sábado, 19 de abril de 2025

GR COROLLA INOVA COM INÉDITA GARANTIA DE ATÉ 10 ANOS NO SEGMENTO DE ESPORTIVOS – INCLUSIVE PARA SEMINOVOS.

GR Corolla é o único esportivo com garantia de até 10 anos.

A TOYOTA GAZOO Racing revoluciona o segmento de carros esportivos com a inédita garantia de até 10 anos para o GR Corolla, um diferencial exclusivo do Hot Hatch, que combina potência, tecnologia avançada e DNA de alta performance vindo do automobilismo. O modelo está disponível nas versões Core e Circuit por R$ 416.990 e R$ 461.990, respectivamente.

O programa Toyota 10 está disponível sem custo adicional ao proprietário e é válido para todas as unidades do modelo comercializadas desde 2023 – quando chegou ao Brasil. Esse benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

Toyota 10 é ativado automaticamente ao serem realizadas as revisões programadas na rede autorizada.

“A ampliação da garantia reflete o nosso compromisso em proporcionar uma experiência exclusiva, desde a compra até toda a jornada como cliente. Essa ação simboliza a confiança que temos em nossos veículos e reforça nossa marca como pioneira na oferta desse benefício no segmento de veículos esportivos”, destaca Jorge Mussi, gerente geral de pós-vendas da Toyota do Brasil.

Desempenho inspirado nas pistas

Criado para priorizar a esportividade a partir dos feedbacks do Master Driver MORIZO – codinome utilizado por Akio Toyoda, chairman da Toyota Motor Corporation nas pistas de corrida –, o GR Corolla tem 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, além de câmbio manual de seis marchas, proporcionando acelerações mais intensas e maior precisão para o condutor.

Motor do GR Corolla traz recursos do automobilismo.

O motor 1.6 turbo de três cilindros traz recursos do automobilismo, como resfriamento de pistão por jato de óleo múltiplo, válvulas de escape de grande diâmetro e porta de admissão parcialmente usinada. Já a injeção direta D-4S opera em alta pressão para maximizar a dispersão do combustível.

Equipado com a sofisticada tração integral GR-Four, primeiro sistema esportivo de tração integral da Toyota em mais de 20 anos, o GR Corolla foi desenvolvido em colaboração com a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team e aprimorado por pilotos do WRC para oferecer níveis excepcionais de tração e controle em conjunto com o diferencial Torsen de deslizamento limitado (LSD).

Construído sobre a plataforma GA-C, o esportivo traz ajustes estruturais especialmente desenvolvidos na GR Factory, em Motomachi, no Japão – berço de lendas como Lexus LFA e Toyota Supra – com 349 pontos de solda e 2,7 metros de adesivo estrutural adicionais em relação ao Corolla hatchback, elevando ainda mais a rigidez do chassi, com mais de quatro novos reforços.

O esportivo traz ajustes estruturais especialmente desenvolvidos na GR Factory, em Motomachi, no Japão.

Desenvolvido por entusiastas para entusiastas

Com visual exclusivo que evoca a essência esportiva a marca, o GR Corolla tem para-lamas dianteiros e traseiros 30 mm mais largos para comportar as bitolas maiores do Hot Hatch, essenciais para uma dirigibilidade mais divertida e emocionante. Por sua vez, a ampla grade frontal foi desenvolvida especialmente para melhorar a admissão de ar para o motor.

O sistema de exaustão com três saídas de escape reforça o apelo visual, enquanto o silenciador com válvula reduz a pressão dos gases, ajudando o motor a entregar acelerações impressionantes e a otimizar a curva de rotações do conjunto mecânico, além de amplificar a sonoridade.

Escapamento com três saídas reforça o visual e otimiza a curva de rotações do conjunto mecânico.

Todo o projeto foi pensado para máxima eficiência aerodinâmica e resfriamento em qualquer situação, com tomadas de ar no para-choque, nos para-lamas e sobre o capô. Para completar o visual, o GR Corolla tem rodas forjadas BBS, um diferencial no segmento que garante maior rigidez e leveza, além de aumentar a resistência aos impactos e reduzir o peso suspenso.

Cabine projetada para a pilotagem

Focado 100% na experiência do condutor, o GR Corolla tem alavanca de câmbio de curso curto para facilitar trocas rápidas, enquanto o freio de estacionamento manual garante mais controle em situações extremas. Outro exemplo desse cuidado é a ausência do apoio de braço central para proporcionar mais liberdade de movimento em manobras na pista – uma exigência do Master Driver MORIZO.

Cabine foi projetada para atender às necessidades na pista.

O painel de instrumentos exclusivo tem inspiração nos carros de corrida e reflete as necessidades dos pilotos profissionais, com um display que reúne informações de pressão do turbo, posição de marcha e tacômetro. Por sua vez, as pedaleiras cromadas e os bancos esportivos – com acabamento em camurça Brin Naub® e couro sintético com costura vermelha – reforçam essa proposta.

Versões e equipamentos de série

Na versão Core, o GR Corolla traz bancos esportivos com acabamento em camurça Brin Naub® e couro sintético com costura vermelha, volante com ajuste de altura de profundidade, direção eletroassistida progressiva (EPS), central multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay® e Android Auto®, pinças de freio na cor vermelha, rodas forjadas BBS e estepe temporário.

Versão Circuit adiciona o teto em fibra de carbono, auxiliando na redução do centro de gravidade.

Na configuração Circuit, o Hot Hatch recebe teto de fibra de carbono, que ajuda a reduzir o centro de gravidade, além de itens de comodidade como head-up display (HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador por indução.

Recursos de segurança

Todos os modelos GR Corolla vêm de série com o Toyota Safety Sense 3.0 (TSS 3.0), um conjunto de sistemas de comodidade e segurança possibilitado pelos sensores com capacidade de detecção avançada:

  • Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Detecção de Pedestres – Recurso capaz de detectar motociclistas e ciclistas em determinadas condições. Ao fazer uma curva ou se aproximar de um cruzamento, o sistema pode detectar veículos que se aproximam à frente ou na lateral, fornecendo alertas audiovisuais e frenagem automática em determinadas condições para evitar ou minimizar impacto;
  • Alerta de Saída de Faixa (LDA) com assistência à direção – Sistema que notifica o motorista por meio de alertas sonoros, visuais e uma leve força de direção quando detecta que o veículo está saindo da faixa sem acionar a seta;
  • Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar (DRCC) – Função capaz de detectar o veículo à frente e ajustar a velocidade para manter a distância predefinida;
  • Assistência à Sinalização Rodoviária (RDA) – Recurso que reconhece certas informações de sinais de trânsito, usando uma câmera voltada para a frente, para exibi-las no visor multifuncional (MID).

Além do sistema TSS 3.0, o GR Corolla pode contar com Monitor de Ponto Cego (BSM), projetado para ajudar a detectar e avisar quando veículos se aproximam ou se posicionam nas faixas adjacentes, e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) para emitir avisos sonoros e visuais a detectar a vinda de veículos de ambos os lados em manobras de marcha à ré.

A TOYOTA GAZOO Racing personifica o compromisso da Toyota em ultrapassar todos os limites para fabricar automóveis “cada vez melhores”, em criar tecnologias e soluções sob as condições extremas do automobilismo e em nunca parar de inovar. A TOYOTA GAZOO Racing compete com os seus automóveis para ultrapassar os limites e aprender com os desafios mais difíceis. Competir em todos os tipos de estrada, independentemente do desafio, inspira a TOYOTA GAZOO Racing a conceber o futuro DNA da Toyota para trazer a liberdade, a aventura e a alegria de conduzir a todos.

Toyota do Brasil
Giusti Creative PR

MERCEDES-BENZ PARTICIPA DA INTERMODAL SOUTH AMERICA COM SPRINTER ELÉTRICA E ATENDIMENTO EXCLUSIVO

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil participa, pela primeira vez, da Intermodal South America, que oferece soluções para todas as áreas logísticas presentes no mercado. A feira acontecerá de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, na capital de São Paulo. Durante o evento, a marca apresentará o furgão elétrico eSprinter 420, recentemente lançado no mercado brasileiro.

“Participar desse evento tão influente para o setor logístico é uma grande oportunidade para nós como marca. Com ele, temos a possibilidade de estreitar ainda mais o relacionamento com este público de grande importância para o nosso negócio e oferecer novidades como a eSprinter que apresenta um custo operacional reduzido, item de grande relevância para este setor”, afirma Fabio F. Silva, Head de Vendas Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Fabio F. Silva
Com a exposição da Sprinter elétrica durante evento, a Mercedes-Benz reforça a nova fase da estratégia de eletrificação de Vans da marca no Brasil. O veículo oferece diversas soluções para o segmento logístico com o mais completo portfólio da categoria, contando com as versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas e com até 478 km de autonomia, dependendo da versão.

Em sua 29ª edição, a Intermodal South America é o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. Em 2025, é esperado um público de 46 mil visitantes e mais de 500 marcas que participarão com o objetivo de apresentar seus trabalhos e promover a conexão entre parceiros e clientes.

Serviço
Intermodal South America 2025
De 22 a 24 de abril
Distrito Anhembi
Entrada gratuita
Clique aqui para mais informações.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil
 

TRANSPORTADORA BUSCA SUPRIR DÉFICIT DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA COM PROGRAMA INTERNO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Iniciativa da Ghelere Transportes contribui para capacitação técnica, retenção de talentos e fortalecimento da cultura organizacional.

A falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios enfrentados por empresas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas. Diante desse cenário, investir em programas internos de formação e desenvolvimento de pessoas tem se mostrado uma estratégia eficaz para capacitar colaboradores, reduzir a rotatividade e melhorar a produtividade das equipes.

De acordo com uma pesquisa da Up Brasil, 94% dos candidatos a vagas de emprego consideram os incentivos ao crescimento profissional como fator determinante na escolha de uma empresa. Já um estudo da consultoria Gallup revelou que organizações que oferecem oportunidades de aprendizado apresentam até 34% menos rotatividade, o que representa uma economia significativa com contratações e treinamentos.

Com foco nesse contexto, a Ghelere Transportes, especializada no transporte de bebidas, destaca a importância de ações estruturadas de capacitação. Um exemplo é o programa de formação trainee para motoristas, desenvolvido internamente pela empresa, com uma grade robusta composta por 16 pilares que abrangem temas como segurança, economia e normas do setor.

Segundo Eduardo Ghelere, CEO da companhia, ao ingressar no programa, o novo colaborador é acompanhado por um “Master Driver”, um profissional experiente durante os primeiros 30 dias. Nesse período, são transmitidos conhecimentos técnicos e comportamentais, além da cultura organizacional. Após a avaliação do Master, o participante passa a operar um veículo da frota e segue sendo monitorado pela equipe de Recursos Humanos. “Esse acompanhamento próximo permite que as potencialidades de cada profissional sejam identificadas e aproveitadas”, explica o executivo.

O sucesso do programa é refletido na própria equipe da Ghelere Transportes, pois boa parte dos motoristas foi formada por meio da iniciativa. A capacitação ocorre uma vez por ano e conta com um corpo docente composto por 4 instrutores e 10 Master Drivers — todos ex-alunos do programa, que hoje atuam na preparação de novos profissionais.

Um exemplo deste êxito é a história da Juliane Luft, que participou da iniciativa e hoje atua como motorista na empresa. Para ela, o programa tem um papel fundamental na carreira dos profissionais da estrada, especialmente para quem está em busca de uma nova chance. “Essa é a oportunidade que muita gente espera quando está fora do mercado. Hoje, sinto que sou uma inspiração para outras pessoas que também estão em busca de uma recolocação. Existe uma frase que diz: ‘toda realidade um dia foi sonhada’. E posso dizer que estou vivendo o meu sonho e, ao mesmo tempo, incentivando outras pessoas a seguirem esse caminho”, afirma.

Juliane também destaca a qualidade do treinamento oferecido. “Com esse projeto, já saímos preparados dentro do padrão de condução da empresa, que garante mais segurança – tanto pra gente quanto pra quem está na estrada. E mais do que isso: é o jeito certo de trabalhar”, reforça.

Para Ghelere, investir em cursos profissionalizantes internos é uma estratégia inteligente de valorização das pessoas. “Além de fortalecer o time, isso promove engajamento e alinha os colaboradores aos objetivos da empresa”, conclui.

Ghelere Transportes – Atuante há mais de quatro décadas no setor de Transporte Rodoviário de Cargas, a Ghelere Transportes possui a matriz em Cascavel, no Paraná. Opera com transporte industrial, com larga experiência no segmento de bebidas em todo Brasil e Mercosul. A empresa apresenta mais de 300 veículos de frota, realizando o transporte de cerveja para o Mercosul e de rótulos e garrafas do exterior para o Brasil

Ghelere Transportes
Grupo Mostra de Ideias

ELETROCAR SHOW 2025 RECEBE APOIO INSTITUCIONAL DA ABRAVEI

A Eletrocar Show 2025, novo evento voltado à mobilidade elétrica no Brasil, anunciou mais um importante reforço em sua rede de parceiros: a ABRAVEI – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores – passa a apoiar institucionalmente a feira, que será realizada de 23 a 26 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo.

A parceria com a ABRAVEI reforça o compromisso da Eletrocar Show em fomentar o ecossistema de mobilidade elétrica no País, reunindo desde incorporadoras, imobiliárias, administradores de grandes shoppings, aeroportos, redes de varejo, até gestores de frotas corporativas, concessionárias, locadoras de veículos, investidores, representantes do governo e da imprensa especializada. O evento terá exposição de veículos eletrificados, test-drives, palestras e painéis com os principais nomes do mercado.

A associação, reconhecida por sua atuação na promoção do uso de veículos elétricos e pela articulação de políticas públicas e ações de conscientização, chega para somar à proposta da feira de impulsionar o mercado nacional.

“Ter a ABRAVEI como apoiadora é motivo de grande orgulho. Acreditamos que essa união fortalece o movimento em prol de um futuro mais limpo, inteligente e conectado. A Eletrocar nasce para ser um grande ponto de encontro do setor, e contar com quem está na linha de frente da mobilidade elétrica no Brasil nos ajuda a ampliar ainda mais esse alcance”, afirma Juan Pablo De Vera, presidente da Eletrocar Show.

Para a ABRAVEI, participar da Eletrocar é uma oportunidade de estreitar o diálogo com todos os elos do setor. “Um evento com essa proposta, reunindo inovação, experiência prática e troca de conhecimento, é essencial para acelerar a adoção dos veículos elétricos no Brasil, por isso, estamos muito entusiasmados em contribuir para que a Eletrocar Show seja um sucesso”, afirma Thiago Garcia, vice-presidente da ABRAVEI.

Eletrocar Show 2025

O Grupo Eletrolar All Connected confirmou a realização da Eletrocar Show, a ser realizada junto à Eletrolar Show All Connected 2025.

Os eventos serão realizados no mesmo local e simultaneamente, com entradas e credenciamentos e programa de atividades independentes, mas seguindo o modelo de sucesso da já tradicional Eletrolar Show All Connected que, há 18 anos, continua a crescer, destacando-se como a maior feira de eletroeletrônicos da América Latina.

Serviço
Eletrolar Show 2025
De 23 a 26 de junho de 2025
Distrito Anhembi, São Paulo
Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – SP
Clique aqui e visite o site Eletrolar Show

Eletrolar Show 2025
Textofinal de Comunicação Integrada

DRiV LEVA MARCAS GLOBAIS E CENTENÁRIAS PARA A AUTOMEC 2025

Entre os dias 22 e 26 de abril, a DRiV, líder global no fornecimento de soluções automotivas para o mercado de reposição, estará na 16ª edição da Automec, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, em São Paulo. Reconhecida pelas linhas de amortecedores e sistemas de suspensão, Monroe e Monroe Axios, a companhia prepara algumas surpresas para a feira.

Além das marcas já presentes e consagradas no mercado local, serão apresentadas outras linhas de componentes, entre eles: velas de ignição, bolsas de ar, turbinas, sensores, bombas d’água e de óleo, alternadores entre outros que fazem parte do portfólio da companhia.

“A Automec marcará o início de uma nova fase para a DRiV no mercado brasileiro. Queremos ser conhecidos por sermos ousados, com foco voltado para o segmento de reposição, que é um dos maiores e mais competitivos do mundo. E será uma grande satisfação mostrarmos isso aos nossos clientes e parceiros, que nos visitarem”, afirma Daniel Fabbris Neto, Diretor Geral de Vendas da companhia.

A DRiV possui 31 marcas voltadas ao mercado de reposição automotiva em todo o mundo. Entre elas, estão algumas das mais respeitadas, como Monroe, Champion, Walker e Fel-Pro, reconhecidas pela contínua inovação e pelas tecnologias introduzidas na indústria automotiva, há mais de 100 anos. Na Automec, os visitantes terão a oportunidade de conferir alguns desses produtos e conhecer de perto a abrangência das soluções oferecidas para, praticamente, todas as aplicações da mobilidade, desde motocicletas, veículos de passeio até caminhões pesados.

A apresentação dessas linhas também é uma oportunidade para a avaliação sobre o interesse dos reparadores por novas marcas e produtos. “A Automec é o local ideal para realizarmos essa consulta”, explica Fabbris Neto. “A facilidade do contato com os clientes e a forte segmentação do público visitante facilita e qualifica obtenção de informações relevantes, para analisarmos a viabilidade de futuros lançamentos”, conclui.

Além das novidades expostas, estarão presentes as consagradas linhas de equipamentos da Monroe e Monroe Axios. Com soluções para as mais diferentes aplicações, serão apresentadas todas as gamas de produtos das marcas, incluindo amortecedores, componentes de suspensão e direção, incluindo os mais recentes lançamentos para o aftermarket local.

Também, estão previstas ativações e atrações, como a presença do embaixador da marca Cezar Urnhani, no dia 23 de abril. O apresentador e influenciador estará no estande, autografando seu livro, “A Fonte”. Conhecido por participar de programas automotivos na TV, levando informações e dicas úteis para o público automotivo, Urnhani também estará disponível para interagir com os visitantes que forem ao estande.

A DRiV é a divisão de negócios do Grupo Tenneco, líder no fornecimento para o mercado global de reposição. A Tenneco é um dos principais desenvolvedores, fabricantes e fornecedores de produtos automotivos para linhas originais e clientes do mercado de reposição. Por meio de nossos grupos de negócios: Performance Solutions, Clean Air e Powertrain, a Tenneco está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada, industriais, automobilismo e mercado de reposição.

DRiV
Grupo Printer Comunicação

quinta-feira, 17 de abril de 2025

KIA EV3 VENCE O PRÊMIO CARRO MUNDIAL DO ANO DE 2025

Pelo segundo ano consecutivo, a Kia é campeã do World Car of the Year.

O Kia EV3 foi eleito o Carro Mundial do Ano no World Car Awards 2025. O anúncio foi feito durante a cerimônia de abertura do Salão Internacional do Automóvel de Nova York. Pelo segundo ano consecutivo, a Kia é campeã do World Car of the Year, com EV9, em 2024, e agora com EV3.

"É uma imensa honra para todos na Kia que o EV3 tenha recebido o título de Carro Mundial do Ano de 2025. Este prêmio destaca a liderança global da Kia no fornecimento de soluções de mobilidade sustentáveis, tecnologicamente avançadas e orientadas ao design, e como os atributos líderes da categoria do EV3 redefinem a experiência do usuário para clientes em todo o mundo", disse Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

Os vencedores do World Car Awards 2025 foram selecionados por um júri altamente respeitado de 96 jornalistas automotivos de 30 países. A vitória do EV3 eleva o total de conquistas da Kia no World Car Awards para seis desde 2020.

Principais recursos do Kia EV3

O EV3 traz a inovação de ponta do flagship da Kia, o EV9, para um público mais amplo, estabelecendo novos padrões no segmento de SUVs elétricos compactos. O EV3 possui um exterior arrojado e progressivo e um interior inovador e prático que maximiza o espaço, a funcionalidade e o conforto.

Com uma autonomia líder no segmento de até 605 km (padrão WLTP) e carregamento de 10 a 80% em 31 minutos (versão de 81,4 kWh do modelo), o Kia EV3 oferece uma usabilidade impressionante. O design interno inovador otimiza o espaço, o conforto e a acessibilidade, enquanto o Assistente de IA da Kia, os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e as atualizações Over-the-Air (OTA) aprimoram a experiência do usuário com a tecnologia de ponta.

Títulos anteriores conquistados pela Kia no World Car Awards

No ano passado, o Kia EV9 garantiu uma vitória dupla, conquistando os títulos de Carro Mundial do Ano de 2024 e Veículo Elétrico Mundial de 2024.

Já em 2023, o Kia EV6 GT conquistou o título de Carro Performance Mundial do Ano e em 2020, os modelos Kia Telluride e Kia Soul EV foram eleitos como Carro Mundial do Ano e Carro Urbano Mundial do Ano, respectivamente.

Kia Brasil
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CHEVROLET SPARK SERÁ COMERCIALIZADO EM VERSÃO ÚNICA NO BRASIL

Modelo é um dos cinco lançamentos anunciados pela marca para 2025

Ousado, compacto e elétrico, o Spark estreia ainda este ano para inovar o mercado de SUVs. Em uma categoria onde os modelos estão cada vez mais parecidos, o novo Chevrolet surge para ser diferente de tudo o que existe.

O modelo se destaca pelo estilo boxy com linha de cintura alta e teto elevado, combinando o espírito criativo urbano com a ousadia de quem escolhe os próprios caminhos. É uma das cinco novidades anunciadas pela Chevrolet para 2025.

O Spark foi pensado desde o início para ser elétrico, e isso faz toda a diferença. Seu interior é otimizado, seu design é atemporal, e sua dirigibilidade é ágil, perfeita para o cotidiano.

E como forma de celebrar os 100 anos da Chevrolet no Brasil, o Spark chega com cores exclusivas, vibrantes e autênticas — uma homenagem visual à energia e à diversidade do nosso povo.

“O Spark será comercializado no país em versão única de acabamento, a Activ, que reforça o apelo aventureiro e marcante. Tudo numa combinação específica para atender as preferências do consumidor local”, revela Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Em um momento em que sustentabilidade e tecnologia se tornam indispensáveis, o Spark vem para entregar tudo isso com a confiança da marca Chevrolet, que faz parte da vida dos brasileiros há um século.

Chevrolet
General Motors América do Sul

COM A FORÇA CUMMINS, JACTO ELEVA PERFORMANCE E EFICIÊNCIA NO CAMPO

Parceria entre as empresas impulsiona o desempenho de pulverizadores e adubadoras Uniport com economia de combustível, robustez e tecnologia aplicada ao agronegócio brasileiro

Jacto Uniport 4530 equipada com motor Cummins QSB 6.7

A motorização Cummins tem sido um pilar estratégico no desempenho dos pulverizadores e adubadoras da linha Uniport da Jacto, levando mais eficiência, robustez e inteligência operacional ao campo. Equipados com motores QSB 4.5 e QSB 6.7, os equipamentos da marca - em destaque nesta Agrishow 2025, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) - oferecem força e durabilidade para aplicações agrícolas severas, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e a redução do custo operacional.

De acordo com Rodrigo Madeira, gerente de negócios da linha de Pulverizadores Automotrizes da Jacto: “a motorização Cummins nos traz uma solução robusta de fonte de potência para os nossos equipamentos. O motor está interligado com a transmissão, fornecendo torque e potência na medida certa para cada operação”.

Essa combinação técnica permite aos equipamentos Uniport manter desempenho estável mesmo em terrenos mais acidentados, sob altas temperaturas e longas jornadas. Segundo Madeira, os atributos mais valorizados pelos clientes no campo são claros: “durabilidade e força. São essas as palavras que mais ouvimos dos clientes quando o assunto é o desempenho dos motores Cummins nos equipamentos Uniport”.

Além da performance, a eficiência energética tem ganhado espaço como fator decisivo para o produtor rural. Em determinadas configurações, o conjunto motor-transmissão da Jacto com motorização Cummins pode representar até 35% de economia no consumo de combustível, um diferencial importante em um cenário de custos cada vez mais controlados. “Quando se fala em equipamento de pulverização, a eficiência energética é um dos pontos mais importantes. O pulverizador é o equipamento que mais trabalha dentro do ciclo agrícola. Usar a energia de forma eficiente é um argumento forte de posicionamento do nosso produto”, explica Madeira.

A parceria entre Jacto e Cummins se estende além da aplicação em campo, envolvendo uma engenharia conjunta para adaptar os motores às especificações dos equipamentos. Os motores recebem dress-up otimizado, calibração customizada e passam por extensivos testes experimentais para garantir performance e durabilidade ao longo da vida útil. “Todos os motores fornecidos para a Jacto recebem melhorias contínuas, mesmo após o lançamento, com base nas lições aprendidas ao longo do tempo”, ressalta Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins.

A evolução dos motores aplicados nos equipamentos da Jacto reflete o compromisso da Cummins em oferecer soluções desenvolvidas para maximizar o desempenho e a eficiência dos equipamentos em campo. Ambos os modelos — QSB 4.5 e QSB 6.7 — seguem em constante aprimoramento. A versão de 4 cilindros é, atualmente, o motor com maior densidade de potência do mercado brasileiro. Já a família QSB 6.7 conta com uma curva de potência desenvolvida pela engenharia Cummins que eleva a potência para 295 hp e o torque para 1.051 N.m, com ganhos importantes em eficiência operacional e consumo de combustível.

“São avanços que ampliam as possibilidades para os projetos da Jacto, oferecendo mais potência sem a necessidade de um motor maior. Isso permite desenvolver máquinas mais leves, com excelente desempenho e maior eficiência no uso de combustível — atributos valorizados em um setor que exige força, agilidade e inteligência na aplicação”, Biadola.

Entre os diferenciais destacados pela Jacto estão o baixo consumo de combustível, custo de manutenção reduzido, agilidade no atendimento, ampla disponibilidade de peças, durabilidade e força — um conjunto de atributos que fortalece a presença da motorização Cummins no agronegócio brasileiro.

Hoje, estão equipados com motores Cummins os seguintes pulverizadores automotrizes Jacto: Uniport 2030, Uniport 2030 Canavieiro, Uniport 2530, Uniport 3030, Uniport 3030 Canavieiro, Uniport 3030 Eletrovortex e Uniport 4530. Na linha de adubadoras, os modelos Uniport 8030, 5030 e 3030 também contam com a motorização da líder em tecnologia de energia.

“Jacto e Cummins estão sempre em busca de otimizar o motor e o equipamento para melhorar o desempenho junto ao cliente final. Iniciativas para redução do TCO (custo total de propriedade), como aumento dos intervalos de manutenção e menor consumo de combustível, fazem parte desse esforço conjunto”, reforça Bioadola.

Vale reforçar que a visão de futuro da Jacto também considera fontes alternativas de energia, como o etanol, e práticas agrícolas sustentáveis como parte do avanço tecnológico no setor. “Cada vez mais, a busca por incremento de produtividade, gestão de custos eficiente, consciência ambiental e baixo consumo de recursos naturais são direcionadores que irão determinar o futuro do agronegócio como um todo”, complementa Madeira.

Com força, eficiência e compromisso com a sustentabilidade, a Cummins contribui para transformar a agricultura brasileira — e, junto à Jacto, fortalece a produtividade no campo com soluções tecnológicas à altura dos desafios do agronegócio.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

NOVA GERAÇÃO DE TRATORES DA CASE IH APRESENTA DESIGN MODERNO, TECNOLOGIA E ALTA PERFORMANCE

Trator Case IH Steiger 2025

Os tratores têm papel essencial em diversas etapas do ciclo de cultivo. E a Case IH, marca da CNH, tem um portfólio completo de 80cv a 645cv. Em 2025, a marca traz novidades em todas as suas linhas de tratores, com destaque para o Farmall C, o Puma 260 CVX e o Novo Magnum.

A linha Farmall tem mais de 100 anos de história e é indicada para atender às demandas de todo tipo de produtor profissional. Foi projetada para os mais diversos trabalhos, tanto na produção agrícola, como na pecuária e conta com diversas opções com potências de 80 a 140cv.

O lançamento deste ano é o Farmall C, que traz força, economia e facilidade operacional. Disponível em dois modelos de 100cv e 110cv, com transmissão HiLo de 24 velocidades, tem a maior capacidade de levante da categoria, telemetria e conectividade, além de kit de piloto automático DirectSteer como opcional.

Já os tratores Puma compõem a linha de média potência da Case IH, com opções de 140cv a 230cv. Projetada para oferecer um sistema de mecanização agrícola completo, garante rendimento operacional com o máximo de eficiência e versatilidade para qualquer tipo de aplicação e culturas, sendo um produto versátil e com aplicação em grãos, como preparo de solo e plantio. Todos os modelos da linha passaram por mudanças de design, conforto, melhoria no sistema hidráulico, ganhos em tecnologia com os novos monitores Pro700 Plus, mas também ganharam um novo integrante: o Puma 260 CVX.

O lançamento chega para ampliar a linha e inserir a Case IH no mercado de transmissão CVT,  que está em expansão no Brasil. A nova transmissão, entre diversos benefícios, traz eficiência de combustível já que atinge níveis ideais de potência e torque com baixas rotações de trabalho. Equipado com motor de 260cv de potência nominal, podendo alcançar 300cv de potência máxima. O modelo traz ainda nova arquitetura eletrônica com monitores Pro 1200 e conforto operacional com a melhor cabine da categoria.

Novo Magnum

O Magnum vem com novas potências (de 265 a 405 cv), sistema de embreagem que traz facilidade operacional chamado Brake to Clutch, e novos rodados single e dual. Mas o grande destaque do trator é a transmissão nacional, fabricada para as aplicações específicas da agricultura brasileira Tropical. “A nova linha Magnum entrega toda a disponibilidade e confiabilidade que os produtores profissionais clientes da Case IH exigem de máquinas de alta performance", comenta Nilson Righi, gerente de Marketing Tático da Case IH para América Latina.

A tecnologia sempre foi o ponto forte dessa linha que conta com monitor Pro 1200 e telemetria vitalícia com suporte remoto. A cabine também ganhou atrativos com banco e volante em couro, espelhos elétricos e câmera frontal de série.

Complementando as novidades da Case IH em tratores, a linha Steiger tem potências entre 425cv e 645cv e ganhou novo design e inúmeras melhorias como monitor de pressão dos pneus, pacote de luzes e cabine versão luxo.

Qualidade de plantio de ponta à ponta

É no momento do plantio que o produtor agrícola define a eficiência e produtividade da sua lavoura. Sabendo dessa importância e trabalhando sempre para trazer soluções e tecnologias para os produtores, a Case IH tem dois modelos de plantadeiras disponíveis no mercado: Easy Riser (com opções de 11 a 36 linhas) e Fast Riser (de 27 a 61 linhas).

E a novidade fica por conta da Fast Riser que agora possui a tecnologia E-drive embarcada de fábrica para todos os modelos da família. Com ela é possível ter o controle linha a linha com taxa variável de semente e compensação de curva, garantindo qualidade e uniformidade de plantio. Além disso, a plantadeira dobrável possui excelente transportabilidade, adaptabilidade às mais diversas condições de solo e proporciona precisão de ponta a ponta, graças ao sistema patenteado de distribuição de peso nas asas.

As plantadeiras da Case IH contam com o Agronomic Design, um conceito na construção da máquina que foi pensado para obter os melhores resultados agronômicos do mercado, levando em consideração rendimento operacional, maior facilidade de transporte e uniformidade no estabelecimento das plantas.

Case IH
Rede Comunicação de Resultado

VW CAMINHÕES E ÔNIBUS ALCANÇA RECORDE EM PRODUÇÃO INTERNACIONAL

A internacionalização da VWCO está ganhando tração e os números de envios de veículos semidesmontados (SKD) para finalização no exterior confirmam: a empresa teve recorde na exportação desses kits SKD, nome utilizado quando diferentes partes de um veículo são embarcadas para sua montagem final em fábricas de outros países. Em 2024, foi registrado o maior número de SKD da história da Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 2.430 unidades.

“Como reflexo de nossa estratégia internacional, temos superado ano a ano os nossos resultados. O Brasil continua a ser nosso maior mercado consumidor e, portanto, produtor, mas temos diversificado esse posicionamento. Especialmente em 2024, o início de nossa montagem na Argentina foi crucial, a demanda no país está forte e temos ganhado ritmo”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da empresa.

Hoje, além da Argentina, a VWCO está habilitada para enviar kits SKD para montagem em sua fábrica no México e também em suas operações parceiras na África do Sul e nas Filipinas, de acordo com a demanda de cada mercado. Para essa ampliação das operações, a empresa aposta em novos conceitos e muita capacitação de seu time de forma a garantir o atendimento aos volumes maiores.

Em seu primeiro ano de produção em 2024 na Argentina, por exemplo, a empresa superou as expectativas. Inicialmente eram esperadas cerca de 800 unidades e a VW Caminhões e Ônibus já comemora o marco dos primeiros mil veículos montados, com capacidade para chegar a 2.700.

Na Argentina, a empresa fabrica dois modelos da família Delivery (9.180 e 11.180), dois Constellation (17.280 nas versões rígida e cavalo-mecânico) e um Volksbus (15.190 OD). As vendas da marca no país cresceram como um todo e, no fechamento de 2024, o volume foi o triplo do alcançado em 2023.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

quarta-feira, 16 de abril de 2025

URUGUAIA GONZA TOUR AMPLIA FROTA COM NOVO ÔNIBUS DA BUSSCAR

O El Buss 320L sobre o chassi Volvo B270F proporciona durabilidade, desempenho e uma boa experiência para as empresas, motoristas e passageiros.

A empresa Gonza Tour, localizada em Rocha, no Uruguai, decidiu ampliar sua frota com um novo ônibus da tradicional encarroçadora joinvilense Busscar. O modelo El Buss 320L foi encaroçado sobre o chassi Volvo B270F e tem 12,5 metros de comprimento.

O veículo exportado conta com um sistema de bloqueador de portas original do chassi, que impede o ônibus de arrancar com as portas abertas e também proíbe a abertura das portas de serviço quando a velocidade ultrapassa 5 km/h. Para maior comodidade dos passageiros, a unidade dispõe de uma geladeira de 52 litros e dois aquecedores elétricos de 4,5 litros instalados ao final do salão.

Pensando no conforto dos passageiros, o ônibus é equipado com ar-condicionado de teto com filtro anti-pólen e aparelho de renovação de ar, propondo um ambiente agradável e fresco durante toda a viagem. Além disso, conta com dois ventiladores, dois exaustores elétricos no teto e dois tetos solares. O veículo também possui sanitário com sistema de odorização e detector de fumaça.

No salão de passageiros, há um display de mensagens que informa a hora, a temperatura ambiente e a ocupação do sanitário. A unidade é equipada com 42 poltronas Class Convencional, que oferecem apoio para os pés com balancim. Cada assento conta com uma tomada USB individual e, embaixo das poltronas, uma luz de LED na cor cristal.

Os porta-pacotes do ônibus possuem um painel de serviço, onde estão localizadas as luzes de leitura e um botão de campainha para o passageiro sinalizar sua parada. Caso a campainha seja acionada indevidamente, há um interruptor no painel de instrumentos do motorista que permite desativá-la.

Para Paulo Corso, diretor comercial da Busscar, o modelo se destaca pela segurança e eficiência. "O El Buss 320L é um veículo que atende às demandas de empresas que operam em trajetos de curta e média distância, além de fretamentos. O modelo proporciona durabilidade, desempenho e uma boa experiência para as empresas, motoristas e passageiros”, pontua.

O gerente de exportação da Busscar, Fabien Accariès, ressalta a importância do mercado internacional e do trabalho contínuo da empresa. "Essa exportação é mais um resultado do nosso esforço e competência em atender às necessidades do transporte rodoviário em diferentes mercados. Seguimos investindo na expansão internacional ", conclui.

Busscar

VOLARE RETORNA À AGRISHOW 2025 COM NOVIDADES EM MOBILIDADE SUSTENTÁVEL PARA O AGRONEGÓCIO

Empresa apresenta soluções para fretamento e expõe o recém-lançado Fly 10 GV, o Attack 9 Híbrido e Attack 10 Rural

Volare Fly 10 GV

A Volare, líder na venda de micro-ônibus no Brasil, retorna ao principal evento de tecnologia para o agronegócio na América Latina e marca presença na 30ª edição da Agrishow 2025, realizada de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), apresentando diversas novidades em mobilidade sustentável, com foco na descarbonização do transporte nas áreas rurais, como o Fly 10 GV, modelo recentemente lançado, movido à GNV e Biometano, o Attack 9 Híbrido (etanol/elétrico) e o Attack 10 Rural.

“A presença da Volare na feira reafirma seu compromisso com a mobilidade sustentável e a diversidade de nosso portfólio desenvolvido para todos os tipos de terrenos. Estamos entusiasmados em retornar à Agrishow e apresentar inovações em mobilidade sustentável. Nosso objetivo é mostrar como nossos veículos podem atender às necessidades dos setores de fretamento e agronegócio, oferecendo soluções eficientes que contribuem para a descarbonização do transporte”, afirma Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.

Soluções sustentáveis e eficientes em mobilidade

Entre as grandes atrações do estande, está o Fly 10 GV, recente lançamento que combina tecnologia avançada e eficiência, cujas primeiras unidades já estão em operação nas cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). A tecnologia proporciona economia operacional, reduzindo significativamente as emissões de material particulado e de CO2 que causam o efeito estufa. O Volare Fly 10 GV está disponível para os segmentos urbano, executivo e escolar, com a possibilidade de ser expandido para outros modelos do portfólio da marca. O veículo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação.

Volare Attack 9 Híbrido

Outro destaque é o Attack 9 Híbrido, um veículo inovador que utiliza tecnologia híbrida, combinando motor elétrico e motor a combustão a etanol. O veículo, com comercialização prevista para iniciar em 2026, tem motor elétrico de 220 kW e utiliza um motor 1.0 a etanol como gerador para o pacote de baterias, dispensando infraestrutura de recarga e podendo ser abastecido com etanol em qualquer posto do território nacional. Com autonomia de até 500 km e um pacote reduzido de três baterias, com total de 121 kWh, o motor a combustão trabalha somente entre 30% e 40% do tempo da operação.

Volare Attack 10 Rural

Para o uso em áreas rurais, a Volare apresenta o robusto e versátil Attack 10 Rural. Com bloqueio de diferencial traseiro, pneu misto e suspensão adaptada para terrenos irregulares, este modelo garante durabilidade e eficiência no transporte de passageiros em regiões agrícolas. Sua carroceria elevada facilita a transposição de obstáculos e dá ao veículo a estabilidade e robustez necessárias para trânsito em locais não pavimentados. Resistência que proporciona baixo custo operacional e a melhor relação custo-benefício.

Tradição no fora-de-estrada

A Volare, além de líder no mercado brasileiro de micro-ônibus, é a marca que mais entende do transporte rural e fora-de-estrada. Foi a primeira fabricante a desenvolver um micro-ônibus com tração 4X4, suspensão elevada e ângulos de entrada e saída maiores, juntamente para permitir a circulação em estradas sem pavimentação e terrenos.

A marca também foi a primeira a oferecer aos clientes modelos com configuração rural, desenvolvidos especificamente para cada aplicação ou tipo de uso, como o “Apanha Aves”. Os veículos Volare podem ser produzidos com características técnicas diferenciadas, como compartimento específico para acomodar e transportar as esteiras, mesas para lanches, cintos de segurança retráteis, armário, piso interno em alumínio e drenos no assoalho para facilitar a limpeza do salão, para-barros dianteiro e traseiro, protetores de cárter e de tanque, rebocadores dianteiro e traseiro, entre outros atributos.

O Futuro do Agro de A a Z

A Agrishow 2025 terá como tema “O Futuro do Agro de A a Z” e promete ser um evento grandioso, com expectativas de até R$ 15 bilhões em negócios, impulsionado pelo cenário favorável para a safra e a recuperação do poder de investimento dos produtores rurais. A feira contará com 800 expositores e é considerada a maior do país no segmento de tecnologia para o agronegócio. Espera-se um crescimento de 8% nos negócios em relação ao ano passado, atraindo um grande público interessado em inovações tecnológicas e soluções sustentáveis para o setor agropecuário.

Serviço
Agrishow 2025
De 28 de abril a 2 de maio de 2025, das 8h às 18h.
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321
Ribeirão Preto - São Paulo
Clique aqui e visite o site Agrishow

Volare
Secco Consultoria de Comunicação

EXPRESSO GUANABARA OBTÉM CERTIFICAÇÕES ISO E FORTALECE COMPROMISSO COM A GESTÃO AMBIENTAL E EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

A Expresso Guanabara acaba de conquistar dois importantes reconhecimentos que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade dos serviços prestados aos passageiros. A empresa recebeu a certificação ISO 14001 para o Sistema de Gestão Ambiental em sua filial de Juazeiro do Norte (CE), válida até 25 de fevereiro de 2028 (Certificado nº CSA 061/2024). O selo atesta a adoção de práticas sustentáveis e o cumprimento de exigências normativas que visam à minimização dos impactos ambientais nas operações.

Além disso, a Guanabara obteve a certificação ISO 9001:2015 para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), referente aos serviços de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual regular de passageiros. A auditoria foi realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), que reconheceu o atendimento aos requisitos da norma no escopo proposto. O certificado (nº CSQ 966/2024) tem validade até 25 de fevereiro de 2028.

“Essas conquistas reforçam o nosso compromisso com a melhoria contínua dos processos, com o cuidado ambiental e com a satisfação dos nossos clientes. Seguimos investindo em tecnologia, capacitação de pessoas e em ações que promovem uma operação mais eficiente e sustentável”,  afirma Rodrigo Mont'Alverne, gerente de marketing da Guanabara.

Ainda mais expressiva para a jornada do cliente, a certificação ISO 9001:2015 representa um marco na excelência dos serviços prestados pela empresa. O reconhecimento foi concedido ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no escopo dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual regular de passageiros, demonstrando o compromisso da empresa em oferecer um atendimento de alto nível aos seus clientes.

"A certificação ISO 9001:2015 para o SAC é uma conquista significativa, pois evidencia o nosso empenho em oferecer um atendimento de qualidade, alinhado aos padrões internacionais de gestão. Essa certificação é um reconhecimento do nosso trabalho em busca da melhoria contínua do atendimento ao cliente. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de viagem cada vez mais satisfatória, desde o momento da compra da passagem até o desembarque", destaca Rodrigo Mont'Alverne.

O processo de certificação durou cerca de seis meses e envolveu desafios como a adequação de processos internos e o engajamento de colaboradores. Entre as práticas sustentáveis implementadas, estão a redução, reutilização e reciclagem de resíduos, melhorias na eficiência energética, adoção de medidas de controle de emissões e capacitação contínua das equipes em boas práticas ambientais.

A certificação ISO 14001 contribui diretamente para a redução da pegada de carbono da Guanabara, garantindo uma operação mais eficiente e ambientalmente responsável. Para os passageiros, isso se traduz em serviços prestados com maior segurança, menor impacto ambiental e uma frota mantida com altos padrões de qualidade.

Com as certificações, a empresa se consolida como referência nacional em gestão ambiental no setor de transporte rodoviário, ampliando sua credibilidade junto a passageiros, parceiros e investidores. O reconhecimento também abre caminho para novas parcerias e expansão das iniciativas ambientais para outras unidades da Guanabara no país.

A empresa tem planos para avançar ainda mais na agenda ambiental, incluindo a busca por novas certificações e a implantação de soluções que reduzam ainda mais sua pegada de carbono. Entre as iniciativas futuras, estão o incremento no uso de fontes de energia renovável, ampliação de programas de conscientização e melhorias operacionais voltadas à sustentabilidade.

A Expresso Guanabara nasceu em agosto de 1992. Com sede em Fortaleza e atuação de Norte a Sul, a empresa interliga as principais capitais e cidades do país, chegando a mais de duas mil opções de destinos para seus passageiros. A busca pela excelência técnica, o elevado grau de comprometimento com seus funcionários e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes renderam a Guanabara por três vezes o título de melhor empresa de ônibus do Brasil, em 2013, 2022 e 2024, no Prêmio Maiores & Melhores do Transporte. Em 2023, a Guanabara deu um grande passo rumo à expansão da operação pelo país. As empresas do setor rodoviário Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Viação Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa e hoje também fazem parte da marca Guanabara. São mais de 400 veículos de última geração, sintonizados com tecnologias de ponta em mecânica, design e conforto. Clique aqui e saiba mais

Expresso Guanabara
Capuchino Press

RENAULT ACADEMY INAUGURA NOVO CENTRO DE TREINAMENTO

A Renault do Brasil iniciou as atividades do novo Centro de Treinamento Renault Academy, em Jundiaí, interior de São Paulo. No novo espaço de 1.800 metros quadrados, a Renault dobra a capacidade de treinamentos simultâneos em um espaço exclusivo para formação de profissionais que irão atuar na rede de concessionários Renault.

O Centro de Treinamento é responsável pela formação dos mais de seis mil colaboradores da rede de 274 concessionários Renault em Todo o Brasil. O espaço também dá início à renovação da trilha de formação dos profissionais, que passam também a ter treinamentos específicos para tecnologias avançadas de segurança (ADAS) e de conectividade, além dos conteúdos regulares para a formação de Mecânicos (C, B e A), Eletromecânico, Especialista E-Tech e COTECH, o técnico líder da concessionária.

“Com esse novo espaço, além de ampliarmos a capacidade de treinamento presencial, também permitimos a produção de conteúdos para formação remota, em ambientes preparados e amplamente moduláveis para as diferentes formações”, explica Regina Souza, gerente de gestão de rede e treinamento da Renault do Brasil.

O CT possui quatro salas, uma sala de ferramentas dedicada, um auditório para grandes eventos, oficina com sete áreas para treinamento, espaço dedicado para formações E-Tech, área de recepção e coworking além de um estúdio para gravação de conteúdo.

Formando quem ensina

A primeira atividade do Centro de Treinamento Renault Academy foi o ‘Train the Trainer’ 2025. Trata-se de um programa especial de formação de instrutores técnicos de escolas SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) parceiras da Renault. Esses instrutores são responsáveis por aplicar a formação de mecânicos da rede de concessionárias de forma regionalizada, seguindo as diretrizes e programas de formação do Renault Academy.

Nesta primeira edição de 2025, foram contemplados instrutores de seis unidades do SENAI:  SENAI Ipiranga (SP), SENAI Boqueirão (PR), SENAI Porto Alegre (RS), SENAI Belo Horizonte (MG), SENAI Taguatinga (DF) e SENAI Fortaleza (CE). Essas unidades têm o potencial de formação de 300 novos mecânicos por ano para a rede Renault.

“O SENAI é referência na formação profissional e se mantém sempre atualizado com as inovações da indústria. Programas como o ‘Train the Trainer’, em parceria com a Renault, reforçam isso e permitem que a indústria automotiva conte com profissionais altamente capacitados para os desafios do setor. Esse alinhamento entre educação e inovação é essencial para o avanço da mobilidade e para a competitividade do Brasil no cenário global”, destaca o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal.

“Para treinar nossos alunos, precisamos primeiro entender. E o mecânico é cinestésico, ele precisa mexer para compreender como funciona. Por isso, esse tipo de treinamento é importante”, explica Adilson Aparecido Torquetto, técnico de ensino do SENAI Boqueirão, profissional com 27 anos de SENAI e que, há 16 anos, ministra treinamentos para profissionais da Renault. “Já treinei mais de 2 mil mecânicos da rede”, complementa o especialista.

“Esse tipo de treinamento presencial é fundamental, pois além de dar acesso aos conteúdos de marca, permite a troca de experiências com profissionais de alto gabarito. E acabamos nos aperfeiçoando com o conhecimento de todos”, conta, Raimundo Pereira da Silva Neto, técnico de ensino do SENAI Fortaleza desde 1981.

Renault do Brasil

VOLKSWAGEN ANUNCIA PARCERIA COM O FESTIVAL DE MÚSICA THE TOWN 2025

A Volkswagen do Brasil anuncia seu patrocínio ao The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O carro oficial do evento será o SUVW Tera Outfit The Town Edition, modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil que será, ainda neste primeiro semestre, o lançamento mais importante da Volkswagen para a Região América do Sul dos últimos tempos.

“A Volkswagen do Brasil já faz história no território da música com presença nos festivais mais importantes do País e o The Town é um capítulo fundamental. A nossa parceria teve início na 1ª edição do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, em 2023. O sucesso foi tão grande que renovamos o patrocínio para o The Town 2025, que agora será palco para o SUVW Tera Outfit The Town Edition, o carro oficial do evento e 4º modelo da nova ofensiva de 16 lançamentos da Volkswagen do Brasil até 2028, como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões no País. Assim como na edição de estreia, a Volks promete show de engajamento em suas redes sociais e experiências inesquecíveis para quem estiver curtindo a Cidade da Música. Aguardem!”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Com ingressos totalmente esgotados em sua primeira edição, o The Town - festival dos mesmos criadores do Rock in Rio – foi realizado em setembro de 2023 e entrou para a agenda oficial dos eventos paulistanos. O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada. Em 2025, a segunda edição promete um espetáculo ainda maior nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro. Clique aqui e saiba mais no site oficial do evento.

Versões do Novo Tera

A Volkswagen iniciou a produção do Novo Tera no dia 2 de abril, na planta de Taubaté (SP). No total, o SUVW contará com cinco versões disponíveis: MPI, TSI, Comfort, High e Outfit The Town Edition. Mais detalhes serão revelados no lançamento do modelo, ainda neste primeiro semestre.

A história do SUVW Tera com a música começou no Rock in Rio 2024, quando um teaser do modelo foi apresentado de forma camuflada atrás de uma cortina de glass led. A ação despertou a curiosidade dos VW Lovers, que espiavam e tentavam registrar imagens pelas frestas.

O Novo Tera teve sua avant-première de forma inédita, desfilando pela Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Nesse quesito, a Volkswagen do Brasil inovou ao ser a 1ª montadora a revelar um automóvel durante o Carnaval, a maior festa popular do mundo.

O SUVW Tera é mais uma grande aposta da Volkswagen no segmento de SUVs, do qual a marca já é líder de vendas. Quarto modelo da nova ofensiva Volkswagen de 16 lançamentos até 2028, o Tera é 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. Inovador, moderno e conectado, o modelo inaugura um segmento inédito para a marca no País, de SUV de entrada.

O SUVW Tera é lindo, tecnológico e também nasce com força para ser um modelo internacional, tanto que está confirmado para exportações a mais de 25 países da América Latina e África.

Território da música

O território da música é estratégico para Volkswagen do Brasil, que patrocina os maiores festivais do País. Nos eventos, a marca está próxima dos mais diversos públicos, promove ativações incríveis, apresenta modelos e lança edições especiais. A proximidade com a música reforça a estratégia da Volkswagen de ser uma marca cada vez mais conectada, moderna, vibrante e próxima das pessoas.

No primeiro The Town, a VW lançou o T‑Cross The Town, edição especial do SUV mais vendido do Brasil.

Outra parceria de sucesso é com o Rock in Rio, o maior evento de música e entretenimento do mundo, que já teve cinco edições patrocinadas pela Volkswagen (2011, 2013, 2015, 2022 e 2024). No ano passado, além de lançar a edição Polo Rock in Rio, a marca revelou um teaser do SUVW Tera e apresentou pela primeira vez no Brasil o Golf GTI MK 8,5, que chega ao mercado nacional neste ano.

A Volkswagen do Brasil também acaba de anunciar a extensão até 2026 do patrocínio ao Circuito Sertanejo, a maior série de shows sertanejos no Brasil, marcando a aproximação da VW com o agro. A parceria de sucesso teve início em 2024, com o lançamento do Polo Robust (ExpoLondrina) e Nova Amarok V6 (Barretos); em 2025, a marca já lançou o T‑Cross Extreme (ExpoLondrina).

Volkswagen do Brasil
Comunicação & Sustentabilidade