidade.

Leve, compacto e moderno, o motor Cummins QSF 4.5 é um quatro cilindros eletrônico com a maior densidade de potência do mercado brasileiro em sua categoria. Parte da plataforma global F da Cummins, o modelo foi projetado para oferecer alta performance em regimes de rotação elevados, com baixo consumo de combustível e foco na alta disponibilidade operacional.

Entre seus diferenciais está o intervalo estendido de manutenção de até 500 horas, o que reduz custos operacionais e aumenta o tempo efetivo de uso no campo. O motor também conta com design modular, que facilita o acesso aos componentes e agiliza o processo de manutenção.

"Este lançamento representa um salto em eficiência e tecnologia para a Stara. Ele reúne automação, conectividade e um design pensado para o melhor desempenho em campo. Tudo isso com menor consumo de combustível, mais potência e um sistema hidráulico mais inteligente, uma combinação que traz mais produtividade e sustentabilidade para o produtor rural", afirma Davi de Oliveira Santos, supervisor de Engenharia de Produto da Stara.

Para atender aos requisitos específicos do Hércules 4.0, a Cummins realizou uma série de desenvolvimentos técnicos, como adequações do motor para integração ao projeto da máquina e calibração customizada voltada à performance em baixas rotações, proteção de partida e configuração de dispositivos de segurança.

O processo de desenvolvimento incluiu mais de dez testes experimentais ao longo de três meses, além da rodagem de durabilidade acelerada.

“O desenvolvimento do QSF 4.5 para o Hércules 4.0 representa mais um avanço na nossa jornada de expansão no agronegócio. Com uma solução técnica de alta densidade de potência, design inteligente e foco na performance, conseguimos entregar um motor que atende aos requisitos do campo e agrega valor ao projeto do cliente. Estar presente em quase todo o portfólio da Stara mostra o quanto essa parceria é sólida e estratégica para o futuro do setor”, diz Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil.

“A parceria com a Cummins reforça nosso compromisso com a entrega de soluções robustas e eficientes. O novo motor oferece mais torque em baixas rotações, maior potência e menor consumo de combustível, mesmo em condições adversas. Essa colaboração estratégica garante alto desempenho com confiabilidade e um excelente custo-benefício no campo”, conclui Davi de Oliveira Santos.

A presença ampliada da Cummins no portfólio da Stara evidencia o papel estratégico da empresa na transformação tecnológica do agronegócio, oferecendo produtos de alta performance que impulsionam a produtividade com foco em sustentabilidade e robustez.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

NOMADE: MOTORHOME INOVADOR COM TRAÇÃO 4X4 E TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA ALLISON

Allison Transmission anuncia, pela primeira vez, a presença de sua transmissão automática 2100 xFE Motorhome Series™ para o segmento de motorhome no Brasil

A novidade chega ao mercado por meio do NOMADE, veículo produzido pela divisão Marcopolo Motorhome, empresa Marcopolo, maior fabricante de carrocerias de ônibus da América Latina e terceira maior encarroçadora global. Esta não é a primeira parceria da Allison Transmission com empresas da Marcopolo. Recentemente, parte dos ônibus do Programa Caminho da Escola, produzidos pela Volare, outra empresa do Grupo, também recebeu transmissões automáticas Allison.

“O NOMADE foi concebido para ser um produto único e proporcionar uma experiência inédita para quem quer curtir a natureza, os desafios ou simplesmente explorar novos caminhos. Para isso, decidimos por um veículo com transmissão automática e tração 4X4, o que garante agilidade e facilidade de manobra, e oferece melhor desempenho e maior robustez para enfrentar com segurança, qualquer terreno, transformando cada viagem em uma emocionante aventura, quer sejam praias, paisagens exóticas, ou montanhas”, explica Alexandre Cruz, Head da Marcopolo Motorhome.

O projeto se destaca por sua concepção, desde a sua origem, por ser um motorhome 4x4 em um mercado no qual os veículos adaptados ainda são a maioria. O NOMADE foi desenvolvido a partir de um novo chassi específico para motorhome, com 8 toneladas de PBT, e possui motor Cummins F3.8, de 175 cv de potência, tração 4x4 com reduzida, pneus 235/75R de uso misto e uma transmissão automática Allison 2100 xFE Motorhome Series™. Esse tipo de transmissão proporciona agilidade e facilidade de manobra em qualquer tipo de terreno, além de oferecer melhor desempenho e maior robustez ao veículo.

O NOMADE é um motorhome sofisticado que oferece soluções inéditas para o segmento. Sua construção como uma unidade única, com cabine e parte habitável integradas, garante maior robustez e segurança. Espaçoso, bem equipado e com vocação para o fora de estrada, o NOMADE atende à demanda de um público que quer ter acesso a destinos mais desafiadores, sem "abrir mão" do conforto.

Além de a transmissão automática permitir que o motorista mantenha as duas mãos no volante e possa prestar total atenção às estradas, elas também são mais fáceis de dirigir e exigem menos treinamento para novos usuários. Elas evitam erros durante as trocas de marcha e reduzem o desgaste dos freios de serviço, aumentando sua vida útil ao utilizarem pontos de redução de marcha elevados onde o freio-motor é mais eficaz. As automáticas também proporcionam melhor partida, aceleração mais eficiente e velocidade média mais alta.

Os modelos totalmente automáticos são mais fáceis de operar em estradas com lama, cascalho ou areia, o que é particularmente comum nas áreas rurais do Brasil, onde os que buscam a aventura e optaram pelo NOMADE vão trafegar. A transmissão da potência do motor para as rodas do veículo é feita de forma gradual e com grande uniformidade, impedindo que as rodas “patinem” e o veículo perca sua capacidade de tração, o que facilita a transposição de terrenos escorregadios e outros obstáculos."

“Entrar nesse novo segmento no Brasil, equipando um veículo totalmente novo desenvolvido em parceria com a Marcopolo Motorhome, mostra o quanto nossas transmissões são eficientes e versáteis, diz Gabriel Ruggiero, Diretor Regional de Operações para a América do Sul da Allison Transmission. “Essa nova modalidade de utilização nos leva a ter acesso a um cliente que, provavelmente, jamais usaria nossas transmissões em um veículo de uso normal, mas agora poderá ter a aventura de usar um motorhome com tração 4x4 e a eficiência das nossas transmissões em qualquer tipo de terreno que ele quiser trafegar.”

Clique aqui para maiores informações sobre as soluções Allison em diversas aplicações.

Allison Transmission
Press Consultoria

EBAA: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES DE CARROS ANTIGOS

O maior evento da América Latina de autos antigos é gratuito para visitação 

Expositores e vendedores de carros antigos podem inscrever seus modelos no 10º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), maior encontro de automóveis clássicos da América Latina. O evento é gratuito para o público em geral e acontece de 19 a 22 de junho em Águas de Lindoia, interior de São Paulo.

A expectativa da organização é reunir mais de 500 mil visitantes e 2 mil expositores e comerciantes durante o encontro. As inscrições para exposição e venda serão feitas exclusivamente no site do Encontro, que pode ser acessado no link https://www.encontroaguasdelindoia.com.br/inscricoescomveiculo2025. Só poderão ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais. Vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1995 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta, ou atestado de originalidade ou originalidade comprovada pela organização.

Na edição de 2024, o encontro atraiu mais de 500 mil visitantes nos quatro dias do evento e participaram 1,7 mil colecionadores de carros antigos (1 mil expositores e 700 vendedores). Realizado desde 2014 por Mingo Abonante e Junior Abonante, proprietários da Relicário Autos Antigos, em parceria com a BJ Eventos, o EBAA completa em 2025 um total de 10 anos de evento anual e se tornou uma atração tradicional da cidade. Além da exposição e venda de autos antigos, as atrações do Encontro incluem feira de peças, shows musicais e feira gastronômica.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do país conferir o evento. Já estamos preparando tudo para que a edição de 2025 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, disse Mingo Abonante, presidente do EBAA.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a décima edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilão, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Serviço
Edição comemorativa de 10 anos do EBAA de Águas de Lindóia
De 19 a 22 de junho
Praça Adhemar de Barros, centro de Águas de Lindoia (SP).
Inscrições pelo site oficial, para colecionadores e interessados na venda de veículos avulsos.
Visitação gratuita e aberta ao público.

EBAA de Águas de Lindóia
Betini Comunicação

sábado, 3 de maio de 2025

98 ANOS DE LEGADO: VOLVO CARS RELEMBRA MARCOS E INOVAÇÕES QUE REVOLUCIONARAM (NÃO SÓ) A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA.

Em abril, a marca completou mais um ano de uma trajetória dedicada a tornar a vida das pessoas mais segura e sustentável

Volvo EX 90

A linha do tempo da Volvo Cars se funde com a história da indústria automobilística. Desde a sua criação, em 14 de abril de 1927, quase um século se passou com inovações que revolucionaram o universo automotivo. Especialmente quando se fala em segurança, que junto ao cuidado com as pessoas, a qualidade, tecnologia, design e sofisticação, é a principal característica que define os carros da marca, como afirmou Gustaf Larson, co-fundador da Volvo: “Os carros são dirigidos por pessoas. O princípio orientador por trás de tudo o que fazemos é, e deve continuar sendo, a segurança”.

Para destacar o legado de 98 anos até chegar ao recém-lançado em solo brasileiro Volvo EX90, considerado o carro mais seguro já produzido pela marca sueca, mergulhamos nessa história para relembrar algumas das muitas inovações implementadas e mostrar como, ao longo do tempo, a marca ajudou a transformar a vida das pessoas - dentro e fora dos carros - para melhor, tornando mais segura e sustentável.

1959 - Cinto de segurança de três pontos

Quando o assunto é segurança, a Volvo é, sem dúvidas, uma referência no setor. Parte desse reconhecimento deve-se ao indispensável cinto de segurança de três pontos. O item, hoje obrigatório em todos os veículos, foi desenvolvido pelo engenheiro sueco Nils Bohlin, em 1959, quando trabalhava na montadora escandinava. Seguindo seu compromisso de priorizar a vida e a segurança das pessoas, a Volvo abriu mão da patente para que todos pudessem se beneficiar, independentemente do carro que dirigissem. Desde então, estima-se que mais de um milhão de vidas tenham sido salvas.

1976 - Sonda Lambda

O DNA inovador e o compromisso da Volvo com a segurança vão além da preocupação com as pessoas e se estendem também ao futuro e à segurança do planeta. A Volvo foi a primeira a introduzir um conversor catalítico de três vias com o sensor Lambda em seus veículos, começando com o modelo Volvo 240, permitindo uma redução de até 90% das emissões nocivas de gases. Uma invenção importante que, até hoje, continua sendo parte integrante de todos os carros com motores a combustão.

1976 - Elbil: primeiro carro elétrico da Volvo

A eletrificação está cada vez mais em pauta nos dias atuais e muitas montadoras começaram a olhar para o tema nos últimos anos. Na Volvo, esse assunto não é de hoje. A marca lançou seu primeiro carro elétrico há quase 50 anos. O Volvo Elbil, que significa “carro elétrico” em sueco, chegou na década de 70 e, já naquela época, o texto divulgado enfatizava a importância de carregar os automóveis com eletricidade neutra para o clima.

1998 - WHIPS (Whiplash Protection System)

Outra grande inovação de segurança da Volvo foi o Sistema de proteção contra lesões cervicais, que está presente em todos os carros da marca e ajuda a reduzir o risco de lesões causadas pelo "efeito chicote", caso ocorra uma batida na traseira do carro. Graças ao design inteligente do assento e do apoio de cabeça, que se move junto com o passageiro, o WHIPS proporciona um suporte uniforme e absorção de energia em caso de impactos.

2019 - Iniciativa E.V.A. (Equal Vehicles for All) - Veículos Iguais para Todos

A Volvo desenvolve carros para que sejam igualmente seguros para todos, independentemente de sexo, idade, altura, forma ou peso. Com o objetivo de que toda a indústria siga esse mesmo princípio, desde 2019, com a iniciativa E.V.A., a Volvo passou a compartilhar mais de 50 anos de pesquisa e conhecimento em segurança, tornando esses dados acessíveis em uma biblioteca digital e disponíveis para qualquer pessoa baixar.

2024 - Time’s Best Inventions of 2024: sistema de compreensão do motorista

Presente no recém-lançado Volvo EX90, o sistema de compreensão do motorista foi reconhecido pela Revista Time como uma das melhores invenções de 2024. O recurso de segurança pioneiro usa tecnologia de detecção em tempo real para entender se o motorista está cansado ou distraído e, assim, intervir e dar o suporte necessário. Em último caso, o EX90 pode parar o carro com segurança e sinalizar os demais motoristas com luzes de emergência.

Para Mirella Cambrea, diretora de Marketing da Volvo Car Brasil, que trabalha na montadora desde que saiu da faculdade, é motivo de orgulho fazer parte de uma marca com tamanho impacto na indústria e na vida das pessoas.

“Essas são apenas algumas dentre tantas inovações e iniciativas importantes que mostram a solidez da Volvo desde que o primeiro ÖV4 foi para a rua em Gotemburgo, na Suécia, até os dias atuais, em que nos tornamos referência em segurança e uma das empresas que vêm liderando a transição energética dentro do setor automotivo. É muito significativo contar e fazer parte dessa história”, explica.

Volvo Cars em 2024 

Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.

Grupo Volvo Car

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.

“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.

Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).

Volvo Car Brasil

A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.

Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.

Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.

Volvo Car Brasil
Inside Out PR